Anda di halaman 1dari 51

www.revistailustrar.

com

19 / 2010

Editora nova no ar...


hegamos edio n 19 com uma novidade: a Revista Ilustrar passa a ter a sua prpria editora, que se chamar Reference Press, onde passaremos a publicar livros com artistas nacionais e estrangeiros em parceria com a editora Brand Studio Press, do ilustrador Alberto Ruiz Dias. E logo o primeiro livro com uma das maiores personalidades da ilustrao brasileira: Bencio. Muita coisa boa vem por a, aguardem. Alm da editora, a edio 19 da Ilustrar traz tambm convidados de alto nvel, com a participao de Maurenilson, mais um grande ilustrador de Braslia na seo Portfolio, e Fabiana Shizue no Sketchbook, com desenhos com um trao nico. No Step by Step temos uma formidvel caricatura feita por Lucas Leibholz, e nas 15 perguntas temos uma entrevista com Mauro Souza. E para fechar, a participao internacional do grande ilustrador e artista plstico Marshall Arisman, alm das tradicionais colunas de Brad Holland, com um texto emocionante sobre direo de arte, e Renato Alarco, falando sobre grandes mestres. Espero que gostem, dia 1 de janeiro tem mais.

E D I T O R I A L : ................................................................ 2 P O R T F O L I O : Maurenilson .............................................. 4 C O L U N A I N T E R N A C I O N A L : Brad Holland .............. 11 I N T E R N A C I O N A L : Marshall Arisman ........................ 16 S K E T C H B O O K : Fabiana Shizue ................................. 24 S T E P B Y S T E P : Lucas Leibholz ................................ 31 C O L U N A N A C I O N A L : Renato Alarco ....................... 36 1 5 P E R G U N T A S P A R A : Mauro Souza ...................... 38 C U R T A S ....................................................................... 49 L I N K S D E I M P O R T N C I A ....................................... 51

ENDEREO DO SITE: www.revistailustrar.com


DIREO, COORDENAO E ARTE-FINAL: Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@gmail.com DIREO DE ARTE: Neno Dutra - nenodutra@netcabo.pt Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REDAO: Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REVISO: Helena Jansen - donaminucia1@gmail.com COLABORARAM NESTA EDIO: Angelo Shuman (Divulgao) - shuman@uol.com.br ILUSTRAO DE CAPA: Fabiana Shizue - fshizue@gmail.com PUBLICIDADE: revista@revistailustrar.com

Foto: arquivo Ricardo Antunes

ricardo antunes
so paulo / Lisboa ricardoantunesdesign@gmail.com www.ricardoantunes.com

DIREITOS DE REPRODUO: Esta revista pode ser copiada, impressa, publicada, postada, distribuda e divulgada livremente, desde que seja na ntegra, gratuitamente, sem qualquer alterao, edio, reviso ou cortes, juntamente com os crditos aos autores e co-autores. Os direitos de todas as imagens pertencem aos respectivos ilustradores de cada seo.

2a

2b

A Revista Ilustrar tem o prazer de anunciar a criao da Reference Press, sua mais nova editora, destinada publicao de livros de grandes ilustradores e artistas, nacionais e internacionais, publicados em parceria com a editora americana Brandstudio Press. O primeiro lanamento o aguardado livro de ilustraes de Benicio, Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio, uma mostra de algumas de suas famosas pin ups que ilustraram diversas capas de pocket books ao longo de dcadas. Belas mulheres, sensualidade, crimes e espionagem em ilustraes com o genial talento de Benicio. Os lanamentos seguintes so: o livro com as incrveis heronas de Hiro Kawahara, o segundo volume de ilustraes de Benicio e uma coletnea indita com artistas. Tudo isso a partir de dezembro, no site da Reference Press: www.referencepress.com Acompanhem pelo Twitter da Revista Ilustrar a data dos lanamentos: @revistailustrar Reference Press. A sua referncia em arte.

percurso que Maurenilson teve at se tornar ilustrador foi um tanto atribulado.


Foto: arquivo Maurenilson

Decidiu ento sair do banco e, sozinho, foi estudar programas grficos. O resultado apareceu logo, com a chance em trabalhar em uma agncia de publicidade. Mais para frente, uma oportunidade de trabalhar como infografista surgiu no jornal Correio Braziliense, se tornando 10 anos depois um dos maiores ilustradores de Braslia e um premiado diretor de arte do jornal.
Maurenilson

COMEO
um curso tcnico em eletrnica (era profisso da moda na poca) na iluso de que eu entraria para o ITA ou para a IBM e pronto, teria um emprego, ganharia bem e seria um exemplo de sucesso. Na metade do primeiro ano de curso surgiu uma oportunidade de emprego num grande banco, passei a estudar eletrnica no turno da noite. Por alguma razo isso piorou a minha compulso. Nunca conseguia terminar o desenho de um circuito sem desenhar uma criatura, um heri, um cenrio. Tive que mudar de curso e acabei fazendo acadmico.

Nasci no Cear. Meus pais vieram para Braslia quando eu tinha 1 ano de idade. De l para c, tropecei num monte de pedras antes de virar ilustrador. Desde os sete anos tenho compulso em riscar. Meu pai desenhava e trabalhava com letreiros na poca em que as ploters no dominavam o mercado. Ele me dava umas dicas, comprava lpis, me deixava brincar com as tintas e os pincis dele.

maurenilson
Braslia maurenilson@yahoo.com.br www.flickr.com/photos/maurenilson

Mesmo assim, num dado momento da minha vida, achei que isso no fosse me levar a lugar nenhum, ento tentei sufocar minha compulso fazendo

4a

4b

P O R T F O L I O :

Compulsivo por desenho, nasceu no Cear, cresceu em Braslia, estudou eletrnica (sempre com dificuldades em terminar o desenho de um circuito sem uma caricatura no meio), e trabalhou em um banco (onde seu nome aparecia sempre entre os ltimos em termos de rendimento, alm das advertncias que levava por desenhar nos recibos de depsitos).

M A U R E N I L S O N

MAURENILSON

COMPULSO PELO DESENHO


M A U R E N I L S O N M A U R E N I L S O N quando conheci o meu amigo Kleber Sales (capa da Ilustrar n 12). O grande Klebauvisk, como costumo cham-lo, me disse que o Correio Braziliense estava abrindo uma vaga de infografista. Preparei meu portfolio, me apresentei na editoria de arte e o editor me contratou como ilustrador. Eu riscava tudo que aparecia na minha frente, isso inclua, claro, alguns impressos do banco, o que me rendeu algumas advertncias verbais da minha chefe: D pra voc parar de riscar os recibos de depsito?!. Depois de oito anos, fui mandado embora. Eles precisavam de algum que vendesse bem todos os produtos do banco e eu s queria vender os que eu compraria. No preciso dizer que meu nome, quase sempre, estava entre os ltimos em rendimento nas vendas. Sair foi a melhor coisa que me aconteceu. Decidi dar vazo minha vontade de desenhar, mas precisava descobrir uma porta de entrada. Os quadrinhos me pareciam muito distantes, exigiam habilidades, pacincia e tempo que eu no tinha. Ento encontrei os programas grficos. Domin-los e som-los aos desenhos me abriria as portas das agncias de propaganda, eu poderia fazer mascotes, desenhar embalagens e os rtulos dos produtos. Preparei um portfolio com umas peasfantasma, peguei a lista telefnica, liguei para cinco agncias: das cinco, duas estavam precisando de pessoas. Visitei as duas e fiquei na que eu achava melhor. Aprendi muito nesse perodo. Percebi que o aprendizado no necessariamente o que te ensinam e sim a forma como voc v ou vai resolver determinado problema. Estava preparando um portfolio novo para recomear minha peregrinao pelas agncias (de tempo em tempo fazia isso para procurar algo melhor)

P O R T F O L I O :

5a

5b

P O R T F O L I O :

DESIGN

GRFICO
Ento, me pareceu natural fundir as duas. Comprei muitos livros de design grfico, peguei dicas de livros com amigos que fizeram desenho industrial, estudei os grids por trs dos alinhamentos, a influncia das cores e como harmoniz-las. As dvidas que tinha, tirava na internet, nos livros ou com os amigos. J se vo dez anos de jornal, e se hoje meu trabalho tem alguma notoriedade, devo grande parte disso minha fonte constante de inspirao e aprendizado, os amigos e alguns colegas de profisso, os que trabalham lado a lado comigo e os que esto em outras paragens, abrilhatando outras pginas, pas afora.

M A U R E N I L S O N

Uma das coisas que admiro no trabalho dos infografistas com os quais trabalhei a habilidade de lidar com as massas de texto em meio s imagens, algo que j percebia e admirava na publicidade. Lidar com uma quantidade de informao numa embalagem to difcil quanto lidar com as informaes de uma pgina infogrfica. Em ambas, o objetivo informar e guiar a leitura, usando as formas e as cores sem comprometer o visual do produto.

P O R T F O L I O :

6a

6b

P O R T F O L I O :

M A U R E N I L S O N

No jornal aprendi uma outra grande lio: quando voc trabalha com grandes profissionais, a sua tendncia querer nivelar o seu trabalho com o deles.

