Anda di halaman 1dari 4

Aluno: Flavio Lori Grando

Resumo das sees 3.3 e 3.5 do livro Arquitetura e Organizao de Computadores, de Willian Stallings

Estruturas de Interconexo Um computador consiste de um conjunto de componentes que se comunicam entre si, por isso deve-se existir caminhos de conexo entre estes componentes. A coleo destes caminhos chamada de estrutura de interconexo. O projeto desta estrutura depende do tipo deinformao que trafega por ela. A estrutura de interconexo deve suportar os seguintes tipos de transferncia:
y

Memria para o processador: o processador l uma instruo ou uma unidade de dados da memria. Processador par a memria: o processador escreve uma unidade de dados na memria. E/S para o processador: o processador l dados de um dispositivos de E/S via um mdulo de E/S. Processador para E/S: o processador envia dados para um dispositivo de E/S. Transferncia entre um dispositivo de E/S e a memria: nas transferncias de dados em ambas as direes, o mdulo de E/S pode trocar dados diretamente com a memria, sem a interferncia do processador, usando o acesso direto a memria (DMA).

Interconexo de Barramentos Um barramento um caminho de comunicao entre dois ou mais dispositivos. Uma caracterstica bsica de um barramento ser um meio de transmisso compartilhado. Para que a transmisso ocorra com sucesso, apenas um dispositivo pode transmitir sinais pelo barramento a cada instante. Basicamente existem trs tipos de barramentos tais quais: Barramento de dados: fornecem um caminhos para a transferncia de daods entre os mdulos do sistema. O barramento de dados contem tipicamente 8, 16 ou 32 linhas; o numero de linhas conhecido omo a largura do barramento de dados.

Barramento de endereos: utilizado para designar a fonte ou o destino dos dados transferidos pelo barramento de dados. Barramento de controle: usado para controlar o acesso e a utilizao das linhas de dados e de endereo. Como as linhas de dados e de endereo so compartilhadas por todos os componentes, deve existir uma maneira de controlar sua utilizao. Os sinais de controle so utilizados tanto para transmitir comandos quanto para transmitir informaes de temporizao entre os mdulos do sistema. Os sinais de temporizao indicam a validade das informaes de dados e de endereo. Os sinais de comando especificam as operaes a serem executadas. As linhas de controle tpicas incluem: escrita na memria, leitura de memria, escrita em porta de E/S, leitura de porta de E/S, confirmao de transferncia, requisio do barramento, concesso do barramento, requisio de interrupo, confirmao de interrupo, relgio, inicializao (reset). Fisicamente, o barramento do sistema na verdade um conjunto de condutores eltricos paralelos. Esses condutores so linhas de metal impressas em um carto ou placa de circuito impresso. O barramento se estende por todos os componentes do sistema, cada um dos quais se liga a algumas ou a todas a linhas do barramento.

Tipos de barramento As linhas de um barramento podem ser classificas em dois tipos genricos: dedicadas e multiplexadas. Uma linha de barramento dedicada tem uma funo fixa ou associada a um subconjunto de componentes fsicos de um computador, por exemplo o barramento de dados e endereo. Porm, a utilizao das mesmas linhas do barramento para vrios propsitos comum e chama-se multiplexao de tempo e tem como vantagem possibilitar o uso de poucas linhas, economizando espao e em geral diminuindo o custo. A desvantagem que cada mdulo do sistema necessita de circuitos mais complexos alm de prejudicar o desempenho uma vez que os processos compartilham as mesmas linhas. O uso de vrios barramentos, cada qual conectado apenas a um subconjunto de mdulos, denominado de dedicao fsica, por exemplo o mdulo de E/s. A vantagem da dedicao fsica uma alta taxa de transferncia de dados, em razo da menor conteno no barramento. A desvantagem o aumento do tamanho e do custo do sistema.

Mtodos de arbitrao Os vrios mtodos de arbitrao podem ser classificados como centralizados ou distribudos. Em um esquema centralizado, um nico dispositivo de hardware, conhecido como controlador de barramento ou arbitro, reponsvel por alocar tempo de utilizao do barramento a cada mdulo do sistema esse dispositivo pode constituir um mdulo separado ou fazer parte do processador. Em um esquema distribudo, no existe um controlador central, cada mdulo do sistema contem uma lgica de controle de cassoe os mdulos agem de forma conjunta para compartilhar o barramento. Temporizao A temporizao de um barramento refere-se ao modo pelo qual os eventos nesse barramento so coordenados.

Largura do barramento. A largura do barramento nada mais do que o nmero de linhas(bits) que compe o tamanho do barramento.

PCI O barramento PCI (peripheral componente interconnet interconexo de componentes perifricos) um barramento de grande largura de banda. Independente do processador utilizado, que pode funcionar como barramento perifrico ou mezanino. O PCI apresenta melhor desempenho do sistema para subsistemas de E/S de alta velocidade (tais como adaptadores de videogrficos, controladores de interface de rede e controladores de disco). No somente isto o torna atraente como tambm ele especificamente projetado para satisfazer os requisitos de custo de E/S dos sistemas modernos; sua implementao requer poucas pastilhas (chips), e outros barramentos podem ser conectados ao barramento PCI. O PCI projetado para trabalhar com uma variedade de configuraes de microprocessadores.

Estrutura do barramento PCI O PCI pode ser configurado como um barramento de 32 ou 64 bits. As 49 linhas de sinal obrigatrias do PCI so divididas nos seguintes grupos funcionais:
y y

Pinos de sistema; Pinos de dados e endereos;

y y y

Pinos de controle da interface; Pinos de arbitrao; Pinos de erros. Alm disso, a especificao do PCI define 51 linhas de sinal opcionais divididas

nos seguintes grupos funcionais:


y y y y

Pinos de interrupo; Pinos de suporte a memria cache; Pinos de extenso do barramento para 64 bits; JTAG/pinos de teste.

Comandos PCI A atividade do barramento ocorre na forma de transaes entre um iniciador, ou mestre e um alvo. Quando um mestre adquire controle do barramento, ele determina o tipo de transao que ocorrer em seguida. Os possveis comandos so: confirmao de interrupo, ciclo especial, leitura e escrita de diversos tipos.

Transferncia de dados Toda transferncia de dados no barramento PCI uma transao nica, consistindo em uma fase de transferncia de endereo e uma ou mais fases de transferncias de dados.

Arbitrao O barramento PCI utiliza um esquema de arbitrao sncrono e centralizado, no qual cada mestre possui uma linha de sinal de requisio e uma linha de sinal de concesso. Essas linhas so conectadas a um rbitro central e um protocolo simples de requisio/concesso empregado para obter acesso ao barramento.

Anda mungkin juga menyukai