Anda di halaman 1dari 21

TV DIGITAL

TV Digital: O que Um sistema completo de televiso composto por trs componentes, representados na figura a seguir.

Estdio

Envolve entre outras, as atividades de produo (gravao de cenas), ps-produo (edio e acabamento), transmisso de sinais entre diferentes setores da emissora ou entre um veculo e a base (reportagens externas) e armazenamento dos vdeos. Transmisso das informaes para o usurio final de Antena e o receptor (Televisor)

Radiodifuso (broadcast) Sistema recepo

No passado todo este processo era analgico, ou seja os sinais que representavam a imagem e o udio gerados no estdio eram analgicos. Estes sinais analgicos eram transmitidos para os receptores de TV tambm analgicos. Atualmente a informao gerada em estdio na forma de sinais digitais. Estes sinais so convertidos em sinais analgicos e transmitidos para os receptores de

TV. Os receptores de TV, apesar de analgicos, j utilizam sinais digitais em algumas funes, como o controle remoto. Na TV Digital todos os processos passam a ser digitais. Ou seja, a imagem, o udio e demais informaes so geradas, transmitidas e recebidas na forma de sinais digitais. Vantagens da TV Digital Com os padres de tecnologia disponveis possvel transmitir na Banda de 6MHz ocupada por um sinal de TV analgico um sinal digital com 18Mbit/s. O que isto significa? Fator Resoluo Qualidade de Imagem Novos Recursos Analgico 525 linhas (4:3) Degrada Uso do espectro limitado por interferncias Digital 1080 linhas 720 a 480 linhas (16:9) No degrada Interatividade (datacasting) Mltiplos fluxos de udio e vdeo Possvel uso adjacentes de canais (16:9)

Otimizao do espectro

A TV Digital tem melhor qualidade de imagem e de som. A imagem poder ser mais larga que a atual (tela panormica), com maior grau de resoluo (alta definio) e um som estreo realisticamente envolvente (surround). A TV Digital poder viabilizar a interatividade, possibilitando a obteno de informaes adicionais sobre a programao ou a participao em programas de auditrio. A TV Digital permite tambm uma melhor utilizao do espectro de freqncias devido a maior imunidade dos sinais digitais a interferncia, o que torna possvel a utilizao de canais adjacentes em uma mesma rea geogrfica. Modelo de Camadas Um sistema de televiso pode ser representado por um modelo de 3 camadas apresentado na tabela a seguir:

Camadas Aplicaes Configuraes Servio Plataforma Transmisso do

Exemplos Guia Eletrnico de Programao (EPG), hipermdia, Interatividade. TV de alta definio (HDTV) e mltiplos programas.

de ATSC (Estados Unidos) , DVB (Europa), ISDB (Japo) e Outros.

TV Digital: Panorama Panorama Mundial Panorama Nacional (2002)

530 milhes de lares com recepo O Brasil possui 54 milhes de TVs de TV ~90% dos lares tm TV (1,4 TV / lar), dos quais: 81,6 milhes de lares com recepo 79% s recebem via de TV Digital: radiodifuso terrestre 29 milhes TV a Cabo 27% so apenas monitores de 50 milhes Satlite 14 polegadas 1 milho ADSL 37% so apenas monitores de 1,6 milhes 20 polegadas Radiodifuso Terrestre 47% com antena interna > 149 milhes de brasileiros no tm acesso aos servios da Internet. 3,6 milhes de assinantes de TV por assinatura: 60% por cabo, 34% satlite e 6% MMDS.

Apesar dos nmeros apresentados e de estar sendo implantada no Japo, Europa e Estados Unidos, muitos consideram lento o ritmo de implantao da TV Digital a nvel mundial. Este sem dvida um ponto controverso. TV Digital no Brasil A TV Digital est em discusso h vrios anos no Brasil, tendo sido dados os seguintes passos:

Testes dos 3 sistemas: ATSC (Estados Unidos) , DVB (Europa) e ISDB (Japo). Os testes foram realizados pela SET, ABERT e Instituto Mackenzie com acompanhamento e metodologia da Anatel/CPqD. Consulte tutorial do Teleco TV Digital.

A Anatel realizou a consulta pblica 29.101 e definiu canalizao.

O CPqD desenvolveu o Projeto TVDI que analisou implicaes da TV Digital para a Teleducao, Apoio ao professor em Sala de Aula e Ensino distncia, e a Incluso Digital, Acesso Internet de Banda Larga e distribuio de contedos para grupos. TV Digital: Padres Um Sistema de TV Digital formado por um conjunto de padres representados na figura a seguir.

