Anda di halaman 1dari 18

Histrias de Atos

Lies para Clulas


Igreja Batista Central de Belo Horizonte

Lio 1
A Cura de um Mendigo Aleijado
Quebra- Gelo
No deixe de preparar um quebra-gelo para essa reunio.

Introduo:
Nos meses de dezembro e janeiro, aproveitando a campanha de leitura bblica, seremos ministrados em nossas reunies de clulas por histrias do livro de Atos dos Apstolos. Das histrias bblicas, sempre podemos extrair princpios prticos a serem aplicados em nossas vidas, de modo a gerar uma vida abenoada. Na reunio desta semana, vamos ser ministrados pela histria da cura de um mendigo aleijado. Que o Esprito Santo entregue nas mos de cada um de ns os princpios dessa histria e nos ajude a coloc-los em prtica!

Leitura e exposio do texto bblico:


Leia o texto abaixo com a toda a clula, prestando especial ateno aos grifos que foram feitos. Texto-base: Atos 3.1-10
Certo dia Pedro e Joo estavam subindo ao templo na hora da orao, s trs horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascena, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e Joo iam entrar no ptio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e Joo olharam bem para ele e, ento, Pedro disse: Olhe para ns!. O homem olhou para eles com ateno, esperando receber deles alguma coisa. Disse Pedro: No tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande. Segurando-o pela mo direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os ps e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto ps-se em p e comeou a andar. Depois entrou com eles no ptio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus, reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido (grifos do autor da lio).

HIstrias de Atos 3

Esta uma histria de duas perspectivas e expectativas quanto a um problema e sua soluo. Vamos a elas.

1. A perspectiva e expectativa do aleijado de nascena


A primeira est no primeiro pargrafo e pertence ao aleijado de nascena. O texto diz que ele era colocado todos os dias na porta do templo chamada Formosa para pedir esmolas aos que entravam no templo. A perspectiva e expectativa desse homem e de seus prximos (os que o colocavam diariamente naquela porta para esmolar) era a de que no havia uma soluo maior e definitiva para o seu problema, ou seja, a cura do aleijamento, mas, to somente, uma soluo menor e paliativa, isto , o saciar parcial e insuficiente das necessidades financeiras que estavam sendo geradas pela impossibilidade daquele homem trabalhar, tendo em vista a sua deficincia. Aquele homem no estava focado em solucionar o seu problema principal, mas, sim, em um problema secundrio, gerado pelo principal. Uma prova dessa perspectiva e expectativa que, ao ver que Pedro e Tiago iam entrar no templo, aquele homem pediu-lhes esmola e, aps Pedro ter pedido para ele olhar para eles, ele atenciosamente lhes olhou, esperando receber deles algum dinheiro. No sabia que aqueles homens eram discpulos de Jesus e que, por isso, poderiam oferecer a ele a cura de sua enfermidade. O aleijado da porta Formosa contava e se apoiava em piedade, recursos e poder de humanos e buscava uma soluo parcial.

2. A perspectiva e expectativa de Pedro e Joo


A segunda perspectiva e expectativa est no segundo pargrafo e pertence a Pedro e Joo. O texto diz que Pedro pediu para que o aleijado olhasse para eles e lhe disse: No tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande (At 3.6). Pedro e Joo tiveram uma perspectiva e expectativa diferentes. O que eles viram? Ao olharem para o mendigo aleijado, viram um homem que no precisava principalmente de uma esmola, mas, sim, de cura fsica. Ao olharem para si mesmos, viram que, como homens e ex-pescadores, no tinham recursos para dar quele homem e ajud-lo temporariamente em seus problemas financeiros. Entretanto, como discpulos e apstolos de Jesus Cristo, tinham acesso ao poder celestial para dar fim quela situao de deficincia e pobreza que acompanhava aquele homem desde o seu nascimento. Com essa perspectiva e expectativa celestiais, Pedro invoca o nome de Jesus e ordena a cura daquele aleijado. Pedro e Joo contavam e se apoiavam na misericrdia, recursos e poder de Deus e buscavam uma soluo definitiva. Apesar de contar com a ao divina para a soluo definitiva do problema do mendigo aleijado, o fator humano no deixou de atuar no milagre ocorrido. Pedro, alm de proclamar uma palavra de cura para o aleijado, lhe estendeu a mo para ajud-lo a se levantar (cf. v.7). A ao de Deus no elimina a ajuda humana. Certamente, HIstrias de Atos 4

devemos olhar para Deus e buscar dele a soluo para os nossos problemas. Entretanto, muitas vezes, a ao de Deus se manifesta tambm atravs da ajuda dos homens, em parceria com essa.

