Anda di halaman 1dari 8

[-] www.sinaldemenos.

org Ano 1, n2, 2009

171

Origens da crtica do direito


Joelton Nascimento [FERREIRA, Adriano de Assis. Questo de Classes Direito, Estado e capitalismo em Menger, Stutchka e Pachukanis. So Paulo: Alfamega, 2009.] Entre Anton Menger, Piotr Stutchka e Evgeni Pachukanis trata-se de uma travessia rumo ao cerne da crtica que Marx havia elaborado acerca desta construo social que chamamos direito, tanto de suas formulaes doutrinrias quanto de suas prticas decisrias. Menos do que um estudo exaustivo e detalhista de cada um destes autores temporalmente longnquos e que pouco interesse teriam para o business as usual das faculdades de direito Adriano de Assis Ferreira se concentrou precisamente nesta travessia, tendo resultado da um verdadeiro estudo da gnese da crtica ao direito como parte constituinte da sociedade produtora de mercadorias. A leitura desta passagem chave para a teoria crtica do direito foi realizada por Ferreira a partir de uma renovada retomada de Marx e da tradio marxista realizada por Robert Kurz no interior dos esforos dos coletivos radicais alemes Krisis e Exit!. Trata-se dos dois pontos chaves do livro, responsveis pela sua importncia e originalidade: trazer discusso esta passagem em que emergem diferentes formas de aproximao entre a teoria crtica do direito e a crtica de Marx sociedade produtora de mercadorias e seu ponto de partida na leitura kurziana da atualidade da obra de Marx para o nosso sculo. Verso modificada de uma dissertao defendida em 2004, o livro tem quatro captulos, sendo o primeiro uma apresentao da leitura kurziana de Marx, na qual este crtico mostra como a obra de Marx j levava a uma superao definitiva de todo o discurso poltico e jurdico, por privilegiar a crtica ao fetichismo da forma mercadoria no capitalismo (p. XII). Na leitura de Kurz h um duplo Marx, um exotrico, um crtico das

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n2, 2009

172

formas ainda no completas da modernizao capitalista, que coloca a luta de classes como meio per quam da realizao desta mesma moderniza0, e por isso, estabelece como condio desta uma luta por direitos e por reconhecimento do Estado de suas demandas de classe, e eventualmente o maior controle possvel do Estado por esta classe; e por outro lado, um Marx esotrico, um crtico das categorias de socializao prprias da sociedade produtora de mercadorias e que, portanto, via na superao da modernizao capitalista e de seu desenvolvimento fundamentalmente um processo cego e sem uma subjetividade social possvel como condio inescapvel da emancipao social. Nesta segunda linha de leitura de Marx, a socializao pela via de relaes fetichistas que deve ser superada para alm da mera existncia de classes e de suas lutas. Neste captulo Ferreira termina ainda mostrando o carter predominantemente exotrico do texto de Engels e Kautsky, O Socialismo Jurdico, de 1887, embora reconhea que em uma passagem Engels e Kautsky chegam a tocar em alguns aspectos esotricos do problema do direito para alm da existncia emprica das classes. Todavia, garante o autor, parece-nos efetivamente apenas uma passagem deslocada da linha adotada pelo artigo, que privilegia o direito enquanto 'viso de mundo da burguesia' (p. 45). No captulo dois Ferreira l o mais exotrico de todos os autores socialistas, Anton Menger. No s em Menger o direito deixa de ser objeto de crtica quanto passa a ser o mais importante norte para a realizao da emancipao socialista.
Intuindo de modo bastante rudimentar a contradio no pensamento de Marx entre sua face exotrica, privilegiada por Engels no artigo mencionado, e sua face esotrica, relegada a uma passagem, Menger desqualifica, coerentemente com sua leitura, a importncia de Marx para o socialismo. Se o Marx oficial era o da luta de classes, nada justificaria sua negao cidadania, poltica, ao Estado e ao direito, privilegiando o Econmico. Outros socialistas seriam muito mais importantes do que ele (p.47).

Em Menger temos, pois, o pai de todos os crticos jurdicos da sociedade produtora de mercadorias. Isto porque Menger aceita todas as representaes socialistas descritivas da desigualdade e da explorao vividas pelos trabalhadores

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n2, 2009

173

em sociedades capitalistas; ele aceita ainda que realmente exista uma luta de classes e uma explorao de classes, mas no entende o processo social profundo e fetichista que as cria, aceitando portanto todas as premissas categoriais-sociais destas formas sociais como naturais. Isso no escapa a Ferreira:
Menger aceita a luta de classes, mas no concorda com (ou no entende) a crtica econmica de Marx. Ao conceber as instncias poltica e jurdica como resultado dessa luta, do poder social, e no os localizar em suas funes especficas dentro do modo de produo capitalista, pode admiti-los como instrumentos adequados para a transformao social que deseja: a supresso do domnio injusto da burguesia. Mas sua viso no toca no problema central: a sociedade organizada pela produo de valor abstrato, pela produo de mercadorias. As transformaes sociais que prope no pretendem abolir o trabalho enquanto esfera socialmente diferenciada e separada, mas perpetu-lo. Simplesmente pretende socializar a propriedade privada dos meios de produo, transferindo-a para o Estado, substituindo a ideologia privada por uma ideologia socialista, sem modificar a lgica social subjacente. O discurso da cidadania pode ser extrado de sua obra, apenas convertido em cidadania socialista (p.50).

