Anda di halaman 1dari 31

Simulado LXXXVII para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Questes visando o provvel edital futuro. Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno / ngelo Arago / Wellington Alves Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno / ngelo Arago / Wellington Alves Bons Estudos e Rumo ANP!

Um perito est analisando uma substncia que ele acredita ser um tipo de anfetamina (cuja estrutura hipottica dada abaixo). Entre outros testes ele mediu a rotao tica em um polarmetro e obteve uma leitura de +2,6 na temperatura ambiente. A concentrao da amostra na anlise era 1,25 g/mL e a cela usada era de 20 mm.
NH2

Estrutura da Anfetamina Baseado nestas informaes responda as questes a seguir. 1 Sabendo que o solvente usado era o diclorometano, o perito poderia concluir que a amostra analisada no era a anfetamina imaginada, pelo menos no pura. Errado A molcula da anfetamina apresentada tem um centro estereognico, de forma que poderia resultar em rotao tica. No possvel se afirmar nada apenas com essas informaes. 2 Posteriormente o perito confirmou em outras anlises que a amostra no era da 25 -1 -1 anfetamina que ele suponha, mas de outra droga, com valor de []D = + 11,4 g dm ml. Com isto, ele tem boas razes se afirmar que a amostra no era desta droga enantiomericamente pura. Errado -1 -1 Temos que [] = /(cl) e neste caso [] = 11,4 g dm ml , = +2,6 e l = 20 mm. Com estes dados -1 -1 calculamos o valor da concentrao : c = /([]l) = 2,6/(11,4 g dm ml. 20mm) = 1,25 g/mL. Portanto, o valor encontrado igual a concentrao usada da amostra e no h motivos para, com base neste resultado, descartar a hiptese de que a amostra seja a droga enantiomericamente pura. 3 Um polarmetro composto basicamente por uma fonte de radiao policromtica, um polarizador e um analisador que mede o desvio da radiao na amostra. Errado As fontes de radiao para polarmetro devem ser monocromticas, como a linha D da lmpada de sdio, e no policromticas. 4 A amostra analisada dextrgira. Correto O valor de positivo, portanto a rotao para a direita e a substncia dextrgira. 5 A amostra analisada o enantimero (R). Errado Simplesmente pelo valor da rotao no possvel se afirmar nada sobre a estrutura da molcula. Os valores + e no esto correlacionados diretamente com R e S.

6 Um valor de 0 na medida de rotao uma indicao concreta de se estar analisando uma amostra aquiral. Errado Misturas equimolares de dois enantimeros (mistura racmica) tambm resultam em medidas de rotao nula, embora a amostra seja composta de substncias quirais. 7 Como regra geral uma molcula com n estereocentros tetradricos ter no mximo 2 estereoismeros. Correto Verdadeira informao. 8 Os mtodos convencionais de separao de compostos orgnicos falham para compostos enantiomricos, pois estes tm solubilidades em solventes comuns iguais, iguais pontos de ebulio, iguais pontos de fuso, etc. Correto Isso real e pede tcnicas especiais para a separao. 9 Uma das formas de separao de enantimeros chama-se tambm resoluo reagir a mistura racmica com um enantimero de outro composto. Correto Isto resulta em uma mistura de diasteremeros, que, possuindo diferentes propriedades fsicas, podem ser separados. Aminas enantomericamente puras so frequentemente usadas neste processo. 10 A anfetamina bem menos reativa que o benzeno em reaes de substituio eletroflica aromtica. Errado No, pois o grupo alquila que est ligado diretamente ao anel e ele tem efeito ativador. 11 O nome IUPAC para a anfetamina 1-fenilpropan-2-amina. Correto Este o nome correto seguindo as regras IUPAC.
H2 N
n

12 A estrutura R da anfetamina Errado Esta a forma S.

13 A anfetamina poderia ser produzida pela oxidao de um nitrocomposto. Errado Poderia ser produzida do nitrocomposto, mais isso seria uma reduo. 14 A frmula molecular da anfetamina C9H14N. Errado C9H13N.

