Anda di halaman 1dari 71

Geometria Plana

1) Na tirinha abaixo, considere A1 a rea inscrita na circunferncia que representa o acelerador americano e A2 a rea inscrita naquela que representa o suo. Observe que A1 menor do que A2.

De acordo com os dados da tirinha, a razo A1/A2 corresponde, a aproximadamente: A) 0,167 B) 0,060 C) 0,046 D) 0,023 2) Dois atletas partem simultaneamente do ponto A, com movimento uniforme, e chegam ao mesmo tempo ao ponto C. Um deles segue a trajetria AC, com velocidade v1 km/h, e o outro segue a trajetria ABC, com velocidade v2 km/h, conforme ilustra a figura abaixo.

3) A Terra pode ser representada por uma esfera cujo raio mede 6.400 km. Na representao abaixo, est indicado o trajeto de um navio do ponto A ao ponto C, passando por B.

Qualquer ponto terrestre tem coordenadas (x; y), onde x igual longitude e y, a latitude. As coordenadas dos pontos A, B e C esto indicadas na tabela a seguir.

Considerando = 3, a distncia mnima percorrida pelo navio no trajeto ABC igual a: (A) 11.200 Km (B) 10.800 Km (C) 8.800 Km (D) 5.600 Km

4)

No esquema acima esto representadas as trajetrias de dois atletas que, partindo do ponto X, passam simultaneamente pelo ponto A e rumam para o ponto B por caminhos diferentes, com velocidades iguais e constantes. Um deles segue a trajetria de uma semicircunferncia de centro O e raio 2R. O outro percorre duas semicircunferncias cujos centros so P e Q. Considerando 2 = 1,4, quando um dos atletas tiver percorrido seu trajeto de A para B, a distncia entre eles ser igual a: A) 0,4 R B) 0,6 R C) 0,8 R D) 1,0 R

do

Uma rea agrcola,prxima a um lago,precisa ser adubada antes do incio do plantio de hortalias. O esquema abaixo indica as medidas do terreno a ser plantado.Os dois lados paralelos distam 10 km e os trs ngulos obtusos indicados so congruentes.

5) Para corrigir a acidez do solo, a quantidade de matria necessria, em

mol de CaCO3, por km2 de rea a ser plantada, corresponde a:

6) Considere o reservatrio do pulverizador completamente cheio de adubo. A rea mxima, em m2 que o trator pode pulverizar com todo esse adubo, aproximadamente igual a: (A) 18.000 (B) 60.000 (C) 72.000 (D) 90.000 7) A rea do terreno a ser plantada , em km2, igual a: (A) 160 (B) 165 (C) 170 (D) 175

8) Para medir o raio R de curvatura de uma superfcie esfrica, usa-se um instrumento denominado esfermetro, mostrado na imagem abaixo. Esse instrumento possui trs ps, um parafuso regulvel, um disco e uma rgua graduados.

Conforme o esquema a seguir, os trs ps determinam um tringulo eqiltero ABC, e a extremidade E do parafuso passa pelo baricentro H desse tringulo. Ao realizar uma medida, os ps e a extremidade do parafuso so apoiados na superfcie esfrica.

Admita que o lado do tringulo ABC mea 6,8 cm e E dista 1,0 cm do baricentro H. Considerando 3=1,7, o raio dessa superfcie, em centmetros, equivale a: (A) 7,0 (B) 7,5 (C) 8,0 (D) 8,5

9) O esquema abaixo representa a vela da asa-delta planificada, que consiste em dois tringulos issceles ABC e ABD congruentes, com AC = AB = AD. A medida AB corresponde a quilha que esticada em um plano forma CD = 2 .

Suponha que, para planar, a relao ideal seja de 10 dm2 / 0,5 kg de massa total. Considere a asa de 15 kg que planar com um peso de 75 kg. De acordo com a relao, o tamanho da quilha em metros vale raiz quadrada de:

10)

11) Um feixe de raios paralelos de luz interrompido pelo movimento das trs ps de um ventilador. Essa interrupo gera uma srie de pulsos luminosos. Admita que as ps e as aberturas entre elas tenham a forma de trapzios circulares de mesma rea, como ilustrado abaixo.

Se as ps executam 3 voltas completas por segundo, o intervalo de tempo entre o incio e o fim de cada pulso de luz igual, em segundos, ao inverso de: (A) 3 (B) 6 (C) 12 (D) 18

12) Um piso plano revestido de hexgonos regulares congruentes cujo lado mede 10 cm. Na ilustrao de parte desse piso, T, M e F so vrtices comuns a trs hexgonos e representam pontos onde se encontram, respectivamente, um torro de acar, uma mosca e uma formiga.

Ao verem o acar, os insetos partem no mesmo tempo para alcan-lo. Admita que a mosca leve 10 seg. para atingir o ponto T com velocidade constante. Desprezando o espaamento entre os hexgonos e as dimenses dos insetos, determine qual a menor velocidade, em cm/seg., necessria para que a formiga chegue ao ponto T no mesmo instante que a mosca: (A) 3,5 (B) 5,0 (C) 5,5 (D) 7,0

13) Um atleta faz seu treinamento de corrida em uma pista circular que tem 400 metros de dimetro. Nessa pista, h seis cones de marcao indicados pelas letras A, B, C, D, E e F, que dividem a circunferncia em seis arcos, cada um medindo 60 graus. Observe o esquema:

O atleta partiu do ponto correspondente ao cone A em direo a cada um dos outros cones, sempre correndo em linha reta e retornando ao cone A. Assim, seu percurso correspondeu a ABACADAEAFA. Considerando o total de metros percorridos pelo atleta nesse treino foi igual a: (A) 1480 (B) 2960 (C) 3080 (D) 3120 ,

14) Uma planta colocada no centro P de um crculo, em um ambiente cuja nica iluminao feita por uma lmpada L. A lmpada mantida acesa e percorre o permetro desse crculo, no sentido horrio, em velocidade constante, retornando ao mesmo ponto em um perodo de 12 h. Observe o esquema:

No interior desse crculo, em um ponto O, h um obstculo que projeta sua sombra sobre a planta nos momentos em que P, O e L esto alinhados, e o ponto O est entre P e L. Nessas condies, mediu-se, continuamente, o quociente entre as taxas de emisso de O2 e de CO2 da planta. Os resultados do experimento esto mostrados no grfico, no qual a hora zero corresponde ao momento em que a lmpada passa por um ponto A.

