Anda di halaman 1dari 64

Neste nmero: Lelis Brad Holland Iriam / Ilustrao Cientfica Orlando Pedroso Jayme Cortez Baptisto Rogrio Vilela

Foto: arquivo Ricardo Antunes

Revista Ilustrar est aumentando, e com ela o volume de informao, com participaes de peso. Depois de quase 4 meses de contatos, finalmente terminamos uma longa e surpreendente entrevista com ningum menos que Brad Holland, uma lenda da ilustrao americana e mundial. a primeira vez que Brad Holland d uma entrevista para o Brasil, e exclusiva para a Revista Ilustrar. A seo 15 Perguntas tambm acabou sendo uma surpresa, com nmeros impressionantes de um grande ilustrador e uma fera empresarial, Rogrio Vilela. Lelis d um banho com suas aquarelas, Batisto esbanja enorme talento no seu passo a passo e Orlando Pedroso arrasa quarteiro no sketchbook. E na seo memria conseguimos resgatar originais precisosos e raros (sim, foram mesmo os originais que conseguimos) de um dos maiores mestres da ilustrao no Brasil: Jayme Cortez. Como se no bastasse, a revista ainda ganha de presente trs dedicatrias ilustradas exclusivas, de Rogrio Vilela, Lelis e Brad Holland. Como diria o ilustrador Faoza, essa edio est um biscoito fino. Abraos,

3
revista ilustrar

om uma aquarela delicada mas muito expressiva, Marcelo Lelis tem conquistado os principais prmios nos maiores sales de ilustrao de humor do Brasil. Isso depois de ter sado da pacata cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, indo para Belo Horizonte para trabalhar no jornal O Estado de Minas.
Foto: arquivo Lelis

De l foi para So Paulo, direto para o jornal Folha de So Paulo, trabalhando por 6 anos. Volta a Belo Horizante e ao jornal anterior, onde est desde 2006, intercalando o trabalho no jornal com ilustrao para livros infantis e juvenis. Depois de ter escrito dois livros, recebeu a proposta da editora franco-belga Casterman para um lbum de histria em quadrinhos com 120 pginas, com previso de lanamento para setembro de 2008. A seguir, a aquarelas de Lelis.

Lelis

Qual a sua formao e quais os materiais que utiliza nas ilustraes?


Sou autodidata. Por uma questo de desafio pessoal, somente aquarela sobre papel, sem intervenes digitais.

Quais as reas em que mais tem atuado atualmente?


Atualmente sou ilustrador do jornal Estado de Minas aqui em Belo Horizonte e estou trabalhando num grande lbum de quadrinhos para a editora franco/belga Casterman. Alm disso, quando estou mais folgado, ilustro livros infantis e juvenis para editoras.

Como costuma ser o processo de criao a partir de uma encomenda?


A primeira coisa ver a minuta do contrato pr ver se h tens horripilantes. Depois de vencida essa enorme batalha inicial em que h idas e vindas interminveis, comea o trabalho de esboo das imagens. Aprovados os esboos, no tem muita cerimnia: tinta!

10

Foto: arquivo Brad Holland

m 1943 nascia nos EUA, Bradford Wayne Holland, aquele que viria a ser um dos mais respeitados ilustradores dos Estados Unidos, e considerado por muitos como um dos mais importantes ilustradores americanos vivos. Do seu estdio em Nova York, Brad Holland construiu uma slida carreira, em especial no mercado editorial. Membro do New York Society of Illustrators, Holland um grande defensor da preservao dos direitos de criao na propriedade intelectual. A seguir, uma longa e surpeendente entrevista que Brad Holland concedeu exclusivamente para a Revista Ilustrar.

2008 Brad Holland

11

PERGUNTA: Revista Ilustrar Quais so as tcnicas que voc utiliza no seu trabalho? RESPOSTA: BRAD HOLLAND Para grandes trabalhos eu uso leo. Para coisas rpidas, uso acrlica. Tambm desenho a nanquim, pastel e carvo para sketchbooks. Quando entrei para a profisso, disseram-me que eu no devia fazer isso. Supostamente voc deveria usar uma tcnica, e supostamente este seria o seu estilo. P Como voc define a diferena entre a sua tcnica e o seu estilo? R Bem, tcnica como voc usa um meio. Estilo como voc usa a sua personalidade. P - Voc quer dizer que como voc expressa a sua personalidade no seu trabalho? R - Exato. Por exemplo, em acrlica, eu seco o pincel e aplico em sucessivas camadas. Isto tcnica. Estilo o que acontece quando voc no est pensando no estilo e o jeito de desenhar ou pintar vem naturalmente. P Voc sempre fez esta distino entre tcnica e estilo? Mesmo no comeo da sua carreira? R Sim, mas quando eu comecei, o tipo de trabalho que eu fazia era pouco comum para o mercado homens acorrentados a ncoras ou pessoas com cabeas de aves, coisas desse tipo. Os editores no sabiam muito bem o que fazer com isso. Ento eu pensei que teria mais chance de ter meus trabalhos publicados se eu tivesse uma tcnica simples algo que no fosse muito caro para reproduzir. Assim, eu limitei meus primeiros trabalhos a desenhos em preto e branco. Depois, quando tive este trabalho estabelecido no mercado, comecei a fazer trabalhos com cores tambm.

