Anda di halaman 1dari 67

Material: Cincias Sociais - 2011 1 Introduo ao pensamento cientfico sobre o social 1.

.1 O renascimento Nesta unidade, vamos citar a contribuio de alguns filsofos para a compreenso das transformaes sociais que culminaram o desenvolvimento do capitalismo, que o que pretendemos analisar no decorrer deste curso. A partir do sculo XV significativas mudanas ocorrem na Europa, comea uma nova era no s para a organizao do trabalho, o conhecimento humano tambm sofre modificaes. O ser humano deixa de apenas explicar ou questionar racionalmente a natureza, para se preocupar com a questo de como utiliz-la melhor. Essa nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, na qual a experimentao e a observao so fundamentais, aparece neste momento, representada pelo pensamento de Maquiavel (1469-1527), Galileu Galilei (15641642), Francis Bacon (1561-1626), Ren Descartes (1596-1650). O pensamento social do Renascimento se expressa na criao imaginria de mundos ideais que mostrariam como a realidade deveria ser, sugerindo, entretanto, que tal sociedade seria construda pelos homens com sua ao e no pela crena ou pela f. Thomas Morus (1478-1535) em A Utopia defende a igualdade e a concrdia. Concebe um modelo de sociedade no qual todos tm as mesmas condies de vida e executam em rodzio os mesmos trabalhos. Maquiavel em sua obra O Prncipe afirma que o destino da sociedade depende da ao dos governantes. Analisa as condies de fazer conquistas, reinar e manter o poder. A importncia dessa obra reside no tratamento dado ao poder, que passa a ser visto a partir da razo e da habilidade do governante para se manter no poder, separando a anlise do exerccio do poder da tica. Segundo (COSTA: 2005,p.35) as idias de Thomas Morus e Maquiavel expressam os valores de uma sociedade em mudana, portadora de uma viso laica* da sociedade e do poder.

1.2. A ilustrao e a sociedade contratual

Com a Ilustrao*, as idias de racionalidade e liberdade se convertem em valores supremos. A racionalidade aqui compreendida como a capacidade humana de pensar e escolher. Liberdade significa que as relaes entre os homens deveriam ser pautadas na liberdade contratual, no plano poltico isto significa a livre escolha dos governantes, colocando em xeque o poder dos monarcas. Os filsofos iluministas concebiam a poltica como uma coletividade organizada e contratual. O poder passa a ser visto como uma construo lgica e jurdica. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em sua obra O contrato social, afirma que a base da sociedade estava no interesse comum pela vida social, no consentimento unnime dos homens em renunciar as suas vontades em favor de toda a comunidade (COSTA: 2005, p. 48). Rousseau identificou na propriedade privada a fonte das injustias sociais e defendeu um modelo de sociedade pautada em princpios de igualdade.

Diferentemente de Rousseau, John Locke (1632-1704) reconhecia entre os direitos individuais e o respeito propriedade. Defendia que os princpios de organizao social fossem codificados em torna de uma Constituio. Conclumos que a sociologia pr-cientfica caracterizada por estudos sobre a vida social que no tinham como preocupao central conhecer a realidade como ela era, e sim propor formas ideais de organizao social. O pensamento filosfico de ento, j concebia diferenas entre indivduo e coletividade, e como afirma (COSTA:2005, p.49) Mas, presos ainda ao princpio da individualidade, esses filsofos entendiam a vida coletiva como a fuso de sujeitos, possibilitada pela manifestao explcita das suas vontades.

1.3 O pensamento cientfico sobre o Social;

A preocupao em conhecer e explicar os fenmenos sociais sempre foi uma preocupao da humanidade. Porm a explicao com base cientfica, fruto da sociedade moderna, industrial e capitalista. A formao da Sociologia no sculo XIX significou que o pensamento sobre o social se desvinculou das tradies morais e religiosas. Como afirma (COSTA: 2005, p.18). Tornava-se necessrio entender as bases da vida social humana e da organizao da sociedade, por meio de um pensamento que permitisse a observao, o controle e a formulao de explicaes plausveis, que tivessem credibilidade num mundo pautado pelo racionalismo. Augusto Comte (1798-1857) foi o autor que desenvolveu pela primeira vez, reflexes sobre o mundo social sob bases cientficas. Em sua anlise sobre o mundo social, compreendia a sociedade como um grande organismo, no qual cada parte possui uma funo especfica. O bom funcionamento do corpo social depende da atuao de cada rgo. Segundo Comte, ao longo da histria a sociedade teria passado por trs fases: a teolgica, a metafsica e a cientfica. Concebia a fase teolgica como aquela em que os homens recorriam vontade de deus para explicar os fenmenos da natureza. A segunda fase, o homem j seria capaz de utilizar conceitos abstratos, mas somente na terceira base, que corresponde sociedade industrial, que o conhecimento passa a se pautar na descoberta de leis objetivas que determinam os fenmenos. Comte procurou estudar o que j havia sido acumulado em termos de conhecimentos e mtodos por outras cincias como a matemtica, biologia, fsica, para saber quais deles poderiam ser utilizados na sociologia. O conhecimento sociolgico permite ao homem transpor os limites de sua condio particular para perceb-la como parte de uma totalidade mais ampla, que o todo social. Isso faz da sociologia um conhecimento indispensvel num mundo que, medida que cresce, mais diferencia e isola os homens e os grupos entre si.

2 - Transformaes sociais no sculo XVIII O surgimento; Podemos entender a sociologia como uma das manifestaes do pensamento moderno. A evoluo do pensamento cientfico, que vinha se constituindo desde Coprnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova rea do conhecimento ainda no incorporada ao saber cientfico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente constituio das cincias naturais e de diversas cincias sociais. A sua formao constitui um acontecimento complexo para o qual concorrem uma constelao de circunstncias, histricas e intelectuais, e determinadas intenes prticas. O seu surgimento ocorre num contexto histrico especfico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregao da sociedade feudal e da consolidao da civilizao capitalista. A sua criao no obra de um nico filsofo ou cientista, mas representa o resultado da elaborao de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situaes de existncia que estavam em curso. O sculo XVIII constitui um marco importante para a histria do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformaes econmicas, polticas e culturais que se aceleram a partir dessa poca colocaro problemas inditos para os homens que experimentavam as mudanas que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revoluo que este sculo testemunha - a industrial e a francesa - constitua os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalao definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um sculo depois, por volta de 1830, mas so os acontecimentos desencadeados pela dupla revoluo que a precipitam e a tornam possvel.

No constitui objetivo desta parte do trabalho proceder a uma anlise destas duas revolues, mas apenas estabelecer algumas relaes que elas possuem com a formao da sociologia. A revoluo industrial significou algo mais do que a introduo da mquina a vapor e dos sucessivos aperfeioamentos dos mtodos produtivos. Ela representou o triunfo da indstria capitalista, capitaneada pelo empresrio capitalista que foi pouco a pouco concentrando as mquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossudos. Cada avano com relao consolidao da sociedade capitalista representava a desintegrao, o solapamento de costumes e instituies at ento existentes e a introduo de novas formas de organizar a vida social. A utilizao da mquina na produo no apenas destruiu o arteso independente, que possua um pequeno pedao de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este foi tambm submetido uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relaes de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele. Num perodo de oitenta anos, ou seja, entre 1780 e 1860, a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia. Pas com pequenas cidades, com uma populao rural dispersa, passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam suas nascentes indstrias, que espalharam produtos para o mundo inteiro. Tais modificaes no poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa poca. A formao de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenao da sociedade rural, a destruio da servido, o desmantelamento da famlia patricial etc. A transformao da atividade artesanal em manufatureira e, por ltimo, em atividade fabril, desencadeou uma macia emigrao do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianas em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem frias e feriados, ganhando um salrio de subsistncia. Em alguns setores da indstria inglesa, mais da metade dos trabalhadores era constituda por mulheres e crianas, que ganhavam salrios inferiores dos homens.

desapario

dos

pequenos

proprietrios

rurais,

dos

artesos

independentes, a imposio de prolongadas horas de trabalho etc, tiveram um efeito traumtico sobre milhes de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas habituais de vida. Estas transformaes, que possuam um sabor de cataclisma, faziam-se mais visveis nas cidades industriais, local para onde convergiam todas estas modificaes e explodiam suas conseqncias. Estas cidades passavam por um vertiginoso crescimento demogrfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de servios sanitrios, de sade, capaz de acolher a populao que se deslocava do campo. Manchester, que constitui um ponto de referncia indicativo desses tempos, por volta do incio do sculo XIX era habitada por setenta mil habitantes; cinqenta anos depois, possua trezentas mil pessoas. As conseqncias da rpida industrializao e urbanizao levadas a cabo pelo sistema capitalista foram to visveis quanto trgicas: aumento assustador da prostituio, do suicdio, do alcoolismo, do infanticdio, da criminalidade, da violncia, de surtos de epidemia de tifo e clera que dizimaram parte da populao etc. evidente que a situao de misria tambm atingia o campo, principalmente os trabalhadores assalariados, mas o seu epicentro ficava, sem dvida, nas cidades industriais. Um dos fatos de maior importncia relacionados com a revoluo industrial sem dvida o aparecimento do proletariado e o papel histrico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Os efeitos catastrficos que esta revoluo acarretava para a classe trabalhadora levaram-na a negar suas condies de vida. As manifestaes de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, como a destruio das mquinas, atos de sabotagem e exploso de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criao de associaes livres, formao de sindicatos etc. A conseqncia desta crescente organizao foi a de que os "pobres" deixaram de se confrontar com os "ricos"; mas uma classe especfica, a classe operria, com conscincia de seus interesses, comeava a organizar-se para enfrentar os proprietrios dos instrumentos de trabalho. Nesta trajetria, iam produzindo seus jornais, sua prpria literatura,

procedendo a uma crtica da sociedade capitalista e inclinando-se para o socialismo como alternativa de mudana. Qual a importncia desses acontecimentos para a sociologia? O que merece ser salientado que a profundidade das transformaes em curso colocava a sociedade num plano de anlise, ou seja, esta passava a se constituir em "problema", em "objeto" que deveria ser investigado. Os pensadores ingleses que testemunhavam estas transformaes e com elas se preocupam no eram, no entanto, homens de cincia ou socilogos que viviam desta profisso. Eram antes de tudo homens voltados para a ao, que desejavam introduzir determinadas modificaes na sociedade. Participavam ativamente dos debates ideolgicos em que se envolviam as correntes liberais, conservadoras e socialistas. Eles no desejavam produzir um mero conhecimento sobre as novas condies de vida geradas pela revoluo industrial, mas procuravam extrair dele orientaes para a ao, tanto para manter, como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo. Tal fato significa que os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes polticos, entre indivduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades. Pensadores como Owen (1771-1858), William Thompson (1775-1833), Jeremy Bentham (1748-1832), s para citar alguns daquele momento histrico, podiam discordar entre si ao julgarem as novas condies de vida provocadas peta revoluo industrial e as modificaes que deveriam ser realizadas na nascente sociedade industrial, mas todos eles concordavam que ela produzira fenmenos inteiramente novos que mereciam ser analisados. O que eles refletiram e escreveram foi de fundamental importncia para a formao e constituio de um saber sobre a sociedade. A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual s novas situaes colocadas pela revoluo industrial. Boa parte de seus temas de anlise e de reflexo foi retirada das novas situaes, como, por exemplo, a situao da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformaes tecnolgicas, a organizao do trabalho na fbrica etc. a formao de uma estrutura social muito especfica - a sociedade capitalista que impulsiona uma

reflexo sobre a sociedade, sobre suas transformaes, suas crises, seus antagonismos de classe. No por mero acaso que a sociologia, enquanto instrumento de anlise, inexistia nas relativamente estveis sociedades prcapitalistas, uma vez que o ritmo e o nvel das mudanas que a se verificavam no chegavam a colocar a sociedade como "um problema" a ser investigado. O surgimento da sociologia, como se pode perceber, prende-se em parte aos abalos provocados pela revoluo industrial, pelas novas condies de existncia por ela criadas. Mas uma outra circunstncia concorreria tambm para a sua formao. Trata-se das modificaes que vinham ocorrendo nas formas de pensamento. As transformaes econmicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o sculo XVI, no poderiam deixar de provocar modificaes na forma de conhecera natureza e a cultura. A partir daquele momento, o pensamento paulatinamente vai renunciando a uma viso sobrenatural para explicar os fatos e substituindo-a por uma indagao racional. A aplicao da observao e da experimentao, ou seja, do mtodo cientfico para a explicao da natureza, conhecia uma fase de grandes progressos. Num espao de cento e cinqenta anos, ou seja, de Coprnico a Newton, a cincia passou por um notvel progresso, mudando at mesmo a localizao do planeta Terra no cosmo. O emprego sistemtico da observao e da experimentao como fonte para a explorao dos fenmenos da natureza estava possibilitando uma grande acumulao de fatos. O estabelecimento de relaes entre estes fatos ia possibilitando aos homens dessa poca um conhecimento da natureza que lhes abria possibilidade de a controlar e dominar. O pensamento filosfico do sculo XVII contribuiu para popularizar os avanos do pensamento cientfico. Para Francis Bacon (1561 - 1626), por exemplo, a teologia deixaria de ser a forma norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constitua um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinio, ceder lugar a uma dvida metdica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Para ele, o novo mtodo de conhecimento, baseado na observao e na experimentao, ampliaria infinitamente o poder do

homem e deveria ser estendido e aplicado ao estudo da sociedade. Partindo destas idias, chegou a propor um programa para acumular os dados disponveis e com eles realizar experimentos a fim de descobrir e formular leis gerais sobre a sociedade. O emprego sistemtico da razo, do livre exame da realidade - trao que caracterizava os pensadores do sculo XVI I, os chamados racionalistas, representou um grande avano para libertar o conhecimento do controle teolgico, da tradio, da "revelao" e, conseqentemente, para a formulao de uma nova atitude intelectual diante dos fenmenos da natureza e da cultura. Diga-se de passagem, que o progressivo abandono da autoridade, do dogmatismo e de uma concepo providencial ista, enquanto atitudes intelectuais para analisar a realidade, no constitua um acontecimento circunscrito apenas ao campo cientfico ou filosfico. A literatura do sculo XVII, por exemplo, constitua uma outra rea que ia se afastando do pensamento oficial, na medida em que se rebelava contra a criao literria legitimada pelo poder. A obra de vrios literatos dessa poca investia contra as instituies oficiais, procurando desmascarar os fundamentos do poder poltico, contribuindo assim para a renovao dos costumes e hbitos mentais dos homens da poca. Se no sculo XVIII os dados estatsticos voavam indicando uma produtividade antes desconhecida, o pensamento social deste perodo tambm realizava seus vos rumo a novas descobertas. A pressuposio de que o processo histrico possui uma lgica passvel de ser apreendida constituiu um aconteci mento que abria novas pistas para a investigao racional da sociedade. Este enfoque, por exemplo estava na obra de Vico (1668 - 1744), para o qual o homem quem produz a histria. Apoiando-se nesse ponto de vista, afirmava que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrrio da natureza, ela constitui obra dos prprios indivduos. Essa postura diante da sociedade, que encontra em Vico um de seus expoentes, influenciou os historiadores escoceses da poca, como David Hume (1711-1776) e Adam Ferguson (1723-1816), e seria posteriormente desenvolvida e amadurecida por Hegel e Marx.