As medidas, dos ngulos formados entre as retas AP e PO so aproximadamente iguais a: (A) 20 e 160 (B) 30 e 150 (C) 60 e 120

(D) 90 e 90

15)

A velocidade mdia do atleta no percurso definido foi igual a 1,0 m/s. O intervalo de tempo, em segundos, gasto nesse percurso equivale a cerca de: (A) 12,2 (B) 14,4 (C) 16,2 (D) 18,1 16) Uma embalagem em forma de prisma octogonal regular contm uma pizza circular que tangencia as faces do prisma.

Desprezando a espessura da pizza e do material usado na embalagem, a razo entre a medida do raio da pizza e a medida da aresta da base do prisma igual a:

17) A embalagem de papelo de um determinado chocolate,

representada na figura abaixo, tem a forma de um prisma pentagonal reto de altura igual a 5 cm.

Em relao ao prisma, considere: - cada um dos ngulos A, B, C e D da base superior mede 120o; - as arestas AB, BC e CD medem 10 cm cada. Considere, ainda, que o papelo do qual feita a embalagem custa R$10,00 por m2 e que = 1,73.

Na confeco de uma dessas embalagens, o valor, em reais, gasto somente com o papelo aproximadamente igual a: (A) 0,50 (B) 0,95 (C) 1,50 (D) 1,85

18) Um mosaico o recobrimento de uma superfcie com formas geomtricas que,


em geral, apresentam um padro de repetio. O artista plstico holands M. C. Escher elaborou diversos mosaicos, como o dos lagartos, reproduzido a seguir.

O esquema mostra como Escher usou a equivalncia entre reas para desenhar os lagartos e montar o mosaico, a partir da simetria hexagonal.

19) Uma folha de papel retangular, como a da figura 1, de dimenses 8 cm 14


cm, dobrada como indicado na figura 2.

20) Jos deseja construir, com tijolos, um muro de jardim com a forma de uma
espiral de dois centros, como mostra a figura abaixo.

Para construir esta espiral, escolheu dois pontos que distam 1 metro um do outro. A espiral tem 4 meias-voltas e cada tijolo mede 30 cm de comprimento. Considerando = 3, o nmero de tijolos necessrios para fazer a espiral : (A) 100 (B) 110 (C) 120 (D) 130 21) Um barco navega na direo AB, prximo a um farol P, conforme a figura abaixo.

No ponto A, o navegador verifica que a reta AP forma um ngulo de 30 com a direo AB. Aps a embarcao percorrer 1.000 m, no ponto B, o navegador verifica que a reta BP forma um ngulo de 60 com a mesma direo AB. Seguindo sempre

a direo AB, a menor distncia entre a embarcao e o farol ser equivalente, em metros, a:

22) Um professor de matemtica fez, com sua turma, a seguinte demonstrao: colocou um CD sobre uma mesa e envolveu-o completamente com um pedao de barbante, de modo que o comprimento do barbante coincidisse com o permetro do CD; em seguida, emendando ao barbante outro pedao, de 1 metro de comprimento, formou uma circunferncia maior que a primeira, concntrica com o CD.

Calculou, ento, a diferena entre as medidas do raio da circunferncia maior e do raio do CD, chamando-a de x. Logo aps, imaginando um CD com medida do raio idntica do raio da Terra, repetiu, teoricamente, as etapas anteriores, chamando de y a diferena encontrada. Assim, demonstrou a seguinte relao entre essas diferenas, x e y:

23)

24)

25) Enquanto o eixo gira com uma velocidade angular de mdulo constante, o piloto dispe de um comando que pode expandir ou contrair o cilindro BD, fazendo o ngulo variar, para que o avio suba ou desa.

26 - Um ciclista pedala uma bicicleta em trajetria circular de modo que as direes dos deslocamentos das rodas mantm sempre um ngulo de 60. O dimetro da roda traseira dessa bicicleta igual metade do dimetro de sua roda dianteira. O esquema a seguir mostra a bicicleta vista de cima em um dado instante do percurso.

Admita que, para uma volta completa da bicicleta, N1 o nmero de voltas dadas pela roda traseira e N2 o nmero de voltas dadas pela roda dianteira em torno de seus respectivos eixos de rotao. A razo N1/N2 igual a: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4

Geometria Espacial
27)

28) Para a obteno do ndice pluviomtrico, uma das medidas de precipitao de gua da chuva, utiliza-se um instrumento meteorolgico denominado pluvimetro. A ilustrao abaixo representa um pluvimetro com rea de captao de 0,5 m2 e raio interno do cilindro de depsito de 10 cm.

Considere que cada mm de gua depositada no cilindro equivale a 1 L/m2. No ms de janeiro, quando o ndice pluviomtrico foi de 90 mm, o nvel de gua no cilindro, em dm, atingiu a altura de, aproximadamente: (A) 15 (B) 25 (C) 35 (D) 45

28) Em uma estao de tratamento, um operador necessita preparar uma soluo de sulfato de alumnio de concentrao igual a 0,1 mol /L, para encher um recipiente cilndrico, cujas medidas internas, altura e dimetro, esto indicadas na figura abaixo.

Considerando =3, a quantidade mnima de massa de sulfato de alumnio necessria para o operador realizar a tarefa , em gramas, aproximadamente igual a: (A) 3321 (B) 4050 (C) 8505 (D) 9234 29) A molcula do hexafluoreto de enxofre (SF6) tem a forma do octaedro regular. Os centros dos tomos de flor correspondem aos vrtices do octaedro, e o centro do tomo de enxofre corresponde ao centro desse slido, como ilustra a figura abaixo.

Considere que a distncia entre o centro de um tomo de flor e o centro do tomo de enxofre seja igual a 1,53 A. Assim, a medida da aresta desse octaedro, em A, aproximadamente igual a: (A) 1,53 (B) 1,79 (C) 2,16 (D) 2,62

30) Um cilindro com raio R, contm certa quantidade de lquido at um nvel h0. Uma estatueta de massa m e densidade p, depois de completamente imersa nesse lquido, permanece em equilbrio no fundo do recipiente onde o lquido alcana um novo nvel h. A variao (h-h0) dos nveis do lquido, quando as grandezas esto no Sistema Internacional de Unidades, corresponde a:

31) Considere o hexaedro regular com vrtices e pontos mdios das arestas marcados.

