Anda di halaman 1dari 21

DETERMINAO DE UMA CONSTANTE DE EQUILBRIO PELO MTODO DE DISTRIBUIO

FABIANO DOS SANTOS SILVA JEAN CESAR RODRIGUES LETCIA JANEGITZ PEREIRA MARIANA SAAD SANSO NATHALIA FERREIRA DA CRUZ

PRESIDENTE PRUDENTE AGOSTO 2011

FABIANO DOS SANTOS SILVA JEAN CESAR RODRIGUES LETCIA JANEGITZ PEREIRA MARIANA SAAD SANSO NATHALIA FERREIRA DA CRUZ

DETERMINAO DE UMA CONSTANTE DE EQUILBRIO PELO MTODO DE DISTRIBUIO

Relatrio

apresentado

Professora

Silvania

Lanfredi docente da disciplina de Fsico-qumica II ministrada no ano de 2011 no curso Licenciatura em Qumica.

UNESP Faculdade de Cincias e Tecnologia Presidente Prudente 05/08/2011 3

SUMRIO

1.

OBJETIVOS

O objetivo da prtica consistiu em determinar a constante de distribuio de um soluto em duas fases imiscveis e o valor da constante de equilbrio da reao de iodo molecular com iodeto atravs de titulaes.

2.

INTRODUO
2.1 Equilbrio e Potencial qumico As reaes qumicas atingem um estado de equilbrio dinmico no qual a velocidade das

reaes direta e inversa so iguais e no h mudana de composio ao longo do tempo. O Princpio de Le Chatelier rege a Lei de Ao das Massas, ou seja, ao adicionar massa do lado direito da reao, a mesma tende a se deslocar para o lado esquerdo. Ao retirar massa do lado direito, a reao tende a se deslocar do lado esquerdo para o direito. Dada a equao genrica de equilbrio (1) pode-se desenvolver o grfico de equilbrio entre as espcies presentes na reao (reagentes e produtos), como mostra a Figura 1. aA + bB (reagentes) Figura 1: Grfico equilbrio, para No grfico representao da reao de a a onde a partir de um direta como cC + dD (produtos) de uma condio uma reao genrica. acima temos de

uma reao de equilbrio, dado tempo a velocidade mesma tanto para a reao indireta, reagentes e entram as em

concentraes dos

equilbrio, ou seja, a reao atinge a condio de equilbrio. No esquecendo que quando uma reao atinge o equilbrio ela no cessa, continua ocorrendo, porm tanto a reao direta como a inversa acontece mesma velocidade. Dessa forma, a proporo entre os reagentes e os produtos no varia, podendo ser expressa em termos de constante de equilbrio (K). Sendo esta, s atividades dos produtos 6

(elevadas a potncias iguais aos coeficientes estequiomtricos da equao qumica balanceada da reao) divididas pelas atividades dos reagentes (elevadas a potncias iguais a seus coeficientes estequiomtricos) [1]. Considerando-se ainda a equao genrica (1), pode-se expressar K, como mostra a equao (2). K = [C]c [D]d [A]a [B]b (2)

O valor da constante de equilbrio possui vrias aplicaes como, por exemplo, quando dada a constante de equilbrio, possvel determinar em qual direo a reao possui preferncia em ocorrer. No estado de equilbrio o fato do potencial qumico (i) ser uma propriedade intensiva implica que pode depender apenas de outras propriedades intensivas tais como temperatura, presso e de variveis de composio, como relaes entre mols ou fraes molares. Mas simplesmente, o potencial qumico tambm se define como a tendncia de um componente a escapar de uma determinada fase (estado fsico), assim, se o potencial qumico alto, o componente tender sair o mas rpido possvel da fase em que se encontra e vice-versa. Como i depende dos nmeros de mols apenas atravs de variveis intensivas de composio, uma relao importante facilmente deduzida. Sendo G a energia de Gibbs do sistema obtido depois do aumento e ni o nmero de mols. Obtemos esta variao da energia de Gibbs integrando a equao (3) a temperatura e presso constante. dG = - SdT + VdP + i i dni (3)

O potencial qumico sai da integrao, e cada i deve ter o mesmo valor em qualquer ponto em um sistema em equilbrio. Com o conhecimento do potencial qumico e do nmero de mols de cada constituinte de uma mistura, podemos calcular a energia de Gibbs total, G, da mistura, a temperatura e presso especificadas, atravs do uso da equao (4). G = i . ni . i (4)