15 A massa molar da anfetamina maior que 130 g/mol. Correto em torno de 135 g/mol. Acerca dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os prximos itens. 16 Carbnions so cidos de Lewis. Errado So bases de Lewis, pois procuram prtons e outros centros positivos para dor par eletrnico. 17 Reaes E1 so favorecidas por substratos que formam carboctions estveis, nuclefilos fracos e solventes polares. Correto Corretas condies para essa reao. 18 Aminas tm menor ponto de ebulio que os alcanos correspondentes. Errado Tm maior ponto de ebulio, devido possibilidade de formao de ligaes de hidrognio. 19 Aminas so bases relativamente fracas. Correto A basicidade bem menor que do on alcxido, por exemplo. 20 Quando aminas tercirias reagem com cidos em reaes de cido-base, formam-se sais de amnio. Correto verdadeira a informao.

Acima exibida a janela do Painel de Controle do Windows. A respeito da janela e dos programas mostrados, avalie os prximos itens.

21 Ao se clicar em quando no est em uso. Correto Dentre outras opes.

possvel alterar a forma de funcionamento do sistema

22 Ao se abrir possvel fazer com que as pastas do Explorer se abram com um clique simples ao invs de duplo clique, com as opes que aparecero. Correto Esta uma das opes que est nesse menu.

23 Atravs da opo inserido no computador, por exemplo. Errado

possvel escolher o que ocorre quando um CD

Esta funo do menu

24 Atravs de

possvel escolher uma senha para o sistema.

Correto Esta uma das opes deste menu.

25 Dentro da opo pesquisas do Explorer. Errado

possvel alterar a forma como o Windows procede as

Esta funo de

26 A opo Correto Esta a funo deste boto.

abre as configuraes de acessibilidade do computador.

27 As configuraes de Driver so acessadas em Errado

Estas opes se encontram em

Com relao s regras da Redao Oficial, avalie os prximos itens. 28 - A conciso antes uma qualidade do que uma caracterstica do texto oficial. Conciso o texto que consegue transmitir um mximo de informaes com um mnimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, fundamental que se tenha, alm de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessrio tempo para revisar o texto depois de pronto. nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundncias ou repeties desnecessrias de idias. Correto Adequadas ideias. 29 - O esforo de sermos concisos atende, basicamente ao princpio de economia lingstica, mencionada frmula de empregar o mnimo de palavras para informar o mximo. No se deve de forma alguma entend-la como economia de pensamento, isto , no se devem eliminar passagens substanciais do texto no af de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inteis, redundncias, passagens que nada acrescentem ao que j foi dito. Correto Tambm aqui tudo est correto. 30 - A clareza deve ser a qualidade bsica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreenso pelo leitor. No entanto, a clareza no algo que se atinja por si s: ela depende estritamente das demais caractersticas da redao oficial. Correto Tambm verdadeiro. 31 - O uso de siglas e acrnimos deve ser parcimonioso e restringir-se queles j existentes e consagrados. Correto Tambm essa diretiva coerente.

32 - Na primeira citao, a expresso designada deve vir escrita por extenso, de forma completa e correta, antes ou depois da sigla ou do acrnimo respectivo. Errado Na primeira citao, a expresso designada deve vir escrita por extenso, de forma completa e correta, sempre antes da sigla ou do acrnimo respectivo, que deve estar entre parnteses ou travesses e em letras maisculas. 33 - As siglas e os acrnimos devem ser escritos no mesmo corpo do texto, sem o uso de pontos intermedirios ou finais. Correto Verdadeira informao. A respeitos das disposies constitucionais e legais acerca dos agentes pblicos, avalie os itens a seguir. 34 - Segundo a CF, as funes de confiana sero exercidas preferencialmente, mas no exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos. Os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira, nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. Errado Segundo a CF: as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. 35 - Os servidores pblicos estatutrios so agentes pblicos que apresentam um vnculo de natureza profissional com a Administrao Pblica, sujeito ao regime legal, modificvel unilateralmente por cada um dos entes da federao. Correto De acordo com a doutrina. 36 - Os concessionrios e permissionrios de servios pblicos, embora no integrem a intimidade do aparelho estatal, so agentes pblicos colaboradores da Administrao Pblica, mediante vnculo contratual precedido de licitao para delegao de poderes, da decorrendo a sujeio das atividades que realizam ao regime jurdico administrativo. Correto Tambm de acordo com a doutrina. 37 - Emprego pblico consiste numa unidade de atribuies a ser ocupada pelo empregado pblico, mediante vnculo contratual com a Administrao Pblica, precedido de concurso pblico. Correto Adequada definio. 38 - Os cargos, empregos e funes pblicas ocupados por agentes pblicos so realidades distintas e paralelas na Administrao Pblica, sendo que os primeiros, segundo o vnculo, podem se apresentar como cargos de provimento provisrio, efetivo ou vitalcio. Correto Tambm correto.

