Anda di halaman 1dari 16

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

Jane Raquel Silva de Oliveira Salete Linhares Queiroz

So Carlos - SP 2010

SUMRIO

APRESENTAO ........................................................................................................................... 2 PARTE 1 As Principais Sees dos Relatrios de Laboratrio ....................................................... 3 PARTE 2 Citaes e Referncias Bibliogrficas ............................................................................ 4 PARTE 3 Caractersticas da Seo INTRODUO ...................................................................... 7 PARTE 4 Caractersticas da Seo MATERIAIS E MTODOS ....................................................... 9 PARTE 5 Grficos, Tabelas e Figuras: cuidados importantes ...................................................... 11 PARTE 6 Discusso dos Resultados e Concluso ........................................................................ 13 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................................ 15

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

APRESENTAO
Neste material didtico elaborado no conjunto das atividades desenvolvidas durante a pesquisa de doutorado Mapa de Caracterizao do Texto Cientfico: produo e funcionamento no ensino superior de qumica abordamos alguns aspectos estruturais dos relatrios de laboratrio da rea de qumica, isto , a organizao e o contedo comumente presentes em textos dessa natureza. O material est organizado em seis partes. Na Parte 1, so apresentadas de forma geral as principais caractersticas das sees que compem o relatrio de laboratrio. Na Parte 2, so abordadas as principais formas de apresentao de citaes e referncias bibliogrficas, bem como os tipos de citaes mais comuns em relatrios de laboratrio. Na Parte 3, so destacadas de forma mais detalhada as principais caractersticas da seo Introduo do relatrio de laboratrio. Na Parte 4, so especificadas a importncia e as principais caractersticas da seo Materiais e Mtodos. Na Parte 5, so detalhados alguns cuidados importantes para a elaborao e apresentao de grficos, tabelas e figuras presentes na seo Resultados de relatrios laboratrio. E por fim, na Parte 6, so abordados alguns aspectos mais especficos da Discusso dos resultados e das Concluses presentes em relatrios de laboratrio. Cabe ressaltar que, embora na proposta original este material tenha sido destinado a estudantes de graduao em qumica, acreditamos que ele tambm possa ser utilizado por psgraduandos, uma vez que nem sempre esses aspectos da organizao de textos cientficos so abordados de forma clara nos cursos de graduao em qumica. Alm disso, por tratar de caractersticas da escrita cientfica que no exclusivas dos textos de qumica, acreditamos que este material tambm possa ser til a estudantes de outras reas da cincia.

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

PARTE 1 As Principais Sees do Relatrio de Laboratrio


Relatrios de Laboratrio de Ensino
So trabalhos freqentes em disciplinas experimentais. Relatam as atividades desenvolvidas no laboratrio de ensino, os resultados obtidos, sua discusso e as concluses do experimento. Sua forma de apresentao varivel de acordo com a disciplina, mas geralmente constam das seguintes sees: CAPA (Nome da Instituio e Disciplina, Ttulo do Experimento, Nome do aluno) RESUMO INTRODUO MATERIAIS E MTODOS (ou PARTE EXPERIMENTAL) RESULTADOS E DISCUSSO CONCLUSES REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Principais Caractersticas das Sees do Relatrio de Laboratrio


SEO
Ttulo

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
elaborado de forma a refletir o contedo da atividade prtica (resultado principal, tipo de substncia analisada ou mtodo utilizado). Geralmente claro e objetivo, sem o uso de expresses vagas que pouco contribuem para a descrio da atividade. A atividade realizada apresentada de forma sinttica. Geralmente so descritos: a questo abordada na atividade; os mtodos utilizados; os principais resultados. Abreviaes pouco conhecidas e citaes bibliogrficas no costumam estar presentes. So apresentadas a contextualizao do experimento (reviso de literatura sobre aspectos tericos relacionados ao assunto abordado na atividade) e sua justificativa. So descritos os objetivos do experimento. So apresentadas as amostras (tipos, quantidades), reagentes (procedncia, concentrao das solues), equipamentos (modelo e procedncia) e outros materiais utilizados na atividade prtica. Os procedimentos experimentais adotados (metodologia) e tratamentos estatsticos realizados so descritos. So apresentados os dados obtidos no experimento, sem comentrios ou interpretaes. Os dados so organizados em grficos e tabelas. As legendas explicativas de tabelas, grficos e figuras so apresentadas no trabalho e citadas no corpo do texto. O tratamento estatstico empregado descrito. Os dados obtidos so analisados/ interpretados. Os resultados so discutidos de acordo com o que foi proposto (objetivos da atividade prtica realizada) e tambm de acordo com outros dados da literatura. So apresentadas discusses sobre a relevncia dos resultados e as principais concluses obtidas. So descritas de forma objetiva apenas as principais concluses, sem repetio dos dados obtidos So apresentadas segundo as normas estabelecidas pela instituio. So apresentadas em numerao decimal seqenciada (em sistema de citao numrica) ou por ordem alfabtica (em sistema de citao autor-data).

