Anda di halaman 1dari 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL

Hassan Camil David Murilo Bortoline Wanderley Ronie Silva Juvanhol

ESPCIES LATICFERAS

JERNIMO MONTEIRO 2010 Hassan Camil David

Murilo Bortoline Wanderley Ronie Silva Juvanhol

ESPCIES LATICFERAS

Trabalho apresentado disciplina de Tecnologia de Produtos Florestais, da Universidade Federal do Esprito Santo, como requisito para avaliao. Prof. Dr. Marina Arantes.

JERNIMO MONTEIRO 2010


2

SUMRIO

1. INTRODUO.........................................................................................4 2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................5 2.1 O ltex..............................................................................................5 2.1.1 Propriedades fsicas e qumicas...............................................5 2.1.2 Extrao....................................................................................6 2.1.3 Utilidades e usos......................................................................7 2.1.4 Propriedades do ltex comercial..............................................9 2.2 Borracha...........................................................................................9 2.2.1 Borracha industrial..................................................................10 2.3 Estudo de caso...............................................................................12 2.3.1 Uma estranha na paisagem....................................................12 2.3.2 Mil e uma utilidades................................................................13 2.3.3 Interao inseto-planta...........................................................13 3. CONCLUSO........................................................................................14 4. REFERNCIAS.....................................................................................15

1. INTRODUO O ltex est presente em essncias florestais, envolvendo mais de 40 famlias, cerca de 900 gneros e mais de 12.000 espcies, sendo que destas, aproximadamente 1.000 contm borracha. A seringueira (Hevea brasiliensis), nativa da Amaznia e tambm principal espcie produtora de borracha, cultivada, hoje em dia, majoritariamente nas regies tropicais da sia, onde totaliza 90% da produo mundial (ADIWILAGA et al., 1996). A funo do ltex ainda no est totalmente esclarecida, mas tem-se sugerido que o mesmo tenha as funes de excreo e secreo enquanto fornece planta meios para defesa contra herbvoros, provocada

principalmente pela presena de compostos repelentes no ltex (ESA, 1976; FAHN, 1979), fato que levou s plantas laticferas um maior sucesso em relao s no laticferas nos diversos ambientes existentes (FAHN 1979, 1990, FARRELL et al. 1991). As espcies laticferas ou produtoras de ltex so largamente utilizadas no mundo para diversas finalidades. Elas tm suma importncia para vrios setores de produo, pois seu mercado consumidor varia desde a produo industrial, como a borracha at a produo de produtos alimentcios, como azeites. Portanto, evidente que o cultivo de rvores produtoras de ltex interessante, uma vez que a demanda dessa matria-prima alta em todo mundo, em especial nos pases Malsia, Indonsia, Tailndia e Sri Lanka, que tm grandes produes de borracha, material exigente em concentrao de ltex. O cenrio brasileiro, em relao produo de ltex, no satisfatrio, quando se trata do consumo interno do pas. Apesar de o Brasil ser o bero do gnero Hevea, o pas importa bastante a borracha natural, oriunda principalmente da seringueira. O cultivo desta espcie no Brasil ainda pouco realizado, o que implica consequentemente importao de seu produto, que tem um alto valor agregado e participa consideravelmente na economia do pas.
4

O ltex extrado atravs da injria dos troncos das rvores, assim, feito isso, ocorrer a exsudao e escorrimento do material. No ato de se causar a injria no tronco, o operador deve estar atento as certas tcnicas, para a otimizao da produo.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1 O ltex O ltex um lquido viscoso, de cor amarelo-esbranquiada, produzido pela natureza, em estruturas especiais, denominadas de vasos laticferos, de rvores catalogadas em famlias classificadas como euforbiceas, morceas, apocinceas, sapotceas, entre outras. Quando seccionados, os laticferos deixam fluir o ltex, que coagula e veda o ferimento feito na planta. A coagulao resulta da ao de sistemas enzimticos (SAMONEK, F. 2006).