2008 Brad Holland

12

2008 Brad Holland


P Como os diretores de arte reagiram a isso? R Bem, como eu disse, comercialmente, no se deveria mudar de tcnica. Isso me tirou muito trabalho. Todo mundo dizia que isso atrapalharia minha carreira. Eu comecei a receber telefonemas de diretores de arte perguntando se haviam dois Brad Hollands e qual deles eu era. Da, eu comecei a escrever artigos e as pessoas pensaram que haviam trs! Acho que eles no pensavam que artistas podiam escrever. Depois, comecei a fazer desenhos em pastel. Num estilo muito prprio. P Ento eles achavam que haviam quatro Brad Hollands? R No, eles acharam que eu tinha um filho pequeno que estava fazendo meu trabalho. No final das contas, acho que a maioria das pessoas se acostumaram ao fato de uma pessoa poder fazer mais de um tipo de coisa. Hoje, eu vejo pessoas mudando de tcnicas o tempo todo. P Olhando para a sua carreira, quem influenciou o seu trabalho? R Todos e ningum. P Quero dizer, artisticamente. Que artistas o influenciaram? R Bem, um artista um acumulado de impresses e sensaes. Muito do que voc registra das suas experincias, fica enterrado na sua cabea e aparece de tempos em tempos. E quando voc precisa de uma imagem, de repente ela aparece do nada. P Ok, ento voc se refere influncia da experincia. E sobre a influncia dos artistas? R claro que a forma que voc d s expresses sempre influenciada por outra arte. Mas se voc no tem uma ligao direta com a sua criatividade interior, voc vai acabar por copiar trabalhos de outras pessoas. P Estas influncias evoluiram atravs dos anos? R Claro. E a cada estgio voc joga fora qualquer parte de cada influncia que no seja verdadeira para voc enquanto retm e constri sobre a parte que verdadeira. P Pode desenvolver mais? R Bem, os estgios do seu desenvolvimento so construdos dentro da sua embriologia psicolgica. como a evoluo: Por trs da parte do seu crebro que voc faz aritimtica e imagens e palavras cruzadas, voc ainda tem o crebro de uma cobra.

13

P Uma metfora interessante. Quer falar mais um pouco sobre isto? R Quando era jovem eu fazia tiras de quadrinhos. Hoje, eu no gostaria de fazer, mas todas que eu fiz so parte dos trabalhos que eu fao. o equivalente artstico do meu crebro de cobra. P Num artigo da Print Magazine, o autor Steven Heller lista N. C. Wyeth, Edward Hopper, Leonard Baskin, Roland Topor, Goya e Heinrich como influncias chave. R Todos estes foram. Mas ele deixou de fora Hokusai, Ben Shahn e Diego Rivera, provavelmente minhas maiores influncias. P E como cada um deles influenciou voc? R Do Ben Shahn eu aprend que voc pode reinventar figuras ao invs de desenhar realisticamente; de Hokusai aprend a economia de estilo; de Rivera aprend como dar s figuras um tipo de volume renascentista. P Todos eles com excepo de N. C. Wyeth foram artistas. Voc no foi influenciado por ilustradores? R No. Eu nunca fui apaixonado por ilustrao. P Isso no pouco usual? Para citar Heller novamente: No ironico que (Holland) tenha escolhido falar atravs da ilustrao, talvez a mais difcil forma de arte para transmitir um pensamento individual. R Bem, ns vivemos num tempo dominado pela comunicao de massa. S faz sentido trabalhar em lugares onde as pessoas vejam o seu trabalho. Mas eu nunca quis ilustrar artigos. Eu pensei que podia fazer quadros, depois cas-los com o texto. P O que voc quer dizer com cas-los com o texto? R Imagine que voc um editor. Voc tranca um redator numa sala e um artista em outra. Depois voc d para os dois o mesmo trabalho. Um escreve um artigo sobre o assunto, o outro desenha uma imagem. Da voc casa os dois e espera que o casamento d certo.

2008 Brad Holland

P esse o modo que voc aborda sua arte? R Sim. Eu nunca entend porqu uma forma de expresso tem que duplicar outra.

14

P Heller diz que esta sua abordagem tem mudado radicalmente a percepo de ilustrao. Ele escreveu Antes de Holland se estabelecer... as revistas americanas e a publicidade eram dominadas pela fotografia. Holland no s desbravou um caminho conceitual para uma fase decorativa da ilustrao americana; ele fez isso contra uma forte resistncia. R Ele est certo. Como eu disse: no comeo a maioria dos editores no entendia o que eu estava fazendo. Eles no concebiam que as imagens viessem com os artigos, ento alguns assumiram que eu no dominava a arte de ler. Eles pensavam que isto era a razo porque minhas imagens eram to diferentes. Mas eu no posso culp-los. Eles estavam acostumados a ter ilustraes literais para os seus artigos e eu estava trazendo imagens de pessoas com cobras saindo das suas cabeas, ou um executor numa cadeira de rodas. Um diretor de arte disse que eu no precisava de um editor, eu precisava de um terapeuta. P Qual voc diria que foi o seu primeiro triunfo? R Quando um dia eu entrei no antigo prdio da Playboy em Chicago e deixei meu portfolio. Voltei no dia seguinte para pegar de volta, esperando que me expulsassem de l. Ao invs disso, Art Paul, o diretor de arte, pediu-me para colaborar com um trabalho todos os meses.

2008 Brad Holland

P Que tipo de trabalho voc fez para eles? R Desenhos, todos os meses para uma sesso chamada Ribald Classics. Eu chamava de Dirty Fairy Tales (N. de traduo: Contos de Fadas Sacanas). P E para isso voc fez R Imagens sacanas, sim fiz! Eu tinha sado do colegial h apenas 2 anos, ento isso foi muito divertido. Uma vez, eu estava no estado do Arkansas que a minha terra natal, e sa para comprar a Playboy para ver meu trabalho. O vendedor disse que no venderia para mim. Disse que eu era muito novo e que eu tinha que ter uma autorizao da minha me. P E ela deu? R Voc est brincando? Minha me no gostaria de me ver com uma Playboy tanto quanto no gostava dos meus desenhos. P Ento, como voc foi da Playboy para o New York Times? R Uma vez que eu tinha trabalho regular da Playboy, eu estava mais ou menos seguro. A Playboy era, naquele tempo, a revista que melhor pagava no mundo, assim com uma imagem por ms eu ganhava todo o dinheiro que precisava para viver. Isso me deu tempo para trabalhar para muitos jornais hippies. P Tais como R Rat, Screw, The New York Ace. Estes iam saindo de vrias garagens do Lower East Side. Steven Heller era diretor de arte de metade deles. Mas um rapaz chamado JC Suares dirigia o Screw e o New York Times simultaneamente. Ele viu as coisas que eu fazia para a Playboy e para os jornais hippies e levou um monte de trabalhos meus para o Harrison Salisbury. Harrison era o editor do Times que estava apenas comeando a pgina Op-ed (abreviatura de Opposite editorial que geralmente feito na forma e contedo de editorial, porm representa a opinio individual de um colaborador afiliado ou no ao jornal, neste caso).