A partir dos pontos mdios, 4 tringulos eqilteros foram formados em cada face. Admita que o hexaedro seja inflado at que todos os pontos fiquem sobre

a superfcie de uma esfera e os lados dos tringulos virem arcos de circunferncias, como ilustrado abaixo

Substituindo os arcos por segmentos de reta, obtemos a estrutura denominada geodsica.

O nmero de arestas dessa estrutura igual a: (A) 90 (B) 120 (C) 150 (D) 180

32) Observe o dado ilustrado abaixo com suas seis faces numeradas de 1 a 6.

Esses nmeros so representados por semi-esferas idnticas retiradas de cada uma das faces. Todo o material retirado equivale a 4,2% do volume total do cubo. Considerando = 3, a razo entre a medida da aresta do cubo e a do raio de uma das semi-esferas, expressas na mesma unidade, igual a: (A) 6 (B) 8 (C) 9 (D) 10

33) Nas ilustraes abaixo, esto representados trs slidos com raios iguais e mesma altura. Considere as medidas dos raios iguais s medidas das alturas, em centmetros.

As massas especficas de quatro substncias, trs das quais foram empregadas na construo desses slidos, esto indicadas na tabela:

Admita que os slidos tenham a mesma massa e que cada um tenha sido construdo com apenas uma dessas substncias. De acordo com esses dados, o cone utilizou a seguinte substncia: (A) w (B) x (C) y (D) z

34) A bola utilizada em uma partida de futebol uma esfera de

dimetro igual a 20 cm. Quando cheia, a bola apresenta ar sob presso de 1,0 atm e temperatura de 27 C. Considere = 3, R = 0,080 atm.L.mol-1.k-1 e, para o ar, comportamento de gs ideal e massa molar igual a 30 g.mol-1. No interior da bola cheia, a massa de ar, em gramas, corresponde a: (A) 2,5 (B) 5,0 (C) 7,5 (D) 10,0

35) Leia os quadrinhos:

Suponha que o volume de terra acumulada no carrinho-de-mo do personagem seja igual ao do slido esquematizado na figura abaixo, formado por uma pirmide reta sobreposta a um paraleleppedo retngulo.

36) O modelo astronmico de Kepler foi construdo a partir dos 5 poliedros de

Plato, inscritos em esferas concntricas, conforme ilustra a figura abaixo:

A razo entre a aresta do cubo e o dimetro da esfera a ele circunscrita, :

37)

38Um slido com a forma de um cone circular reto, constitudo de material homogneo, flutua em um lquido, conforme a ilustrao abaixo.

Se todas as geratrizes desse slido forem divididas ao meio pelo nvel do lquido, a razo entre o volume submerso e o volume do slido ser igual a:

39) A figura abaixo representa um recipiente cnico com soluo aquosa de hipoclorito de sdio a 27%. O nvel desse lquido tem 12 cm de altura.

Para o preparo de um desinfetante, diluiu-se a soluo inicial com gua, at completar o recipiente, obtendo-se a soluo aquosa do hipoclorito de sdio a 8%. Esse recipiente tem altura H, em centmetros, equivalente a : (A) 16 (B) 18 (C) 20 (D) 22

Combinatria
40) A maioria dos elementos qumicos constituda por um conjunto de tomos quimicamente idnticos, denominados istopos. Observe, a seguir, os istopos de dois elementos qumicos:

Combinando-se os istopos do hidrognio com os do oxignio em condies adequadas, obtm-se diferentes tipos de molculas de gua num total de: (A) 6 (B) 9 (C) 12 (D) 18

41) Sete diferentes figuras foram criadas para ilustrar, em grupos de quatro, o Manual do Candidato do Vestibular 2007. Um desses grupos est apresentado a seguir.

Considere que cada grupo de quatro figuras que poderia ser formado distinto de outro somente quando pelo menos uma de suas figuras for diferente. Nesse caso, o nmero total de grupos distintos entre si que poderiam ser formados para ilustrar o Manual igual a: (A) 24 (B) 35 (C) 70 (D) 140 42) Um aluno utilizou uma tabela peridica como tabuleiro para um jogo no qual cada elemento corresponde a uma casa. O jogo consiste no lanamento de um dado numerado de 1 a 6, para conduzir um peo em um mesmo perodo da tabela peridica, por uma quantidade de casas, de acordo com o no do dado indicado a cada lanamento. Se, por exemplo, um peo estiver na casa o onde est o elemento clcio, e o n indicado pelo dado for 4, ele ser conduzido at a casa correspondente ao elemento cromo. Considere um peo localizado na casa do metal alcalino do 5 perodo. Para que esse peo pare na casa do halognio nesse mesmo perodo, aps trs lanamentos do dado, h n seqncias possveis de resultados desses lanamentos. Nesse caso, o valor de n igual a: (A) 3 (B) 6 (C) 8 (D) 9

43) Um dente da 1 engrenagem da coroa quebrou e para que a corrente no se desprenda com a bicicleta em movimento, a engrenagem danificada s deva ser ligada 1 ou 2 engrenagem do pinho. Nesse caso, o nmero mximo de marchas distintas, que podem ser utilizadas para movimentar a bicicleta, de: (A) 10 (B) 12 (C) 14 (D) 16

44) Um estudante possui dez figurinhas, cada uma com o escudo de um nico time de futebol, distribudas de acordo com a tabela:

Para presentear um colega, o estudante deseja formar um conjunto com cinco dessas figurinhas, atendendo, simultaneamente, aos seguintes critrios: duas figurinhas devero ter o mesmo escudo; trs figurinhas devero ter escudos diferentes entre si e tambm das outras duas. De acordo com esses critrios, o nmero mximo de conjuntos distintos entre si que podem ser formados igual a: (A) 32 (B) 40 (C) 56 (D) 7

45)

Considere como um nico conjunto as 8 crianas 4 meninos e 4 meninas personagens da tirinha. A partir desse conjunto, podem-se formar n grupos, no vazios, que apresentam um nmero igual de meninos e de meninas. O maior valor de n equivalente a: (A) 45 (B) 56 (C) 69 (D) 81 46) Ao refazer seu calendrio escolar para o segundo semestre, uma escola decidiu repor algumas aulas em exatamente 4 dos 9 sbados disponveis nos meses de outubro e novembro de 2009, com a condio de que no fossem utilizados 4 sbados consecutivos. Para atender s condies de reposio das aulas, o nmero total de conjuntos distintos que podem ser formados contendo 4 sbados de: (A) 80 (B) 96 (C) 120 (D) 126 47) Uma rede formada de tringulos eqilteros congruentes,

conforme a figura.

