Anda di halaman 1dari 20

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIO DA MANGUEIRA


Francisco Maximino Fernandes1 e Vincio Martins do Nascimento1

1. INTRODUO
A mangueira (Mangifera indica L.) uma frutfera importante nas regies tropicais e subtropicais, desenvolvendo-se relativamente bem em uma grande variedade de solos. De forma geral, tolera solos de baixa fertilidade, mas produz melhor em solos mais frteis. Por outro lado, o aumento de produtividade agrcola para qualquer cultura, inclusive a manga, funo das inter-relaes do solo, clima, planta e homem. Desses fatores, o solo um dos que o homem j aprendeu muito sobre o seu manejo, principalmente, no manejo da gua e das caractersticas qumicas, uma vez que as propriedades fsicas do solo so pouco passveis de modificao. No caso da mangueira, cabe salientar que esta planta apresenta um sistema radicular bastante desenvolvido, proporcionando-lhe uma maior habilidade em explorar um maior volume de solo para satisfazer a sua demanda nutricional e em gua. Isso, entretanto, no quer dizer que ela no deva ser adubada ou que no se procure conhecer melhor os aspectos relacionados com a fertilidade do solo e sua adubao (Guimares, 1982, p.28).

2. EXIGNCIAS NUTRICIONAIS
As frutferas constituem um grupo de culturas de importncia crescente e a demanda por informaes sobre correo da acidez e adubao tem aumentado muito. A nutrio, em muitos casos, alm de afetar de forma marcante a produtividade, tem efeito sobre a qualidade dos frutos, conservao ps-colheita e suscetibilidade das plantas a molstias (Quaggio et al., 1997, p.121). Entretanto, esses mesmos autores relatam que as informa1

Depto. de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Faculdade de Engenharia, UNESP - Cmpus de Ilha Solteira. Av. Brasil, 56 - CEP 15385-000 - Ilha Solteira-SP - E-mail: maximino@agr.feis.unesp.br

179

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

es sobre a nutrio das plantas frutferas, de uma maneira geral, so limitadas mesmo no Estado de So Paulo e que elas tm surgido de forma esparsa em todo o mundo e transferidas de uma regio para outra. Embora isso no seja o ideal, os resultados so aceitveis, desde que ancorados em elementos tcnicos, tais como composio qumica das culturas, anlise de solo e diagnose foliar.

2.1. Extrao de nutrientes

Um dos procedimentos para clculo de adubao se baseia na determinao das quantidades de nutrientes removidos pela cultura em um determinado perodo. sabido que a absoro de nutrientes minerais pelas culturas varia em funo da idade e do estdio fisiolgico da planta. O conhecimento da dinmica dos nutrientes nas diversas partes da planta, ao longo do cultivo, importante porque fornece subsdios para adequar programas de adubao para a cultura. Por outro lado, para a mangueira, so poucos os trabalhos que tratam das exigncias ou que quantificam a extrao de nutrientes pela planta em suas diversas fases de desenvolvimento ou que fornecem as suas propores nas diversas partes da planta (folhas, frutos, caule e razes) (Guimares, 1982, p.28). Alm de a idade afetar a extrao de nutrientes, o estado fisiolgico da planta durante o ano agrcola tambm afeta a absoro de nutrientes pela mangueira, conforme se observa pela composio qumica das folhas na Tabela 1.

180

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

Tabela 1 - Valores mdios de anlise foliar da mangueira, em diferentes pocas de amostragens. (Adaptado de Avilan, 1971)
Nutriente Estdio fisiolgico ______________________________________________ Antes da Plena florao e Maturao Florao formao de frutos de frutos ____________________ g kg -1 ___________________ 12,2 1,1 7,5 20,4 11,0 1,0 5,8 26,0 10,4 1,0 5,3 24,1

Nitrognio Fsforo Potssio Clcio

Observa-se que antes da florao, ocorrem os maiores teores de nitrognio, fsforo e potssio nas folhas. Na poca de plena florao e formao de frutos, encontram-se os nveis mais baixos desses nutrientes e, finalmente, na poca de maturao dos frutos, verifica-se uma tendncia de manuteno ou mesmo diminuio dos nveis desses nutrientes nas folhas. Os dados na literatura nacional sobre absoro e exportao de nutrientes so escassos. Neste sentido, Nascimento et al. (1989, p.343 a 345) estudaram as variaes nos teores foliares de macronutrientes durante o ano, em duas variedades de manga, Haden e Extrema, cultivadas na regio de Ilha Solteira. Constataram que os menores teores foliares de nitrognio, fsforo e potssio ocorreriam no perodo de florescimento e frutificao e, os menores teores de clcio coincidiam com a poca de baixa precipitao pluviomtrica. Silva et al. (1998, p.659) avaliaram, a cada 30 dias, o teor de nutrientes foliares, em mangueira Tommy Atkins irrigada, com idade acima de quatro anos, cultivada na regio do submdio So Francisco. Pelos resultados, observaram variaes nos teores para os nutrientes avaliados (N, P, K, Ca, Mg, B, Cu, Fe, Mn e Zn), entretanto, os que apresentaram as maiores oscilaes foram o nitrognio e o clcio, ao passo que o fsforo e o magnsio tiveram a menores variaes, tendo o potssio apresentado oscilaes intermediria. Os autores explicam que as oscilaes de nitrognio, clcio e potssio, so os resultados de aplicaes foliares freqentes de nitrato de clcio e nitrato de potssio, para induzir a diferenciao floral.
181

