Anda di halaman 1dari 6

AULA 1

APRESENTAO DA DISCIPLINA LGEBRA LINEAR:


INTROUO AO ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES, MATRIZES E DETERMINANTES
por

Profa Glria Dias1

Caro aluno

Iniciamos aqui a disciplina lgebra Linear do Curso de Engenharia, comum a todas as Engenharias, seguindo o plano de ensino nacional para todas as Instituies de Ensino Superior da Estcio Participaes, em particular, aqui no Rio de Janeiro, a Universidade Estcio de S. O Plano de Ensino da disciplina pode ser encontrado no Portal do Aluno, sendo este o ambiente onde encontra-se as informaes acerca do desenvolvimento da disciplina, como por exemplo: ementa; objetivos; contedos e indicao do material didtico, entre outros itens. importante que voc tome cincia de todos estes itens para obter uma viso geral dos trabalhos a serem desenvolvidos nesta disciplina, observando que, devido a extenso dos contedos ministrados, no temos todas as unidades do plano de ensino contempladas no material didtico. Entretanto, este fato no prejudica o desenvolvimento da disciplina, visto que, em sequncia ao material didtico, seguiremos nos livros de apoio que constam em nossa Biblioteca Virtual e na Biblioteca do Campus.

1 Professora Adjunta do Departamento de Matemtica da UNESA

Pgina 1

Entre os itens do Plano de Ensino destacam-se a contextualizao da disciplina no curso de Engenharia, a ementa - resumo dos contedos que estudados e os objetivos - o que espera-se atingir com o desenvolvimentos dos trabalhos.
Assim sendo, para reforar o que voc j viu no referido Plano de Ensino ou o que voc, com certeza, ainda vai ver, segue abaixo os itens citados, anteriormente, ampliando os horizontes da disciplina.

CONTEXTUALIZAO A lgebra Linear uma das disciplinas mais teis na graduao em Engenharia e na carreira do engenheiro. Em nvel de graduao, entre os contedos de matemtica, a lgebra Linear tem grande valor potencial para os alunos em reas cientficas e de negcios, no s da Engenharia como tambm da Economia, Estatstica, Computao, entre outras, por simplificar a organizao de dados e os calculos envolvidos na resoluo de problemas O crescimento da importncia da lgebra Linear nas aplicaes em outras cincias ocorre na medida em que o poder computacional detona uma crescente demanda para capacidades cada vez maiores em cada nova gerao de hardware e software. A cincia da computao est fortemente ligada lgebra Linear atravs do crescimento do processamento paralelo de computao em grande escala. Algumas das possibilidades de aplicaes dos contedos da disciplina em modelagem matemtica de problemas e de situaes concretas em engenharia so: Equaes Lineares em decises gerenciais; circuitos eletrnicos e explorao de petrleo, entre outros. lgebra Matricial e Transformaes Lineares em computao grfica. Determinantes em clculo de reas e volumes de slidos polidricos. Espaos Vetoriais em Sistemas de Controle. Autovalores e Autovetores em Sistemas Dinmicos, entre outros. Na carreira do engenheiro, os softwares fazem os clculos e at projetos, porm, cabe ao engenheiro a deciso de escolher o mtodo de resoluo ou o software a ser utilizado. Saber interpretar os resultados obtidos e justificar estes resultados para outras pessoas funo do engenheiro, o que implica na necessidade de escrever afirmaes matemticas coerentes em nossa lngua materna.
1 Professora Adjunta do Departamento de Matemtica da UNESA Pgina 2

EMENTA: Estudo de Sistemas Lineares. Matrizes e Determinantes. Espaos Vetoriais. Transformaes Lineares. Autovalores e Autovetores. Aplicaes. Observe que, embora no seja a primeira unidade de ensino, Estudo de Sistemas Lineares aparece em primeiro lugar na ementa, antes de matrizes. Isso se deve ao fato de ser este contedo a base de muitos modelos matemticos para resoluo de situaes problemas. Porm, para o domnio das estruturas de resoluo de sistemas preciso dominar a sistematizao das informaes na forma de matrizes.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Podemos agrupar os objetivos gerais e especficos em duas vertentes Apresentar os fundamentos da lgebra Linear definindo os conceitos e exemplificando com algumas de suas aplicaes. Estabelecer as linhas de relaes entre os contedos da disciplina como um corpo de conhecimento terico que permite a transio para a abstrao, enfatizando a geometria subjacente aos contedos.

Muito bonito de se dizer, mas talvez, um pouco difcil de ser entender. A abstrao matemtica permite a generalizao dos objetos matemticos (contedos das disciplinas de matemtica que voc estudou e ainda vai estudar) para aplicao de um mesmo conceito em diferentes situaes contextualizadas, isto , que representam situaes problemas. Entretanto, para alunos de primeiro perodo a abstrao de conceitos da lgebra Linear no intuitiva. um trabalho rduo, visto que, conceitos de lgebra Linear recebem pouco destaque nos currculos de ensino mdio, no sendo desenvolvida a sutileza dos conceitos da lgebra Linear, fundamentao para a abstrao.

