Anda di halaman 1dari 13

Voc quer alterar as cotas de um usurio. Como fazer isso?

Editar o arquivo /home/quota.user Editar a linha /home em /etc/fstab Usar o comando repquota Usar o comando edquota usurio Usar o comando addquota usurio

No processo de boot, o LILO escreve a palavra "LIL" e para. Qual a causa para isto?

A tabela de descritores est errada. LILO falhou ao carregar o segundo estgio. LILO falhou ao carregar o primeiro estgio. LILO falhou ao encontrar a imagem do kernel.

Qual dos comandos a seguir usado para pr em segundo plano um programa que est prendendo o terminal de modo que ele continue processando?

Ctrl-C Ctrl-B Ctrl-B e ento entrar com o comando bg Ctrl-Z Ctrl-Z e ento entrar com o comando bg

Voc quer saber as informaes sobre as parties do sistema. Qual arquivo informa isto?

/proc/partitions /proc/cpuinfo

/proc/fstab /etc/partitions etc/fstab

Qual das afirmativas a seguir verdade sobre o gerenciador de boot LILO?


Pode comear o Loader de Windows NT. iniciado utilizando o comando lilo. o nico carregador de boot disponvel para Linux. Pode iniciar ncleos de Linux mltiplos, mas nenhum sistema operacional estrangeiro. Reside completamente no setor de boot.

Como voc pode descrever o comando a seguir? $ tail -f /var/log/messages


Corta as ltimas 10 linhas do arquivo /var/log/messages para STDOUT. Muda o perodo de acesso para o arquivo /var/log/messages para agora. Muda o tempo de modificao pelo arquivo /var/log/messages para agora. Escreve os contedos do arquivo /var/log/messages em ordem invertida para STDOUT. Exibe toda linha nova do arquivo /var/log/messages enquanto este arquivo est crescendo.

Qual comando exibir as ltimas linhas do arquivo texto arquivo1.txt ? Selecione a opo correta.

head -b arquivo1.txt head --bottom arquivo1.txt head -v arquivo1.txt tail arquivo1.txt

tail -n 1 arquivo1.txt

Como voc poderia remover um diretrio cheio ?


rmdir /diretorio rmdir -rf /diretorio rm -f /diretorio rm -r /diretorio deltree /diretorio

11- A Carla tem um arquivo de texto nomeado lista_convidados que contm 12 linhas. Ela executou o comando abaixo. Qual o resultado obtido? Selecione uma opo. $ split - 4 lista_convidados gl

As primeiras quatro colunas no texto so escritas para novos arquivos glaa, glab, glac, e glad. As primeiras quatro colunas no texto so escritas para novos arquivos aagl, abgl, acgl, e adgl. As linhas de lista_convidados so divididas uniformemente entre novos arquivos glaa, glab, glac, e glad. As linhas de lista_convidados so divididas uniformemente entre novos arquivos glaa, glab, e glac. As linhas de lista_convidados so divididas uniformemente entre novos arquivos aagl, abgl, e acgl.

Um processo com PID 1048 est atrapalhando seu sistema. Como root, voc entra com o seguinte comando: "kill 1048". Contudo, voc no obtm resultado. O que voc pode fazer para terminar o processo? Selecione a opo correta:

kill -9 1048 kill -1 1048 kill +9 1048 kill 1048

kill --die 1048

13 - Considerando o comando df , os relatrios de sistemas apontam o uso de 98% para o sistema de arquivos montado em /home. Qual opo a seguir descreve melhor a significao desta informao?

Arquivos em /home esto consumindo 98% do disco. A leitura e escrita dos arquivos em /home esto consumindo 98% da capacidade do sistema I/O. Arquivos em /home esto consumindo 98% do /home filesystem No h mais inodes no diretrio /home 98% dos inodes em /home 98% esto livres.

15 - Qual dos diretrios seguintes so absolutamente necessrios ao diretrio raiz? Selecione todas as alternativas corretas.

/etc /home /lib /usr /root

16 - Como os comandos cat e tac esto relacionados?


cat exibe arquivos e tac faz o mesmo, mas em ordem inversa. cat concatena arquivos enquanto tac divide um arquivo em pedaos. cat cria catlogos de arquivo enquanto tac exibe os catlogos. Os dois comandos so links para o mesmo executvel. No existe qualquer relao ou semelhana entre cat e tac.