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

No Brasil, dois trabalhos estudando a composio mineral de frutos de manga na colheita, permitem calcular a extrao mdia de nutrientes pela colheita, conforme apresentado na Tabela 2. Tabela 2 Extrao mdia de nutrientes em frutos de manga na colheita. (Adaptado de Hiroce et al. 1977 e Haag et al. 1990)
Nutriente Hiroce et al. (1977) (mdia de 3 variedades)1 g t-1 de fruto 1.282 188 1.977 184 159 185 0,9 1,3 3,6 3,5 1,4 Haag et al (1990) (mdia de 4 variedades)2 g t-1 de fruto 793 123 1.277 207 185 140 2,6 1,2 18 4,5 8,8 Mdia g t-1 de fruto 1.037 155 1.627 195 172 162 1,7 1,25 9,3 4,0

Nitrognio Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre Boro Cobre Ferro Mangans Zinco
1 2

Variedades: Haden, Extrema e Carlota; produo mdia de frutos = 11 t ha-1. Variedades: Haden, Sensation, Tommy Atkins e Edward; produo mdia de frutos=15 t ha-1

Verifica-se pela Tabela 2 que o nitrognio, fsforo e potssio so exportados, em mdia, numa relao aproximada de 6,6:1:10,2 (Haag et al., 1990, 476) a 7:1:10,8 (Hiroce et al., 1977, p.160). Desta forma, considerando, respectivamente, uma produo mdia de 15 e 11 t ha-1, o solo forneceu anualmente e devero ser repostas as seguintes quantidades de nutrientes: N = 11,9 e 14,1 kg; P2O5 = 4,12 e 4,58 kg; e k2O = 22,98 e 26,0 kg. Na prtica, as quantidades a serem repostas devero ser maiores, considerando que muitos cultivos so realizados em solos de baixa fertilidade e considerando ainda as perdas, que eventualmente ocorrem e as necessidades das novas partes da planta e a eficincia dos fertilizantes.

182

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

2.2. Elementos Essenciais e suas Funes


Analisando uma planta fresca, verifica-se que a gua o componente que apresenta maior proporo. Nos frutos frescos de manga, mais de 80 % corresponde gua (Hiroce et al. 1977, p.158). Cerca de 90% ou mais de uma planta fresca formada por carbono, hidrognio e oxignio. O carbono vem do ar, o oxignio do ar e da gua e o hidrognio vm da gua. Desta forma, a contribuio do solo para a composio da planta algo ao redor de 10%. Dos trs meios que fornecem elementos para a planta: ar, gua e solo; o ltimo o que apresenta menor contribuio. Entretanto, no se pode passar sem ele, porque os materiais que fornece aos vegetais so to essenciais para o crescimento e produo, como aqueles outros que formam a maior proporo da planta. Alm disso, como j foi mencionado, o solo o mais facilmente modificvel pelo homem. Toda a civilizao, atravs da necessidade de alimentos, depende do fato de que se pode trabalhar o solo e faz-lo mais produtivo quando necessrio. Deve-se ressaltar que o homem se alimenta do ar, gua e plantas (direta ou indiretamente) e que somente alimentando as plantas, conseguese alimentar o homem, sendo esse o objetivo final do estudo de nutrio mineral de plantas, o qual est intimamente ligado ao estudo da fertilidade do solo e da adubao. Os nutrientes essenciais desempenham na mangueira funes semelhantes, reconhecidas em outras espcies vegetais, por isso no sero aqui discutidas.

3. AVALIAO DA NECESSIDADE DE ADUBAO


Em se tratando de uma planta perene, preciso considerar que a mangueira passa por diversas fases durante o seu ciclo. Assim, antes de entrar em produo, preciso cuidar da formao das mudas e da formao da planta. Durante estas fases, vrios procedimentos podem ser adotados para avaliao do estado nutricional ou da necessidade de suplementao de nutrientes.