2.1.1 Propriedades qumicas e fsicas. Estruturalmente, o ltex uma suspenso que contm partculas de hidrocarbonetos do grupo dos terpenos numa matriz aquosa. Trata-se de um colide, isto , uma fase slida (soluto) dispersa em uma fase lquida (solvente). A fase slida (de 30 a 50%) o hidrocarboneto borracha (C5H8), chamado isopreno. A fase lquida (de 50 a 70%) o soro, constitudo em sua maior parte por gua, cidos orgnicos e enzimas. O ltex tem outras substncias, como acares, alcalides, protdeos, ceras, amido, cristais, taninos e resinas (SAMONEK, F. 2006). As principais propriedades fsicas do ltex de campo so: baixa densidade, 0,98g/cm3; viscosidade (medida da fluidez), em funo do teor de hidrocarboneto borracha (concentrao); pH (medida de alcalinidade ou acidez), normalmente por volta de 10 a 11, na hora da coleta, podendo cair aps breve perodo, devido ao de microrganismos e enzimas, provocando a sua biodeteriorao e alterando as propriedades fsicas, qumicas e mecnicas. O ltex um dos produtos altamente suscetveis ao ataque
5

microbiano, provocando mudanas de aspecto (cor, viscosidade), coagulao espontnea e cheiro acentuado (SAMONEK, F. 2006). 2.1.2 Extrao Segundo Emperaire e Almeida (2002), o ltex coletado atravs de vrias incises na rvore, colocando junto ao corte tigelas de lata ou plstico para armazen-lo. Esta etapa, nos seringais nativos, realizada em trs fases: (a) Corte: O seringueiro sai de sua casa, ainda de madrugada, e, da esquerda para a direita, com uma inclinao de 20 a 30 e na altura de 1.20m a 1.50m., em dias sem chuvas, corta de 80 a 120 rvores/dia e embute a tigela na parte inferior do corte. (b) Sangria: Durante trs a quatro horas, aps o corte, no ferimento feito na casca, o ltex fica saindo lentamente e se acumula nas tigelas. (c) Coleta: Concludo o corte, na primeira metade da manh, ele inicia a coleta. Com um balde de zinco com capacidade para dois litros, ele recolhe o ltex das tigelas e o armazena em uma bolsa emborrachada, o saco defumado. Uma colheita diria oscila entre 10 e 20 litros dirios. Ao concluir a coleta, o seringueiro precisa imediatamente dar uma destinao ao ltex colhido de acordo com o tipo de borracha que quer produzir, pois este muito susceptvel ao ataque de microrganismos.

2.1.3 Utilidades e usos O ltex matria-prima para produo de variados produtos. Este usado na fabricao de luvas, bons de nadar, preservativos, cateteres e bales. So usados tambm em revestimentos (por exemplo, a pintura de ltex) e colas, porque solidificar por coalescncia das partculas de polmero como a gua, evapora, e, portanto, podem formar filmes sem liberar solventes orgnicos potencialmente txicos no ambiente. Os fabricantes de produtos de polmero de ltex devem manter no topo de contaminao microbiolgica em matrias-primas, produtos intermedirios e produtos finais. Outros usos incluem os aditivos de cimento. Cada famlia de rvores laticferas tem seu valor til em especial. A famlia Sapotaceae, por exemplo, produz ltex de qualidade voltada produo de balata, goma de mascar e gutta-percha. 1) Balata - Parte utilizada: Sem citao. - Espcies: Manilkara spp., em especial M. bidentata (A. DC.) A. Chev.; Mimusops balata (Aubl.) C.F. Gaertn. - Usos: artesanato por comunidades das Guianas, bolas de golfe. - Regio de produo: Amrica Tropical. 2) Goma de mascar/Chiclete Foi utilizada para a criao do primeiro chiclete e ainda hoje usado em pases como o Mxico para a indstria alimentcia, apesar de ter sido substitudo por matrias-primas sintticas. - Parte utilizada: tronco. - Espcies: Manilkara spp. (=Achras), em especial Manilkara zapota (L.) P. Royen. - Usos: chiclete, goma de mascar. - Regio de produo: Amrica do Sul.