Passando em revista as teorias crticas do direito que temos hoje, vemos que esto mais para Menger do que para Marx, cuja crtica esotrica precisam necessariamente desprezar ou ao menos relativizar para que possam entronizar o Estado, o direito e em certa medida o Mercado como os meios emancipadores por excelncia, que precisam apenas de uma certa dosagem de pblico e privado para funcionarem a contento. Como bem expe Ferreira, importa ver como, desde Menger, a justia da sociedade produtora de mercadorias necessariamente composta de vrias formas de direito ao trabalho e a seus produtos (p. 60 e ss.). Neste sentido, a ideia de que atividade humana convertida em trabalho, e sua organizao produtiva guiada pela valorizao do valor, possa ser controlada racionalmente e distribuda com gradual e progressiva justia , essa si, a verdadeira utopia de todo socialismo jurdico. Esta utopia, entretanto, colocada em questo de modo definitivo justamente quando a sociedade do trabalho erodida pela recorrncia e profundidade de suas crises sistmicas.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n2, 2009

174

No terceiro captulo de seu livro Ferreira analisa a obra de Pietr Stutchka vendo nela a gnese de uma vertente distinta de argumentao exotrica de crtica do direito.
Stutchka, ao contrrio [de Menger], procurar aceitar integralmente as teses de Marx, buscando extrair delas sua fundamentao para compreender o direito. Partir da ideia de modo de produo, buscando derivar todos os seus conceitos polticos e jurdicos do papel ocupado por eles dentro do processo de produo capitalista. Todavia, recair numa leitura completamente exotrica de Marx ao hipervalorizar as classes sociais como elementos capazes de alterar a histria, reabilitando o sujeito iluminista e negando inconscientemente o Marx esotrico (p. 70).

Stutchka termina por ser o pai de toda crtica jurdica-classista do direito burgus. Embora reconhecesse com Marx os limites e finitudes do direito como regulador social, Stutchka atribui esta finitude inteiramente ao seu carter de ser uma emanao da classe burguesa e, por conseguinte, atribui ao proletariado a incumbncia de impor ao meio-direito uma funo revolucionria de classe. Para Stutchka haveria a possibilidade de um direito e tambm de uma legalidade (e, acrescentamos, uma cidadania) revolucionria, devendo ser 'rechaadas todas as teorias que prediquem a impotncia da lei revolucionria em face das relaes de produo burguesas' (p. 79).
O direito burgus s teria sua natureza entendida partindo da idia de luta de classes e de que a classe dos capitalistas est interessada na existncia do proletariado e no pode desejar sua aniquilao completa. Somente observando tal necessidade que se compreenderia a hipocrisia, o dualismo e as contradies do direito burgus, que deveria afirmar a hegemonia da classe burguesa sem negar por completo a classe proletria, pois a explorao desta condio indispensvel para a existncia da prpria burguesia (p.80).

Portanto, em Stutchka, o nvel da subjetividade das classes define predominantemente a mediao jurdica da regulao, ou seja, o carter de classe define o que vem a ser o direito. Embora brevemente, notamos que Ferreira

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n2, 2009

175

percebe bem o mais importante solo comum entre Stutchka e Menger: a utopia de uma sociedade do trabalho. Enquanto Menger sonhava com uma sociedade da retribuio integral de todo produto de trabalho, sem tocar na lgica da valorizao do valor e da sociedade produtora de mercadorias, Stutchka sonhava com uma lei e uma jurisdio revolucionria, que, seguindo o modelo jacobino, pudesse levar a uma definitiva e afirmativa vitria do homem e do cidado trabalhador (p.91). No quarto e ltimo captulo, Ferreira apresenta o primeiro crtico marxista do direito que finalmente pde dar conta, mesmo que parcialmente, do carter esotrico da obra de Marx: Evgeni Pachukanis.
A diferena fundamental entre Pachukanis e os demais juristas apresentados consiste em que sua preocupao bsica ser delimitar o que seja a forma jurdica, compreendendo o direito a partir dessa sua forma, e no mais partindo de uma valorizao exclusiva ou excessiva de seu contedo. No seria suficiente um exame apenas do contedo material do direito em cada poca, mas haveria a necessidade de examinar o modo como este contedo se exprime, sua forma de expresso...(p. 94) A investigao tradicional das cincias jurdicas no seria capaz de revelar a plenitude do direito no contexto histrico em que se forma, pois opera com abstraes como relao jurdica ou sujeito de direito como dados naturais, como pontos de partida, sem desvendar o real contedos dessas abstraes... (p. 95-96)