183

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

3.1. Anlise qumica do solo


A anlise qumica do solo a primeira dessas tcnicas a serem utilizadas na formao de mudas ou na instalao do pomar de mangueira. Ela ainda pode ser utilizada para acompanhamento da fertilidade do solo e mesmo para recomendao de adubao tambm na fase produtiva, conforme ser discutido posteriormente.

3.2. Experimentao
A experimentao outro procedimento indispensvel em nvel regional, para a definio da necessidade de adubao. Nesse aspecto, nas condies brasileiras, para a cultura da manga, so muito poucos os trabalhos de experimentao com este assunto.

3.3. Sintomas Visuais


Atravs da visualizao de sintomas de deficincia ou excesso de nutrientes possvel fazer correes no esquema de adubaes. No caso dos micronutrientes, a observao de sintomas permite a recomendao de adubao foliar.

3.4. Anlise Foliar


A anlise qumica de folhas permite a avaliao do estado nutricional das plantas, ou seja, permite identificar o nvel de comprometimento da produtividade, em funo da situao nutricional, principalmente em casos extremos. A composio das folhas afetada por diversos fatores externos como internos da planta. Desta forma, a amostragem precisa ser bem definida quanto poca, tipo de folha, posio na rvore e representatividade do pomar de mangueira. A amostragem de folhas da cultura da manga, de acordo com Quaggio et al. (1997, p.124), consiste em coletar folhas no florescimento, do meio do ltimo fluxo de vegetao, de ramos com flores na extremidade. Amostrar quatro folhas por rvore, vinte plantas por talho.
184

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

Por outro lado, Silva et al. (2002, p.208) sugerem recomendaes gerais para padronizao da amostragem de folhas de mangueiras, conforme segue: 1. Separar os talhes ou conjunto de talhes (no ultrapassar 10 ha) com a mesma idade, variedade e produtividade em reas homogneas. Manter o mesmo agrupamento usado na anlise de solo; Escolher para coleta apenas as folhas inteiras e sadias, evitandose folhas atacadas por pragas e doenas. As folhas devem ser coletadas na altura mdia da copa da rvore, nos quatro pontos cardeais, em ramos normais e recm-maduros. Coletar as folhas na parte mediana do penltimo fluxo do ramo ou do fluxo terminal, desde que este tenha pelo menos quatro meses de idade. Retirar quatro folhas por planta, em 20 plantas selecionadas ao acaso; Realizar a coleta no perodo de florescimento ou, preferencialmente, antes, principalmente quando for realizada a aplicao de nitratos ou outro fertilizante foliar para a quebra de dormncia das gemas florais, com o propsito de evitar contaminaes; No amostrar plantas que tenham sido adubadas, pulverizadas ou aps perodos intensos de chuvas; Aps a coleta, devem-se acondicionar as amostras em sacos de papel, identificando-as e enviando-as, imediatamente, para um laboratrio. Se isso no for possvel, armazen-las em ambiente protegido; Realizar amostragem de folhas, anualmente, pois os teores foliares de nitrognio condicionam as doses de fertilizantes nitrogenados a serem aplicadas.

2.

3.

4. 5.

6.

Na Tabela 3 so apresentadas as faixas de teores adequados de macro e micronutrientes em folhas de mangueira. (Quaggio et al., 1997, p.125).

4. RECOMENDAES DE ADUBAO
Para se fazer uma recomendao de adubao, de acordo com Compagnon (1986) citado por Bataglia (1987, p.413), indispensvel se estabelecer um diagnstico com base nos seguintes elementos:
185

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Conhecimento do solo - Caractersticas pedolgicas, histrico das culturas e adubaes anteriores, classificao em grupos homogneos e caractersticas qumicas de modo a se modular o nvel de adubao; Conhecimento da planta - Necessidade nutritiva em funo da evoluo com o tempo. A anlise do crescimento, da produo e do contedo de nutrientes nas folhas so suficientes para quantificar as necessidades das plantas; Conhecimento das relaes solo-planta - Obtido atravs da anlise dos experimentos de adubao em diferentes tipos de solos e materiais vegetais. A partir de curvas de respostas dos diversos nutrientes com respeito ao crescimento e produo, podem ser estabelecidos critrios mais seguros para recomendao. Os experimentos podem tambm dar melhores informaes sobre as interaes entre os tratamentos e resistncia a ventos, pragas e molstias. Tabela 3 - Faixas de teores de macro e micronutrientes em folhas de mangueira.