DESIGN + ILUSTRAO
Acho que um artista grfico no pode negligenciar nenhuma influncia. Apesar de ter como base de trabalho o computador, nunca abandonei o lpis. Todos os trabalhos que fao comeam com um pequeno rascunho. Quando canso da finalizao por computador, vou para os lpis de cor, eventualmente uso as tintas, trabalho com recortes; raramente utilizo essas experincias no jornal, fao mais em casa. O dia-a-dia da redao muito corrido e cada um se apega tcnica na qual se sente mais seguro. Quanto ao design grfico, acho que o bom design grfico traz muito aspectos positivos: o uso de cores, de tipografia, de formas, texturas e padres variados, mas tambm temos a sua influncia para algo que considero ruim. Algumas revistas especializadas em arte digital exibem em suas capas uma sobreposio de grafismos aleatrios que formam uma massa grfica colorida sem nexo. Esse tipo de trabalho explodiu em tudo que mdia; s vezes se consegue um resultado interessante, mas tem sido usado em demasia, um modismo que, felizmente, j est passando.

M A U R E N I L S O N

P O R T F O L I O :

7a

7b

P O R T F O L I O :

M A U R E N I L S O N

REA EDITORIAL
Gosto muito de lidar com as massas de texto e fund-las com a ilustrao. Muitos dos trabalho que fiz ficam estranhos quando vistos sem os textos. A rea editorial oferece a oportunidade de lidar com a informao de maneira grfica, transformando a notcia em algo visual. Alm disso, sempre existe a possibilidade de usar algo que est na mdia para passar uma informao relevante. Por exemplo: na poca em que estava passando o filme Piratas do Caribe, em vez de darmos um servio do filme, fizemos, no suplemento infantil, uma matria sobre piratas. M A U R E N I L S O N P O R T F O L I O : Com mapas, explicando todo o contexto histrico na poca, o motivo de o filme se chamar Piratas do Caribe, quem eram os piratas mais temidos e mais famosos, como eram suas respectivas bandeiras e de onde vieram os smbolos delas. Gosto muito de ilustrar para crianas. No futuro gostaria de editar uma revista para o pblico infantil, tendo como base infogrficos direcionados a ele.

P O R T F O L I O :

M A U R E N I L S O N

8a

8b

P O R T F O L I O :

M A U R E N I L S O N

9a 9b
P O R T F O L I O : M A U R E N I L S O N

P O R T F O L I O :

M A U R E N I L S O N

10a 10b
P O R T F O L I O : M A U R E N I L S O N

Part 1: Um Tiro no Escuro


Foto: arquivo Brad Holland

Brad Holland

O Times, antes como agora, era visto como fundamental aos motores e agitadores do mundo. No era um lugar onde voc esperava encontrar refugiados de Screw e do New York Review of Sex refazendo a pgina editorial. Mas foi o que aconteceu. Um novo vdeo no site do Times oferece um breve olhar no improvvel tiro no escuro que veio a se chamar ilustrao conceitual. Apesar de eu estar l desde o comeo, conheo partes da histria apenas de fofoca e deduo. O que se passou no

O Freep no teve realmente leitores fiis, o que se tornou preocupantemente aparente quando fizemos correr

nosso primeiro n na capa. Isso foi na verdade um acidente fortuito. A histria principal tinha cado, e o editor tinha posto uma pea sobre um artista happening ertico, chamado Kusama, na capa. Kusama era o perfeito co de caa de publicidade e forneceu todos os papis com fotografias de suas obras vivas feitas de homens e mulheres nuas em orgias sob seu olhar vigilante. As vendas da edio com uma de suas fotografias de arte/orgia na capa voaram ao cu. As vendas da semana

seguinte afundaram quando rodamos a capa com uma ilustrao sbria. A nudez seguiu nas capas de virtualmente todas as edies subsequentes. Nem mesmo esse indeciso sacana no poderia avanar contra a corrente da falta de leitores do jornal. Ao menos a deciso foi tomada para sacanear em grande escala. E com isso, o New York Free Press se tornou no The New York Review of Sex and Politics. Apesar do nome, o Review of Sex nunca foi realmente um jornal sincero

Brad holland
estados unidos brad-holland@rcn.com www.bradholland.net

11a

11b

Brad Holland

Em A Youth in the Youth Culture, Steve Heller reconta os ltimos dias do Free Press e o nascimento de sua impura reencarnao:

C O L U N A

Comeou como uma experincia. Baseado no trabalho de artistas, atuando de forma independente uns dos outros - isso nunca teria sido tentado sem o gnio de um astuto diretor de arte e teria nascido morto sem a imaginao de um editor visionrio. Seu sucesso exalou uma nova vida no moribundo campo da ilustrao. Ele redefiniu o que arte grfica poderia ser e fazer na era moderna. Ele afirmou a independncia de artistas como comentadores. A surpresa que isso aconteceu no New York Times.

O New York Review of Sex and Politics (dando-lhe seu prprio nome imprprio) era uma fnix agitando suas asas em um esforo para se reerguer das cinzas do New York Free Press. O Free Press entrou em colapso no ano anterior, morto por uma srie de decises da Suprema Corte, que liberou as leis que regulavam a pornografia e gerou uma erupo de tablides de sexo altamente populares, que incluam o original, Screw, e suas outras cpias, Kiss e Pleazure. Pleazure, com z, como em sleaze.

I N T E R N A C I O N A L :

por Brad Holland

B R A D

Palavras e Imagens: Op_Ed aos 40

interior do santurio no West 43rd Street - a colaborao e choque de personalidades - uma histria melhor contada por aqueles que trabalharam l. Minha parte comeou no centro da cidade, na 80 Fifth Avenue, nos escritrios esfarrapados de um jornal falhado de comunidade de esquerda lutando para sobreviver como um jornal de sexo. O seu diretor de arte era um Steve Heller de 19 anos de idade.

H O L L A N D

H O L L A N D

I N T E R N A C I O N A L :

Adoro quando decises editoriais so feitas dessa forma. O conceito de publicar desenhos sem texto era to original que poderia ter sido controverso. No foi. No foi porque os desenhos por si mesmos eram ofuscados por fotos de uma obscenidade to marcante que poucas pessoas esperavam ver tais coisas venda no jornaleiro da esquina. Ainda assim os desenhos chamaram a ateno de um homem que tinha escritrios por perto e estava ento fazendo direo de arte da Screw, o misterioso Jean-Claude Suares. Era Suares, ficando atrs apenas de Art Paul, na Playboy, que estava para mudar a minha vida. Suares era um cara nico para se chapinhar no lamaal frvolo da imprensa underground. Descendente, por sua prpria conta, de uma antiga famlia de banqueiros egpcios, um refugiado da revoluo de Nasser, um estudante que abandonou Yale e graduou-se no Pratt, Suares era o nico membro da imprensa

hippie que dirigia um Bentley para ir trabalhar. Ele tinha seguido meus desenhos na Playboy pelos dois anos anteriores, e sabendo que eu podia ser encontrado frequentemente na vadiagem ao redor do velho escritrio na porta ao lado, ele perambulou por ali um dia e casualmente me perguntou se eu gostaria de fazer para o New York Times o que eu estava fazendo para esse jornal vagabundo. Pensando que a oferta era uma piada, eu disse sim, claro, e fiquei mudo quando descobri que ele no estava brincando. De repente eu fui transportado rapidamente em um tapete mgico para o escritrio, todo em painis de madeira, do legendrio editor do Times, Harrison Salisbury. Suares, verificouse, enquanto ainda fazia direo de arte no Screw, andava fazendo um bico de diretor de arte na ltima criao do Times, a pgina Op-Ed. Lou Silverstein, o diretor de arte associado do jornal, o tinha contratado para dar ao novo rosto um visual distinto.

C O L U N A

Brad Holland

12a

12b

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

sobre sexo (o que quer que isso possa significar). Era meramente um cansado Free Press apelativo tentando competir em um mundo apelativo. O lema do jornal dizia tudo: Um sintoma dos nossos tempos. Semana aps semana - tal como o Screw, Kiss e Pleazure chafurdaram felizes no mundo das relaes sexuais, sexo oral e suas permutas sem fim - o Review of Sex se arrastava, diligentemente cobrindo disputas trabalhistas, a guerra do Vietn e a corrida para a prefeitura da cidade, tudo ensanduichado entre cobertura do cenrio gay do centro da cidade, orgias, casamentos abertos e revelaes sobre a prostituio em Saigon.