Este conjunto de padres formado por padres para: Digitalizao do video e do udio; Middleware responsvel pela implementao de interatividade e novos servios;

Multiplexao e transmisso de sinais (modulao).

As figuras a seguir apresentam os padres escolhidos para formar os sistemas ATSC (Estados Unidos) , DVB (Europa) e ISDB (Japo).

Sistema Americano: ATSC

Sistema Europeu: DVB

Sistema Japons: ISDB

TV Digital: Padro Brasileiro A implantao da TV Digital abre um leque quase infinito de novas possibilidades, seja pela melhoria da qualidade da imagem, atravs da TV de Alta Definio (HDTV), seja pela introduo de interatividade e novos servios.

Estas alternativas, no entanto, no so todas simultaneamente realizveis, seja por limitaes tcnica (uso da banda) ou de custo. necessrio escolher quais alternativas devem ser priorizadas e isto que fizeram Estados Unidos, Europa e Japo ao definirem os seus padres. O Sistema de TV Digital Brasileiro deve ter seus requisitos e condies definidas de modo a que ele seja um meio para atender as necessidades especficas da nossa sociedade. Os atributos bsicos deste sistema devem ser:

Baixo custo e robustez na recepo (classes C, D e E) Flexibilidade e capacidade de evoluo (classes A e B) Interatividade e novos servios (incluso digital)

Estes atributos esto mapeados na proposta de Sistema de TV Digital Brasileiro apresentada na figura a seguir.

Tendo em vista os requisitos apresentados o que se vislumbra para definir o sistema de TV Digital Brasileiro um esforo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em: Analisar e selecionar os padres de codificao e transmisso dos sinais

Desenvolver o middleware de modo a permitir a insero de novos servios e aplicaes.

TV Digital: Consideraes finais A TV Digital apresenta uma srie de oportunidades para Novos Negcios, propiciadas pela convergncia de servios com a TV, e para a Incluso Digital. Interatividade Mobilidade Portabilidade Novos servios: SMS, T-commerce, T-banking, Jogos Novos Modelos de Negcios Novos atores, nova cadeia de valores Acesso Internet Ensino Distncia

Novos Negcios

Incluso Digital

Os benefcios esperados do Programa Brasileiro de TVD so:


Reduo da dependncia tecnolgica

Incentivo produo de softwares, contedo regional e local, novas oportunidades de negcio


Promoo da Cultura Digital Insero mais efetiva da C&T brasileira nos consrcios Internacionais Melhor capacidade de articulao e negociao

Para tanto, alguns pontos necessitam ainda ser definidos: Legislao e Regulamentao (concesses, servios de transmisso de dados)

Modelo de Programao e de Servios Associados (HDTV, SDTV, Governo Eletrnico)

Modelo de Implantao/Transio (TV analgica: at quando? Custos)

Modelo Econmico Sustentvel (propaganda, comrcio pela TVD, transmisso de dados)

O decreto da Presidncia da Repblica n 4.901 de 26/11/03 instituiu o Sistema Brasileiro de Televiso Digital - SBTVD, que dever apresentar dentro de 12 meses relatrio contendo propostas referentes: definio do modelo de referncia do sistema brasileiro de televiso digital;

Ao padro de televiso digital a ser adotado no Pas; forma de explorao do servio de televiso digital; e

Ao perodo e modelo de transio do sistema analgico para o digital. O SBTVD ser composto por um Comit de Desenvolvimento, vinculado Presidncia da Repblica, por um Comit Consultivo e por um Grupo Gestor.

A DIGITALIZAO DOS SINAIS DE TV ANALGICA


TV PRETO & BRANCO Assim como no cinema, as primeiras transmisses de TV foram feitas em preto e branco. No padro americano (padro M), tambm adotado no Brasil, a relao de aspecto da imagem (largura / altura) 4:3, usam-se 525 linhas por quadro e so transmitidos 30 quadros por segundo. Cada quadro constitudo por linhas intercaladas de dois campos consecutivos, ou seja: existem 60 campos por segundo. A TV P&B s foi possvel graas curva de luminosidade relativa do olho humano, apresentada na figura 1. A cmera de TV P&B enxerga a imagem conforme essa curva e cria um sinal eletrnico conhecido como sinal de luminncia (Y) com faixa de freqncias de 4,2 MHz. No cinescpio P&B, o sinal Y reproduz as sensaes de "escuro" e "claro". No padro M, o canal de RF empregado para transmitir o sinal Y possui banda de 6 MHz.