Nutrientes Macronutrientes Nitrognio Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre Micronutrientes Boro Cobre Ferro Mangans Molibdnio Zinco

Faixas de teores de nutrientes considerados adequados ________ g kg-1 ________ 12 14 0,8 1,6 5 - 10 20 35 2,5 5,0 0,8 1,8 ______ mg kg-1 ______ 50 100 10 - 50 50 - 200 50 - 100 20 40

186

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

4.1. Amostragem de solo


Tratando-se de culturas perenes, como a mangueira, muitos questionamentos surgem sobre a melhor forma de realizar a operao de amostragem do solo para fins de avaliao da fertilidade, com o objetivo de obter amostras de solo que melhor representem a rea amostrada. Nesse sentido, Silva et al. (2002, p.200) recomendam: 1. Em pomares a serem instalados, seis a oito meses antes do plantio, a rea deve ser estratificada em funo da cor e textura do solo, da vegetao atual e passada, do relevo, e de outras caractersticas que possam permitir a separao de reas diferentes. As amostras de solo devem ser coletadas nas profundidades de 0 a 20 cm e de 20 a 40 cm ou ainda em outras profundidades, quando necessrio. A avaliao de camadas mais profundas tem sido muito til para se identificar em barreiras qumicas ao crescimento radicular, tais como a deficincia de clcio ou excesso de alumnio, a presena de sais em excesso e de sdio trocvel, todos muito prejudiciais mangueira. Em cada rea uniforme, coletar 20 amostras simples para formar uma amostra composta para cada profundidade. Devem-se evitar reas ou conjunto de reas superiores a 10 ha; 2. A amostragem em pomares implantados tambm deve ser feita em diferentes profundidades, em pelo menos 20 pontos para formar uma amostra composta por rea uniforme. Devem ser retiradas amostras de 0 a 20 cm e de 20 a 40 cm ou ainda a outras profundidades, quando necessrio. As amostras devem ser coletadas aleatoriamente, na projeo da copa das rvores, evitando coleta em faixas de terra recm-adubadas. Em pomares j estabelecidos, a maior concentrao de razes da mangueira est entre a extremidade da projeo da copa e 0,9 m do tronco, embora o sistema radicular possa atingir um raio de cinco metros ao redor do tronco, dependendo do sistema de irrigao empregado ou do regime hdrico regional; 3. Em sistemas de irrigao localizada, a maior concentrao de razes da mangueira limita-se ao bulbo molhado. Portanto, a amostragem e a adubao devero ser realizadas nesses locais. As amostras coletadas na projeo da copa no devem ser misturadas com aquelas coletadas fora dessa regio ou na extremidade do bulbo molhado. Essas amostras devem ser coletadas separadamente. Para fazer as recomendaes de adubao e
187

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

calagem, pode-se recorrer mdia entre os dois resultados, dependendo do sistema de irrigao utilizado.

4.2. Calagem
Devido acidez quase generalizada da grande maioria dos solos, com problemas de toxidez de alumnio e conseqentemente baixos teores de clcio e magnsio, o uso de calcrio como corretivo do solo e fontes destes nutrientes da maior importncia para a cultura da manga. A quantidade de calcrio a ser utilizada ir variar em funo do critrio usado para determinar a necessidade de calagem. No Estado de So Paulo, Quaggio et al. (1997, p.146) recomendam aplicar corretivo para elevar a saturao por bases a 80%. Na Tabela 4 mostrada a variao da quantidade de corretivo, para duas reas distintas, comparando a recomendao para o Estado de So Paulo com as recomendaes para os Estados de Minas Gerais, Bahia, Cear, Gois e Rio de Janeiro. Verifica-se que para uma mesma situao, a quantidade de corretivo a aplica varia entre os Estados, especialmente quando se compara a recomendao para o Estado de So Paulo com os demais Estados. Quanto ao tipo de corretivo, as recomendaes estaduais apresentam recomendaes contrastantes, no caso da cultura da manga. Para o Estado de So Paulo, no feito qualquer comentrio. No entanto, para outras frutferas, recomenda-se manter um mnimo de Mg+2 de 9 mmolc dm3 . Para os Estados de Minas Gerais e Cear, recomenda-se utilizar calcrio dolomtico, sendo que para o Estado do Cear determina que este tipo de corretivo deve ser utilizado, principalmente, quando o teor de Mg+2 for inferior a 5 mmolc dm-3. Para os Estados da Bahia, Rio de Janeiro e Gois, a recomendao no faz meno sobre qual corretivo utilizar. No caso de pomares estabelecidos, compara-se a anlise de solo da projeo da copa com a da entre linha, para verificar se a aplicao dever ser feita em maior quantidade nesta regio, devido acidificao causada pelos adubos, ou em rea total. Aps esta aplicao, os prprios tratos culturais incorporaro o corretivo (Guimares, 1982, p.33).