Uma formiga se desloca do ponto A para o ponto B sobre os lados dos tringulos, percorrendo X caminhos distintos, cujos comprimentos totais so todos iguais a d. Sabendo que d corresponde ao menor valor possvel para os comprimentos desses caminhos, X equivale a: (A) 20

(B) 15 (C) 12 (D) 10

48)

49)

.50)

51)

52) Ao refazer seu calendrio escolar para o segundo semestre, uma escola decidiu repor algumas aulas em exatamente 4 dos 9 sbados disponveis nos meses de outubro e novembro de 2009, com a condio de que no fossem utilizados 4 sbados consecutivos. Para atender s condies de reposio das aulas, o nmero total de conjuntos distintos que podem ser formados contendo 4 sbados de: (A) 80 (B) 96 (C) 120 (D) 126

Logaritmo
53)

54)

55)

56)

O valor encontrado pelo aluno foi igual a:

(A) 1,4

(B) 3,5

(C) 7,0

(D) 10,0

57) A intensidade I de um terremoto, medida pela escala Richter, definida pela equao abaixo, na qual E representa a energia liberada em kWh.

O grfico que melhor representa a energia E, em funo da intensidade I, sendo E0 igual a kWh, est indicado em:

58) Admita que, em um determinado lago, a cada 40 cm de profundidade, a intensidade de luz reduzida em 20%, de acordo com a equao

na qual I a intensidade da luz em uma profundidade h, em centmetros, e Io a intensidade na superfcie. Um nadador viu ao mergulhar que a intensidade da luz no ponto P 32% da superfcie. A profundidade do ponto P, em metros, considerando log2 = 0,3, equivale a: (A) 0,64 (B) 1,8 (C) 2,0 (D) 3,2 59) A acidez de frutas ctricas determinada pela concentrao de ons hidrognio. Uma amostra de polpa de laranja apresenta pH = 2,3. Considerando log 2 = 0,3, a concentrao de ons hidrognio nessa amostra, em mol.L-1, equivale a: (A) 0,001 (B) 0,003 (C) 0,005 (D) 0,007 60) Para estudar o Sol, os astrnomos utilizam filtros em instrumentos

de observao. Admita um filtro que deixe passar 4/5 da intensidade da luz que nele incide.

Para reduzir a luz a menos de 10% da original, foram necessrios utilizar n filtros. Considerando log 2 = 0,301, o menor valor de n igual a: (A) 9 (B) 10 (C) 11 (D) 12

61)

62)

63)

Considere, sobre os mamferos, que: - tm densidades aproximadamente iguais; - volume e superfcie externa aumentam com taxas diferentes; - geram maior quantidade de calor por unidade de massa e de tempo medida que aumenta o valor da razo entre superfcie externa e massa. O mamfero que apresenta a maior razo entre sua superfcie externa e seu volume aquele representado, na tabela, pelo seguinte nmero: A) I B) II C) III D) IV

64)

Probabilidade
65) Com base na tabela Peridica dos Elementos, podemos formar um composto qumico por meio da escolha aleatria de um elemento da famlia IIA e de outro da famlia VA. A probabilidade de esse composto apresentar ligao predominantemente inica de:

66) Suponha que a tabela de classificao peridica apresentada nesta prova, com os smbolos de 112 elementos qumicos, seja recortada em 112 quadrados congruentes, cada um deles contendo a representao de somente um elemento qumico. Os recortes so colocados em uma caixa onde Ana retira de uma nica vez, dois deles. Se pelo menos um recorte apresentar o smbolo de um metal alcalino, ela ser premiada com um livro. A probabilidade de Ana ganhar o livro aproximadamente de: (A) 6% (B) 10% (C) 12% (D) 15%
67) Com o intuito de separar o lixo para fins de reciclagem, uma

instituio colocou em suas dependncias cinco lixeiras de diferentes cores, de acordo com o tipo de resduo a que se destinam: vidro, plstico, metal, papel e lixo orgnico.

Sem olhar para as lixeiras, Joo joga em uma delas uma embalagem plstica e, ao mesmo tempo, em outra, uma garrafa de vidro. A probabilidade de que ele tenha acertado pelo menos uma lixeira igual a: (A) 25% (B) 30% (C) 35% (D) 40%

68) Um RNA sinttico foi formado apenas pelas bases citosina e guanina,
dispostas ao acaso, num total de 21 bases. O esquema abaixo mostra o RNA mensageiro, formado a partir da introduo dos cdons de iniciao AUG e de terminao UAA nas extremidades do RNA original. Nesse esquema, B representa as bases C ou G. Sabe-se ainda que:

os cdons referentes ao aminocido arginina so AGA, AGG, CGA, CGC, CGG e CGU; o aminocido metionina correspondente ao cdon de iniciao AUG removido do peptido sintetizado pela traduo desse RNA mensageiro. A probabilidade que a arginina aparea pelo menos uma vez neste peptido de:

69) Um pesquisador possui em seu laboratrio um recipiente contendo 100 exemplares de Aedes aegypti, todos contaminados com apenas um tipo de vrus, de acordo com a seguinte tabela:

Retirando-se simultaneamente e ao acaso dois mosquitos desse recipiente, a probabilidade de que pelo menos um esteja contaminado com o tipo DEN 3 equivale a:

70) O butano um gs utilizado como matria-prima na sntese de diferentes compostos, como exemplo o 1,4-dibromobutano. Esse composto pode ser obtido a partir da reao de substituio entre o butano e o bromo molecular. Substituindo-se simultaneamente e de forma aleatria dois tomos de hidrognio do butano por dois tomos de bromo, a probabilidade de que seja obtido o 1,4-dibromobutano igual a: (A) 0,2 (B) 0,4 (C) 0,6 (D) 0,8 71) A doena de Von Willebrand, que atinge cerca de 3% da

populao mundial, tem causa hereditria, de natureza autossmica dominante. Essa doena se caracteriza pela diminuio ou disfuno da protena conhecida como fator Von Willebrand, o que provoca quadros de hemorragia. O esquema abaixo mostra o heredograma de uma famlia que registra alguns casos dessa doena.

