Anda di halaman 1dari 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS FACULDADE MINEIRA DE DIREITO

Direitos Humanos
Reviso

Professor Jos Luiz Quadros Magalhes Por David Jorge Braz Martins

07 de junho/2011 QUESTES

1 Construa um conceito de Direitos Humanos para o paradigma liberal. 2 Construa um conceito de Direitos Humanos para o paradigma social e democrtico. 3 Construa um conceito de Direitos Humanos para o paradigma socialista. 4 Discorra sobre a tenso entre a democracia e a constituio. 5 Explique o significado positivo e negativo de ideologia. 6 Explique os seguintes mecanismos ideolgicos: a) Matematizao b) Naturalizao c) Generalizao 7 A partir de quando deu-se incio a internacionalizao dos Direitos Humanos? 8 Quais os precedentes histricos de internacionalizao dos Direitos Humanos?

RESPOSTAS Direitos Humanos segundo o liberalismo a defesa de direitos individuais, a garantia da mnima interveno do Estado nas aes dos indivduos, garantindo assim, mais autonomia da esfera privada no que tange as esferas social e econmica. A constituio vem garantira diviso dos poderes e maior controle do poder estatal sobre o indivduo. Direitos Humanos segundo o paradigma democrtico marcado pelo rompimento do Estado de Direito com o Estado Liberal, ele a garantia de direitos sociais, polticos e econmicos, tendo como primeira manifestao a Constituio Mexicana de 1917. Se trata de um meio termo entre o liberalismo e o socialismo. Direitos Humanos segundo o paradigma socialista a manifestao de coletivismo onde tudo considerado um meio para um fim em comum, os direitos polticos e individuais so sacrificados em prol dos direitos sociais e econmicos, por isso, todos devem trabalhar de forma a fazer sua tarefa na sociedade, como meio de adquirirem o bsico para a sobrevivncia, o que adquirem alm disso por conta de seus prprios esforos, em sociedades socialistas os direitos so hierarquizados. Constituio um instrumento de garantia jurdica, estabelecendo poderes e delegando funes ao Estado e a sociedade, a pesar de hoje a associao de constituio e democracia ser frequente, no foi sempre assim. A constituio no tem sua gnese na democracia, mas sim do liberalismo e a democracia tem seu inicio apenas em 1850 sob a reivindicao do proletariado. A Democracia

pode ser associada a mudanas e riscos enquanto a Constituio associada a segurana e estabilidade. Sentido positivo de ideologia: conjunto lgico e sistemtico de ideias que visam explicar determinadas coisas e entender o mundo. O ser humano intermediador desta ideologia, expressada por religies, crenas, princpios, etc. Sentido negativo de ideologia: a utilizao de posio e poder para influenciar as ideias e/ou aes de outros indivduos causando, com isto, a alienao das massas, como a televiso ao exibir uma realidade fictcia nas novelas para desviar a ateno dos telespectadores dos reais problemas da sociedade. a ) Matematizao: um instrumento ideolgico que induz os indivduos a fazerem coisas que no fariam se tivessem conscincia do que realmente existe; b ) Naturalizao: Quando algo histrico transformado em natural, um poderoso instrumento de desmobilizao; c ) Generalizao: Utilizar-se de um quadro, uma figura, para explicar tudo. Aps o fim da Segunda Guerra Mundial, em 10 dezembro de 1948, foi constituda a declarao Universal dos Direitos Humanos. A normatividade internacional de proteo dos direitos humanos foi conquistada por meio de incessantes lutas histricas e consubstanciada em inmeros tratados concludos com este propsito (salvaguardar os direitos humanos), foi fruto de um lento e gradual processo de internacionalizao e universalizao desses mesmos direitos. Seu primeiro e mais remoto antecedente histrico os tratados de paz de Westphalia de 1648, que colocaram fim Guerra dos Trinta Anos. Mas pode-se dizer que os precedentes histricos mais concretos do atual sistema internacional de proteo desses mesmos direitos so o Direito Humanitrio, a Liga das Naes e a Organizao Internacional do Trabalho.

Anda mungkin juga menyukai