39 - O estgio probatrio o perodo de tempo cujo transcurso necessrio para que o servidor pblico estatutrio ou celetista, aprovado em concurso pblico, adquira a estabilidade funcional. Errado No se aplica a estabilidade aos celetistas. 40 - Alguns agentes polticos, a exemplo dos terceiros colaboradores, como os notrios titulares de registro e ofcios de notas , sujeitam-se a regime semelhante ao dos servidores pblicos, aplicando-se-lhes a necessidade de aprovao em concurso pblico, o benefcio da estabilidade e a aposentadoria compulsria aos setenta anos de idade. Errado No existe aposentadoria compulsria nesse caso. 41 - No possvel a acumulao de dois cargos privativos na rea de sade, no mbito das esferas civil e militar, ainda que o servidor pblico no desempenhe as funes tipicamente exigidas para a atividade castrense. Errado possvel acumulao de dois cargos privativos na rea de sade nas esferas civil e militar, desde que o servidor no desempenhe funes tipicamente exigidas para as atividades das Foras Armadas. Com relao aos crimes contra a administrao pblica, julgue os prximos itens. 42 - Wilson, ru em ao penal, resistiu ao cumprimento de mandado judicial, de forma omissiva, recusando-se a abrir o porto de sua casa, para evitar o ingresso do oficial de justia no imvel e a execuo do mandado judicial. Nessa situao, Wilson cometeu crime de resistncia, em sua forma qualificada. Errado Trata-se de crime de desobedincia. 43 - De acordo com a lei de regncia, configura-se crime de abuso de autoridade o crime praticado por agente no exerccio da funo pblica ou em razo dessa funo. Errado Nem todos os crimes cometidos no exerccio ou em razo da funo pblica so abusos de autoridade. 44 - Um ordenador de despesas de determinado rgo pblico federal utilizou verba legalmente destinada compra de computadores para a reforma dos banheiros da instituio, que estavam em situao precria. Nesse caso, o ordenador no cometeu crime, uma vez que a verba foi empregada em prol da prpria administrao pblica. Errado Trata-se de emprego irregular de verbas pblicas. 45 - No delito de comunicao falsa de crime ou contraveno, h indicao expressa de pessoa determinada como autora da infrao. Errado No h exigncia de indicao expressa de pessoa para tipificar comunicao falsa de crime ou contraveno.

46 - No delito de denunciao caluniosa, no h indicao expressa de determinada pessoa como autora da infrao. Errado Segundo o CP, h exigncia de indicao expressa da pessoa nesse caso. 47 - No delito de falso testemunho, o fato deixa de ser punvel se o agente se retrata ou declara a verdade at o trnsito em julgado da sentena ou do acrdo proferido no processo em que ocorreu a falsidade. Errado A retratao deve ocorrer at a sentena e no at o trnsito em julgado dela. 48 - A vtima de um crime no comete crime de falso testemunho se calar a verdade em processo judicial. Correto Essa informao est de acordo com o CP. Com relao aos prazos para o inqurito policial, julgue os prximos itens. 49 - O prazo previsto para trmino do inqurito policial, no Cdigo de Processo Penal, de 10 (dez) dias, se o indiciado estiver preso. Em caso de indiciado solto, de 30 (trinta) dias. Correto Verdadeira. 50 - Quando se tratar de indiciado preso preventivamente, o prazo para trmino do inqurito ser contado da data em que for executada a ordem de priso, segundo o Cdigo de Processo Penal. Correto Tambm essa correta. 51 - O prazo para trmino do inqurito em caso de crime contra a economia popular, na forma da Lei 1.521/1951, esteja o indiciado preso ou solto, de 10 (dez) dias. Correto Tambm correta. 52 - Em caso de indiciado preso por ordem da Justia Federal, o prazo para trmino do inqurito de 15 (quinze) dias, prorrogveis por igual tempo. Correto Outra correta. 53 - Em se tratando de trfico ilcito de drogas, previsto na Lei 11.343/2006, o prazo para o trmino do inqurito de 30 (trinta) dias em caso de acusado preso e de 90 (noventa) dias em caso de acusado solto, podendo os prazos ser duplicados por deciso judicial, ouvido o Ministrio Pblico, se houver pedido justificado da autoridade policial. Correto Adivinhe? Correta.