Admita que os indivduos 3 e 4 casem com pessoas que no apresentam a doena. As probabilidades percentuais de que seus filhos apresentem a doena so, respectivamente, de: (A) 50 e 0 (B) 25 e 25 (C) 70 e 30 (D) 100 e 50 72) Uma fbrica produz sucos com os seguintes sabores: uva, pssego e laranja. Considere uma caixa com 12 garrafas, sendo 4 garrafas de cada sabor. Retirando-se, ao acaso, 2 garrafas dessa caixa, a probabilidade de que ambas contenham suco com o mesmo sabor equivale a: (A) 9,1% (B) 18,2%

(C) 27,3% (D) 36,4%

73) A maioria dos relgios digitais formada por um conjunto de quatro


displays, compostos por sete filetes luminosos. Para acender cada filete, necessria uma corrente eltrica de 10 miliampres. O 1 e o 2 displays do relgio ilustrado abaixo indicam as horas, e o 3 e o 4 indicam os minutos.

Admita, agora, que um outro relgio, idntico, apresente um defeito no 4 display: a cada minuto acendem, ao acaso, exatamente cinco filetes quaisquer. Observe, a seguir, alguns exemplos de formas que o 4 display pode apresentar com cinco filetes acesos.

A probabilidade de esse display formar, pelo menos, um nmero em dois minutos seguidos igual a: (A) (B) (C) (D)

74)

75)

Utilize as informaes a seguir para responder s questes de nmeros 72 e 73. Uma mquina contm pequenas bolas de borracha de 10 cores diferentes, sendo 10 bolas de cada cor. Ao inserir uma moeda na mquina, uma bola expelida ao acaso. Observe a ilustrao:

76 Para garantir a retirada de 4 bolas de uma mesma cor, o menor nmero de moedas a serem inseridas na mquina corresponde a:

(A) 5 (B) 13 (C) 31 (D) 40

77 Inserindo-se 3 moedas, uma de cada vez, a probabilidade de que a mquina libere 3 bolas, sendo apenas duas delas brancas, aproximadamente de: (A) 0,008 (B) 0,025 (C) 0,040 (D) 0,072

Porcentagem

78) Considere os valores calricos em kcal/g, para os seguintes componentes de uma dieta: carboidratos = 4,0 protenas = 4,0 gorduras = 8,0

Sabe-se que o consumo dirio de carboidratos, em ambas as populaes, o dobro do consumo de protenas. Na dieta que apresenta maior efeito protetor contra doenas cardacas, a percentagem mdia, em massa de gordura ingerida, de: (A) 25% (B) 35% (C) 40% (D) 50% 79) Um litro de combustvel para avies a jato tem massa igual a 1,8 libras, medida no sistema ingls de unidades. A mesma massa, no sistema internacional de unidades igual a 810 g. Suponha que o tanque de um avio, quando cheio, contm 900 kg de combustvel. Se, por um engano, a massa de 900 kg de combustvel for medida em uma balana calibrada em libras, podemos afirmar que a percentagem preenchida do tanque desse avio ser de: (A) 9% (B) 45% (C) 50% (D) 90%

80) Em 1772, o astrnomo Johann Elert Bode, considerando os planetas ento

conhecidos, tabelou as medidas das distncias desses planetas at o Sol.

A partir dos dados da tabela, Bode estabeleceu a expresso abaixo, com a qual se poderia calcular, em unidades astronmicas, o valor aproximado dessas distncias:

Atualmente, Netuno o planeta para o qual n = 9, e a medida de sua distncia at o Sol igual a 30 unidades astronmicas. A diferena entre este valor e aquele calculado pela expresso de Bode igual a d. O valor percentual de |d|, em relao a 30 unidades astronmicas, prximo de: (A) 29% (B) 32% (C) 35% (D) 38%

81) Sabe-se que cerca de 10% da energia e da matria disponveis em organismos pertencentes a um determinado nvel trfico so transferidos para os seres que ocupam o nvel trfico imediatamente superior. Admita que uma rea eficientemente cultivada produza cereais em quantidade suficiente para alimentar cem pessoas durante um ano. O no de pessoas alimentadas pela carne de todo gado que pudesse ser criado nessa rea em condies ideais e no mesmo perodo prximo de:

(A) 100 (B) 101 (C) 102 (D) 103 82) As jias so constitudas por ligas feitas de uma mistura de ouro puro com outros metais. Uma jia considerada de ouro n quilates se n /24 de sua massa for de ouro, (1 n 24). Uma aliana de ouro 15 quilates tem massa igual a 4 g. Para transformar essa aliana em outra, de ouro 18 quilates, mantendo a quantidade dos outros metais, necessrio acrescentar, em sua liga, uma quantidade de gramas de ouro puro equivalente a: (A) 1,0 (B) 1,5 (C) 2,0 (D) 3,0

83) Observe as guias do IPTU-2010 mostradas abaixo.

Em uma delas, com o desconto de 15%, ser pago o valor de R$ 1.530,00; na outra, com o desconto de 7%, ser pago o valor de R$ 2.790,00. O desconto percentual mdio

total obtido com o pagamento desses valores igual a: (A) 6% (B) 10% (C) 11% (D) 22% 84)

A porcentagem de mulheres de classe mdia e mdia-alta que no interrompem o tratamento no primeiro ano de: (A) 6% (B) 9% (C) 15% (D) 60% 85) Suponha que a reserva mundial de gua na Terra e o consumo de cada habitante permaneam constantes ao longo do tempo. Estima-se que, em 2025, a populao mundial chegar a 8 bilhes e 300 milhes de habitantes. Com isso, a quantidade mdia anual de gua disponvel para cada habitante do planeta ser reduzida em 35%. Com base nestes dados, podemos concluir que, hoje, a populao mundial ultrapassa os 5 bilhes de habitantes em: (A) 405 milhes (B) 400 milhes (C) 395 milhes (D) 390 milhes 86) A reciclagem de latas de alumnio permite uma considervel economia de energia eltrica: A produo de cada lata reciclada gasta apenas 5% da energia que seria necessria para produzir uma lata no-reciclada. Considere que, de cada trs latas produzidas, uma no obtida por reciclagem, e que a produo de cada lata reciclada consome 1 unidade de energia. De acordo com essa proporo, o nmero de unidades de energia necessrio para a produo de 24 latas igual a: (A) 24 (B) 42 (C) 150 (D) 176