15

P Citando Steve Heller novamente: Holland queria ilustrar ideias mais do que iluminar palavras, e somente o desenvolvimento de uma nova linguagem imagtica poderia libert-lo das tradies restritas da ilustrao. Seu lxico visual, uma mistura iconogrfica universal e representao subjetiva, ajudaram a definir o estilo da Op-ed do New York Times. R Sim em retrospecto mas na poca isso era muito controverso. No incio dos anos 70, havia um artigo na New York Magazine chamado All the News thats Fit To Befuddle. (Nota da traduo:Todas as notcias que Confundem) P Befuddle (Nota da traduo: Confuso)? R Sim. Confuso. O artigo era sobre os desenhos que saam no New York Times. Dizia (eu consigo citar de memria): Alguns leitores dizem que mil anos de pesquisa no seriam suficientes para tornar estas imagens inteligveis que algo que eu devo falar sobre essa frase em particular, a propsito mas o que o autor tentava dizer mesmo que ele no fosse bom escritor o bastante para dizer isso simplesmente era que muitas pessoas achavam minhas imagens sem sentido. Como se eu estivesse gozando das pessoas. A opinio dele era que ilustradores deveriam ilustrar. Muita gente partilhava desta opinio especialmente editores. P E voc pensava que imagens deveriam andar pelas suas prprias pernas? R Bem, s se elas tivessem pernas. Eu no tinha problema se outras pessoas queriam ilustraes literais. Eu que no queria fazer nenhuma. P Que outras formas de arte, alm de visuais influenciaram o seu trabalho? Filosofia, literatura? Heller acrescenta que voc foi tambm influenciado por filsofos como Bertrand Russel, Arthur Koestler e Loren Eisley. E ele escreve: Algum pode dizer que Holland ele mesmo um filsofo confinado num corpo de ilustrador. R - Eu sempre achei que algum estava trancado l. De vez em quando, eu sinto ele tentando sair. P Mas voc v as suas imagens tentando fazer afirmaes filosficas? R No algo que eu pense quando estou pintando. Eu s tento pr narizes no lugar certo e o nmero certo de dedos nas mos. Heller talvez tenha a ideia de uma revista alem que uma vez me chamou de um ilustrador metafsico americano. Eu gosto disso; esta foi nova. Depois disso, achei que gostaria de ser listado como um metafsico na agenda telefnica imagine o tipo de trabalhos que isso traria.

2008 Brad Holland

16

P Na pesquisa e desenvolvimento de novos conceitos, quais so as suas fontes mais produtivas? R Meu humor intelectual. P E o que mais? R Meus sketchbooks. P Na fase de produo de uma imagem, o trabalho manual em si, o que voc aprendeu sobre manter suas imagens novas e contemporneas? R O que eu aprendi no tentar. Eu comeo uma imagem como se eu nunca tivesse pintado antes. Se isso no me mantiver novo, nada o far. P Qual o seu processo de criao? Voc segue sempre uma orientao especfica de clientes ou tem liberdade para desenvolver seus projetos? R Bem, clientes geralmente me chamam porque querem o tipo de imagens que eu fao. Por isso, no difcil dar-lhes o tipo de imagens que eles querem.

2008 Brad Holland

17

2008 Brad Holland


P Quando, na sua carreira, voc comeou a ter este tipo de liberdade? R Eu sempre controlei meu prprio trabalho. Sempre fabriquei a mim mesmo, sempre fiz imagens das minhas prprias ideias, tomei minhas prprias decises. Cometi meus prprios erros. Mas claro, comecei por criar um nicho para mim mesmo. Quando comecei, decidi que faria s minhas prprias idias e nunca faria mudanas para ningum. Nesta altura, isso custou-me muitos trabalhos, mas eu consegui uma reputao por fazer um certo tipo de imagens. Da, as pessoas comearam a me chamar para fazer aquele tipo de imagens. Isso deu-me muito controle desde o comeo. P Qual a sua sugesto para os ilustradores brasileiros, para que possam se defender da invaso dos bancos de imagem? R Primeiro, que no dem suas imagens para um banco. Bancos de imagens no so agncias, so concorrentes. E porqu voc daria aos concorrentes o trabalho que eles precisam para tirar os seus clientes? Em segundo lugar, arquive seus trabalhos e deixe-os disponvel num site ou atravs de um portal onde voc possa negociar seus prprios valores. Terceiro, junte-se a outros artistas para proteger seus direitos. Isso muito importante. Veja o que aconteceu aos roteiristas de Hollywood. Eles entregaram seus direitos nos anos 30 pelo direito de sindicalizao. Quando eles entregaram seus direitos, eles entregaram o controle artstico sobre as suas obras.