Perguntas de reflexo e compartilhar:


1. Qual o grande problema que voc tem enfrentado atualmente? 2. Esse problema que voc apontou principal ou secundrio? Ou seja, no caso de ter apontado, por exemplo, um problema financeiro, ser que realmente esse o grande problema ou h um problema maior por traz dele? 3. Que tipo de soluo voc tem buscado para esse problema: uma soluo parcial ou definitiva? 4. Voc tem contado e se apoiado apenas na piedade, recursos e poder do homem para solucionar esse problema ou tem buscado, principalmente, a soluo na misericrdia, recursos e poder de Deus? 5. Vamos orar a Deus por cada um dos problemas apresentados e, tambm, pensar nas possveis ajudas humanas que podem ser oferecidas a eles.

Concluso e desafios:
Na lio de hoje vimos que podemos ter duas perspectivas e expectativas diante de um problema e sua soluo: a do aleijado de nascena (soluo parcial apoiada no homem) e a de Pedro e Joo (soluo definitiva apoiada em Deus e contando tambm com a ajuda humana). Na prxima semana, observe qual a sua tendncia de perspectiva e expectativa diante de um problema e sua soluo. Voc busca atacar o problema principal? Voc busca solues definitivas? Voc busca a ao de Deus?

HIstrias de Atos 5

Lio 2
Os Discpulos Repartem seus Bens
Quebra- Gelo
No deixe de preparar um quebra-gelo para essa reunio.

Introduo:
O livro de Atos nos apresenta a histria dos primrdios da Igreja crist. Essa Igreja muito admirada e idealizada por conta de algumas suas caractersticas. Na lio de hoje, vamos estudar algumas delas. Que o Esprito Santo faa de ns uma igreja conforme a vontade de Deus!

Leitura e exposio do texto bblico:


Texto-base: Atos 4.32-5.11 Em Atos, por duas vezes, Lucas faz uma descrio sucinta da chamada Igreja Primitiva, da Igreja de Jerusalm. Essas descries esto em 2.42-47 e 4.32-35 e so muito semelhantes. Essa semelhana se d principalmente no seguinte aspecto:
Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuam a cada um conforme a sua necessidade (2.44-45). Da multido dos que creram, uma era a mente e um o corao. Ningum considerava unicamente sua coisa alguma que possusse, mas compartilhavam tudo o que tinham. (...) No havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos ps dos apstolos, que o distribuam segundo a necessidade de cada um (4.32,34-35).

A partir desses dois textos, pergunte:

1. Quais algumas das caractersticas da Igreja Primitiva?


De acordo com John Stott, importante telogo e expositor bblico ingls, h trs aspectos da Igreja Primitiva comuns a esses dois textos. So elas:

HIstrias de Atos 6

1. Uma atitude radical, especialmente em relao s suas propriedades.


Os dois textos bblicos relatam: Tinham tudo em comum (2.44) e Ningum considerava unicamente sua coisa alguma que possusse, mas compartilhavam tudo o que tinham (4.32). A partir desses versos, no podemos entender que aqueles irmos tinham renunciado propriedade privada em prol do bem comum. Para entendermos bem esses textos, temos que levar em considerao a frase ningum considerava unicamente sua coisa alguma que possusse. Ou seja, embora continuassem a possuir seus prprios bens materiais, os cristos primitivos tinham uma atitude radical em seu corao em relao a eles, qual seja, consideravam suas posses disposio para ajudar os irmos necessitados.

2. Uma ao sacrificial.
Os dois textos bblicos relatam: Vendendo suas propriedades e bens (2.45) e Os que possuam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos ps dos apstolos (4.34-35). A atitude radical dos primeiros cristos os levou a uma ao sacrificial, qual seja, venderem suas propriedades e bens e ofertarem o dinheiro aos apstolos, para ser usado conforme as necessidades.

3. Uma distribuio proporcional necessidade real.


Os dois textos bblicos relatam: Distribuam a cada um conforme a necessidade (2.45) e O distribuam segundo a necessidade de cada um (4.35). A atitude radical e a ao sacrificial daqueles irmos estava baseada no princpio de que a distribuio das ofertas seria proporcional necessidade real das pessoas. A distribuio era to criteriosa nesse sentido, que Lucas chega a declarar: No havia pessoas necessitadas entre eles (4.34).