87) Para evitar a ingesto de quantidades excessivas de sdio, foi desenvolvido o sal light, no qual parte do cloreto de sdio substitudo por cloreto de potssio. Os quadros abaixo comparam as informaes nutricionais para pores iguais de dois tipos de sal:

Alm desses cloretos, no h outros compostos de cloro, sdio ou potssio nos sais. A reduo percentual do on cloro no sal light em relao ao sal tradicional igual a:

(A) 10% (B) 20% (C) 40% (D) 50%

P.A / P.G
88) O petrleo de base parafnica uma mistura cujos principais componentes so os alcanos. A ordenao crescente da massa dos alcanos de cadeia normal gera uma PA de razo igual a: (A) 10 (B) 12 (C) 14 (D) 16 89) Uma seqncia de cinco tomos est organizada por ordem crescente de seus
nmeros atmicos, cujos valores so regidos por uma progresso aritmtica de razo 4. J o no de nutrons desses tomos regido por uma progresso aritmtica de razo 5. Se o tomo mais pesado pertence ao elemento ferro e o mais leve possui o nmero de prtons igual ao nmero de nutrons, o nmero de massa do terceiro tomo da srie : (A) 18 (B) 20 (C) 26 (D) 38

90)

Leia com ateno a histria em quadrinhos.

Considere que o leo tenha repetido o convite por vrias semanas. Na primeira, convidou a Lana para sair 19 vezes; na segunda semana, convidou 23 vezes; na terceira, 27 vezes e assim sucessivamente, sempre aumentando em 4 unidades o nmero de convites feitos na semana anterior. Imediatamente aps ter sido feito o ltimo dos 492 convites, o nmero de semanas j decorridas desde o primeiro convite era igual a: (A) 10 (B) 12 (C) 14 (D) 16

91) Um veculo com velocidade constante V km/h percorre S km em T horas ( T 1). Considere que T, V e S estejam em progresso geomtrica, nessa ordem. A alternativa que indica a relao entre o espao percorrido S e a velocidade V :

92) Num experimento para a determinao do nmero de partculas emitidas pelo radnio, foi utilizada uma amostra contendo 0,1 mg desse radioistopo. No 1o dia do experimento, foram emitidas 4,3 1016 partculas e sabe-se que a emisso de um dia sempre 16% menor que a do dia anterior. O no total de partculas que essa amostra emite, a partir do 1o dia do experimento, aproximadamente igual a:

93) Um RNA-mensageiro bacteriano formado pela polimerizao de 5292 nucleotdeos e contm trs cdons de iniciao de leitura e trs de terminao. Admita que todos os demais nucleotdeos formam cdons que correspondem a aminocidos encontrados na estrutura primria das protenas aps serem sintetizadas. Esse RNA traduzido em trs diferentes protenas, contendo, respectivamente, um nmero X, Y e Z de aminocidos. Sabe-se que X<Y<Z e que esses valores formam uma progresso aritmtica. Portanto, o valor de Y equivale a: (A) 826
(B) 706 (C) 586 (D) 466 94) A figura a seguir mostra um molusco Triton tritonis sobre uma estrela do mar.

Um corte transversal nesse molusco permite visualizar, geometricamente, uma seqncia de semicrculos. O esquema abaixo indica quatro desses semicrculos.

95)

O no de bactrias encontrado no meio 3 horas aps o inculo em milhares, igual a: (A) 16 (B) 27 (C) 64 (D) 105 96) Um vrus, formado por uma hlice simples de RNA contendo 51103 bases nitrogenadas sofreu o seguinte processo de manipulao em um experimento: dois fragmentos de RNA, identificados como X e Y, contendo cada um 103 e 104 bases, respectivamente, foram retirados de seu genoma; apenas um fragmento de RNA, contendo n bases, foi introduzido nele. Admita que o nmero total de bases, aps a modificao, equivalia ao quinto termo de uma progresso geomtrica, na qual o nmero de bases dos fragmentos X e Y correspondiam, respectivamente, ao primeiro e ao terceiro termos dessa progresso. No experimento, a quantidade n de bases nitrogenadas contidas no fragmento introduzido no vrus foi igual a:

97) Observe a representao do trecho de um circuito eltrico entre

os pontos X e Y, contendo trs resistores cujas resistncias medem, em ohms, a, b e c.

Admita que a seqncia (a, b, c) uma pg de razo 1/2 e que a resistncia equivalente entre X e Y mede 2,0 . O valor, em ohms, de (a + b + c) igual a: (A) 21,0 (B) 22,5 (C) 24,0 (D) 24,5

98) Uma bola de boliche de 2 kg foi arremessada em uma pista plana. A tabela registra a velocidade e a energia cintica da bola ao passar por trs pontos dessa pista: A, B e C.

Se (E1, E2, E3) uma progresso geomtrica de razo , a razo da progresso geomtrica (V1 , V2 , V3) est indicada em: (A) 1

(B) (C) (D) /2

Funo do 1 grau/ 2 GRAU


99) Uma panela, contendo um bloco de gelo a -40C colocada sobre

a chama de um fogo. A evoluo da temperatura T, em graus Celsius, ao longo do tempo x, em minutos, descrita pela seguinte funo real:

O tempo para que a temperatura da gua atinja 50 C, em minutos, equivale a: (A) 4,5 (B) 9,0 (C) 15,0 (D) 30,0
100) Leia o texto a seguir.

Utilizou um sistema no qual o eixo das ordenadas (y) e o eixo das

abscissas (x) continham, respectivamente, os segmentos de reta que representavam a vareta e a sombra que ela determinava no cho. Assim o estudante pde escrever a equao da reta que contm AB: (A) y = 8 4x (B) x = 6 3y (C) x = 8 4y (D) y = 6 3x 101) Admita que, a partir dos cinqenta anos, a perda da massa ssea ocorra de forma linear, conforme mostra o grfico abaixo.

Aos 60 e aos 80 anos, as mulheres tm, respectivamente, 90% e 70% da massa ssea que tinham aos 30 anos. O percentual de massa ssea que as mulheres j perderam aos 76 anos, em relao massa aos 30 anos, igual a: (A) 14 (B) 18 (C) 22 (D) 26
102) Numa operao foi lanado um foguete que permaneceu aceso em toda sua trajetria. Considere que a altura alcanada por este foguete, em relao ao nvel do mar, descrita por h=10 + 5t 2 ( t o tempo, em seg. e h a altura em mts). t A luz emitida pelo foguete til apenas a partir de 14 m acima do nvel do mar mar. O intervalo de tempo, em segundos, no qual o foguete emite luz til igual a: (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6
103) As trajetrias A e B de duas partculas lanadas em um plano vertical xoy esto representadas abaixo.

