Anda di halaman 1dari 8

Satya Narayan Goenka

A nica converso envolvida em Vipssana a do sofrimento para a felicidade, do aprisionamento para a liberdade, de S.N. Goenka O senhor Satya Narayan Goenka (nascido em 1924) o professor principal de Vipassana, a quintessncia prtica dos ensinamentos do Buda. Um dos maiores industriais de Mianmar (Birmnia) aps a Segunda Guerra Mundial, Goenkaji, como carinhosamente conhecido fora da ndia, a prova viva de que o exerccio mental da meditao necessrio para uma vida ntegra e benfica. Conhecido por sua humildade, profunda compaixo e imperturbvel compostura, o Sr. Goenka enfatiza que a natureza auto-dependente, no sectria e voltada para resultados da Vipssana encontrou apelo em um mundo que procura por um caminho prtico que conduza ao fim do estresse e do sofrimento.
1

Como um indicador da crescente aceitao universal dos ensinamentos cientficos do Buda, o Sr. Goenka foi convidado a proferir palestras em instituies to diversas quanto a Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas, perante membros do Parlamento indiano, Clube de Negcios de Harvard, Monastrio da Montanha do Tambor de Dharma (do venervel Sheng Yen) em Taiwan, o Frum Econmico Mundial de Davos, na Sua, o Instituto Smithsonian, em Massachusetts , o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Associao Profissional Indiana do Vale do Silcio. O sucesso das palestras do sr. Goenka tem origem no fato de ele prprio ser o exemplo inspirador e ideal, praticante do que ele pede a seus alunos que pratiquem. Desenvolva a pureza em si mesmo se voc quiser que os outros sigam o caminho da pureza, disse ele na reunio anual em Dhamma Giri, Igatpuri, em 1 de maro de 1989. Descubra a verdadeira paz e a harmonia dentro de si mesmo, que elas naturalmente trasbordaro e beneficiaro os outros.

O sr. Goenka um trabalhador incansvel. Em 2002, ento com 78 anos, participou de uma admirvel turn pelo Ocidente. Acompanhado por sua esposa Illaichidevi Goenka, alguns professores experientes e ainda alguns alunos, viajou durante 128 dias pela Europa e Amrica do Norte, alegremente compartilhando o incalculvel dom de Vipssana. A segunda etapa da turn foi uma viagem em trailer por 21.000 km de estradas atravs dos Estados Unidos e Canad. No 62 dia dessa jornada do Dhamma, em 10 de junho de 2002, sr. Goenka disse a uma plateia lotada reunida na Universidade Estadual de Sonoma, em Santa Rosa, na Califrnia: Pela vida afora, encontramos coisas de que no gostamos, e somos afastados das que gostamos. O Buda foi raiz desse problema e descobriu a soluo (da Vipssana) para a libertao de todo sofrimento. Ele percebeu que continuamos a reagir com apego e averso s sensaes agradveis e desagradveis que sentimos no corpo. E devido a essas impurezas mentais ou padres habituais, continuamos agitados e em sofrimento. Na Vipssana, o sr. Goenka descobriu a sada para o sofrimento vivido anteriormente em sua vida. Nascido em Mandalay, em Mianmar, de uma famlia de empresrios de origem indiana, tornou-se um dos maiores executivos de Mianmar, com escritrios em