Figura 1

TV em Cores Analgica A televiso a cores s foi possvel porque o olho humano possui sensores (cones) predominantes para trs cores primrias: vermelho (R). verde (G) e azul (B) (figura 2).

As demais cores so conseqncia de excitaes proporcionais das trs cores primrias. Assim sendo, tem-se: (R+G)=(amarelo), (G+B)=(cian), (R+B)=(magenta) e (R+G+B)=(branco). A cmera a cores tricromtica cria trs sinais: R, G e B, cada um com faixa de freqncias de 4,2 MHz e o cinescpio a cores (figura 3) possui trs canhes que so excitados pelos respectivos sinais R, G e B.

Figura 2

Figura 3

Compatibilidade entre TV em cores analgica e TV PRETO & BRANCO A necessidade de compatibilidade entre a TV em cores analgica e a TV Preto & Branco leva ao seguinte problema:

Os receptores P&B devem interpretar o sinal da estao a cores; Os receptores a cores devem interpretar o sinal da estao P&B.

Para resolver esse problema, a estao de TV em cores fabrica o sinal Y, o que possvel pela multiplicao dos sinais R, G e B pelos seus "pesos" correspondentes na curva de luminosidade relativa da figura 1: Y=0,30R+0,59G+0,11B.

Como o receptor a cores precisa funcionar com R, G e B, enviam-se dois sinais: U=k1(B-Y) e V=k2(R-Y), que so transmitidos de "modo invisvel" sobre o sinal Y. Como a acuidade visual do olho humano para as cores inferior correspondente ao sinal Y, a faixa de freqncias dos sinais "diferena de cor" U e V pode ser reduzida para 1,3 MHz. No receptor a cores obtm-se os sinais (R-Y) e (B-Y) e, por combinao linear com o sinal Y, os sinais R, G e B so recuperados (figura 4).

Figura 4

Digitalizao de Sinais de TV Analgica Emprega-se a unidade fundamental (UF)=3,375 MHz. Para os sinais Y, R, G e B, que possuem freqncias at 4,2 MHz, a freqncia de amostragem : 4x(UF)=13,5 MHz. Para os sinais "diferena de cor" U ou (B-Y) e V ou (R-Y), que possuem freqncias at 1,3 MHz, a freqncia de amostragem : 1x(UF)=3,375 MHz ou 2x(UF)=6,75 MHz. Existem vrios modos, indicados pelo "nmero de fundamentais": 4 : 4 : 4 Corresponde a 4 : 2 : 2 Corresponde a Y, 4 : 1 : 1 Corresponde a Y, 4 : 2 : 0 - Uma linha 4 : 2 : 2 e a outra 4 : 0 : 0 R, G, B. (R-Y), (B-Y) (R-Y), (B-Y)

Em televiso usa-se sistema de 8 bits ou 10 bits. Por exemplo, para o modo 4 : 2 : 2 de 8 bits a "taxa total de bits" seria: (13,5x8+6,75x8+6,75x8) = 216 Mbit/s. TV Digital: HDTV e SDTV HDTV - "High Definition TV" ou Televiso de Alta Definio

A TV analgica tradicional, com relao de aspecto 4:3, possui uma resoluo equivalente do antigo cinema de 16 mm (aproximadamente 125000 elementos de imagem por quadro). A TV digital permite a transmisso de imagens com maior nmero de detalhes, maior largura do quadro (relao de aspecto de 16:9) e com som envolvente de at 6 canais (Dolby AC3). Esse novo conceito conhecido pelo nome de HDTV (figura 5). Nos Estados Unidos existem dois sistemas de HDTV: Sistema com 1125 linhas/quadro, 30 quadros/segundo e varredura intercalada de 60 campos/segundo.

Sistema com 750 linhas/quadro, 60 quadros/segundo e varredura progressiva (sem intercalamento).

Nos dois sistemas de HDTV, o sinal de vdeo analgico contm freqncias de at 20 MHz, o que torna impossvel a sua transmisso atravs dos canais tradicionais de TV, com banda de 6 MHz.