188

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

Tabela 4 - Anlise qumica e teor de argila em duas reas distintas e quantidade de calcrio (PRNT=100%) a ser aplicado em aplicada em mangueira, de acordo com a recomendao oficial de alguns estados brasileiros.
Anlise qumica do solo e teor de argila rea 1 P-resina, mg dm-3 M.O., g dm-3 pH-CaCl2 K, mmolc dm-3 Ca, mmolc dm-3 Mg, mmolc dm-3 Al, mmolc dm-3 (H+Al), mmolc dm-3 V, % Argila, g kg-1 20 21 4,0 0,3 1 1 8 78 3 600 rea 2 10 40 4,6 1,6 15 9 6 58 31 600 SP MG BA, sem irrigao Ba, com irrigao CE GO RJ Estado Necessidade de calagem, t ha-1,PRNT=100% rea 1 6,2 4,4 3,6 4,4 2,8 3,4 2,8 rea 2 4,1 0,9 1,6 1,8 1,2 1,2 1,4

4.3. Adubao de plantio ou instalao


Esta adubao, de acordo com as recomendaes oficiais, disponveis no Brasil, restringe-se a alguns estados ou regies produtoras de manga (Bahia, Cear, Gois, Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo e Semirido). De forma geral, existem variaes nas recomendaes de adubao de plantio, isto , todas as recomendaes preconizam adicionar na cova esterco de curral ou outro adubo orgnico, cujas quantidades variam entre 10 e 20 litros de esterco de curral ou torta de mamona ou 3 a 6 litros de esterco de galinha, 20 a 250 g cova-1 de P2O5 e 10 a 60 g cova-1 de K2O (apenas Gois, Minas Gerais e Rio de Janeiro recomendam); e somente o Estado de so Paulo recomenda a adio de zinco. No Estado de Minas Gerais, Souza et al. (1999, p.239) recomendam a seguinte adubao por cova: 20 litros de torta de mamona, 100 g cova-1 de calcrio dolomitico para cada tonelada aplicada em rea total; 20 40 ou 60 g cova-1 de P2O5 e 10 20 ou 30 g cova-1 de K2O, dependendo do teor de P2O5 e K2O no solo (bom, mdio ou baixo). Recomenda-se ainda, aplicar metade da dose de P2O5 na forma solvel e a outra metade, na forma de fosfato natural.
189

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

No Estado de So Paulo, Quaggio et al. (1997, p.146) recomendam aplicar por cova: 10 litros de esterco de curral (ou trs litros de esterco de galinha); 200 g de P2O5; e 5 g de zinco. Na regio do Semi-rido, mangueira irrigada, Silva et al. (2002, p.212) recomendam aplicar por cova: 20 a 30 litros de esterco de curral; 80 120 ou 250 g de P2O5, dependendo do teor de P-disponvel no solo (>40 21 a 40 10 a 20 e < 10 mg dm-3 de P-Mehlich). Todas as recomendaes sugerem que a adubao de cova anteceda o plantio da mangueira por pelo menos 30 dias. Misturar bem esses fertilizantes terra retirada da cova, usando a mistura para o enchimento da mesma.

4.4. Adubao de formao


A adubao de formao visa em primeiro lugar a reduo do perodo que antecipa a fase de produo. Em Minas Gerais, Souza et al. (1999, p.240) recomendam a adubao com NPK, conforme Tabela 5, aplicando os fertilizantes em toda a rea de projeo da copa das plantas. As eventuais deficincias de micronutrientes devero ser supridas de acordo com as necessidades.

190

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

Tabela 5 - Adubao de formao da mangueira para o Estado de Minas Gerais.


Disponibilidade de P* ____________________ Baixa Mdia Boa __ P2O5, g planta-1____ Disponibilidade de K ____________________ Baixa Mdia Boa ___ K2O, g planta-1___

poca

Nitrognio N, g planta-1

....................................... 1 ano ps-plantio ................................... Outubro Janeiro Maro Total 40 40 20 100 90 90 60 60 30 30 60 60 120 40 40 80 20 20 40

Outubro Janeiro Maro Total

................................... 2 ano ps-plantio ...................................... 50 120 80 40 50 60 40 20 50 90 60 30 150 120 80 40 150 100 50 ................................. .3 ano ps-plantio ...................................... 70 150 100 50 90 60 30 70 90 60 30 60 90 60 30 200 150 100 50 270 180 90

Outubro Janeiro Maro Total


*

Extrator Mehlich 1

No Estado de So Paulo, recomenda-se a adubao com NPK, de acordo com a anlise de solo e a idade da planta, a qual est apresentada na Tabela 6. Os adubos devem ser aplicados em trs parcelas, no incio, meados e final da estao das chuvas (Quaggio et al.,1997, p.146).

191

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Tabela 6 Adubao de formao da cultura da manga para o Estado de So Paulo.


