Anda di halaman 1dari 3

1

AS CRIANAS E A INFNCIA: DEFININDO CONCEITOS, DELIMITANDO O

CAMPO

A visibilidade social da infncia e das crianas Conforme Sarmento e Pinto (1997), as crianas e as problemticas associadas infncia esto na agenda poltica, meditica e da investigao. Como por exemplo, as descobertas da rede de pedofilia, na Blgica. De acordo com os mesmos a infncia pode ser considerada como a expresso da relevncia social, pois se encontra em trs grupos : a mdia (com programas de televiso de dedicados aos problemas da infncia), poltica (atravs do estatuto da criana e do adolescente) e investigao acadmica (responsvel pelas produes de teses sobre a infncia). Segundo Sarmento e Pinto (1997) as crianas existiram sempre , desde o primeiro ser humano e a infncia como construo social, da qual se construiu um conjunto de representaes sociais e de crenas para a qual se estruturam dispositivos de socializao e controle que a instituram como categoria social prpria. 1.2 Paradoxos das infncias Para Sarmento e Pinto (1997), as circunstncias das condies de vida das crianas so s enquadradas no carter paradoxal como elas so consideradas pelas sociedade dos adultos. As crianas so tanto mais consideradas,quanto mais diminui seu peso no conjunto da populao. O autores enfatizaram que as crianas esto em menor nmero, com isso chamou ateno para sua existncia. Segundo Sarmento e Pinto (1997) desde 1989 com a aprovao pelas Naes Unidas da Conveno dos direitos da Criana , as crianas viram consagradas de forma suficientemente clara e extensa um conjunto de direitos fundamentais, prprios e inalienveis.

Para Sarmento e Pinto (1997), as leis foram criadas, mas at que ponto so cumpridas e fiscalizadas, quando no diminuem os fatores que fazem das crianas o grupo etrio onde h mais marcadores para a pobreza e opresso das condies de vida. As inconsistncias da agenda poltica so a expresso desse paradoxo maior de s crianas ser atribudo o futuro do mundo num presente de opresso. Esta condio constitutiva da infncia como categoria social e exprime-se quer no respectivo estatuto social, quer no valor que lhe atribuda pela instituio criada por excelncia para a infncia : a escola.( SARMENTO E PINTO, 1997, p. 12). Para Sarmento e Pinto (1997), quanto ao estatuto social, a condio paradoxal exprime-se no fato de os adultos desejarem e gostarem das crianas, apesar de produzirem cada vez menos crianas e cada vez disporem de menos tempo e espao para elas; no fato de que os adultos acreditarem que bom para as crianas e os pais estarem juntos , mas cada vez mais viverem os seu cotidiano separados uns dos outros; no fato de os adultos valorizarem a espontaneidade das crianas, mas esto sempre submetendo as regras das instituies. Os autores enfatizam que as crianas devem ser educadas para a liberdade e a democracia, ao mesmo tempo em que a organizao social dos servios para a infncia assenta geralmente no controle e na disciplina, sendo as escolas consideradas pelos adultos como importantes para a sociedade, no ser reconhecido como vlido o contribuo das crianas para a produo do conhecimento. 1.3 As idades da infncia Segundo Sarmento e Pinto (1997), a criana aos sete anos, na Idade Mdia, iniciava a catequese, com isso estabeleceu-se o trmino da infncia, pois atravs da influencia da igreja acreditava-se que a partir desse perodo iniciava a idade da razo. Para os mesmos o problema dos limites etrios agrava-se quando se procura estabelecer a idade a partir da qual se deixa de ser criana. A entrada da puberdade para algumas culturas considerada o fim da infncia e o incio da adultez.

Conforme Sarmento e Pinto (1997), a idade legal de entrada no mercado de trabalho de 16 anos, onde se deixa de referir a condio infantil, do mesmo modo aos 16 anos que a tradio jurdica estabelece a imputabilidade de menores, ainda que faa a distino entre os comportamentos delinqentes at e depois dos 12 anos. Instituio essencial na determinao da infncia e dos respectivos limites etrios a escola.
Ainda que infncia seja referida apenas para as crianas at aos 6 anos (a expresso aparece em sintagmas como jardim de infncia ou educadora de infncia), a distino de nveis ou ciclos de escolaridade constitui um indicador mais abrangente.Assim, a escola primria corresponde a uma das fronteiras possveis: a escola primria como a escola das crianas, a escola bsica ps-primria como escola dos adolescentes e a escola secundria como escola dos jovens. (SARMENTO E PINTO, 1997, p. 16)

De acordo com Sarmento e Pinto (1997), definir as idades da infncia entender sua localizao histrica. Assim ser criana varia entre sociedades, culturas e comunidades ,pode variar no interior da fraterna de uma mesma famlia e varia de acordo com a estratificao social., a prpria escola , o mercado de trabalho construindo sua definio de infncia.

Anda mungkin juga menyukai