Anda di halaman 1dari 17

AULA DE DIREITO ADMINISTRATIVO I

Prof Lcia Luz Meyer


atualizado em 03.2010

PONTO 22 PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR-PAD


Roteiro de Aula (17 fls)
SUMRIO: 22.1. Independncia das instncias judicial e administrativa. 22.2. Fases e princpios regentes do PAD. 22.2.1. Fases. 22.2.2. Princpios regentes. 22.3. Alcance do contraditrio e da ampla defesa no PAD. 22.4. A Lei federal n 8.112/90. 22.5. A Lei baiana n 6.677/94.

Procedimento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas funes ou relacionada com as atribuies do seu cargo e a ele esto sujeitos todos os servidores pblicos estatutrios , ainda que em estgio probatrio, podendo resultar nas seguintes penalidades: advertncia, aplicada por escrito em faltas de menor gravidade; suspenso; demisso; cassao da aposentadoria ou da disponibilidade. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover sua imediata apurao, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar. (Fonte: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/)

22.1. INDEPENDNCIA DAS INSTNCIAS JUDICIAL E ADMINISTRATIVA:


O Processo Administrativo Disciplinar - PAD espcie do gnero Processo Administrativo, este objeto do Ponto anterior (Ponto 21) do Programa de Direito Administrativo I. O PAD trata da apurao de irregularidades cometidas no servio pblico. De fato, toda e qualquer irregularidade cometida por servidores pblicos dever ser apurada de imediato, ou atravs de Sindicncia ou de Processo Administrativo Disciplinar PAD propriamente dito. Importante o estudo da Lei Federal n 8.112, de 11/12/1990 (Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais), no Ttulo V (arts. 143/182):
Ttulo V - Do Processo Administrativo Disciplinar Captulo I - Disposies Gerais Art. 143. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

3 A apurao de que trata o caput, por solicitao da autoridade a que se refere, poder ser promovida por autoridade de rgo ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competncia especfica para tal finalidade, delegada em carter permanente ou temporrio pelo Presidente da Repblica, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica, no mbito do respectivo Poder, rgo ou entidade, preservadas as competncias para o julgamento que se seguir apurao. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) Art. 144. As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. Pargrafo nico. Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada, por falta de objeto. Art. 145. Da sindicncia poder resultar: I - arquivamento do processo; II - aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias; III - instaurao de processo disciplinar. Pargrafo nico. O prazo para concluso da sindicncia no exceder 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior. Art. 146. Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar. []. Art. 148. O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. [].

Na Bahia, ver a Lei Estadual n 6.677, de 26/09/1994 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Estaduais) - arts. 204-251. Segundo LEANDRO CADENAS PRADO (Servidores Pblicos Federais Lei n 8.112/90, 3 ed, Niteri-RJ: Editora Impetus, 2005, p. 161):
As irregularidades cometidas por servidores pblicos devero ser apuradas imediatamente pela autoridade que tiver cincia do fato ou ato. Isto se dar por dois meios, a saber: a sindicncia ou o processo administrativo disciplinar, no se olvidando de sempre assegurar ao servidor o direito ampla defesa (art. 143 do Estatuto e art. 5, LV, da CF/88.

Sobre o assunto ler tambm ALEXANDRA PASSAI, no artigo de sua autoria intitulado o Responsabilidade dos servidores pblicos, disponvel em: < http://www.unisc.br/centros_nucleos/cepejur/artigo9.doc) > (TEXTO N 0102):
O servidor pode ser responsabilizado penalmente sempre que praticar crime ou contraveno. (...). Quem apura a responsabilidade criminal unicamente o Poder Judicirio. A infrao a normas internas, leis, decretos ou qualquer outro provimento regulamentar e a ordens administrativas, na opinio de Toshio Mukai (1999), caracterizam o ilcito administrativo, que possui os mesmos elementos bsicos do ilcito civil: ao ou omisso, desde que este tenha agido com dolo ou culpa. a prpria Administrao Pblica que apura tais infraes, sendo necessrio instaurar procedimento adequado para esse fim. Os meios de apurao, segundo Di Pietro (1999), so os sumrios, compreendendo a sindicncia e o processo administrativo disciplinar. sempre assegurado ao servidor o contraditrio e a ampla defesa nos termos do artigo 5, inciso LV da Constituio de 1988. Alm disso, Di Pietro (1999) explica que a maior parte das infraes administrativas no definida com preciso, j que a lei limita-se, quase sempre, falar em falta do cumprimento dos deveres, falta de

exao no cumprimento do dever, insubordinao grave, procedimento irregular ou ainda incontinncia pblica. Raras so as infraes definidas como ocorre com o abandono de cargo ou os ilcitos que correspondem a crimes ou contravenes. Devido a estas condies, a Administrao dispe de grande discricionariedade no enquadramento dos ilcitos, diferente do que ocorre no mbito penal, j que os tipos so bem precisos e definidos. Mas em razo da prpria discricionariedade, exigido que a Administrao motive a penalidade imposta, e demonstrar adequao entre a infrao e a pena aplicada. A punio por ilcito administrativo no depende de processo civil ou criminal, sendo, portanto, autnoma. A absolvio criminal s afastar o ato punitivo se ficar provada, na ao, a inexistncia do fato ou que o acusado no foi seu autor. As penalidades que podem ser impostas, de acordo com o artigo 127 da Lei 8.112/90, so as seguintes: a) Advertncia: aplicada por escrito em faltas de menor gravidade. b) Suspenso: devida quando ocorrer reincidncia em faltas punidas com advertncia, e nas demais infraes que no tipificam caso de demisso, no devendo exceder 90 dias. c) Demisso: aplicada na ocorrncia de infraes graves arroladas pelo artigo 132 da Lei 8.112/90, sendo o competente para tal aplicao o Presidente da Repblica, os Presidentes das Casas Legislativas, os Presidentes dos Tribunais Federais e o Procurador-Geral da Repblica, conforme a esfera a que esteja sujeito o servidor. Em alguns casos, a demisso acarretar inabilitao do servidor por cinco anos para cargo pblico federal, assim como em outros a inabilitao pode ser definitiva. Alm disso, sendo a demisso aplicada em razo de improbidade administrativa, pela aplicao irregular de dinheiros pblicos, por leso aos cofres pblicos e dilao do patrimnio nacional ou poe corrupo, haver a indisponibilidade dos bens do servidor e sujeio ao ressarcimento do errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. d) Cassao da aposentadoria ou disponibilidade: aplicada pelas mesmas autoridades competentes para imposio da demisso, nos casos em que o servidor inativo haja praticado, quando ainda em atividade, falta a que corresponderia demisso, e ainda que a lei no diga, ter de acarretar, por identidade de razo, as mesmas conseqncias previstas para a demisso, na opinio de Celso Antnio Bandeira de Mello (2002). e) Destituio: pode ser aplicada a ocupante de cargo em comisso ou funo comissionada, nas mesmas hipteses que ensejam as penalidades de suspenso ou demisso. competente para destituir a mesma autoridade que fez a nomeao.