A respeito do controle de constitucionalidade, avalie se os prximos itens so corretos ou errados. 54 - Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Procurador-Geral da Repblica. Errado Consultar primeiramente o AGU. 55 - A inconstitucionalidade por omisso verifica-se nos casos em que no sejam praticados atos legislativos ou administrativos requeridos para tornar plenamente aplicveis normas constitucionais. Correto Adequada definio. 56 - Estabelecido pelo artigo 97 da Constituio Federal que somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei, no poder o juiz singular considerar lei inconstitucional em suas decises. Errado Somente vale para tribunais essa regra. Juzes singulares podem, e o fazem, declarar inconstitucionalidades. 57 - As decises definitivas de mrito nas aes declaratrias de constitucionalidade de lei produziro eficcia contra todos, mas no tero efeito vinculante em relao aos demais rgos do Judicirio, que mantero sua independncia. Errado H efeito vinculante. 58 - A inconstitucionalidade por ao somente se configura quando h normas formadas por autoridades incompetentes ou em desacordo com formalidades ou procedimentos estabelecidos pela Constituio Federal. Errado H inconstitucionalidade formal e material. 59 - Sempre que julgada procedente a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo federal ou estadual, o Supremo Tribunal Federal dever comunicar ao Senado para suspenso da lei ou do ato normativo. Errado No h comunicado ao Senado no controle concentrado e abstrato.