Resumo

Introduo Materiais e Mtodos (Parte Experimental)

Resultados

Discusso

Concluso Referncias Bibliogrficas

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

PARTE 2 Citaes e Referncias Bibliogrficas


A importncia das citaes e referncias bibliogrficas nos textos cientficos pode ser atribuda, dentre outros, aos seguintes aspectos: por questes ticas deve-se sempre citar o autor responsvel por uma dada informao que no seja sua; para fornecer ao leitor o caminho (referncia) para a busca de um trabalho original completo cuja parte foi citada no seu texto; para que o autor resguarde-se da responsabilidade de fornecer informaes eventualmente incorretas oriundas de outros trabalhos.

Formas de Apresentao das Citaes


As citaes podem ser diretas (quando, no texto, so citados trechos iguais ao do trabalho original) ou indiretas (quando o autor apresenta, com suas prprias palavras, dados ou informaes de outros trabalhos). Citao Direta
[...] ao assumir que na interao entre conhecimento terico e o conhecimento da prtica que se constri o conhecimento profissional do professor (Alarco101), tal proposio tambm incentiva a formao de professores do ensino mdio [...]. (Qumica Nova, v.25, Supl.1, p.22, 2002)

Citao Indireta
Ou seja, de acordo com Sargentini et al.35, o complexo metal-MO tende a se estabilizar em funo do tempo, ocorrendo rearranjos inter e/ou intramoleculares, com transferncia de espcie metlica para stios de complexao mais internos das molculas hmicas. (Qumica Nova, v.30, n.2, p.279, 2007)

As citaes podem seguir os seguintes sistemas de apresentao: Sistema de Citao Numrico: quando os trabalhos citados so numerados sequencialmente de acordo com a ordem em que aparecem no texto e as referncias bibliogrficas aparecem numeradas sequencialmente ao final do texto.

Para os produtores de acar a presena de dextranas o principal indicador do grau de deteriorao da cana pela ao da bactria Leuconostoc mesenteroides1,2. [...] Nas indstrias de bebidas bem conhecido que as dextranas podem conduzir formao de precipitados e alteraes na estabilidade do produto acabado3-5. [...] REFERNCIAS 1. Eggleston, G.; Food Chem. 2002, 78, 95. 2. Eggleston, G.; Legendre, B.; Tew, T.; Food Chem. 2004, 87, 119. 3. Tajchakavit. S.; Boye, J. I.; Blanger, D.; Couture, R.; Food Res. Int. 2001, 34, 431. 4. Kruif. C. G.; Tuinier, R.; Food Hydrocolloids 2001, 15, 555. 5. Chistiane, F. B.; Peter, A. I.; J. Agric. Food Chem. 1992, 40, 227. (Qumica Nova, v.30, n.5, p.1115-1118, 2007)

Sistema de Citao Autor-Data: quando na citao apresenta-se o sobrenome do autor, seguido do ano de publicao. O sobrenome do autor pode, ou no, fazer parte da sentena. As referncias bibliogrficas so apresentadas em ordem alfabtica ao final do texto.
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

Das inmeras espcies vegetais utilizadas, com sucesso, no controle de pragas agrcolas, algumas so pertencentes famlia Annonaceae (HERNNDEZ, 2001). [...] Lemos et al. (1992) e Fournier et al. (1994) tambm investigaram o potencial antimicrobiano do leo essencial da raiz e do fruto, respectivamente. (Qumica Nova, v.30, n.4, p.838, 2007, adaptado)
REFERNCIAS FOURNIER, G.; HADJIAKHOONDI, A.; LEBOEUF, M.; CAVE, A.; CHARLES, B.; FOURNIAT, J.; Phytotherapy Res. 1994, 8, 166. HERNNDEZ, C. R.; Plantas contra Plagas potencial prctico de ajo, anona, nim, chile y tabaco, RAPAM: Estado de Mxico, 2001. LEMOS, T. L. G.; MONTE, F. J. Q.; MATOS, F. J. A.; ALENCAR, J. W.; CRAVEIRO, A. A.; BARBOSA, R. C. S. B.; LIMA, E. O.; Fitoterapia 1992, 63, 266.

