Anda di halaman 1dari 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELTRICA E INFORMTICA UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA ELTRICA ELETRNICA

LISTA DE EXERCCIOS #10 (1) FILTRO PASSA-FAIXA Mostre que o circuito apresentado na figura a seguir representa um filtro passa-faixa de segunda ordem. (A) Encontre a funo de transferncia H(s). (B) Determine o fator de qualidade Q e a freqncia central do filtro f o . (C) Determine as freqncias de corte inferior f 1 e superior f 2 . (D) Determine a faixa de passagem f .

(2) FILTRO PASSA-BAIXA Projete um filtro ativo passa-baixa de segunda ordem com aproximao Chebyshev, para uma freqncia de corte de 1kHz e ondulao de 0,5dB, usando uma topologia: (A) Multiple-Feedback Low-Pass Filter (B) SallenKey (Voltage-Controlled Voltage-Source - VCVS) (C) Filtro Ativo Universal - (State Variable Filter) - Kerwin-Huelsman-Newcomb (KHN) Biquad Filter (3) TERMMETRO ELETRNICO Mostre que o circuito a seguir pode ser usado na medio de temperatura sendo a sada Vo linearmente proporcional temperatura T, ou seja, Vo = T . Determine o valor de .

(4) FILTRO REJEITA-FAIXA (NOTCH) Um circuito muito til para rejeitar o rudo em alguma frequncia, tal como proveniente de uma interferncia, o filtro de rejeio de faixa mostrado na figura a seguir. Determine a funo de transferncia H(s) e a freqncia de rejeio para o circuito projetado mostrado na figura a seguir. Considere L=47mH, R=212 e C=150F.

Resposta: 60 Hz

(5) FILTRO REJEITA-FAIXA (NOTCH) Usando o circuito RLC mostrado na figura a seguir projete um filtro rejeita-faixa na freqncia de 750 Hz e com faixa de passagem de 250 Hz. (a) A partir de um capacitor de 100 nF determine os valores de R, L, o fator de qualidade Q, a faixa de passagem e as freqncias de cortes inferior e superior. (b) Substitua o indutor por um Conversor Geral de Impedncia (GIC General Impedance Converter) e apresente um circuito completo com os novos valores. Respostas: L = 450, R= 707, Q = 3, 1 = 3992 rad / s e 2 = 5562,8 rad / s .

(6) FILTRO REJEITA FAIXA Uma forma de obter um filtro rejeita-faixa atravs de um filtro passa-faixa e um amplificador por meio da relao

Sugira um circuito capaz de implementar a funo de transferncia de um filtro rejeitafaixa segundo esta forma.

(7) MLTIPLA RESSONNCIA - possvel um circuito ser ressonante em uma freqncia e anti-ressonante em outra. Os circuitos mostrados a seguir, conhecidos como wave trap [armadilha] podem ser usados para permitir a passagem [curto circuito] de um sinal em uma determinada freqncia e rejeitar [circuito aberto] um sinal interferente em outra freqncia. Encontre a impedncia ZAB entre os pontos A e B. Observe que existe uma freqncia que torna Z AB = 0 [curto circuito] e uma freqncia que torna Z AB = [circuito aberto]. Determine essas duas freqncias para cada circuito a seguir.

(8) Realizaes prticas de filtros analgicos normalmente so baseadas na fatorao da funo de transferncia. Apresente um circuito capaz de implementar a funo de transferncia H(s) a seguir. Classifique-o como filtro.

Observe que a funo de transferncia H(s) pode ser fatorada como mostrada a seguir.

(9) A funo de transferncia a seguir refere-se a um filtro passa-baixa de segunda ordem Buttherworth. Determine a freqncia de corte do filtro.

Resposta: fC=1MHz. (10) Determine o ngulo formado entre os polos de um filtro passa-baixa de quinta ordem com aproximao Butterworth.

(11) FILTRO SALLEN-KEY (A) Determine a funo de transferncia H(s) para o filtro Sallen-Key mostrado na figura a seguir. (B) Classifique o filtro e determine a sua freqncia de corte. (C) Determine o fator de qualidade Q.

(12) CAPACITOR CHAVEADO Um capacitor de 10pF chaveado a uma taxa de 100 kHz. Determine o valor da resistncia equivalente. Resposta: 1M . (13) FILTRO TOW-THOMAS
Determine a freqncia central f0, o fator de qualidade Q, o ganho e a faixa de passagem para o filtro a seguir implementado com um circuito ativo biquad TowThomas. Resposta: f0= 10 kHz, Q= 20 e Ho=1.

(14) Classifique e determine a freqncia central f0, o fator de qualidade Q e a faixa de passagem
para um filtro implementado com a funo de transferncia H(s) mostrada a seguir. Sugira um circuito capaz de realizar esta funo de transferncia.