2. Em Atos 4.32, est escrito: Ningum considerava unicamente sua coisa alguma que possusse, mas compartilhavam tudo o que tinham (4.32). Qual a sua atitude em relao s suas propriedades e bens? 3. Voc estaria disposto a abrir mo de um bem material para satisfazer s necessidades de outras pessoas?
Logo aps fazer a sucinta descrio da Igreja Primitiva que acabamos de estudar, Lucas d dois exemplos de pessoas que abriram mo de seus bens materiais para a satisfao de necessidades de outros. So eles Barnab (cf. 4.36-37) e o casal Ananias e Safira (cf. 5.1-11). Apesar de terem tido a mesma atitude de abnegao e doao, esses dois exemplos se diferenciaram em algo crucial: Ananias e Safira HIstrias de Atos 7

usaram de mentira e hipocrisia em seu ato de doao, para aparentarem ter uma piedade semelhante de Barnab e serem louvados pelos homens. O texto bblico diz que Barnab vendeu um campo que possua, trouxe o dinheiro e o colocou aos ps dos apstolos (4.37). Ananias e Safira, entretanto, venderam uma propriedade, retiveram parte do dinheiro e colocaram o restante aos ps dos apstolos, dando a entender que estavam doando todo o valor referente propriedade (cf. 5.1-4). Essa atitude de mentira e hipocrisia foi revelada pelo Esprito Santo a Pedro e, como conseqncia, Ananias e Safira caram mortos, o que gerou grande temor na igreja (cf. 5.5-11).

4. Em Mateus 6.1, est escrito: Tenham o cuidado de no praticar suas obras de justia diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocs no tero nenhuma recompensa do Pai celestial. Se voc est disposto a abrir mo de um bem material para satisfazer s necessidades de outras pessoas, qual a sua real e verdadeira inteno ao fazer isso? Ajudar ao prximo? Aparentar piedade?

Concluso e desafios:
Na lio de hoje, vimos que na Igreja Primitiva havia uma atitude radical em relao aos bens e propriedades pessoais: aqueles irmos estavam dispostos a abrir mo disso para satisfazer s necessidades de outras pessoas. Essa atitude, entretanto, no era uma novidade no plano de Deus para o seu povo. Na Lei mosaica, por exemplo, j havia a seguinte ordem da parte de Deus: No dever haver pobre algum no meio de vocs (Dt 15.4). Sendo assim, Deus espera que, hoje, os membros e freqentadores da IBC ajam em conformidade com o que foi estudado nesta lio. Ao fazer isso, contudo, no devemos ter intenes malignas e ocultas no corao, como aparentar piedade, receber elogios humanos e etc, mas, simplesmente, ajudar ao outro em suas necessidades.

HIstrias de Atos 8

Lio 3
O Martrio de Estevo e a Perseguio Igreja
Quebra- Gelo
No deixe de preparar um quebra-gelo para essa reunio.

Introduo:
A histria da Igreja Primitiva, registrada no livro de Atos, marcada por muitas perseguies. O primeiro mrtir do cristianismo foi Estevo, descrito como homem cheio de f e do Esprito Santo (Atos 6.5). O texto de Atos 6.8-8.1 registra a histria do seu martrio. Leia com a sua clula os trechos de 6.8-15 e 7.54-60, para que os presentes conheam um pouco dessa histria. Aps isso, d a oportunidade de eles compartilharem suas impresses e opinies sobre isso.

Leitura e exposio do texto bblico:


Aps essa introduo, leia com os presentes o texto-base da lio. Texto-base (1): Atos 8.1-3
E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estevo. Naquela ocasio desencadeou-se grande perseguio contra a igreja em Jerusalm. Todos, exceto os apstolos, foram dispersos pelas regies da Judia e de Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estevo e fizeram por ele grande lamentao. Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lanava na priso.

Aps a leitura desse texto, pergunte: 1. Quais elementos compem o quadro da Igreja no texto acima? Esses elementos so: O martrio de Estevo; Grande perseguio; Disperso por diversas regies; Grande lamentao; Devastao promovida por Saulo. HIstrias de Atos 9

A partir desses elementos, podemos dizer que o quadro da igreja em Jerusalm era de grande tribulao e aflio. Se o livro de Atos terminasse no presente texto, concluiramos que a igreja em Jerusalm havia sido destruda e o cristianismo em desenvolvimento abortado. Entretanto, esse no o fim da histria. Os versculos seguintes de Atos 8 nos mostram um quadro surpreendente. Vamos a eles: Texto-base (2): Atos 8.4-8
Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multido ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unnime ateno ao que ele dizia. Os espritos imundos saam de muitos, dando gritos, e muitos paralticos foram curados. Assim houve grande alegria naquela cidade.