Se sistema contm apenas uma substncia, ento a equao (4) reduz-se a G = n . , ou = G/n (5)

Pela equao (5), o potencial qumico de uma substncia pura simplismente a energia de Gibbs molar; por essa razo, o smbolo foi introduzido para energia de Gibbs molar. Em misturas, i a energia de Gibbs parcial molar da substncia i. Se uma pequena quantidade da substncia i, dni mols for adicionada a um sistema mantendo-se T, p e todos os outros nmeros de mols constantes, ento o aumento na energia de Gibbs dado pela equao (3) que se reduz a equao dG = i . dni. O aumento da energia de Gibbs por mol da substncia adicionada , portanto [2], (G / ni)T,p, nj = i (6)

2.2 Coeficiente de partio

Nomeado de coeficiente de partio ou coeficiente de distribuio, este normalmente usado para descrever a forma pela qual um composto se distribui entre duas fases imiscveis. Para a distribuio de um composto entre dois solventes, o valor para este coeficiente uma constante a uma dada temperatura e pode ser definida como: Kpart = [solvente A] [solvente B] (7)

Quando uma soluo (soluto A em solvente 1) agitada com um segundo solvente (solvente 2) com o qual imiscvel, o soluto A se distribui entre as duas fases lquidas. Quando as duas fases se separarem novamente em duas camadas de solvente distintas, um equilbrio ser alcanado de tal forma que a razo das concentraes do soluto em cada solvente C 1 e C2 define uma constante, onde C1 e C2 so as concentraes no equilbrio, em g/L ou mg/mL, do soluto A no solvente 1 e no solvente 2, respectivamente. O coeficiente de distribuio tem um valor constante para cada soluto considerado e depende da natureza dos solventes usados em cada caso. evidente que nem todo soluto A ser transferido para o solvente 2 numa extrao simples a no ser que K seja muito grande. Normalmente so necessrias vrias extraes para remover todo soluto A do solvente 1. Na extrao do soluto de uma soluo, sempre melhor usar diversas pores pequenas do segundo solvente do que fazer uma extrao simples com uma poro grande. 8

2.3 O equilbrio Iodo/Iodeto/Triodeto

O iodo um agente oxidante fraco empregado primariamente na determinao de redutores fortes. Quando um analito, com comportamento redutor, titulado diretamente com o iodo (para produzir I- ), o mtodo conhecido como iodometria. Na iodometria, um analito oxidante adicionado a um excesso de I- para produzir iodo molecular, que ento titulado com a soluo padro de tiossulfato. O iodo elementar pouco solvel em gua (S = 1,3 x 10-3M, a 20C), mas sua solubilidade aumenta pela complexao com o on iodeto. I-(aq) + I2(aq) I3-(aq) K = 7 x 102 (8)

O tiossulfato de sdio (Na2S2O3) o titulante praticamente universal o triiodeto, em soluo cida ou neutra, o triiodeto oxida o tiossulfato a tetrationato (S4O6). Em solues bsicas o triiodeto (I3-) se desproporciona em I- e HOI, e este ltimo pode oxidar o S 2O3-2 a sulfato (SO42

). A forma mais comum de cristalizao do tiossulfato, Na2S2O3.5H2O, no suficientemente

pura para ser um padro primrio. Para superarmos este problema, padronizamos o tiossulfato pela reao com uma soluo de I3-, recentemente preparada a partir de KIO3 mais KI, ou com uma soluo de I3- padronizada com As4O6. Uma soluo cida de tiossulfato instvel, mas o reagente pode ser usado para titular o I3- em soluo cida, pois a reao com triiodeto mais rpida que a reao (9) [3]. S2O3-2 + H+ HSO3- + S(s) bissulfito enxofre (9)

De acordo com a lei de ao das massas, a equao (8) tem constante de equilbrio (Kc) dada por: Kc = [I3-] [I-].[I2] (10)

Este equilbrio pode ser investigado fazendo-se uma determinao da distribuio de iodo entre um solvente orgnico e a gua: I2(aq) I2(org) Para a qual se obtm o valor da constante de distribuio (ou de partio): 9 (11)

