Anda di halaman 1dari 4

LOJA VIRTUAL PROCEDIMENTOS

Procedimentos para abertura ROTEIRO 1. INTRODUO 2. APURAO DE RESULTADOS 3. ATIVIDADE DESENVOLVIDA 4. PROCEDIMENTOS NA JUNTA COMERCIAL 5. CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURDICA - CNPJ 5.1. PREENCHIMENTO DO PGD CNPJ 6. TRIBUTAO 6.1. RECEITA DE EXPORTAO 6.2. IMPORTAO DE MERCADORIAS PARA REVENDA 7. CLASSIFICAO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONMICA - CNAE 1. INTRODUO O negcio via internet pode ser resumido em vender e lucrar. E isto depende da existncia de interessados em comprar, ou seja, clientes. Voc j tem um ponto importante a seu favor, que a certeza de que pessoas frequentam Lojas Virtuais e, portanto, j compram estes produtos. Isto , o negcio que deseja montar no indito. Existem pessoas interessadas em comprar estes produtos. Neste trabalho abordaremos os procedimentos para a abertura de uma Loja Virtual e informaes adicionais sobre o tema. Podemos citar como diferencial nesta modalidade de comrcio alguns dos itens abaixo: - Comodidade e beleza - quando d prazer frequentar o ambiente de sua Loja Virtual; - Bom atendimento - o cliente fica sempre satisfeito mesmo quando sua Loja Virtual no dispe do que ele deseja; - Interesse em satisfazer, resolver - o cliente sempre ouvido e suas opinies consideradas; Diferenciao - o cliente percebe algo de especial na Loja Virtual; Personalizao - a idia de que este cliente especial; Confiana e credibilidade - voc passa a idia de que a satisfao dele mais importante para voc do que a venda; - Exposio - o cliente percebe que para se satisfazer no depende de ao sua, mas do que ele percebe na sua Loja Virtual, da forma como ela funciona; - Crdito e facilidade de pagamento - sua empresa se adapta ao nvel de renda do seu pblico; - Servios adicionais - na prtica voc entrega satisfao, no somente produtos ou servios pelos quais o cliente j paga; - Valorizao do cliente, respeito e seriedade - os direitos do cliente voc reconhece em todos os detalhes de sua operao; - Flexibilidade e adaptabilidade - de algum jeito sua Loja Virtual deve satisfazer; - Inovao - sua Loja Virtual atualizada (esta imagem tem de ser constante); - Garantias - para o cliente ter certeza e confiar que no ter prejuzos.

Tem tambm aquelas vantagens tradicionais que muitos pensam que so decisivas mas no so, dependem de como voc as utiliza: - Preo - nem sempre menor preo significa capacidade de atrao de clientes; - Variedade - nem sempre investir em variedade de equipamentos, servios e produtos atrativo; - Localizao - o ponto por si s no fator de sucesso, um bom ponto pode ser feito.

2. APURAO DE RESULTADOS Se o Fluxo de Caixa importante para o bom andamento do negcio, podemos conceituar como ferramenta primordial dos empresrios o Demonstrativo de Resultado, isto , a apurao de resultados equivale aos momentos de parada para conferir e acertar o rumo, a direo. Na montagem do seu Plano de Negcio, bem como no dia-a-dia da empresa, muitas estimativas voc ter de fazer e duas so poderosas: - previso de vendas; - previso de lucro. Praticar estas duas previses saber para onde ir. Estas duas estimativas influenciaro todas as demais. Cumprir estas estimativas significa simplesmente viabilizar a empresa, viabilizar sua Loja Virtual. 3. ATIVIDADE DESENVOLVIDA Esse tipo de atividade caracteriza-se pela comercializao de diversos produtos, por meio da utilizao das tecnologias de informtica e telecomunicaes. mais conhecido como Comrcio Eletrnico ou ecommerce, ou seja, processo de automao das transaes e transferncia de dados mediados pela internet. So as chamadas Lojas Virtuais disponveis na Internet. A comercializao por meio da internet possibilita aos compradores a oportunidade de fazerem compras 7 dias por semana, 24 horas por dia e em qualquer lugar que estejam - no escritrio, em casa, em viagem ou em qualquer lugar do mundo. Para o empresrio um timo ponto de venda, pois mantm sua loja aberta 365 dias no ano, com baixo custo de manuteno. Uma Loja Virtual dever obrigatoriamente ter endereo fsico, no qual ser legalmente constituda a Pessoa Jurdica, independentemente de sua forma de atuao. A Loja Virtual poder comercializar produtos por conta prpria, devendo, para tanto, ter um local para estoque de seus produtos. Tambm poder atuar como representante, onde somente far a intermediao dos negcios, entre consumidor e fabricante. Nesse caso, no h necessidade de local para estoque de produtos. Para atuar na internet, a Loja Virtual necessitar de um nome e endereo virtual para existir no mundo do comrcio eletrnico. O nome, conhecido como domnio prprio, deve ser registrado no rgo competente, como tambm neste rgo poder ser realizada a pesquisa da existncia do nome escolhido no Brasil. Sua Loja Virtual precisar de uma home Page, que no apenas uma bela pgina no sentido artstico, com diversos recursos de imagens, cores e formatos, para atrair os internautas-clientes, mas sim um instrumento para que os internautas-clientes possam obter informaes do seu negcio, seus produtos e/ou servios, como tambm entrar em contato direto com a sua empresa. Para atender a estas necessidades comerciais, os bastidores da home page so vitais, ou seja, os softwares que iro fornecer recursos para a movimentao dos diversos bancos de dados de clientes, fornecedores, pagamentos, controles bancrios etc., precisam atender as necessidades da empresa e principalmente