Data tambm dessa poca a disposio de tratar a sociedade a partir do estudo de seus grupos e no dos indivduos isolados. Essa orientao estava, por exemplo, nos trabalhos de Ferguson, que acrescentava que para o estudo da sociedade era necessrio evitar conjecturas e especulaes. A obra deste historiador escocs revela a influncia de algumas idias de Bacon, como a de que a induo, e no a deduo, que nos revela a natureza do mundo, e a importncia da observao enquanto instrumento para a obteno do

conhecimento. No entanto, entre os pensadores franceses do sculo XVIII que encontramos um grupo de filsofos que procurava transformar no apenas as velhas formas de conhecimento, baseadas na tradio e na autoridade, mas a prpria sociedade. Os iluministas, enquanto idelogos da burguesia, que nesta poca posicionava-se de forma revolucionria, atacaram com veemncia os fundamentos da sociedade feudal, os privilgios de sua classe dominante e as restries que esta impunha aos interesses econmicos e polticos da burguesia. A intensidade do conflito entre as classes dominantes da sociedade feudal e a burguesia revolucionria que leva os filsofos, seus representantes intelectuais, a atacarem de forma impiedosa a sociedade feudal e a sua estrutura de conhecimento, e a negarem abertamente a sociedade existente. Para proceder a uma indagao crtica da sociedade da poca, os iluministas partiram dos seus antecessores do sculo XVII, como Descartes, Bacon, Hobbes e outros, reelaborando, porm, algumas de suas idias e procedimentos. Ao invs de utilizar a deduo, como a maioria dos pensadores do sculo XVII, os iluministas insistiam numa explicao da realidade baseada no modelo das cincias da natureza. Nesse sentido, eram influenciados mais por Newton, com seu modelo de conhecimento baseado na observao, na experimentao e na acumulao de dados, fio que por Descartes, com seu mtodo de investigao baseado na deduo. Influenciado por esse estado de esprito, Condorcet (1742-1794), por exemplo, desejava aplicar os mtodos matemticos ao estudo dos fenmenos sociais, estabelecendo uma rea prpria de investigao a que denominava

10

"matemtica social". Admitia-o que, utilizando os mesmos procedimentos das cincias naturais para o estudo da sociedade, este poderia atingir a mesma preciso de vocabulrio e exatido de resultados obtidas por aqueles. Combinando o uso da razo e da observao, os iluministas analisaram quase todos os aspectos da sociedade. Os trabalhos de Montesquieu (16891755), por exemplo, estabelecem uma srie de observaes sobre a populao, o comrcio, a religio, a moral, a famlia etc. O objetivo dos iluministas, ao estudar as instituies de sua poca, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, que atentavam contra a natureza dos indivduos e, nesse sentido, impediam a liberdade do homem. Concebiam o indivduo como dotado de razo, possuindo uma perfeio inata e destinado liberdade e igualdade social. Ora, se as instituies existentes constituam um obstculo liberdade do indivduo e sua plena realizao, elas, segundo eles, deveriam ser eliminadas. Dessa forma reivindicavam a liberao do indivduo de todos os laos sociais tradicionais, tal como as corporaes, a autoridade feudal etc. Procedendo desta forma, os iluministas conferiam uma clara dimenso crtica e negadora ao conhecimento, pois este assumia a tarefa no s de conhecer o mundo natural ou social tal como se apresentavam, mas tambm de critic-lo e rejeit-lo. O conhecimento da realidade e a disposio de transform-la eram, portanto, uma s coisa. A filosofia, de acordo com esta concepo, no constitua um mero conjunto de noes abstratas distante e margem da realidade, mas, ao contrrio, um valioso instrumento prtico que criticava a sociedade presente, vislumbrando outras possibilidades de existncia social alm das existentes. O visvel progresso das formas de pensar, fruto das novas maneiras de produzir e viver, contribua para afastar interpretaes baseadas em supersties e crenas infundadas, assim como abria um espao para a constituio de um saber sobre os fenmenos histrico-sociais. Esta crescente racionalizao da vida social, que gerava um clima propcio constituio de um estudo cientfico da sociedade, no era, porm, um privilgio de filsofos e homens que se dedicavam ao conhecimento. O "homem comum" dessa poca tambm deixava, cada vez

11

mais, de encarar as instituies sociais, as normas, como fenmenos sagrados e imutveis, submetidos a foras sobrenaturais, passando a perceb-las como produtos da atividade humana, portanto passveis de serem conhecidas e transformadas. A intensidade da crtica s instituies feudais levada a cabo pelos iluministas constitua indisfarvel indcio da virulncia da luta que a burguesia travava no plano poltico contra as classes que sustentavam a dominao feudal. Na Frana, o conflito entre as novas foras sociais ascendentes chocava-se com uma tpica monarquia absolutista, que assegurava considerveis privilgios a aproximadamente quinhentas mil pessoas, isso num pas que possua ao final do sculo XVIII uma populao de vinte e trs milhes de indivduos. Esta camada privilegiada no apenas gozava de iseno de impostos e possua direitos para receber tributos feudais, mas impedia ao mesmo tempo a constituio de livreempresa, a explorao eficiente da terra e demonstrava-se incapaz de criar uma administrao padronizada atravs de uma poltica tributria racional e imparcial. A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista. Para a destruio do "ancien rgime", foram mobilizadas as massas, especialmente os trabalhadores pobres das cidades. Alguns meses mais tarde, elas foram "presenteadas", pela nova classe dominante, com a interdio dos seus sindicatos. A investida da burguesia rumo ao poder, sucedeu-se uma liquidao sistemtica do velho regime. A revoluo ainda no completara um ano de existncia, mas fora suficientemente intempestiva para liquidar a velha estrutura feudal e o Estado monrquico. O objetivo da revoluo de 1789 no era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituies tradicionais, seus costumes e hbitos arraigados, e ao mesmo tempo promover profundas inovaes na economia, na poltica, na vida cultural etc. dentro desse contexto que se situam a abolio dos grmios e das corporaes e

12

a promulgao de uma legislao que limitava os poderes patriarcais na famlia, coibindo os abusos da autoridade do pai, forando-o a uma diviso igualitria da propriedade. A revoluo desferiu tambm seus golpes contra a Igreja, confiscando suas propriedades, suprimindo os votos monsticos e transferindo para o Estado as funes da educao, tradicionalmente controladas pela Igreja. Investiu contra e destruiu os antigos privilgios de classe, amparou e incentivou o empresrio. O impacto da revoluo foi to profundo que, passados quase setenta anos do seu triunfo, Alexis de Tocqueville, um importante pensador francs, referia-se a ela da seguinte maneira: "A Revoluo segue seu curso: medida que vai aparecendo a cabea do monstro, descobre-se que, aps ter destrudo as instituies polticas ela suprime as instituies civis e muda, em seguida, as leis, os usos, os costumes e at a lngua; aps ter arruinado a estrutura do governo, mexe nos fundamentos da sociedade e parece querer agredir at Deus; quando esta mesma Revoluo expande-se rapidamente por toda a parte com procedimentos desconhecidos, novas tticas, mximas mortferas, poder espantoso que derruba as barreiras dos imprios, quebra coroas, esmaga povos e - coisa estranha - chega ao mesmo tempo a ganh-los para a sua causa; medida que todas estas coisas explodem, o ponto de vista muda. O que primeira vista parecia aos prncipes da Europa e aos estadistas um acidente comum na vida dos povos, tornou-se um fato novo, to contrrio a tudo que aconteceu antes no mundo e no entanto to geral, to monstruoso, to incompreensvel que, ao aperceb-lo, o esprito fica como que perdido". O espanto de Tocqueville diante da nova realidade inaugurada pela revoluo francesa seria compartilhado tambm por outros intelectuais do seu tempo. Durkheim, por exemplo, um dos fundadores da sociologia, afirmou certa vez que a partir do momento em que "a tempestade revolucionria passou, constituiu-se como que por encanto a noo de cincia social". O fato que pensadores franceses da poca, como Saint-Simon, Comte. Le Play e alguns outros, concentraro suas reflexes sobre a natureza e as conseqncias da

13

revoluo.

Em

seus

trabalhos,

utilizaro

expresses

como

"anarquia",

"perturbao", "crise", "desordem", para julgar a nova realidade provocada pela revoluo. Nutriam em geral esses pensadores um certo rancor pela revoluo, principalmente por aquilo que eles designavam como "os seus falsos dogmas", como o seu ideal de igualdade, de liberdade, e a importncia conferida ao indivduo em face das instituies existentes. A tarefa que esses pensadores se propem a de racionalizar a nova ordem, encontrando solues para o estado de "desorganizao" ento existente. Mas para restabelecer a "ordem e a paz", pois a esta misso que esses pensadores se entregam, para encontrar um estado de equilbrio na nova sociedade, seria necessrio, segundo eles, conhecer as leis que regem os fatos sociais, instituindo, portanto uma cincia da sociedade. A verdade que a burguesia, uma vez instalada no poder, se assusta com a prpria revoluo. Uma das faces revolucionrias, por exemplo, os jacobinos, estava disposta a aprofund-la, radicalizando-a e levando-a at o fim, situando-a alm do projeto e dos interesses da burguesia. Para contornar a propagao de novos surtos revolucionrios, enquanto estratgia para modificao das sociedades, seria necessrio, de acordo com os interesses da burguesia, controlar e neutralizar novos levantes revolucionrios. Nesse sentido, era de fundamental importncia proceder a modificaes substanciais em sua teoria da sociedade. A interpretao crtica e negadora da realidade, que constituiu um dos traos marcantes do pensamento iluminista e alimentou o projeto revolucionrio da burguesia, deveria de agora em diante ser "superada" por uma outra que conduzisse no mais revoluo, mas "organizao", ao "aperfeioamento" da sociedade. Saint-Simon, de uma maneira muito explcita, afirmaria a este respeito que "a filosofia do ltimo sculo foi revolucionria; a do sculo XX deve ser reorganizadora". A tarefa que os fundadores da sociologia assumem , portanto, a de estabilizao da nova ordem. Comte tambm muito claro quanto a essa questo. Para ele, a nova teoria da sociedade, que ele denominava de "positiva", deveria ensinar os homens a aceitar a ordem existente, deixando de lado, a sua negao.

14

A Frana, no incio do sculo XIX, ia se tornando visivelmente uma sociedade industrial, com uma introduo progressiva da maquinaria,

principalmente no setor txtil. Mas o desenvolvimento acarretado por essa industrializao causava aos operrios franceses misria e desemprego. Essa situao logo encontraria resposta por parte da classe trabalhadora. Em 18161817 e em 1825-1827, os operrios destroem as mquinas em manifestaes de revolta. Com a industrializao da sociedade francesa, conduzida pelo empresrio capitalista, repetem-se determinadas situaes sociais vividas pela Inglaterra no incio de, sua revoluo industrial. Eram visveis, a essa poca, a utilizao intensiva do trabalho barato de mulheres e crianas, uma desordenada migrao do campo para a cidade, gerando problemas de habitao, de higiene, aumento do alcoolismo e da prostituio, alta taxa de mortalidade infantil etc. A partir da terceira dcada do sculo XIX, intensificam-se na sociedade francesa as crises econmicas e as lutas de classes. A contestao da ordem capitalista, levada a cabo pela classe trabalhadora, passa a ser reprimida com violncia, como em 1848, quando a burguesia utiliza os aparatos do Estado, por ela dominado, para sufocar as presses populares. Cada vez mais ficava claro para a burguesia e seus representantes intelectuais que a filosofia iluminista, que passava a ser designada por eles como "metafsica", "atividade crtica inconseqente", no seria capaz de interromper aquilo que denominavam estado de "desorganizao", de "anarquia poltica" e criar uma ordem social estvel. Determinados pensadores da poca estavam imbudos da crena de que para introduzir uma "higiene" na sociedade, para "reorganiz-la", seria necessrio fundar uma nova cincia. Durkheim, ao discutir a formao da sociologia na Frana do sculo XIX, refere-se a Saint-Simon da seguinte forma: "O desmoronamento do antigo sistema social, ao instigar a reflexo busca de um remdio para os males de que a sociedade padecia, incitava-o por isso mesmo a aplicar-se s coisas coletivas. Partindo da idia de que a perturbao que atingia as sociedades europias resultava do seu estado de desorganizao intelectual, ele entregou-se tarefa de pr termo a isto. Para refazer uma conscincia nas sociedades, so estas que importa, antes de tudo, conhecer. Ora,

15

esta cincia das sociedades, a mais importante de todas, no existia; era necessrio, portanto, num interesse prtico, fund-la sem demora". Como se percebe pela afirmao de Durkheim, esta cincia surge com interesses prticos e no "como que por encanto", como certa vez afirmara. Enquanto resposta intelectual "crise social" de seu tempo, os primeiros socilogos iro revalorizar determinadas instituies que segundo eles

desempenham papis fundamentais na integrao e na coeso da vida social. A jovem cincia assumia como tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, enfatizando a importncia de instituies como a autoridade, a famlia, a hierarquia social, destacando a sua importncia terica para o estudo da sociedade. Assim, por exemplo, Le Play (1806-1882) afirmaria que a famlia e no o indivduo isolado que possua significao para uma compreenso da sociedade, pois era uma unidade fundamental para a experincia do indivduo e elemento importante para o conhecimento da sociedade. Ao realizar um vasto estudo sobre as famlias de trabalhadores, insistia que estas, sob a industrializao, haviam se tornado descontnuas, inseguras e instveis. Diante de tais fatos, propunha como soluo para a restaurao de seu papel de "unidade social bsica" a reafirmao da autoridade do "chefe de famlia", evitando a igualdade jurdica de homens e mulheres, delimitando o papel da mulher s funes exclusivas de me, esposa e filha. Procedendo dessa forma, ou seja, tentando instaurar um estado de equilbrio numa sociedade cindida pelos conflitos de classe, esta sociologia inicial revestiu-se de um indisfarvel contedo estabilizador, ligando-se aos movimentos de reforma conservadora da sociedade. Na concepo de um de seus fundadores, Comte, a sociologia deveria orientar-se no sentido de conhecer e estabelecer aquilo que ele denominava leis imutveis da vida social, abstendo-se de qualquer considerao crtica, eliminando tambm qualquer discusso sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questo da igualdade, da justia, da liberdade. Vejamos como ele a define e quais objetivos deveria ela perseguir, na sua concepo:

16

"Entendo por fsica social a cincia que tem por objeto prprio o estudo dos fenmenos sociais, segundo o mesmo esprito com que so considerados os fenmenos astronmicos, fsicos, qumicos e fisiolgicos, isto , submetidos aleis invariveis, cuja descoberta o objetivo de suas pesquisas. Os resultados de suas pesquisas tornam-se o ponto de partida positivo dos trabalhos do homem de Estado, que s tem, por assim dizer, como objetivo real descobrir e instituir as formas prticas correspondentes a esses dados fundamentais, a fim de evitar ou pelo menos mitigar, quanto possvel, as crises mais ou menos graves que um movimento espontneo determina, quando no foi previsto. Numa palavra, a cincia conduz previdncia, e a previdncia permite regular a ao". No deixa de ser sugestivo o termo "fsica social", utilizado por Comte para referir-se nova cincia, uma vez que ele expressa o desejo de constru-la a partir dos modelos das cincias fsico-naturais. A oficializao da sociologia foi portanto em larga medida uma criao do positivismo, e uma vez assim constituda procurar realizar a legitimao intelectual do novo regime. Esta sociologia de inspirao positivista procurar construir uma teoria social separada no apenas da filosofia negativa, mas tambm da economia poltica como base para o conhecimento da realidade social. Separando a filosofia e a economia poltica, isolando-as do estudo da sociedade, esta sociologia procura criar um objeto autnomo, "o social", postulando uma independncia dos fenmenos sociais em face dos econmicos. No ser esta sociologia, criada e moldada pelo esprito positivista, que colocar em questo os fundamentos da sociedade capitalista, j ento plenamente configurada. Tambm no ser nela que o proletariado encontrar a sua expresso terica e a orientao para suas lutas prticas. no pensamento socialista, em seus diferentes matizes, que o proletariado, esse rebento da revoluo industrial, buscar seu referencial terico para levar adiante as suas lutas na sociedade de classes. neste contexto que a sociologia vincula-se ao socialismo e a nova teoria crtica da sociedade passa a estar ao lado dos interesses da classe trabalhadora.