Kpart = [I2(org)] [I2(aq)]

(12)

Aps determina-se tambm a distribuio de iodo entre o mesmo solvente orgnico e uma soluo aquosa de iodeto de potssio. Considerando-se que o valor da constante de partio, a uma dada temperatura, independe da presena ou no do iodeto de potssio na fase aquosa, a concentrao de iodo na fase orgnica em equilbrio com a soluo aquosa de iodeto de potssio [I2(org)] permite a determinao da concentrao de iodo na soluo aquosa [I2(aq)], isto : [I2(aq)] = [I2(org)] Kpart (13)

A concentrao de iodo combinado com iodeto para formar I3- pode ser obtida considerando-se que a concentrao total de iodo (livre mais combinado) pode ser obtida por titulao de xidoreduo. Uma vez calculada a concentrao de iodo que combinou com iodeto, pode-se calcular a concentrao de iodo livre j que se conhece qual era a sua concentrao inicial. Com todos estes dados possvel calcular o valor de Kc.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Materiais e Reagentes utilizados 100 mL de soluo aquosa de KI 0,1 mol/L 250 mL de soluo aquosa de KI 0,01 mol/L 100 mL de soluo aquosa de Na2S2O3 0,25 mol/L 100 mL de soluo aquosa de Na2S2O3 0,05 mol/L 60 mL de soluo saturada de iodo em tetracloroetileno 2,5 mL de soluo de amido 0,1 mol/L 0,2011 g de K2Cr2O7 3,0043 g de KI 9 mL de HCl conc. Pisseta com gua destilada Balana Analtica 03 frascos de Erlenmeyer de 250 mL 03 frascos de Erlenmeyer de 125 mL 10

Papel Sufilm Pipetador de borracha (pra) 02 pipetas volumtricas 25 mL 01 pipeta volumtricas 20 mL Suporte de madeira para pipetas Pipeta de Pauster 01 bureta de 50 ml com suporte 01 bquer de 500 mL 01 Banho Termosttico Parte 1. Foram preparadas as solues Na2S2O3 0,05 mol/L e KI 0,01 mol/L calculando-se os volumes necessrios das solues mais concentradas, sendo que, as solues de Na2S2O3 0,25 mol/L, KI 0,1 mol/L, soluo saturada de iodo em tetracloroetileno e soluo de amido j estavam prontas. Foi feita a padronizao da soluo de Na2S2O3 0,25 mol/L atravs de titulao sendo o titulante uma soluo preparada na hora, composta de Iodeto de Potssio, Dicromato de Potssio, cido clordrico concentrado e gua, a qual inicialmente era amarelo-castanho e aps a o processo de padronizao esta tornou-se verde. Adicionou-se soluo de amido, a soluo agora era muito escura, preto-acastanhado e novamente adiciona-se Na2S2O3 0,25 mol/L com agitao constante, tornando a soluo verde claro. Preparar Solues

100 mL Na2S2O3 0,25 mol/L

100 mL Na2S2O3 0,05 mol/L

Titule

Soluo: 0,2 g K2Cr2O7 3 g KI 50 mL H20 9 mL HCl conc. 250 mL KI 0,01 mol/l 1. Amarelo-castanho 2. Verde-amarelado 11

2 mL sol. amido 0,1 mol/L

Agite constantemente Na2S2O3 0,25 mol/L

1. Preto-acastanhado 2. Verde claro

Parte 2. Os trs frascos de Erlenmeyer de 125 mL foram numerados e receberam 20 mL de soluo saturada de iodo em tetracloroetileno, em seguida, no frasco 1 adicionou-se 50 mL de H20, no frasco 2 foram adicionadas 40 mL de KI 0,01 mol/L e no terceiro frasco acrescentou-se 35 mL de KI 0,01 mol/L. Vedou-se os frascos com papel sufilm e estes foram inseridos no banho termosttico, que apresentava temperatura de 50oC, por 35 minutos, estes eram agitados periodicamente. Erlenmeyer 1 Erlenmeyer 2 Erlenmeyer 3

Em cada: 20 mL Iodo em C2Cl4 (2,9 g/100 mL)