(15) Encontre a funo de transferncia H(s) para o circuito a seguir. Determine as freqncias de cortes nos pontos V1, V2 e V3.

(16) Um engenheiro mediu as freqncias -3dB de um seletor de frequncias como 9.34 kHz e 10.21 kHz. Determine a freqncia ressonante e o fator de qualidade do filtro Q. Resposta: 9,77 kHz e 0,87 kHz. (17) Determine a ordem de um filtro com aproximao Butterworth passa baixa capaz de proporcionar uma atenuao de 40dB, com relao a freqncia de corte, na freqncia de uma oitava da freqncia de corte. (18) Aps ter projetado um seletor de freqncias de faixa estreita, um engenheiro mediu a resposta em freqncia em torno da frequncia de ressonncia alimentando o filtro com um sinal senoidal de 60 mV e medindo a tenso da sada. A seguinte tabela sumariza os resultados.

Use estas informaes e determine o ganho, a freqncia central, as freqncias de corte inferior e superior, o fator de qualidade Q e a faixa de passagem do filtro projetado f . Resposta: Ganho = 12,8. (19) FILTRO ATIVO PASSA-BAIXA Use a estrutura de filtro a seguir e projete um filtro passa-baixa com 3dB na freqncia de 10 kHz, impedncia de entrada de 10 k e ganho DC igual a 10. Determine a resposta em freqncia do filtro.

Respostas: C=129pF, R1=10k e R2=100k. Resposta em frequncia do filtro: 5

(20) Encontre a funo de transferncia H(s) para cada circuito mostrado nas figuras a seguir.

(21) Mostre que a sada Vo esta relacionada com a entrada VS pela relao a seguir.

(22) SWITCH HITTER Circuito usado para mudar a polaridade de um sinal na adio com outros sinais. Considere a resistncia abaixo do potencimetro como xRP e a resistncia acima do potencimetro como (1 x) RP, onde 0 x 1. Observe que xRP + (1 x) RP = RP. Encontre a relao entre Vo e Vi e mostre que o ganho pode variar entre +1(no inversor de polaridade) e -1 (inversor de polaridade).

(23) COMPARADOR DE TENSO Considere o circuito comparador de tenso a seguir. Determine o valor da tenso de threshold [limiar], isto , a tenso limiar Vi na qual faz a sada Vo mudar de estado.

(24) CIRCUITO A CAPACITOR CHAVEADO Mostre que no circuito a capacitor chaveado da figura a seguir a tenso de sada pode ser determinada pela expresso Vo.

(25) FILTRO PASSA-BAIXA A CAPACITOR CHAVEADO Considere o circuito a capacitor chaveado mostrado a seguir. Determine o ganho DC e a freqncia de corte. Considere C1=30pF, C2=5pF e CF=12pF. A freqncia de clock de 100 kHz.

(26) CAPACITOR CHAVEADO Considere o circuito a capacitor chaveado mostrado na figura a seguir, na qual V1=2V, V2=1V, C=10pF e a freqncia de chaveamento (clock) vale 100 kHz. (A) Determine a carga transferida de V1 para V2 durante cada pulso do clock. (B) Determine o valor da corrente mdia fornecida pela fonte.

Respostas: 10x10-12C e 1. (27) INTEGRADOR A CAPACITOR CHAVEADO O circuito a seguir representa um integrador a capacitor chaveado. Considere CF=30pF, C1=5pF, V1=1V e a freqncia do clock igual a 100 kHz. (A) Determine a constante de tempo de integrao RC. (B) Determine a mudana de tenso na sada durante cada perodo do clock. (C) Se o capacitor CF encontra-se inicialmente descarregado, quantos pulsos do clock so necessrios para que Vo mude para 13V?

Respostas: (A) 60us

(B) 167 mV

(C) N = 78 pulsos do clock

(28) FUNO DE TRANSFERNCIA DIAGRAMA DE BLOCOS Encontre a funo de transferncia H(s).

(29) Classifique e identifique a ordem dos filtros mostrados nas figuras a seguir.