17

Envolvendo-se desde o seu incio nos debates entre as classes sociais, nas disputas e nos antagonismos que ocorriam no interior da sociedade, a sociologia sempre foi algo mais do que mera tentativa de reflexo sobre a moderna sociedade. Suas explicaes sempre contiveram intenes prticas, um desejo de interferir no rumo desta civilizao, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possvel.

Revoluo Francesa e Revoluo Industrial

I) Revoluo Francesa Revoluo com mudanas nas idias datao: 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799 A Frana forneceu o vocabulrio e os temas da poltica liberal e radicaldemocrtica para a maior parte do mundo. A Frana deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulrio do nacionalismo. A Frana forneceu os cdigos legais, o modelo de organizao tcnica e cientfica e o sistema mtrico de medidas para a maioria dos paises . Crise no velho regime de governo, que era estabelecido em monarquias e privilgios de classes. Ocorreu na Frana, que era o pas mais populoso e poderoso da Europa na poca. Foi uma revoluo social de massa com um carter radical. Revoluo Francesa tinha ideais que eram de mbito global e no local, como fora a Revoluo americana. Conflito entre as estruturas das velhas e aristocrticas monarquias absolutas e as novas foras sociais ascendentes (comerciantes e pequenos industriais) Frana pr-revolucionria dividida em classes: Nobreza: Primeiro estado (status). Gozavam de privilgios especiais, como a iseno de impostos e direito a ttulos feudais. Dentro dela havia a pequena nobreza, mais recente e criada por meio de compra de ttulos. Nobres no podiam exercer um ofcio ou profisso. Nobres comeavam a se empobrecer na Frana,

18

devido s inflaes constantes, dificuldade de obter dinheiro com penses, presentes e casamentos, aumento com os gastos para manter seu status de nobre. Nobres empobrecidos conseguiam dinheiro extorquindo o campesinato. Clero: Segundo estado (status). Divido em alto clero e baixo clero. Campesinato: Formava o Terceiro Estado cerca de 80% dos franceses. Pagavam tributos medievais, dzimos e taxas. No conseguiam extrair da terra excedente para conseguir vender. Inflao diminua o pouco lucro. Classe mdia (comerciantes, capitalistas, advogados), povo (pequenos lojistas, artesos, trabalhadores pobres, famintos conhecidos como os sansculottes): tambm faziam parte do Terceiro Estado. Tudo o que no era nobreza e clero, fazia parte do terceiro estado. O terceiro estado representava 95% da populao francesa. Monarquia. Grandes gastos com luxo, porm os gastos com o financiamento da guerra americana e com a dvida advinda desta foram os fatores que mais abalaram a economia francesa na poca. Revoluo no teve grandes lderes, partido ou movimento organizado. Consenso de idias gerais da Revoluo Francesa dado pela burguesia, que tinham idias baseadas no liberalismo clssico (de filsofos e economistas). Difuso das idias pela maonaria e associaes informais Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado - 1789. Declarao que expressa os interesses burgueses como: propriedade privada, igualdade dos homens perante a lei. Busca de um constitucionalismo, com um Estado secular com liberdades civis e garantias para a empresa privada e um governo de contribuintes e proprietrios . Fonte da soberania da nao no o rei, mas sim o povo. Segundo a Declarao o Direito passa a no ser mais o direito divino, mas sim o direito constitucional e o soberano deve cumprir essas regras. Crise econmica na Frana pr-revolucionria. Sobe o custo de vida, diminuio dos postos de trabalho. Convocao dos Estados Gerais para votao. Terceiro Estado o que tinha mais pessoas em nmero, porm no tinha a mesma representao, pois os votos da nobreza e do clero, tinham mais peso por um nmero menor de pessoas.

19

Queda da Bastilha, uma priso estatal que simbolizava a autoridade real. Queda de um smbolo. 14 julho de 1789 Revolues campesinas Elimina-se os impostos medievais. Terceiro Estado, na parte aristocrtica, assume os rumos da Frana. Problemas com a votao e a representatividade. Monarquia derrubada, rei morto. Frana se torna uma repblica. A revoluo Francesa teve diversas fases: Incio, Fase da Gironda, Fase do Terror Filmes indicados: Maria Antonieta, Danton: o processo da revoluo, A marselhesa: crnica da Revoluo Francesa

II) Revoluo Industrial Revoluo com mudanas na economia No se trata propriamente de uma revoluo, mas de um processo de industrializao. Nome foi cunhado com base na Revoluo Francesa Datao aproximada: 1780-1840 Inicio na Gr-Bretanha Desenvolvimento tecnolgico e cientfico no foi o que moveu primeiramente a industrializao britnica Invenes modestas, com aprimoramentos simples nas mquinas j existentes, melhoraram a produo. Aprimoramento feito muitas vezes por arteses. Mquinas eram fceis de instalar e relativamente baratas, especialmente as ligadas indstria txtil. Artesos independentes, antigos camponeses trabalhavam a matria prima nas prprias casas, que depois levavam isso as fbricas. Isso era chamado de sistema domstico de produo. Esse sistema comeou a decair com a expanso do mtodo industrial. Pequenos arteses que utilizavam do sistema antigo comearam perder espao e a se revoltar quebrando mquinas.

20

Agricultura tambm estava preparada para suportar as exigncias da industrializao. Indstria txtil conseguia matria prima do exterior, em que o algodo era explorado atravs da escravido. Comrcio na Revoluo Industrial no buscava s um mercado interno, mas sim externo. Busca no s produzir para o local, mas sim exportar. Inglaterra exportava para Amrica Latina, ndia Acmulo de investimentos pelos comerciantes Paises da Europa tambm possuam indstrias e maquinaria

especializada, porm somente a Inglaterra realizou uma Revoluo Industrial Inglaterra tinha economia forte e Estado Pequena burguesia e arteses comeam a perder a condio de comprar mquinas e essas passam a ser propriedade de alguns ricos industriais Ciclo comercial de boom e depresso. Diminuio da taxa de lucro. Crises que afetavam os empregos. Mecanizao da indstria faz com que menos pessoas estejam empregadas e com menos qualificao profissional, uma vez que a maquinaria pode suprir a especializao (trabalho de mulheres e crianas). Os salrios tambm so ruins, o que possibilita mais lucros aos capitalistas Quando a taxa de lucro diminua, os capitalistas cortavam custos, em especial os custos dos salrios. Custos cortados pela diminuio dos trabalhadores e tambm pela substituio dos trabalhadores mais caros e qualificados. Indstria mais pesada, como as metalrgicas, somente foram

desenvolvidas no curso da Revoluo Industrial. Precisavam de pesados investimentos longo prazo. Minerao se desenvolveu largamente na Gr-Bretanha. Estimulou a criao das ferrovias. Mquinas a vapor para transporte. Novo meio de transporte para o escoamento de mercadorias para exportao. Diminuio do custo do transporte terrestre.

21

Acumulao de capital das classes ricas permitiu um investimento nas ferrovias, que eram uma construo cara. Enquanto crescia o acmulo de capital de uma classe rica e mdia que investia em indstrias, prdios, etc., crescia tambm a quantidade de famintos. Classe mdia vai colocar seus investimentos em investimentos estrangeiros. Emprstimos aos sul-americanos e norte-americanos. A Revoluo Industrial foi possvel graas ao aumento da populao em geral, da migrao da populao do campo para a cidade e da possibilidade de alimentar mais pessoas na cidade com menos pessoas trabalhando no campo (possibilitado pela revoluo agrcola) Novo ritmo de trabalho. Trabalhador passa a trabalhar muito para conseguir dinheiro para sobreviver. Emprego de mulheres e crianas, por serem trabalhadores mais dceis e mais baratos. Utilizao do subempregador. Condies precrias de vida, higiene e sade dos trabalhadores. Filmes indicados: Tempos Modernos, Germinal, Daens: um grito de justia Obs: os pontos destacados nesse roteiro tm como base o livro de Hobsbawm, porm h uma enorme bibliografia sobre os dois temas, que podem ser vistos de mltiplos ngulos e foram estudadas pelos melhores historiadores. O objetivo do curso apresentar para o aluno alguma noo da Revoluo Francesa e da Revoluo Industrial, para poder entender as teorias sociolgicas.

Bibliografia. HOBSBAWM. A era das revolues (1789-1849). 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

22

3- As principais contribuies do pensamento sociolgico clssico: Saint-Simon: O precursor moderno da sociologia Uma das ocupaes originais da Sociologia foi relativa aos conflitos entre as classes sociais. As freqentes crises no mbito das relaes econmicas e as incompatibilidades decorrentes das transformaes provocadas pela Revoluo Industrial engendraram preocupaes nos estudiosos voltadas para o

entendimento do processo desses conflitos, compreenso que seria voltada para a tentativa de solues que no implicassem a transformao essencial do sistema econmico e social recm-estabelecido na Europa. Essas circunstncias vieram: possibilitar uma nova forma de pensar, que se caracterizou como positivismo, cuja preocupao bsica consistiu na tentativa de organizao e reestruturao da sociedade, buscando a preservao e manuteno da nova ordem capitalista (Bedone, 1989:29) Est dada a conjuntura histrico-poltica que abriu espao para a atuao intelectual do pensador que foi o precursor moderno da Sociologia Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Sant-Simon (1760-1825), contava com 29 anos no momento da ecloso da Revoluo Francesa e viveu, em sua vida pessoal, a transformao poltica que acontecia com o fim do Antigo Regime e a ascenso da burguesia. Rompeu com sua condio nobilitaria aos 40 anos, pregando o fim absoluto dos resqucios da sociedade feudal, no momento em que vivia intensa inquietao intelectual motivada por seu encontro com a racionalidade cientifica. Seu pensamento, que foi influenciado pelas idias revolucionrias burguesas e pelo aparato terico desenvolvido pelos filsofos iluministas, pode ser considerado como um ponto de partida de duas formas opostas de compreenso da sociedade: a positivista e a socialista. Uma das temticas centrais de sua obra decorreu de sua crena de que, na nova sociedade que nascia, a racionalidade econmica burguesa suplantaria a dominao poltica da nobreza, ensejando a eliminao definitiva da antiga ordenao social oriunda do feudalismo. O motor dessa racionalidade era, para ele, a industria, ou o que ele chamou de sistema industrial, Sua profisso de f criou doutrina e fez seguidores: ela, o industrialismo: eles, os saint-simonistas.

23

Os princpios industrialistas eram tecnocrticos e fundamentados no esclarecimento motivado pela razo cientfica. Considerando a nao uma oficina produtiva que anulava as antigas distines originadas pela condio do nascimento, ressaltava, em outra medida, as diferenas de capacidade entre os integrantes dessa fbrica social. Para a indstria, no interessava a origem familiar de sua mo-de-obra, mas interessava muito sua estratificao a partir de diferentes capacitaes e qualificaes. Na compreenso de Sant-Simon, a sociedade industrial conquistaria algo indito para a humanidade: transformar a natureza de forma ordeira e pacfica, de modo que os frutos do progresso obtido pelo avano da produo pudessem assegurar a todos os seus membros a cabal satisfao de suas necessidades materiais e espirituais. Esse sistema positivo deveria ser comandado por uma elite de substrato intelectual e econmico, os cientistas e os industriais, a quem caberia a responsabilidade de prover condies convenientes de vida classe trabalhadora, por meio da elaborao de normas justas de comportamento coletivo e pela remunerao adequada, de maneira que os conflitos entre as classes pudessem ser atenuados, propiciando, pela acomodao, a vivncia plena da ordem, da paz e do progresso. A no-concretizao desses preceitos, por parte do processo real de desenvolvimento que ocorria nessa fase do capitalismo, arrefeceu os nimos industrialistas de Saint-Simon no fim de sua vida. A continuidade da misria, que atingia de modo atroz a classe trabalhadora, aproximou-o da nascente viso socialista, a ponto de alguns o considerarem um de seus primeiro formuladores. A concepo de sociedade desse pensador determina o peso da influncia que ele exerceu sobre a primeira das sociologias clssicas, a positivista. Para Saint-Simon (1966, t, 5:177-179); a sociedade no uma simples aglomerao de seres vivos (...); pelo contrria, uma verdadeira mquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avano do conjunto. A reunio dos homens constitui um verdadeira SER, cuja existncia mais ou menos vigorosa ou claudicante, conforme seus rgos desempenhem mais ou menos regularmente as funes que lhes so confiadas;

24

AUGUSTE COMTE: O pensamento positivista e as relaes sociais

O positivismo voltado para a anlise social teve em Auguste Comte (17981857) um dos principais formuladores. Ele foi assistente de Saint-Simon e construiu sua obra a partir do embasamento terico vindo das idias simonianas, conferindo-lhes um corpo sistematizado que o primeiro no logrou organizar. Comte iniciou suas reflexes partindo da realidade histrica de seu tempo, percebendo a emergncia de uma crise, a seu ver, resultante do confronto histrico entre a antiga ordem feudal e a nova ordem capitalista, fundada na indstria e na cincia. Esse confronto estaria a provocar o que ele entendeu como desagregao moral e intelectual da sociedade do sculo XIX, gerando um estado de caos, no qual ele acreditava encontrar-se a Europa aps as revolues francesa e industrial. Para ele, o sustentculo fundamental da sociabilidade humana, ponto de apoio para a unidade social, era constitudo por um conjunto de princpios admitidos em consenso pela coletividade, que configuravam os modos de pensar, as representaes de mundo e as crenas. Era esse conjunto consensual que se desagregava diante do surgimento da nova ordem social burguesa. Essa crise s seria superada por meio da construo de uma nova coeso de pensamento que fosse capaz de reconstituir a ordem a partir da modernizao industrial e cientifica. O que Comte props no se limitava ao ato de compreender as relaes sociais, seu intuito era entender para interferir diretamente na ordem social, no sentido de acelera e otimizar seu desenvolvimento. Ele acreditava que o esprito conquistado recentemente pela sociedade industrial levaria sua reorganizao em novas bases consensuais. Por isso, ligou a nova cincia como Sociologia, ao positivismo, denominando-a de Fsica-social. Em sua concepo, essa disciplina deveria adotar os paradigmas do mtodo positivo das cincias naturais, uma vez que h leis to determinadas para o desenvolvimento da espcie humana como h para a queda de uma pedra. Comte aceitava plenamente os pontos de vista mecanicistas e reducionistas da