Erlenmeyer 1 50 mL H2O

Erlenmeyer 2 40 mL KI 0,01 mol/L

Erlenmeyer 3 35 mL KI 0,1 mol/L

Tampe os frascos; Agite-os periodicamente; 35 min: Banho termosttico; Anote a temperatura do banho. (50oC)

12

Parte 3. Anlise do Frasco 1 Depois de passado o tempo de termostatizao necessrio, retirou-se de frasco uma alquota, utilizando-se de pipetas volumtricas, de 15 mL da fase orgnica e 40 mL da fase aquosa, sendo que estas fases separadas foram colocadas em 2 erlenmeyers de 125 mL. No erlenmeyer que continha a fase do tetracloroetileno foram adicionadas 15 mL de KI 0,01 mol/L e em seguida feita a titulao com soluo de Na2S2O3 0,25 mol/L at que se observou a descolorao das duas fases contidas neste recipiente, anotou-se o volume gasto do titulante, e ento 2 gotas de soluo de amido foram acrescentadas para testar se todo o iodo tinha reagido sendo que esta condio foi verificada com sucesso. Na fase aquosa foi feita a titulao com soluo de Na2S2O3 0,05 mol/L e registrou-se o valor utilizado.

Erlenmeyer 1 15 mL fase C2Cl4 40 mL fase aquosa

Erlenmeyer 125 mL: 15 mL fase C2Cl4 15 mL KI 0,01 mol/L Titule

Erlenmeyer 125 mL: 40 mL fase aquosa

Titule

Na2S2O3 0,05 mol/L Na2S2O3 0,25 mol/L (descolorao das 2 fases) Agite Constantemente Anote o Vgasto de Na2S2O3 (1,8 mL) 2 gotas amido teste p/ I 13

Anote o Vgasto de Na2S2O3 (6,3 mL)

Parte 4. Anlise do Frasco 2 O mesmo procedimento adotado na anlise do frasco 1 porm com uma diferena na alquota retirada. Deste frasco foram extradas 15 mL da fase orgnica e 30 mL da fase aquosa.

Erlenmeyer 2 15 mL fase C2Cl4 30 mL fase aquosa

Erlenmeyer 125 mL: 15 mL fase C2Cl4 15 mL KI 0,01 mol/L Titule

Erlenmeyer 125 mL: 30 mL fase aquosa

Titule

Na2S2O3 0,05 mol/L Na2S2O3 0,25 mol/L (descolorao das 2 fases) Agite Constantemente Anote o Vgasto de Na2S2O3 (2,31 mL) 2 gotas amido teste p/ I (no detectado) Anote o Vgasto de Na2S2O3 (7,2 mL)

14

Parte 5. Anlise do Frasco 3 Novamente seguiu-se a rotina procedimental utilizada na anlise do frasco 1, sendo que, foram retiradas apenas 15 mL da fase de tetracloroetileno e 15 mL da fase aquosa.

Erlenmeyer 3 15 mL fase C2Cl4 15 mL fase aquosa

Erlenmeyer 125 mL: 15 mL fase C2Cl4 15 mL KI 0,01 mol/L Titule

Erlenmeyer 125 mL: 15 mL fase aquosa

Titule

Na2S2O3 0,05 mol/L Na2S2O3 0,25 mol/L (descolorao das 2 fases) Agite Constantemente Anote o Vgasto de Na2S2O3 (1,6 mL) 2 gotas amido teste p/ I (no detectado) Anote o Vgasto de Na2S2O3 (7,3 mL)

15

4.

CLCULOS E RESULTADOS
4.1Padronizao do Na2S2O3 com K2Cr2O7:

A soluo de Na2S2O3 foi padronizada com dicromato de potssio e iodeto de potssio de acordo com as reaes (1) e (2).
2 CrO 7 ( ) + 6 I ( ) +14 H (+ ) 2Cr(3+ ) + 3I 2 ( aq ) + 7 H 2 O( l ) aq aq aq aq

(1) (2)

2 Na 2 S 2 O3( aq ) + I 2 ( aq ) 2 NaI

( aq )

+ Na 2 S 4 O6 ( aq )

