Anda di halaman 1dari 26

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO SEMICURSO: CINCIA DA COMPUTAO

Automao e Controle
Aula 08 Linguagem Ladder cont...

Prof Danielle Casillo

Funes Lgicas em Ladder


A. Funo No E (NAND)
Consiste em dois contatos NF em paralelo

Aula 08 - Linguagem Ladder

Funes Lgicas em Ladder


B. Funo No OU (NOR)
Consiste em dois contatos NF em srie.

Aula 08 - Linguagem Ladder

Rels internos M ou R
So elementos importantes e largamente utilizados na programao de um CLP. So elementos utilizados para armazenamento temporrio de dados (bits). Para efeitos de programao, podem ser energizados e desativados e seus contatos utilizados para ligar ou desligar outras sadas.
Aula 08 - Linguagem Ladder 4

Rels internos M ou R
Exemplo:
R0 I0

R0

O0

END

Ao ser fechado o contato de entrada I0, a bobina do rel interno R0 energizada. Um rel interno no est associado a nenhuma sada fsica, somente uma posio de memria. Se desejar utiliz-lo para ligar uma sada fsica, pode-se utilizar seus contatos para ligar a bobina O0 que associada ao mdulo de sada.
Aula 08 - Linguagem Ladder 5

Rels internos M ou R
O contedo dessa memria imediatamente disponibilizado no mesmo ciclo de varredura e voltil, ou seja, o contedo perdido se a energia eltrica do sistema interrompida.

Aula 08 - Linguagem Ladder

Circuitos de Autorreteno
H situaes em que necessrio manter uma sada energizada, mesmo quando a entrada venha a ser desligada. Seja o seguinte problema: Pretende-se controlar o funcionamento de um motor por meio de dois botes de presso A e B. Quando A for pressionado, o motor deve ser ligado e assim permanecer at que B seja pressionado, quando ento deve desligar.

Aula 08 - Linguagem Ladder

Circuitos de Autorreteno
O circuito utilizado para essa finalidade chamado de selo ou trava. Os selos so combinaes entre elementos destinados a manter uma sada ligada, quando se utilizam botoeiras de presso (ou de contato momentneo).
Boto liga I0 I1 Boto desliga O0 Motor

O0

Contato da bobina O0 (selo)


Aula 08 - Linguagem Ladder 8

Instrues Set e Reset


Outra maneira de fazer a autorreteno de uma sada (bobina) pela instruo set. A instruo set liga uma sada e a mantm ligada mesmo que o contato da entrada deixe de conduzir. Para desligar a sada utilizada a instruo reset. Exemplo:

Aula 08 - Linguagem Ladder

Instrues Set e Reset


As bobinas com autorreteno so ativadas e desativadas pelas instrues set e reset respectivamente. As bobinas retentivas so aquelas capazes de lembrar do estado em que se encontravam quando ocorreu uma falta de energia eltrica, por exemplo.
A bobina set ativada e s pode ser desativada pela instruo reset A bobina reset desativada e permanece nesse estado at ser ativada novamente pela instruo set. Bobina retentiva (com memria). O estado atual mantido. Chamado de Rel interno ou auxiliar
Aula 08 - Linguagem Ladder 10

Instrues Set e Reset


Exemplo: Um alarme contra incndio possui trs entradas, uma em cada andar de um prdio. Se qualquer deles for acionado, o alarme deve ser disparado e assim permanecer enquanto no for pressionado outro boto, localizado na central, que o O0 faz silenciar. I0
S I1

I2 O0 R
11

I3

Elementos de Pulso

Aula 08 - Linguagem Ladder

12

Exerccios
1. Dada a equao lgica, construa o diagrama correspondente em linguagem Ladder. L = (A + B) C

Aula 08 - Linguagem Ladder

13

Exerccios
2. Um tanque alimentado por uma bomba que retira gua de um poo. Pretende-se que a bomba B1 apenas entre em funcionamento quando as vlvulas V1 e V2 estiverem abertas simultaneamente ou enquanto o nvel de gua no tanque estiver baixo, indicado por um sensor de nvel S1. Faa um programa em Ladder que solucione o problema.

