Anda di halaman 1dari 5

Texto retirado do endereo: http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.

html

Introduo Netiqueta
Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet, chamamos Netiqueta. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivncia dos milhes de usurios na rede. Esta pgina contm um resumo de Netiqueta para comunicao via E-mail, teis para trocas de e-mail, participao em listas e newsgroups.

Como escrever na Internet


Fale, no GRITE! Combine letras maisculas e minsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel no so escritas somente com letras maisculas; na Internet, escrever em maisculas o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maisculas so aceitveis em ttulos e nfases ou avisos urgentes. Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ... Os emoticons (ou smileys) so cones formados por parnteses, pontos, vrgulas e outros smbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoes. difcil descobrir quando uma pessoa est falando alguma coisa em tom de brincadeira, se est realmente bravo ou feliz, ou se est sendo irnico, em um ambiente no qual s h texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a us-los aos poucos e, com o passar do tempo, estaro integrados naturalmente a suas conversas on-line.

E-mail
Qual o assunto? A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.

Por qu? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma mdia de 60 mensagens. Quais ela ler primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras sero lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem. Quando for inevitvel uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por exemplo: Subject: Reuniao de sexta (msg longa!) Arquivos anexados (attachments) Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas. Pargrafos boa prtica deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fcil de ler, mesmo que a mensagem seja longa Respostas Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer s pessoas que o ajudarem. No inclua todo o contedo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que voc est comentando, ou a que frases se est respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabealhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta). Se o assunto da mensagem original era, por exemplo: Subject: jogo de domingo verifique que sua resposta apresenta a linha: Subject: Re: jogo de domingo Por conveno, as linhas includas (citadas) so precedidas por ">" (sinais de maior), mas existem variaes. Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que voc est respondendo e, logo abaixo, sua resposta.

Respostas em cascata Ao responder mensagens respondidas, as citaes ficam com camadas de ">>" em cada linha. Se sua resposta j est incluindo uma terceira ou quarta camada de ">>", temos uma cascata: hora de cortar as citaes, ou pelo menos apagar alguns ">" que estejam a mais. Preste ateno para usar sempre o comando de resposta (reply) quando for responder a uma mensagem, e o comando de encaminhamento (forward) quando estiver somente passando adiante um e-mail. Isso evita confuses e mensagens em cascata. Assinaturas possvel criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrnico. As assinaturas so arquivos pequenos, contendo alguma informao sobre voc: nome completo, empresa, cargo, referncias de trabalhos on-line, frases. No exagere! Essa assinatura deve se restringir a no mximo 4 (quatro) linhas. Algumas listas e newsgroups acrescentam assinaturas automaticamente s mensagens postadas. Ao participar de listas e fruns com essa caracterstica, considere utilizar uma assinatura pessoal ainda mais simples que de costume.

Listas e newsgroups
Participe quando tiver algo a dizer Nas deliberaes de algumas assemblias, as manifestaes acontecem apenas quando se tem alguma coisa a acrescentar, ou algum ponto em desacordo com o que est em votao. Assim nas listas e newsgroups: no envie mensagens que dizem apenas "Envie esse programa pra mim tambm!", "Estou de acordo!", "Muito bem!". Participe somente quando tiver alguma contribuio para o desenvolvimento da conversa. Conforme o caso, um e-mail pessoal mais apropriado. Respondendo mensagens Cite sempre a mensagem respondida, indicando "quem" disse "o qu". Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta.

Replicao de mensagens No envie a mesma mensagem para diversos newsgroups e listas. Muitas pessoas recebem mensagens por mais de uma lista, e participam de mais de um frum conseqentemente, recebero mais de uma cpia de seu e-mail. Se realmente precisar fazer uma postagem mltipla de uma mesma mensagem, pea desculpas pelo possvel recebimento de cpias duplicadas. Leia o FAQ!!! Muitos newsgroups e listas mantm arquivos chamados FAQs (Frequently Asked Questions). Se sua lista ou grupo de news no tiver um FAQ, uma boa idia organizar um. Nesses arquivos, pode-se encontrar diversas perguntas j respondidas sobre as normas de participao da lista ou news, bem como assuntos relacionados aos tpicos principais de discusso. Mantenha sempre essas mensagens de FAQ; no caso de perd-las, envie e-mail pessoal para a pessoa responsvel, ou ento para algum participante da lista, solicitando uma cpia. Como que eu fao para...? No envie mensagens para uma lista, pedindo para sair da lista. Se no souber quem o responsvel, "eleja" algum que tenha enviado uma mensagem para a lista, endereando um email pessoal pedindo ajuda. Para esclarecer dvidas mais bsicas, tais como: "O que browser?", no envie mensagens para a lista ou newsgroup. Leia o FAQ, ou ento consulte algum em particular que, se no responder diretamente suas perguntas, poder indicar algum endereo na Internet com informaes sobre o assunto desejado.

Sobre propaganda
Cuidado! Divulgar produtos ou servios arriscar-se a receber flames. Introduza divulgaes no contexto das conversas. Enviar divulgao no desejada uma das formas de spam. Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereos de sites nas assinaturas de e-mail, ou participao em listas e endereos na Internet dedicados divulgao de propagandas

Spam Fazer spam enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, no importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatrias das mensagens. A prtica de "spamming" no um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuio, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber vrias cpias, causando a sobrecarga das caixas de e -mail, entre outros transtornos. Ao receber mensagens com alertas sobre vrus, correntes de qualquer tipo, histrias estranhas, no passe adiante. Comente com amigos que j tenham mais experincia, com o suporte de seu provedor, ou responsveis pelo equipamento utilizado.

Anda mungkin juga menyukai