Anda di halaman 1dari 6

O STRESS PODE PREJUDICAR O SEU ESFORO PARA PERDA DE PESO?

Artigo retirado do Informativo Mensal Vitamin Research News (www.vrp.com) Fevereiro/2009 Editado por Nieske Zabriskie, ND
-

Black PH. Stress and the inflammatory response: a review of neurogenic inflammation. Brain Behav Immun. 2002 Dec;16(6):622-53. Elenkov IJ, Iezzoni DG, Daly A, et al. Cytokine dysregulation, inflammation and well-being. Neuroimmunomodulation. 2005;12(5):255-69. Tominaga Y, Mae T, Kitano M, et al. Licorice flavonoid oil effects body weight loss by reduction of body fat mass in overweight subjects. J Health Sci. 2006;52(6):672-683.

Artigo traduzido pelo Nutricionista Reinaldo Jos Ferreira CRN 6141 reinaldonutri@gmail.com

www.suplementacaoesaude.blogspot.com

O stress e a inflamao so dois tpicos com os quais os leitores deste jornal esto intimamente familiarizados. Entretento; recentes pesquisas tem descoberto a fascinante correlao entre o papel fisiolgico que o stress exerce no processo inflamatrio e como isto, por sua vez, pode levar ao acmulo de gordura abdominal. Consequentemente, indivduos submetidos ao estress crnico podem perceber que seu esforo para perda de peso est sendo anulado pelo processo inflamatrio que ocorre em seu corpo. O stress fisiolgico induz a complicados caminhos bioqumicos. Entre eles esto o eixo hipotlamo-pituitriaadrenal (HPA), o qual secreta o hormnio primrio chamado cortisol; o sistema nervoso simptico, o qual modula a liberao de epinefrina e norepinefrina; o sistema reninaangiotensina, que regula a presso sangunea; e a resposta imune, que regula a inflamao. Em adio, a resposta ao stress induz a liberao de vrios mensageiros celulares conhecidos como citocinas.

Esses hormnios relacionados ao stress e as citocinas iniciam uma reposta de fase aguda e a induo de protenas de fase aguda, as quais so os mediadores primrios da inflamao. Os hormnios do stress induzem a vrios mediadores prinflamatrios como a interleucina (IL)-1, IL-6, fator de necrose tumoral (TNF)-alfa e a protena C reativa (CRP). Deste modo, o stress fisiolgico induz a inflamao em nosso corpo.

A INFLAMAO RELACIONADA AO STRESS COMPROMETE A PERDA DE PESO:


Os pesquisadores afirmam que a ativao da resposta ao stress est associada ao ganho de peso, especialmente a acumulao de gordura visceral. Como j discutido em artigos anteriores, a gordura visceral aquela que fica internamente ao redor dos rgos abdominais e, ao contrrio da gordura subcutnea, a gordura visceral fisiologicamente muito ativa. Acredita-se que tanto os hormnios quanto as citocinas pr inflamatrias possuem um papel incisivo no acmulo da gordura visceral. Mais especificamente, o cortisol, a inter leucina-6, e a angiotensina 2 esto associadas com o aumento do apetite, aumento de gordura corporal e obesidade. O stress induz ao acmulo de gordura visceral, o que tambm leva a um desequilbrio do eixo HPA (hipotlamo-pituitriaadrenal), causando um ciclo vicioso e resultando numa deposio adicional de gordura. A ativao do eixo HPA aumenta a produo de cortisol, e isso causa um aumento do consumo alimentar e uma diminuio da queima de gordura. O hormnio glucocorticide como o cortisol aumenta mais a gordura visceral do que a subcutnea, devido a um aumento do suprimento sanguneo e um aumento do nmero de receptores de glucocorticides. O aumento do cortisol possui um importante papel no somente no desenvolvimento do aumento da gordura abdominal, mas tambm em todas as anormalidades metablicas relacionadas a gordura abdominal. Pesquisas recentes indicam que a inflamao provavelmente seja a ligao entre um maior nvel de stress e o ganho de peso. Os pesquisadores descobriram que o stress induz a resposta inflamatria, afetando a quantidade e a atividade da gordura visceral e abdominal. O aumento da gordura visceral (obesidade central) est associado com srias condies como o diabetes, a sndrome metablica e doenas cardiovasculares.

A gordura visceral secreta numerosas molculas pr inflamatrias como a interleucina-6, o TNF-alfa, a resistina, adipocinas e protenas de fase aguda. Essa resposta inflamatria da gordura visceral est associada com o acmulo de tecido adiposo (gordura). Fatores adicionais tambm influenciam o aumento da deposio de gordura induzida pelo stress. Pacientes obesos possuem nveis altos de leptina, TNF-alfa, e interleucina-6, com nveis baixos de adponectina. A leptina um hormnio produzido pelo tecido adiposo que controla a saciedade e o peso corporal. As citocinas pr inflamatrias estimulam a produo de leptina pelo tecido adiposo, isto ento estimula o eixo HPA e o sistema nervoso simptico. As pesquisas tambm demonstram que em pacientes com diabetes tipo 2, aqueles com um maior nvel de stress mostram uma elevao no cortisol e na leptina, independente do ndice de massa corporal (IMC). J a adponectina age como um hormnio sensibilizador da insulina e se apresenta em nveis baixos em pacientes obesos e reisitentes insulina, diabetes tipo 2 e doena cardaca coronariana. A adponectina promove a quebra da gordura nos msculos e age contra as aes pr-inflamatrias do TNF-alfa, e desta forma, nos protege contra a resistncia insulnica e a arteriosclerose.

