Anda di halaman 1dari 14

FBE - Fundao Baiana de Engenharia Eletrotcnica

Utilizao de fontes renovveis para o aquecimento de chuveiros residenciais

Salvador 2011

Hilton De Almeida Da Silva sala 1 Eletrotcnica 2010.2 matricula 2102017

Trabalho apresentado como avaliao da Disciplina de Projeto e Pesquisa , Mdulo 3 do curso Tcnico de Eletrotcnica , da Escola Baiana de Cincias e Tecnologia (FBE) . Sob orientao do Prof SILVIO CERQUEIRA

Salvador 2011

SUMRIO

1.0 RESUMO___________________________________________________ 4 1.1 CRISE ENERGTICA________________________________________4 2.0 INTRODUO______________________________________________5 2.1 PROBLEMA DA PESQUISA__________________________________5 2.2 DEFINIO DA PESQUISA__________________________________5 3.0 OBJETIVO__________________________________________________6 3.1 OBJETIVO PRINCIPAL______________________________________6 3.2 OBJETIVO SECUNDRIO____________________________________6 4.0 DEFINIO DO PROTTIPO________________________________6 5.0 HIPTESE__________________________________________________7 5.1 HIPTESE PRINCIPAL______________________________________7 5.2 HIPTESE SECUNDRIA___________________________________7 6.0 MODO DE CONSTRUO DOS COLETORES SOLAR__________7 7.0 A MONTAGEN DO ASBC_____________________________________8 8.0 DURABILIDADE DOS COLETORES__________________________8 9.0 CONCLUSO_______________________________________________9 10.0 REFERNCIAS____________________________________________10 11.0 ANEXOS , FOTOS E ILUSTRAES_________________________11,12,13,14 -

1.0 Resumo O consumo crescente e o impacto ambiental e social causados pelas fontes de energia tradicionais levam governo e sociedade,no Brasil e no mundo,a pensar em novas alternativas para gerao de energia,a fim de substituir o petrleo, que tem sua explorao destinada a terminar em um futuro relativamente prximo,considerando custos economicamente viveis .Diante desse cenrio, a busca de fontes alternativas de energia j uma realidade amplamente presente no cenrio mundial, com iniciativas governamentais e, principalmente,da iniciativa privada, em especial das indstrias. As fontes alternativas ao petrleo causam impactos substancialmente menores e evitam a emisso de toneladas de gs carbnico na atmosfera. O debate sobre os impactos causados pela dependncia de combustvel fsseis contribui para o interesse mundial por solues sustentveis por meio do gerao de energia oriunda de fontes limpas e renovveis.

1.1 Crise Energtica No ano de 2001,houve uma crise energtica no sistema brasileiro .E a populao do pais foi sujeita a um racionamento de energia onde o consumidor era obrigado a diminuir o seu consumo ou seria sujeita a uma multa. Esta foi a soluo pelo governo,que necessitava de uma diminuio expressiva da demanda,pois as usinas hidreltricas de pais no foram capazes de produzir energia suficiente para atender toda populao do pais. Foi justamente neste ano que o Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica (PROCEL ) que j existia h alguns anos, ganhou importncia a nvel nacional. O PROCEL tornou-se conhecido para a populao atravs da certificao de produtos como lmpadas e eletrodomsticos,classificando-os de acordo com sua eficincia energtica. importante dizer que o custo destes produtos rotulados mais eficientes eram muito mais caros do que os demais , portanto nem todas as classes socioeconmicas poderiam aderir a esta substituio dos aparelhos. O PROCEL acelerou a modernizao do servio no pais com a instalao de quase 2 milhes de pontos de luz em mais de mil cidades em 19 estados . A economia chega a quase 700 GWh entre os anos de 2000 a 2006, reduzindo a demanda em 161 MW. Essa economia equivalente a existncia de uma usina num valor de R$ 533 milhes, abastecendo cerca de 410 mil residncias em apenas um ano. Uma das metas do programa atingir 1277 GWh por ano, o que representaria quase 1 bilho de investimentos em gerao de energia.

2.0 Introduo 2.1 Problema da pesquisa Como diminuir o consumo de energia eltrica residencial mantendo o conforto do banho para os usurios dos chuveiros eltricos? Reduzir o consumo de energia eltrica das residenciais uma maneira de ajudar no desenvolvimento do pais,pois a energia poupada pode ser aproveitada nas industrias aumentando a produo e consequentemente gerando mais empregos e renda para os trabalhadores. Tambm positivvel com esta ao adiar os gastos com a construo de novas usinas geradoras de energia ,alm de deixar o sistema eltrico menos vulnervel a panes. Porm para resolver este problema, entende-se que no suficiente reduzir o consumo de energia do chuveiro eltrico,pois se fosse desta maneira bastaria coloc-lo no modo desligado. necessrio, para o usurio que o desempenho deste tipo de instalao proporcione o melhor conforto possvel com o minimo de consumo de energia. A economia conseguida na conta de energia eltrica no pode prejudicar a qualidade de banho de usurio do sistema eltrico