2. Quais elementos compem o quadro da Igreja no texto acima?


Esses elementos so: Pregao da Palavra em diversas regies; Realizao de sinais miraculosos; Unnime ateno da multido ao anncio de Cristo; Libertao de espritos imundos e curas de enfermidades; Grande alegria.

3. possvel se fazer algumas conexes entre os elementos do primeiro e do segundo quadro?


sim. Eis algumas: Disperso por diversas regies com Pregao da Palavra em diversas regies; Grande perseguio com Unnime ateno da multido ao anncio de Cristo; Grande lamento com Grande alegria.

Isso no surpreendente? De uma situao negativa surgiu uma positiva. Alm dessas, h tambm a converso de Saulo ao cristianismo, como outro exemplo. O maior devastador se tornou o maior proclamador. O maior perseguidor se tornou o maior dos perseguidos. Posto isso, pergunte:

4. O que podemos aprender com isso?

HIstrias de Atos 10

Podemos aprender que Deus surpreendente. Que de uma situao de aparente derrota, ele pode gerar a vitria. Que de uma situao de devastao, ele pode gerar a expanso. Que de uma situao de tristeza, ele pode gerar a alegria. A derrota, a devastao e a tristeza no foram e no so o fim da histria para a Igreja de Jesus, para os filhos de Deus; Se Deus surpreendente, no podemos fixar os nossos olhos na presente situao de derrota, devastao e tristeza, mas, sim, pela f nele, visualizar a futura gerao da vitria, da expanso e da alegria.

Perguntas de concluso e desafios:


1. 2. Quais so os elementos que compem o seu atual quadro de vida? Semelhantemente ao texto de Atos 8.1-8, em que elementos positivos Deus poderia transformar os atuais elementos negativos de sua vida? Creia que Deus ir reverter a situao; Fixe os olhos, no na presente situao negativa, mas, sim, na futura situao positiva, ou seja, no bem que Deus poder gerar a partir deste mal; Pea a Deus para reverter a situao.

HIstrias de Atos 11

Lio 4
A Converso de Saulo
Quebra- Gelo
No deixe de preparar um quebra-gelo para essa reunio.

Introduo:
Na lio de hoje, vamos ser ministrados por uma das mais fantsticas histrias da Igreja Crist: a converso de Saulo. Que o Esprito Santo nos converta, verdadeiramente, a Cristo!

Leitura e exposio do texto bblico:


Texto-base: Atos 9.1-19 A histria da converso de Saulo pode ser dividida em trs partes. Antes de irmos a elas, porm, crucial abordar um importante conceito bblico, o conceito de converso. Uma palavra sinnima para converso em portugus arrependimento. Em nossa cultura, arrependimento geralmente entendido como remorso ou grande tristeza. No esse, entretanto, o significado exato dessa palavra no contexto bblico. A palavra arrependimento, no Novo Testamento, usada para traduzir a palavra grega metanoia, que tem como significado mudana de mente e, tambm, mudana de atitude. isto, ento, que caracteriza o arrependimento: uma mudana de atitude. A palavra converso nos transmite bem esse sentido, j que no trnsito, por exemplo, tem a ver com mudana de direo. Sendo assim, a converso se refere a uma grande mudana de direo e atitude que uma pessoa empreende em sua vida. Se assim, podemos dizer que a converso um processo que passa por trs etapas: o antes da converso; a converso em si; e o depois da converso. So essas trs etapas que dividem a histria da converso de Saulo em trs partes, as quais podem ser assim chamadas: Saulo, o perseguidor da Igreja; o Encontro de Saulo com Jesus; Saulo, o proclamador do Evangelho. Vamos a cada uma delas.

1. Saulo, o perseguidor da Igreja (Atos 9.1-3)


Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaas de morte contra os discpulos do Senhor... (Atos 9.1).