- O ILCITO: <http://www.cgu.gov.br/cgu/guia_PAD_novo/Apostila%20de %20Texto%20CGU.pdf>


Por ser elemento integrante do objetivo do processo administrativo disciplinar, faz-se ento necessrio entender o que seja ilcito. Ilcito toda conduta humana antijurdica, seja por ao (conduta comissiva), seja por omisso (conduta omissiva), que afronta a um ou mais ramos do Direito, de forma que um nico ato pode acarretar diferentes responsabilizaes, conforme se detalhar em 4.14. Portanto, um gnero de que so espcies, por exemplo, os ilcitos civil, administrativo-disciplinar, penal, administrativo-fiscal, etc. Lei n 8.112, de 11/12/90 - Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. O ilcito civil toda conduta que cause dano a algum. Diante de tal definio genrica, no possvel a enumerao exaustiva em lei de todos os atos que configurem ilcito civil. Acarreta responsabilizao patrimonial de indenizar, de ndole no punitiva, apurvel em rito do Cdigo de Processo Civil (CPC), tutelando-se direitos privados, uma vez que o litgio entre o agressor e o agredido no move toda a sociedade. O ilcito penal, enfocando apenas o aspecto material (sem se levar em conta as condicionantes da ao ou omisso e do agente, que sero detalhadas em 4.6.1), toda conduta exaustivamente descrita em lei, contrria ordem jurdica e ao interesse pblico. Acarreta responsabilizao pessoal do agente, de ndole punitiva, com penas do CP e de leis especiais, apurvel no rito do Cdigo de Processo Penal (CPP), com promoo do Ministrio Pblico Federal, instaurando uma relao de direito pblico, pois a afronta do agressor atinge um bem tutelado e caro a toda a sociedade. O ilcito administrativo-disciplinar toda conduta do agente pblico que, no mbito de suas atribuies ou a pretexto de exerc-las, contraria dispositivo estatutrio. Dependendo da relevncia do bem jurdico atingido, pode ser: Ilcito administrativo puro, que afeta somente a administrao internamente. Acarreta responsabilizao funcional, de ndole punitiva, apurvel via processo administrativo disciplinar da Lei n 8.112, de 11/12/90, com penas do Estatuto.

Ilcito administrativo-civil, que toda conduta contrria a dispositivo estatutrio e causadora de prejuzo ao errio ou a terceiro. Acarreta responsabilizaes funcional (com penas do Estatuto) e patrimonial (de indenizar), podendo ser ambas apurveis na via administrativa, com possibilidade de repercusso processual civil. Ilcito administrativo-penal, que afeta no s a administrao, mas a sociedade como um todo. Acarreta responsabilizaes funcional (com penas do Estatuto) e penal (com 31 penas do CP e de leis especiais), apurveis de forma independente, respectivamente via processo administrativo disciplinar e processo penal. Ilcito administrativo-penal-civil, que alm de afetar a administrao e a sociedade como um todo, ainda causa prejuzo ao errio ou a terceiro. Acarreta responsabilizaes funcional (com penas do Estatuto), penal (com penas do CP e de leis especiais) e patrimonial (de indenizar), apurveis de forma independente, respectivamente via processo administrativo disciplinar, processo penal e possivelmente processo civil. Como exemplo de ilcitos de natureza penal passveis de serem cometidos por servidores pblicos, citam-se os crimes contra administrao pblica dos arts. 312 a 326 do CP; os crimes contra a ordem tributria do art. 3 da Lei n 8.137, de 27/12/90; e os crimes de abuso de autoridade dos arts. 3 e 4 da Lei n 4.898, de 09/12/65, todos apurveis judicialmente, por meio de ao penal pblica, promovida pelo Ministrio Pblico Federal, nos moldes previstos no CPP, no sendo matria de apurao administrativa disciplinar. O plo passivo desta relao jurdica penal engloba no s quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, mesmo que transitoriamente ou sem remunerao, mas ainda inclui quem tem exerccio em entidade paraestatal e quem trabalha para empresa prestadora de servio, que executa atividade tpica da administrao. CP - Funcionrio pblico Art. 327. Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividades tpicas da administrao pblica; J os ilcitos administrativos passveis de serem cometidos por servidores englobam inobservncia de deveres funcionais do art. 116; afrontas s proibies do art. 117; e cometimento de condutas do art. 132, todos da Lei n 8.112, de 11/12/90, apurveis conforme o rito previsto naquele Estatuto. E tm plo passivo menos abrangente que o penal, qual seja, alcana apenas a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Lei n 8.112, de 11/12/90 Art. 1 Esta Lei institui o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais. Art. 2 Para os efeitos desta Lei, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3 Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Pargrafo nico. Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso. Parecer-AGU n GQ-35, vinculante: 4. A Lei n 8.112, de 1990, comina a aplicao de penalidade a quem incorre em ilcito administrativo, na condio de servidor pblico, assim entendido a pessoa legalmente investida em cargo pblico, de provimento efetivo ou em comisso, nos termos dos arts. 2 e 3. Essa responsabilidade de que provm a apenao do servidor no alcana os titulares de cargos de natureza especial, providos em carter precrio e transitrio, eis que falta a previso legal da punio. Os titulares dos cargos de Ministro de Estado (cargo de natureza especial) se excluem da viabilidade legal de responsabilizao administrativa, pois no os submete a positividade do regime jurdico dos servidores pblicos federais aos deveres funcionais, cuja inobservncia acarreta a penalidade administrativa. [...] Aquela primeira definio, extrada do art. 327 do CP, remete ao que genericamente se chama de agente pblico: todo aquele que presta qualquer tipo de servio ao Estado (funes pblicas, em sentido amplo). Todos os agentes includos nesta definio ampla so passveis de cometer crimes associados ao exerccio da funo pblica e sujeitam-se responsabilizao penal. Embora no seja uma lei de ndole penal, vale acrescentar que o plo passivo a que se aplica a Lei de Improbidade (Lei n 8.429, de 02/06/92) ainda um pouco mais abrangente que o do art. 327 do CP, estendendo o conceito de agente pblico.