Idade Anos 0-1 1-2 2-3 3-4 P-resina, mg dm-3 K +, mmolc dm-3 0-12 13-30 >30 0-0,7 0,8-1,5 1,6-3,0 >3,0 Nitrognio N, g cova-1 ......... P2O5, g planta-1 ......... .......... K2O, g planta-1 .......... 30 40 60 160 80 60 80 40 120 240 160 100 160 120 80 40 160 320 240 120 240 180 120 80

Por outro lado, para a regio do semi-rido, para mangueira irrigada, recomenda-se a adubao NPK, considerando a anlise qumica do solo, conforme Tabela 7. A dose de nitrognio deve ser parcelada em seis aplicaes ao ano em solos argilosos e em doze, em solos arenosos, iniciando com 10 g por planta aos trinta dias aps o plantio. O fsforo deve ser parcelado em duas aplicaes no segundo ano e a dose de potssio deve ser parcelada da mesma forma que o nitrognio. Utilizar como fonte de nitrognio, o sulfato de amnio e como fonte de fsforo, o superfosfato simples, para fornecer enxofre s plantas (Silva et al., 2002, p.212). Tabela 7 Adubao de formao da cultura da manga para o Semi-rido.
Idade Meses 0 - 12 13 - 24 25 - 30
a

P-Mehlich, mg dm-3 <0,10 10-20 21-40 >40 Nitrognio N, g cova-1 150 210 150a

K+, cmolc dm-3 0,16- 0,31- >0,4 0,30 0,45 5 ......... P2O5, g planta-1 ......... .......... K2O, g planta-1 .......... 80 60 40 20 160 120 80 40 120 100 80 60 80 60 40 20 <0,16

antes de aplicar nitrognio nesta poca, realizar anlise foliar, principalmente se for fazer a induo floral entre 30 e 36 meses.

4.5. Adubao de produo


Na fase de produo, a adubao tem por finalidade repor as quantidades exportadas pela colheita. Para o Estado de Minas Gerais, considerando uma produtividade de 10 t ha-1, recomenda-se a adubao com NPK, de acordo com a Tabela 8.
192

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

No entanto, no ano em que no ocorrer produo, suprimir as aplicaes referentes s pocas B e C (Souza et al., 1999, p.241) No Estado de So Paulo, recomenda-se aplicar, anualmente, a adubao NPK, de acordo com a anlise de solo e a produtividade esperada, de acordo a Tabela 9. Recomenda-se aplicar o fsforo, preferencialmente em dose nica, antes do florescimento. Quando utilizar formulao NPK, parcelar o fsforo juntamente com o nitrognio e o potssio. As doses de nitrognio e potssio devem ser aplicadas na superfcie do solo, em trs parcelas, sendo a primeira no inicio das chuvas e as outras, aps a colheita, at o final do perodo chuvoso (Quaggio et al., 1997, p.146). Tabela 8 - Adubao de produo da mangueira para o Estado de Minas Gerais.
poca Nitrognio N, g planta-1 Disponibilidade de P1 ____________________ Baixa Mdia Boa __ P2O5, g planta-1____ Disponibilidade de K ____________________ Baixa Mdia Boa ___ K2O, g planta-1___

.................................... 4 ano ps-plantio ................................... A2 B C Total 20 80 100 200 150 150 100 100 50 50 30 90 90 210 20 60 60 140 10 30 30 70

A B C Total

................................... 5 ano ps-plantio ...................................... 30 30 20 10 100 150 100 50 120 80 40 100 90 60 30 230 150 100 50 240 160 80 ................................. .6 ano ps-plantio ...................................... 50 60 40 20 150 150 100 50 150 100 50 150 150 100 50 350 150 100 50 360 240 120

A B C Total
1

Extrator Mehlich; 2 Estdios de desenvolvimento: A=precede a florao, B=aps o pegamento dos frutos e C=aps a colheita

193

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Tabela 9 Adubao de produo da cultura da manga para o Estado de So Paulo.


Produtividade esperada t < 10 10-15 15-20 > 20 N nas folhas, g kg-1 <10 10-12 >12 N, kg ha-1 20 30 40 50 10 20 30 40 P-resina, mg/dm3 0-5 6-12 13-30 >30 ......... P2O5, kg ha-1 ........ 30 40 60 80 20 30 40 60 10 20 30 40 K+, mmolc/dm3 0-0,7 0,8-1,5 1,6-3,0 >3,0 ..........K2O, kg ha-1 ....... 30 50 60 80 20 30 40 50 10 20 30 40 -