Apresentao das Referncias Bibliogrficas


Cada instituio costuma ter suas normas prprias para apresentao das referncias bibliogrficas. Em geral, adotam-se as normas estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). O documento mais recente da ABNT sobre citaes e referncias bibliogrficas a NBR 6023/2002, o qual dever ser seguido para a elaborao dos relatrios de laboratrio. A seguir so descritas resumidamente as formas de apresentao de referncias de alguns tipos de trabalhos comumente citados em relatrios de laboratrio. Artigos em peridicos AUTOR(ES) DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Nome da revista (itlico ou negrito), local, volume, nmero, pginas inicial-final, ano.
VIEIRA JUNIOR, G. M.; SILVA, H. R.; BITTENCOURT, T. C.; CHAVES, M. H.; SIMONE, C. A. Terpenos e cidos graxos de Dipteryx lacunifera Ducke. Qumica Nova, v.30, n.7, p.1658-1662, 2007.

Livros (em um todo) SOBRENOME, Nome. Ttulo (negrito ou itlico): subttulo (se houver). Tradutor (se houver). Edio. Local: Editora, ano, nmero de pginas.
ATKINS, P.; JONES, L. Princpios de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 968p.

Captulos de livros AUTOR DO CAPTULO, Nome. Ttulo do captulo. In: AUTOR DO LIVRO, Nome. Ttulo do livro. Edio. Local: Editora, ano, pg. Inicial-final.
SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A Experimentao no Ensino de Cincias. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGO, R. M. R. Ensino de Cincias: fundamentos e abordagens. Campinas: R. Vieira Grfica e Editora, 2000. p.120-153.

Pginas da internet AUTOR. Ttulo. Disponvel em: < endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms (abreviado) ano.
PESQUISA FAPESP. Sem eles no h avano. Disponvel em: <http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=3445&bd=1&pg=1>. Acesso em: 28 fev. 2008.

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

Principais Tipos de Citaes


Quanto sua funo no texto cientfico, as citaes podem ser de vrios tipos. A seguir apresentamos, dentre os tipos de citaes usuais nos artigos cientficos, aqueles que constam em relatrios de laboratrio, destacando sua importncia e indicando em que sees costumam estar presentes:

TIPOS DE CITAES
Citaes que constituem o paradigma adotado (informaes j consolidadas)

IMPORTNCIA
Demonstram o conhecimento do autor sobre o tema em questo e servem para contextualizar o trabalho

LOCALIZAO NO TEXTO
So encontradas principalmente na Introduo

As principais formas inicas de mercrio, Hg2+ e CH3Hg+, so fortemente complexadas por cidos hmicos, flvicos e outras molculas orgnicas presentes nos ecossistemas naturais 8,9. No solo esses complexos organo-mercuriais so adsorvidos nas superfcies das argilas e na matriz slida, que consiste principalmente de xidos de ferro, alumnio e mangans e substncias hmicas10. (Qumica Nova, v.30, n.2, p.274, 2007) Demonstram que o trabalho pautado em metodologia comprovada na literatura e adequada quele estudo

Citaes que apresentam o mtodo utilizado

Geralmente so encontradas em Materiais e Mtodos

[...] o mtodo descrito por Roberts8,9 muito popular em laboratrios de controle de qualidade de indstrias que adicionam acar em seus produtos. Seguindo esta metodologia 810, o preparo da curva de calibrao foi efetuado [...]. (Qumica Nova, v.30, n.5, p.1115, 2007) Reforam o trabalho do autor; provam que outros autores chegaram a concluses similares So observadas principalmente em Resultados e Discusso (comparao de dados)

Citaes de trabalhos com resultados semelhantes

Esses resultados esto de acordo com os obtidos por Oliveira 15 e Luo e Netravali16 ao estudarem a degradao radioltica de PHB. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1586, 2007) Mostram (no mnimo) que o tema conflitante, ou merece novos testes, ou os resultados so inovadores Tambm so observadas em Resultados e Discusso (para comparao de dados). So apresentadas na Introduo como justificativa

Citaes de trabalhos com resultados discordantes

Entretanto, o leo das folhas e frutos analisado neste trabalho apresentou um perfil qumico diferente, quando comparado com aqueles relatados na literatura 16-19.
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.839, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

PARTE 3 Caractersticas da Seo INTRODUO


A seo Introduo contm informaes que servem para apresentar a rea da cincia na qual o trabalho se encaixa e contextualizar o tema principal (o que a literatura diz a respeito). Ademais, tais informaes so utilizadas para justificar a importncia do trabalho realizado. Nesta seo so descritos tambm os objetivos do trabalho. Em relatrios de laboratrio de ensino, a Introduo pode conter, por exemplo, os seguintes elementos: REVISO DE LITERATURA SOBRE A SUBSTNCIA/ MATERIAL ANALISADO OU OBTIDO: caractersticas qumicas relatadas na literatura, importncia, aplicaes. ASPECTOS SOBRE A TCNICA/ METODOLOGIA UTILIZADA: histrico, importncia/ vantagens, dificuldades e limitaes do mtodo, exemplos de aplicaes e outras informaes relevantes para a compreenso do experimento. JUSTIFICATIVA: importncia do experimento realizado (usam-se como base as informaes fornecidas nos pargrafos anteriores). OBJETIVOS DO EXPERIMENTO.