Lei n 8.429, de 02/06/92 Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior. [...] Dito isto, importa enumerar as inmeras espcies de agentes pblicos cabveis nessa definio ampla. Pela sua diversidade, esses agentes mantm diferentes graus de vinculao com a administrao pblica, graus esses que definem se, alm de figurarem nos abrangentes plos passivos do CP e da Lei n 8.429, de 02/06/92, tambm se sujeitam responsabilizao administrativa via processo administrativo disciplinar. Primeiramente, esta definio geral de agente pblico engloba os agentes polticos (eleitos por mandatos transitrios, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, alm de cargos de Ministros de Estado e de Secretrios nas Unidades da Federao), que, no que se refere a sua atividade, no respondem administrativamente, mas sim por crimes de responsabilidade. Uma outra categoria especfica de agentes pblicos so aqueles que detm cargos vitalcios, de ocupao permanente: os membros da magistratura, do Ministrio Pblico e dos Tribunais de Contas, os quais, por garantia constitucional (arts. 95, I; 128, 5, I, a; e 73, 3 da CF), tm a prerrogativa da desinvestidura se dar apenas mediante processo judicial (no so demissveis administrativamente). Mas este destaque exclusivo dos membros propriamente ditos competentes pelas respectivas atividades-fim, no alcanando os serventurios das atividades-meio daquelas trs instituies.

22.2. FASES E PRINCPIOS REGENTES DO PAD:


So fases do processo administrativo disciplinar: instaurao, instruo, defesa, relatrio e deciso. Considera-se as fases de instruo, defesa e relatrio, juntas, como inqurito administrativo. Ver o art. 151 da Lei n 8.112/90:
Art. 151. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II - inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; III - julgamento.

Como princpios regentes destacam-se: da legalidade objetiva, da oficialidade, do informalismo (ou formalismo mitigado), da publicidade dos atos, da verdade material, da ampla defesa e do contraditrio.

22.2.1. FASES:
Considera-se, pois, as seguintes fases no processo administrativo disciplinar (arts. 151): a) instaurao Ao tomar conhecimento de alguma irregularidade a autoridade competente emite despacho determinando a instaurao do processo publicando o ato para constituir a Comisso. A Comisso ser composta de 03 servidores estveis, designados pela autoridade 5

competente, e ser presidida por servidor de cargo efetivo superior ou do mesmo nvel do indiciado, ou nvel de escolaridade igual ou superior (arts. 149-150/Lei n 8.112/90):
Art. 149. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de trs servidores estveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no 3 do art. 143, que indicar, dentre eles, o seu presidente, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 1 A Comisso ter como secretrio servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicao recair em um de seus membros. 2 No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau. Art. 150. A Comisso exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da administrao. Pargrafo nico. As reunies e as audincias das comisses tero carter reservado.

Vigora o princpio da oficialidade: independe de provocao. Caso no haja elementos para instaurar o processo, ser realizada uma sindicncia; a citao do indiciado ser encaminhada com cpia da Portaria (que dever conter todos os elementos que permitam ao indiciado conhecer os ilcitos de que acusado). b) instruo Vigoram os princpios da oficialidade e do contraditrio (o indiciado pode acompanhar todo o processo); realizao de diligncias, levantamento de provas, etc. Ver os arts. 153-166/Lei 8112/90):
Art. 153. O inqurito administrativo obedecer ao princpio do contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao dos meios e recursos admitidos em direito. Art. 154. Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar, como pea informativa da instruo. Pargrafo nico. Na hiptese de o relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente da imediata instaurao do processo disciplinar. Art. 155. Na fase do inqurito, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Art. 156. assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermdio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial. 1 O presidente da comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. 2 Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial de perito. Art. 157. As testemunhas sero intimadas a depor mediante mandado expedido pelo presidente da comisso, devendo a segunda via, com o ciente do interessado, ser anexado aos autos.