4.5.1. Localizao dos adubos


Na mangueira, recomenda-se aplicar os adubos ao redor das plantas e na projeo da copa (Quaggio, et al., 1997, p.147) ou em uma faixa, cujo centro coincida com a projeo da copa, de largura igual distncia entre o tronco e esta projeo (Guimares, 1982, p.34). Ainda, se possvel, recomenda-se a incorporao dos fertilizantes para proteg-los de perdas ou at mesmo para coloc-los mais prximos do sistema radicular. Por outro lado, Choudhury e Soares (1992, p. 170 a 171), estudando a distribuio do sistema radicular de mangueira em solo arenoso do Semirido, irrigado, com problemas de adensamento, para subsidiar prticas agronmicas, entre elas, localizao de fertilizantes, em um pomar da variedade Tommy Atkins (8 anos de idade; espaamento de 10 x 10 m), observaram que, na distncia de 90 a 345 cm, ocorria uma existncia de 90 e 88 % de razes nas profundidades de 0 a 20 e 20 a 40 cm, respectivamente. Os pesquisadores, na discusso do trabalho, relataram que isto evidencia que a pratica de localizao dos fertilizantes na periferia da projeo da copa da planta, em sulcos estreitos e rasos no a mais adequada para a condio estudada. Essas informaes permitiram aos autores conclurem que, a aplicao de fertilizantes deve ser feita na faixa de solo com maior concentrao de razes de absoro, que est compreendida entre 90 e 260 cm em relao ao caule. Silva et al. (2002, p.214) recomendam que, em condies semi-ridas, a aplicao do fertilizante est diretamente relacionada com a distribuio do sistema radicular da planta. Na fase de formao, as adubaes
194

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

devem ser iniciadas a partir de um ms do plantio, distribuindo-se os fertilizantes na rea correspondente projeo da copa, mantendo-se uma distncia mnima de 50 cm do tronco da planta. Deve-se fazer uma leve incorporao e irrigar logo em seguida. O raio da rea de aplicao dever ser ampliado em funo do crescimento da planta. A partir de trs anos ou quando as plantas entrarem em produo, os fertilizantes devero ser aplicados em sulcos, abertos ao lado da planta. A cada ano, o lado adubado deve ser alternado. A localizao desses sulcos deve ser limitada pela projeo da copa e pelo bulbo molhado, por ter esta regio maior concentrao de razes. O parcelamento da dose total dos fertilizantes na fase de produo dever ser da seguinte forma: nitrognio 50 % aps a colheita, 30 % aps o pegamento dos frutos e 20 % 50 dias aps o pegamento dos frutos; fsforo 60 % aps a colheita e 40 % na florao; potssio 25 % aps a colheita, 20 % antes da induo floral, 15 % na florao, 15 % aps o pegamento dos frutos e 15 % 50 dias aps o pegamento dos frutos.

4.6. Adubao orgnica


A adubao orgnica compreende o uso de resduos orgnicos (animal, vegetal, etc.) com a finalidade de aumentar a produtividade das culturas. O principal efeito da adubao orgnica a melhoria das propriedades qumicas, fsicas e biolgicas do solo. No entanto, os adubos orgnicos, apesar de possurem nutrientes em teores baixos e desbalanceados, quando aplicados carreiam nutrientes que devem ser considerados nas adubaes. A liberao dos nutrientes dos adubos orgnicos mais lenta que a dos adubos minerais, pois dependente da mineralizao da matria orgnica. Na Tabela 10, so apresentadas as porcentagens que representam uma aproximao da taxa de converso de nutrientes da forma orgnica para a forma mineral ao longo dos anos (Comisso de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, 1989, p.52).

195

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Tabela 10 Porcentagens de converso dos nutrientes aplicados, via adubos orgnicos, para a forma mineral.

Nutriente N P K

1o ano 50 60 100

% de converso 2o ano Aps o 2o ano 20 20 30 20 -

Ressalta-se que na literatura nacional, nada mencionado sobre a adubao orgnica na mangueira, exceto no plantio. No entanto, este tipo de adubao deve ser estudado na cultura da manga, principalmente, aproveitando a disponibilidade regional deste tipo de adubo.

4.7. Adubao com micronutrientes


A adubao com micronutrientes, via foliar, tem sido freqentemente empregada em frutferas. No entanto, o fornecimento dos micronutrientes poder ser realizado por meio da aplicao de fertilizantes ao solo, na forma de sais, de fritas, etc.. Na literatura nacional, a carncia de trabalhos de pesquisa na cultura da manga, para melhor fundamentar as recomendaes existentes, acentuada. Nesse aspecto, Campos et al. (1971, p.767) estudaram a viabilidade da aplicao de mistura de micronutrientes (Zn, Cu, Mn, Mg e B) sem a adio de neutralizantes. Em uma primeira pulverizao, aplicou o boro como cido brico e o restante dos micronutrientes como sulfato, a uma concentrao de 0,5 %. Na segunda aplicao, as doses foram aumentadas em 50 %. Concluram que a adio de neutralizantes para mangueiras podia ser dispensada. No Estado de So Paulo, Quaggio et al. (1997, p.147) recomendam que, por ocasio do primeiro tratamento fitossanitrio, visando a proteo da florada antes da emisso da pancula, acrescentar calda de pulverizao, trs g L-1 de sulfato de zinco e um g L-1 de cido brico. Essa aplicao de micronutrientes deve ser repetida quando houver um fluxo novo de brotao nas plantas.
196