muitos pases. Aos 30 anos, foi eleito presidente da Cmara de Comrcio de Yangon (antiga Rangoon) e diretor de muitas organizaes sociais, educacionais e culturais. O sr. Goenka conquistou um sucesso extraordinrio, mas faltava-lhe paz interior. Em vez disso, o estresse lhe trouxe uma enxaqueca incapacitante, que nem os melhores mdicos do mundo foram capazes de tratar, exceto com a administrao de drogas debilitantes e viciantes. Ademais, disse o sr. Goenka, ele era uma pessoa muito impaciente e egosta, causando sofrimento a si e a outros ao seu redor. Foi nesse exato momento que o sr. Goenka conheceu e foi inspirado por uma personalidade nica em toda Mianmar ps-guerra: Sayagyi U Ba Khin, o primeiro Contador Geral de Mianmar Independente. U Ba Khin tambm ensinava Vipssana e trabalhava para disseminar essa prtica na vida pblica. Embora Vipssana esteja firmemente enraizada nos ensinamentos do Buda, o sr. Goenka enfatiza que no se trata de uma religio e no envolve dogmas, ritos, rituais ou converses. A nica converso envolvida na Vipssana a do sofrimento para a felicidade, do aprisionamento para a liberdade, disse a uma plateia que o aplaudiu no Encontro de Cpula pela Paz Mundial da Organizao das Naes Unidas, Nova York, em 2000.

Milhares de padres catlicos, monges e monjas budistas, ascetas jainistas, hindustas e saniasins participam dos cursos de Vipssana juntamente com outros lideres religiosos. Vipssana a quintessncia prtica de todas as religies no desenvolvimento da sabedoria experimental necessria para viver uma vida produtiva feliz. Nas palavras de Sayagyi U Ba Khin, Vipssana oferece resultados que so bons, concretos, vvidos, pessoais e imediatos. Em 1969, U Ba Khin autorizou o sr. Goenka a partir para a ndia a fim de ensinar Vipssana, como seu representante. Desde ento, o Ganges de Dhamma comeou a fluir novamente em sua terra de origem. Da ndia, Vipssana espalhou-se pelo mundo, inclusive EUA, Europa, sia (na regio do Pacfico), China, Rssia, Amrica Latina, pases do Leste Europeu e ultimamente: frica. Desde 1969, Goenkaji e sua esposa conduzem cursos de Vipassana. A Sra. Goenka, conhecida carinhosamente como Mataji (que significa respeitada me), uma professora experiente e tambm destacada aluna de Sayagyi U Ba Khin. Ela tem silenciosamente apoiado e generosamente servido na misso de seu marido em gratido a seu amado professor, Sayagyi U Ba Khin: a misso de como melhor servir a mais seres em benefcio do caminho libertador da Vipassana.

Ao chegar ndia, o sr. Goenka aposentou-se rapidamente de seu prspero negcio devotando-se inteiramente ao ensino de Vipssana. Alm de ser o amvel patriarca de uma famlia de seis filhos e netos, ele o benevolente guia de uma organizao crescente, altamente descentralizada e disciplinada. Para atender crescente demanda, atualmente mais de 800 professores assistentes conduzem cursos em nome do sr. Goenka, usando instrues gravadas em udio e vdeo, com a ajuda de milhares de voluntrios. No h qualquer taxa para o ensinamento. Nem o sr. Goenka nem seus professores assistentes recebem qualquer ajuda financeira ou material por estes cursos. O sr. Goenka comentou em uma palestra em Dhamma Nasika, na cidade de Nashik, prxima a Igatpuri (ndia) em 5 de maro de 2005: Dhamma tem um valor incomensurvel. Se alguma taxa fosse cobrada, se tornaria o Dhamma dos ricos. Aqueles que tivessem mais dinheiro tentariam adquirir a paz pagando o valor mais alto. Mas eles no poderiam adquirir paz porque quando Dhamma se transforma em uma mercadoria comercial, no pode trazer a paz. Ningum deveria cometer tal engano, de transformar um centro de meditao Vipssana em uma organizao comercial, nem agora nem no futuro.

Sendo um exmio escritor e poeta, Sr. Goenka escreve em ingls, hindi e na lngua do Rajasto. Ele cita as palavras do Buda: So muito raras as pessoas com um forte senso de gratido, que desejem servir aos outros sem esperar nada em troca. Com seus mais de 50 anos dedicados ao servio de Dhamma, o sr. Goenka pertence a essa categoria muito rara.

Vipassana Research Institute

Informaes sobre Vipassana www.dhamma.org/pt/ Informaes para Alunos Antigos www.santi.dhamma.org/os/

Anda mungkin juga menyukai