Na poca em que eu me envolvi, Steve Heller e eu j tnhamos colaborado em uma revista de edio nica de literatura imatura, Borrowed Time. Agora, com o Review of Sex saindo quinzenalmente, Steve me perguntou o que eu gostaria de fazer pelo jornal. Capas e contracapas, sim, claro, eu disse. Mas eu queria algo mais, algo que justificasse fazer um trabalho por to pouco dinheiro e com prazos to curtos para um tablide com um contedo to dbio. Me d um quarto da pgina editorial de cada edio, eu disse, e me deixe fazer desenhos. Desenhos sobre o qu?, ele perguntou. Sobre qualquer coisa, respondi. Steve deu de ombros e me cedeu o espao.
Brad Holland

B R A D

B R A D

H O L L A N D

H O L L A N D

B R A D

I N T E R N A C I O N A L :

Agora, com a idade da aposentadoria obrigatria se aproximando, ele tinha tomado o comando da nova pgina Op-Ed, criada para expor os leitores da Times a uma gama mais selvagem de opinies do que eles poderiam encontrar nas colunas regulares do jornal. Harrison parecia to ansioso quanto Suares para dar pgina um visual que fosse alm da ilustrao decorativa. Mas estava igualmente claro que ele no queria cartoons polticos com burros e elefantes e polticos com seus nomes escritos nas camisas. Harrison era alto, corts e gracioso. Parecia que ele tinha gostado espontaneamente dos meus desenhos. Agradeceu a Suares por me levar at l e me perguntou como eu visualizava ilustrar artigos se ele fosse me passar alguns. Momentaneamente emperrado, sem uma resposta mal-humorada, eu me arrastava por uma resposta verbal. Eu no via meus desenhos como ilustraes, disse, mas no sabia do que mais cham-los. Finalmente eu tropecei no arremesso de vendas que passei a usar com editores daquele

Tive muitos dias para trabalhar na pea. No me lembro de quantas ideias em sketches eu fiz - muitas, eu acho - mas me lembro de no ter mostrado nenhuma a ningum. Quando decidi os desenhos que queria, fui direto para a tinta. Naqueles tempos, uma soluo standard para um artigo sobre a assistncia social teria sido uma ilustrao literal, talvez um assistente social em uma famlia necessitada, provavelmente com pistas visuais plantadas por toda a ilustrao: o assistente social poderia estar segurando um cartaz, por exemplo, com um papel rotulado Departamento de Assistncia Social. Ou a famlia necessitada poderia estar chamando o assistente no seu escritrio, com tudo claramente rotulado. Meu desenho para a Parte 1 do artigo no poderia ter sido mais diferente. Uma nuvem de tempestade, feita de rostos chorando lgrimas at um inferno onde as lgrimas nunca se extinguiriam, era uma imagem to inacessvel naqueles tempos que eu esperava que Harrison a rejeitasse como a maioria dos editores daquela poca teria feito. Naqueles tempos eu sempre tinha que mandar meus desenhos em duas etapas. Naturalmente, eu tinha de

C O L U N A

Brad Holland

convenc-los que meus desenhos estavam certos para as tarefas - mas isso era a segunda etapa. A primeira etapa significava convenc-los que eu no estava iludido em pensar que eles poderiam aceitar tais desenhos assim rpido. Harrison nunca me fez saltar atravs desse tipo de aro. Ele elogiou o desenho e disse que tinha colocado no cronograma a sua publicao. Eu estava agradecido e impressionado. Ao aceitar o desenho sem rebolio, pensei que ele tinha mostrado real imaginao. O desenho foi ressaltado para causar perplexidade a muitos, talvez a maioria de seus leitores.

Ele parecia disposto a deixar os leitores coando suas cabeas por uma proposta maior em trein-los a ver pensamentos atravs das imagens. Com uma imagem aceita, eu tinha mais a fazer; e essa, eu sabia, seria uma venda difcil. Para o meu gosto, o desenho para a Parte 1 tinha sido um tanto bvio. Apesar de sua abstrao como uma ilustrao, ele era, de fato, ainda somente uma imagem de uma situao de assistncia social. Faltava-lhe a mordida do comentrio. Bom para a Parte 1 do artigo, pensei, mas para a Parte 2 eu queria mostrar como efetivamente uma imagem pode transcender um texto, sair

13a

13b

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

Eu tinha ouvido pela primeira vez sobre Harrison no segundo grau. Como correspondente do Times em Moscou, ele era uma das poucas fontes de notcias fora do paranico imprio de Stalin. Ele tinha ganho o Prmio Pulitzer pela sua reportagem russa, ento voltou aos EUA, cobriu o movimento dos direitos civis no sul e dirigiu a cobertura do Times sobre o assassinato de Kennedy.

Harrison sorriu, e em seu sorriso eu percebi que Suares havia encontrado um editor que - independentemente de ele entender de arte ou no entendia de independncia. Ele me mandou para casa naquele dia com um artigo em duas partes, que ele planejou lanar. O tema era a reforma da assistncia social e o trabalho era um teste.

B R A D

Suares estava certo de que ele tinha o visual. Fluente em vrias lnguas, ele estava alinhando um pequeno bando de artistas ao redor do mundo, diferentes uns dos outros em estilo e contedo, mas semelhantes em seus potenciais para redefinir o que a arte popular poderia fazer no mundo em mudana da mdia de massa. Agora ele tinha de vender seu conceito - e com ele, eu para Harrison Salisburry.

dia em diante. Eu disse: imagine que voc tivesse me trancado em uma sala e o escritor em outra. Voc nos d a mesma tarefa. O escritor entrega um artigo, eu entrego uma pintura. Voc casa os dois e eu espero que o casamento resulte.

H O L L A N D

H O L L A N D

dele e acertar de volta nele. Isso o que eu pensei que o meu desenho na Parte 2 iria fazer - e para meu desapontamento, esse foi o desenho que Harrison rejeitou. Na abordagem da Parte 2 do artigo, eu tinha decidido fazer uma analogia da baguna da assistncia social com o vcio da droga. Eu tomei isso como uma premissa de que a dependncia da assistncia social era auto-perpetuada. No me recordo se o texto dizia isso, mas queria que a imagem o fizesse. A imagem de bocas comendo me levou imagem de um viciado alimentando seu hbito. Eu modelei a figura em um amigo que tinha acabado de morrer de overdose.

B R A D

I N T E R N A C I O N A L :

C O L U N A

Sua ao ainda mostrou mais do que um bom julgamento. Ns todos temos encontrado editores que vo matar uma obra de arte, mesmo uma mais forte que o artigo para que foi feita, e nem pensam mais nisso de novo. Para eles, palavras so o nico meio vlido de transmisso de pensamento. Harrison reconheceu que arte pode carregar um tipo diferente de pensamento e, ao faz-lo, ele e Suares lanaram uma contribuio ao jornalismo que outros editores e diretores de arte ao redor do mundo foram rpidos para emular e imitar. Trs anos depois Harrison incluiu meu desenho do viciado na primeira antologia de palavras e imagens que foi publicada na pgina Op-Ed. Na sua introduo em The Indignant Years, ele resumiu a premissa que tem feito a pgina Op-Ed to influente.

Arte no empregada no Op-Ed para ilustrar, dando ao leitor uma imagem de uma cena que o escritor est tentando descrever. A imagem empregada no como uma ajuda visual, um dispositivo de espao para romper blocos de texto, um meio de cristalizar conceitos abstratos. No. A tarefa das imagens do Op-Ed criar um ambiente que estende e aprofunda o impacto da palavra; fornecer um ambiente no qual o escritor pode mais intensamente penetrar na cabea do leitor, uma atmosfera que estimula imaginao, que cria um temperamento, uma emoo, consistente com as ideias, as questes ou a experincia que o escritor apresenta.

Brad Holland

14a

14b

C O L U N A

Na poca fiquei desapontado por Harrison ter separado meu desenho do artigo sobre assistncia social. Tal como eu pensei que meu primeiro desenho da assistncia social era muito bvio, eu agora achava que o desenho do viciado tinha sido usado em um paralelo que fazia dele tambm muito bvio. Mas eu era um moleque naquela poca. Hoje acho que Harrison estava certo. Seu julgamento foi mais sutil do que meu entusiasmo.

Op-Ed um casamento de ideia e imagem, do artista e do escritor, uma simbiose de formas criativas.

I N T E R N A C I O N A L :

Ele no me falou que estava rejeitando o desenho porque era grotesco ou porque as pessoas no iriam querer ver viciados na mesa do caf da manh. Ele no falou que a analogia era muito obtusa ou que ele no concordava com a premissa. Em vez disso, ele disse que o desenho era muito forte para se perder

Brad Holland

B R A D

Um editor mediano - e mesmo um muito bom - iria tipicamente matar uma imagem, no importa o quo autoritrio, se ela falhasse em repetir feito um papagaio o texto, no importando o quanto fosse medocre. Mas aqui foi onde Harrison mostrou o que separa um bom editor de um grande - e o que fez a pgina Op-Ed to nica.

no artigo sobre a assistncia social. Ele iria providenciar um novo artigo para ir com o desenho. Harrison era to bom quanto a sua palavra. O desenho do viciado ficou rolando em seu escritrio por muitas semanas, ento publicou o desenho com uma matria dura que ele encomendou chamada Direto na Veia. Na idade de 17 anos, ela comeava, eu tinha um hbito. Eu era viciado em herona. O autor era algum chamado Sandy Smith. Sua biografia dizia que ele era um escritor, ex-presidirio e viciado em drogas. Ele morreu de overdose em junho de 1972. Isso foi 2 anos depois de seu relato ter sido publicado com meu desenho no jornal.

H O L L A N D

H O L L A N D

B R A D

I N T E R N A C I O N A L :

Nos anos que se seguiram, a premissa tem sido testada, contestada, perdida de vista e reafirmada, tal como uma sucesso de editores e diretores de arte, manobrando em diferentes nveis de convico, compromisso e sucesso, de tornar o princpio abstrato em jornalismo dirio.

Para saber mais sobre os 40 anos do Op-Ed e ver o video do Times, acesse: http://nytimes.com/opedat40

C O L U N A

Brad Holland

Todos os desenhos de Brad Holland

15a

15b

Brad Holland

Brad Holland

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

Essa foi a premissa editorial que resultou na pgina Op-Ed, uma premissa nascida em inspirao - e to rara em sua poca como em qualquer poca: aquela que na pgina impressa a arte importava tanto quanto a palavra.

E para aqueles de ns que acreditam na inveno e reinveno, o passado sempre apenas um prlogo.

B R A D

Arte no Op-Ed s vezes fala por si mesma, se mantendo sozinha como comentrio. Mas quando a Arte assim fala a imagem por si mesma falando sem o benefcio da palavra. No cartoon, e se for uma caricatura, ento caricatura numa forma que no tenha sido previamente conhecida.