3) Gutta-Percha A guta-percha uma substncia de colorao cinzenta semelhante borracha, mas que no apresenta a propriedade elstica desta. obtida a partir do ltex do Palaquium --- genro de rvores tropicais (Sapotaceae) relacionadas ao sapotizeiro --, de cuja seiva se extrai a resina da goma de mascar (chicle). A guta-percha foi largamente empregada na obturao e moldagem dentria, em isolamentos de condutores de eletricidade e, principalmente, na confeco de bolas de golfe. Seu emprego industrial declinou com o desenvolvimento dos plsticos e resinas sintticas - Partes utilizadas: folhas e tronco. - Espcies: Palaquium spp., em especial P. gutta Burk. - Usos: revestimento de cabos telegrficos, produtos odontolgicos. - Regio de produo: Malsia. J na famlia Moraceae, existe a espcie figueira, do sub-gnero Pharmacosycea, que produz ltex largamente utilizado na medicina popular para o combate de verminose. O ltex do Ficus gomelleira, segundo Peckolt, tem propriedades anti-helmnticas. Na famlia Euphorbiaceae, mais especificamente no gnero Hevea, h a espcie Hevea brasiliensis, que tem um potencial enorme de produo de ltex, que por sua vez a principal fonte de matria-prima para produo de borracha no mundo. Outro representante desta famlia a espcie Synadenium umbellatum, conhecida popularmente como "cola-nota", "avels", "milagrosa", "cancerola", sendo o ltex empiricamente recomendado para o tratamento do cncer. Finalmente, na famlia Apocinaceae, a matria-prima ltex utilizada para produo de borracha e goma de mascar, alm do uso medicinal, j que em algumas espcies ocorre a presena de metablitos secundrios no ltex. Alguns exemplos de espcies laticferas desta famlia podem ser citados, como: Aspidosperma australe Mll. Arg e Blepharodon bicuspidatum Fourn.

2.1.4 Propriedades do ltex comercial A estabilidade coloidal do ltex determinada pelo balano que existe entre foras atrativas e repulsivas entre dois glbulos de borracha, isto , determinada pela tendncia coacervao. As foras atrativas so foras de Van der Waals do tipo London. As foras de London so foras fracas que se originam da diferena de densidade eletrnica entre duas partculas. As foras repulsivas que conferem estabilidade coloidal ao ltex podem ser de quatro tipos: eletrosttica, estrica, solvatao e estabilizao por excluso. Na estabilizao eletrosttica, cargas eltricas de mesmo sinal presentes na superfcie dos glbulos de borracha, e cargas eltricas opostas no meio de disperso so responsveis pela estabilidade do ltex. Na estabilizao estrica a presena de substncias macromoleculares adsorvidas ou combinadas na superfcie dos glbulos evitam a coacervao. Na estabilizao por solvatao, molculas de gua ligadas superfcie dos glbulos de borracha criam uma barreira mecnica impedindo o contato entre os glbulos de borracha. Na estabilizao por excluso a barreira mecnica entre os glbulos de borracha criada pela presena de substncias macromoleculares no meio de disperso. Nem sempre possvel determinar qual dessas foras predominante, embora haja uma tendncia para que a estabilidade eletrosttica seja a mais atuante. A manuteno da estabilidade coloidal muito importante para a indstria de ltex. A reduo da estabilidade coloidal diminui a estabilidade mecnica do ltex (estabilidade a agitao), aumenta a viscosidade e provoca a coacervao do ltex. A estabilidade coloidal tambm afetada por outros agentes fsicos como, por exemplo, a temperatura. Os cidos modificam as cargas da camada superficial dos glbulos provocando a coacervao.

2.2 Borracha O ltex uma matria-prima utilizada para fim de inmeros produtos. Entretanto, a borracha, entre todos os produtos, aquele que mais consome ltex. Isto acontece porque o consumo da borracha alto, devido a ampla
9

gama de aplicaes industriais, tais como pneumticos, que consomem quase 75% da produo mundial (LOYEN, 1998), materiais cirrgicos, adesivos e calados. As principais caractersticas que fazem da borracha uma matria-prima indispensvel fabricao dos diversos itens atualmente conhecidos, so a sua elasticidade, resistncia abraso, flexibilidade, impermeabilidade, resistncia corroso provocada pela grande maioria dos produtos qumicos e facilidade de adeso a tecidos e ao ao. Essas propriedades possibilitam a sua rpida recuperao quando submetida a grandes deformaes. A borracha pode ser reforada com outros materiais, como, rayon, nailon, polister, resultando em materiais de tima resistncia e flexibilidade. Ao ser combinada com metais, gera produtos que aliam a resistncia e elasticidade da borracha rigidez dos metais. As plantaes de seringueiras apresentam uma densidade de