Como exemplo, apresentamos a seguir trechos extrados da seo Introduo de um artigo cientfico da revista Qumica Nova:
O leo diesel o principal produto do fracionamento do petrleo no Brasil. Esse combustvel constitudo por hidrocarbonetos parafnicos, olefnicos e aromticos com cadeia carbnica de 6 a 30 tomos. Alguns compostos apresentam tambm enxofre, oxignio e nitrognio. J o biodiesel constitudo por steres alqulicos obtidos, principalmente, a partir da transesterificao de leos vegetais ou gordura animal [...]. Entretanto, este processo raramente utilizado uma vez que as fontes de triglicerdeos so mais disponveis do que de cidos graxos 1. O biodiesel possui algumas vantagens sobre o diesel, tais como alto nmero de cetano; alto ponto de fulgor; menor emisso de material particulado, monxido de carbono e dixido de carbono; biodegradabilidade; alm de ser isento de enxofre e de compostos aromticos2,3. A Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP), rgo regulador, aponta para a necessidade de se avaliar a qualidade desta mistura a partir da realizao de anlises laboratoriais e emisso de Boletim de Conformidade. O desenvolvimento de metodologias para anlise de misturas biodiesel:diesel passa a ser um recurso estratgico no controle de qualidade do combustvel a ser disponibilizado nos postos de abastecimento. Dentre as ferramentas analticas disponveis para identificao e quantificao de compostos em misturas, pode-se destacar a Cromatografia Gasosa de Alta Resoluo acoplada Espectrometria de Massas (CGAR-EM), a Espectroscopia na Regio do Infra-Vermelho (IV) e do Ultra-Violeta (UV) e a Ressonncia Magntica Nuclear (RMN). O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e a validao de uma metodologia de anlise de misturas biodiesel:diesel empregando CGAR-EM no modo de anlise por monitoramento seletivo de ons (MSI). (Qumica Nova, v.30, n.8, p.1900, 2007)
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos sobre a amostra analisada

Justificativa

Aspectos da metodologia

Objetivos do trabalho

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

Observe mais um exemplo de Introduo extrada da revista Qumica Nova:


Um grande interesse a respeito da ocorrncia de silcio em vegetais em particular na casca de arroz tem sido despertado nos ltimos anos devido possibilidade de produo de materiais de alto interesse tecnolgico, como silcio e slica (SiO 2) de alta pureza, carbeto de silcio (SiC) e nitreto de silcio (Si 3N4), a partir da converso trmica de precursores orgnicos naturais. [...] Portanto, a possibilidade de utilizao desse abundante rejeito da agroindstria para a produo de materiais de interesse tecnolgico considerada promissora, tanto do ponto de vista econmico quanto ecolgico, particularmente em pases com grande produo de arroz, como o Brasil e a ndia2-5.

Aspectos sobre a substncia analisada

Mais recentemente, novos trabalhos fazendo uso de tcnicas como espectroscopia por absoro no infra-vermelho (FTIR), espectroscopia de fotoeltrons excitados por Aspectos da raios X (XPS) e microscopia eletrnica (SEM e TEM) reforaram a sugesto de uma metodologia conexo entre grupos silicatos e compostos orgnicos (especificamente monossacardeos) na casca de arroz10,11. Com o uso de espectroscopia de alta resoluo por ressonncia magntica nuclear (RMN) de 13C e 29Si no estado slido, foram apresentadas recentemente evidncias diretas da conexo entre tomos de silcio e grupos orgnicos na casca de arroz e tambm no endocarpo de babau11.