Atravs da massa pesada de K2Cr2O7 (0,2011 g) e da massa molar (294,18 g mol -1), foi calculado o nmero de mol de K2Cr2O7 presente na soluo. n = 0,2011 = 6,836x10-4 mols 294,18 Sabendo que a proporo de K2Cr2O7 e I2 de 1:3 (reao 1), de acordo com o calculo abaixo, temos que o nmero de mols de Iodo 2,0508 x 10-3 mols.
x mols I2 = 3 mols I2 x 6,836x10-4 mols Cr2O72- = 2,0508 x 10-3 mols I2 1 mol Cr2O72(15)

(14)

A partir do numero de mols de Iodo, podemos encontrar o nmero de mols de tiossulfato de sdio (Na2S2O3), pois a proporo de I2 para Na2S2O3 de 1:2 (reao 2). Assim, de acordo com o calculo abaixo, temos que o nmero de mols de Na2S2O3 de 4,116 x 10-3 mols.
y mols Na2S2O3 = 2 mols Na2S2O3 x 2,058x10-3 mols = 4,116 x 10-3 mols de Na2S2O3 1 mol I2 (16)

Por fim, atravs do nmero de mols de Na2S3O4 e do volume gasto na titulao (15,1 mL), encontramos a concentrao real de Na2S2O3, como mostra a equao 17.

(17) 16

4.2-

Anlise dos Erlenmeyers (1, 2 e 3):

Frascos 1 2 3

Fase Orgnica (L) 6,3 x 10-3 7,2 x 10-3 7,3 x 10-3

Fase Aquosa (L) 0,6 x 10-3 2,31 x 10-3 1,6 x 10-3

Tabela 1. Volumes de Na2S2O3 gastos nas titulaes para determinao da concentrao de Iodo.

4.2.1- Frasco 1 Determinao do Kpart FASE ORGNICA: Alquota de 15 mL

Atravs da molaridade foi calculado o nmero de mols de Na2S2O3 gasto na titulao da fase orgnica da soluo 1, como mostra a equao abaixo. Sabendo que sua concentrao de 0,2725 mol L-1 e o volume gasto na titulao foi de 6,3 x 10-3 L, obteve-se que 1,72 x 10-3 mol de Na2S2O3 que reagiu com o Iodo da soluo. n = (0,2725 mol/L x 6,3 x 10-3 L ) = 1,72 x 10-3 mols de Na2S2O3 (18)

Sabendo que a proporo de Na2S2O3 com I2 de 2:1, de acordo com a equao 19, o nmero de mols de Iodo de 8,6 x 10-4 mol n = (1,72 x 10-3 mol de Na2S2O3)(1 mol de I2 ) = 8,6 x 10-4 mols de I2 (2 mols de Na2S2O3) A partir do nmero de mols foi calculado a molaridade do iodo contido na alquota de 15 mL retirada da Fase Orgnica da soluo 1, como mostra a equao 20: M = (8,6 x 10-4 mol de I2)/(15 x 10-3) = 0,057mol/L (20) (19)

17

FASE AQUOSA: Alquota de 40 mL Atravs da molaridade foi calculado o nmero de mols de Na2S2O3 gasto na titulao da fase aquosa da soluo 1.
Como a soluo de Na2S2O3 0,05 mol/L foi preparada por diluio da soluo de Na2S2O3 0,25

mol/L, devemos seguir a proporo de padronizao do K2Cr2O7. Logo, M (Na2S2O3) = 0,054 mol/L Dessa forma, sabendo a concentrao real do Na2S2O3 e que o volume gasto na titulao foi de 0,6 x 10-3 L, obteve-se que 3,84 x 10-5 mol de Na2S2O3 que reagiu com o Iodo da soluo. n = (0,054 mol/L x 0,6 x 10-3 L ) = 3,24x 10-5 mol de Na2S2O3 (21)

Lembrando que a proporo de Na2S2O3 com I2 de 2:1, o nmero de mols de Iodo de 1,92 x 10-5 mol, como mostra a equao 22: n = (3,24 x 10-5 mol de Na2S2O3)(1 mol de I2 ) = 1,62 x 10-5 mols de I2 (2 mols de Na2S2O3) Assim, atravs do nmero de mols foi calculado a molaridade do iodo contido na alquota de 40 mL retirada da Fase Aquosa da soluo 1, como mostrado na equao 23: M = (1,62 x 10-5 mol de I2)/(40 x 10-3) = 4,05 x 10-4 mol/L (23) (22)