HIstrias de Atos 12

Saulo de Tarso foi um dos maiores perseguidores da histria da Igreja Primitiva. Atos 8.1 diz que ele esteve presente no apedrejamento de Estevo, consentindo com a sua morte. Alm disso, Atos 8.3 diz que Saulo devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lanava na priso. No presente texto, a Bblia diz que Paulo respirava ameaas de morte contra os discpulos do Senhor (9.1), ou seja, perseguir a Igreja era a razo de viver de Saulo. Tendo isso em vista, ele planejou ir a Damasco para procurar e prender cristos. Para isso, pediu ao sumo sacerdote cartas para as sinagogas de Damasco, autorizando-o a prender e levar para Jerusalm os cristos que l encontrasse (cf. 9.2).

1. Pergunte a um dos presentes que seja convertido a Cristo: Quem era voc antes de sua converso a Cristo?

2. O Encontro de Saulo com Jesus (Atos 9.3-9)


Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do cu... (Atos 9.3).

A caminho de Damasco, em seu papel de perseguidor da Igreja, Saulo, de repente, tem um encontro com Jesus. O texto diz que uma luz vinda do cu brilhou ao seu redor, de modo que, provavelmente, o cavalo em que ele estava montado se assustou e ele caiu por terra. No cho, ele ouviu a voz confrontadora de Jesus: Saulo, Saulo, por que voc me persegue? (9.4). Aps um breve dilogo, Saulo se levantou do cho e percebeu que est cego. Por estar assim, precisou ser conduzido pela mo at Damasco e, ali chegando, ficou trs dias cego, sem comer e sem beber (cf. 9.5-9). Assim como no caso de Saulo, o encontro com Jesus o gatilho que dispara em ns a converso. De repente, Jesus cruza o nosso caminho e nos faz cair do cavalo. Ele vem at ns e abala as estruturas de nossas vidas de modo a cairmos no cho. Estando ns no cho, ele nos confronta: Por que voc tem conduzido dessa maneira a sua vida?. Aps a confrontao, ele nos orienta quanto ao que fazer para mudarmos de vida. Ao nos levantarmos do cho, percebemos que estamos (e que estvamos) cegos, no desfrutando da verdadeira vida e precisando de ajuda para caminhar. O encontro com Jesus nos mostra o nosso real e verdadeiro estado de vida. 3. Voc j teve um encontro com Jesus? Como foi essa experincia?

3. Saulo, o proclamador do Evangelho (Atos 9.10-19)


Este homem meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel... (Atos 9.15).

HIstrias de Atos 13

Logo aps o encontro com Jesus, em Damasco, Saulo recebe a visita de Ananias, o qual foi enviado a ele por ordem de Jesus. Antes de ir a Paulo, quando recebeu do Senhor a ordem de visit-lo, Ananias se mostrou resistente, apresentando ao Senhor um testemunho de quem Saulo era: o perseguidor da Igreja (cf. 9.13-14). Jesus, entretanto, ignora o testemunho de quem Saulo era e diz a Ananias quem ele seria: o proclamador do Evangelho (cf. 9.15-16). Mediante essa palavra, Ananias vai a Saulo, cura-o da cegueira e o batiza nas guas (cf. 9.17-19). Aps o encontro com Jesus, Saulo deixa de ser o perseguidor da Igreja para se tornar o proclamador do Evangelho. Ele deixa de ser o maior perseguidor para se tornar o maior perseguido. Isso uma real e verdadeira converso!

4. Pergunte a um dos presentes que seja convertido a Cristo: quem voc hoje, depois de sua converso a Cristo?

Concluso e desafios:
Na lio de hoje, vimos que: A converso tem a ver com mudana de direo e atitude quanto vida; A converso um processo de trs etapas: antes da converso; a converso em si; e depois da converso.

Posto isso, seguem os seguintes desafios:

1. Voc quer se converter a Cristo, ou seja, mudar de vida? 2. Voc que se diz convertido a Cristo, consegue identificar mudanas
significativas em sua vida, ou seja, um antes e um depois?

HIstrias de Atos 14

Lio 5
Paulo e Silas na priso
Quebra- Gelo
No deixe de preparar um quebra-gelo para essa reunio.

Introduo:
Na clula de hoje, vamos ser ministrados por uma das histrias mais surpreendentes do livro de Atos. Ela fala de uma ocasio em que Paulo e Silas foram presos por perseguio religiosa. Que o Esprito Santo ministre desafios de mudana ao seu corao!

Leitura e exposio do texto bblico:


Texto-base: Atos 16.16-38 Leia todo o texto e, logo aps, pea aos presentes para compartilharem suas impresses e opinies sobre ele. Certamente, o grande destaque desta histria a reao que Paulo e Silas tiveram em meio perseguio e tribulao. Vamos analis-la parte por parte.