aproximadamente 450 rvores por hectare e comeam a produzir ltex aps 7 a 8 anos do plantio. O volume de ltex recolhido vria de uma regio para outra, em funo do tipo de solo, que normalmente argiloso, naturalmente drenado, e convenientemente adubado, da qualidade da semente usada (em plantaes), da tcnica de replantao das mudas e da populao por rea superficial. O conjunto de plantas resultantes da propagao vegetativa de uma rvore constitui um clone. Um clone de bom rendimento produz em mdia cerca de 4 Kg de borracha seca/rvore/ano, ou seja, em mdia 1800 Kg de borracha seca/Ha ano (Ministrio da Indstria e do Comrcio). 2.2.1 Borracha industrial Aps o ltex ser extrado da rvore so adicionadas substncias preservantes. Posteriormente o ltex concentrado ou coagulado dependendo da utilizao industrial, que pode ser na forma de ltex ou na forma de borracha slida. Quando o ltex de borracha natural escorre pelos sulcos feitos no crtex da rvore, sofre ao de bactrias, que encontram, no soro, elementos propcios ao seu desenvolvimento como protenas, acares, sais etc. Essas
10

bactrias provocam a coacervao do ltex. Na ausncia de preservantes ocorre o processo de putrefao do ltex, liberando um mal cheiro. Para prevenir a coagulao e a putrefao indesejveis so adicionados ao ltex os seguintes tipos de agentes preservantes: lcalis (amnia, soda, potassa) e bactericida (pentaclorofenato de sdio). A amnia o melhor preservante conhecido para o ltex de borracha natural devido a dois fatores: 1) quase sem exceo os ltices de aplicao industrial so aninicos, e portanto necessitam de um meio alcalino para manter a densidade de cargas negativas sobre a superfcie dos glbulos de borracha, que confere estabilidade mecnica ao ltex; 2) quando a quantidade de amnia excede 0,35% em peso no ltex, torna-se um bactericida eficiente. 0,2% em peso de amnia suficiente para preservar o ltex por alguns dias, e aproximadamente 0,7% em peso de amnia necessrio quando o tempo de preservao da ordem de meses. Entretanto, usual se preservar o ltex com teores de amnia superiores a 1,6 % em peso, sendo denominado ltex com alto teor de amnia (HA), e quando o teor de amnia inferior a 0,8% em peso, denominado de ltex com baixo teor de amnia (LA). Para aplicaes industriais, bem como por razes econmicas de transporte, necessrio concentrar o ltex natural, originalmente com teor de borracha slida da ordem de 33%, para valores acima de 60%. Embora a concentrao possa ser realizada pelos processos de centrifugao,

evaporao e cremagem, o primeiro mtodo o mais utilizado. A centrifugao o mais importante dos mtodos disponveis para a concentrao do ltex de borracha natural, abrangendo praticamente 88% da produo mundial. A centrifugao pode ser considerada como um processo acelerado de cremagem, com a utilizao de um campo centrfugo, ao invs do campo gravitacional, obtido atravs de uma centrfuga de alta rotao. Entre as centrfugas disponveis a centrfuga laval o tipo mais comumente usado. A evaporao consiste da adio de sabes e lcalis ao ltex para evitar a aglomerao dos glbulos de borracha, aquecendo em seguida o ltex a 90 C para evaporar substancialmente a fase aquosa.
11