104) No esquema abaixo, temos trs nmeros, indicados por a, b e c, com |a| = 2 |b| = 2 |c|, foram representados em um eixo de nmeros reais.

Considere um nmero real x e a soma S dos quadrados das distncias do ponto que representa x aos pontos correspondentes a a, b e c, isto :

A representao de x correspondente ao menor valor possvel de S est indicada em:

105) Os grficos I e II representam as posies S de dois corpos em funo do tempo t.

(A) 1

(B) 2

(C) 4

(D) 8

106)

Uma bolinha de ao lanada da origem e segue uma trajetria retilnea. Ao incidir no vrtice do anteparo refletida e a nova trajetria simtrica inicial, em relao ao eixo da parbola. O valor do ngulo de incidncia corresponde a: (A) 30 (B) 45 (C) 60 (D) 75

107) Uma bola de beisebol lanada de um ponto 0 e, em seguida, toca o solo nos pontos A e B, conforme representado no sistema de eixos ortogonais:

Durante sua trajetria, a bola descreve duas parbolas com vrtices C e D. A equao de uma dessas parbolas y = + . Se a abscissa de D 35 m, a distncia do ponto 0 ao ponto B, em metros, igual a: (A) 38 (B) 40 (C) 45 (D) 50

Regra de Trs
108) O excesso de gordura no organismo nocivo sade. Considere uma pessoa que deseja perder gordura, sem alterar sua dieta alimentar. Para essa pessoa, um dispndio energtico de 9 kcal em atividades fsicas corresponde perda de 1 g de gordura corporal. Para perder 6,0 kg de gordura, o tempo, em minutos, que ela necessita dedicar a atividades fsicas, despendendo, em mdia, 12 kcal/min, corresponde a:

109) Numa certa regio ocenica, os nveis de mercrio na gua e nos peixes so,
respectivamente, de 0,05 e 200 ppb. Sabe-se que 1 ppb corresponde a 1 mg por tonelada. Comparando-se pesos iguais de peixes e de gua, o fator que expressa a relao entre as massas de mercrio nos peixes e na gua, :

110) Uma pessoa submetida a uma determinada dieta alimentar deseja ingerir, no mximo, 500 kcal em fatias de uma torta. Observe que: valor calrico a quantidade de energia capaz de produzir trabalho, liberada pelo metabolismo de uma certa quantidade de alimento ingerido; os valores calricos aproximados de carboidratos, lipdios e protenas so, respectivamente, 4, 9 e 4 kcal/g; a torta contm, ao todo, 50% de carboidratos, 15% de lipdios e 35% de protenas;

cada fatia da torta tem massa de 50 g e todas so iguais e homogneas. Para obedecer dieta, a maior quantidade de fatias dessa torta que a pessoa pode comer corresponde a: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4

Grficos
111) Uma mola est fixada verticalmente por uma de suas extremidades.

Ao acloparmos a extremidade um corpo de massa M, o tamanho da mola foi acrescido do valor X, e ela passou a armazenar uma energia elstica E.

Em funo de X2 o grfico que melhor representa E est em:

112) Um homem arrasta uma cadeira sobre um piso plano, percorrendo em linha reta uma distncia de 1 m. Durante todo o percurso, a fora que ele exerce sobre a cadeira vale a 4 N e direo de 60 em relao ao piso. O grfico que melhor representa o trabalho T, realizado por essa fora ao longo do deslocamento d, est indicado em:

113) A funo que descreve a dependncia temporal da posio S de um ponto


material representada pelo grfico abaixo.

(A) 0, 12, 4 (B) 0, 12, 4 (C) 12, 4, 0 (D) 12, 4 , 0

Trigonometria
114) A ilustrao mostra um instrumento usado para medir o dimetro de fios eltricos.

Para efetuar a medida, basta inserir o fio na parte interna e observar o ponto da escala que indica a tangncia entre o fio e o instrumento. No ponto, l-se o dimetro do fio, em mm. Considere, agora, a ilustrao a seguir, que mostra a seo reta de um fio de 4 mm de dimetro inserido no instrumento.

Se BC mede 12, a distncia em mm do ponto A ao ponto de tangncia P igual a:

115) Os grficos 1 e 2 representam a posio S

T de dois corpos.

No grfico 1, a funo horria definida pela equao: S = 2 + t Assim, a equao que define o movimento do grfico 2 corresponde a: (A) S = 2 + t (B) S = 2 + 2t (C) S = 2 + 4/3 t (D) S = 2 + 6/5 t 116)

117) A nanotecnologia surgiu na segunda metade do sculo XX, possibilitando estimar o tamanho de molculas e o comprimento de ligaes qumicas em nanmetros (nm), sendo 1 nm igual a 10-9 m. A tabela a seguir apresenta os comprimentos das ligaes qumicas presentes na molcula do cis-1,2-dicloroeteno:

Admita que: os ncleos atmicos tm dimenses desprezveis; os comprimentos das ligaes correspondem distncia entre os ncleos. A distncia, em nanmetros, entre os dois ncleos de hidrognio na molcula do cis-1,2-dicloroeteno equivale a: (A) 0,214 (B) 0,243 (C) 0,272 (D) 0,283

118) Um objeto deslocado em um plano sob a ao de uma fora de intensidade igual a 5 N, percorrendo em linha reta uma distncia igual a 2 m.Considere a medida do ngulo entre a fora e o deslocamento do objeto igual a 15, e T o trabalho realizado por essa fora. Uma expresso que pode ser utilizada para o clculo desse trabalho, em joules, T= 5 x 2 x sen . Nessa expresso, equivale, em graus, a: (A) 15 (B) 30 (C) 45 (D) 75

Exponencial
119) Na Tabela de Classificao Peridica, as fileiras horizontais correspondem aos perodos, e as colunas verticais, aos grupos ou famlias. Nos perodos, os elementos so dispostos em ordem crescente de seus nmeros atmicos. Considere trs elementos qumicos cujos nmeros atmicos so consecutivos, representados por x, y e z. Na equao 2X + 2Y + 2Z = 7.216, y o nmero atmico de um elemento qumico da famlia denominada: (A) alcalinos (B) halognios (C) calcognios (D) gases nobres

Operaes
120) O algoritmo abaixo empregado para calcular o valor da raiz quadrada do no x.