Aula 08 - Linguagem Ladder

14

Sistemas Sequenciais
Os diagramas lgicos estudados anteriormente so teis para mostrar as relaes entre elementos de lgica combinacional, mas inadequados para modelagem de sistemas que evoluem em funo do tempo ou em funo de eventos externos. Por exemplo: um porto eletrnico comandado por um nico boto, que tem a funo de abrir, fechar e parar o porto. evidente que apenas saber se o boto foi pressionado no suficiente para determinar a ao a ser tomada.
Aula 08 - Linguagem Ladder 15

Sistemas Sequenciais
Deve-se conhecer tambm em que estado se encontra o porto, se aberto, fechado, fechando, abrindo. exatamente isso que caracteriza um sistema sequencial, ou seja, a ao a ser tomada depende do estado atual e da entrada naquele instante. Estudaremos dois dos elementos essenciais para evoluo de sistemas sequenciais, temporizadores e contadores. Aula 08 - Linguagem Ladder 16

Contador
Existem 2 tipos bsicos de contadores:
Crescente Decrescente

Os blocos de contadores so importantes porque na maioria das aplicaes os processos evoluem em funo de eventos internos, como, por exemplo, transcorrncia de um determinado tempo, ou ainda, de eventos externos, como a contagem de um certo nmero de peas.
Aula 08 - Linguagem Ladder 17

Contador
O bloco contador tem por funo a contagem de eventos, isto , transies falsas/verdadeiras na linha de controle. O valor limite superior de contagem desejado fornecido entrada Preset. Quando a entrada do bloco detecta a mudana do nvel lgico 0 para o nvel 1 (borda de subida), o valor acumulado aumenta em uma unidade. A sada ser energizada quando o valor acumulado for igual ou maior que o valor de Preset.

Aula 08 - Linguagem Ladder

18

Exemplo
Em uma loja deseja-se montar um contador automtico de parafusos, separando-os em dezenas. O sistema composto de um reservatrio do tipo funil que contm os parafusos. Em sua extremidade mais fina h uma vlvula que, quando energizada, abre-se e permite a queda de parafusos um a um, e tambm um sensor que gera um pulso todas as vezes que um parafuso passa sua frente. Aps ser atingida a contagem de 10 parafusos a vlvula deve ser fechada. Elabore um diagrama em Ladder para atender essa necessidade.
Aula 08 - Linguagem Ladder 19

Exemplo

Aula 08 - Linguagem Ladder

20

Temporizadores
O temporizador um elemento fundamental na programao em Ladder, pois a partir deste elemento pode-se montar diversas aplicaes. Este bloco responsvel por temporizar eventos dentro de um programa. Ele opera basicamente, ativando a sada aps a contagem de um tempo prprogramado.

Aula 08 - Linguagem Ladder

21

Temporizadores
Cada instruo de temporizao tem dois registros associados que devem armazenar o valor prselecionado e o valor acumulado.
Valor pr-selecionado: deve ser definido pelo usurio, indica o intervalo de tempo desejado. Valor acumulado: armazena o valor do tempo decorrido desde a habilitao do temporizador, isto , a energizao da bobina do temporizador.
Aula 08 - Linguagem Ladder 22

Exemplo
Desenvolva um programa em Ladder de forma que o motor seja acionado dez segundos aps ter sido pressionado um boto liga. preciso prever o desligamento atravs de um boto desliga.

Aula 08 - Linguagem Ladder

23

Exemplo

Aula 08 - Linguagem Ladder

24

Exerccio
Lmpada Temporizada
Quando a lmpada por acionada (boto liga), esta deve permanecer ligada por 5 segundos, ps esse tempo ela deve desligar automaticamente. Caso seja pressionado boto desliga o contador dever reiniciar. Obs. Use o parmetro: passagem, ativao comando para o temporizador.

Aula 08 - Linguagem Ladder

25

Exerccio

Aula 08 - Linguagem Ladder

26

Anda mungkin juga menyukai