20 - Que afirmativa sobre o comando "du" verdadeira?


Dump User - backup dos arquivos dos usurios. Dos Utility - Ferramenta para acesso de discos MS-DOS. Dir User - Mostra os diretrios dos usurios. Disk Usage - Mostra a quantidade de disco utilizada DOS to Unix - Muda os arquivos do formato MS-DOS para UNIX

21 - Qual a combinao de teclas para suspender um job e coloc-lo em background?


ctrl-z ctrl-shift-z ctrl-d ctrl-x

22 O que acontece quando o caractere "&" adicionado ao trmino de um comando? Selecione a opo correta.

permite que outro comando seja adicionado na mesma linha. pra o processo. reinicia um processo parado. coloca o processo no primeiro plano. coloca o processo em segundo plano

23 - Depois de verificar os arquivos de log do servidor de logs, voc percebeu que as mquinas clientes do syslogd esto sendo identificadas pelo IP ao invs do hostname, mesmo que o DNS esteja rodando normalmentComo voc far para que as mquinas sejam identificadas pelo hostname e no pelo IP?

Reiniciaria o named e o syslogd.

Adicionaria o servidor de log central em todos as mquinas clientes no arquivo /etc/hosts. Recompilaria o syslogd para adicionar o suporte log remoto. Reiniciaria o syslogd nas mquinas clientes. Adicionaria todas as mquinas clientes no /etc/hosts do servidor e reiniciaria o syslogd.

24 - Qual dos comandos seguintes seria o ideal para melhor montar um CD-ROM que contm uma distribuio de Linux, sem depender de qualquer arquivo de configurao?

mount /dev/cdrom /dev/hdc mount -f linux /dev/hdc /mnt/cdrom mount -t iso9660 /dev/cdrom /mnt/cdrom mount -t linux /dev/cdrom /mnt/cdrom mount -t iso9660 /mnt/cdrom /dev/cdrom

25 - Qual dos comandos seguintes poderia ser usado para mudar todos os caracteres de maisculo para minsculo no meio de um pipe?

grep egrep wc tr pr

27 - Que ferramenta voc poderia usar para mudar a prioridade de um processo corrente?

ps top

nice renice setpriority

28 - Voc quer que o vi seja o seu editor padro. Como fazer isto todas as vezes que voc logar no sistema?

Alterar o arquivo /etc/inputrc Alterar o arquivo /etc/profile Alterar o arquivo ~/.inputrc Alterar o arquivo ~/.profile

Um processo servidor "daemon" em um sistema ext2 criou um arquivo de log muito grande que lotou o disco. Depois de apagar o arquivo com "rm -f", o comando "df" ainda informa que o disco est cheio, mesmo que o arquivo no aparea mais com o comando "ls". Para que o espao seja realmente liberado, voc:

Reinicia o daemon. Desmonta e monta o sistema de arquivos. Usa o sync Recria o arquivo de log Checa o disco com fsck.

33 - Quais dos comandos seguintes exibem os comentrios do bash script? Selecione todas as alternativas possveis.

find "^#" /etc/rc.d/rc.local sed /^#/ !d /etc/rc.d/init.d/httpd grep ^# /etc/rc.d/init.d/httpd

grep ^# /etc/passwd locate "^#" /etc/skel/.bashrc

34 - Em um sistema com parties separadas /, /usr, /var, /tmp, quais delas podem seguramente ser montadas como somente leitura?

/var, /usr /var /usr, /, /tmp /usr /tmp

35 - O usurio Mrio , membro do grupo de finanas, possui um arquivo de texto com grupo finanas e permisso 0077. Quais afirmativas a seguir so verdadeiras em relao ao acesso para ver os contedos do arquivo, considerando que o diretrio tem permisses 0777? Selecione todas as alternativas possveis.

O Mrio poder ver os contedos do arquivo. O Mrio poder mudar o modo de proteo do arquivo primeiro e ento pode ver os contedos do arquivo. root no pode ver os contedos do arquivo. Todo o mundo no grupo de finanas pode ver os contedos do arquivo, exceto o Mrio. Todo o mundo no grupo de finanas pode ver os contedos do arquivo inclusive o Mrio.