Pargrafo nico. Se a testemunha for servidor pblico, a expedio do mandado ser imediatamente comunicada ao chefe da repartio onde serve, com a indicao do dia e hora marcados para inquirio. Art. 158. O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito. 1 As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2 Na hiptese de depoimentos contraditrios ou que se infirmem, proceder-se- acareao entre os depoentes. Art. 159. Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos nos arts. 157 e 158. 1 No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente, e sempre que divergirem em suas declaraes sobre fatos ou circunstncias, ser promovida a acareao entre eles. 2 O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, bem como inquirio das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porm, reinquiri-las, por intermdio do presidente da comisso.

c) defesa Haver, em regra, a apresentao de razes escritas (diretamente ou atravs de advogado); no havendo defesa escrita, a Comisso designar servidor para defender o indiciado. Ver arts. 160-164/Lei 8112/90):
Art. 160. Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos um mdico psiquiatra. Pargrafo nico. O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Art. 161. Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indiciao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. 1 O indiciado ser citado por mandado expedido pelo presidente da comisso para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartio. 2 Havendo dois ou mais indiciados, o prazo ser comum e de 20 (vinte) dias. 3 O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis. 4 No caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa contar-se- da data declarada, em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao, com a assinatura de (2) duas testemunhas. Art. 162. O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado. Art. 163. Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital, publicado no Dirio Oficial da Unio e em jornal de grande circulao na localidade do ltimo domiclio conhecido, para apresentar defesa. Pargrafo nico. Na hiptese deste artigo, o prazo para defesa ser de 15 (quinze) dias a partir da ltima publicao do edital. Art. 164. Considerar-se- revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal.

1 A revelia ser declarada, por termo, nos autos do processo e devolver o prazo para a defesa. 2 Para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designar um servidor como defensor dativo, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

d) relatrio Este concluir pela proposta de absolvio ou pela proposta de aplicao de penalidade, indicando as provas em que se baseia para sua concluso. Observe-se que opinativo, portanto, no vinculante. Ver o art. 165/Lei 8112/90):
Art. 165. Apreciada a defesa, a comisso elaborar relatrio minucioso, onde resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. 1 O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. 2 Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes. Art. 166. O processo disciplinar, com o relatrio da comisso, ser remetido autoridade que determinou a sua instaurao, para julgamento.

e) deciso A autoridade competente para julgar poder acolher (neste caso o relatrio corresponde motivao) ou no aceitar a proposta da comisso processante, e ento dever motivar sua deciso apontando os elementos em que se fundamenta. Poder tambm declarar a nulidade do processo, por ilegalidade, determinar o saneamento do processo, por irregularidade, determinar a realizao de novas diligncias, etc. Veja-se os arts. 167-173/Lei n 8.112/90): Observe-se mais uma vez que as fases de instruo, defesa e relatrio constituem o inqurito administrativo. Aps o julgamento caber, em caso de aplicao de penalidade, o pedido de reconsiderao, recursos hierrquicos e pedido de reviso. O servidor indiciado s poder ser exonerado a pedido ou aposentado voluntariamente aps a concluso do PAD e cumprimento da penalidade, se houver (art. 172/Lei n 8.112/90). Prazo do PAD: 60 dias, prorrogveis por mais 60 (art. 152/Lei 8.112/90). A SINDICNCIA ADMINISTRATIVA um processo sumrio; o prprio PAD, com mais agilidade, conforme previsto nos arts. 133 140 da Lei n 8.112/90:
Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia e, na hiptese de omisso, adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata, cujo processo

administrativo disciplinar se desenvolver nas seguintes fases:(Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso, a ser composta por dois servidores estveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgresso objeto da apurao; (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) II - instruo sumria, que compreende indiciao, defesa e relatrio; (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) III - julgamento. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 1 A indicao da autoria de que trata o inciso I dar-se- pelo nome e matrcula do servidor, e a materialidade pela descrio dos cargos, empregos ou funes pblicas em situao de acumulao ilegal, dos rgos ou entidades de vinculao, das datas de ingresso, do horrio de trabalho e do correspondente regime jurdico. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 2 A comisso lavrar, at trs dias aps a publicao do ato que a constituiu, termo de indiciao em que sero transcritas as informaes de que trata o pargrafo anterior, bem como promover a citao pessoal do servidor indiciado, ou por intermdio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartio, observado o disposto nos arts. 163 e 164. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 3 Apresentada a defesa, a comisso elaborar relatrio conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor, em que resumir as peas principais dos autos, opinar sobre a licitude da acumulao em exame, indicar o respectivo dispositivo legal e remeter o processo autoridade instauradora, para julgamento. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 4 No prazo de cinco dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso, aplicando-se, quando for o caso, o disposto no 3 o do art. 167. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 5 A opo pelo servidor at o ltimo dia de prazo para defesa configurar sua boa-f, hiptese em que se converter automaticamente em pedido de exonerao do outro cargo. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 6 Caracterizada a acumulao ilegal e provada a m-f, aplicar-se- a pena de demisso, destituio ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade em relao aos cargos, empregos ou funes pblicas em regime de acumulao ilegal, hiptese em que os rgos ou entidades de vinculao sero comunicados. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 7 O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder trinta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por at quinze dias, quando as circunstncias o exigirem. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 8 O procedimento sumrio rege-se pelas disposies deste artigo, observando-se, no que lhe for aplicvel, subsidiariamente, as disposies dos Ttulos IV e V desta Lei. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97). [].

Assim, realiza-se a sindicncia previamente, caso no haja elementos suficientes para instaurar o processo administrativo disciplinar. um procedimento apuratrio sumrio ou procedimento investigatrio (correspondente ao inqurito policial que antecede ao processo penal) mais clere e mais simples; objetiva apurar o cometimento de irregularidades por servidores, ou sua autoria. Prazo: 30 dias, prorrogveis por mais 30 (art. 145, PU/Lei 8.112/90):
Art. 145. (): []. Pargrafo nico. O prazo para concluso da sindicncia no exceder 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior.

Art. 146. Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar. [].

Em havendo posterior PAD os autos da sindicncia sero parte do processo como pea informativa (art. 154/Lei 8112/90):
Art. 154. Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar, como pea informativa da instruo. Pargrafo nico. Na hiptese de o relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente da imediata instaurao do processo disciplinar.