18

P So muito conhecidos os seus esforos pelos direitos dos ilustradores profissionais. Como voc v que o cliente e o ilustrador tm mudado nestes ltimos anos, na tentativa de manter nossas negociaes num padro de qualidade, assim como contratos, valores e questes de propriedade? R A internet trouxe um momento decisivo na histria da arte. A maneira como percorremos as mudanas que esto vindo nos prximos anos determinaro como os artistas iro cobrar nos prximos cem anos. Esta a nica razo porque eu me envolv nisto. Eu no gosto de briga, mas nem sempre voc escolhe as suas lutas. Aqui esto como as coisas tm mudado: No passado, ns licencivamos nosso trabalho atravs de relaes diretas com nossos clentes. Eles licenciavam o uso de uma imagem para um uso especfico e pagavam um preo especfico por isso. Normalmente ns cedamos os direitos primrios. Ficvamos com os direitos secundrios ningum pensava que elas valeriam mais. Mas agora, com a internet, todos vem estes direitos secundrios como uma maior fonte de lucro. Assim, se tornaram num leilo de preos para quem quiser control-las. Os bancos de imagem vem que na Era da Informao, o trabalho criativo ser como carros e widgets na Era Industrial. Ento, os ricos como Bill Gates (que dono da Corbis/Getty Images banco de imagem) quer deter os direitos de arte o mais possvel. Agora mesmo eles esto perdendo enormes somas de dinheiro licenciando arte para editoras porque esto virtualmente dando a preos predatrios. Eles tm que fazer isso para pr os clientes longe dos artistas. Eles sabem que se eles puderem prender editoras suficientes, eles podero tirar artistas suficientes do negcio; ento podero contratar jovens artistas para trabalhar para eles sombra de um contrato por trabalho. Assim, possuiro direitos para todos os trabalhos futuros que eles licenciarem e isso os deixar subir os preos. Se forem bem sucedidos, isso mudar o mercado totalmente. Getty e Corbis poderiam se tornar como os antigos estdios de Hollywood. Bill Gates poderia ganhar mais dinheiro com a Corbis do que com a Microsoft. Se os artistas querem competir a esta escala, deveriam tentar criar o que eu chamo de Copyright Bank. P Pode explicar o que significa isso? R Claro. Um Copyright Bank seria um banco normal, s que que voc depositaria l os seus direitos ao invs de dinheiro. Os direitos continuariam a ser seus; voc poderia continuar fazendo negcios como faz agora, exceto que o Copyright Bank poderia negociar melhor por todos os detentores dos direitos, os artistas. No uma ideia nova. A primeira coisa parecida com esta comeou em Paris em 1878 por Victor Hugo. Chama-se Association Litteraire et Artistique Internationale. Nos Estados Unidos, compositores comearam algo similar em 1914. Chama-se ASCAP, American Society of Composers, Authors and Publishers. Procure no Google. Se artistas puderam se juntar para comear algo como a ASCAP, penso que os artistas no futuro tero grande poder de negociao no mercado. Se no, se tornaro artistas de rua nos pases do terceiro mundo.

2008 Brad Holland

19

P Olhando para a sua carreira e com toda a experincia hoje, qual seria a razo para voc dizer vale a pena ser ilustrador? R Bem, eu no tenho a certeza se diria desta maneira. Ilustrao uma palavra antiga. Uma palavra em desuso. Vem de um tempo em que artistas ilustravam coisas. Ns mudamos isso. Muito do que fazemos hoje mais do que um comentrio grfico, embora esta seja uma forma pretensiosa de dizer e eu no a usaria tambm. Mas mais certeira. Uma ilustrao onde voc l algo e que ilustra o que voc l. O que muitos de ns fazemos hoje pr-literrio. Voc trabalha a partir do mesmo ponto de partida como um escritor, mas entrega um ponto de vista como imagem ao invs de um artigo. difcil de chamar isto de ilustrao. P Ento como voc se chamaria? R Eu nunca frequentei escola de arte ou faculdade, por isso nunca tive que me definir pelas aulas que tive. E nunca tive um carto de visita, ento nunca tive que me chamar de qualquer coisa. Mas se voc se intitula ilustrador, os crticos iro definir voc por aquilo que voc no . P Ou seja, no arte, no ilustrao R Sim. Eu sempre achei que era um engano chamar a ns mesmos ilustradores. Isso s d s pessoas uma razo para fortalecer um velho clich. Talvez se nos chamssemos artistas populares, ento os crticos teriam que dizer, isso no arte, isso arte popular. Assim teramos os crticos onde os queremos.

2008 Brad Holland

20

2008 Brad Holland

Para saber mais sobre esforos para unir ilustradores nos Estados Unidos, aqui esto alguns links adicionais: Uma Declarao de Unidade por 12 organizaes de ilustradores americanos: apresentado por Brad Holland para a Assemblia Geral da Conferncia da Federao internacional de 2006 da Organizao dos Direitos de Reproduo em Aukland, New Zeland: http://illustratorspartnership.org/downloads/AIP_Coalition_White_Paper.pdf

First Things about Secondary Rights by Brad Holland, Columbia Journal of Law and the arts, publicado pela Columbia University School of Law: http://illustratorspartnership.org/downloads/Holland_ColumbiaLawJournal.pdf

Webcast: Steven Heller entrevista Brad Holland: http://www.core77.com/blog/broadcasts/core77_broadcast_brad_holland_on_intellectual_property _interviewed_by_steve_heller_6714.asp

Para ler sobre a American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP): www.ascap.com Para ler sobre Association Litteraire et Artistique Internationale (ALAI): www.alai.org

21

2008 Brad Holland

22

2008 Brad Holland

23

Foto: arquivo Iriam Starling

or ser uma rea pouco conhecida, a ilustrao cientfica muitas vezes vista como uma rea fechada exclusivamente a cientistas, o que no verdade. Justamente para promover e divulgar mais a rea da ilustrao cientfica, o grupo UNIC, um grupo bem organizado de ilustradores especializados na rea est organizando o II Encontro Nacional Sobre Ilustrao Cientfica, que ser realizado entre os dias 16 e 18 de julho, em Curitiba, Paran. Aberto a todos os ilustradores, cientistas ou no. Saiba mais com informaes da ilustradora e cirurgi Iriam Starling, uma das organizadoras do evento.
Iriam Starling

24

Cibele Santos

Ilustrao cientfica tem o enfoque na riqueza e preciso da informao visual e usada em trabalhos cientficos, pesquisas e ensino, alm da divulgao da cincia de modo geral. Ela pode ser bem simples, at mesmo esquemtica, ou muito elaborada, retratando detalhes em imagens realistas ou hiper-realistas. Devido ao rigor tcnico exigido e ao conhecimento especfico da rea da cincia, muitos profissionais costumam se especializar em uma das modalidades de ilustrao cientfica. Embora os modelos biolgicos e ambientais (como na medicina, odontologia; entomologia, botnica, zoologia, biologia em geral; paleontologia, arqueologia, entre outros) sejam mais comumente representados, a ilustrao cientfica pode englobar diversas profisses ligadas ao desenvolvimento tecnolgico, como fsica, qumica, eletrnica, etc.