Figura 5

O tratamento do sinal de HDTV feito diretamente em "elementos de imagem" ou "pixel" (picture element). Para HDTV, a norma SMPTE 240M padronizou o sinal de luminncia Y=0,212R+0,701G+0.087B e os sinais "diferena de cor" PB=0,548(B-Y) e PR=0,635(R-Y). Na digitalizao utilizado sistema de 8 bits ou 10 bits, sendo que a cada "pixel" de Y corresponde um estado de bits. Para os sinais PB e PR a amostragem pode ser menor. Assim sendo, tem-se: a) Sistema com 1125 linhas/quadro, com varredura intercalada e 30 quadros/s:

Este sistema possui 1080 linhas ativas, ou seja, possui 1080 "pixels" na vertical. Logo: (nmero de "pixel" na horizontal) = 1080x(16/9) = 1920. Tem-se: (1080x1920) pixel/quadro = 2,07Mpixel/quadro, (2,7MPixels/quadro)x(30quadro/s) = 62,1MPixels/s. ou:

Ento, para o modo 4 : 2 : 2 de 10 bits conclui-se que: Taxa de bits = [62,1x10+(62,1/2)x10+(62,1/2)x10] Mbit/s = 1,24 Gbit/s. b) Sistema com 750 linhas/quadro, com varredura progressiva e 60 quadros/s: Este sistema possui 720 linhas ativas. Para o modo 4 : 2 : 2 de 10 bits conclui-se que: Taxa de bits = 1,1 Gbit/s. SDTV - "Standard Definition TV" ou Televiso com Definio Normal Em TV digital tambm existe a possibilidade de transmisso de SDTV: um sistema com 525 linhas/quadro, com varredura intercalada, 30 quadros/s e com relao de aspecto de 16:9. O sistema SDTV possui 483 linhas ativas por quadro. Assim sendo, considerando "pixel" quadrado, pode-se concluir que: (Nmero de "pixel" na vertical) = 483. (Nmero de "pixel" na horizontal) = 483x(16/9) = 858. Ento, tem-se: (483x858) pixel/quadro = 414,4 kpixel/quadro, ou: (414,4 kpixel/quadro)x(30 quadro/s) = 12,4 Mpixel/s. Ento, para o modo 4 : 2 : 2 de 10 bits conclui-se que: Taxa de bits = [12,4x10+(12,4/2)x10+(12,4/2)x10] Mbit/s = 248 Mbit/s. Note-se que a taxa de bits correspondente a um programa de HDTV permite a transmisso de quatro programas de SDTV. TV Digital: Compresso O objetivo de comprimir um sinal digital de vdeo represent-lo com uma reduo de bits, preservando a qualidade e a inteligibilidade necessrias sua aplicao.

A compresso no vdeo facilita sua transmisso (reduo da largura de banda) ou armazenamento. Na TV Digital utilizado o padro MPEG-2 (Moving Pictures Experts Group) para reduzir a taxa de bits de 1 Gbps para aproximadamente 20 Mbps. O MPEG-2 utiliza algoritmos que exploram a percepo visual humana e as informaes estritamente necessrias da imagem sem prejudicar a qualidade do vdeo. Na figura 6 ilustrado um modelo simplificado de um encoder MPEG-2.

Figura 6

O Down Sample permite realizar a reduo da taxa de amostragem para 4:2:2 ou 4:2:0. O sinal de vdeo que entra no encoder MPEG-2 HDTV digital com taxa aproximada de 1 Gbps. O Conversor de Bloco tem como funo principal subdividir o vdeo em blocos de 8 x 8 pixels. A Transformada Discreta de Cosseno DCT (Discrete Cosine Transform) tem como objetivo processar os blocos de 8 x 8 pixels. A DCT uma poderosa ferramenta matemtica semelhante Transformada de Fourier. A DCT transforma a amplitude espacial dos pixels em coeficientes de freqncia espacial. A figura 7 ilustra a codificao da DCT em um bloco de 8 x 8 pixels. Em sua codificao so gerados coeficientes com altas freqncias de valores pequenos que podem ser desprezados e aproximados a zero. Como se pode observar a quantidade de coeficientes de freqncia espacial menor e, portanto, h necessidade de menor taxa de bits para a transmisso.

Figura 7

A Codificao Entrpica tem como objetivo extrair toda informao redundante da imagem reduzindo ainda mais a taxa de bits. Usam-se diversos cdigos tais como: Run Length, Huffman, Zig-Zag, etc. A Predio de Quadros uma compresso temporal e determina trs tipos de quadros, como pode ser visto na figura 8: I, Intra codec pictures: Intraquadros. So codificados sem nenhuma dependncia com os outros quadros e formam uma imagem completa sendo referncia para os quadros P e B. O uso de quadros do tipo I facilita a inicializao da imagem quando ocorre a mudana de canal no receptor.