O ELO COMUM:
A obesidade central est associada a srias condies incluindo diabetes, doena arterial coronariana e sndrome metablica. Existe uma forte associao entre stress, inflamao, nveis anormais de lipdios, desequilbrio do metabolismo de carboidratos, obesidade, resistncia insulina e arteriosclerose. Alguns pesquisadores afirmam que a cotocina pr-inflamatria TNF-alfa o elo comum. As pesquisas demonstram que a combinao de stress, gordura visceral e resistncia insulina est fortemente associada com a sndrome metablica, ainda que a gordura corporal total no demonstra essa relao. Os pesquisadores tambm mostram que mulheres obesas com presso arterial normal, mediadores pr-inflamatrios como a interleucina-6, o TNF-alfa e a protena C reativa se correlacionam com anormalidades cardiovasculares e ao aumento da gordura intra-abdominal e isso demonstra que a gordura intra-abdominal predispe a disfuno cardaca,

possivelmente atravs de uma condio constante de inflamao. Similarmente, outros estudos tambm mostram que mulheres com peso normal mas com maior quantidade de gordura visceral (obesidade metablica) tm um aumento da presso arterial, insulina, triglicrides, cidos graxos livres, LDL oxidado, leptina, TNF-alfa, interleucina-6 e nveis baixos de adponectina quando comparadas ao grupo de mulheres com quantidade normal de gordura visceral, isto mostra um aumento dos fatores de risco para as doenas inflamatrias e cardiovasculares relacionados a nveis mais altos de gordura visceral. A resistncia insulina tambm est associada a um aumento da inflamao. A arteriosclerose e a resistncia insulina so patologias parecidas, principalmente devido ao TNF-alfa e a interleucina6. A obesidade abdominal fortemente associada ao diabetes, possivelmente devido a uma diminuio da sensibilidade insulnica sempre ocasionando um aumento da gordura abdominal. As pesquisas tambm mostram que as citocinas secretadas pela gordura visceral como a interleucina-6 e o TNF-alfa tm um efeito adverso direto nas clulas beta do pancras, as quais secretam a insulina.

REDUZINDO A GORDURA VISCERAL:


Indivduos que esto experimentando elevados nveis de stress e o subsequente aumento da gordura abdominal podem aumentar a efetividade do seu programa de perda de peso incluindo Glabrinex, um extrato padronizado de Glycyrrhiza glabra, onde o prncipio ativo o flavonide glabridin. Este flavonide diminui a gordura visceral; tambm possui efeito antioxidante e ainda ajuda a diminuir a glicose sangunea. Este flavonide diminui a sntese de gordura e ao mesmo tempo aumenta a atividade das enzimas responsveis pela quebra do tecido adiposo. Em um estudo, ratos obesos ingerindo uma dieta rica em gordura foram suplementados com o extrato de Glycyrrhiza. Os estudos mostraram que a adio deste extrato diminuiu de forma significativa o peso da gordura abdominal, como tambm diminuiu os nveis plasmticos e hepticos dos triglicerdeos.

Num estudo similar, ratos obesos e diabticos foram alimentados com uma dieta rica em gordura e suplementados com o extrato de Glycyrrhiza por 4 semanas. O grupo suplementado com o extrato, mostrou uma forte diminuio no ganho de peso corporal, no peso da gordura abdominal e nos nveis de glicose sangunea; quando comparados com o grupo controle. Outra vantagem deste extrato sua capacidade de diminuir o tamanho dos adipcitos (clulas de gordura) como tambm diminuir a gordura nas clulas hepticas. O mais importante que nos estudos feitos com humanos os resultados foram similares. Num estudo randomizado e duplamente cego feito em indivduos com sobrepeso, sendo que os mesmos receberam 300mg por dia do extrato de Glycyrrhiza por 12 semanas. Os resultados mostraram uma forte diferena na diminuio do peso corporal e no IMC entre o grupo suplementado e o grupo placebo. Adicionalmente, os pesquisadores afirmam que o efeito de perda de peso do extrato de Glycyrrhiza foi especificamente devido a reduo da gordura corporal. Em outro estudo clnico, indivduos com sobrepeso foram suplementados com 300mg, 600mg ou 900mg de Glabrinex por dia durante 8 semanas. Todas as trs dosagens mostraram uma significante diminuio da gordura corporal em relao as medidas de referncia para massa de gordura. No grupo suplementado com 900mg por dia, os participantes obtiveram uma excelente diminuio do peso corporal, IMC, e na massa de gordura visceral. O flavonide Glabridin tambm mostrou uma forte atividade anti-inflamatria, melhora das funes neurolgicas e cardiovasculares, inibio da recaptao da serotonina, possivelmente beneficiando a depresso moderada e ainda possui propriedades antimicrobiana e antioxidantes. As pesquisas afirmam que mesmo uma pequena perda de gordura est associada com uma diminuio nos mediadores inflamatrios, resultando num risco menor para as vrias condies inflamatrias relacionadas.

CONCLUSO:
Estressantes psicolgicos so inevitveis. Entretanto, os efeitos adversos da inflamao para a sade e ganho de peso associados ao stress talvez sejam mais facilmente alterados. O flavonide Glabrinex muito benfico para pessoas com um alto nvel de stress, aumento da obesidade abdominal e condices inflamatrias relacionadas.
5

Consequncia Inflamatrias do Stress Psicolgico


Citocinas: so mensageiros celulares que iniciam uma resposta de fase aguda e a induo de protenas de fase aguda, as quais so os mediadores primrios da inflamao. Hormnios do Stress: O cortisol induz a formao de inmeros mediadores pr-inflamatrios como a interleucina-1 (IL-1) e IL-6, o fator de necrose tumoral (TNF-alfa), e a protena C reativa (CRP). Angiotensina 2: Est ligada ao aumento da presso arterial e junto com o cortisol ocasiona um aumento do apetite, acmulo de gordura e a obesidade.

Anda mungkin juga menyukai