No seu ensaio de 1969 para TV Civilisation, o crtico de arte britnico Keneth Clark observa que movimentos em arte, como revolues, raramente duram mais de 15 anos. Depois disso, ele disse, a chama chega ao fim. O povo prefere um brilho aconchegante. No geral, acho que verdade. Mas para os protetores da chama isso nunca a ltima palavra. Uma ideia, uma vez lanada, est sempre l para outros usarem, perderem ou construrem sobre.

H O L L A N D

Foto: arquivo Marshall Arisman

om uma slida carreira internacional, Marshall Arisman reconhecido pelos seu talento como ilustrador, artista plstico, professor de artes e escritor, tendo feito capas para algumas das mais importantes revistas americanas, como a Times, U.S. News & World Report, The Nation e muitas outras. Seu extraordinrio trabalho como professor principalmente em relao ao mestrado do curso Ilustrao como Ensaio Visual, onde professor e diretor do Masters na School of Visual Arts, de Nova York. Seu expressivo trabalho como ilustrador e pintor mostra uma viso muito pessoal do mundo e da vida, como veremos a seguir.

Marshall Arisman

Em seu comeo de carreira como ilustrador voc diz que ficou 3 anos com um portfolio onde a preocupao era agradar aos outros, e que tudo mudou quando passou a agradar a voc prprio. O que provocou essa mudana?

Ento parei. Depois do exrcito eu cansei da ilustrao. Persegui isso por trs anos, nunca fazendo mais de US$ 3.000 em qualquer ano. Eu falhei. Estava fazendo imagens para eles, diretores de arte, clientes, etc. Minha falta de sucesso como ilustrador foi uma bno. Sem nada a perder, comecei a fazer imagens para mim mesmo, baseado no mundo ao meu redor quando eu cresci. Comecei com armas. Meu irmo tem carregado uma arma desde que ele tinha quinze anos.

Eu nasci e cresci em uma cidade pequena. Sem ter uma ideia do que significava design grfico eu escolhi isso como meu principal estudo quando fui para a Pratt Institute, no Brooklyn.
marshall arisman
estados unidos marisman@sv a.edu www.marshallarisman.com

Me formei em 1960, conseguiu um emprego na General Motors e depois percebi que no gostava de trabalhar com outras pessoas, resolvendo problemas de design de outra pessoa.

16a

16b

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

MARSHALL ARISMAN

A R I S M A N

A R I S M A N

No entanto a sua carreira no baseada apenas na ilustrao, e sim em 3 atividades que se complementam: ilustrao / aulas / galerias de arte. De que forma elas se complementam?

M A R S H A L L

* Ilustraes do livro Frozen Images

Passo meu tempo em trs diferentes reas. Sou presidente de um programa de ps-graduao, Ilustrao como Ensaio Visual da School of Visual Arts; escrevo e ilustro meus prprios romances e livros infantis e fao vdeos. E continuo a pintar e fazer arte para mim mesmo. Para mim, esse desvio saudvel, todas as reas elogiam as outras.

I N T E R N A C I O N A L :

Essa mudana no seu portfolio se deu com seu livro Frozen Images. Apesar de ter sido uma mudana definitiva em sua carreira, tambm acabou por criar o rtulo de um ilustrador com estilo violento. At que ponto isso pode ter limitado seu campo de atuao?

Temas como Uganda, bombas nucleares, poluio, etc. Meu livro de desenhos me estabeleceu como o sujeito a ser chamado quando o inferno desaba e os demnios se libertam. Como eu me coloquei nessa categoria, no tenho arrependimentos. Vivemos em um mundo violento. Isso um fato. Na encomenda do trabalho me foi dada total liberdade para me expressar. A indstria editorial estava tentando me usar e eu estava tentando us-la. Na minha opinio, um negcio justo. Naquele tempo, meu trabalho pessoal (pinturas) tambm era sombrio, mas com menos narrativa. Eles tambm tinham publicado e comecei a mostrar em galerias. Isso durou 20 anos, at que o meu trabalho pessoal se deslocou para outras direes.

Meus desenhos de armas de fogo se transformaram em um ensaio visual sobre a violncia. Violncia fazemos a ns mesmos, violncia fazemos uns aos outros e violncia fazemos com o meio ambiente. Dois anos depois, os desenhos tornaram-se um livro intitulado Frozen Imagens (1972) que agora est fora de catlogo. Mandei o livro para amigos, incluindo alguns diretores de arte que eu j tinha visto antes. Para minha surpresa e espanto, na semana seguinte recebi uma encomenda de uma ilustrao para a pgina Op-Ed do The New York Times.

17a

17b

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

Eu sou de Libra, preciso de equilbrio. Um astrlogo uma vez me disse que eu mataria por equilbrio.

A R I S M A N

A R I S M A N

M A R S H A L L

A questo do misticismo no meu trabalho complicada. Eu comecei a ver auras, formas de energia de cor, na dcada de 1980. Eu resisti a pint-las por saber que auras aparecem na chamada arte religiosa e pouco mais. Eu me considero uma pessoa espiritual, mas no um religioso.

Na dcada de 1990, comecei uma srie intitulada Light Runners, que incorporava o que eu estava vendo - a aura. Isso desenvolveu em uma srie intitulada Ayahuasca Series, a pesquisa pictrica por objetos perdidos e almas perdidas que fazem referncia a pinturas rupestres do paleoltico.

I N T E R N A C I O N A L :

Vo c t e v e i n f l u n c i a d e d o i s g r a n d e s artistas, o pintor Francis Bacon e o i l u s t r a d o r R o b e r t W e a v e r. Q u a l a importncia dos dois nos mercados de artes plsticas e ilustrao?

Em 1968 vi minha primeira exposio de Bacon no Museu Guggenheim. Ele reforou a minha convico de que a arte figurativa pode ser muito emocional e que se pode ler atravs das terminaes nervosas, e no apenas com os olhos ou o crebro. Robert Weaver, pioneiro da ilustrao contempornea, foi um gnio pictrico.

Funcionando mais como um escritor do que como ilustrador, ele disse muitas vezes mais do que uma histria em suas ilustraes. Weaver definiu o ensaio visual.

E como eles o influenciaram no seu trabalho?

A influncia de Bacon em meu trabalho anterior bvia. A influncia da Weaver mais sutil. O pensamento de Weaver impactou meu trabalho mais do que a sua pintura.

Ayahuasca Series

18a

18b

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

Outra influncia constante em seus trabalhos, e que voc j comentou diversas vezes, sobre a importncia do misticismo em sua vida, que comeou atravs de sua av, que era psquica e via auras. Alm disso, voc tambm v auras e expressa isso nos quadros, o que permitiu criar vrias sries de pinturas com o tema. De que forma o misticismo tem funcionado como motor criativo?

Cresci com uma av que foi uma notvel psquica e ministra espiritualista. Ela via as auras e usava a habilidade para detectar doenas fsicas. Eu uso auras para expressar luz. Depois de anos explorando o lado obscuro do homem, sinto a necessidade de explorar a luz dos homens. Yin e Yang.

A R I S M A N

A R I S M A N

M A R S H A L L

I N T E R N A C I O N A L :

No curso de graduao que voc l e c i o n a , c h a m a d o V i s u a l E s s a y, voc fala muito sobre trabalhar em sries. Como isso pode ajudar no desenvolvimento do trabalho de criao de um ilustrador?

identificarem histrias pessoais, tanto escritas como visuais e, em seguida, escolher um modelo que os atraia. Graphic Novel, gibis, livros infantis, animao, uma srie de trabalhos para uma galeria, etc. Tudo em essncia so ensaios visuais com contedos pessoais. Ao trabalhar em uma srie de imagens interrelacionadas, os alunos podem introduzir o elemento de tempo e explorar histrias em profundidade.

O programa de ps-graduao cria uma comunidade de artistas figurativos que querem contar histrias. Ns aceitamos 20 alunos por ano, damos a cada aluno um espao de estdio com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana. O currculo voltado a ajudar os alunos a

19a

* Pintura da srie Light Runners

19b

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

A R I S M A N

A R I S M A N

Muito do seu trabalho como ilustrador uma crtica banalizao da violncia. At que ponto possvel o ilustrador ter o papel de crtico social?

M A R S H A L L

A banalizao da violncia que aparece na ilustrao o resultado de ilustradores fazendo imagens que no so pessoais.

I N T E R N A C I O N A L :

Ayahuasca Series

20a

20b

* Pintura da srie Light Runners

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

Se voc acredita, como eu, que a arte uma espcie de mediao entre ns e o mundo exterior, ento o crtico social como ilustrador uma pessoa que est verdadeiramente indignada com a injustia que nos cerca.

A R I S M A N

A R I S M A N

M A R S H A L L

I N T E R N A C I O N A L :

Vo c j r e c e b e u m u i t a s c r t i c a s d e galerias de arte por ser um artista q u e t a m b m t r a b a l h a c o m o i l u s t r a d o r, como se isso fosse um defeito. Por que acha que existe essa resistncia das artes plsticas em reconhecer a ilustrao tambm como uma obra de arte?