2.2 DEFINIO DA PESQUISA Buscando resolver o problema proposto,dois fatores foram levados em conta. O primeiro que a economia energtica conseguida individualmente, em cada residencia, no significativa quando comparada demanda global de energia do pais. Logo,para se conseguir uma economia realmente significativa necessrio implantar esta soluo em uma grande quantidade de residencias. O segundo fator que o chuveiro eltrico um aquecedor de gua de ampla utilizao no Brasil,estando presente principalmente nas residncia da populao de baixa renda. esta faixa da sociedade a que mais se beneficiaria com a reduo do consumo desta energia. Estes dois fatores levaram a uma mesma concluso:qualquer soluo proposta deve ter uma caracterstica popular que seja atrativa para a sociedade. Desta forma,procurou-se um sistema que tivesse a facilidade de instalao similar a de um chuveiro comum e que tambm no se distanciasse muito em relao ao seu custo. Para iniciar a pesquisa diversas solues foram cogitadas ,desde melhorias na qualidade dos chuveiros at a substituio por outros tipos de sistema de aquecimento, com o emprego de outras fontes de energia. Porm no direcionamento da pesquisa,optou-se pelo uso de energia solar considerando que esta abundante. Por riso procurou-se usar o Aquecedor Solar de Baixa Custo (ASBC)

3.0 OBJETIVO

3.1 Objetivo principal Verificar o funcionamento e a capacidade de reduo do gasto de energia eltrica residencial de um aquecedor solar de gua de baixo custo. 3.2 Objetivo secundrio Facilitar a implantao e o seu emprego em um grande numero de moradias, inclusive tornando-o acessvel populao de baixa renda.

4.0 Definio do Prottipo Para contemplar estes dois objetivos, partiu-se para o estudo das mudanas necessrias no ASBC com a inteno de formar um novo sistema mais simples. Na elaborao deste prottipo os seguintes pontos foram definidos para reduzir os custos de implantao do sistema : retirar o reservatrio de acumulao (boiler anexo ilustrao 1); substitu-lo pelo uso de um reservatrio comum (anexo ilustrao 2 ), servindo tanto para gua fria como quente; usar isolante trmico no reservatrio comum para evitar a perda de calor substituir o coletor solar por outras alternativas ( anexo ilustrao 3 e 4); usar pr-montagens como um kit de instalao; usar materiais que so rapidamente montados, como substituio da tubulao de cobre pelo plstico; usar elementos de ligao que possam ser instalados pelo usurio, no tendo a necessidade do de mo de obra especializada. Levantados estes pontos, foi possvel elaborar as hipteses que fundamentam esta pesquisa.

5.0 HIPTESE 5.1 Hiptese principal Um sistema empregado um ASBC associado a um reservatrio comum termicamente isolado e com a transmisso de calor que permite a reduo de consumo energia eltrica do chuveiro.

5.2 Hiptese secundria

possvel desenvolver um sistema de aquecimento de gua que use um ASBC prmontado aonde o prprio usurio possa fazer a instalao ?

6.0 Modo de construo dos coletores solar O equipamento proposto do tipo sistema passivo direto. Nesse sistema a gua aquecida por coletores solares e a sua circulao realizada pelo mtodo da termossifo,ou seja ,a diferena de densidade devido variao de temperatura entre os coletores e o reservatrio provoca um gradiente de presso que coloca o fluido em movimento (conforme anexo ilustrao 5 prottipo ) . Onde ilustra esse esquema numa viso frontal,onde se pode ter a ideia do principio de funcionamento do dispositivo. Com o perfio de PVC que compe a estrutura da parte principal do coletor solar ,que pode ser encontrada em qualquer casa de comercial do ramo. Na montagem, feita de forma artesanal,tubos de PVC foram cortados longitudinais de forma que as abas do perfil de PVC possam ser dobradas para dentro ou ou at mesmo rompidas. Esse s tubos formam o que se chama de cabea do coletor e so encaixados nas extremidades superior e inferior do perfio de PVC ,fixados com adesivos epxi, neste processo apresenta como vantagem o baixo custo. As superfcies do podem ser lixadas e pintadas com tinta fosca na cor preta. Essa pintura pode ser realizada com um rolo para garantir uma comada de tinta mais espessa, permitindo uma maior proteo e durabilidade. Aps esses cuidados o coletor plano encontra-se pronto para ser montado e construir o aquecedor solar. So dois coletores idnticos que se tem a capacidade de armazenar e aquecer 70 litros de gua uma temperatura prxima de 45 c. As dimenses so 1,46m x0,61e seu peso total aproximadamente 1,32 kg.