25

fsica newtoniana como modelos capazes de promover a descrio correta da realidade social, por isso os adotou como fundamentos para suas teorias. Assim, o surgimento da Fsica-social no significava apenas uma adoo do mtodo positivo a um novo ramo de conhecimento. Com ela, o esprito positivo deveria alcanar a maturidade e oferecer os elementos fundadores da formao do esprito da nova ordem burguesa. Assim como Saint-Simon, Comte admitia que a sociedade industrial necessitava passar por mudanas morais importantes para que seu curso fosse reajustado na direo correta. Essas mudanas seriam comandadas tambm pelos cientistas e industriais, para que o progresso pudesse ter livre fluxo, como conseqncia da ordem instalada. A Sociologia, ao estudar, explicar e intervir nos fatos da sociedade seria o elo cientifica que ligaria a ordem da sociedade ao progresso em curso contnuo. Comte estruturou seu pensamento a partir de uma Filosofia da Histria peculiar. Em sua viso, os estudos sobre a fisiologia cerebral do homem revelavam que este era dotado de uma natureza caracterizada por uma irresistvel tendncia social. Devido a tal sociabilidade, sua historia constituiria no percurso do desenvolvimento e do progresso da natureza humana. O homem seria, portanto, um ser histrico porque na Historia, e apenas nela, que ele relizaria sua naturez invarivel: ser social. Para que se desenvolvesse completamente, a sociedade deveria passar por trs estgios, ou estados, necessrios para que o homem aprendesse a utilizar sua inteligncia (razo) como fonte inspiradora de suas aes. Estava estabelecida a primeira lei natural da humanidade, definida pela fsica-social: a chamada lei dos trs estados. Segundo essa lei, o primeiro estado da humanidade foi definido como teolgico. Nele seria o centro de todas as referncias humanas, a medida de tudo na sociedade. Nesse estgio, o homem viveria em um estado de aculturao ainda incipiente, que justificaria sua ntima ligao com a divindade. Deus seria o regente da vida social, e o homem a ele diretamente vinculado, fosse por meio da relao direta ou pela mediao do Esto teocrtico. Essa concepo teocntrica da vida social era fundada na impossibilidade humana de, nesse estado, abalizar

26

suas explicaes na razo, uma vez que o esprito teolgico era alicerado na f irracional. Esse esprito fornecia, outrossim, tanto s inquiries humanas quanto organizao social uma proto-idia de ordem, de sistema, que explicaria e justificava a ordenao do mundo social. O estado seguinte foi denominado de metafsico. Ele seria o ele intermediria entre os trs, no qual a explicao da sociedade j no passaria apenas pela fundamentao na iniciativa divina. Por ser uma negao da ordem anterior, o esprito metafsico no conseguiria sistematizar seus princpios, servido apenas de transio histrica para o estagio seguinte. Deus no seria mais o regente absoluto da vida social, e sim uma essncia onipresente a ela. Nesse estado, os dogmas da f anterior seriam questionados profundamente, pondo em dvida seus fundamentos e dissolvendo o carat orgnico de seu saber. Se o estgio anterior definia-se por ordem, este, por ser de transio, revelava um sentido de progresso no percurso da civilizao humana. O ltimo dos estado seria o positivo, ponto de chegada histrico ao qual o esprito humano havia, naturalmente, sempre aspirado. Esse estgio encontraria sua expresso na sociedade capitalista moderna. O homem, partindo de uma concepo antropocntrica, se colocaria na condio de regente da vida scia. Esse estgio s se afirmaria em plenitude quando seu mtodo, aps edificada a fsica social, passasse a coordenar todos os domnios da cincia, conferindo-lhe uma unidade lgica voltada para a explicao racional dos fenmenos naturais, resultando em um conjunto estvel e coerente de leis invariveis que, uma vez reconhecidas universalmente, deveriam ser aceitas como dogmas. Dessa forma, o esprito positivo forneceria os preceitos fundamentais para a concepo de uma unidade consensual para a nova ordem, assentada definitivamente, daquela hora em diante, na razo. Seu objetivo central seria conduzir o pensamento humano para a coerncia racional qual ele estivera sempre destinado. Nesse sentido que o estado positivo do desenvolvimento humano s encontraria o pice de sua maturidade racional com a Sociologia. Essa nova cincia foi subdividida em dois campos de estudo: a esttica e dinmica.

27

A esttica definiu seu objeto de estudo na ordem social, elemento responsvel pela preservao de toda a estrutura social, das instituies que mantinham a coeso e garantiam o funcionamento da sociedade: a famlia, a religio, a propriedade, a linguagem, o direito etc. A idia central que sustentaria os estudos era a do consenso, que tornaria a pluralidade dos indivduos e instituies uma unidade social. A dinmica, por seu lado, deveria voltar seu interesse para o progresso evolutivo da sociedade, objetivando determinar suas leis e seu percurso sucessivo e inaltervel. Voltado para a compreenso da passagem da sociedade para formas mais complexas de convivncia, como a urbano-industrial, esse campo de estudo deveria complementar estrategicamente o primeiro, conferindo uma abordagem completa investigao social. Comte privilegiava o esttico sobre o dinmico, a conservao sobre a mudana, sinalizando que o progresso destinava-se a aperfeioar os elementos da ordem, e no destru-los. Aqui, revela-se o contedo conservador, no revolucionrio. O positivismo deveria, aps afirmar-se em plenitude, tornar-se a expresso do poder espiritual da sociedade moderna, com a funo de governar e manter os preceitos reguladores das relaes sociais. Esse poder seria exercido pelos filsofos e cientistas, que substituiriam, portadores da razo que eram, os antigos sacerdotes do estgio teolgico.

A sociologia de Durkheim O que fato social Embora Comte seja considerado o pai da sociologia e tenha-lhe dado esse nome, Durkheim apontado como um de seus primeiros grandes tericos. Ele e seus colaboradores se esforaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constitu-la como disciplina rigorosamente cientfica. Em livros e cursos, sua preocupao foi definir com preciso o objeto, o mtodo e as aplicaes dessa nova cincia.

28

Imbudo dos princpios positivistas, Durkheim queria definir com rigor a sociologia como cincia, estabelecendo seus princpios e limites e rompendo com as idias de senso comum os achismos que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critrios. Em uma de suas obras fundamentais, As regras do mtodo sociolgico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia os fatos sociais. De acordo com as idias defendidas nesse trabalho, para o autor, o fato social experimentado pelo indivduo como uma realidade independente e preexistente. Assim, so trs as caractersticas bsicas que distinguem os fatos sociais. A primeira delas a coero social, ou seja, a fora que os fatos exercem sobre os indivduos, levando-os a conformarem-se s regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa fora se manifesta quando o indivduo desenvolve ou adquire um idioma, quando criado e se submete a um determinado tipo de formao famlia ou quando est subordinado a certo cdigo de leis ou regras morais. Nessas circunstncias, o ser humano experimenta a fora da sociedade sobre si. A fora coercitiva dos fatos sociais se torna evidente pelas sanes legais ou espontneas a que o indivduo est sujeito quando tenta rebelar-se contra ela. Legais so as sanes prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se define a infrao e se estabelece a penalidade correspondente. Espontneas so as que afloram como resposta de uma conduta considerada inadequada por um grupo ou por uma sociedade. Multas de trnsito, por exemplo, fazem parte das coeres legais, pois esto previstas e regulamentadas pela legislao que regula o trfego de veculos e pessoas pelas vias pblicas. J os olhares de reprovao de que somo alvo quando comparecemos a um local com a roupa inadequada constituem sanes espontneas. Embora no codificados em lei, esses olhares tm o poder de conduzir o infrator para o comportamento esperado. Durkheim d o seguinte exemplo das sanes espontneas: Se sou industrial, nada me probe de trabalhar utilizando processos e tcnicas do sculo passado; mas, se o fizer, terei a runa como resultado inevitvel.

29

O comportamento desviante num grupo social pode no ser penalidade prevista por lei, mas o grupo pode espontaneamente reagir castigando que se comporta de forma discordante em relao a determinados valores e princpios. A reao negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento , muitas vezes, mais intimidadora do que a lei. Jogar lixo no cho ou fumar em certos lugares mesmo quando no proibidos por lei nem reprimidos por penalidade explcita so comportamentos inibidos pela reao espontnea dos grupos que a isso se opem. Podemos observar ao repressora at mesmo nos grupos que se formam de maneira espontnea como as gangues e as tribos, que acabam de impor a seus membros uma determinada linguagem, indumentria e formas de comportamento. Apesar dessas regras serem informais, uma infrao pode resultar na expulso do membro insubordinando. A educao entendida de forma geral, ou seja, a educao formal e a informal desempenham, segundo Durkheim, uma importante tarefa nessa conformao dos indivduos sociedade em que vivem, a ponto de, aps algum tempo, as regras estarem internalizadas nos membros do grupo e transformadas em hbitos. O uso de uma determinada lngua ou o gosto por determinada comida so internalizados no indivduo, que passa a considerar tais hbitos como pessoais. A arte tambm representa um recurso capaz de difundir valores e adequar as pessoas a determinados hbitos. Quando, numa comdia, rimos do comportamento de certos personagens colocados em situaes crticas, estamos aprendendo a no nos comportarmos como ele. Nosso prprio riso uma forma de sano social, na encenao ou mesmo diante da realidade concreta. A segunda caracterstica dos fatos sociais que eles existem e atuma sobre os indivduos independentemente de sua vontade ou de sua adeso consciente, sendo, assim, exteriores aos indivduos. Ao nascermos j encontramos regras sociais, costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coero social, como a educao. No nos dada a possibilidade de opinar ou escolher, sendo assim independente de ns, de nossos desejos e vontades. Por isso, os fatos sociais so ao mesmo tempo coercitivos e dotados de existncia exterior s conscincias individuais.

30

A terceira caracterstica dos fatos sociais apontada por Durkheim a generalidade. social todo fato que geral, que se repete em todos os indivduos ou, pelo menos, na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo. Por essa generalidade, os acontecimentos manifestam sua natureza coletiva, sejam eles os costumes, os sentimentos comuns ao grupo, as crenas ou os valores. Formas de habitao, sistemas de comunicao e a moral existente numa sociedade apresentam essa generalidade.

A objetividade do fato social Identificados e caracterizados os fatos sociais, Durkheim procurou definir o mtodo de conhecimento da sociologia. Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicao cientfica exige que o pesquisador estabelea e mantenha certa distncia e neutralidade em relao aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua anlise. Segundo Durkheim, para que o socilogo consiga apreender a realidade dos fatos, sem distorc-los de acordo com seus desejos e interesses particulares, deve deixar de lado suas prenoes, isto , valores e sentimentos pessoais em relao quilo que seta sendo estudado. Para ele, tudo que nos mobiliza nossas simpatias, paixes e opinies -, dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo-nos confundir o que vemos com aquilo que queremos ver. Essa neutralidade em face da realidade, to valorizada pelos positivistas, pressupe o no-envolvimento afetivo, ou de qualquer outra espcie, entre o cientista e seu objeto. Levando s ltimas conseqncias essa proposta de distanciamento cognitivo entre o cientista e seu objeto de estudo, assumido pelas cincias naturais, Durkheim aconselhava o socilogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto , objetos que lhe so exteriores. Diante deles, o cientista, isento de paixo, desejo e preconceito, dispem de mtodos objetivos, como a observao, a descrio, a comparao e o clculo estatstico, para apreender suas regularidades.Deve o socilogo manter-se afastado tambm das opinies dadas

31

pelos envolvidos. Tais opinies, juzos de valor individuais, podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organizao social, cuja racionalidade s acessvel ao cientista. Para levar essa racionalidade ao extremo, Durkheim prope o exerccio da duvida metdica, ou seja, a necessidade do cientista inquirir sempre a veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular, a influncia de seus desejos, interesses e preconceitos. Para identificar os fatos sociais entre os diversos acontecimentos da vida, Durkheim orienta o socilogo a ater-se aqueles acontecimentos gerias e repetitivos e que apresentem caractersticas exteriores comuns. De acordo com esses critrios, so fatos sociais, por exemplo, os crimes, pois existem em toda e qualquer sociedade e tm como caracterstica comum provocarem uma reao negativa, concreta e observvel da sociedade contra quem os pratica, a que podemos chamar de penalidade. Agindo dessa forma objetiva e apreendendo a realidade por suas caractersticas exteriores, o cientista pode analisar os crimes e suas penalidades sem entrar nas discusses de carter moral a respeito da criminalidade, o que, apesar de til, nada tem a ver com o trabalho cientifico do socilogo. Buscando o que caracteriza o crime por suas evidncias, o socilogo se exime de opinies, assim como prescinde da opinio sempre contraditria e subjetiva a respeito dos fatos que esto sendo estudados. A generalidade um aspecto importante para a identificao dos fatos sociais que so sempre manifestaes coletivas, distinguindo-se dos

acontecimentos individuais, ou acidentais. ela que ajuda a distinguir o essencial do fortuito e aponta para a natureza sociolgica dos fenmenos.

Suicdio

Durkheim estudou profundamente o suicdio, utilizando nesse trabalho toda a metodologia defendida e propagada por ele. Considerou-o fato social por sua presena universal em toda e qualquer sociedade por suas caractersticas exteriores e mensurveis, completamente independentes das razes que levam cada suicida a acabar com a prpria vida. Assim, apesar de uma conduta marcada

32

pela vontade individual, o suicdio interessa ao socilogo por aquilo que tem de comum e coletivo e que, certamente, escapa s conscincias individuais dos envolvidos do suicida e dos que o cercam. Para Durkheim, a prova de que o suicdio depende de leis sociais e no da vontade dos sujeitos, estava na regularidade com que variavam as taxas de suicdio de acordo com as alternncias das condies histricas. Ele verificou, por exemplo, que as taxas de suicdio aumentavam nas sociedades em que havia a aceitao profunda de uma f religiosa que prometesse a felicidade aps a morte. sobre fatos assim concretos e objetivos, gerais e coletivos, cuja natureza social se evidencia, que o socilogo deve se debruar.

Sociedade: um organismo em adaptao

Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade no s explicar a sociedade como tambm encontrar solues para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresenta estados que podem ser considerados estados normais ou patolgicos, isto saudveis ou doentios. Durkheim considera um fato social como normal quando se encontra generalizado pelo sociedade ou quando desempenha alguma funo importante para sua adaptao ou sua evoluo. Assim, por exemplo, afirma que o crime normal no apenas por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas tambm por representar um fato social que integra as pessoas em torno de determinados valores. Punindo o criminoso, os membros de uma coletividade reforam seus princpios, renovando-os. O crime tem, portanto, uma importante funo social. A generalidade de um fato social, isto , sua unanimidade, garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questo. Diz Durkheim: ... para saber se o estado econmico atual dos povos europeus, com sua caracterstica ausncia de organizao, normal ou no, procurar-se- no passado o que lhe deu origem. Se estas condies so ainda aquelas em que

33

atualmente se encontra nossa sociedade, porque a situao normal, a despeito dos protestos que desencadeia. Partindo, pois, do principio de que o objetivo mximo da vida social promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades, e que essa harmonia conseguida por meio do consenso social, a sade do organismo social se confundo com a generalidade dos acontecimentos. Quando um fato pe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptao e a evoluo da sociedade, estamos diante de um acontecimento de carter mrbido e de uma sociedade doente. Portanto, normal aquele fato que no extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da populao. Patolgico aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patolgicos, como as doenas, so considerados transitrios e excepcionais. O que surpreende ainda em sua trajetria intelectual no s a referida fecundidade, mas, sobretudo a relativa mocidade com que produziu a maior parte de sua obra. Fora para Bordeaux aos 30 anos incompletos e, no decorrer de uma dcada, j havia feito o suficiente para se tornar o mais notvel socilogo francs.