Aplicaes

Dentre as aplicaes j descritas, deve-se acrescentar a possibilidade de aproveitamento da casca de arroz para a manufatura de carvo ativado. [...] O carvo ativado um material poroso com elevada rea superficial especfica (ASE), garantindo grande capacidade de adsoro fsica de lquidos e gases 12-14. Este trabalho teve por objetivo investigar o uso da casca de arroz para produo de carvo ativado, utilizando o mtodo de ativao qumica com hidrxido de sdio (NaOH) como agente ativador12,13,16. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1663, 2007)

Objetivo

Tambm podem ser acrescentadas Introduo do relatrio de laboratrio de ensino, figuras apresentando estruturas qumicas. Observe um exemplo:
Quimicamente, quitina e quitosana esto proximamente relacionadas desde que ambas so polissacardeos lineares contendo as unidades 2-acetamido-2-desoxi-D-glicopiranose (GlcNAc) e 2-amino-2-desoxi-D-glicopiranose (GlcN) unidas por ligaes glicosdeas do tipo (14) conforme a Figura 1.

Figura 1. Estrutura qumica das unidades (a) 2-acetamido-2-desoxi-Dglicopiranose(GlcNAc) e (b) 2-amino-2-desoxi-Dglicopiranose (GlcN) unidas por ligaes glicosdeas (14). A proporo de grupos a e b distingue quitina de quitosana

(Qumica Nova, v.30, n.4, p.809, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

PARTE 4 Caractersticas da Seo MATERIAIS E MTODOS


A seo Materiais e Mtodos, tambm denominada Parte Experimental, uma das principias sees de um relatrio de laboratrio de ensino, uma vez que exige, na maioria das vezes, um considervel grau de detalhamento dos materiais utilizados e dos procedimentos adotados. Sua finalidade proporcionar ao leitor a capacidade de entender como o experimento foi desenvolvido e de reproduzi-lo, se desejar. Alguns aspectos importantes devem ser lembrados quando da elaborao dessa seo: Devem ser descritos todos os materiais utilizados, incluindo marca dos reagentes, marca e nmero do modelo dos equipamentos utilizados. As amostras tambm devem ser apresentadas (quantidade, procedncia, se recebeu tratamento prvio ou no). As solues utilizadas e suas concentraes devem ser listadas. Em geral no h necessidade de descrever minuciosamente o preparo da maioria das solues, a menos que seja uma soluo que exija procedimentos especiais. Deve-se lembrar tambm de alertar sobre os cuidados especiais que devem ser tomados no manuseio de substncias potencialmente perigosas. A referncia do mtodo utilizado deve ser citada. Os procedimentos realizados devem ser descritos no estilo passo-a-passo (ordem cronolgica em que ocorreram), ressaltando-se as condies experimentais (pH, temperatura etc) e eventuais modificaes no mtodo. Podem ser apresentadas figuras para ilustrar algumas partes do experimento, ou esquema de algumas reaes qumicas realizadas durante o experimento, ou ainda um fluxograma para esquematizar todos os procedimentos realizados. Deve ser dada ateno nomenclatura das substncias e unidades empregadas. Caso seja utilizado, o mtodo estatstico empregado deve ser citado. A seguir apresentamos trechos da Parte Experimental de um artigo da revista Qumica Nova que fornecem um exemplo de como estruturar esta seo em um relatrio de laboratrio de ensino. Observe que o autor subdividiu esta seo em partes de modo a torn-la mais organizada. Descrio dos Materiais
Materiais Polmero Os polisteres utilizados foram poli(-hidroxibutirato)PHB e poli(-hidroxibutirato-co-valerato) PHB-HV, fornecidos pela PHB Industrial S/A. O amido utilizado foi do tipo regular amidex 3001, fornecido pela Corn Products do Brasil. Os polisteres e o amido foram utilizados sem nenhum tratamento prvio. Reagentes Os reagentes utilizados na preparao dos meios, todos da marca Vetec, foram: glicose P.A., cloreto de sdio, agar-agar, peptona bacteriolgica, extrato de carne, hidrxido de brio, cido clordrico, hidrxido de sdio. Na desinfeco das blendas foi utilizado etanol (Synth).

Descrio dos Mtodos


Mtodos Preparao das blendas Os filmes de PHB/amido e PHB-HV/amido na composio 80/ 20 m/m e filmes de PHB e PHB-HV puros apresentaram espessuras de 0,07 + 0,01 mm, e foram obtidos atravs da tcnica de evaporao do solvente de solues do polmero em clorofrmio, nas seguintes condies: massa total: 0,98 g; temperatura de controle: 50 oC; tempo total de mistura: 16 h; em sistema sob agitao e aps completa dissoluo, foram transferidos para placa de Petri (dimetro de 11 cm) na temperatura ambiente, sem controle da umidade.
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

10

Descrio dos Mtodos (Apresentao de figura para ilustrar o experimento. Citao da referncia do mtodo. Descrio dos equipamentos)
Ensaio de biodegradao O monitoramento da produo de CO2 foi realizado em triplicata, segundo o teste de Sturm que consiste de um sistema composto por um compressor de ar, um reator e dois recipientes coletores de CO2, um colocado antes e outro aps o reator, todos conectados por mangueiras (Figura 1), contendo 400 e 200 mL, respectivamente, de soluo de hidrxido de brio13.[...]