P, Predective codec picture: Preditivos. Possuem apenas as diferenas que ocorreram em relao ao quadro anterior.

B, Bidirectionally predicted pictures: Bidirecionais. Alm da diferena em relao ao quadro anterior tambm informam a diferena em relao ao quadro posterior.

Figura 8

O Buffer tem como funo controlar a taxa de bits de sada e armazenar quadros para a predio. Os bits so organizados por pacotes de 187 bytes de informao til e 1 byte de sincronismo (packet). A figura 9 ilustra um packet do encoder MPEG-2.

Figura 9

Na sada do encoder MPEG-2 a compresso de um vdeo HDTV ou de mltiplos programas de SDTV resulta em taxas de aproximadamente 20 Mbps. TV Digital: Sistema ATSC O sistema ATSC de TV Digital foi implantado nos Estados Unidos em 1998 e visa, predominantemente, a transmisso de HDTV. O mtodo de modulao empregado no sistema ATSC conhecido pela sigla 8VSB (Eight-Vestigial Side Band). A taxa de bits na entrada do modulador 8VSB fixa (19,39 MBit/s). Modulador 8VSB A figura 10 mostra o diagrama de blocos simplificado do modulador 8VSB.

Figura 10

O "Reed Solomon Encoder" um FEC ("forward error corrector" = corretor posterior de erro). Ele acrescenta 20 bytes no "packet" de MPEG-2, com o objetivo de corrigir erros no sinal que ir chegar no receptor. O "Reed Solomon" no corrige erros concentrados, tais como o rudo impulsivo.

O "Interleaver" embaralha os bits de tal modo que, se no percurso do sinal, entre o transmissor e o receptor, houver uma interferncia concentrada, no receptor, ao se fazer o desembaralhamento, os erros ficam distribudos. O "Trellis Encoder" um FEC convolucional. A cada 2 bits ele acrescenta 1 bit com a finalidade de corrigir possveis erros no receptor. Assim, tem-se: "code rate" = taxa de cdigo = (CR)C = 2/3. O "8 VSB Modulator" modula uma portadora localizada a 310 kHz do incio da banda de 6 MHz, em AM-VSB / SC (amplitude modulada, com banda vestigial e portadora suprimida). Na modulao 8VSB, existem 8 nveis bem definidos: 4 positivos e 4 negativos. Esses nveis so tais que, cada conjunto de 3 bits consecutivos do sinal ir corresponder a um nvel. Conseqentemente, a taxa de bits fica dividida por 3 e assim, a freqncia do sinal modulador resultante torna-se compatvel com a banda de 6 MHz, visto que a modulao em VSB. A figura 11 mostra o aspecto do espectro do sinal ATSC, para um canal com banda de 6 MHZ (canal 14 de UHF). A funo do "piloto" (7%) enviar uma pequena poro de sinal da portadora, para sincronizar o oscilador do receptor, que ir permitir a recuperao do sinal enviado pelo processo de "portadora suprimida".

Figura 11

TV Digital: Sistemas DVB-T e ISDB-T Os sistemas DVB-T e ISDB-T so sistemas multiportadoras. A taxa de bits do sinal na entrada do modulador pode ser varivel (at 20 Mbit/s), dependendo da qualidade da imagem ou da robustez que se deseja na transmisso.

Os dois sistemas utilizam modulao COFDM (Coded Ortogonal Frequency Division Multiplex). O sistema DVB-T foi implantado na Europa em 1998 e visa, principalmente, a transmisso de vrios canais de SDTV no lugar de um canal analgico. O sistema ISDB-T est em fase de implantao no Japo. Sistema DVB-T A figura 12 mostra o diagrama de blocos simplificado do sistema DVB-T.