A conscincia coletiva

Toda teoria sociolgica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tm existncia prpria e independem daquilo que pensa e faz cada indivduo em particular. Embora todos possuam sua conscincia individual, seu modo prprio de se comportar e interpretar a vida podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatao est na base do eu Durkheim chamou de conscincia coletiva. A definio de conscincia coletiva aparece pela primeira vez na sua obra Da Diviso do trabalho social. Trata-se do conjunto das crenas e dos

34

sentimentos comuns medida dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida prpria. A conscincia coletiva no se baseia na conscincia de indivduos singulares ou de grupos especficos, mas esta espalhada por toda sociedade. Ela revelaria, segundo Durkheim, o tipo psquico da sociedade, que no seria apenas o produto das conscincias individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivduos e perduraria atravs das geraes. A conscincia coletiva , em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. a conscincia coletiva que define o que, numa sociedade, considerado imoral, reprovvel ou criminoso.

Morfologia social: as espcies sociais

Para Durkheim, a sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Constituiu assim o campo da morfologia social, ou seja, a classificao das espcies sociais, numa ntida referncia s espcies estudadas em biologia. Essa referncia, utilizada tambm em outros estudos tericos, tem sido considerada errnea uma vez que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expresso de caractersticas universais de uma mesma espcie. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoludo a partir da horda, a forma social mais simples, igualitria, reduzida a um nico segmento em que os indivduos se assemelhavam aos tomos, isto , se apresentavam justapostos e iguais. Desse ponto de partida, foi possvel uma srie de combinaes das quais originaram-se outras espcies sociais identificveis no passado e no presente, tais como os cls e as tribos. Para Durkheim, o trabalho de classificao das sociedades como todo o mais, deveria ser efetuado com base em apurada observao experimental. Guiado por esse procedimento, estabeleceu a passagem da solidariedade

35

mecnica para a solidariedade orgnica como motor de transformao de toda e qualquer sociedade. Dado o fato de que as sociedades variam de estgio, apresentando formas diferentes de organizao social que tornam possvel defini-las como inferiores ou superiores, como o cientista classifica os fatos normais e os anormais em cada sociedade? Para Durkheim a normalidade s pode ser entendida em funo do estgio social da sociedade em questo ....do ponto de vista puramente biolgico, o que normal para o selvagem no sempre para o civilizado e vice-versa. E continua: Um fato social no pode, pois, ser acoimado de normal para uma espcie social determinada seno em relao com uma fase, igualmente determinada, de seu desenvolvimento.

Durkheim e a sociologia cientfica

Durkheim se distingue dos demais positivistas porque suas idias ultrapassaram a reflexo filosfica e chegaram a constituir um todo organizado e sistemtico de pressupostos tericos e metodolgicos sobre a sociedade. O empirismo positivista, que pusera os filsofos diante de uma realidade social a se especulada, transformou-se, em Durkheim, numa rigorosa postura emprica centrada na verificao dos fatos que poderiam ser observados, mensurados e relacionados por meio de dados coletados diretamente pelo cientista. Encontramos em seus estudos um inovador e fecundo uso da matemtica e estatstica e uma integrada utilizao das anlises qualitativa e quantitativa. Observao, mensurao e interpretao eram aspectos

complementares do mtodo durkheimiano. Para a elaborao dessa postura, Durkheim procurou estabelecer os limites e as diferenas entre a particularidade e a natureza dos acontecimentos filosficos, histricos, psicolgicos e sociolgicos. Elaborou um conjunto coordenado de conceitos e de tcnicas de pesquisa que, embora norteado por

36

princpios das cincias naturais, guiava o cientista para o discernimento de um objeto de estudo prprio e dos meios adequados para interpret-lo. Ainda que preocupado com as leis gerais capazes de explicar a evoluo das sociedades humanas, Durkheim ateve-se tambm s particularidades da sociedade em que vivia, aos mecanismos de coeso dos pequenos grupos e formao de sentimentos comuns resultantes da convivncia social. Distinguiu diferentes instncias da vida social e seu papel na organizao social, como a educao, a famlia e a religio. Pode-se dizer que j delineava uma apreenso da sociologia que se relacionavam harmonicamente o geral e o particular. Havia busca, ainda no expressa, da noo de totalidade.

Sociologia alem: a contribuio de Max Weber

Frana e Inglaterra desenvolveram o pensamento social sob a influncia do desenvolvimento industrial e urbano, que tornou esses pases potncias emergentes nos sculos XVII e XVIII e sedes do pensamento burgus da Europa. A indstria e a expanso martima e comercial colocaram esses pases em contato com outras culturas e outras sociedades, obrigando seus pensadores a um esforo interpretativo da diversidade social. O sucesso alcanado pelas cincias fsicas e biolgicas, impulsionadas pela indstria e pelo desenvolvimento tecnolgico, fizeram com que as primeiras escolas sociolgicas fossem fortemente influenciadas pela adaptao dos princpios e da metodologia dessas cincias realidade social. Na Alemanha, entretanto, a realidade distinta. O pensamento burgus se organiza tardiamente e quando o faz, j no sculo XIX, sob influncia de outras correntes filosficas e da sistematizao de outras cincias humana, como a histria e a antropologia. A expanso econmica alem se d, por outro lado, numa poca de capitalismo concorrencial, no qual os pases disputam com unhas e dentes os mercados mundiais, submetendo a seu imperialismo as mais diferentes culturas, o

37

que torna a especificidade das formaes sociais uma evidncia e um conceito da maior importncia. A Alemanha se unifica e se organiza como Estado nacional mais tardiamente que o conjunto das naes europias, o que atrasa seu ingresso na corrida industrial e imperialista iniciada na segunda metade do sculo XIX. Esse descompasso estimulou no pas o interesse pela histria como cincia da integrao, da memria e do nacionalismo. Por tudo isso, o pensamento alemo se volta para a diversidade, enquanto o francs e o ingls, para a universalidade. Weber no era apenas um homem de cincia. Desde cedo, ele pensava em seguir uma carreira poltica. Seu interesse pela coisa pblica o leva a refletir sobre as relaes entre as aes cientficas e polticas. Nas conferncias que d em 1918, na Universidade de Munique, sobre a profisso e a vocao do homem de cincias e do homem pblico (Gestige Arbeit aIs Benruf; 1919), ele se declara a favor de uma clara ciso entre os dois tipos de atividade e procura, para tanto, separar cincia de opinio. Devemos distinguir no pensamento alemo, portanto, a preocupao com o estudo da diferena, caracterstica de sua formao poltica e de seu desenvolvimento econmico. Adicione-se a isso a herana puritana com seu apego interpretao das escrituras e livros sagrados. Essa associao entre histria, esforo interpretativo e facilidade em discernir diversidades caracterizou o pensamento alemo e influenciou muitos cientistas, de Gabriel de Tarde a Ferdinand Tnnies. Mas foi Max Weber o grande sistematizador da sociologia na Alemanha.

A sociedade sob uma perspectiva histrica

O contraste entre o positivismo e o idealismo se expressa, entre outros elementos, nas maneiras diferentes como cada uma dessas correntes encara a histria. Para o positivismo, a histria o processo universal de evoluo da humanidade, cujos estgios o cientista pode perceber pelo mtodo comparativo,

38

capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. A histria particular de cada sociedade desaparece, diluda nessa lei geral que os pensadores positivistas tentaram reconstruir. Essa forma de pensar torna insignificantes as particularidades histricas, e as individualidades so dissolvidas em meio a foras sociais impositivas. Ao definir o que uma espcie social, Durkheim, em nota de p de pgina de seu livro As regras do mtodo sociolgico, alerta para que no se confunda uma espcie social com as fases histricas pelas quais ela passa. Diz ele: Desde suas origens, passou a Frana por formas de civilizao muito diferentes: comeou por ser agrcola, passou em seguida pelo artesanato e pelo pequeno comrcio, depois pela manufatura e, finalmente, chegou grande indstria. Ora, impossvel admitir que uma mesma individualidade coletiva possa mudar de espcie trs ou quatro vezes. Uma espcie deve definir-se por caracteres mais constantes. O estado econmico tecnolgico etc. apresenta fenmenos por demais instveis e complexos para fornecer a base para uma classificao. Fica claro que essa posio anula a importncia dos processos histricos particulares, valorizando apenas a lei da evoluo, a generalizao e a comparao entre formaes sociais. Max Weber, figura dominante na sociologia alem, com formao histrica consistente; se opor a essa concepo. Para ele, a pesquisa histrica essencial para a compreenso das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforo interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenas sociais, que seriam, para Weber, de gnese e formao, e no de estgios de evoluo. Portanto, segundo a perspectiva de Weber, o carter particular e especfico de cada formao social e histrica deve ser respeitado. O conhecimento histrico, entendido como a busca de evidncias, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social. Weber consegue combinar duas perspectivas: a histrica, que respeita as particularidades de cada sociedade, e a sociolgica, que ressalta os elementos

39

mais gerais de cada fase do processo histrico. Na obra As causas sociais do declnio da cultura antiga, por exemplo, Weber analisou, com base em textos e documentos, as transformaes da sociedade romana em funo da utilizao da mo-de-obra escrava e do servo de gleba, mostrando a passagem da Antigidade para a sociedade medieval. Weber, entretanto, no achava que uma sucesso de fatos histricos fizesse sentido por si mesma. Para ele, todo historiador trabalha com dados esparsos e fragmentrios. Por isso, propunha para suas anlises o mtodo compreensivo, isto , um esforo interpretativo do passado e de sua repercusso nas caractersticas peculiares das sociedades contemporneas. Essa atitude de compreenso que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histrico.

.A ao social: uma ao com sentido

Cada formao social adquiriu, para Weber, especificidade e importncia prprias. Mas o ponto de partida da sociologia de Weber no estava nas entidades coletivas, grupos ou instituies. Seu objeto de investigao a ao social, a conduta humana dotada de sentido, isto , de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passou a ter, como indivduo, na teoria weberiana, significado e especificidade. o agente social que d sentido sua ao: estabelece a conexo entre o motivo da ao, a ao propriamente dita e seus efeitos. Para a sociologia positivista, a ordem social submete os indivduos como fora exterior a eles. Para Weber, ao contrrio, no existe oposio entre indivduo e sociedade: as normas sociais s se tornam concretas quando se manifestam em cada indivduo sob a forma de motivao. Cada sujeito age levado por um motivo que dado pela tradio, por interesses racionais ou pela emotividade. O motivo que transparece na ao social permite desvendar o seu sentido, que social na medida em que cada indivduo age levando em conta a resposta ou a reao de outros indivduos.

40

Para Weber, a tarefa do cientista descobrir os possveis sentidos das aes humanas presentes na realidade social que lhe interesse estudar. O sentido, por um lado, expresso da motivao individual, formulado expressamente pelo agente ou implcito em' sua conduta. O carter social da ao individual decorre, segundo Weber, da interdependncia dos indivduos. Um ator age sempre em funo de sua motivao e da conscincia de agir em relao a outros atores. Por outro lado, a ao social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. Tais efeitos escapam, muitas vezes, ao controle e previso do agente. Ao cientista compete captar, pois_ o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas conseqncias. As conexes que se estabelecem entre motivos e aes sociais revelam as diversas instncias da ao social - polticas, econmicas ou religiosas. O cientista pode, portanto, descobrir o nexo entre as vrias etapas em que se decompe a ao social. Por exemplo, o simples ato de enviar uma carta composto de uma srie de aes sociais com sentido escrever, selar, enviar e receber -, que terminam por realizar um objetivo. Por outro lado, muitos agentes ou atores esto relacionados a essa ao social - o atendente, o carteiro etc. Essa interdependncia entre os sentidos das diversas aes - mesmo que orientadas por motivos diversos - que d a esse conjunto de aes seu carter social. o indivduo que, por meio dos valores sociais e de sua motivao, produz o sentido da ao social. Isso no significa que cada sujeito possa prever com certeza todas as conseqncias de determinada ao. Como dissemos, cabe ao cientista perceber isso. No significa tambm que a anlise sociolgica se confunda com a anlise psicolgica. Por mais individual que seja o sentido da minha ao, o fato de agir levando em considerao o outro d um carter social a toda ao humana. Assim, o social s se manifesta em indivduos, expressandose sob forma de motivao interna e pessoal. Por outro lado, Weber distingue a ao da relao social. Para que se estabelea uma relao social preciso que o sentido seja compartilhado. Por exemplo, um sujeito que pede uma informao a outro estabelece uma ao social: ele tem um motivo e age em relao a outro indivduo, mas tal motivo no

41

compartilhado. Numa sala de aula, em que o objetivo da ao dos vrios sujeitos compartilhado, existe uma relao social. Pela freqncia com que certas aes sociais se manifestam, o cientista pode conceber as tendncias gerais que levam os indivduos, em dada sociedade, a agir de determinado modo.

A tarefa do cientista

Weber rejeita a maioria das proposies positivistas: o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relao ao objeto de estudo e a recusa em aceitar a importncia dos indivduos e dos diferentes momentos histricos na anlise da sociedade. Para esse socilogo, o cientista, como todo indivduo em ao, tambm age guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradies, sendo impossvel descartar-se de suas prenoes como propunha Durkheim. Existe sempre certa parcialidade na anlise sociolgica, intrnseca pesquisa, como a toda forma de conhecimento. As preocupaes do cientista orientam a seleo e a relao entre os elementos da realidade a ser analisada. Os fatos sociais no so coisas, mas acontecimentos que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar. A neutralidade durkheimiana se torna impossvel nessa viso. Entretanto, uma vez iniciado o estudo, este deve se conduzir pela busca da maior objetividade na anlise dos acontecimentos. A realizao da tarefa cientfica no deveria ser dificultada pela defesa das crenas e das idias pessoais do cientista. Portanto, para a sociologia weberiana, os acontecimentos que integram o social tm origem nos indivduos. O cientista parte de uma preocupao com significado subjetivo, tanto para ele como para os demais indivduos que compem a sociedade. Sua meta compreender, buscar os nexos causais que dem o sentido da ao social. Explicar um fenmeno social supe sempre que se d conta das aes individuais que o compem. Mas que "dar conta" de uma ao? Pode-se continuar seguindo Weber nesse ponto. Dar conta de uma ao, diz ele,

42

"compreend-la" (Verstehen). O que significa que o socilogo deve poder ser capaz de colocar-se no lugar dos agentes por quem ele se interessa. Qualquer que seja a perspectiva adotada pelo cientista, ela sempre resultar numa explicao parcial da realidade. Um mesmo acontecimento pode ter causas econmicas, polticas e religiosas, sem que nenhuma dessas causas seja superior outra em significncia. Todas elas compem um conjunto de aspectos da realidade que se manifesta, necessariamente, nos atos individuais. O que garante a cientificidade de uma explicao o mtodo de reflexo, no a objetividade pura dos fatos. Weber relembra que, embora os acontecimentos sociais possam ser quantificveis, a anlise do social envolve sempre uma questo de qualidade, interpretao, subjetividade e compreenso. Assim, para entender como a tica protestante interferia no

desenvolvimento do capitalismo, Weber analisou os livros sagrados e interpretou os dogmas de f do protestantismo. A compreenso da relao entre valor e ao permitiu-lhe entender a relao entre religio e economia.