Figura 1. Esquema de montagem para monitoramento da produo do CO2 (Teste de Sturm)

Caracterizao das blendas Ressonncia Magntica Nuclear (RMN) Os ensaios de RMN1H para PHB e PHB-HV puro e suas blendas com amido, antes e aps a biodegradao, foram realizados em um espectrmetro Variant Unit Plus-300 em uma freqncia de ressonncia de 299,95 e 75,42 MHz, utilizando-se clorofrmio deuterado como solvente. Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) Amostras de PHB/amido e PHB-HV/amido, antes e aps a biodegradao, foram secadas e analisadas por infravermelho no equipamento de FT-IR Brucker modelo 1FS66, utilizando a tcnica de pastilha de KBr, para avaliao do ndice de Grupos Carboxlicos Terminais (IGCT) atravs da equao IGCT = (absoro a 3290 cm-1) / (absoro a 2970 cm-1) [...].
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1584-1588, 2007)

Observe que, nestes outros exemplos a seguir, os autores acrescentaram seo Materiais e Mtodos o esquema da reao qumica desenvolvida ou fluxograma do experimento:
Uma disperso a 1% de sulfato de condroitina foi preparada em gua com pH 12 e agitada por 2 h para permitir a mxima homogeneizao. Em uma poro de 200 mL da disperso foram adicionados 20 mL de uma soluo 30% de trimetafosfato trisdico (TMFT). O pH foi novamente ajustado para 12 e a agitao mantida por mais 2 h20. O esquema da reao est apresentado na Figura 2. A Figura 1 mostra um esquema da seqncia das etapas de preparao das amostras PMF e PIA.

Figura 2. Reao entre sulfato de condroitina e trimetafosfato trissdico. (Qumica Nova, v.30, n.2, p.312-317, 2007)

Figura 1. Fluxograma para preparao das amostras PMF e PIA.

(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1664, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

11

PARTE 5 Grficos, Tabelas e Figuras: cuidados importantes


Grficos, tabelas e figuras so elementos presentes na maioria dos textos cientficos, principalmente na seo Resultados. Tais elementos permitem que o leitor tome conhecimento dos dados obtidos de forma rpida e concisa. Na seo Resultados de um relatrio de laboratrio de ensino recomendvel que os dados obtidos no experimento tambm sejam apresentados na forma de tabelas, grficos ou figuras. Contudo a apresentao de tais elementos requer alguns cuidados, tais como: Os grficos, tabelas ou figuras presentes no trabalho devem ser citados no corpo do texto. As tabelas devem ser numeradas em ordem seqencial, em algarismos arbicos, e de forma independente da numerao dos grficos ou figuras. Devem ser apresentadas legendas explicativas sobre o contedo expresso em cada um dos elementos. As legendas devem ser colocadas acima das tabelas e abaixo das figuras (incluindo os grficos). As unidades utilizadas nos grficos (eixos x e y) ou tabelas devem ser indicadas. O significado das abreviaturas utilizadas deve ser explicado em notas de rodap ou na prpria legenda.
A Figura 6 mostra as isotermas de adsoro de N2 a 77 K para duas amostras PMF, uma proveniente do precursor rico em slica [...]

Observe no exemplo ao lado detalhes tais como: a indicao do grfico no corpo do texto e sua numerao (Figura 6); a legenda explicativa da figura; as unidades de cada eixo do grfico

Figura 6. Isotermas de adsoro-dessoro de N2 a 77 K. Comparao entre a amostra preparada a partir do precursor rico em slica (F800L) e a amostra preparada a partir do precursor-HF (F800LHF). (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1667, 2007)

Nesse exemplo de tabela, observe: a indicao da tabela no corpo do texto e sua numerao (Tabela 4); a legenda explicativa da tabela com significado de abreviatura (ASE); indicao das unidades.