A cremagem consiste na separao gravitacional dos glbulos de borracha, promovida por agentes de cremagem como o alginato de sdio e metil-celulose. O glbulo de borracha suspenso no soro est sujeito a ao de duas foras verticais opostas, uma de empuxo e a outra representada pelo prprio peso do glbulo. O agente de cremagem provoca um aumento efetivo do tamanho da partcula, favorecendo o seu empuxo. O processo de coagulao utilizado para obteno de placas de borracha, geralmente em regies onde no existem usinas para beneficiamento do ltex. Este processo consiste em coagular o ltex contido em uma bandeja com cido actico. Aps a coagulao, a placa prensada e defumada. A defumao efetuada para secar parcialmente as placas de borracha e ao mesmo tempo proteg-las contra fungos e intempries. 2.3 Estudo de caso 2.3.1 Uma estranha na paisagem Popularmente conhecida no Brasil como flor-de-seda, algodo-de-seda, leiteira ou mercrio, a espcie Calotropis procera muito apreciada como planta ornamental. Originria da frica tropical, da ndia e do Oriente Mdio, hoje se distribui amplamente pelos domnios do cerrado e da caatinga brasileira. No incio do sculo 20, foi introduzida como planta ornamental em Recife, de onde se disseminou para o ambiente natural. A flor-de-seda pertence famlia das apocinceas, que inclui espcies produtoras de ltex, em sua maioria txicas, entre elas a erva-de-rato (Asclepias curassavica), presente em vrias regies do Brasil. Txica para o gado e para o homem, C. procera invadiu grandes reas baixas de pastagens. Esse arbusto de tronco rugoso e casca grossa tem em mdia de 2 m a 3 m de altura e se assemelha s rvores tpicas do cerrado e da caatinga.

2.3.2 Mil e uma utilidades Estudos etnobotnicos mostram uma antiga relao entre Calotropis procera e culturas da frica e sia. Na Etipia, os Zay usam ramos da planta
12

como supositrio para tratar hemorridas; em Qassim, Arbia Saudita, curandeiros utilizam camadas de folhas para curar feridas de vacas e o ltex para tratar camelos atacados por escorpies ou cobras venenosas. O ltex usado tambm para coalhar leite na fabricao de queijo na Nigria. No Paquisto, veterinrios prticos produzem um vermfugo para ovelhas a partir de uma mistura de suas flores. Na medicina tradicional indiana, a planta usada para combater doenas como lcera e hansenase. Na ndia, estudo feito em 2000, com base no uso popular de C. procera para combater dores de cabea, mostrou que princpios ativos da espcie podem ter eficcia equivalente da aspirina. Graas potente ao antioxidante e anti-inflamatria do ltex, j se cogitou o seu uso no combate ao cncer. Esse potencial medicinal suscitou o interesse de diferentes pesquisadores sobre a espcie, propiciando descobertas que vo alm da medicina, como o uso do ltex em processos de purificao enzimtica. Mas o teor custico do ltex pode desencadear processos inflamatrios em mucosas; em contato com os olhos, pode lesar a crnea. Em algumas regies ao sul da ndia, o ltex usado tambm como abortivo. Seu emprego na medicina popular ou teraputica responsvel pelo grande valor que diversos povos atribuem a C. procera. Porm, ao invadir certas reas, muitas vezes a espcie se torna inoportuna. 2.3.3 Interao inseto-planta Os vegetais possuem em seus rgos areos, principalmente nas folhas, uma camada gordurosa conhecida como cera epicuticular, cuja principal funo reduzir a perda de gua durante a transpirao. Por ser capaz de refletir a luz solar, essa substncia tem importante papel nas interaes inseto-planta, podendo seus constituintes qumicos atrair insetos herbvoros para as espcies que os contm. Em todo o mundo, espcies de invertebrados se associam a plantas da famlia das apocinceas. A borboleta-monarca (Danaus plexippus), em especial, tem uma relao curiosa com C. procera. Presente em toda a
13