O tipo ideal

Para atingir a explicao dos fatos sociais, Weber props um instrumento de anlise que chamou de "tipo ideal". Assim, por exemplo, em As causas sociais do declnio da cultura antiga, ele procura entender o que teria sido o patrcio romano no auge do imprio, o aristocrata dono de terras que constitua a elite poltica e econmica de Roma: O tipo do grande proprietrio de terra romano no o do agricultor que dirige pessoalmente a empresa, mas o homem que vive na cidade, pratica a poltica e quer, antes de tudo, perceber rendas' em dinheiro. A gesto de suas terras est nas mos dos servos inspetores. Trata-se de uma construo terica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo sistemtico das diversas manifestaes particulares, constri um modelo acentuando aquilo que lhe parea caracterstico ou fundante. Nenhum dos exemplos representar de forma perfeita e acabada o

43

tipo ideal, mas manter com ele uma grande semelhana e afinidade, permitindo comparaes e a percepo de semelhanas e diferenas. Constitui-se em um trabalho terico indutivo que tem por objetivo sintetizar aquilo que essencial na diversidade das manifestaes da vida social, permitindo a identificao de exemplares em diferentes tempos e lugares. O tipo ideal no um modelo perfeito a ser buscado pelas formaes sociais histricas nem mesmo em qualquer realidade observvel. um instrumento de anlise cientfica, numa construo do pensamento que permite conceituar fenmenos.e formaes sociais e identificar na realidade observada suas manifestaes. Permite ainda comparar tais manifestaes. preciso deixar claro que o tipo ideal nada tem a ver com as espcies sociais de Durkheim, que pretendiam ser exemplos de sociedades observadas em diferentes graus de complexidade num continuum evolutivo.

A tica protestante e o esprito do capitalismo

Um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Weber A tica, protestante e o esprito do capitalismo, no qual ele relaciona o papel do protestantismo na formao do comportamento tpico do capitalismo ocidental moderno. Weber parte de dados estatsticos que lhe mostraram a proeminncia de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negcios, empresrios bem-sucedidos e mo-de-obra qualificada. A partir da, procura estabelecer conexes entre a doutrina e a pregao protestante, seus efeitos no comportamento dos indivduos e sobre o desenvolvimento capitalista. Weber descobre que os valores do protestantismo - como a disciplina asctica, a poupana, a austeridade, a vocao, o dever e a propenso ao trabalho - atuavam de maneira decisiva sobre os indivduos. No seio das famlias protestantes, os filhos eram criados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando sempre por atividades mais adequadas obteno do lucro, preferindo o clculo e os estudos tcnicos ao estudo humanstico. Weber mostra a

44

formao de uma nova mentalidade, um ethos - conjunto dos costumes e hbitos fundamentais - propcio ao capitalismo, em flagrante oposio ao "alheamento" e atitude contemplativa do catolicismo, voltado para a orao, sacrifcio e renncia da vida prtica. Um dos aspectos importantes desse trabalho, no seu sentido terico, est em expor as relaes entre religio e sociedade e desvendar particularidades do capitalismo. Alm disso, nessa obra, podemos ver de que maneira Weber aplica seus conceitos e posturas metodolgicas. Alguns dos principais aspectos da anlise:

1. A relao entre a religio e a sociedade no se d por meios institucionais, mas por intermdio de valores introjetados nos indivduos e transformados em motivos da ao social. A motivao do protestante, segundo Weber, o trabalho, enquanto dever e vocao, como um fim absoluto em si mesmo, e no o ganho material obtido por meio dele. 2. O motivo que mobiliza internamente os indivduos consciente. Entretanto, os atos individuais vo alm das metas propostas e aceitas por eles. Buscando sair-se bem na profisso, mostrando sua prpria virtude e vocao e renunciando aos prazeres materiais, o protestante puritano se adapta facilmente ao mercado de trabalho, acumula capital e o reinveste produtivamente. 3. Ao cientista cabe, segundo Weber, estabelecer conexes entre a motivao dos indivduos e os efeitos de sua ao no meio social. Procedendo assim, Weber analisa os valores do catolicismo e do protestantismo, mostrando que os ltimos revelam a tendncia ao racionalismo econmico, base da ao capitalista. 4. Para constituir o tipo ideal de capitalismo ocidental moderno, Weber estuda as diversas caractersticas das atividades econmicas em vrias pocas e lugares, antes e aps o surgimento das atividades mercantis e da indstria. E, conforme seus preceitos, constri um tipo gradualmente estruturado a partir de suas manifestaes particulares tomadas realidade histrica. Assim, diz ser o capitalismo, na sua forma tpica, uma organizao econmica racional assentada

45

no trabalho livre e orientada para um mercado real, no para a mera especulao ou rapinagem. O capitalismo promove a separao entre empresa e residncia, a utilizao tcnica de conhecimentos cientficos e o surgimento do direito e da administrao racionalizados.

Anlise histrica e mtodo compreensivo

Weber teve uma contribuio importantssima para o desenvolvimento da sociologia. Em meio a uma tradio filosfica peculiar, a alem, e vivendo os problemas de seu pas, diversos dos da Frana e da Inglaterra na mesma poca, pde trazer uma nova viso, no influenciada pelos ideais polticos nem pelo racionalismo positivista de origem anglo-francesa. Sua contribuio para a sociologia tornou-o referncia obrigatria. Mostrou, em seus estudos, a fecundidade da anlise histrica e da compreenso qualitativa dos processos histricos e sociais. Embora polmicos, seus trabalhos abriram as portas para as

particularidades histricas das sociedades e para a descoberta do papel da subjetividade na ao e na pesquisa social. Weber desenvolveu suas anlises de forma mais independente das cincias exatas e naturais. Foi capaz de compreender a especificidade das cincias humanas como aquelas que estudam o homem como um ser diferente dos demais e, portanto, sujeito a leis de ao e comportamento prprios. Outra novidade do pensamento weberiano no desenvolvimento da sociologia foi a idia do indeterminismo histrico. Ao contrrio de seus predecessores, ele no admitia nenhuma lei preexistente que regulasse o desenvolvimento da sociedade ou a sucesso de tipos de organizao social. Isso permitiu que ele se aprofundasse no estudo das particularidades, procurando entender as formaes sociais em suas singularidades, especialmente a jovem nao alem que ele via despontar como potncia. Nesse sentido, contribuiu tambm para a formao de um pensamento alemo, crtico, histrico e consoante com sua poca.

46

Outros socilogos alemes puseram em prtica o mtodo compreensivo de Weber, como Sombart, igualmente um estudioso do capitalismo ocidental. Weber desenvolveu tambm trabalhos na rea de histria econmica, buscando as leis de desenvolvimento das sociedades. Estudou ainda, com base em fontes histricas, as relaes entre o meio urbano e o agrrio e o acmulo de capital auferido pelas cidades por meio dessas relaes.

Karl Marx e a histria da explorao do homem

Quando um espao contendo muitos objetos iluminado por luzes de diversas cores vindas de vrias fontes, obtemos diferentes imagens, cada uma colocando em destaque certos contornos e formas. De maneira anloga isso que acontece com o campo cientfico: os pressupostos tericos iluminam de forma peculiar a realidade, resultando da nveis diferentes de abordagem e modelos tericos particulares. At este ponto do livro, procuramos reconstruir o percurso que vai desde o surgimento do pensamento sociolgico at a organizao das primeiras teorias sobre a sociedade, cada uma delas orientada por um conjunto de pressupostos sobre a realidade e a vida social. Assim como as diversas imagens que obtemos do espao da experincia acima, os diferentes modelos tericos, cada qual "pondo luz" determinados aspectos da realidade social, oferecem diferentes perspectivas que se complementam. Abordamos o modelo positivista inicialmente elaborado por Comte, e, depois, o proposto por Durkheim, segundo o qual a sociedade se apresenta como sendo mais do que a soma de indivduos, constituda por normas, instituies e valores caractersticos do social. Passamos depois por Weber que, por sua vez, numa perspectiva mais dinmica e interpretativa, explicou os fatos sociais " luz" da histria e da subjetividade do agente social. Simultaneamente s elaboraes dos fundadores da sociologia, porm iluminando outras questes propostas pela realidade social, desenvolveu-se o pensamento de Karl Marx, expresso pela teoria do materialismo histrico, originando a corrente de pensamento mais revolucionria tanto do ponto de vista

47

terico como da prtica social. tambm um dos pensamentos mais difceis de se compreender, explicar ou sintetizar. Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modific-lo, Marx escreveu sobre filosofia, economia e sociologia. Ele produziu muito, suas idias se desdobraram em vrias vertentes e foram incorporadas por diferentes estudiosos. Sua inteno, porm, no era apenas contribuir para o desenvolvimento da cincia, mas propor uma ampla transformao poltica, econmica e social. Marx no escreveu particularmente para os acadmicos e cientistas, mas para todos os homens que quisessem assumir sua vocao revolucionria. Sua obra mxima, O capital, destinava-se a todos os homens, no apenas aos estudiosos da economia, da poltica e da sociedade. Este um aspecto singular da teoria marxista. H um alcance mais amplo nas suas formulaes, que adquiriram dimenses de ideal revolucionrio e ao poltica efetiva. Marx, acima de tudo, definia-se como um militante da causa socialista, por isso suas idias no se limitaram ao campo terico e cientfico, mas foram defendidas com luta como princpios norteadores para o desenvolvimento de uma nova sociedade em diferentes campos e batalhas, nos quais se confrontaram diversos grupos sociais desde o sculo XIX, quando o marxismo se organiza como corrente poltica. Marx foi especialmente sensvel s dificuldades que a Europa enfrentava numa poca de pleno e contraditrio desenvolvimento do capitalismo: ao mesmo tempo em que crescia, tornava mais agudos seus conflitos e dissenses. As contradies bsicas da saciedade capitalista e as possibilidades de superao apontadas pela sua abra no puderam, pois, permanecer ignoradas pela sociologia, pelas cientistas saciais em geral nem pelo cidado comum, submetido ordem social que ele procurou interpretar e criticar. Diferentes modelos de administrao pblica, de organizao partidria, de ao revolucionria e de exerccio da poder reconheceram em Karl Marx, nos ltimos duzentos anos, sua inspirao.

48

As origens

O pensamento marxista foi sintetizador de diferentes preocupaes filosficas, polticas e cientficas de sua poca, assim como herdeiro de fundamentos formulados por outros pensadores. Em primeiro lugar, deve-se fazer justia influncia da filosofia hegeliana de quem Marx absorveu uma diferente percepo da histria - no um movimento linear ascendente como propunham as evolucionistas, nem o resultado da ao voluntariosa e cons ciente dos heris envolvidos, como pensavam os historiadores romnticos. Hegel entendia a histria como um processo coeso que envolvia diversas instncias da sociedade - da religio economia - e cuja dinmica se dava por oposies entre foras antagnicas - tese e anttese. Desse embate emergia a sntese que fechava o processo "dialtico" de conceber a histria. Marx utilizou esse mtodo de explicao histrica para o qual os agentes sociais, apesar de conscientes, no so os nicos responsveis pela dinmica dos acontecimentos - as foras em oposio atuam sobre o devir. .Nos primeiros meses de 1842. Karl Marx escreveu um artigo a respeito da nova censura prussiana, no qual o vemos pela primeira vez exibir suas melhores qualidades; nele a lgica implacvel e a ironia esmagadora de Marx so dirigidas aos eternos inimigos do autor: aqueles que negam a seres humanos os direitos humanos. Tambm significativo foi o contato de Marx com o pensamento socialista francs e ingls do sculo XIX, de Claude Henri de Rouvroy, ou conde de SaintSimon (1760-1825), Franois-Charles Fourier (1772-1837) e Robert Owen (17711858). Marx admirava o pioneirismo desses crticos da sociedade burguesa e suas propostas de transformao social, apesar de julg-las "utpicas", ou seja, idealistas e irreais. Esses autores, influenciados por Rousseau - que atribura a origem das desigualdades sociais ao advento da propriedade privada -, propunham transformar radicalmente a sociedade, implantando uma ordem social justa e igualitria, da qual seriam eliminados o individualismo, a competio a propriedade privada. Os mtodos para isso variavam do uso massivo da

49

propaganda at a realizao de experincias-modelo, que deveriam servir de guia para o restante da sociedade. Entretanto, nenhum deles havia considerado seriamente a necessidade de luta poltica entre as classes sociais e o papel revolucionrio do proletariado na implantao de uma nova ordem social. Era por esse aspecto que Marx os denominava de utpicos, em contrapartida o socialismo defendido por ele era denominado de cientfico. H ainda na obra de Marx toda a leitura crtica do pensamento clssico dos economistas ingleses, em particular Adam Smith e David Ricardo, trabalho que tomou a ateno de Marx at o final da vida e resultou na maior parte de seu esforo terico. Essa trajetria marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como alienao, classes sociais,valor, mercadoria, trabalho, maisvalia, modo de produo. Finalmente, impossvel no fazer referncia ao seu grande interlocutor. Friedrich Engels - economista poltico e revolucionrio alemo que trabalhou com Marx de 1844 at sua morte, sendo co-fundador do socialismo cientfico, tambm conhecido por "comunismo", doutrina que demonstrava pela anlise cientfica e dialtica da realidade social que as 'contradies histricas do capitalismo levariam, necessariamente, sua superao por um regime igualitrio e democrtico que seria sua anttese. Vamos agora trabalhar com os principais conceitos do socialismo cientfico, atualmente conhecido por marxismo, uma teoria social complexa que se destinava a analisar o capitalismo e a entender as foras que o constituam e aquelas que levariam sua superao. .A idia de alienao

A palavra "alienao" tem um contedo jurdico que designa a transferncia ou venda de um bem ou direito. Mas, desde a publicao da obra de Rousseau (1712-1778), passa a predominar para o termo a idia de privao, falta ou excluso. Filsofos alemes, como Hegel e Feuerbach, tambm fazem uso da palavra, emprestando-lhe um sentido de desumanizao e injustia que ser absorvido por Marx. Este faz do conceito uma pea-chave de sua teoria para a

50

compreenso da explorao econmica exercida sobre o trabalhador no capitalismo. A indstria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam ou separavam o operrio dos "meios de produo" -:- ferramentas, matria-prima, terra e mquina - e do fruto de seu trabalho, que se tornaram propriedade privada do empresrio capitalista. Politicamente, tambm o homem se tornou alienado, pois o princpio da representatividade, base do liberalismo, criou a idia de Estado como um rgo poltico imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-Ia pelo poder delegado pelos indivduos. Marx mostrou, entretanto, que na sociedade de classes esse Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta. Segundo Marx, a "diviso social do trabalho" fez com que o pensamento filosfico se tornasse atividade exclusiva de um determinado grupo. As diversas escolas filosficas passaram a expressar a viso parcial que esse grupo tem da vida, da sociedade e do Estado, refletindo, assim, seus interesses. Algumas, como o liberalismo, transformaram-se em verdadeiras "filosofias do Estado", com o intuito explcito de defend-lo e justific-lo. O mesmo aconteceu com o pensamento cientfico que, pretendendo-se universal, passou a expressar a parcialidade da classe social que ele representa. Esse comprometimento do filsofo e do cientista em face do poder resultou tambm em nova forma de alienao para o homem. Alienado, separado e mutilado, o homem s pode recuperar a integridade de sua condio humana pela crtica radical ao sistema econmico, poltica e filosofia que o excluram da participao efetiva na vida social. Essa crtica radical, que nasce do livre exerccio da conscincia, s se efetiva na prxis, que a ao poltica consciente e transformadora. A crtica est assim unida prxis - novo mtodo de abordar e explicar a sociedade e tambm um projeto para a ao sobre ela. Assim o marxismo se propunha como opo libertadora do homem. Mais exatamente, a alienao o efeito necessrio de certas estruturas ou formaes sociais que, embora sendo produto da ao humana tm por efeito tornar o homem estranho a si mesmo, e o resultado de suas aes, modificados e eventualmente invertidos em relao a suas intenes, desejos ou necessidades.