Isso est mudando. Com ilustradores se tornando autores de seu prprio trabalho e impregnando as artes com contedo pessoal, o esteretipo enfraquece. Donos de galerias sempre me disseram para parar de ilustrar - que vou arruinar minha carreira como artista plstico. O trabalho que tenho feito para as revistas eu teria feito para mim mesmo. David Smith, escultor proeminente dos EUA, disse: Trabalho feito para satisfazer as mentes e que necessita de outras pessoas arte comercial. Trabalho feito para satisfazer a mente e que necessita do artista artes plsticas. Eu apoio essa declarao.

Quando os crticos de arte querem punir um artista plstico, eles o chamam ilustrativo. Isso geralmente significa que existe muita narrativa ou histrias contadas em seu trabalho. Um exemplo seria Andrew Wyeth. Mesmo Bacon tem sido chamado de ilustrador. As razes disso podem ser traadas no passado da ilustrao comercial, onde os ilustradores meramente decoravam a histria escrita pelo escritor.

21a

21b

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

A R I S M A N

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

A R I S M A N

22a 22b
I N T E R N A C I O N A L : M A R S H A L L A R I S M A N

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

A R I S M A N

23a 23b
* Ilustrao para capa da Revista Time

I N T E R N A C I O N A L :

M A R S H A L L

A R I S M A N

Foto: arquivo Fabiana Shizue

Fez curso tcnico em desenho e se formou em Design Grfico, pela faculdade de Belas Artes de So Paulo. Antes de terminar a graduao, escolheu trabalhar exclusivamente com ilustrao. Atualmente, trabalha para diversas mdias, como livros, catlogos, revistas, sites, colees de cadernos e estampas. Diverte-se desenhando em seu bloco de rascunho, fotografando e colecionando livros de moda e infantis.

O sketchbook, por mais incrvel que parea, no fazia parte da minha vida desde o comeo. Eu sempre desenhei em papis avulsos; como eram muitos rascunhos iam se amontoando, se perdendo. Depois de um tempo comecei a desenhar diretamente no computador, sempre vetor. Acho que fiz um caminho inverso de aprender a desenhar... rss De uns anos pra c comecei a utilizar o sketchbook loucamente. Era um modo de fugir da frente do monitor, de desenhar onde estivesse, o que viesse em mente, de errar e no ter como consertar, de testar texturas, linhas, canetas e tintas no mesmo lugar.

Fabiana Shizue

fabiana shizue
So paulo fshizue@gmail.com www.fshizue.com

At hoje no tenho um s, no consigo ser to organizada... tenho vrios, de diversos tamanhos e tipos de papel. Mas meu bloco no passa de A4, pois eu desenho pequeno.

24a

24b

S K E T C H B O O K :

desenho e as artes manuais sempre fizeram parte do dia-a-dia de Fabiana Shizue.

F A B I A N A

FABIANA SHIZUE

S H I Z U E

S H I Z U E

F A B I A N A

S K E T C H B O O K :

Gosto de desenhar pequeno e usar canetas finas. Entre algumas pinturas, tentativas de aquarelas, pincis e telas, por enquanto estou preferindo a caneta e seus traos. Quando vou fazer ilustras para freelas normalmente rascunho bastante a lpis, mas para desenhos pessoais, tenho uma certa dificuldade de gostar dos rabiscos. Normalmente eu prefiro quando j comeo com a caneta e o desenho vai aumentando sozinho, vou completando, completando at que em algum momento eu acho que acabei. Entre os skechbooks que tenho, tem o que fica no carro, o que est ao lado da cama, um na bolsa, outros pela casa. O meu preferido um que encapei de tecido florido, espiral, mas com folhas

mais grossas e com microserrilhado para destacar os desenhos depois. O sketchbook uma pea super importante para o ilustrador, uma extenso do que se passa pela mente, transportada em forma ou cores. Ele me ajuda muito em traos mais soltos, inesperados, no aprimoramento da observao da criatividade. Abrir o prprio sketchbook como se fosse de outra pessoa bem interessante. Ver seus traos antigos, observar as evolues, ver como voc via as coisas. Meu sketchbook como um dirio, fao tudo nele, escrevo, desenho, s vezes tudo de uma vez na mesma pgina. No final as ilustras conversam comigo.

25a

25b

S K E T C H B O O K :

F A B I A N A

S H I Z U E

S H I Z U E

Este ano comecei um projeto pessoal de resgatar pequenos rabiscos dos sketchbooks e aplic-los em produtos artesanais de papelaria. So ilustras variadas, tiradas de partes dos meus cadernos ou vetores guardados que quis transformar em cadernos, blocos e quadrinhos para as pessoas conhecerem e tambm poderem ter. Acho interessante conseguir dividir com as pessoas um pouco dos meus tracinhos, que normalmente s ficam escondidos nos sketchbooks.

F A B I A N A

S K E T C H B O O K :

As coisas que desenho so bem aleatrias, mas giram em torno do cotidiano. Mas mais voltado natureza. Apesar de sempre morar e gostar da cidade, gosto de desenhar plantas, bichos, detalhes, detalhes minsculos, como o desenho que se forma no miolo de um pepino por exemplo... tudo que natural, esquecido, pequeno ou discreto eu gosto de observar. Gosto de pessoas, mas no as desenho normalmente; prefiro deixar na memria e depois fazer um desenho utilizando as lembranas que ficaram. Gosto de moda, me inspira bastante para os freelas, gosto de coisas felizes, complexas e bonitas. J os desenhos de sketchbooks so mais voltados a pensamentos, humor, sentimentos.

26a

26b

S K E T C H B O O K :

F A B I A N A

S H I Z U E

S K E T C H B O O K :

F A B I A N A

S H I Z U E

27a 27b
S K E T C H B O O K : F A B I A N A S H I Z U E

S K E T C H B O O K :

F A B I A N A

S H I Z U E

28a 28b
S K E T C H B O O K : F A B I A N A S H I Z U E

S K E T C H B O O K :

F A B I A N A

S H I Z U E

29a 29b
S K E T C H B O O K : F A B I A N A S H I Z U E

S K E T C H B O O K :

F A B I A N A

S H I Z U E

30a 30b
S K E T C H B O O K : F A B I A N A S H I Z U E

Foto: arquivo Lucas Leibholz

ucas Leibholz nasceu em Piracicaba (interior de So Paulo) em maro de 1981 e mora em So Paulo desde 2005. Influenciado pelo tradicional Salo de Humor de Piracicaba, estudou na adolescncia na escola de desenho Magno Artes, e em 2001 foi estudar Design Grfico na Universidade Estadual de Londrina, no Paran, onde se formou em 2005. Tem participado de diversas exposies, ganhando inmeros prmios. Profissionalmente trabalhou com ilustraes e projetos grficos para vrios clientes como a Editora Abril, Editora Globo e a gravadora Trama, alm de ter trabalhado por quase dois anos no estdio Macacolndia e atualmente no estdio Technoimage.

Lucas Leibholz

Eu comeo o desenho sempre atravs de formas geomtricas como esperas, cubos, inclusive usando as propores dessas formas j para distorcer a fisionomia da pessoa. Gosto muito de desenhar no grafite, mas ultimamente, pela agilidade, j comeo desenhando no photoshop. Para desenhar uso os Brushes bsicos e gosto de ligar nas opes de Brush (F5) o Shape Dynamics, o Scattering e o Transfer. Sempre comeo esboando bastante, s vezes a caricatura sai rpido, outras vezes fao muitas e muitas vezes para sair algum desenho que funcione.

Lucas leibholz
So paulo lucasleibholz@gmail.com http://lucasleibholz.blogspot.com

Quando no sai mesmo, eu fao um desenho de observao do rosto da pessoa ou fico observando, tentando notar as formas do rosto - para isso uso vrias fotos com diferentes iluminaes e ngulos.

31a

31b

S T E P

B Y

S T E P :

L U C A S

LUCAS LEIBHOLZ

Fui convidado pelos amigos da Editora Prumo, que fizeram um belssimo trabalho com o lettering do ttulo para a capa. Obrigado a todos e espero que gostem do meu processo de trabalho.

L E I B H O L Z

O trabalho que vou mostrar aqui um projeto de capa, para um livro do grande mestre do humor Chico Anysio, chamado Fazedores de Histrias.

L E I B H O L Z

L U C A S

S T E P :

B Y

S T E P

Depois desse primeiro passo criei um novo layer acima do esboo e fiz um outro trao mais escuro, detalhando um pouco mais as formas e marcando um pouco mais a fisionomia. Aps ter feito esse segundo trao desligo nas opes do Brush (F5) o Shape Dynamics e o Scattering, deixando apenas o Transfer ligado, variando o Hardness. Ento comeo a definir os tons e o contraste, usando sempre pelo menos uma referncia fotogrfica. Gosto de fazer uma paleta ao lado do desenho para ter mais controle das cores que estou usando.

Aps definidos alguns volumes, retiro a linha e continuo trabalhando as cores e formas. Assim vou equilibrando o desafio de distorcer mais ou menos em funo de no perder a similaridade. Gosto muito de trabalhar essas formas em funo da luz no ambiente do desenho. muito importante conseguir visualizar a luz que voc vai querer. Nessa fase, principalmente esse tipo de escolha a coisa mais importante. Portanto, o interessante para mim aqui testar e experimentar bastante.

32a

32b

S T E P

B Y

S T E P :

L U C A S

L E I B H O L Z

L E I B H O L Z

L U C A S

S T E P :

B Y

S T E P

Por se tratar de um trabalho editorial evolvendo caricatura, escolhi primeiro trabalhar o desenho de rosto e, resolvida a base disso, comecei a montar o layout para a capa. Tentei trabalhar o corpo dele num estilo de trao e distoro parecido com o que j tinha criado para a cabea.