Justia de qualidade A instalao do CNJ (Conselho Nacional de Justia) em 2005 sinalizou profundas mudanas no Judicirio, at ento apontado como o mais hermtico e resistente a mudanas entre os trs poderes. Foram institudas normas para proibir o nepotismo nos tribunais e regras para a aplicao do teto remuneratrio para coibir os supersalrios que recorrentemente escandalizavam a opinio pblica. A correo dos desvios refletiu nova atitude dos magistrados, mais aberta ao dilogo com a sociedade e mais propensa a assimilar construtivamente crticas em relao aos servios judiciais. Ps-se fim ao clich do juiz encastelado em torre de marfim, distante da sociedade. Tal atitude implicou a busca de maior transparncia. Era preciso assegurar ao cidado amplo acesso a informaes sobre o desempenho da Justia. Essas informaes, lamentavelmente, no existiam ou eram imprecisas e defasadas. O Judicirio, na verdade, no se conhecia. Nesse contexto, a Corregedoria Nacional de Justia lanou em 2007 o programa Justia Aberta, um banco de dados com informaes na internet (www.cnj.jus.br) atualizadas continuamente, que permite o monitoramento da produtividade judicial pelo prprio Poder Judicirio e pela sociedade. a prestao de contas que faltava. Esse autoconhecimento o ponto de partida para que o Judicirio d continuidade a mudanas que se reflitam, efetivamente, na qualidade da prestao jurisdicional, que, sabemos, alvo de insatisfao por parte dos jurisdicionados. A principal das reclamaes a morosidade, muitas vezes associada impunidade ou no-efetivao da Justia. Mais de 50% das representaes que chegam ao CNJ referem-se a esse problema. um problema que atinge desde a primeira instncia at os tribunais superiores. Nascido na Constituinte que ampliou os direitos e as garantias do cidado, o STJ (Superior Tribunal de Justia) completar 20 anos no dia 7/4 do ano que vem, com aumento de 8.920% no nmero de processos julgados. No primeiro ano de funcionamento, julgou 3.700 processos. Em 2007, 330 mil processos. A progresso geomtrica da demanda compromete no s a celeridade, mas a prpria misso constitucional do STJ, que a de uniformizar a interpretao das leis federais. Chegou-se ao paradoxo em que, por julgar nmero excessivo de processos, a construo da jurisprudncia, que seu papel maior, ficou em segundo plano. Com uma mdia anual de 10 mil processos julgados por cada ministro, o complexo ato de julgar corre o risco de se transformar em mero ato mecnico. Atacar esse mal implica a adoo de um conjunto de aes e iniciativas. A busca da gesto eficiente, certamente, uma delas. A emenda constitucional 19, de 1998, forneceu importante meio de a sociedade exigir a qualidade dos servios prestados pelo Estado, ao introduzir a eficincia como um dos princpios da administrao pblica. Diagnsticos precisos, planejamento, profissionalismo, solues criativas, racionalizao, enfim, todos os requisitos de uma gesto moderna no so, portanto, apenas desejveis, mas indispensveis. Se a Constituinte de 1988 deu nfase segurana jurdica, particularmente garantia do contraditrio e da ampla defesa, em detrimento da celeridade processual, o que se observa hoje o clamor da sociedade por uma Justia mais rpida. A emenda constitucional 45, da reforma do Judicirio, refletiu esse anseio ao inserir entre os direitos fundamentais a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade da tramitao. difcil conciliar esses dois princpios antagnicos: celeridade x segurana. A demanda por transparncia e por celeridade processual exige uma Justia de qualidade. Esta deve ser buscada no apenas com uma ou duas aes, mas, sim, com mltiplas iniciativas, que passam pela busca de uma gesto mais eficiente, com o aproveitamento racional dos recursos, a capacitao de magistrados e servidores e a racionalizao de procedimentos, por avanos na informatizao do processo, de acordo com os procedimentos previstos na Lei 11.419/06, pela reforma processual e por tantas outras medidas. Esse um desafio a ser enfrentado no apenas pelos dirigentes do Judicirio, mas por todos os partcipes da atividade judicial, sejam eles magistrados, membros do Ministrio Pblico, advogados, servidores, promotores. Somente com a mobilizao de todos esses atores que o Judicirio poder atender exigncia da sociedade de uma Justia de qualidade, efetiva e em tempo razovel. Cesar Asfor Rocha. Folha de So Paulo, 8 de setembro de 2008.

A respeito do texto, avalie os prximos itens. 60 - O texto se desenvolve com um processo argumentativo a fim de defender o tema exposto no ttulo e apresentar caminhos para se alcanar esse fim. Errado O texto no argumentativo em sua essncia, recorrendo antes a uma descrio da situao para estabelecer a necessidade e os caminhos para alcanar o que o ttulo aponta. 61 - possvel inferir do texto que a transparncia aparece como condio para o autoconhecimento do Judicirio, que, por sua vez, constitui a abertura para a mudana a favor do atendimento ao jurisdicionado. Errado O autoconhecimento do Judicirio no conseguido pela transparncia, que voltada para os de fora, e nem o caminho para a mudana. 62 - A celeridade processual se revela, segundo o texto, como uma ameaa segurana da justia. Errado O texto no fala isso e nem deveria falar. M leitura do texto. Chegou-se ao paradoxo em que, por julgar nmero excessivo de processos, a construo da jurisprudncia, que seu papel maior, ficou em segundo plano. Nos prximos itens, assinale a alternativa como correta quando apresente redao igualmente possvel para o trecho acima, sem provocar alterao de sentido. 63 - Por julgar nmero excessivo de processos, chegou-se ao paradoxo em que a construo da jurisprudncia, que seu papel maior, ficou em segundo plano. Errado As ideias so mudadas com essa redao. 64 - Chegou-se ao paradoxo em que a construo da jurisprudncia, que seu papel maior, por julgar nmero excessivo de processos, ficou em segundo plano. Correto As ideias so mantidas com essa redao. 65 - Chegou-se ao paradoxo em que, por julgar nmero excessivo de processos, que seu papel maior, a construo da jurisprudncia ficou em segundo plano. Errado Aqui a ideia de que o maior papel julgar nmero excessivo de processos. 66 - Chegou-se ao paradoxo em que, por julgar nmero excessivo de processos, ficou em segundo plano, que seu papel maior, a construo da jurisprudncia. Errado Novamente as ideias so alteradas.