Amrica, essa borboleta se alimenta de folhas da planta durante a fase larval. Na dcada de 1960, a equipe do zologo norte-americano Lincoln P. Brower investigou o contato entre pssaros, borboletas e plantas venenosas, abrindo caminho para estudos sobre a relao da borboleta-monarca com plantas produtoras de ltex. Essa substncia viscosa possui diversos componentes (gua, acares, gomas, alcalides, leos essenciais etc.) e funciona geralmente como proteo fsica e qumica contra o ataque de insetos, fungos e microrganismos. Descobriu-se ento que os cardenoldeos (produto extremamente txico para animais e seres humanos presente no ltex de vrias famlias de plantas) tornam a borboleta adulta venenosa e com sabor ruim, afugentando at os mais corajosos predadores. Como as borboletas adultas no se alimentam das folhas de C. procera, concluiu-se que as larvas eram capazes de absorver esses componentes txicos, que se incorporam aos tecidos dos adultos. Mas essa relao no perfeita, pois o ltex txico tambm para as larvas. A taxa de sobrevivncia larval tanto menor quanto maiores os nveis de cardenoldeos (apenas 10% chegam fase adulta). Ento, o custo da proteo contra predadores na fase adulta o de uma elevada mortalidade larval. Para contornar o problema, as larvas desenvolveram o hbito de comer a folha em crculos, para fugir parcialmente do ltex que flui das reas mascadas.

3. CONCLUSO As espcies laticferas ou produtoras de ltex so largamente utilizadas no mundo para diversas finalidades. Elas tm suma importncia para vrios setores de produo, pois seu mercado consumidor varia desde a produo industrial, como a borracha at a produo de produtos artesanais, como balata; e produtos alimentcios, como goma de mascar e azeite. Entre as muitas famlias laticferas, destacam-se como grandes produtoras de ltex: Euphorbiaceae, Moraceae, Apocynaceae e Sapotaceae.
14

Algumas so importantes para a indstria farmacutica, no tratamento de cncer como a espcie Synadenium umbellatum e, no entanto, algumas apresentam toxicidade ao homem e vegetais, como a flor-de-seda, havendo a necessidade de estudos para o conhecimento do comportamento na sade humana.

4. REFERNCIAS
1. ADIWILAGA, K.; Kush, A. Cloning and characterization of cdna encoding farnesly diphosphate synthase from rubber tree Hevea brasiliensis. Plant. Mol. Biol., 30, 935 (1996). 2. BRASIL. Ministerio da indstria e do comercio. Superintendencia da borracha. Curso bsico em tecnologia de elastmeros. s. 1., s.d. Vol. Vi, p. 9-24. 3. BRASIL. SEMAM. IBAMA. Diretoria de Recursos Naturais Renovveis. Placa Bruta Defumada de Borracha Natural. PBD Manual Prtico, por Edberto dos Santos e outros. Braslia. 1991, 12 p. 4. BUSSCALL, R.; CORNER, T. fy. STAGEMAN, J. F. Polymer Coloids, Elsevier Applied Science Publishers LTD. 1985, p. 141 - 208. 5. CALVI, L. C. Associao Brasileira de Tecnologia da Borracha, (ABTB). Princpios bsicos sobre a tecnologia. Boletim Tcnico n 45, 1990, p. 43. 6. EMPERAIRE, L; ALMEIDA M. B. Seringueiros e Seringas. In: CUNHA, C; ALMEIDA, M.B. (orgs.). Enciclopdia da Floresta. So Paulo: Cia. das Letras, 2002. 7. FAHN, A. 1979. Secretory tissues in plants. Academic Press Inc., London. 8. FAHN, A. 1990. Plant anatomy. Pergamon Press, Oxford. 9. FARRELL, B.D., DUSSOURD, D.E. & MITTER, C. Escalation of plant defense: do latex/resin canals spur plant diversification? American Naturalist, 1991, 138:881-900. 10. LOYEN, G. Le futur du caoutchouc naturel et lInro. Plantations, Recherche, Dveloppement, Montpellier, v. 5, n. 4, p. 261-268, 1998. 11. PECKOLT, G. Revista da Flora Medicinal. 1992, 333-341 p. 12. SAMONEK, F. A borracha vegetal extrativa na amaznia: Um estudo de caso dos novos encauchados de vegetais no Estado do Acre. Dissertao de mestrado. Programa de ps-graduao em ecologia e manejo de recursos naturais, 2006, 56-57p.

15

13. ULHA, N.; FERNANDES, G.W.; ALEMIDA-CORTES, J. Ecologia Planta com mltiplas aplicaes em sua rea de origem sria ameaa a regies invadidas: Uma estranha na paisagem. Departamento de Biologia da UFMG e Departamento de Botnica da UFPE. 2007, v. 41, 241p.

16

Anda mungkin juga menyukai