A ideia inicial veio do ttulo do livro, que Fazedores de Histrias. Tive a ideia de fazer o Chico Anysio sentado em um banco de praa com uns bales de dilogo com o ttulo do livro dentro, mas a ideia dos bales ficou de lado e o Chico sentado no banco se manteve.

Aps alguns estudos de corpo comecei a definir mais as dobras de tecido, sombras, texturas e definindo mais a silhueta. Tambm trabalhei uma variao mais rosa e cinza no rosto, tirando assim o excesso de laranja e buscando uma tonalidade de pele mais realista.

Considero essa fase o fechamento do esboo e normalmente a parte rpida do processo, mas tambm a parte mais difcil, pois onde voc tem que tomar todas as decises e fazer o desenho funcionar. Se eu acho no final dessa fase que o desenho no est funcionando do jeito que queria porque necessita de mais trabalho.

33a

33b

S T E P

B Y

S T E P :

L U C A S

L E I B H O L Z

L E I B H O L Z

L U C A S

S T E P :

B Y

S T E P

Aps tudo ter sido aprovado pelo cliente e definido vem a parte braal que finalizar. importante sempre manter o esboo em uma pasta separada pois fcil perder. Quando se trabalha em zoom, a referncia da luz geral do ambiente j definida anteriormente no esboo. O legal dessa parte trabalhar a textura de pele, pequenas imperfeies, brilhos e materiais como tecido, e de como a luz

reage com esse tipo de cabelo. Para tudo isso importante sempre estudar bastante fotografia, ver como os pintores clssicos trabalhavam suas solues e buscar sempre boas referncias, mas preciso ter cuidado para no ficar totalmente preso a uma foto, pois a tendncia que o desenho fique duro e sem vida. Procure pensar em como a luz reage forma/material que voc est trabalhando.

Ainda finalizando, a est por exemplo, a foto de referncia para ver como funciona o material do sapato e como usei no desenho.

Antes de fechar a finalizao fiz um leve bafo de luz acima dos braos, no cabelo e nos culos, para integr-lo melhor no ambiente. Aps definida a parte de pintura usei uma textura de papel envelhecido, dessaturei, contrastei bastante e apliquei em cima da imagem com overlay e opacidade de 30%.

34a

34b

S T E P

B Y

S T E P :

L U C A S

L E I B H O L Z

S T E P

B Y

S T E P :

L U C A S

L E I B H O L Z

35a 35b
S T E P B Y S T E P : L U C A S L E I B H O L Z

Mestres e Discpulos
por Renato Alarco
Houve um tempo em que o ensino de arte era algo que parecia ter sido escrito em tbulas de pedra, como leis perenes ditadas por algum Deus da Arte. Professores impunham o estudo de cnones e, movidos por profundas convices pessoais (sobre o certo, o errado, o bom, o ruim, o bonito e o feio), tangiam seus alunos sem diferenciar as mltiplas personalidades ou os interesses expressivos de cada indivduo. Um jovem artista chamado Matisse teve a sorte de estudar com um professor diferente do padro habitual. Gustave Moreau - este era o seu nome - conseguia enxergar em seus discpulos o que havia de mais especial e nico, sem impor sobre eles verdades absolutas nem a sua prpria forma de ver ou de se expressar. Diante dos trabalhos daquele que veio a se tornar o seu mais ilustre discpulo, o mestre Moreau profetizou: Voc vai simplificar a pintura... O que voc faz mais importante do que o que eu digo. Sou apenas um professor, no compreendo nada. J imaginaram o que teria acontecido com Matisse se em seu caminho ele tivesse topado com um mestre com uma outra forma de ensinar? L longe no passado, o sbio Scrates foi o tipo de professor que chegava

H mais coisas a se dizer sobre mestres e discpulos. Por exemplo, aquela velha histria de que jovens artistas com grandes qualidades em estado ainda imaturo so como uma pedra bruta aguardando apenas o cinzel do mestre. No h nada mais equivocado do que acreditar nisso! Em conversa com um amigo taosta e

renato alarco
Rio de janeiro renatoalarcao@terra.com.br www.renatoalarcao.com.br

Pode-se encontrar mestres e oportunidades de aprendizado em diversas situaes: na universidade, no ambiente de trabalho, na famlia, etc. H logicamente a opo de aprender pelos livros e ainda a possibilidade de apreenso do conhecimento pela via virtual, atravs de podcasts, dvds e vdeos online. Acredito particularmente que o aprendizado prtico (de uma tcnica de pintura ou desenho, por exemplo) s funciona com a presena fsica do professor. Mas, como muitos autodidatas podero atestar (e Brad Holland um deles), com horas e horas quebrando a cabea sozinho pode-se aprender alguma coisa. Se antigamente a experincia de acompanhar um mestre por anos

Certa vez um dos meus mestres veio me visitar em meu ateli-escola e me confidenciou rapaz, voc um cara de sorte por s reunir em torno de voc as pessoas que esto realmente interessadas em aprender. Achei curiosa aquela frase e perguntei a ele se a realidade de suas aulas na universidade era muito diferente. Ele me contou - sem esconder um certo ar de frustrao - que, muitas vezes, em turmas de 30 alunos, tinha a impresso de que apenas meia dzia de pessoas davam ouvidos para o que ele tinha a dizer. Fora do circuito de escolas e universidades h excelentes oportunidades de crescimento

Renato Alarco

36a

36b

C O L U N A

era algo bastante comum, hoje esta uma prtica rara e que encontrase de forma bastante diluda. Seria injusto e um tanto quanto simplista mencionar a falta de vocao de professores nas universidades e escolas como justificativa para isso. Sou da opinio de que o que falta mesmo so os verdadeiros alunos, gente com a vontade, humildade e a persistncia to necessrias para o pleno aprendizado na arte.

N A C I O N A L :

O mestre no necessariamente o sabe-tudo, mas sua experincia pode ser como uma lanterna que clareia um caminho ou aponta uma porta para os seus aprendizes. O fato que, na maioria das vezes o mentor est ali apenas para criar contextos propcios para a aprendizagem. Ele muitas vezes coloca-se humildemente como ponte para que outros atravessem, mesmo que seus alunos venham a conhecer lugares por onde ele prprio jamais pisou ou sequer pisar.

Quem j assistiu filmes de kung fu, em especial aqueles nos quais em algum momento a relao de mestre e discpulo abordada, vai perceber esta sutileza. Um sbio mestre, que j percorreu seu longo caminho, agora compartilha seu valioso saber em pequenas doses, quase que envoltas numa aura enigmtica, apenas para dar tempo suficiente ao impaciente aprendiz para que ele possa digerir apropriadamente o contedo, meditar a respeito, exercitar-se naquelas lies e, finalmente colocar o conhecimento em prtica. Como se v, artes marciais, assim como as artes visuais, exigem certa dose de cimbras, disciplina, intuio...

Foto: arquivo Renato Alarco

Luciano Feijo

R E N A T O

em seus colquios com o objetivo primordial de apenas dialogar. Em vez de apresentar-se vestido de certezas, Scrates buscava criar o contexto e o ambiente onde as ideias podiam florescer e, por conseguinte, gerar novas ideias. Assim, as verdades e concluses mais slidas nasciam do embate entre as suas ideias e aquelas dos seus discpulos.

Um professor no deve despender um grande esforo para educar seu discpulo. A prerrogativa do esforo, da disciplina e do interesse deve partir sempre do aluno.

A L A R C O

profundo conhecedor do I-Ching, falei sobre as dores e delcias do ofcio de educar nas artes, e ele ento compartilhou comigo esta prola de sabedoria:

R E N A T O

N A C I O N A L :

C O L U N A

Dos 18 aqui presentes, arrisco dizer que apenas 5 vo viver de ilustrao. Olhares de estupefao seguiramse quela frase, ultrajante, curta e sonora como um tapa de mo aberta. Alguns colegas pareciam perguntar-se internamente ser que eu estarei dentre os cinco?. Outros pareciam verdadeiramente indignados. Silenciosamente compreendi que as entrelinhas daquela declarao eram na verdade um chamado ao nosso engajamento, e podiam ser lidas assim: esta uma profisso difcil, com muita concorrncia e poucas oportunidades. Sejam, portanto, esforados, disciplinados e persistentes. Com muito trabalho, consegui fazer

Me parece que o Marshall assim apenas porque to bom em aprender quanto em ensinar.

Este artigo partiu de um texto originalmente publicado no meu blog, entitulado a quem aprende e a quem ensina, e que at hoje o recordista de comentrios por l. Muitos alunos deixaram o seu recado. A eles e aos meus mestres dedico esta coluna.
A Revista Ilustrar agradece a participao especial de Luciano Feijo nas ilustraes desta seo: lucianofeijah@gmail.com www.drquem.com

37a

37b

Luciano Feijo

C O L U N A

Lembro-me bem do meu primeiro dia de aula no mestrado, quando ns, 18 alunos das mais diferentes origens, culturas e pases, ouvimos do professor Mirko Ilic:

Certa vez ele trouxe para a aula um vdeo sobre seu trabalho e nos confidenciou que no estava muito satisfeito com a escolha que o diretor havia feito para a trilha sonora. Suas ilustraes sombrias - que inclusive lhe renderam o apelido de Mr. Death - pediam algo mais leve para contrabalanar, disse-nos. Ento, antes de apertar o boto de play no videocassete, abriu um estojo preto e de l sacou um saxofone. Assistimos ao vdeo na sala escura com ele improvisando um jazz, de p, ao lado do televisor.