Fertilidade do Solo e Nutrio da Mangueira

Na regio Semi-rida, as deficincias mais comuns de micronutrientes que ocorrem na mangueira so de zinco e boro. Em funo da anlise foliar e de solo, recomenda-se aplicar quantidades que variam de 25 g planta-1 de sulfato de zinco a 100 g planta-1 de fritas e 10 g planta-1 de brax a 100 g planta-1 de fritas ou fazer a correo via foliar, conforme Silva et al. (2002, p.215).

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AVILAN, R. L. Variaciones de los niveles de nitrogens, fosforo, potassio o clcio em ls hojas de mango (Mangifera indica L.) atraves de um ciclo de producin. Agronomia Tropical, Maracay, v.21, n.1, p.3-10, 1974. BATAGLIA, O.C. Nutrio e adubao da seringueira. In: FERNANDES, F.M.; NASCIMENTO, V.M.(Ed.) Curso de atualizao em fertilidade do solo,1. Ilha Solteira, 1987. p. 408-416. CAMPOS, J.S.; TEOFILO SOBRINHO, J,; SEGNINI, H.; CRUZ, V.R. da, aplicao de micronutrientes em citrus, abacateiro e mangueiras sem adio de neutralizantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 1., 1971. Campinas. Anais...Campinas: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 1971. p. 765-767. CHOUDHURY, E.N.; SOARES, J.M. Comportamento do sistema radicular de fruteiras irrigadas. I Mangueira em solo arenoso sob irrigao por asperso sobcopa. Rev. Bras. Frutic., Cruz das Almas, v.14, n.3, p.169-27, 1992. COMISSO DE FERTILIDADE DO SOLO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Recomendaes para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais. 4 aproximao. Lavras, 1989. GUIMARES, P.T.G. Nutrio e adubao da mangueira. Informe Agropecurio, Belo Horizonte, v.8, p. 28-35, fev.1982. HAAG, H.P., SOUZA, M.P., CARMELLO, Q.A.C.; DECHEN, A.R. Extrao de macro e micronutrientes por fruto de quatro variedades de manga (Mangifera indica L.). Anais da ESALQ, Piracicaba, v.47, n.2, p.459-477, 1990.
197

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

HIROCE, R., CARVALHO, A.M.; BATAGLIA, O.C.; FURLANI, P.R.; FURLANI, A.M.C.; SANTOS, R.R. dos; GALLO, J.R. Composio mineral de frutos tropicais na colheita.. Bragantia, Campinas, v.36, n.14, p.155164, 1977. NASCIMENTO, V.M.; CORRA, L.S.; BORSATO, A.C.; ARAMAKI, E.K. Variao dos teores foliares de N, P, K, Ca e Mg em duas variedades de mangueira (Mangifera indica L.) durante o ano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 10., 1989. Fortaleza. Anais...Fortaleza: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 19789 p. 342-345. QUAGGIO, J.A.; RAIJ, B. van; PIZA JUNIOR, C. de T.. Frutferas. In: RAIJ, B. van; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A.; FURLANI, A.M.C. (Ed.) Recomendaes de adubao e calagem para o Estado de So Paulo. Campinas: Instituto Agronmico/Fundao IAC, 1997. cap. 17, p.121153. SILVA, D.J.; PEREIRA, J.R.; ALBUQUERQUE, J.A.S. Equilbrio nutricional em mangueira cultivada sob irrigao no submdio So Francisco. In: REUNIO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIO DE PLANTAS, 23.; REUNIO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 7.; SIMPSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 5.; REUNIO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 2., 1998. Caxambu, MG. Resumos... Lavras:UFLA;SBCS;SBM, 1998. p.659 SILVA, D.J.; QUAGGIO, J.A.; PINTO, P.A.C.; PINTO, A.C.Q.; MAGALHES, A.F.J. Nutrio e adubao. In: GEN, P.J.C.; PINTO, A.C.Q. (Ed) A cultura da mangueira. Braslia: Embrapa Informao Tecnolgica, 2002. cap.10, p. 192-221. SOUZA, M. de; GUIMARES, P.T.G.; CARVALHO, J.G. de; FRAGOAS, J.C. Mangueira. In: RIBEIRO, A.C.; GUIMARES, P.T.G.; ALVAREZ V., V.H. (Ed) Recomendaes para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais, 5 aproximao. Viosa, MG, 1999. cap.18, p.239-241.

198

Anda mungkin juga menyukai