1. O Incidente (Atos 16.16-18)


Por vrios dias, Paulo e seus companheiros de viagem estavam sendo importunados por uma escrava que estava possessa por um esprito de adivinhao. Em determinado momento, Paulo, indignado com aquela situao, expulsou o esprito maligno daquela mulher, a qual deixou de predizer o futuro.

2. A Perseguio (Atos 16.19-24)


Os donos daquela escrava, que a usavam, por conta da predio do futuro, para ganhar dinheiro, ao perceberem que Paulo havia retirado dela aquele dom, se levantaram contra ele e Silas, os levaram s autoridades da cidade (Filipos) e os difamaram diante delas. Por isso, Paulo e Silas foram despidos, aoitados publicamente e lanados na HIstrias de Atos 15

priso. Na priso, eles foram colocados no crcere interior (de alta segurana) e presos pelos ps a troncos (algo destinado a criminosos muito perigosos).

3. A Reao (Atos 16.25)


Apesar daquela situao de difamao, humilhao e dor, Paulo e Silas reagiram de uma maneira surpreendente. A Bblia diz: Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus (At 16.25). Em meio perseguio e tribulao, eles oraram e louvaram a Deus.

A Bblia diz, em 2Timteo 3.12: De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus sero perseguidos. Diz ainda, em Atos 14.22: necessrio que passemos por muitas tribulaes para entrarmos no Reino de Deus.
Tribulao e perseguio so elementos que invariavelmente compem a vida de um verdadeiro cristo. Se assim, qual a melhor reao a isso? Certamente a que Paulo e Silas tiveram.

Paulo e Silas oraram a Deus. Jesus, em meio tribulao,

semelhantemente a Paulo e Silas, orou a Deus. A Bblia nos mostra isso, em Marcos 14.32-36. Buscar a Deus em orao uma excelente reao frente tribulao; Paulo e Silas louvaram a Deus. Louvor a Deus sinnimo de alegria. Em Tiago 1.2, est escrito: Meus irmos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provaes, pois vocs sabem que a prova da sua f produz perseverana. E a perseverana deve ter ao completa, a fim de que vocs sejam maduros e ntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Alm disso, em Mateus 5.11, est escrito: Bem-aventurados sero vocs quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calnia contra vocs. Alegremse e regozigem-se, porque grande a sua recompensa nos cus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocs. Uma reao que se deve ter diante de uma perseguio e tribulao, de acordo com a Bblia a alegria. Por qu? Porque a perseguio e a tribulao nos tornam maduros e ntegros, geram para ns uma grande recompensa nos cus e nos identificam com os grandes homens e mulheres de Deus da histria, os quais tambm foram perseguidos.

4. Os Milagres (Atos 16.26-40)


A reao que Paulo e Silas tiveram diante da perseguio abriu portas para grandes milagres da parte de Deus. Deus se agradou dessa reao. Por outro lado, no se HIstrias de Atos 16

agrada de reclamao e murmurao. Repare os milagres que Deus realizou por conta da reao de Paulo e Silas:

De repente, houve um terremoto to violento que os alicerces da priso


foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram (At 16.26); O carcereiro e toda a sua famlia foram salvos (cf. 16.29-34); Paulo e Silas foram servidos e cuidados pelo carcereiro (cf. 16.33-34); Paulo e Silas foram libertos pelas autoridades da cidade (cf. 16.35-36).

Concluso, Perguntas de Reflexo e desafios:


O que podemos aprender a partir dessa histria? A melhor maneira de se reagir s tribulaes, de acordo com a Bblia, com orao e louvor (alegria); Essa reao agrada a Deus e abre portas para muitos milagres da parte dele.

Pare, pense e compartilhe:

1. Como voc tem reagido diante das tribulaes? 2. Que milagres Deus j realizou em sua vida tendo em vista sua reao positiva em um momento de tribulao? Compartilhe.

Desafios:
A partir dessa lio, repare e corrija suas reaes frente tribulao. Ao invs de reclamar, murmurar e se desanimar, ore, louve a Deus e se alegre; Esteja atendo aos milagres que Deus far em sua vida, tendo em vista essa reao positiva.

HIstrias de Atos 17

Igreja Batista Central de Belo Horizonte IBC 1: Rua Mar de Espanha, 570, Santo Antnio. (31)3296-1665 IBC 2: Rua Luiz Soares da Rocha, 37, Luxemburgo. celulas@ibcbh.com.br/celulas.ibcbh.com.br

Anda mungkin juga menyukai