Considere 1 como valor inicial de n e R1= 3 como estimativa inicial do valor da raiz quadrada de x = 11. Nessas condies, o erro E2 ser igual a:

121)

A definio apresentada pelo personagem no est correta, pois, de fato, duas grandezas so inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um nmero positivo, o valor da outra dividido por esse mesmo nmero. Admita que a nota em matemtica e a altura do personagem da tirinha sejam duas grandezas, x e y, inversamente proporcionais. A relao entre x e y pode ser representada por:

122) O folheto abaixo apresenta o tempo de decomposio de materiais usualmente jogados nos rios, nos lagos e no mar.

Podemos afirmar que a razo mnima entre o tempo de decomposio, em anos, de 10 toneladas de metal e o de uma garrafa de vidro de, aproximadamente: (A) 104 (B) 101 (C) 100 (D) 101 123) Na tabela a seguir, um determinado sanduche utilizado como padro de comparao do poder de compra dos trabalhadores de seis cidades diferentes. Em S P, o no de min. necessrios para comprar um sanduche representado por x.

Considere ainda que a jornada de trabalho seja a mesma em todas as cidades. O valor aproximado de x corresponde a: (A) 48 (B) 46 (C) 42 (D) 40

124) A velocidade angular W de um mvel inversamente

proporcional ao tempo T e pode ser representada pelo grfico abaixo.

Quando (A) 2,1 (B) 2,3 (C) 2,5 (D) 2,7

igual a 0,8 rad/s, T, em segundos, corresponde a:

Juros
125) Joo abriu uma caderneta de poupana e, em 1 de janeiro de 2006, depositou R$ 500,00 a uma taxa de juros, nesse ano, de 20%. Em 1 de janeiro de 2007, depositou mais R$ 1.000,00. Para que Joo tenha, nessa poupana, em 1 de janeiro de 2008, um montante de R$ 1.824,00, a taxa de juros do segundo ano deve corresponder a:
(A) 12% (B) 14% (C) 16% (D) 18%

Lgica
126) Rafael comprou quatro passagens areas para dar uma de

presente para cada um de seus quatro netos. Para definir a poca em que iro viajar, Rafael pediu para cada um dizer uma frase. Se a frase fosse verdadeira, o neto viajaria imediatamente; se fosse falsa, o neto s viajaria no final do ano. O quadro abaixo apresenta as frases que cada neto falou:

A partir das frases ditas, Rafael no pde definir a poca da viagem do neto representado pelo seguinte nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV

CONJUNTOS
127) Em um posto foram atendidas 160 pessoas com a mesma doena, apresentando, pelo menos, os sintomas diarria, febre ou dor no corpo, isoladamente ou no. A partir dos dados registrados nas fichas de atendimento dessas pessoas, foi elaborada a tabela abaixo.

Na tabela, X corresponde ao nmero de pessoas que apresentaram, ao mesmo tempo, os trs sintomas. Pode-se concluir que X igual a: (A) 6 (B) 8

(C) 10 (D) 12

128) Trs candidatos, A, B e C, concorrem a um mesmo cargo


pblico de uma determinada comunidade. A tabela abaixo resume o resultado de um levantamento sobre a inteno de voto dos eleitores dessa comunidade.

Pode-se concluir, pelos dados da tabela, que a percentagem de eleitores consultados que no votariam no candidato B :
(A) 66,0% (B) 70,0% (C) 94,5% (D) 97,2%

MATRIZES/DETERMINANTES
129) Em um supermercado, um cliente empurra seu carrinho passando pelos setores 1, 2 e 3, com uma fora constante de 4 N, na mesma direo e mesmo sentido dos deslocamentos. Na matriz A abaixo, cada elemento aij indica, em joules, o trabalho da fora que o cliente faz para deslocar o carrinho do setor i para o setor j, sendo i e j elementos do conjunto {1, 2, 3}.

Ao se deslocar do setor 1 ao 2, do setor 2 ao 3 e, por fim, do setor 3 ao 1, a trajetria do cliente descreve o permetro de um tringulo. Assim, o cliente percorreu a distncia em metros de: (A) 35 (B) 40 (C) 45 (D) 50

130)

Observe a matriz a seguir

Resolvendo seu determinante, ser obtido o seguinte resultado: (A) 1 (B) sen x (C) sen2 x (D) sen3 x

SISTEMAS
131) Um conjunto de 100 copos descartveis, dispostos em um suporte, sero usados em uma festa.

Considere, agora, as seguintes informaes: sempre se tenta retirar apenas 1 copo de cada vez desse suporte; quando se tenta retirar 1 copo, e exatamente 2 saem juntos, 1 deles desperdiado; quando se tenta retirar 1 copo, e exatamente 3 saem juntos, 2 deles so desperdiados; quando se tenta retirar 1 copo, nunca saem 4 ou mais de 4 juntos; foram retirados todos os copos desse suporte, havendo desperdcio de 35% deles. a razo entre o nmero de vezes em que foram retirados exatamente 2 copos juntos e o nmero de vezes em que foram retirados exatamente 3 juntos foi de 3/2. O nmero de vezes em que apenas 1 copo foi retirado do suporte igual a: (A) 30 (B) 35 (C) 40 (D) 45 132)

Jorge quer distribuir entre seus filhos os ingressos ganhos para um show. S e cada um de seus filhos ganhar 4 ingressos, sobraro 5 ingressos; se cada um ganhar 6 ingressos, ficaro faltando 5 ingressos. Podemos concluir que Jorge ganhou o nmero total de ingressos correspondente a: (A) 15 (B) 25

(C) 29 (D) 34

Lei dos Senos e Cossenos


133) Observe abaixo a ilustrao de um pisto e seu esquema no plano.

O pisto ligado, por meio da haste BC, a um disco que gira em torno do centro A. Considere que: o raio AB e a haste BC medem, respectivamente, 1 polegada e 4 polegadas; medida que o disco gira, o pisto move-se verticalmente para cima ou para baixo, variando a distncia AC e o ngulo BC. Se a medida do ngulo BC dada por x radianos, a distncia entre A e C, em polegadas, pode ser obtida pela seguinte equao: (A) y = 4 + sen(x) (B) y = 4 + cos(x) (C) y = sen(x) + (D) y = cos(x) +

Anda mungkin juga menyukai