Com este resultado pode-se observar que a concentrao de Iodo da fase orgnica cerca de 140 vezes maior que a concentrao presente na fase aquosa. Atravs das concentraes foi calculada a constante partio, como mostra a equao (24): Kpart = [I2(org)] = 0,057 [I2(aq)] 4,05 x 10-4 = 140,7 (24)

4.2.2- Anlise do Frasco 2 e 3 18

O nmero de mols e as concentraes de Na2S2O3 e de I2, contidas tanto na fase orgnica como na fase aquosa foram calculadas conforme mostrado no item 4.2.1. Os valores calculados esto listados na Tabela 2. FASE ORGNICA Frasco N de mols de I2 (mol) 2 3 9,81 x 10-4 9,95 x 10-4 [ I2] (mol L-1) 0,064 0,066 FASE AQUOSA N de mols de I2 (mol) 6,23 x 10-5 4,32 x 10-5 [ I2] (mol L-1) 2,079 x 10-3 2,88 x 10-3

Tabela 2. Valores do nmero de mols e concentrao molar do I2 Atravs das concentraes de iodo e da constante de partio encontrada no frasco 1, foi calculado a constante de equilbrio na fase aquosa, como mostra as equaes: 4.2.3 Kc para o Frasco 2:

4.2.4 Kc para o Frasco 3:

19

5 - DISCUSSO Para a realizao desta prtica, onde o objetivo principal era a determinao da constante de equilbrio de iodo (I2), iodeto (I-) e do on triiodeto (I3-) na fase aquosa, utilizou-se como titulante o tiossulfato de sdio. Quando a fase contendo o iodo titulada com o Na 2S2O3, o mtodo chamado de iodometria. Segundo Harris1, a forma mais comum de cristalizao do tiossulfato Na2S2O3 5H2O no suficientemente pura para ser um padro primrio, por esse motivo que houve a necessidade de padronizar esta soluo atravs de titulao utilizando K2Cr2O7 e KI em soluo concentrada de HCl. A utilizao do iodo neste experimento pode ser considerado pelo potencial padro de reduo do par I2/I- intermedirio, e alm disso pode reagir como oxidante na forma de I2 ou redutor na forma I3-. Foi usada uma soluo de amido com a finalidade de indicador. Essa soluo ficaria azul caso ainda houvesse iodo presente no meio. O amido reage com o iodo na presena de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, que visvel em concentraes mnimas de iodo. A sensibilidade da reao de cor tal que uma cor azul visvel quando a concentrao de iodo 2 x 10-5 M e a concentrao de iodeto maior do que 4 x 10-4 M a 20C. A sensibilidade da cor decresce quando a temperatura da soluo se eleva; assim, a 50C cerca de 10 vezes menos sensvel do que a 25C. Nos clculos realizados, observou-se que a constante de equilbrio (Kc) para o Frasco 3 foi maior que o do Frasco 2. Este resultado garante o deslocamento do equilbrio para a formao de triiodeto no Frasco 3. Os valores para os dois frascos foi diferente pois, tem-se um sistema de duas fases lquidas formado por dois componentes imiscveis, solvente polar e solvente apolar, desta forma observa-se que a substncia se distribui ou se divide entre as fases de uma maneira definida. A constante de partio a mesma em todos os frascos analisados, portanto o Kc varia para que isso seja realmente vlido.

20

Tambm temos que levar em conta as interferncias que podem ocorrer durante a prtica e que podem modificar o resultado final como reao das substncias com o ar, hidrlise do iodo, volatilizao do iodo. Tambm devem ser levados em conta erros individuais cometidos pelo analisador, erros na leitura do menisco, paralaxe, preparao errada de reagentes, condies de ambiente, dentre outros fatores. 6- CONCLUSES Conclumos ento que a tcnica de iodometria utilizando a oxirreduo eficaz para calcular a constante de equilbrio da reao de Na2S2O4 com I2

REFERNCIAS [1] ATKINS, P.; JONES, L. Princpios de Qumica: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Editora Bookman, 2006, 3 edio, p. 426-430. [2] CASTELLAN, G. Fundamentos de Fsico-Qumica. Editora Santurio. 2001, 22 edio, p. 234-237. [3] HARRIS, D. C. Anlise Qumica Quantitativa. Editora Santurio. 2008, 7 edio, p. 375-376.

21

Anda mungkin juga menyukai