Figura 12

O "Outer Coder" executa uma funo idntica do "Reed Solomon" do sistema ATSC. A nica diferena que, no sistema DVB-T so acrescentados apenas 16 bytes no "packet", que ficar com 204 bytes na sada. No "Outer Interleaver" os bits so embaralhados da mesma maneira que no "Interleaver" do sistema ATSC. O "Inner Coder" semelhante ao "Tellis Encoder" do sistema ATSC. A diferena que, no sistema ATSC o valor de (CR)C fixo em 2/3 e, no sistema DVB-T ele pode ser programado para diversos valores (1/2; 2/3; 3/4; 5/6 ou 7/8). O sistema DVB-T possui dois mtodos de multi portadoras: 2K e 8K. No "OFDM Modulator" so criadas 1705 portadoras ortogonais simultneas para o modo 2K ou 6734 portadoras ortogonais simultneas para o modo 8K. Isto obtido por DSP ("Digital Signal Processing" = processamento digital de sinal), pelo uso de uma IFFT ("Inverse Fast Fourier Transform" = transformada rpida inversa de Fourier) e por um conversor D/A (digital / analgico). No padro M (banda de 6MHz), a separao entre as portadoras fx=3348,1 Hz para o modo 2K, e fx=837,025 Hz para o modo 8K. O sistema DVB-T pode ser programado para modulao QPSK (Quaternary Phase Shift Keying = 2 feixes digitais), 16QAM (16 Quadrature Amplitude Modulation = 4 feixes digitais) ou 64QAM (64 Quadrature Amplitude Modulation = 6 feixes digitais).

No Inner Interleaver o sinal transformado em 2, 4 ou 6 feixes digitais (conforme o tipo de modulao escolhido) e, atravs do Mapper, esses feixes so destinados, consecutivamente, s 1705 portadoras do modo 2K ou s 6734 portadoras do modo 8K. Na sada do OFDM Modulator surgem blocos estticos de portadoras simultneas moduladas em QPSK, 16QAM ou 64QAM. O tempo til de cada bloco, tambm conhecido pelo nome de smbolo ser Tu=1/fx. Assim sendo, tem-se: Tu=298,67ms para o modo 2K, e Tu=1,1947ms para o modo 8K. Aps cada smbolo, deixado um intervalo de tempo sem nenhuma informao, conhecido como intervalo de guarda (Delta t=kTu). Para o sistema DVB-T o fator k pode ser programado para 1/4, 1/8, 1/16 ou 1/32. A introduo do intervalo de guarda d ao sistema DVB-T uma proteo natural contra interferncias por multicaminhos ou fantasmas. Suponha-se como exemplo (figura 13), uma transmisso no modo 8K com k=1/32 e que, alm do sinal principal, esteja chegando ao receptor um sinal retardado de 20 us. Como Delta t=kTu=(1/32).1,1947ms=37,3ms, conclui-se que o sinal retardado no ir invadir o smbolo seguinte.

Figura 13

Sistema ISDB-T O sistema ISDB-T foi uma evoluo do sistema DVB-T, ao qual foram acrescentadas as seguintes implementaes: Foi acrescentado um Interleaver temporal para melhorar o desempenho na presena de interferncias concentradas, tais como o rudo impulsivo;

A banda de RF de 6MHz foi subdividida em 13 segmentos independentes, com a possibilidade de serem enviadas 3 programaes diferentes ao mesmo tempo, por exemplo: uma em QPSK, outra em 16QAM e outra em 64QAM;

Foi acrescentado o modo 4K;

Foi acrescentado o mtodo de modulao DQPSK Differential Quaternary Phase Shift Keying. TV Digital: Consideraes Finais Em 1998 foi celebrado um convnio entre a ABERT (Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e Televiso), a SET (Sociedade de Engenharia de Televiso) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie com o objetivo de comparar o desempenho dos trs sistemas de TV Digital: ATSC, DVB-T ISDB-T. O convnio teve o patrocnio financeiro da empresa NEC do Brasil, atravs de incentivos fiscais concedidos pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia. Para a execuo dos testes, a Universidade Presbiteriana Mackenzie montou um laboratrio (figura 14) dotado de instrumentos de ltima gerao tais como: transmissor de TV digital, emulador de rudo trmico, emulador de interferncias por multicaminhos, emulador de rudo impulsivo, medidores de taxa de erro de bits, etc.

Figura 14

Ao mesmo tempo, enquanto eram realizados os testes de laboratrio, tambm foram feitos testes prticos em campo.

Foi utilizado um transmissor digital no canal 35 da faixa de UHF, com antena instalada na torre da TV Cultura, localizada na Avenida Dr. Arnaldo, em So Paulo. A Universidade Presbiteriana Mackenzie equipou uma viatura com instrumentos de medio (figura 15), tendo sido realizados testes de recepo em aproximadamente 150 localidades da grande So Paulo.

Figura 15

Os testes se estenderam entre novembro de 1998 e maio de 2000. O relatrio final foi entregue ANATEL, como subsdio tcnico para uma futura deciso sobre o sistema de TV Digital a ser adotado no Brasil.

Anda mungkin juga menyukai