Os resultados de anlise da estrutura porosa das amostras ativadas em comparao com o precursor, mostrados na Tabela 4, indicam que o processo de ativao levou de fato ao aumento da porosidade das amostras ativadas e lavadas, com um comportamento crescente da ASE com a elevao da temperatura de tratamento trmico. Tabela 4. Parmetros obtidos pela anlise da estrutura porosa de algumas amostras representativas: rea superficial especfica (ASE), tamanho mdio dos poros e volume de microporos. Amostras ASE Tamanho mdio Volume de (m2/g) dos poros microporos () (cm3/g) Precursor 62 10,6 0,03 Precursor HF 530 16,8 0,29 F800L 450 15,6 0,24 F800LHF 1380 16,0 0,76
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1667, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

12

Observe nesse outro exemplo de tabela a legenda explicativa com significado de abreviaturas usadas na tabela; a indicao das unidades; a nota de rodap com informaes adicionais.

Tabela 2. Concentrao Inibitria Mnima (CIM), Concentrao Bactericida Mnima (CBM) e teores de compostos fenlicos totais e flavonides do ESP do tipo 6. Ms Abril Maio Junho Julho Setembro Outubro CBM g/mL 50 - 100 >1600 50 - 100 >1600 100 - 200 >1600 100 - 200 >1600 50 - 100 >1600 50 - 100 >1600 CIM Fenlicos Flavonides mg/mL 22,260,01 2,480,07 22,030,01 2,470,15 30,000,00 4,410,02 39,380,01 2,50,01 32,160,01 3,720,01 32,130,00 3,670,07

Cada valor da concentrao de fenlicos totais e flavonides a mdia de 3 repeties o desvio padro. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1515, 2007)

Quando os resultados so expostos na forma de imagem (como fotografias) deve-se indicar o aumento realizado para que o leitor possa estimar o tamanho real. Pode ser indicado na prpria imagem ou na legenda, como mostra o exemplo abaixo:

Figura 8. Fotomicrografias da morfologia das fraturas obtidas em ensaios de trao: (a) PHB puro com aumento de 250x; (b) e (c) PHB/Amido com aumento de 100 e 250 x, respectivamente. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1587, 2007)

Nesse exemplo de figura, observe que o autor tambm acrescenta legenda informaes sobre elementos expressos no grfico.

Figura 2. Cromatografia lquida de alta eficincia das prpolis tipo 6 e 12 (1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12 e 13= compostos desconhecidos; 4=cido cumrico; 5=cido ferlico; 8=canferide; 12= artepillin C. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1514, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

13

PARTE 6 Discusso dos Resultados e Concluses


Os resultados e a discusso de um trabalho em geral aparecem em uma nica seo, denominada Resultados e Discusso, ou em duas sees distintas, a primeira Resultados e em seguida a seo Discusso. Assim, importante conhecer as caractersticas de cada uma separadamente. RESULTADOS So descritos apenas os dados obtidos no trabalho, sem interpretaes. Geralmente so apresentados na forma de grficos ou tabelas. DISCUSSO So apresentadas as interpretaes e anlises dos resultados obtidos. Os resultados obtidos so comparados com outros da literatura e as eventuais diferenas, explicadas. Hipteses sobre resultados novos ou inesperados so levantadas. A metodologia utilizada para obteno dos resultados avaliada. So discutidos parmetros estatsticos.

Nos exemplos a seguir so apresentados excertos de artigos cientficos nos quais os autores apresentam seus resultados (dados) e discusso.

Apresentao de dados e interpretao

Em relao s curvas trmicas obtidas para amostra de propelente BD-111 (Figura 2) observa-se uma inclinao acentuada da curva na temperatura entre 80 a 150 C. Este comportamento na faixa inicial do aquecimento pode estar relacionado volatilizao da nitroglicerina, devido a sua alta sensibilidade a temperatura [11]. (Ecltica Qumica, v.32, n.3, p.47, 2007. Grifo nosso)

Notar ainda que, comparando a Figura 3 e a Figura 4, com o aumento da temperatura de ativao ocorre uma pronunciada reduo da intensidade dos picos caractersticos do Na2SiO3, sugerindo seu consumo pela reao deste com o Na2CO3, levando formao de novos produtos que, provavelmente, esto distribudos desordenadamente na matriz carbonosa. Estas informaes concordam com as medidas de RMN de 29Si34,35 realizadas, sugerindo que para temperaturas elevadas ocorre a decomposio do Na 2SiO3. (Qumica Nova, v.30, n.7,
p.1666, 2007)

Comparao de dados com a literatura

So levantadas hipteses sobre dados diferentes dos relatados na literatura

Entretanto, o leo de folhas e frutos analisado neste trabalho apresentou um perfil qumico diferente, quando comparado com aqueles relatados na literatura16-19. Essa diferena pode ser explicada pela distribuio geogrfica das populaes estudadas, que crescem sob influncia de distintas condies de solo e clima, como tambm pelo horrio de coleta do material a ser extrado. Por essa razo, os resultados obtidos na anlise qumica do leo essencial desta planta sugerem que a mesma seja um novo quimiotipo que ocorre na regio Nordeste, especificamente na floresta de restinga no litoral sul de Pernambuco. (Qumica
Nova, v.30, n.4, p.839, 2007. Grifo nosso)
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