A ilustrao cientfica utilizada em livros didticos, jornais, revistas, peridicos em geral e em material publicitrio de empresas que atuam no meio cientfico e acadmico.

25

A Unio Nacional dos Ilustradores Cientficos formada por uma equipe de ilustradores cientficos, a maioria profissional. hoje o nico frum organizado de discusso e divulgao da ilustrao cientfica no pas. A UNIC surgiu a partir de discusses na comunidade Ilustradores Cientficos do Orkut, iniciadas pelo Rogrio Lupo, em abril de 2006.

Eduardo Parentoni Brettas

26

Diana Carneiro

Inicialmente pretendia-se fazer um encontro informal para se discutir a construo de uma instituio que pudesse congregar os ilustradores cientficos, mas conseguiu-se uma parceria com a UFMG, atravs de um de nossos colegas. Assim, em novembro, foi realizado o I Encontro Sobre Ilustrao Cientfica em Belo Horizonte e a I Exposio Itinerante. Nesse meio tempo foi montado um grupo de discusso para facilitar a integrao dos membros e o planejamento dos eventos. Depois do I EBIC, foi organizado um grupo Gestor que no s norteia os trabalhos, mas tambm bota a mo na massa.

27

Iriam Starling

O tema para o II EBIC Ilustrao Cientfica e preservao da natureza. No apenas por que esse um assunto na moda, mas por que os ilustradores cientficos, ao longo da histria da humanidade, tm se preocupado e contribudo para a preservao da natureza. Conhecer para preservar mais que uma frase de efeito ou um slogan, mas a mais pura verdade e, mais que isso, uma necessidade.

Ftima Zagonel

28

O plano promover um encontro a cada 2 anos. O tema e o organizador, bem como a cidade sede para o prximo encontro so definidos ao final de cada evento. J existem algumas idias que esto sendo discutidas para o prximo encontro, mas que ainda no foram definidas.

Leandro Lopes

29

Cibele Santos

Renata Cunha

30

H um grupo de discusso no Yahoo, mas somente para profissionais da rea ou aspirantes: http://ilustracaocientifica.multiply.com H tambm uma pgina da entidade: http://br.groups.yahoo.com/group/ilustradorescientificosbr E aqui a pgina do Encontro com a programao e orientaes para inscrio: www.cibp.com.br/ebic

Ftima Zagonel

Rogrio Lupo

31

Eduardo Parentoni Brettas

32

Foto: arquivo Blog Ilustra Brasil

lm de ilustrador e cartunista (e tambm membro da diretoria da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil), Orlando Pedroso tambm um grande artista plstico, rea em que tem dedicado parte de seu tempo, com exposies pelo Brasil. Do tempo dividido entre o trabalho como ilustrador e artista plstico, so desenvolvidos intensivamente estudos e esboos de uma qualidade artstica e expressividade enormes. Alguns exemplos do sketchbook de Orlando podem ser vistos agora, nas pginas seguintes.

Orlando Pedroso

33

34

35

36

37

difcil definir o trabalho de Jayme Cortez, pois adjetivos no faltam.


Foto: arquivo Edna Cortez

Ele foi um dos mais brilhantes, talentosos, influentes e criativos artistas que j atuaram no Brasil. E como muitos de uma gerao, tambm ele era estrangeiro, vindo de Lisboa, Portugal, mais tarde se naturalizando brasileiro, e trazendo com ele toda uma revoluo na forma de se desenhar e pensar em ilustrao. Nascido a 8 de setembro de 1926 em Lisboa, foi autodidata, e seus primeiros trabalhos foram publicados em 1944 na revista portuguesa O Mosquito.

38

Em 1947 vem para o Brasil, desembarcando no porto de Santos e se fixando em So Paulo, logo comea a publicar tiras para o jornal Dirio da Noite. Um ano depois casa-se com a brasileira Maria Edna Martins. Na mesma poca, trabalhou com Messias de Mello na Gazeta Juvenil at comear a trabalhar para a editora La Selva. Esse foi um momento marcante para Jayme Cortez e para o mercado de histrias em quadrinhos no Brasil. Nessa poca os Estados Unidos viviam o perodo do macarthismo e sua a perseguio a tudo o que era considerado subversivo, incluindo histrias em quadrinhos com temas considerados imprprios.

ltimo trabalho executado por Jayme Cortez, sem chegar a assinar

39

Devido a isso, numa poca em que grande parte dos quadrinhos era importado, muitas revistas americanas deixaram de ser enviadas ao Brasil. Para suprir a demanda, o mercado nacional comeou a produzir suas prprias histrias, e uma das pessoas que estavam frente desse time era Jayme Cortez, criando histrias com mais afinidade cultura nacional, em especial histrias de terror, completamente caadas nos EUA, mas abrindo espao tambm para contos infantis. Essa exploso de criatividade e produo de revistas nacionais teve quase sempre o incentivo e a superviso de Jayme Cortez, frente das empresas por onde trabalhou. Artista rigoroso e exigente, sempre utilizava fotos ou modelo vivo em seus trabalhos, numa poca em que ainda no havia esse costume no Brasil. Grande defensor do crescimento profissional dos artistas, Cortez tambm participou da luta pelo reconhecimento e valorizao dos quadrinhos no Brasil.

40

Em 1951, foi um dos organizadores da Primeira Exposio Internacional de Histrias em Quadrinhos, expondo em museus pela primeira vez os quadrinhos como forma de arte, e a forma de se ver os quadrinhos mudou definitivamente. Alm de ilustrador e quadrinista, trabalhou por longos anos como diretor de criao da agncia de publicidade McCann Erickson, e mais tarde como diretor de merchandising e animao dos estdios de Maurcio de Souza, tendo sido tambm professor na Escola Panamericana de Arte. Em 1986 Jayme Cortez ganhou na Itlia o importante prmio Caran DAche por uma vida dedicada ilustrao e reconhecimento de sua obra notvel, comemorando 50 anos de profisso.