7.0 A montagem do ASBC Dentre varias possibilidades para o prottipo, ser idealizado de maneira a comunicar o coletor solar com o reservatrio de gua isolado termicamente atravs de um circuito fechado (anexo ilustrao 6 e 7 ). Todo sistema alimentado com gua da rede hidrulica que abastece o chuveiro eltrico. Se no ocorrer a mistura destas camadas no processo de alimentao ou extrao de gua dentro do reservatrio, esta condio permanecer durante certo tempo at que a transferncia de calor por conduo entre as camadas faa a total homogeneizao da temperatura. A inteno da pesquisa fazer com que o reservatrio isolado mantivesse a temperatura mdia da gua acima da temperatura ambiente,abastecendo ento o chuveiro com gua preaquecida. Se o dimensionamento do sistema estivesse correto,o chuveiro eltrico poderia ser usado na posio de menor consumo,mesmo em perodos de frio mais intenso. O estudo da variao de temperatura dentro do reservatrio leva em conta o fato de quando se esquenta a gua ela se torna mais leve que a gua fria, formando camadas com diferentes temperaturas, pelas correntes de conveco. Na instalao convencional dos reservatrio a gua fria entra por cima misturando as camadas se

no ocorrer a mistura destas comadas no processo de alimentao ou extrao de gua dentro do reservatrio, esta condio permanecer durante certo tempo at que a transferncia de calor por conduo entre as camadas faa a total homogeneizao da temperatura.

8.0 Durabilidade dos coletores O aspecto mais importante dos coletores em materiais termoplsticos sem duvida a sua durabilidade,tanto dos materiais quanto das soldas aplicadas para a unio dos dutos com as placas A durabilidade minima esperada do coletores em PVC de 7 anos aproximadamente, garantindo um retorno de uns 900% sobre o valor investido.

9.0 Concluso Entende-se que o funcionamento ideal do sistema acontece quando existe um ganho rpido de energia nos perodos de irradiao solar e uma perda lenta desta energia , garantida por um eficiente isolamento trmico . Isto propicia o uso da gua preaquecida no chuveiro mesmo durante a noite, reduzindo por consequncia o consumo de energia eltrica. O sistema de aquecimento analisado, apresenta uma maneira mais simples da populao ter acesso a energia solar para aquecimento de gua. Pode com isto, contribuir para a reduo de consumo de energia eltrica sem diminuir o conforto de banho para o usurios. Caso este sistema seja implantado de maneira artesanal , importante que exista bastante informaes e esclarecimentos sobre o assunto,com apoio de entidades interessadas no uso racional de energia e sendo o possvel tambm o processo industrializado, sendo necessrio que a industria aprimore cada vez mais os dispositivos de maneira que o usurio possa sentir menos dificuldades na sua implantao e tenha um melhor retorno do seu investimento .

Referncias

BEZERRA, A. M. Aplicaes Prticas da Energia Solar. Editora Universitria UFPB, Joo Pessoa, PB, 1979. INSTITUTO EKOS BRASIL. Projeto de lei prev obrigatoriedade para o uso de aquecedor Solar em Salvador. Disponvel em: <http://www.ekosbrasil.org.br>. Acesso em: 11 nov. 2009. PALZ, W. Energia solar e fontes alternativas. So Paulo: Hemus Livraria Editora Ltda, SP, 2002. ALDAB, R. Energia solar. So Paulo: Artliber Editora, 2002. CIDADES SOLARES. Aproveitamento da energia solar. http://www.cidadessolares.org.br Centro de pesquisa energia inteligente; a venda de crditos de carbono viabiliza projetos de gerao de energia eltrica a partir do biogs; http://www.amda.org.br/assets/files/a_venda.doc,

Redao do site http://www.inovacaotecnologica.com.br; Comea a construo da maior usina de energia solar do mundo; 08/06/2006; http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115060608 http://www.memoria.eletrobras.com/historia.asp

ANEXOS FOTOS E ILUSTRAES

Ilustrao 1 - Reservatrio trmico (boiler)

Ilustrao 2 - reservatrio comum d'gua

Ilustrao 3 - coletor solar

Ilustrao 4 alternativa forro de PVC pintado de preto

Ilustrao 5 ( prottipo ) Diagrama da montagem do equipamento: os coletores solares, tubulaes de gua quente (em vermelho) e gua fria ( em azul ) e o reservatrio de gua . As setas indicam o fluxo de gua pelo sistema .

Ilustrao 6 - Abastecimento convencional da caixa d'gua

Ilustrao 7 -Abastecimento da caixa evitando a mistura d'gua quente com a fria.

Anda mungkin juga menyukai