14

O espectro de absoro de UV um dos parmetros fsico-qumicos mais utilizados para se avaliar prpolis33,34, pois as suas atividades farmacolgicas tm sido atribudas a compostos fenlicos, tais como flavonides, cido cafico, cido cinmico e derivados, os quais absorvem nesta regio do ultravioleta. De acordo com a Figura 1, pode-se observar que as prpolis dos tipos 6 e 12 apresentaram um perfil de absoro totalmente distinto e com absorbncias mximas nos comprimentos de onda de 279 e 302 nm, respectivamente, faixas de absoro para compostos fenlicos. A absorbncia mxima da prpolis do tipo 6 foi tambm cerca de 3 vezes menor que a do tipo 12, indicando assim uma menor concentrao de fenlicos.
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1513, 2007)

Discusso sobre a metodologia empregada para obteno dos resultados

Discusso sobre anlise estatstica dos dados

Embora os resultados apresentados na Figura 7 demonstraram haver variaes na hidratao das amostras dos filmes testados, aps anlise estatstica (ANOVA) apenas as composies 90:10 e 80:20 contendo sulfato de condroitina natural apresentaram valores significativos (p<0,05) quando comparados com a amostra do controle (100% Eudragit RS 30 D).
(Qumica Nova, v.30, n.2, p.316, 2007. Grifo nosso)

Na seo Concluso, como diz o prprio nome, apenas as principais concluses do trabalho so descritas resumidamente. Portanto, no se deve apresentar novamente todos os dados obtidos ou citar dados ou concluses de outros autores. Tambm nesta seo podem ser sugeridas aplicaes ou ainda indicaes de trabalhos futuros. Observe a seguir alguns exemplos de Concluso. Apresentao das principais concluses do trabalho
As propriedades mecnicas e morfolgicas do PHB e PHB-HV bem como suas blendas com 20% de amido foram avaliadas antes da biodegradao. Pode-se afirmar que houve uma diminuio nas propriedades mecnicas dos polisteres com a incorporao do amido. [...] A alterao da estrutura qumica do polmero pela presena de grupos caractersticos da degradao dos polisteres foi confirmada pela espectroscopia de RMN ( 1H) e infravermelho aps o ensaio de degradao. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1587, 2007.) A obteno do ncleo 5,6-metilenodioxindol (VI) via ciclizao redutiva do o,-dinitroestireno foi conduzida conforme procedimento da literatura. Este empregou piperonal como material de partida, fornecendo o produto desejado em 3 etapas com rendimento global de 46%. [...] As substncias sintetizadas foram caracterizadas por anlises no IV, RMN 1H e 13C, espectrometria de massa, anlise elementar e ponto de fuso, apresentando dados compatveis com as estruturas propostas. Os ensaios conduzidos com o cido 5,6-metilenodioxindol-3-il-metanico (IX) para a avaliao da atividade reguladora de crescimento vegetal quanto a promoo de crescimento de radculas em sementes germinadas de Lactuca sativa, Cucumbis sativus e Raphanus sativus no foram muito expressivos, pois as mdias dos tamanhos das razes ficaram muito prximas entre si nas vrias concentraes no apresentando diferena estatstica significativa. (Qumica Nova, v.30, n.4, p.767, 2007.)

Apresentao de possveis aplicaes


Os filmes na composio 90:10 com sulfato de condroitina modificado demonstraram ndice de hidratao, permeabilidade e propriedades morfolgicas com potencial de aplicao como um insumo no desenvolvimento de novossistemas para a liberao modificada de frmacos.
(Qumica Nova, v.30, n.2, p.316, 2007. Grifo nosso)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Estrutura de Relatrios de Laboratrio

15

BLIOGRAFIA
CAMPANARIO, J. M. Algunas posibilidades del artculo de investigacin como recurso didctico orientado a cuestionar ideas inadecuadas sobre la ciencia Enseanza de las Ciencias, v.22, n.3, p.365-378, 2004. CORACINI, M. J. Um Fazer Persuasivo: o discurso subjetivo da cincia. 2.ed. Campinas: Editora Pontes, 2007. LATOUR, B. Cincia em Ao: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. So Paulo: Editora UNESP, 2000. OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicao e Linguagem Cientfica: guia para estudantes de qumica. Campinas: Ed. tomo, 2007.

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Anda mungkin juga menyukai