41

Chegou a escrever e publicar 3 livros sobre desenho e ilustrao: A Tcnica do desenho, Mestres da Ilustrao e Manual Prtico do Ilustrador. Na rea editorial, ilustrou grande parte das obras de Jos Mauro de Vasconcelos, entre eles Meu P de Laranja Lima. Como quadrinista, deixou a sua marca atravs de um trao nico, exuberante e cheio de riqueza, em especial em duas de suas mais conhecidas obras: Zodiako e O Retrato do Mal.

42

Jayme Cortez faleceu em 1987 devido a um ataque cardaco, depois de dois dias internado em decorrncia de uma homerragia no abdomem, pouco antes de completar 61 anos. Faleceu sem ver pronto o seu ltimo projeto, o lbum Saga do Terror, que havia deixado praticamente pronto, e que foi publicado depois de sua morte pela editora Martins Fontes.

43

44

45

Foto: arquivo Baptisto

em conheido do pblico devido aos seus trabalhos editoriais, em especial com a sua participao constante no jornal O Estado de So Paulo, Eduardo Baptisto tem um trabalho fcil de ser reconhecido, em grande parte por causa de um estilo muito pessoal. Trabalhando com vetorial no Photoshop, acaba mesclando o mundo vetorial com o pixel, criando peas de forte impacto grfico. Para explicar melhor como feito esse processo, Baptisto participa desse passo-a-passo, explicando em detalhes cada etapa at o resultado final.

Baptisto

46

O esboo sempre feito no papel, e j contm toda a inteno de luzes e sombras, baseadas nas fotos de referncia.

Usando uma mesa de luz, transfiro o desenho para outro papel. Esse o desenho a trao que servir de base para as cores. Nesse trao, uso canetas nanquim descartveis 0.1 e 0.3. Esse desenho a trao digitalizado para ser colorido no Photoshop. Em seguida, ajusto o contraste e limpo toda a parte branca. Elimino o fundo e duplico a camada. Na camada de cima eu elimino toda a parte branca e preservo a transparncia, deixando nela s o trao preto.

Na camada de baixo, preencho o desenho com as cores bsicas.

Em seguida, com o lao, seleciono as reas de sombras, sempre tendo as fotos e o esboo como referncia.

47

Sucessivas camadas de sombras, das mais claras para as mais escuras, vo sendo sobrepostas (etapas 5, 6 e 7).

Camada de sombra.

Camada de sombra.

Agora hora de colocar os brilhos. O processo o mesmo, selecionando as reas com o lao. No caso, foram duas camadas de tons diferentes (etapas 8 e 9).

48

Camada de brilho.

No caso desse desenho, recorri a aplicao de fotos para obter a textura das cobras.

Sobre essa textura, apliquei uma cor em multiply para modificar a cor original e aproxim-la dos tons usados no desenho.

Quando todas as cores da figura esto definidas, comeo a colorir o trao, que est preservado numa camada parte, conforme as cores que esto por baixo. Isso praticamente elimina o contorno, deixando o desenho mais leve. Por ltimo, preencho o fundo com um ligeiro degrad, simulando um efeito de luz leve por trs da figura.

49

50 S T E P B Y S T E P : B A P T I S T O

Foto: arquivo Ricardo Antunes

o difcil encontrar no mercado grandes ilustradores cheios de talento e reconhecidos por todos como grandes artistas. No entanto, difcil encontrar aqueles que, alm de grandes ilustradores e artistas, tambm saibam ser grandes empresrios, elevando a profisso de ilustrador a um nvel profissional, empresarial e de rentabilidade excepcionais. Rogrio Vilela conseguiu isso atravs de talento prprio, inteligncia e uma excelente estrutura profissional, atravs de seu estdio Fbrica de Quadrinhos, e de sua extenso, o Mundo Canibal.

Fbrica de Quadrinhos

Vilela conta um pouco dessa trajetria e dos resultados que o acompanham.

51

Fiz um curso de desenho de um ano em So Bernardo do Campo, ainda menino e logo depois na Escola Panamericana de Artes, aos 14 anos, convivendo com mestres que agradeo at hoje por terem estado ao meu lado, como Manoel Victor, Ricardo Antunes e Miniguitti. Antes disso, me lembro desenhando corridas de carros (culpa do Speed Racer) nas paredes de casa com canetinhas Silvapen, no cho da rua, usando tijolos, no guarda-roupas da minha me, e at em folhas de papel. Sem tcnica, sem teorias, na base da tentativa e erro. Instinto puro. Meus amigos, familiares eram os crticos da poca. A decidi que queria aprender a usar tintas, a desenhar as fotos que no conseguia... Ento, aos 14 anos, consegui meu primeiro emprego numa agncia pequena no ABC. Fazia a arte-final de anncios de venda de carros, imveis e todo tipo de coisa que precisasse de bordas diferenciadas, usando esquadros, rgua, curva francesa, imaginei que trabalhar na minha rea seria chato pra caramba. Treinava no time de futebol do Santo Andr na mesma poca. Creio que os cursos que fiz serviram para entender que o que eu fazia de uma maneira despreocupada podiam ser o meu ganhapo. Era um momento da minha vida que dividia meu tempo e sonhos entre futebol e a ilustrao. Sabia que uma hora teria que decidir entre os dois. E quando peguei o meu primeiro trabalho numa editora que entendi o que queria fazer: ilustrao. Pedi demisso da agncia e comecei a trabalhar em casa, como free-lancer. Para Super, comecei a fazer ilustraes todo ms, depois veio a Placar e a Playboy. Carlos Grasseti, ento diretor de arte, ao contrrio dos outros clientes at aquele momento, encomendou-me um trabalho sem briefing. No me disse nada sobre tcnica usar, sobre enquadramentos, sobre o que ele pensava sobre a matria. Se vira, ele disse, quando entregava um texto para ler. Demorei pra entender o recado, mas descobri que o que ele estava fazendo era o certo. Conheo sua tcnica, seu estilo, por isso te chamei. Foi um ponto-de-virada na minha vida. A partir da abandonei tcnicas que no gostava, apesar de me dar muito bem com elas (tchau aergrafo) e passei a estudar mais, misturar tcnicas, tintas e principalmente, a trabalhar mais tempo no rafe, na idia do que na produo da ilustrao, propriamente dita (ainda que acredite que a pintura j comea na hora que um job me passado). Sou grato a esta poca, quando publiquei em praticamente todas as revistas do Brasil, noites e noites em claro, ao mesmo tempo que terminava a faculdade de publicidade. Ganhando alguns prmios, como o da Folha nas categorias de ilustrao e tiras, da Bienal internacional de Quadrinhos e Salo de Humor de Piracicaba, veria minha carreira dar uma guinada de 180 graus... Ao tomar contato com a arte seqencial, no final dos anos 80, percebi que podia contar histrias mais complexas que nas ilustraes, afinal, eram vrias pginas com vrios quadros de ilustrao. Na poca, ilustradores e artistas plsticos (Bill Sienkiewicz, Dave McKean, Kent Williams, entre outros), estavam migrando para o mercado dos comics e vi uma oportunidade nica de expandir minha fronteira como artista. Fiz um teste e, no comeo dos anos noventa j estava publicando quadrinhos nos EUA, no que ficou conhecida como invaso brasileira ao mercado gringo, j que cerca de vinte pessoas entre desenhistas, ilustradores e coloristas comearam a fazer revistas para os americanos, trabalhando aqui, mandando o material via FEDEX. Ao mesmo tempo, fazia capas e cards para empresas do mercado de RPG (role playing game). E a partir da, uma nova mudana estava em curso...