dos interesses do mercado. A Home Page ou Site devero ter um provedor de hospedagem, so eles que armazenam os sites, utilizando computadores de ltima gerao, conectados Internet em tempo integral e geralmente seguros contra invasores. Neste sentido o interessado dever buscar orientaes com um especialista da rea. 4. PROCEDIMENTOS NA JUNTA COMERCIAL Poder atuar com um ou mais scios ou individualmente (empresrio individual). Se voc preferir assumir os riscos do negcio sozinho, voc dever se registrar como EMPRESRIO. Porm, se voc optar por montar o empreendimento com outra pessoa, compartilhando os riscos do negcio, voc dever constituir uma SOCIEDADE EMPRESRIA, em qualquer uma das formas dever constituir normalmente na Junta Comercial (requerimento de empresrio/ contrato social). 5. CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURDICA - CNPJ Todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas (empresrio e pessoa fsica equiparada pessoa jurdica), esto obrigadas a se inscrever na Receita Federal. Todas as informaes e documentao necessrias ao cadastro podem ser obtidas no seguinte endereo na internet (stio da RFB). (Instruo Normativa RFB n 748/2007, art. 10) 5.1. Preenchimento do PGD CNPJ No PGD CNPJ dever assinalar na Ficha ATIVIDADE ECONMICA, no item "forma de atuao" a opo "internet", assim evidenciar que a forma de atuao da atividade ser via internet, ou seja, loja virtual.

6. TRIBUTAO Sendo a atividade comercial temos as seguintes situaes: a) Opo pelo Simples Nacional A loja virtual poder optar pelo SIMPLES NACIONAL, hiptese em que sua tributao ser no ANEXO I, por se tratar de revenda de mercadorias. Obedecer normalmente os benefcios para PIS/PASEP, COFINS e ICMS, quando forem devidos. b) Lucro Real A opo pelo lucro real obriga o contribuinte a obedecer tal regime, portanto o IRPJ e CSLL ser devido sobre a modalidade adotada (apurao trimestral ou anual). O PIS/PASEP e COFINS sero na modalidade no-cumulativa. O art. 10 da Lei n 10.833/2003 determina as situaes, que mesmo no lucro real, poder ser tributado na modalidade cumulativa para as referidas contribuies.

c) Lucro Presumido Poder optar pelo lucro presumido, sendo tal opo formalizada pelo primeiro recolhimento de IRPJ no ano-calendrio. ( 3, art. 516 do RIR/99) As contribuies para PIS/PASEP e COFINS sero na modalidade cumulativa. Por fim teramos: IRPJ - 15% de 8% CSLL - 9% de 12% PIS E COFINS - 0,65% e 3%. Observaes: caso se trate de intermediao de negcios obedecer a tributao desta atividade, sendo que ressaltamos a vedao ao Simples Nacional conforme prev o art. 17 da Lei Complementar n 123/2006. 6.1. Receita de exportao A exportao de mercadorias, mesmo com venda realizada via internet, sero isentas de PIS/PASEP e COFINS. (art. 46 da Instruo Normativa SRF n 247/2002) 6.2. Importao de Mercadorias para Revenda O fato de realizar a revenda de produtos via internet no interfere na tributao das contribuies para PIS/PASEP e COFINS na importao, sendo assim, de modo geral sero devidas as contribuies de PIS/PASEP-importao e COFINS-importao em 1,65% e 7,6%. Os percentuais podem ser diferentes destes citados, dependendo do produto. (art. 8 da Lei n 10.865/2004) 7. CLASSIFICAO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONMICA - CNAE O CNAE a ser utilizado ser o de "comrcio", sem particularidades. vlido ressaltar que no existe um CNAE que mencione "loja virtual" ou "via internet", devendo utilizar os CNAEs de comrcio e assinalar, no PGD CNPJ, a informao que o comrcio ser procedido via internet (conforme mencionado no item 5.1. deste trabalho).

Fundamentos Legais: Os citados no texto. Autor: Rmulo Albuquerque Silva

Anda mungkin juga menyukai