Conseqncias da sindicncia: a) arquivamento do processo; b) advertncia ou suspenso (esta, de at no mximo 30 dias); Caso enseje penalidade de suspenso superior a 30 dias (e o mximo da suspenso de 90 dias), de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de PAD (art. 146/Lei n 8112/90):
Art. 146. Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar.

c) instaurao do processo administrativo disciplinar. o que prescreve o j citado art. 145/Lei n 8112/90:
Art. 145. Da sindicncia poder resultar: I - arquivamento do processo; II - aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias; III - instaurao de processo disciplinar. [].

Ver pp. 28-29 do site: <http://www.cgu.gov.br/cgu/guia_PAD_novo/Apostila%20de %20Texto%20CGU.pdf> :


Retornando enumerao dos diferentes graus de refinamento da representao ou denncia, em uma segunda hiptese, se a notcia traz bons indcios do cometimento do fato (materialidade), mas no indica a autoria (ou concorrncia), a princpio, se poderia cogitar da instaurao de sindicncia contraditria. Por ltimo, se a notcia traz bons indcios tanto do fato quanto da autoria (ou concorrncia), se teria a justificativa para instaurar processo administrativo disciplinar. As diferenas entre sindicncia e processo administrativo disciplinar e os respectivos critrios de instaurao sero abordados em 3.4. Por ora, basta destacar que, tendo tido cincia de suposta irregularidade, associada direta ou indiretamente ao exerccio do cargo, e atendidos os critrios de admissibilidade, a autoridade

10

competente determina imediata apurao, via sindicncia ou processo administrativo disciplinar. Esta a regra geral, bastando para tal haver indcios da suposta irregularidade. bvio que no se espera nesse momento inequvoca configurao da irregularidade, visto que esta configurao e a conseqente responsabilizao somente ficaro caracterizadas aps o curso do apuratrio, bastando, neste momento inicial, para que se instaure, a existncia um mnimo de plausibilidade da ocorrncia do fato e de sua autoria (ou concorrncia).

22.2.2 PRINCPIOS REGENTES:


Vale aqui transcrever as palavras extradas do artigo Processo Administrativo Disciplinar na Administrao Pblica, de ELISNGELA GONALVES DE LIMA (disponvel em: (http:// www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4793 - TEXTO N 0021):
Em todo e qualquer processo administrativo esto assegurados princpios da legalidade objetiva, da oficialidade, do informalismo, da publicidade dos atos, da verdade material, da ampla defesa e do contraditrio, e ainda os princpios que foram arrolados pela Lei Federal n 9.784/99 e sabiamente chamados de critrios, que esto em seu artigo 2 e incisos. Contudo, os primeiros completam os segundos e no estudo em tela sero abordados os princpios deixando para uma outra oportunidade os critrios. O princpio da legalidade objetiva diz respeito instaurao do processo dentro das normas legais, portanto todo processo administrativo, inclusive o disciplinar, precisa embasar-se em uma norma legal sob pena de ser invalidado. Quanto ao princpio da legalidade, com apoio de Gianini, diz Hely Lopes Meirelles: Que o processo administrativo ao mesmo tempo em que ampara o particular serve ao interesse pblico na defesa da norma objetiva, visando manter o imprio da legalidade e da justia no funcionamento da administrao pblica. (LOPES, Direito administrativo, cit., p.558). Logo aps nos deparamos com o princpio da oficialidade, o qual rege que a administrao pblica responsvel pela movimentao do processo, mesmo que esse tenha sido provocado pelo servidor, depois de instaurado o processo responsabilidade da administrao dar andamento s fases processuais pertinentes ao mesmo. No caso de retardamento do processo por negligncia ou desinteresse da autoridade pblica pode essa ser responsabilizada, podendo ser o processo findado por decurso de tempo, salvo se houver previso legal. Adiante nos deparamos com o princpio da verdade material, o qual somente no admite o meio de prova ilcito para o processo, logo mais temos o princpio do informalismo que a grosso modo pode representar um certo desleixo para com a conduo do processo administrativo disciplinar, no entanto esse no o intuito, na verdade o que se busca atingir por esse princpio a flexibilidade e menor formalismo no processo, no fazendo assim desse um processo judicial. Assim nos ensina Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito administrativo, cit., p. 401), ao asseverar que "s vezes, a Lei impe determinadas formalidades ou estabelece um procedimento mais rgido, prescrevendo a nulidade para o caso de sua inobservncia", diante disso, o processo administrativo disciplinar busca um equilbrio em seus atos procurando garantir a credibilidade e certeza de que foram aplicadas corretamente as legislaes previstas para o caso concreto. E ento chegamos ao princpio da publicidade dos atos, o qual permite que os interessados tenham acesso aos atos praticados dentro do processo, sendo esses publicados, salvo se o interesse pblico exigir sigilo o que est fundamentado no artigo 5, LX da CF/88. Fora dessa hiptese tem o acusado direito de ter acesso, poder examinar e fazer anotaes do que entender de seu interesse, bem como requerer certides das peas que desejar. Portanto os princpios bsicos do processo administrativo aplicam-se na instaurao do processo administrativo disciplinar, sendo seguidos de acordo com as normas pertinentes matria. Essa preocupao deve-se ao fato de ser obrigatria a instaurao do devido processo legal em torno dos processos administrativos disciplinares e dentro desse assegurar os mais importantes princpios regidos dentro do processo, quais sejam: o do contraditrio e o da ampla defesa, sem os quais o processo administrativo disciplinar no tem validade.