52

Foi nessa poca, trabalhando para os EUA que apareceu a idia de montar a Fbrica de Quadrinhos. Eu tinha um estdio bem equipado, e dava aulas na Escola Panamericana h um bom tempo e em conversas com profissionais da rea, comentava que meu sonho era montar uma estrutura legal, para fazer no s ilustraes, mas animaes, filmes, trabalhar com rdio, TV e internet. A Fbrica ento acabou sendo uma extenso do que fazia, numa escala maior, alm de abrirmos uma escola de arte tambm. Comeamos com 5 scios, e duas empresas, nos fundos de um consultrio psquitrico (!!!). Logo tivemos que mudar o estdio-escola para uma casa maior e depois para uma casa maior e melhor localizada na Av. 9 de Julho (em So paulo). Saram scios, entraram scios, mudamos de endereo mais algumas vezes e hoje a Fbrica est a, firme e forte, completando 10 anos este ano.

As coisas acabaram acontecendo naturalmente. No houve um momento em que possa dizer que tenha tomado esta deciso. Minha carreira como ilustrador estava consolidada e isto era o mais importante. Me deu segurana para os prximos passos. Quando comecei a ilustrar, ainda queria provar muita coisa pra mim mesmo, provar que era capaz de conseguir este ou aquele efeito na pintura, fazer esta capa, conseguir trabalhar com aquela editora... Quando completei estas etapas, senti que queria mudar o rumo dos meus trabalhos.

Sempre gostei de escrever. De contar histrias. Trabalho com sonhos, com meus sonhos, e como eles esto sempre mudando, tento acompanh-los, fazendo isto ou aquilo, conforme as oportunidades vo aparecendo.

Meu tempo dividido entre a produo de Jobs e montagem de novos projetos, da criao negociao. Isto significa que escrevo roteiros, visito clientes, ilustro, crio personagens, vozes... Somos uma produtora. Como tal, fazemos todo tipo de material de pesquisa, de storyboard a animatics, produzimos filmes finais de animao. E produzimos contedo prprio. Para as mais diversas mdias. Temos um portal que acaba de mudar para o UOL, programas na rdio, revistas em quadrinhos, lbum de figurinhas e uma dezena de produtos licenciados com nossa marca, de chicletes a mochilas. Pode baixar animaes ou ringtones pelo celular, acessar o site, comprar a camiseta: no requer prtica, nem tampouco experincia, qualquer criana se diverte, qualquer adulto se fascina...

53

Eu publicava uma tira na Folha chamada Canibytes e, na mesma poca, tinha um aluno na escola, O Rodrigo Piologo que tinha um personagem, o Carlinhos. tinha um site bem tosco, mas engraado. Vi uma possibilidade boa de colocar no ar um monte de idias nossas e projetos engavetados. TVs e a internet, aps o estouro da bolha, me pareceu o local ideal para testarmos um universo de personagens politicamente incorretos.

difcil dar o exato alcance do Mundo Canibal, j que comeamos a mensurar o pblico faz pouco tempo. Sabemos que a maioria do pblico masculino, na faixa dos 14 aos 25. Temos alguns nmeros que ajudama a gente a nos posicionar em relao ao futuro dos personagens. Hoje o site tem mais de 850.000 visitantes nico/ms, e ultrapassamos a barreira dos 2.000.000 de acessos/ms. J tivemos em uma nica comunidade do Orkut, mais de 250.000 pessoas, temos mais de 100.000 pessoas cadastradas no site e a animao mais famosa, Avaiana de Pau, j foi exibida mais de 13 milhes de vezes. Lanamos o primeiro DVD do Mundo Canibal e assinamos contrato de licenciamento para diversos produtos, alm de replicar o contedo para celular e rdio so alguns das novas oportunidades de negcio.

Na verdade, ele comeou a ser viabilizado pelo prprio site, que tem na venda dos espaos publicitrios uma renda mensal crescente. Alm disso, recebemos um fee mensal pela hospedagem do site em um portal, afinal levamos uma audincia respeitvel ao parceiro, na rea de entrenimento.

54

Ano passado foi como uma nova fase do Mundo Canibal. J tnhamos uma legio de fs, rodamos o Brasil dando palestras e divulgando os personagens, mas comeamos a ser notados pela crtica especializada como referncia em humor e animao 2D.

Ganhamos o HQ Mix e o Prmio em Gramado de melhor filme, com Biribinha Atmica.

O nmero at hoje de cerca de 2 milhes e trezentas exibies.

Sim, no dia de lanamentos das animaes o servidor no agenta. Por isso, e por outros motivos, estamos migrando para a UOL.

