Anda di halaman 1dari 7

3

SUMRIO
INTRODUA__________________________________________ ______4 DESENVOLVIMENTO__________________________________________5 DEFINIO___________________________________________________5 PRODUTOS NATURAIS_________________________________________5 PRODUTOS SINTLICOS _______________________________________5 PRODUTOS QUMICOS_________________________________________5 RISCOS QUMICOS____________________________________________5 CLASSIFICAO DE PRODUTOS QUMICOS______________________5 FICHA DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS________________6 FICHA DE RECEBIMENTO______________________________________6 ROTULAGEM_________________________________________________6 ESTOCAGEM_________________________ ________________________6 DESCARTE___________________________________________________7 TRANSPORTE_________________________________________________7 SINALIZAO_________________________________________________7 MANUSEIO______________________________________ ______________8 O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE____________________________8 INCNDIO_____________________________________________________8 ACIDENTE_____________________________________________________8

INTRODUO

O trabalho aqui desenvolvido para conhecimento sobre substncias compostas e produtos qumicos. Ao quanto seu funcionamento seu recebimento, liberao, manipulao, estocagem e descarte e de seus perigos e s formas de evit-los. O tempo de exposio devido manipulao e que tipo de equipamento de segurana ser implantado no decorrer da atividade. Informaes Tcnicas do fabricante.

DESENVOLVIMENTO DEFINIO

So produtos de transformao obtidos por meio de processo industrial, constitudos de substncias puras, compostas e misturas. Podem ser naturais ou sintticos.
PRODUTOS NATURAIS

So obtidos encontrados na natureza.


PRODUTOS SINTTICOS

So obtidos artificialmente atravs da sntese de outros produtos.


PRODUTOS QUMICOS

So os produtos classificados como perigosos, ou produtos cujas informaes indicam que se trata de matria de risco.
RISCOS QUMICOS

Substncias compostas ou produtos que podem penetrar no organismo por via respiratria, absorvidos pela pele ou por ingesto, na forma de gases, vapores, neblinas, poeiras e fumos.
CLASSIFICAO DE PRODUTOS QUMICOS

As substncias qumicas podem ser agrupadas, segundo suas caractersticas de periculosidade, em: ASFIXIANTES EXPLOSIVOS COMBURENTES INFLAMVEIS TXICOS CORROSIVOS IRRITANTES DANOSOS AO MEIO AMBIENTE CARCIONOGNICOS MUTAGNICOS ALERGNICOS

FICHA DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS

No Brasil, todo trabalho com produto qumico est enquadrado no Decreto 2657, de 03 de Julho de 1997, alm do controle realizado pelo Exrcito do uso de Materiais Perigosos. O prprio Cdigo de Defesa do Consumidor orienta para a informao de todos os riscos inerentes ao produto que vendido, sendo que o consumidor tem o direito de sab er o que est comprando, assim como o fornecedor tem o dever de informar completamente os riscos.
FICHA DE RECEBIMENTO

FISPQ: Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico MSDS: Ficha com Dados de Segurana de produto Qumico A identificao da composio do produto qumico. Caractersticas fsicas e qumicas, riscos de fogo e exploso. Informaes sobre Primeiros Socorros, informaes sobre tratamentos de efluentes, controles de Segurana (EPIS e EPC S).
ROTULAGEM

Os produtos qumicos em uso, estocados na rea ou nos almoxarifados devem possuir rtulos (etiquetas) com sua identificao . A etiqueta uma forma eficaz de alerta os empregados sobre riscos potenciais sade, meio ambiente incndio associados a um determinado produto. Antes de manusearem qualquer produto qumico, os empregados devem ler e entender o contedo de sua etiqueta.
ESTOCAGEM

Os locais de estocagem de produtos qumicos devero possuir placas de sinalizao de acordo com a norma e contendo as mesmas informaes descritas nas etiquetas de identificao e tambm atender as seguintes condies:

1. Piso impermevel, sem rachaduras ou juntas; 2. Afastado de drenos e ralos interligados a drenagem pluvial e a rede de esgotos sanitrios; 3. Sistema de conteno de vazamentos; 4. Produtos dispostos em pellets ou estantes para poder detectar vazamentos e estocados somente nos locais relacionados no inventrio.
DESCARTE TIPODE MATERIAL Vidros em geral Bombonas plsticas Tambores metlicos Recipientes plsticos Baterias em geral Pilhas Sucatas metlicas diversas LOCAL DE DESCARTE Container apropriado Empresa especializada Empresa especializada Container apropriado Enviar para almoxarifado/devoluo para fabricante Enviar para almoxarifado/devoluo para fabricante Empresa especializada

TRANSPORTE

Os produtos qumicos s devero ser transportados em embalagem fechada e acondicionados de forma segura evitando derramamento. A ficha de emergncia dever acompanhar o transporte do produto at a chegada ao almoxarifado. Os produtos inflamveis para serem transportados fora da embalem original, devem ser acondicionados em container metlico de segurana.
SINALIZAO

A sinalizao deve ser feita de material durvel de acordo com as com as condies previstas do ambiente e do tempo de exposio estimado; A cor e forma da sinalizao devem estar de acordo com os requisitos regulamentares (NR-26 Sinalizao de Segurana); As letras devem ser grandes, de alta visibilidade e facilmente vista em locais escuros ou com pouca luz. Os sinais de aviso / informao so exigidos nos locais de estocagem e manuseio.

MANUSEIO

As pessoas que manusearem produtos qumicos devero ser treinadas, conheceram os riscos atravs da FISPQ e usar os EPIS especficos para cada produto. de responsabilidade das reas usurias dos p rodutos qumicos fazer etiquetagem dos produtos qumicos fazer a etiquetagem, rotulagem e sinalizao desses produtos e de seus locais de estocagem, mantendo os FISPQ / MSDS nesses locais, alm de garantir que os empregados sejam treinados e conheam a MSDS de cada produto. A FISPQ / MSDS deve estar em um local na rea de estocagem.
O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES

1. Derramamento de produtos qumicos.


y y y

Limpar o local o mais rapidamente possvel Ventilar o local: abrir portas e janelas. Se o produto for extremamente txico evacuar o local e usar mscara adequada na operao de limpeza. Os resduos da limpeza ou matrias impregnados devem ser descartados como resduos qumicos.

INCNDIO

2. Principio de incndio:
y y y

No tente ser heri. Chame ajuda imediatamente. Ventilar o local: abrir portas e janelas. Desligar o quadro de energia eltrica.

ACIDENTE

3. Acidente com vtima.


y y y y

Respingo de produto qumico na regio dos olhos. Lavar abundantemente no lava olhos, pelo menos 15 minutos. Encaminhar imediatamente ao mdico. Jamais tentar neutralizar o produto.

y y y

Respingo em qualquer regio do corpo. Retirar a roupa que recobre o local atingido. Lavar abundantemente com gua, na pia ou chuveiro de emergncia, dependendo da rea atingida, por 15 minutos. Encaminhar ao mdico depende da gravidade.
CONCLUSO

Este trabalho foi muito estimulante, pois nele adquirir o conhecimento sobre a ma

Anda mungkin juga menyukai