Anda di halaman 1dari 4

Nomenclatura binomial

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Nomenclatura binomial ou nomenclatura binria, designa nas cincias biolgicas o conjunto de normas que regulam a atribuio de nomes cientficos s espcies de seres vivos. Chama-se binominal porque o nome de cada espcie formado por duas palavras, o nome do gnero e o restritivo especfico, normalmente um adjectivo que qualifica gnero. A utilizao do sistema de nomenclatura binomial um dos pilares da classificao cientfica dos seres vivos sendo regulada pelos cdigos especficos da nomenclatura botnica, zoolgica e bacteriolgica. Foi primeiramente proposta pelo naturalista suo Gaspard Bauhin, no sculo XVII, e formalizada por Carlos de Lineu no sculo seguinte. Os nomes utilizados so em latim, ou numa verso latinizada da palavra ou palavras que se pretende utilizar. O nome genrico e o epteto especfico devem sempre ser escritos em tipo itlico, ou na sua indisponibilidade ser sublinhados, sendo sempre que possvel seguidos pelo autor ou autores da descrio (em geral referido como a autoridade) . Embora no mbito do esforo de unificao da nomenclatura biolgica os conceitos tenham sido fundidos, tendo hoje o mesmo significado, tradicionalmente no campo da zoologia o conceito referido como nomenclatura binominal, enquanto no campo da botnica, da micologia e da bacteriologia o conceito geralmente apelidado nomenclatura binria ou, por vezes, nomenclatura binomial.

ndice Regras bsicas de nomenclatura


A nomenclatura binomial o mtodo formal e o nico universalmente aceito para a atribuio do nome cientfico a espcies (com excepo dos vrus). Como o termo "binomial" sugere, o nome cientfico de uma espcie formado pela combinao de dois termos: o nome do gnero e o descritor especfico. Apesar de alguns pormenores diferirem consoante o campo da biologia em que a espcie se insere, os traos determinantes do sistema so comuns e universalmente adaptados: As espcies so identificadas por um binome, isto um nome composto por dois nomes: um nome genrico e um descritor especfico. Nenhum outro taxon pode ter nomes compostos por mais de uma palavra. As subespcies tm um nome composto por trs nomes, ou seja um trinome, colocados pela seguinte ordem: nome genrico, descritor especfico e descritor subespecfico. EX: Rhea americana alba alba= subespecie Todos os taxa hierarquicamente superiores espcie tem nomes compostos por uma nica palavra, ou seja um "nome uninominal". Os nomes cientficos devem ser sempre escritos em itlico, como em Homo sapiens. Quando manuscritos, ou quando no esteja disponvel a opo de escrita em itlico, devem ser sempre sublinhados. O primeiro termo, o nome genrico sempre escrito comeando por uma maiscula, enquanto o descritor especfico (em zoologia, o nome especfico, em botnica o epteto especfico) nunca comea por uma maiscula, mesmo quando seja derivado de um nome prprio ou de uma designao geogrfica. Por exemplo, Canis lupus ou Anthus hodgsoni. Note-se que esta conveno recente: Carolus Linnaeus usava sempre maiscula no descritor especfico e at princpios do sculo XX era prtica comum capitalizar o descritor especfico se este derivasse de um nome prprio. Apesar de incorrecto pelos

padres actuais, e inaceitvel em contexto cientfico, a utilizao de descritores especficos com maiscula relativamente comum em literatura no cientfica, particularmente quando reproduza fontes desactualizadas. Em textos acadmicos e cientficos, a primeira referncia a um taxon, nomeadamente a uma espcie, seguida da sobrenome do cientista que primeiro validamente o publicou (na zoologia) ou da sua abreviatura padro (botnica e micologia). Se a espcie teve a sua posio taxonmica alterada por incluso em gnero diferente do original, o sobrenome ou a abreviatura padro do autor original e a data de publicao original so fornecidos em parntesis antes da indicao de quem publicou o novo nome. Por exemplo, Amaranthus retroflexus L. ou Passer domesticus (Linnaeus, 1758) o ltimo foi originalmente descrita como uma espcie do gnero Fringilla, da o parntesis. Quando usado em conjuno com o nome vernculo da espcie, o nome cientfico normalmente aparece imediatamente a seguir no texto, includo em parntesis. Por exemplo, "A populao do pardal domstico (Passer domesticus) est a decrescer na Europa." O nome cientfico deve ser sempre usado por extenso na sua primeira ocorrncia no texto e sempre que diversas espcies do mesmo gnero estiverem a ser discutidas no mesmo documento. Nos usos subsequentes, as referncias podem ser abreviadas inicial do gnero, seguida de um ponto e do nome especfico completo. Por exemplo, aps a primeira referncia, Canis lupus pode ser referido como C. lupus. Em alguns casos, em literatura no cientfica, a abreviatura mais conhecida do que o nome completo da espcie: a bactria Escherichia coli frequentemente referida simplesmente por E. coli; o Tyrannosaurus rex provavelmente mais conhecido por T. rex. A abreviatura "sp." (zoologia) ou "spec." (botnica) usada quando o nome da espcie no pode ou no interessa ser explicitado. A abreviatura "spp." (plural) indica "vrias espcies". Por exemplo: "Canis sp." significa "uma espcie do gnero Canis". Facilmente confundvel com a anterior so as abreviaturas "ssp." (zoologia) e "subsp." (botnica), que indicam uma subespcie no especificada (veja trinome, nome ternrio). As abreviaturas "sspp." ou "subspp." indicam "um nmero no especificado de subespcies". A abreviatura "cf." utilizada quando a identificao da espcie requer confirmao por ser incerta ou estar a ser citada atravs de uma referncia secundria no verificvel. Por exemplo Corvus cf. corax indica "um pssaro similar ao corvo-comum, mas no identificado com segurana como sendo da espcie. A nomenclatura binomial tambm referida como Sistema de classificao binomial ou como sistema lineano.

