Anda di halaman 1dari 2

AS LTIMAS DA EDUCAO

MEC cria prova nacional para seleo de professores iniciantes


O MEC (Ministrio da Educao) vai realizar a partir de 2011 uma prova nacional para seleo de professores iniciantes, que pode subsidiar concursos pblicos estaduais e municipais. A portaria que institui o exame foi publicada nesta segunda-feira do "Dirio Oficial da Unio". (Folha de so 25 de maio de 2010) A prova --que recebeu o nome de Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente-- ser feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira) e vai avaliar conhecimentos, competncias e habilidades dos candidatos ao ingresso na docncia do ensino bsico e fundamental. O sistema de avaliao ser semelhante ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio). Com a nota adquirida na prova, o professor poder ingressar em qualquer rede de ensino que esteja cadastrada no programa. De acordo com texto publicado no "Dirio Oficial", as Secretarias de Educao interessadas em utilizar os resultados da prova devero formalizar adeso no Inep. J a forma de utilizao dos resultados ser determinada por cada secretaria que aderir. O presidente Luiz Incio Lula da Silva determinou a instalao de bibliotecas em todas as instituies de ensino do Pas. A Lei N 12.244, publicada na edio desta tera-feira do Dirio Oficial da Unio, abrange tanto as instituies pblicas quanto as privadas e estipula que cada biblioteca deve ter, no mnimo, um ttulo para cada aluno matriculado. (www.terra.com.br, 25 de maio de 2010) "Ser obrigatrio um acervo de livros na biblioteca de, no mnimo, um ttulo para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de

ensino determinar a ampliao deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientaes de guarda, preservao, organizao e funcionamento das bibliotecas escolares", diz um dos artigos da nova lei.

Obrigatoriedade de exibio de filmes nacionais em escolas aprovado Com parecer favorvel da senadora Rosalba Ciarlini foi aprovado, ontem, 25, na Comisso de Educao, Cultura e Esporte (CE), projeto de lei que obriga a exibio de filmes e audiovisuais nas escolas de ensino bsico. Em seu relatrio, Rosalba destacou que o objetivo colocar o estudante em contato com a arte e cultura. Pelo projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), as escolas tero que exibir as produes brasileiras, no mnimo, por duas horas mensais. "Ao promover o contato sistemtico com essa forma de arte e cultura nacionais, o projeto estimular o gosto do estudante pelo cinema e a formao de pblico para essa atividade no futuro", ressaltou, dizendo que nada impede que a exibio de filmes seja dosada pelas escolas, em face dos respectivos projetos pedaggicos. (jornal omossoroense, 25 de maio de 2010)

Anda mungkin juga menyukai