51

As classes sociais

Outro conceito basilar do marxismo o de classes sociais, que Marx desenvolve na busca por denunciar as desigualdades sociais contra a falsa idia de igualdade poltica e jurdica proclamada pelos liberais. Para ele, os inalienveis direitos de liberdade e justia, considerados naturais pelo liberalismo, no resistem s evidncias das desigualdades sociais promovidas pelas "relaes de produo", que dividem os homens em proprietrios e no-proprietrios dos meios de produo. Dessa diviso se originam as classes sociais: os "proletrios" trabalhadores despossudos dos "meios de produo", que vendem sua fora de trabalho em troca de salrio - e os "capitalistas", que, possuindo meios de produo sob a forma legal da propriedade privada, "apropriam-se" do produto do trabalho de seus operrios em troca do salrio do qual eles dependem para sobreviver. As classes sociais formadas no capitalismo - burgueses e proletrios estabelecem intransponveis desigualdades entre os homens e relaes que so, antes de tudo, de antagonismo e explorao. A oposio e o antagonismo derivam dos interesses inconciliveis entre as classes o capitalista desejando preservar seu direito propriedade dos meios de produo e dos produtos e mxima explorao do trabalho do operrio, pagando baixos salrios ou ampliando a jornada de trabalho. O trabalhador, por sua vez, luta contra a explorao, reivindicando menor jornada de trabalho, melhores salrios e participao nos lucros que se acumulam com a venda daquilo que ele produziu. Por outro lado, apesar das oposies, as classes sociais so tambm complementares e interdependentes, pois uma s existe em funo da outra. S existem proprietrios porque h uma massa de despossudos cuja nica propriedade sua fora de trabalho, dispostos a vend-la para: assegurar sua sobrevivncia. De igual maneira, s existem proletrios porque h algum que lucra com seu assalariamento.

52

Para Marx, a histria humana a histria da luta de classes, da disputa constante por interesses que se opem, embora essa oposio nem sempre se manifeste socialmente sob a forma de conflito ou guerra declarada. As divergncias e antagonismos das classes esto subjacentes a toda relao social, nos mais diversos nveis da sociedade, em todos os tempos, desde o surgimento da sociedade.

A origem histrica do capitalismo

Para desenvolver sua teoria, Marx se vale de conceitos abrangentes, da anlise crtica do momento que vive e de uma slida viso histrica com os quais procura explicar a origem das classes sociais e do capitalismo. assim que ele atribui a origem das desigualdades sociais a uma enorme quantidade de riquezas que se concentra, na Europa, do sculo XIII at meados do sculo XVIII, nas mos de uns poucos indivduos, que tm o objetivo e as possibilidades de acumular bens e obter lucros cada vez maiores. No incio, essa acumulao de riquezas se fez por meio d pirataria, do roubo, dos monoplios e do controle de preos praticados pelos Estados absolutistas. A comercializao, principalmente com as colnias, era a grande fonte de rendimentos para os Estados e a nascente burguesia. Mas, a partir do sculo XVI, o arteso e as corporaes de ofcio foram paulatinamente substitudas, respectivamente, pelo trabalhador "livre" assalariado - o operrio - e pela indstria. Na produo artesanal europia da Idade Mdia e do Renascimento (Idade Moderna), o trabalhador mantinha em sua casa os instrumentos de produo. Aos poucos, porm, surgiram oficinas organizadas por comerciantes enriquecidos que produziam mais e a baixo custo. A generalizao desses galpes originou, em meados do sculo XVIII, na Inglaterra, a Revoluo Industrial. Esta possibilitou a mecanizao ampla e sistemtica da produo de mercadorias, acelerando o processo de separao entre o trabalhador e os instrumentos de produo e levando falncia dos artesos individuais. As mquinas e tudo o mais necessrio

53

ao processo produtivo - fora motriz, instalaes, matrias-primas - ficaram acessveis somente aos empresrios capitalistas com os quais os artesos, isolados, no podiam competir. Assim, multiplicou-se o nmero de operrios, isto , trabalhadores "livres" expropriados, artesos que no conseguiam competir com o sistema industrial e desistiam da produo individual, empregado-se nas indstrias, constituindo uma nova classe social.

O salrio

O operrio o indivduo que, nada possuindo, obrigado a sobreviver da sua fora de trabalho. No capitalismo, ele se torna uma mercadoria, algo til, que se pode comprar e vender. Por meio de um contrato estabelecido entre ele e o capitalista, a quem permitido ao comprar ou "alugar por um certo tempo" sua fora de trabalho em troca de uma quantia em dinheiro, o salrio. O salrio , assim, o valor da fora de trabalho, considerada como mercadoria. Como a fora de trabalho no uma "coisa", mas uma capacidade, inseparvel do corpo do operrio, o salrio deve corresponder quantia que permita ao operrio alimentar-se, vestir-se, cuidar dos filhos, recuperar as energias e, assim, estar de volta ao servio no dia seguinte. Em outras palavras, o salrio deve garantir as condies de subsistncia do trabalhador e sua famlia. O clculo do salrio depende do preo dos bens necessrios subsistncia do trabalhador. O tipo de bens necessrios depende, por sua vez, dos hbitos e dos costumes dos trabalhadores. Isso faz com que o salrio varie de lugar para lugar. Alm disso, o salrio depende ainda da natureza do trabalho e da destreza e da habilidade do prprio traba lhador. No clculo do salrio de um operrio qualificado deve-se computar o tempo que ele gastou com educao e treinamento para desenvolver suas capacidades.

Trabalho, valor e lucro:

54

O capitalismo v a fora de trabalho como mercadoria, mas claro que no se trata de uma mercadoria qualquer. Ela a nica capaz de criar valor. Os economistas clssicos ingleses, desde Adam Smith, j haviam percebido isso ao reconhecerem o trabalho como a verdadeira fonte de riqueza das sociedades. Marx foi alm. Para ele, o trabalho, ao se exercer sobre determinados objetos, provoca nestes uma espcie de "ressurreio". Tudo o que criado pelo homem, diz Marx, contm em si um trabalho passado, morto"; que s pode ser reanimado por outro trabalho. Assim, por exemplo, um pedao de couro animal curtido, uma agulha de ao e fios de linha so, todos, produtos do trabalho humano. Deixados em si mesmos, so coisas mortas; utilizados para produzir um par de sapatos, renascem como meios de produo e se incorporam num novo produto, uma nova mercadoria, um novo valor. Os economistas ingleses j haviam postulado que o valor das mercadorias dependia do tempo de trabalho gasto na sua produo. Marx acrescentou que esse tempo de trabalho se estabelecia em relao as habilidades individuais mdias e s condies tcnicas vigentes na sociedade. Por isso, dizia que no valor de uma mercadoria era incorporado o "tempo de trabalho socialmente necessrio" sua produo. De modo geral, as mercadorias resultam da colaborao de vrias habilidades profissionais distintas; por isso, seu valor incorpora todos os tempos de trabalho especficos. Por exemplo, o valor de um par de sapatos inclui no s o tempo gasto para confeccion-lo, mas tambm o dos trabalhadores que curtiram o couro, produziram fios de linha, a mquina de costura etc. O valor de todos esses trabalhos est embutido no preo que o capitalista paga ao adquirir essas matrias-primas e instrumentos, os quais, juntamente com a quantia paga a ttulo de salrio, sero incorporados ao valor do produto. Marx desmonta primeiro a armadilha da economia vulgar", aquela que consiste em se ater apenas s aparncias do jogo da oferta e da procura para analisar os fenmenos de mercado. Imaginemos um capitalista interessado em produzir sapatos, utilizando, para calcular os custos de produo e o lucro, uma unidade de moeda qualquer.

55

Pois bem, suponhamos que a produo de um par lhe custe 100 unidades de moeda de matria-prima, mais 20 com o desgaste dos instrumentos (ao trmino da vida til dos equipamentos/ o empresrio ter de substitu-los por novos), mais 30 de salrio dirio pago a cada trabalhador. Essa soma - 150 unidades de moeda - representa sua despesa com investimentos. O valor do par de sapatos produzido nessas condies ser a soma de todos os valores representados pelas diversas mercadorias que entraram na produo (matria-prima, instrumentos, fora de trabalho), o que totaliza tambm 150 unidades de moeda. Sabemos que o capitalista produz para obter lucro, isto , quer ganhar com seus produtos mais do que investiu. No exemplo acima, vemos, porm, que o valor de um produto corresponde exatamente ao que se investe para produzi-lo. Como ento se obtm o lucro? O capitalista poderia lucrar simplesmente aumentando o preo de venda do produto - por exemplo, cobrando 200 unidades de moeda pelo par de sapatos. Mas o simples aumento de preos um recurso transitrio e com o tempo traz problemas. De um lado, uma mercadoria com preos elevados, ao sugerir possibilidades de ganho imediato, atrai novos capitalistas interessados em produzi-Ia. Com isso, porm, corre-se o risco de inundar o mercado com artigos semelhantes, cujo preo fatalmente cair. De outro lado, uma alta arbitrria no preo de uma mercadoria qualquer tende a provocar elevao generalizada nos demais preos, pois, nesse caso, todos os capitalistas desejaro ganhar mais com seus produtos. Isso pode ocorrer durante algum tempo, mas, se a disputa se prolongar poder levar o sistema econmico desorganizao. Na verdade, de acordo com a anlise de Marx, no no mbito da compra e da venda de mercadorias que se encontram bases estveis para o lucro dos capitalistas individuais nem para a manuteno do sistema capitalista. Ao contrrio, a valorizao da mercadoria se d no mbito de sua produo.

A mais-valia

56

Retomemos o nosso exemplo. Suponhamos que o operrio tenha uma jornada diria de nove horas e confeccione um par de sapatos a cada trs horas. Nessas trs horas ele cria uma quantidade de valor correspondente ao seu salrio, que suficiente para obter o necessrio sua subsistncia. Como o capitalista lhe paga o valor de um dia de fora de trabalho, no restante do tempo, seis horas, o operrio produz mais mercadorias, que geram um valor maior do que lhe foi pago na forma de salrio. A durao da jornada de trabalho resulta, portanto, de um clculo que leva em considerao o quanto interessa ao capitalista produzir para obter lucro sem desvalorizar seu produto. Suponhamos uma jornada de nove horas, ao final da qual o sapateiro produza trs pares de sapatos. Cada par continua valendo 150 unidades moeda, mas agora eles custam menos ao capitalista. que, no clculo do valor dos trs pares, a quantia investida em meios de produo tambm foi multiplicada por trs, mas a quantia relativa ao salrio - correspondente a um dia de trabalho permaneceu constante. Desse modo, o custo de cada par de sapatos se reduziu a 130 unidades. Assim, ao final da jornada de trabalho, o operrio recebe 30 unidades de moeda, ainda que seu trabalho tenha rendido o dobro ao capitalista: 20 unidades de moeda, por par de sapatos produzido, totalizando 60 unidades de moeda. Esse valor a mais no retoma ao operrio: incorpora-se ao produto e apropriado pelo capitalista. Visualiza-se, portanto, que uma coisa o valor da fora de trabalho, isto , o salrio e outra o quanto esse trabalho rende ao capitalista. Esse valor excedente produzido pelo operrio o que Marx chama de mais-valia. O capitalista pode obter mais-valia procurando aumentar constantemente a jornada de trabalho, tal como no nosso exemplo. Essa , segundo Marx, a maisvalia absoluta. claro, porm, que a extenso indefinida da jornada esbarra nos limites fsicos do trabalhador e na necessidade de controlar a prpria quantidade de mercadorias que se produz. Agora, pensemos numa indstria altamente mecanizada. A tecnologia aplicada faz aumentar a produtividade, isto , as mesmas nove horas de trabalho

57

agora produzem um nmero maior de mercadorias, digamos, vinte pares de sapatos. A mecanizao tambm faz com que a qualidade dos produtos dependa menos da habilidade e do conhecimento tcnico do trabalhador individual. Numa situao dessas, portanto, a fora de trabalho vale cada vez menos e, ao mesmo tempo, graas maquinaria desenvolvida, produz cada vez mais. Esse , em sntese, o processo de obteno daquilo que Marx denomina mais-valia relativa. . O processo descrito esclarece a dependncia do capitalismo em relao ao desenvolvimento das tecnologias de produo. Mostra ainda como o trabalho, sob o capital, perde todo o atrativo e faz do operrio mero "apndice da mquina".

As relaes polticas

Aps essa anlise detalhada do modo de produo capitalista, Marx passa ao estudo das formas polticas produzidas no seu interior. Ele constata que as diferenas entre as classes sociais no se reduzem a diversas quantidades de riquezas, mas expressam uma diferena de "existncia material". Os indivduos de uma mesma classe social partilham uma situao de classe que Ihes comum, incluindo valores, comportamentos, regras de convivncia e interesses. A essas diferenas econmicas e sociais segue-se uma desigual distribuio de poder. Diante da alienao do operariado, as classes

economicamente dominantes desenvolveram formas de dominao polticas que Ihes permitem apropriar-se do aparato de poder do Estado e, com ele, legitimar seus interesses sob a forma de leis e planos econmicos e polticos. Cada forma assumida pelo Estado na sociedade burguesa seja sob o regime liberal, monrquico, monrquico constitucional ou ditatorial, representa diferentes maneiras pelas quais ele se transforma num "comit para gerir os negcios comuns de toda a burguesia" (K. Marx e F. Engels Manifesto do Partido Comunista", in Cartas filosficas e outros escritos, p. 86), sob quaisquer dos regimes j propostos, dos mais liberais aos mais ditatoriais. Para Marx, as condies especficas de trabalho geradas pela

industrializao tendem a promover a conscincia de que h interesses comuns

58

para o conjunto da classe trabalhadora e, conseqentemente, tendem a impulsionar a sua organizao poltica para a ao. A classe trabalhadora, portanto, vivendo uma mesma situao de classe e sofrendo progressivo empobrecimento em razo das formas cada vez mais eficientes de explorao do trabalhador, acaba por se organizar politicamente. Essa organizao que permite a tomada de conscincia da classe operria e sua mobilizao para a ao poltica.

Materialismo histrico

Para entender o capitalismo e explicar a natureza da organizao econmica humana, Marx desenvolveu uma teoria abrangente e universal, que procura dar conta de toda e qualquer forma produtiva criada pelo homem. Os princpios bsicos dessa teoria esto expressos em seu mtodo de anlise - o materialismo histrico. Marx parte do princpio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens se organizam para a produo social de bens que engloba dois fatores fundamentais: as foras produtivas e as relaes de produo. As foras produtivas constituem as condies materiais de toda a produo. Qualquer processo de trabalho implica determinados objetos - matrias-primas identificadas e extradas da natureza -e determinados - instrumentos - conjunto de foras naturais j transformadas e adaptadas pelo homem, como ferramentas ou mquinas, utilizadas segundo uma orientao tcnica especfica. O homem, principal elemento das foras produtivas, o responsvel por fazer a ligao entre a natureza e a tcnica e os instrumentos. O desenvolvimento da produo vai determinar a combinao e o uso desses diversos elementos: recursos naturais, mo-de-obra disponvel, instrumentos e tcnicas produtivas. Essas combinaes procuram atingir o mximo de produo em funo do mercado existente. A cada forma de organizao das foras produtivas corresponde uma determinada forma de relao de produo.