1 Professora Adjunta do Departamento de Matemtica da UNESA

Pgina 3

Desse modo, esperamos possibilitar ao aluno, a aquisio dos conhecimentos e habilidades bsicas da lgebra Linear que desenvolvero as competncias necessrias ao decorrer da carreira do engenheiro. E para viabilizar esta aquisio introduzimos o estudo das primeiras unidades do nosso plano de ensino: Sistemas Lineares; Matrizes e Determinantes, com a pergunta: Em que medida Sistemas Lineares, Matrizes e Determinantes so aplicados em Engenharia e outras reas da cincia, quando temos hoje tantos recursos computacionais? A natureza est em constante mudana e o homem, para garantir a sobrevivncia e melhorar a sua existncia, precisa conhecer e dominar os processos de transformao. Um dos mtodos usados para descrever e conhecer estes processos foi o de procurar, nestas mudanas, o que permanece constante durante as transformaes. Cada situao de mudana representada por uma equao e o conjunto de das situaes registradas forma um sistema de equaes. O que permanece constante nestas transformaes a soluo do sistema. No caso particular de modelos lineares temos, como um exemplo clssico real, a aplicao na Economia de um sistema de equaes feito por Wassily Leontief, em 1949, com informaes sobre a economia americana . Esta aplicao descrita no livro lgebra Linear e Suas Aplicaes, p.1, de autoria de David C. Lay, editado pela LTC Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., acervo da Biblioteca do Campus Praa XI. Leontief reuniu mais de 2500 itens levantados pelo Departamento de Estatstica do Trabalho dos EUA e dividiu a economia americana em 500 setores. Para cada setor escreveu uma equao linear que descrevia como o setor distribua sua produo em relao aos outros setores. Ocorre que na poca, o maior computador (Mark II) no podia resolver tal sistema. Leontief, ento, resumiu ainda mais o problema em 42 equaes. A programao levou vrios meses e a execuo do programa de resoluo 56 horas para ser concluda. claro que no cabe, no momento, a reproduo deste sistema, mas a importncia do exemplo est no fato de que os trabalhos de Leontief iniciaram uma nova fase da modelagem matemtica aplicada Economia, sendo este trabalho um dos primeiros
1 Professora Adjunta do Departamento de Matemtica da UNESA Pgina 4

casos significativos da implementao computacional de um modelo matemtico de grande porte. Quando a quantidade de dados envolvidos grande, os modelos matemticos geralmente so lineares, isto , so descritos por um Sistema de Equaes Lineares. Exemplos didticos aparecero na 3 unidade do plano de ensino. Em 250 AC, os chineses j resolviam sistemas de equaes lineares atravs de Matrizes. Conceitos bsicos de matrizes aparecem naturalmente na resoluo de problemas, visto que, a informao , muitas vezes, organizada em linhas e colunas formando agrupamentos retangulares chamados matrizes. Matriz uma tabela de elementos que podem ser, como por exemplo, nmeros reais e/ou complexos; funes e outras matrizes, dispostos em linhas e colunas, classificados segundo categorias ordenadas. Desse modo, toda a informao necessria para chegar soluo do problema est incorporada na matriz. Matrizes so essenciais porque ordenam, simplificam e fornecem novos mtodos de resoluo. A soluo pode ser obtida efetuando operaes apropriadas nessa matriz. Isto importante no desenvolvimento de programas de computao, para resoluo de sistemas lineares, porque computadores so muito bons na manipulao de coleo de nmeros. Porm, matrizes no so apenas uma ferramenta de notao para resolver sistemas, nem apenas tabelas de dados surgidos de observaes. Elas tambm so objetos matemticos de vida prpria, surgindo em vrios contextos matemticos com grande variedade de aplicaes. Do mesmo modo, noes ligadas a Determinantes, juntamente com matrizes j eram conhecidas no mundo oriental por volta de 250 AC. Porm, a idia de um nmero que , de um determinado modo, atribudo a uma grade quadrada de nmeros foi considerada, apenas em 1683, por Seki Takakaju. No ocidente, o assunto s comea a ser tratado a partir do sculo XVII quando surgiram os trabalhos de G. W. Leibniz que, de forma independente, em 1693, chegou ao mesmo conceito. As idias de Takakaju e Leibniz foram desenvolvidas cerca de 160 anos antes que uma teoria, a cerca de matrizes, fosse desenvolvida.
1 Professora Adjunta do Departamento de Matemtica da UNESA Pgina 5

Em 1750, G. Cramer publicou um mtodo de resoluo de sistemas usando determinantes (Regra de Cramer), provavelmente j conhecida por C. Maclaurin em 1729. Alguns resultados semelhantes foram alcanados tambm por J. L. Lagrange (1736-1813). No sculo XIX, passam a ser estudados sistematicamente por A. L. Cauchy, que em 1812 publicou um trabalho no qual usava determinantes na obteno de frmulas para o volume de slidos polidricos. Estes estudos, que usavam determinantes na Geometria Analtica, provocou um grande interesse em aplicaes de determinantes durante, aproximadamente, 100 anos. O uso de determinantes difundiu-se e este conceito de um nmero associado uma matriz quadrada, mostrou-se til para caracterizar muitas situaes. Assim, esperando ter motivado o estudo da disciplina lgebra Linear, terminamos a 1a Unidade do Plano de Ensino Introduo Disciplina e iniciamos a 2 Unidade Matrizes.

Bon estudo e at a prxima aula!!

1 Professora Adjunta do Departamento de Matemtica da UNESA

Pgina 6

Anda mungkin juga menyukai