(30) CONTROLADOR PID COM AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Os controladores analgicos trabalham com sinais contnuos no tempo. A varivel de processo medida atravs de um sensor que converte uma grandeza fsica qualquer em um sinal eltrico correspondente. Este sinal comparado com uma referncia de mesma grandeza. A diferena entre os dois sinais ento aplicada a um controlador que funciona como um sistema eltrico que ir gerar um sinal contnuo a ser aplicado na entrada da planta a ser controlada. Muitos sistemas de controle industrial utilizam um controlador do tipo PID (P Proportional, I - Integral, D - Derivative). Estes termos descrevem as 3 operaes matemticas bsicas aplicadas ao sinal erro (diferena entre o parmetro realimentado e o parmetro desejado). O sinal erro representa a diferena entre o sinal desejado e o sinal obtido na sada do sistema a cada instante. A combinao das aes proporcional, integral e derivativa pode gerar um s sinal de controle, dando origem ao que chamamos de controlador proporcional-integral-derivativo ou simplesmente controlador PID. O objetivo deste tipo de controle aproveitar as caractersticas particulares de cada uma destas aes (proporcional, derivativo, integral) a fim de se obter uma melhora significativa do comportamento transitrio e em regime permanente do sistema a ser controlado. O sinal de controle gerado pelo controlador PID assim genericamente expresso como uma funo do sinal erro pela equao:

Apresente um circuito, usando amplificadores operacionais, capaz de realizar as operaes matemticas bsicas de um controlador PID, conforme diagrama mostrado a seguir.

APLICAES: Como controlar, por exemplo, a velocidade de um motor para que em regime de operao ele fornea sempre uma determinada rotao, independentemente da carga a ele acoplado? Ou, como podemos garantir que em um processo a temperatura de um material esteja independente de fatores externos a 250C? Este um tema amplamente utilizado em todas as reas onde precisamos de um sistema de controle realmente preciso para uma determinada grandeza fsica, o controle PID. (31) (A) Encontre a funo de transferncia H(s) para o circuito mostrado na figura a seguir. (B) Determine sob que condies os plos se tornam complexos. (C) Reescreva o circuito a seguir substituindo o indutor L por um simulador de indutncia usando amplificador operacional.

(32) A partir do prottipo do filtro passivo mostrado na figura a seguir sugira um circuito equivalente, sem a utilizao de indutores, capaz de realizar a mesma funo de transferncia H(s). Classifique o filtro (passa-baixa, passa-alta, passa-faixa, rejeita-faixa).

10

(33) PROTTIPO DE UM FILTRO PASSIVO Use o prottipo do filtro passivo mostrado na figura a seguir para transform-lo em um filtro sem o uso de indutores e com a utilizao de amplificadores operacionais. Apresente o circuito equivalente. Sugesto: Desde que o filtro um circuito linear podemos multiplicar todas as impedncias por um fator sem alterar a sua funo de transferncia.

(34) Projete um filtro eltrico analgico cujo diagrama de plos e zeros mostrado no plano s da figura a seguir. Identifique o tipo e a ordem do filtro. Escreva a funo de transferncia H(s) correspondente.

(35) Misturadores de sinais so circuitos largamente aplicados em equipamentos de comunicaes para translao (deslocamento de frequncia) de sinais modulados de uma freqncia para outra. Normalmente emprega-se um multiplicador analgico funcionando como misturador (mixer) para a realizao desta tarefa. O diagrama a seguir ilustra a utilizao de um mixer.

] determine as frequncias Considerando e v2 = Re[e presentes na sada do mixer? Escreva a expresso para o sinal na sada vo.

v1 = Re[ Ae j 2 10 t ]

j 2 106 t

(36) (A) O que voc entende por filtro eltrico? (B) Cite algumas diferenas entre filtros analgicos e filtros digitais? (C) Cite algumas aplicaes onde filtros eltricos so empregados. (D) Cite uma maneira para converso de um filtro analgico H(s) em um filtro digital H(z). (E) Cite algumas diferenas entre um filtro com aproximao Butterworth e Chebyshev de mesma ordem. 11

(37) FUNO DE TRANSFERNCIA [Transformada de Laplace] Um filtro eltrico possui a seguinte funo de transferncia:

Na entrada do filtro aplicada uma tenso: Determine (38) A corrente de sada no amplificador operacional a seguir igual a Io= 5mA. O transistor tem =100. Determine o valor do resistor R e a potncia de dissipao no transistor.

(39) Determine o ganho Vo/Vi.

(40) FILTRO PASSA-FAIXA MULTI-BANDA Suponha que voc contratado como engenheiro projetista de uma empresa de equipamentos eletrnicos e responsvel direto pelo desenvolvimento de uma aplicao eletrnica que exige um filtro passa-faixa multi-banda (multi-band filter) com uma configurao da funo de transferncia H(s) esboada conforme a figura a seguir. Apresente um circuito capaz de realizar tal funo de transferncia. Considere F1 = 6kHz, F2 = 18kHz, F3 = 32kHz e F4 = 57kHz.

12

Butterworth

Chebyshev

13

(41) Descreva, de forma resumida em poucas sentenas, os esquemas de modulao digital que voc conhece e classifique o diagrama com a constelao representada na figura a seguir. Sugira um circuito capaz de implementar este esquema de modulao.

14

Anda mungkin juga menyukai