55

Na rdio, levamos os principais personagens e acrescentamos uns novos, que s existem por enquanto na rdio. So quadros de dois a trs minutos, durante a programao diria da rdio. Estreamos na 89 de Campinas, estamos em So Paulo, litoral Norte e Porto Alegre e o plano expandir para mais cidades e estados.

Surgiu de uma encomenda para uma histria em Quadrinhos para contar a histria do So Lus, um colgio tradicional de So Paulo, fundado por jesutas e com forte ligao com a cidade. Na primeira reunio apresentei a idia de misturar fatos histricos com uma histria de fico, a trajetria de um menino e seu av, ambos alunos do colgio, que fazem uma viagem fantstica pelo tempo, atravs da histria de ambos, do Colgio e da cidade de So Paulo. Foi algo surpreendente a forma como no s aprovaram o projeto, como acompanharam captulo a captulo o desfecho da histria. Foram 48 pginas pintadas, a partir de roteiro calcado numa profunda pesquisa histria. Estamos negociando uma verso mais longa, com mais pginas, sketches e uma encadernao diferenciada, com uma editora, para levar para prateleiras de livrarias. Este projeto, chamado de Todas as Coisas, foi distribudo de graa inicialmente na regio da Av. Paulista, com uma tiragem de 15 mil exemplares cada captulo.

56

Dos projetos que esto mais encaminhados, temos o lanamento do lbum de figurinhas e da Revista em Quadrinhos, ainda para este semestre. O segundo volume do DVD do Mundo Canibal para o final do ano e a produo do longa metragem de animao, com previso de trmino em 2010. Estamos restruturando o site, ampliando e criando sees novas. Finalizamos um piloto para uma emissora de TV, misturando vdeo e animao e temos roteiros para uma sitcom. Ms que vem estria um projeto encomendado pelo Flamengo, com personagens a la Mundo Canibal. Para a Fbrica, estamos ampliando e abrindo ainda este ano uma rea para cuidar da produo de filmes finais para publicidade e longas para cinema em formato digital. Temos um curso na Universidade UniSantanna de produo de Contedo digital para entretenimento, com durao de 2 anos e meio. E outros tantos que podemos deixar para a prxima entrevista, pois esto no forno ou na cabea...

Este um ano importante para ns e especialmente para mim, pois fecho um ciclo. Comecei sozinho, em casa, desenhando, pintando, atendendo clientes. Sozinho. Uma empresa de um homem s. Parti para uma estrutura com funcionrios, contas altas para pagar, esquecendo meu nome como ilustrador para trabalhar marcas da empresa e de personagens. Agora, aos 10 anos de Fbrica, tempo de voltar a tocar projetos pessoais, ainda que dentro da Fbrica de Quadrinhos. um processo doloroso, demorado, feito nos intervalos e madrugadas, mas urgente. Esperei muito tempo. Comecei a escrever uma minissrie em quadrinhos, um projeto antigo, megalomanaco e que gosto demais, chamado Joquemp; comeamos dois curtas metragens baseados em roteiros meus, voltei a pintar quadros e a produzir como nunca. Sem esquecer dos projetos em andamento da Fbrica, do Mundo Canibal. Tive scios que se foram, outros que vieram, talentos imensos que passaram por aqui, que esto e que podero ser descobertos pela Fbrica, amigos para sempre. E tem os sonhos, sempre os sonhos empurrando o cansao do dia-a-dia para longe. Tem a vontade de fazer, de produzir, de contar histrias. Em qualquer suporte e mdia que seja possvel. Antes de mais nada, tudo.

57

58

59

O artista americano Brian Dettmer desenvolveu um trabalho de escultura diferente e espetacular. Pegando em livros comuns e entalhando as folhas de forma cirrgica, faz com que os livros revelem uma nova viso, ligando informaes que antes estariam isoladas, criando assim um novo universo. No existe uma pgina oficial, mas vrios sites na net exibem seu trabalho. Aqui ficam dois exemplos: http://packergallery.com/dettmer2/dettmer.html http://centripetalnotion.com/2007/09/13/13:26:26

Moleskine um tradicional bloco para sketchbook muito procurado entre artistas. A partir dele foi criado o Moleskine Project, um site onde qualquer artista, bom ou no to bom assim, que use o moleskine possa postar seus estudos, servindo de espao de expresso para todos. So centenas de postagens. Show! http://moleskineproject.com

60

O que acontece quando um matemtico e uma biloga resolvem se juntar para produzir peas de joalheria? O resultado um design diferente lembrando formas orgnicas, fruto da unio dos americanos Jessica Eve Rosenkrantz e Jesse Louis-Rosenberg. Olhando o site deles e as fotos no Flickr d para se perceber onde buscam inspirao. http://n-e-r-v-o-u-s.com/ http://www.flickr.com/photos/jrosenk/

J saiu o n 13 da Revista Sacapuntas, nossa colega argentina tambm dedicada ilustrao. Matria imperdvel com os trabalhos incrveis do ilustrador Lisandro Demarchi, entre outros. www.a-d-a.com.ar/sacapuntas.php

Ulisses Azeredo tem desenvolvido, sozinho, um gigantesco levantamento sobre todas as capas de quadrinhos de terror publicadas no Brasil desde a dcada de 30, muito bem organizado por editoras, vale a pena: www.nostalgiadoterror.com

Frum recentemente lanado dedicado a ilustrao digital brasileira, tem uma proposta bacana, semelhante ao CG Society (mas ainda beeeeemmmm no comeo): www.renderbrasil.com.br

61

62

63

Voc acabou de devorar um novo nmero da Revista Ilustrar. Uma edio sempre histrica, j que a nica revista 100% brasileira, voltada para o mercado de ilustrao, nacional e internacional, feita por ilustradores. Com matrias de grande interesse e uma grande divulgao garantida, ela ser vista e revista por centenas de ilustradores, diretores e editores de arte, diretores de criao, designers, estudantes e tantos outros profissionais da rea. Se pretende que seu produto ou servio chegue a este mercado, este mais um meio de grande alcance e baixssima disperso. Anuncie na Revista Ilustrar.

Anda mungkin juga menyukai