22.3. ALCANCE DO CONTRADITRIO E DA AMPLA DEFESA NO PROCESSO


11

ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR:
A respeito do contraditrio e da ampla defesa, trazemos do mesmo artigo retro-citado, Processo Administrativo Disciplinar na Administrao Pblica, de ELISNGELA GONALVES DE LIMA (TEXTO N 0021) a seguinte observao:
No h que se falar em princpios do contraditrio e da ampla defesa, sem que seja instaurado o devido processo legal; dessa forma expressa-se a beira da matria Ana Lcia Berbert de Castro Fontes, que entende que a instruo contraditria e o direito ampla defesa com os recursos e meios inerentes resultam da concretizao do princpio do devido processo legal. Igualmente, Carlos Ari Sundfeld pondera que: Na esfera administrativa, o devido processo legal tambm se realiza, nos termos do artigo 5 inciso LIV, da Constituio, atravs da garantia do contraditrio e da ampla defesa aos litigantes e acusados em geral. (SUNDFELD, 1998, p.199). Dessa forma, a aplicao de sanes administrativas para que tenham validade deve ser assegurada a oportunidade para a manifestao do interessado e a produo de provas por ele requeridas, desde que promovidas por meios lcitos. A bilateralidade do processo administrativo disciplinar enseja que ao contrrio do que acontece em processos inquisitrios, a administrao nessa vertente de processo administrativo, no pode estar em posio de supremacia, pois o contraditrio enseja dilogo, e caso a administrao pblica tenha tal supremacia o acusado ser mero interlocutor, no caracterizando assim o contraditrio. Em razo disso, o servidor colocado em confronto com a administrao pblica no exerccio de suas funes o sujeito ativo no processo, sendo analisadas as acusaes da administrao pblica e as provas produzidas em contrrio do acusado, sugerindo assim um juzo de imparcialidade para que tenha validade o processo de apurao da falta supostamente cometida. No pode a administrao ser julgadora e parte ao mesmo tempo, justamente por isso instituda uma comisso para apurar os fatos, com profissionais competentes para tanto, como foi visto no incio do estudo. Portanto o contraditrio dentro do processo administrativo disciplinar est previsto para que possa proteger a capacidade de influncia da administrao pblica na formao do convencimento da comisso julgadora, para que dessa forma seja expedido um relatrio mais ponderado e conforme a realidade dos fatos. Sendo que o contraditrio instaurado dentro do processo a partir do momento em que o acusado citado e ento comunicado de que poder promover sua defesa assim desejando, esse procedimento dentro do processo primordial para que o mesmo tenha validade, pois s atravs dele se tem formao da relao bilateral. Da mesma forma assegurada a ampla defesa no processo administrativo disciplinar, ensejando o direito do acusado ser ouvido, apresentar razes de convencimento de sua inocncia, produo de provas, desde que sejam lcitas e ainda de impugnar provas produzidas pela administrao pblica atravs da comisso de apurao de faltas graves e ainda o direito a uma defesa especializada, qual seja a contratao de um profissional da rea jurdica para represent-lo no processo. Portanto os princpios acima comentados so fundamentais para que se possa apurar as faltas supostamente cometidas, de acordo com a legislao pertinente a matria e ainda com relao s Garantias Constitucionais, pois sem que esses princpios sejam obedecidos, caracteriza-se o cerceamento de defesa e conseqentemente a nulidade dos atos cometidos da por diante.

Tambm, extrado do site da Corregedoria Geral da Unio http://www.cgu.gov.br/cgu/guia_PAD_novo/Apostila%20de%20Texto%20CGU.pdf >), preciosas palavras (grifamos):

(< as

Em termos de processo administrativo disciplinar, a garantia constitucional da ampla defesa proporciona ao acusado, pessoalmente ou, a seu critrio, por meio de procurador, os direitos gratuitos, perante a administrao e por ela respeitados, de: ser notificado da existncia do processo (verdadeira clusula inicial da ampla defesa, pois ningum pode se defender se antes no souber que existe, contra si, uma acusao), ter acesso aos autos, participar da formao de provas e v-las

12

apreciadas, ter a faculdade de se manifestar por ltimo, ter defesa escrita analisada antes da deciso, ser alvo de julgamento fundamentado e motivado e dele ter cincia (como pr-condio para poder exercer o direito de recorrer). Ainda, como corolrio da ampla defesa, tem-se a presuno de inocncia do servidor at o julgamento do processo, com o nus de provar a responsabilizao a cargo da administrao. Infraconstitucionalmente, este princpio, alm dos arts. 116, pargrafo nico, 143, 153 e 156 da Lei n 8.112, de 11/12/90, tambm se encontra positivado no art. 2, caput e pargrafo nico, X, da Lei n 9.784, de 29/01/99. Assim se manifestou a Advocacia-Geral da Unio, quando o rgo jurdico apreciou os direitos ao contraditrio e ampla defesa, nos seus Pareceres n GQ-37, 55 e 177, vinculantes, conforme se ver em 3.3.6, reproduzindo citao doutrinria: por isto que o contraditrio no se pode limitar ao oferecimento de oportunidade para produo de provas. preciso que ele mesmo (o magistrado) avalie se a quantidade de defesa produzida foi satisfatria para a formao do seu convencimento. Portanto, a ampla defesa no aquela que satisfatria segundo os critrios do ru, mas sim aquela que satisfaz a exigncia do juzo. (...) (Celso Ribeiro Bastos, Comentrios Constituio do Brasil, Editora Saraiva, 1989, 2 vol, pg. 267). Por sua vez, a garantia constitucional do contraditrio significa para o acusado ter cincia de cada prova juntada aos autos e poder contest-la de imediato, caso deseje, estabelecendo uma relao bilateral, no necessariamente antagnica, mas sim preferencialmente colaboradora com a elucidao da verdade. Por outro lado, o contraditrio se satisfaz apenas com a oferta, com a faculdade, com a prerrogativa que se concede ao interessado em produzir contradita em relao a atos que militem a seu desfavor, no caracterizando afronta ao princpio, se, uma vez devidamente ofertada a oportunidade parte, ela se omite e no a exercita. Em sntese, o contraditrio se concretiza quando o processo propicia o dilogo. Para isso, necessrio, ento, dar cincia ao acusado, como regra geral, com prazo hbil de antecedncia de trs dias teis, de atos de produo de provas (diligncias, percias, testemunhos, etc) e decises prolatadas, conforme se ver em 4.4.2, a fim de que a parte, caso queira, possa se opor ou dar outra verso ou fornecer interpretao jurdica diversa. Enfim, no basta que a comisso colete os elementos de prova que lhe paream relevantes para formar sua convico; o contraditrio garante ao acusado a faculdade no s de contra-arrazoar as provas elaboradas pela comisso, como tambm de produzir suas prprias provas e de ter suas alegaes imparcialmente apreciadas e valoradas pela administrao. Em patamar infraconstitucional, este princpio, alm dos arts. 153 e 156 da Lei n 8.112, de 11/12/90, tambm se encontra positivado no art. 2, caput, da Lei n 9.784, de 29/01/99, conforme 3.3.2. As garantias da ampla defesa e do contraditrio devem ser encaradas pela comisso como a base da conduo do processo, pois so os pilares da validade dos atos processuais, da deciso prolatada e de todo o processo em si, independentemente do rito (se processo administrativo disciplinar em rito ordinrio ou sumrio ou se sindicncia). A comisso deve reservar, no curso de todo o apuratrio, constante ateno a esses dois direitos, visto que, no processo administrativo disciplinar, em regra, somente a sua inobservncia pode acarretar nulidade. Por fora do art. 5, LV da CF, conforme abordado em 3.1.2, estendem-se as garantias da ampla defesa e do contraditrio a celetistas requisitados pela administrao pblica ou que lhe prestem servios, os quais, sem ocupar cargo pblico, envolvem-se em irregularidades. (pp. 40-41).