38 - Que programa pode ser usado para garantir que os arquivos de log no cresam indefinidamente?

logrotate logcheck logger

syslogd loglimit

39 - O qual dos comandos seguintes pode ser usado para conferir um sistema de arquivos ext2 ? Selecione todas as alternativas que sejam aplicveis.

fsck -ext2 /dev/hda5 fsck /dev/hda5 e2fsck /dev/hda5 fsck.ext2 /dev/hda5 fsck.linux /dev/hda5

42 - O seguinte shell executado pelo cron regularmente x=$(find /home name .rhost 2>/dev/null) for i in $x; do $(echo $I | cut d/ -f3);z=$z $y rm $I;done echo Notice: $z | mail root@example.com O que este script faz?

Verifica se os arquivos .rhost existem nos diretrios home dos usurios e os remove. Remove todos os arquivos .rhosts e notifica todos os usurios. Acha os arquivos .rhosts em locais errados e os remove. Verifica se os arquivos .rhost existem nos diretrios home dos usurios e os remove e notifica o root com os nomes dos usurios. Notifica o root da existncia de todos os arquivos .rhost.

46 - Qual das declaraes seguintes descreve corretamente os smbolos > e >> no contexto bash shell?

> junta a sada padro a um arquivo existente, e >> escreve a sada padro a um arquivo novo.

> escreve a sada padro a um arquivo novo, e >> junta a sada padro a um arquivo existente. > escreve o erro padro a um arquivo novo, e >> junta erro padro a um arquivo existente. > pipes para um arquivo novo, e >> pipes para um arquivo existente. > pipes para um arquivo existente e >> pipes para um arquivo novo.

49 - Como voc pode exibir todas as linhas de texto do arquivo que no esto vazias?

grep ".*" arquivo grep -v ^$ arquivo grep -v ^\r\n arquivo grep -v \r\n arquivo grep -v "[]" arquivo

51 - Para uma estao de trabalho de Internet com uma nica interface de rede, que rotas devem ser adicionadas para conectar eth0 depois que seja inicializado?

Nenhum Interface Interface e default gateway Interface, local network e default gateway

53 - Voc precisa procurar em todos os diretrios para localizar um determinado arquivo. Como voc far isto e ainda continuar a chamar outros comandos?

find / -name filename & find / -name filename bg find / -name filename

&find / -name filename &

58 - Qual dos comandos a seguir equivalente ao comando # chmod 754 ~/arquivo1 para o usurio Joo cujo diretrio home /home/joao?

chmod u=rwx,g=rx,o=r /home/jdoe/file1 chmod ugo=rwx ~/file1 chmod u=7,g=5,o=4 ~/file1 chmod 754 \home\jdoe\file1 chmod 754 /usr/jdoe/file1

64 - Depois de digitar um comando, voc recebe uma mensagem de erro indicando sintaxe incorreta. Quem o autor da mensagem?

shell. sistema operacional o comando ou o programa kernel

67 - Voc executou o comando jobs e recebeu o seguinte resultado: [1]- Stopped (tty output) pine [2]+ Stopped (tty output) MyScript Como voc far para trazer o programa MyScript para primeiro plano?

fg %2 ctrl-c fg MyScript ctrl-z

70 - Qual o arquivo de log principal do sistema ?

/var/log/logfile

/var/log/msg /var/log/system.log /var/log/main.log /var/log/messages

72 - Qual o comando voc usaria para determinar qual o shell voc est usando?

echo $MYSHEL echo SHELL shell echo $SHELL

73 - Qual comando copiaria a rvore de diretrio inteira, enquanto inclui todos os subdiretrios abaixo de /home/gpaula para /tmp?

cp /home/gpaula /tmp cp -a //home/gpaula /tmp cp -r /home/gpaula /tmp xcp -s /home/gpaula /tmp mv -cr /home/gpaula /tmp

76 - Quais os dois comandos que exibiro o estado de processos em um sistema de Linux? Selecione uma opo.

ls e df ps e top ps e df df e top

du e df

77 -Considere a linha seguinte. Deseja-se saber qual o comando que a produziu: /dev/hda8 1.9G 559M 1.2G 30% /home

du -s du -k df -h df -k df -m

78 - Qual o arquivo diz em qual frequencia o processador est funcionando?


/proc/cpuinfo /proc/frequency /proc/speed /proc/mhz /proc/bogomips

Anda mungkin juga menyukai