59

As relaes de produo so as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Elas se referem s diversas maneiras pelas quais so apropriados e distribudos os elementos envolvidos no processo de trabalho: as matrias-primas, os instrumentos e a tcnica, os prprios trabalhadores e o produto final. Assim, as relaes de produo podem ser, num determinado momento, cooperativistas (como num mutiro) escravistas (como na Antigidade), servis (como na Europa feudal), ou capitalistas (como na indstria moderna). Foras produtivas e relaes de produo so condies naturais e histricas de toda atividade produtiva que ocorre em sociedade. A forma pela qual ambas existem e so reproduzidas numa determinada sociedade constitui o que Marx denominou "modo de produo". Para Marx, o estudo do modo de produo fundamental para compreender como se organiza e funciona uma sociedade. As rela es de produo, nesse sentido, so consideradas as mais importantes relaes sociais. Os modelos de famlia, as leis, a religio, as idias polticas, os valores sociais so aspectos cuja explicao depende, em princpio, do estudo do desenvolvimento e do colapso de diferentes modos de produo. Analisando a histria, Marx identificou alguns modos de produo especficos: sistema comunal primitivo, modo de produo asitico, modo de produo antigo, modo de produo germnico, modo de produo feudal e modo de produo capitalista. Cada qual representa diferentes formas de organizao da propriedade privada, comunitria ou estatal e da explorao do homem pelo homem. Em cada modo de produo, a desigualdade de propriedade, como fundamento das relaes de produo, cria contradies bsicas com o desenvolvimento das foras produtivas. Essas contradies se acirram at provocar um processo revolucionrio, com a derrocada do modo de produo vigente e a ascenso de outro.

A historicidade e a totalidade

60

A teoria marxista repercutiu de maneira decisiva no s na Europa - objeto primeiro de seus estudos - como nas colnias europias e em movimentos de independncia. Incentivou os operrios a organizarem partidos marxistas - e os sindicatos revolucionrios -, levou intelectuais crtica da realidade e influenciou as atividades cientficas de modo geral e as cincias humanas em particular. Alm de elaborar uma teoria que condenava as bases sociais da espoliao capitalista, conclamando os trabalhadores a construir, por meio de sua prxis revolucionria, uma sociedade assentada na justia social e igualdade real entre os homens, Marx conseguiu, como nenhum outro, com sua obra, estabelecer relaes profundas entre a realidade, a filosofia e a cincia. Por sua formao filosfica, Marx concebia a realidade social como uma concretude histrica, isto , como um conjunto de relaes de produo que caracteriza cada sociedade num tempo e espao determinados. Na obra O 18 Brumrio de Lus Bonaparte, Marx d um exemplo do seu mtodo ao analisar o golpe de Estado ocorrido na Frana no sculo XIX, encabeado pelo sobrinho de Napoleo I, mostrando como este parodiou o feito do tio que, em 1799, substituiu a Repblica pela Ditadura. Marx vaticinou o fracasso da aventura do sobrinho, porque este aplicou a mesma frmula poltica do tio, porm, para uma conjuntura totalmente diferente daquela enfrentada por Napoleo Bonaparte. Por outro lado, cada sociedade representava para Marx uma totalidade, isto , um conjunto nico e integrado das diversas formas de organizao humana nas suas mais diversas instncias - famlia, poder, religio. Entretanto, apesar de considerar as sociedades da sua poca e do passado como totalidades e como situaes histricas concretas, Marx conseguiu, pela profundidade de suas anlises, extrair concluses de carter geral e aplicveis a formas sociais diferentes. Assim, ao analisar o golpe de Lus Bonaparte, identifica na estrutura de classes estabelecida na Frana aspectos universais da dinmica da luta de classes.

A amplitude da contribuio de Marx

61

O sucesso e a penetrao do materialismo histrico quer no campo da cincia - cincia poltica, econmica e social -, quer no campo da organizao poltica, se deve ao universalismo de seus princpios e ao carter totalizador que Marx imprimiu s suas idias. Deve-se tambm ao carter militante das idias propostas, voltadas para a ao prtica e para a prxis revolucionria. Alm desse universalismo da teoria marxista - mrito que a diferencia de todas as teorias subseqentes - outras questes adquiriram nova dimenso com os princpios sustentados por Karl Marx. Um deles foi objetividade cientfica, to perseguida pelas cincias humanas. Para Marx, a questo da objetividade s se coloca como conscincia crtica. A cincia, assim como a ao poltica, s pode ser verdadeira e no-ideolgica se refletir uma situao de classe e, conseqentemente, uma viso crtica da realidade. Assim, objetividade no uma questo de mtodo, mas de como o pensamento cientfico se insere no contexto das relaes de produo e na histria. A idia de uma sociedade "doente" ou "normal", preocupao dos cientistas sociais positivistas, desaparece em Marx. Para ele, a sociedade constituda de relaes de conflito e de sua dinmica que surge a mudana scia. Fenmenos como luta, contradio, revoluo e explorao so constituintes dos diversos momentos histricos e no disfunes sociais. A partir do conceito de movimento histrico proposto por Hegel, assim como do historicismo existente em Weber, Marx redimensiona o estudo da sociedade humana. Suas idias marcaram de maneira definitiva o pensamento cientfico e a ao poltica dessa poca, assim como das posteriores, formando duas diferentes maneiras de atuao sob a bandeira do marxismo. A primeira abraar o ideal comunista, d uma sociedade em que esto abolidas as classes sociais e a propriedade privada dos meios de produo. Outra exercer a crtica realidade social, procurando suas contradies, desvendando as relaes de explorao e expropriao do homem pelo homem, de modo a entender o papel dessas relaes no processo histrico. No preciso afirmar a contribuio da teoria marxista para o desenvolvimento das cincias sociais. A abordagem do conflito, da dinmica

62

histrica, da relao entre conscincia e realidade e da correta insero do homem e de sua prxis no contexto social foram conquistas jamais abandonadas pelos socilogos. Isso sem contar a habilidade com que o mtodo marxista possibilita o constante deslocamento do geral para o particular, das leis macrossociais para suas manifestaes histricas, do movimento estrutural da sociedade para a ao humana individual e coletiva.

A sociologia, o socialismo e o marxismo

A teoria marxista teve ampla aceitao terica e metodolgica, assim como poltica e revolucionria. J em 1864, em Londres, Karl Marx e Friedrich Engels estruturaram a Primeira Associao Internacional de Ope rrios, Primeira Internacional, promovendo a organizao e a defesa dos ou operrios

em nvel internacional. Extinta em 1873, a difuso das idias das propostas marxistas ficou por conta dos sindicatos existentes em diversos pases e nos partidos, especialmente os social-democratas. A Segunda Internacional surgiu na poca do centenrio da Revoluo Francesa (1889), quando diversos congressos socialistas tiveram lugar nas principais capitais europias, com vrias tendncias, nem sempre conciliveis. A Primeira Guerra Mundial ps fim Segunda Internacional como uma organizao revolucionria da classe trabalhadora*, em 1914. Em 1917, uma revoluo inspirada nas idias marxistas, a Revoluo Bolchevique, na Rssia, criava no mundo o primeiro Estado oper rio. Em 1919, inaugurava-se a Terceira Internacional ou Comintern, que, como a primeira, procurava difundir os ideais comunistas e organizar os partidos e a luta dos operrios pela tomada do poder. O Comintern foi dissolvido em 1943, como gesto de amizade do antigo bloco sovitico em relao aos aliados da Segunda Guerra Mundial. A aceitao dos ideais marxistas no se restringia mais apenas Europa. Difundia-se pelos quatro continentes, medida que se desenvolvia o capitalismo internacional. formao do operariado no restante do mundo seguia-se o surgimento de sindicatos e partidos marxistas. Os ideais marxistas tambm se

63

adequavam perfeitamente luta por soberania e autonomia, existente nos pases latino-americanos no incio do sculo XX, assim como luta pela independncia que surgia nas colnias europias da frica e da sia, aps a Segunda Guerra Mundial. Em 1919, surgiram partidos comunistas na Amrica do Norte, na China e no Mxico; em 1920, no Uruguai; em 1922, no Brasil e no Chile; e, em 1925, em Cuba. O movimento revolucionrio tornava-se mais forte medida que os Estados Unidos e a URSS emergiam como potncias mundiais e passavam a disputar sua influncia no mundo. Vrias revolues, como a chinesa, a cubana, a vietnamita e a coreana, instauraram governos revolucionrios que, apesar das suas diferenas, organizavam um sistema poltico com algumas caractersticas comuns - forte centralizao, economia altamente planejada, coletivizao dos meios de produo, fiscalismo e uso intenso de propaganda ideolgica e do culto ao dirigente. Intensificava-se, nos anos 1950 e 1960, a oposio entre os dois blocos mundiais - o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, liderado pela URSS. A polarizao poltica e ideolgica transferida para o conjunto do mtodo e da teoria marxista que passam a ser usados, sob o peso da direo do stalinismo na URSS e dos partidos comunistas a ele filiados, como um corpo doutrinrio fechado para legitimar a tese do "socialismo em um s pas", preconizada pela liderana sovitica, e da gesto burocrtica dos estados socialistas. O marxismo deixou de ser um mtodo de anlise da realidade social para transformar-se em ideologia, perdendo, assim, muito da sua capacidade de elucidar os homens em relao ao seu momento histrico e mobiliz-los para uma tomada consciente de posio. Em razo dessa disseminao pelo mundo e de sua vulgarizao, o marxismo comeou a ser identificado com todo movimento revolucionrio que se propunha combater as desigualdades sociais entre homens e mulheres, entre diferentes grupos nacionais, tnicos e religiosos. Todos eles so considerados movimentos de esquerda - uma referncia aos jacobinos, partido que, poca da Revoluo Francesa, defendia ideais de igualdade e liberdade e sentava-se

64

esquerda na Assemblia. Todos se confundem com o marxismo, dificultando a identidade e a especificidade das teorias de Marx. Entre 1989 e 1991, desfazia-se o bloco sovitico aps uma crise interna e externa bastante intensa - dificuldade em conciliar as diferenas regionais e tnicas, falta de recursos para manter um estado de permanente beligerncia, atraso tecnolgico, gesto burocrtica da economia e do Estado, baixa produtividade, escassez de produtos, inflao e corrupo, entre outros fatores. O fim da Unio Sovitica provocou um abalo nos partidos de esquerda do mundo todo e o redimensionamento das foras internacionais. Por outro lado, nas ltimas dcadas, em diferentes pases, partidos socialistas conseguiram eleger deputados e at presidentes sem que a forma de poder ou a poltica econmica tenham se modificado significativamente. Assim, o carter revolucionrio dos partidos de inspirao marxista passa a ser questionado ao mesmo tempo que torna possvel a convivncia pacfica destes com o capitalismo, pois o objetivo desses partidos no mais o de romper com o capitalismo, mas apenas o de reform-lo. Rever as idias de Karl Marx, entender que, para ele, a teoria no pode se distinguir da prxis sob pena de se tornar alienada e vazia, mas que a histria no depende apenas da disposio humana, torna-se fundamentai para a compreenso da sociedade contempornea e das crises que ora se apresentam. importante tambm para rever conceitos que no foram criados para a especulao cientfica, mas para a ao concreta sobre o mundo. Toda essa explicao a respeito do marxismo se faz necessria por diversas razes. Em primeiro lugar, porque a sociologia confundiu-se com socialismo em muitos pases, em especial nos pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento - como so hoje chamados os pases dependentes da Amrica Latina e da sia, surgidos das antigas colnias europias. Nesses pases, intelectuais e lderes polticos associaram de maneira categrica o desenvolvimento da sociologia ao desenvolvimento da luta poltica e dos parti dos marxistas. Entre eles, a derrocada

65

do imprio sovitico foi sentida como uma condenao e quase como a inviabilidade da prpria cincia. preciso lembrar que as teorias marxistas transcendem o momento histrico no qual so concebidas e tm uma validade que extrapola qualquer das iniciativas concretas que buscam viabilizar a sociedade justa e igualitria proposta por Marx. Nunca ser bastante lembrar que a ausncia da propriedade privada dos meios de produo condio necessria, mas no suficiente da sociedade comunista teorizada por Marx. Assim, no se devem confundir tentativas de realizaes levadas a efeito por inspirao das teorias marxistas com as propostas de Marx de superao das contradies capitalistas. Tambm improcedente - e de maneira ainda mais rigorosa - confundir a cincia com o iderio poltico de qualquer partido. Pode haver integrao entre um e outro, mas nunca identidade. Em segundo lugar, preciso entender que a histria no termina em qualquer de suas manifestaes particulares, quer na vitria comunista, quer na capitalista. Como Marx mostrou, o prprio esforo por manter e reproduzir um modo de produo acarreta modificaes qualitativas nas foras em oposio. Assim, em termos cientficos e marxistas, preciso voltar o olhar para a compreenso da emergncia de novas foras sociais e de novas contradies. Enganam-se os tericos de direita e de esquerda que vem em dado momento a realizao mtica de um modelo ideal de sociedade. Em terceiro lugar, hoje se vive nas cincias, de maneira geral, um momento de particular cautela, pois, aps dois ou trs sculos de crena absoluta na capacidade redentora da cincia, em sua possibilidade de explicitar de maneira inequvoca e permanente a realidade, j no se acredita na infalibilidade dos modelos, e o trabalho permanente de discusso, reviso e complementao se coloca como necessrio. No poderia ser diferente com as cincias sociais, que, do contrrio, adquiririam um estatuto de religio e f, uma vez que se apoiariam em verdades eternas e imutveis. Contrariamente s formulaes que preconizam o fim das lutas sociais entre as classes, possvel reconhecer, na sociedade contempornea, a persistncia dos antagonismos entre o capital social total e a totalidade do

66

trabalho, ainda que particularizados pelos inmeros elementos que caracterizam a regio, pas, economia, sociedade, sua insero na estrutura produtiva global, bem como pelos traos da cultura, gnero, etnia, etc. Assim, o fim da Unio Sovitica no significou o fim da histria ou da sociologia, nem o esgotamento do marxismo como postura terica das mais amplas e fecundas, com um poder de explicao no alcanado pelas anlises posteriores. Tampouco terminou com a derrubada do Muro de Berlim o ideal de uma sociedade justa e igualitria. O que se torna necessrio rever essa sociedade cujas relaes de produo se organizam sob novos princpios enfraquecimento dos estados nacionais, mundializao do capitalismo, formao de blocos supranacionais e organizao poltica de minorias tnicas, religiosas e at sexuais -, entendendo que as contradies no desapareceram mas se expressam em novas instncias. Em seu livro De volta ao palcio do barba azul, George Steiner mostra como a sociedade ps-clssica acabou por desmanchar os antagonismos mais agudos que existiam na sociedade ocidental. Os grupos etrios se aproximam, as distines comportamentais dos sexos desaparecem, o mundo rural e o urbano se integram numa estrutura nica industrial, e assim por diante. nessa perspectiva que ele prope uma releitura da teoria marxista, tentando encontrar em diferentes conjunturas sociais formas de contradio e explorao como as que Marx distinguiu na realidade francesa e na inglesa. Por mais que pretendesse entender o desenvolvimento universal da sociedade humana, Marx jamais deixou de respeitar cientificamente a suas manifestaes.
Bibliografia_Cristina Costa-Introdio a Sociologia

especificidade e a historicidade de cada uma de

67

Anda mungkin juga menyukai