Pachukanis vai, desse modo, ao menos parcialmente, fazer com a cincia jurdica o que Marx fez com a Economia Poltica a saber, destrinchar a perspectiva que levava os estudiosos do tema a verem nas categorias de suas anlises (no caso dos economistas, valor, trabalho e lucro, por exemplo, no caso dos juristas, lei, contrato e crime, etc.) dados naturais presentes em toda e qualquer sociedade. Em Pachukanis, por conseguinte, se encontra a primeira tentativa de tomar a crtica marxiana da legalidade burguesa em geral em seu carter esotrico e, assim, tambm de colocar em questo a superao da forma jurdica como regulador social, tanto quanto o valor como cerne da socializao das sociedades

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n2, 2009

176

produtoras de mercadorias. Quase no final do seu livro, reconhecendo o mrito de Pachukanis em demonstrar a relao (prefiro o termo homologia) entre a forma-mercadoria e a forma jurdica, Ferreira aponta, ainda que en passant, um problema de grande importncia do qual todo estudo sobre o direito que se repute crtico precisa partir. Segundo ele:
O que Pachukanis no pode ver, principalmente porque seu solo e sua poca so do processo histrico de implementao global do modo de produo capitalista, e por um conhecimento apenas parcial do Marx esotrico, que o prprio capitalismo quando consolidado, contraditoriamente, nega gradativamente a universalidade da forma mercadoria. Que [portanto] o prprio capitalismo consolidado extingue gradativamente a forma jurdica (p.112).

O livro de Adriano de Assis Ferreira termina por ser, a meu ver, um bem sucedido painel das origens das abordagens crticas do direito, acrescido desse problema citado que nos remete grande tarefa, ainda plenamente aberta, de uma consequente crtica do direito em meio a mais uma crise sistmica da sociedade produtora de mercadorias. Isto porque a tendncia imediatamente intuitiva justamente tentar se apegar ainda mais a um princpio regulador novamente mais abstrato e formal, quando justamente a regulao e a normalidade deste processo cego e fetichista da valorizao do valor que se coloca em xeque em seu prprio desenvolvimento interno. Os juristas e moralistas so os primeiros a sair pregando as leis e a virtude quando uma crise sistmica comea a se aprofundar, cata de criminosos e especuladores, busca-se desesperadamente, enfim, colocar os culpados na cadeia, mas a crise do capital, do sujeito automtico e suas fices jurdicas. Se o valor perde poder (Gewalt) escreveu Franz Schandl, a violncia (Gewalt) ganha valor1. Se o prprio sujeito automtico do capital suspende sua prpria legalidade, de muito pouco adianta, como um bom pai de famlia, lembrar dos anos dourados em que este o obedecia, resta, pois, como j anteviu Walter Benjamin, superar o
1

SCHANDL, Franz. Pilhagem Social. Sinal de Menos. n.1, 2009. Disponvel em: http://www.sinaldemenos.org

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n2, 2009

177

estado de exceo que se tornou regra. Neste sentido seria til, por exemplo, comparar algumas abordagens atuais que se reputam terico-crticas ou socialistas e que, na verdade, emulam pela ensima vez uma combinao diferente daquelas perspectivas exotricas j defendidas por um Menger ou um Stutchuka. Ora estas vertentes clamam que as instituies jurdico-polticas da sociedade capitalista possuem e possuiro ainda mais a capacidade adquirida recentemente de absorver o resultado das lutas de classes, e assim anunciam como relevante novidade, portanto, verses requentadas do socialismo jurdico de Menger, chamando, no ensejo, qualquer objeo a tal utopia de economicista (exatamente como Menger!). Outra hora ainda clamam pela transformao classista do direito e do Estado, como se o direito ao trabalho pudesse ser, de qualquer modo que o pensemos, algo mais do que o Direito do Trabalho, com as varas e os juzes que a partir de normas e processos abstratos, regulam realmente o desenvolvimento dos trabalhos abstratos e da valorizao abstrata do valor. Por outro lado e esta consequncia no assumidamente buscada pelo autor a estratgia de seu estudo da passagem Menger-Stutchka-Pachukanis pela via da leitura de Kurz, ajuda-nos ainda a esclarecer algumas teses polmicas trazidas por este autor, por vezes mal-entendidas mesmo pelos melhores de seus leitores. Pela via do problema do direito e do Estado, a perspectiva ou o corte classista termina necessariamente nas limitadas e esgotadas propostas de Stutchka. Portanto, pela via da estudo crtico do direito possvel enxergar claramente que a crtica da forma-fetiche no pode se harmonizar com uma pista traada imanentemente por uma luta de classes, no importando o quo elaborada possa ser esta, j que a gramtica terica e prtica que esta pressupe precisa ser estilhaada para que o conflito social possa ser formulado em outro plano. A passagem que Ferreira captou e o modo como o fez, como se v, marca tanto um passo adiante na leitura crtica do direito que se realizou at ento, quanto na leitura crtica da nova crtica do valor e de sua validade terica. Ambas as tarefas confluem para a construo de um crtica do direito na esteira da antieconomia e da antipoltica sugeridas por Kurz, duas das formulaes mais importantes da

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n2, 2009

178

crtica radical do capitalismo. Capitalismo este que, hoje, a olhos vistos, d sinais indelveis de seu profundo desgaste.

Anda mungkin juga menyukai