Vantagens da nomenclatura binomial

As principais vantagens da nomenclatura binomial derivam essencialmente da sua economia descritiva, do seu uso generalizado e da estabilidade de nomes que por ele favorecida: Todas as espcies podem ser identificadas, sem risco de ambiguidade, por apenas duas palavras. O mesmo nome de uso universal, independente da lngua de trabalho, evitando erros e problemas de traduo. Apesar da estabilidade dos nomes estar longe de ser uma regra absoluta, os procedimentos estabelecidos em relao renomeao de espcies favorecem fortemente a estabilidade. Por exemplo, quando uma espcie transferida para um gnero diferente, o que no incomum face aos avanos da cincia, sempre que possvel o descritor especfico mantido. O mesmo acontece quando uma espcie desqualificada como independente e integrada noutra pr-existente, situao em que o descritor mantido ao nvel subespecfico.

Apesar das regras existentes terem como objectivo garantir que cada nome nico e que no h ambiguidades na nomenclatura, na prtica algumas espcies tm vrios nomes cientficos em circulao na literatura, o uso de cada um deles dependendo da opinio taxonmica do autor do texto. Da que a sinonmia biolgica seja um campo de grande complexidade, sendo frequente o aparecimento de espcies com longas listas de sinnimos. A mais importante fonte de instabilidade no sistema binomial a ressurreio de nomes esquecidos, mas para os quais se pode reclamar validamente prioridade na publicao. Neste caso, contudo, nos cdigos de nomenclatura esto previstas normas de conservao de nomes que permitem a manuteno, pelo menos em certos casos, do nome de uso mais comum.

Cdigos de nomenclatura
A partir de meados do sculo XIX passou a ser aparente a necessidade de um corpo de regras que governassem de forma inequvoca a atribuio de nomes cientficos. Tais normas foram inicialmente vertidas nos actuais cdigos de nomenclatura: o ICZN, governando a atribuio de nomes a animais; o ICBN, governando a atribuio de nomes a plantas, incluindo os fungos, algas e cianobactrias; e o ICNB governando a nomeclatura de bactrias e vrus. Apesar de um crescente esforo de convergncia, estes cdigos diferem em aspectos significativos: Por exemplo, o ICBN, o cdigo da botnica, no permite o uso de tautnimos, isto a utilizao de um descritor especfico igual ao nome do gnero, o que permitido pelo ICZN, o cdigo zoolgico. As datas a partir das quais os cdigos se aplicam (retroactivamente) variam: na botnica o ponto de partida em geral 1753, o ano em que Carolus Linnaeus publicou a 10 edio de Species Plantarum); em zoologia 1758; em bacteriologia foi decidido fazer tbua rasa (quase) do passado e a data de referncia inicial 1980.

Diversos autores tm sugerido a aprovao de um BioCode que substitusse todos os cdigos, mas a sua implementao no est para breve. H tambm um debate em torno do desenvolvimento de um PhyloCode, criando uma classificao e uma nomenclatura assente em clades das rvores filogenticas, em vez dos taxa actuais. Os proponentes do PhyloCode referem-se aos cdigos existentes como os "cdigos lineanos" e denominam "taxonomia lineana" classificao cientfica feita com base nesses cdigos.

Derivao de nomes
O nome do gnero e do descritor especfico podem derivar de qualquer palavra ou provir de qualquer fonte, tendo apenas como exigncia o serem latinizados. Em geral so palavras latinas, mas muitas delas so derivadas de palavras do grego antigo, de nomes de regies ou lugares, do nome de pessoas (de preferncia naturalistas) ou de uma palavra numa lngua verncula. Na prtica, os taxonomistas tm criado nomes a partir de uma imensa variedade de fontes de inspirao, incluindo, ao que se diz, alguns casos em que se pretendeu ser jocoso ou criar trocadilhos. Contudo, os nomes so sempre tratados gramaticalmente como se fossem uma frase latina. Por essa razo, o nome cientfico da espcie frequentemente referido como o "nome latino" da espcie, apesar da expresso no colher a aprovao de taxonomistas e de filologistas, os quais tendem a favorecer a designao, mais neutra, de "nome cientfico". O nome do gnero deve obrigatoriamente ser nico dentro de cada reino. Os descritores especficos so frequentemente repetidos e so, obrigatoriamente, um modificador adjectivo do nome do gnero, devendo com ele concordar gramaticalmente. Os nomes das famlias so frequentemente derivados de um gnero particularmente representativo que a integre.

Anda mungkin juga menyukai