22.4. A LEI FEDERAL N 8.112/90:


Finalmente, vale trazer as seguintes consideraes a respeito da Lei n 8.112/90, feitas pela Corregedoria Geral da Unio, na j citada Apostila (disponvel em: <http://www.cgu.gov.br/cgu/guia_PAD_novo/Apostila%20de%20Texto%20CGU.pdf> ):
A Lei n 8.112, de 11/12/90, constituindo-se no Estatuto do servidor pblico civil federal, como tal, aborda todo o tipo de direitos e deveres da relao de trabalho na administrao pblica federal, de sorte que a matria disciplinar nela encartada no a nica e nem mesmo a sua principal vocao. Dessa forma, a Lei n 8.112, de 11/12/90, deixa muitas lacunas acerca do processo administrativo disciplinar, que obrigam a integrao por meio de outras leis, voltadas para a processualstica administrativa ou at mesmo penal, e de demais fontes, tais como princpios jurdicos, entendimentos sedimentados na administrao e no Poder Judicirio e, por fim, nas manifestaes da doutrina.

13

22.5. A LEI BAIANA N 6.677/94:


Finalmente, sugerimos a leitura da Lei baiana n 6.677, de 26.09.1994 (Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Estaduais), sobretudo nos artigos 204 251. DOUTRINA: CARVALHO FILHO, Jos dos Santos Manual de Direito Administrativo, 17 ed. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2007. COSTA, Nelson Nery - 'Processo Administrativo e suas Espcies, 4 ed. So Paulo: Forense, 2003. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella Direito Administrativo, 19 Ed. So Paulo: Atlas, 2006. FERRAZ, Srgio; DALLARI, Adilson Abreu - 'Processo Administrativo', So Paulo: Malheiros, 02.2002. MEDAUAR, Odete - 'Direito Administrativo Moderno', 7 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2.2003. MELLO, Celso Antnio Bandeira de Curso de Direito Administrativo, 20 Ed. So Paulo: Malheiros, 2.2006. MOREIRA, Egon Bockmann - Processo Administrativo, 2 ed, So Paulo: Malheiros, 05.2003. PRADO, Leandro Cadenas - Servidores Pblicos Federais Lei n 8.112/90, 3 ed, Niteri-RJ: Impetus, 2005.

TEXTOS RECOMENDADOS COMO LEITURA COMPLEMENTAR: DEZAN, Sandro Lcio - Notaes Teoria Geral do Ato Administrativo, aplicadas ao Processo Disciplinar e a Questes Disciplinares Controversas, (disponvel em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=5264) - TEXTO N 0015. LIMA, Elisngela Gonalves de - Processo Administrativo Disciplinar na Administrao Pblica, (disponvel em: - http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp? id=4793) - TEXTO N 0021. MARTINS, Joo Bosco Barbosa - A Sindicncia Administrativa como instrumento sumrio de busca de autoria ou da existncia de irregularidades no servio pblico federal, (disponvel em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=5028 ) - TEXTO N 0020. PEPEU, Srgio Ricardo Freire Processo Administrativo Disciplinar: Uma Viso Sistemtica, (disponvel em: - http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4831) TEXTO N 0022. PASSAIA, Alexandra Responsabilidade dos Servidores Pblicos, (disponvel em: http://www.unisc.br/centros_nucleos/cepejur/artigo9.doc) - TEXTO N 0102. PESSOA, Robertonio Santos Processo Administrativo, (disponvel em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=2107 ) - TEXTO N 0109. ROSA, Dnerson Dias Sindicncia e processo administrativo disciplinar, (disponvel 14

em: http://www.mundojuridico.adv.br/html/artigos/documentos/texto293.htm) TEXTO N 0056. SANTOS, Marlia Lourido Noes gerais acerca do Processo Administrativo e da Lei n 9.784/99, (disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp? id=410&p=2) - TEXTO N 0110. Processo Administrativo Disciplinar, (disponvel em: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/) - TEXTO N 0037. GUIA DO PAD - <http://www.cgu.gov.br/cgu/guia_PAD_novo/Apostila%20de %20Texto%20CGU.pdf>

Osnabrck, Niedersachsen - Deutschland, atualizado em 19 de marco de 2010 Prof LUCIA LUZ MEYER meyer.lucia@gmail.com http://sites.google.com/site/meyerlucia/

ADENDO
LEGISLAO FEDERAL: CONSTITUIO FEDERAL, DE 1988 LEI N 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 - Dispe sobre o regime jurdico dos
servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais.