N A C I O N A L :

At o momento tive a sorte de encontrar no caminho da minha formao quatro mestres. Foram artistas que me serviram de exemplo pela qualidade do seu trabalho, pela consistncia de sua trajetria, pela generosidade em compartilhar sua experincia e pela sinceridade de suas crticas. Se fui atrs de conquistar um diploma de mestrado estava movido justamente pelo exemplo destes professores e pelo desejo em aprofundar-me nesta questo: tornarme um artista melhor para ser um professor melhor.

R E N A T O

artstico atravs de oficinas de arte. Nelas, o curto tempo de convivncia compensado pela intensidade do contedo e, principalmente, pela qualidade do pblico, gente verdadeiramente sedenta pelo que o professor-artista se prope a compartilhar. E tenho visto grandes ilustradores cada vez mais entusiasmados com a experincia de dar aulas.

A L A R C O

Marshall Arisman foi um dos grandes mestres que tive a sorte de encontrar na vida. Em 1984 ele criou o programa Illustration as a Visual Essay, da School of Visual Arts, reunindo grandes mestres da arte narrativa (entrei para a escola em 1999). Uma aula com o Marshall uma experincia. Mstico, ele fala com o seu indivduo mais profundo; sua crtica, sempre leve, abre portas dentro das imagens levando seu autor a explorar novos territrios e neles encontrar tesouros ocultos. Se falta sangue numa ilustrao ele sabe por o dedo no ponto exato da hemorragia. Marshall um exmio contador de causos e consegue entreter uma plateia como ningum.

A L A R C O

parte do grupo dos cinco. No foi fcil. No tem sido fcil e sei que esta uma conquista diria.

Foto: arquivo Mauro Souza

Parte de seu sucesso vem tambm devido sua produo como designer de cenrios desde 1998 para o estdio de Mauricio de Sousa. Nesse perodo, desenhou para filmes publicitrios, sries para TV e longas metragens para o cinema. Como ilustrador Mauro tem trabalhado para diversas revistas da Editora Abril, como Superinteressante, Mundo Estranho, Aventuras da Histria, Info Exame, Placar, Recreio, Voc S/A, Sade e outras. Ilustrou tambm livros paradidticos para as Editoras Globo, FTD e Ediouro, alm de outros trabalhos executados para Sesc-SP, Redcell, Laboratrio Aventis Paster, e outros.

Mauro Souza

1
mauro souza
so paulo mauro@estudio22.com.br www.estudio22.com.br

VOC UM ARQUITETO FORMADO PELA UFPA E COM MESTRADO NA EESC-USP. CHEGOU ALGUMA VEZ A EXERCER A ARQUITETURA?

Trabalhei com arquitetura durante a faculdade e no meu primeiro ano de formado. Nesta poca fazia, paralelamente, alguns pequenos trabalhos de ilustrao para jornais de centro acadmico e de sindicatos.

Gostava de desenhar, mas confesso que no acreditava muito que dava para sobreviver de desenho na minha cidade. No fim da graduao mudei para So Paulo para cursar um mestrado na USP. Tinha uma bolsa de estudos, mas surgiu a oportunidade de trabalhar em um grande estdio. No comeo seria algo para ajudar a pagar as contas; afinal, eu ainda estava focado em ser arquiteto.

38a

38b

1 5

P E R G U N T A S

ascido em 1974, o ilustrador e arquiteto formado pela UFPA Mauro Souza hoje um dos mais conhecidos ilustradores do mercado, grande parte devido o seu trao nico e muito caracterstico.

P A R A :

MAURO SOUZA

M A U R O

S O U Z A

S O U Z A

APESAR DE SER MAIS TCNICA, A ARQUITETURA ACABOU SENDO FUNDAMENTAL NA SUA FORMAO COMO CARTUNISTA E ILUSTRADOR...

E OS PERSONAGENS?

M A U R O

Apesar de ter muitas influncias, sempre busquei um trabalho bem pessoal. No comeo falavam que eu fazia um cartum de arquiteto. Talvez a arquitetura tenha reforado esta caracteristica de fazer cenrios um pouco mais elaborados.

Montei um portfolio de desenhos pessoais e mandei para uma srie de agncias e editoras. Poucas responderam, mas para minha sorte, tive um retorno do Alceu Nunes, na poca diretor de arte da Revista Superinteressante. Comecei a ilustrar para a Super e da para as outras revistas da Abril foi um pulo.

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

E COMO UM ARQUITETO ACABOU DEDICANDO A CARREIRA ILUSTRAO E AO CARTUM?

Por um desses acasos inexplicveis, logo que mudei para So Paulo, fui parar em uma visita ao estdio do Mauricio de Sousa. Tive a oportunidade de mostrar uns trabalhos para ele e ele gostou. No departamento de animao estava comeando a produo de uma sre de desenhos animados para a Rede Globo. Fiz uma proposta de projetar uma casa

para cada personagem e pensar em como seria o bairro Limoeiro. Para uma srie animada, isso ajuda bastante os roteiristas e animadores a se localizar nos ambientes. Como tinha um desenho de arquitetura que tendia para o cartum, eles comearam a usar meu prprio desenho como cenrio. Logo virei o designer de cenrios da MSP. Ainda consegui terminar o mestrado, mas nunca mais trabalhei com projeto de arquitetura.

39a

39b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A U R O

A faculdade me mostrou um desenho mais acadmico que juntei ao trao mais caricato que eu j curtia.

Como nunca desenhei os personagens do Mauricio, fazia apenas cenografia, sentia falta de criar e desenhar minhas prprias figuras.

S O U Z A

S O U Z A

UMA MARCA NO SEU TRABALHO O HUMOR, PRESENTE TANTO NOS PERSONAGENS QUANTO NAS SITUAES. QUAL A IMPORTNCIA DO HUMOR PARA VOC COMO ARTISTA?

e desenho de humor em geral. Comecei copiando o desenho de quadrinistas e chargistas que admirava. Adorava Chiclete com Banana, Piratas do Tite, Geraldo, revista Mad. Lembro de recortar as charges da Folha e guardar tudo em uma pasta.

M A U R O

Quando comecei a desenhar eu gostava mesmo era de cartum, caricatura

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

40a

40b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A U R O

S O U Z A

S O U Z A

QUE INFLUNCIAS VOC TEVE, TANTO ARTSTICAS COMO NO HUMOR?

M A U R O

P A R A :

P E R G U N T A S

O trabalho do ilustrador, hoje, acaba sendo muito solitrio. Voc fica trancado em um pequeno estdio, muitas vezes em casa mesmo, de frente para uma prancheta ou monitor. Tive a sorte de comear minha vida profissional num grande estdio, cercado de grandes talentos.

1 5

Com certeza. J tentei fazer desenhos mais srios, mas no meu caso, sinto que ficam duros e engessados. No tem jeito, os editores sempre me pautam para ilustrar textos mais bem-humorados. Lembro de uma vez ilustrar uma matria para a Superinteressante sobre o que aconteceria se as taxas juros cassem muito. Imagina s, falar de taxa de juros para o pblico jovem da revista. Me chamaram para dar um tom engraadinho para a matria. Acredito que o desenho de humor, hoje, me permite transitar entre publicaes infantis (Recreio, Turma da Mnica) e adultas (Revista Vip, Mens Health, Veja).

No tenho dvida de que o estilo de desenho de humor que trabalho seja universal. A gente acaba sempre utilizando recursos para criar expresses que so estereotipadas no cartum. Este desenho sempre teve uma forte presena na imprensa escrita e o estilo acaba sendo bem aceito porque tanto crianas como adultos tem inmeras referncias visuais do cartum. Acho que o humor facilita tudo por ser um elemento vital da condio humana.

41a

41b

1 5

PARA VOC ESPECIFICAMENTE, O HUMOR PERMITE UMA MAIOR FLEXIBILIDADE DE EXPRESSO?

ISSO INTERESSANTE, PORQUE COM UM MESMO ESTILO VOC SE DIRIGE A ADULTOS E CRIANAS. ACHA QUE ENCONTROU UM ESTILO UNIVERSAL OU O HUMOR QUE UNIVERSAL E SEM IDADE?

P E R G U N T A S

Na minha fase mais profissional ainda sinto a influncia dos dolos da infncia, mas trabalhei lado a lado com desenhistas como Mrcio Nicolosi, Airon, Kanton, Itsuo e o privilgio de trabalhar com prprio Mauricio de Sousa - e sinto o quanto isso refinou meu trabalho.

P A R A :

At hoje sou fascinado pelos desenhos do Laerte. J na faculdade veio uma fase onde adorava charges e cartuns e Ziraldo era meu mestre.

M A U R O

Tive influncias diferentes em momentos diferentes da vida. Quando era criana e copiava desenhos, Mauricio de Sousa e Disney eram as referncias. Logo depois descobri a Chiclete com Banana e os cartunistas Angeli, Glauco, Laerte.