LEI N 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992 - Dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias. DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 - Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. LEI N 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994 - ESTATUTO DA ADVOCACIA - Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). LEI N 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999 - Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. DECRETO N 5.483, DE 30 DE JUNHO DE 2005 - Regulamenta, no mbito do Poder Executivo Federal, o art. 13 da Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, institui a sindic ncia patrimonial e d outras providncias.

15

PORTARIA N 335, DE 30 DE MAIO DE 2006 - Regulamenta o Sistema de Correio do Poder Executivo Federal, de que trata o Decreto n 5.480, de 30 de junho de 2005. DECRETO N 6.029, DE 1 DE FEVEREIRO DE 2007 - Institui Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal, e d outras providncias. LEI N 11.719, DE 20 JUNHO DE 2008 - Altera dispositivos do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Cdigo de Processo Penal, relativos suspenso do processo, emendatio libelli, mutatio libelli e aos procedimentos.

Legislao Estadual

*Acre - LEI COMPLEMENTAR N 39, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1993 Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Acre, das Autarquias e das Fundaes Pblicas, institudas e mantidas pelo Poder Pblico. *Amazonas - LEI N 2.794, DE 06 DE MAIO DE 2003 Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Estadual. *Bahia - LEI N 6.677 DE 26 DE SETEMBRO DE 1994 Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Estaduais. *Cear - LEI N 9.826, DE 14 DE MAIO DE 1974 Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado. *Esprito Santo - LEI COMPLEMENTAR N 46 Institui o Regime Jurdico nico para os servidores pblicos civis da administrao direta, das autarquias e das fundaes do Estado do Esprito Santo, de qualquer dos seus Poderes. *Gois - LEI N 10.460, DE 22 DE FEVEREIRO DE 1988 Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Gois e de suas Autarquias. *Maranho - LEI N 6.107, DE 27 DE JULHO DE 1994 Dispe sobre o estatuto dos servidores pblicos civis do estado e d outras providncias. *Mato Grosso . LEI COMPLEMENTAR N 04, DE 15 DE OUTUBRO DE 1990 Dispe sobre o Estatuto dos Servidores, Pblicos da Administrao Direta das Autarquias e das Fundaes Pblicas Estaduais. - LEI COMPLEMENTAR N 112, DE 1 DE JULHO DE 2002 Institui o Cdigo de tica Funcional do Servidor Pblico Civil do Estado de Mato Grosso. - LEI COMPLEMENTAR N 207, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2004 Institui o Cdigo Disciplinar do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, e d outras providncias. - LEI N 8.265, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004 Dispe sobre a Corregedoria Fazendria e d outras providncias. - PROVIMENTO N 005 - TJ MT Dispe sobre o sistema de controle das infraes disciplinares, aplicvel aos servidores do Poder Judicirio. *Mato Grosso do Sul - LEI N 1.102, DE 10 DE OUTUBRO DE 1990 Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundaes Pblicas do Estado de Mato Grosso do Sul, e d outras providncias. * Par - LEI N 5.810, DE 24 DE JANEIRO DE 1994 Dispe sobre o Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis da Administrao Direta, das Autarquias e das Fundaes Pblicas do Estado do Par. * Paran - LEI N 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE 1970 Estabelece o regime Jurdico dos funcionrios civis do Poder Executivo do Estado do Paran. *Pernambuco - LEI COMPLEMENTAR N 03, DE 22 DE AGOSTO DE 1990 Institui o regime jurdico nico de que trata o Art. 98 da Constituio Estadual, e d outras providncias.

16

*Piau - LEI COMPLEMENTAR N 13, DE 03 DE JANEIRO DE 1994 Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Piau, das autarquias e das fundaes pblicas estaduais e d outras providncias. *Rio de Janeiro - DECRETO-LEI N 220, DE 18 DE JULHO DE 1975 Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. *Santa Catarina - LEI N 6.745, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1985 Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Santa Catarina. - LEI N 6.844, DE 29 DE JULHO DE 1986 Dispe sobre o Estatuto do Magistrio Pblico Estadual do Estado de Santa Catarina. *So Paulo - LEI ESTADUAL N 10.177, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1998 Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Estadual. - LEI N 10.261, DE 28 DE OUTUBRO DE 1968 Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo. *Tocantins LEI N 1.818, DE 23 DE AGOSTO DE 2007 Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Tocantins.- LEI N 1.654, DE 6 DE JANEIRO DE 2006 Dispe sobre o Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins.

Legislao Municipalslao Municipal


*So Lus MA - LEI N 4.615, DE 19 DE JUNHO DE 2006 Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de So Lus e d outras providncias. *So Paulo SP - LEI N 14.141, DE 27 DE MARO DE 2006 Dispe sobre o processo administrativo na Administrao Pblica Municipal. - LEI N 8.989, DE 29 DE OUTUBRO DE 1979 Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de So Paulo e d providncias correlatas. *Palmas TO - LEI COMPLEMENTAR N 008, DE 16 DE NOVEMBRO DE 1999 Institui o Estatuto dos Servidores Pblicos da Administrao Direta e Indireta dos Poderes do Municpio de Palmas. *Rio de Janeiro RJ - LEI N 94, DE 14 DE MARO DE 1979 Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Poder Executivo do Municpio do Rio de Janeiro e d outras providncias.

(FONTE: http://www.leodasilvaalves.com/legislacao.htm Acesso em 16.03.2010) Legislao Munil

17

Anda mungkin juga menyukai