S O U Z A

S O U Z A

M A U R O

Na MSP eu continuo fazendo o design da cenografia dos projetos de animao para TV e cinema e com o passar do tempo fui acumulando outras funes. Sou ilustrador das capas dos gibis de linha e os especiais. Ilustro os cenrios e fao

P A R A :

Tinha toda a ajuda que precisava ali do meu lado, ento bolei roteiros bem curtinhos para fazer alguns ensaios. Comecei vrios curtinhas, animando com a ajuda e orientao dos colegas animadores. Consegui terminar 4 deles. No estavam nem sonorizados e apresentei com portfolio no site do Estudio22. Alguns anos depois o Mrcio Sousa, irmo do Mauricio de Sousa, que cuida do estdio de som da MSP, viu os curtas

P E R G U N T A S

1 5

42a

42b

1 5

P E R G U N T A S

A animao exige bastante dedicao do artista e todos os animadores que conheci so desenhistas virtuosos.

P A R A :

Talvez o fato de ser arquiteto me d uma intimidade maior com perspectivas e ambientaes, mas o que vale mais na elaborao de um cenrio para animao uma boa composio e um equilbrio de cores. Isso, para mim, trabalho de ilustrao.

Trabalhei durante anos em um estdio de animao sem ser um animador. Mesmo sabendo que animar no era para mim, eu queria fazer alguma coisa autoral com animao.

Dois deles foram selecionados pelo Anima Mundi no ano passado e A Roda ganhou um prmio do jri profissional na categoria celular. Ainda tenhos alguns curtas para finalizar e sonorizar. Acho animao fascinante, mas prefiro trabalhar na pr-produo, fazendo design de cenrios ou concepts.

M A U R O

ALM DE ILUSTRADOR, DESDE 1998 VOC TRABALHA NO ESTDIO DE MAURICIO DE SOUSA COMO DESIGNER DE CENRIOS. PARA VOC, OS CENRIOS SO UM COMPLEMENTO DA FUNO DE ILUSTRADOR OU UMA FUNO COM CARACTERSTICAS PRPRIAS?

a cor, s no desenho personagens. Tambm sou editor de arte no departamento que cuida de livros na empresa. Acho que a questo dos cenrios seria, mesmo, um complemento.

10

MAS VOC TAMBM J ESTEVE ENVOLVIDO COM ANIMAO, NO? CHEGOU A FAZER DOIS CURTAS PARA O ANIMA MUNDI. FORAM S EXPERINCIAS OU PRETENDE SE ENVOLVER NESSA REA?

na Internet e me perguntou se eu no queria fazer uma trilha. Perfeito, com uma orientao do Mrcio, o Danilo, msico do estdio, fez a sonorizao de 3 curtas.

S O U Z A

S O U Z A

11

VOC TAMBM EST ENVOLVIDO EM DOIS PROJETOS PARALELOS, O ESTDIO ORANGOTANGO E A REVISTA 22. DO QUE SE TRATA?

M A U R O

P A R A :

Eu j fazia isso no blog, mas sentia falta de ter um material impresso. Ela tem uma periodicidade indefinida, mas gostaria de produzir, pelo menos, a cada semestre. O Orangotango surgiu como um encontro de amigos. Eu j ensaiava algumas parcerias em trabalhos que no conseguia vencer o prazo sozinho. Numa conversa com o Mrcio Guerra e o Chris Borges, dois amigos ilustradores com quem tenho afinidades de estilo, resolvemos montar o estdio Orangotango, paralelo aos nossos trabalhos pessoais. Ainda est bem no comeo e estamos vendo no que vai dar.

P E R G U N T A S

1 5

43a

43b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

A Revista 22 foi uma forma de o estdio apresentar um portfolio de trabalhos feitos sem briefing ou interferncia de um editor ou diretor de arte.

M A U R O

Quando comecei a fazer trabalhos editoriais fora da MSP, precisei abrir minha empresa e montei o Estudio22, que tenho at hoje.

S O U Z A

S O U Z A

M A U R O

P A R A :

P E R G U N T A S

12

NA REVISTA 22 VOC DESENVOLVEU UMA SRIE DE TRABALHOS SOBRE CONTOS DE FADAS, COM PONTOS DE VISTA DIFERENTES. QUAL FOI O PONTO DE PARTIDA PARA ESSE TEMA?

Na MSP estava trabalhando em um livro de contos de Grimm, Andersen e Perrault. Comeamos a pesquisar um pouco mais sobre estes clssicos e percebi que as verses mais antigas de algumas destas histrias so bem menos ingnuas do que aprendi. legal ver que estes personagens tm sua carga de erotismo e maldade. Comecei a desenhar por diverso e quando surgiu a ideia de fazer a Revista 22 achei que o tema seria legal.

1 5

13

PRETENDE CONTINUAR ESSA SRIE? CONTOS DE FADAS NO FALTAM...

Pois ... eu gosto muito do tema. divertido mexer com histrias que at ento pareciam to bobinhas. Talvez continue apenas como portfolio.

44a

44b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A U R O

S O U Z A

S O U Z A

15

POR FIM, QUAIS SO SEUS PROJETOS PARA O FUTURO?

M A U R O

Estou com um projeto de um livro sobre caf em parceria com uma conhecida barista e especialista na bebida. O projeto se chama Caf com pernas, em aluso aos cafs chilenos.

Me considero um ilustrador essencialmente editorial e estou investindo em fazer mais coisas neste mercado.

P A R A :

P E R G U N T A S

14

EXISTE ALGUM CONTO DE FADAS EM ESPECIAL QUE VOC AINDA NO ILUSTROU OU QUE GOSTARIA DE FAZER UMA VERSO MAIS PESSOAL?

No sei... eu gosto da figura do lobo. D para brincar com vrias histrias onde ele aparece: Chapeuzinho Vermelho, Os Trs Porquinhos, O Lobo e os 7 Cabritinhos.

O vilo, sempre temido e incompreendido, acaba sendo mais divertido. Tambm gosto de desenhar as personagens femininas como pin-ups. Sei que no h nada de novo nisso e vrios artistas j fizeram. No pretendo recontar as histrias. So apenas pequenas pardias de cenas clssicas.

1 5

45a

45b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A U R O

Tenho um monte. Estou tentando tirlos da gaveta. Como trabalho na MSP durante o dia e noite para o meu estdio, o tempo para me dedicar a projetos pessoais fica meio escasso.

Trata-se de um livro de pin-ups com receitas e dicas de cafs. Gostaria ainda de editar alguns livros pelo Estudio22, mas isso deve ficar mais para o futuro. Se eu conseguir definir uma periodicidade para a Revista 22 j vou ficar muito contente.

S O U Z A

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A U R O

S O U Z A

46a 46b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : M A U R O S O U Z A

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A U R O

S O U Z A

47a 47b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : M A U R O S O U Z A

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A U R O

S O U Z A

48a 48b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : M A U R O S O U Z A

ILUSTRAO TCNICA MODELO VIVO... EM CASA


As sesses de modelo vivo so timas para treinar o desenho e a viso... mas nem todo mundo tem tempo para ir, o que uma pena. Mas agora possvel simular uma sesso de modelo vivo em casa mesmo. Ok, no modelo vivo, mas a dinmica toda de uma sesso est l. No link abaixo, basta entrar, escolher o tipo de modelo que pretende o e tempo de exposio de cada imagem. Existe tambm a opo para visualizar animais... super! Basta comear a desenhar... mos obra! http://pixelovely.com/tools/gesture.html Voc do tipo que gosta de ilustrao tcnica, daquelas que aparecem em manuais de equipamentos, folhetos explicativos e grficos de motores? Ento esse o seu site. O Techical Illustrators.Org um site onde juntam pesquisas, tutoriais e portfolios do mundo da ilustrao tcnica. Vai poder encontrar um pouco de tudo: http://technicalillustrators.org

ARTE COM LIXO PA S S O A PA S S O D E C E N R I O S


Scott Wills o cenarista de desenhos animados como The Road to El Dorado, Ren & Stimpy, Monsters Vs Aliens, Laboratrio de Dexter e vrios outros. Ele disponibilizou na net 3 filmes curtos mostrando o passo a passo de 3 cenrios bacanas usados na srie Samurai Jack, vale a pena acompanhar: http://tinyurl.com/2b7vf7g E aqui o site oficial de Scott Wills, com diversos cenrios: http://animationbgs.blogspot.com O artista Zac Freeman utiliza lixo para construir retratos extraordinrios, em uma tcnica sofisticada onde consegue captar todas as nuances e sombras: www.zacfreemanart.com E aqui mais algumas fotos extras e vrios closes: http://tinyurl.com/2f6uchf

49a

49b

C U R T A S

Receba detalhes da produo e informaes extras sobre ilustrao, arte e cultura, acompanhando a revista de trs formas diferentes na Internet:

Twitter:

revistailustrar
Orkut: comunidade Revista Ilustrar

Facebook: Revista Ilustrar

GUIA DO ILUSTRADOR - Guia de Orientao Profissional


www.guiadoilustrador.com.br

ILUSTRAGRUPO - Frum de Ilustradores do Brasil


http://br.groups.yahoo.com/group/ilustragrupo

SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil


www.sib.org.br

ACB / HQMIX - Associao dos Cartunistas do Brasil / Trofu HQMIX


www.hqmix.com.br

UNIC - Unio Nacional dos Ilustradores Cientficos


http://ilustracaocientifica.multiply.com

AEILIJ - Associao de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil


www.aeilij.org.br

ADG / Brasil - Associao dos Designers Grficos / Brasil


www.adg.org.br

ABRAWEB - Associao Brasileira de Web Designers


www.abraweb.com.br

CCSP - Clube de Criao de So Paulo


Aqui encontrar o contato da maior parte das agncias de publicidade de So Paulo, alm de muita notcia sobre publicidade: www.ccsp.com.br

51a

51b

Anda mungkin juga menyukai