Esta deve ser buscada no apenas com uma ou duas aes, mas, sim, com mltiplas iniciativas, que passam pela busca de uma gesto mais eficiente, com o aproveitamento racional dos recursos, a capacitao de magistrados e servidores e a racionalizao de procedimentos, por avanos na informatizao do processo, de acordo com os procedimentos previstos na Lei 11.419/06, pela reforma processual e por tantas outras medidas. (linhas 76-84) Assinale como corretos os itens na medida em que a pontuao usada for tambm adequada para o trecho acima transcrito. 67 - Esta deve ser buscada no apenas com uma ou duas aes, mas sim, com mltiplas iniciativas, que passam pela busca de uma gesto mais eficiente: com o aproveitamento racional dos recursos; a capacitao de magistrados e servidores e a racionalizao de procedimentos; por avanos na informatizao do processo, de acordo com os procedimentos previstos na Lei 11.419/06; pela reforma processual e por tantas outras medidas. Errado H erros na pontuao, com mudana nos termos regidos de ordem pelo emprego das vrgulas e ponto-e-vrgulas. 68 - Esta deve ser buscada no apenas com uma ou duas aes, mas sim com mltiplas iniciativas, que passam pela busca de uma gesto mais eficiente: com o aproveitamento racional dos recursos; a capacitao de magistrados e servidores e a racionalizao de procedimentos; por avanos na informatizao do processo, de acordo com os procedimentos previstos na Lei 11.419/06; pela reforma processual; e por tantas outras medidas. Errado Ainda h erro na pontuao, como o emprego de vrgula aps iniciativas na segunda linha. 69 - Esta deve ser buscada no apenas com uma ou duas aes, mas sim com mltiplas iniciativas, que passam pela busca de uma gesto mais eficiente com o aproveitamento racional dos recursos, a capacitao de magistrados e servidores e a racionalizao de procedimentos ; por avanos na informatizao do processo, de acordo com os procedimentos previstos na Lei 11.419/06; pela reforma processual; e por tantas outras medidas. Correto Essa pontuao igualmente correta. 70 - Esta deve ser buscada, no apenas com uma ou duas aes mas, sim, com mltiplas iniciativas, que passam pela busca de uma gesto mais eficiente; com o aproveitamento racional dos recursos; a capacitao de magistrados e servidores e a racionalizao de procedimentos; por avanos na informatizao do processo, de acordo com os procedimentos previstos na Lei 11.419/06; pela reforma processual e por tantas outras medidas. Errado Novamente h erro, como na pontuao no mas na primeira linha.

Usando raciocnio lgico, avalie os prximos itens. 71 - Considerando uma corrida de Frmula 1 com a participao de 22 carros e 22 pilotos igualmente competitivos, se sete carros quebrarem durante a corrida e seus pilotos forem obrigados a abandon-la antes da bandeirada final, ento a quantidade de maneiras diferentes de se formar a dupla dos primeiros classificados ser inferior a 200. Errado Nessa situao, temos que terminaro a prova um total de 15 pilotos e qualquer um deles pode ocupar o primeiro e segundo lugares. Logo, a probabilidade desejada 15x14 = 210. 72 - Considere que, em um concurso pblico, para cada trs candidatos inscritos aos cargos de nvel superior, haja sete candidatos inscritos aos cargos de nvel mdio, totalizando 5.800 candidatos. Nessa situao, correto afirmar que h 2.320 candidatos aos cargos de nvel mdio a mais que os candidatos aos cargos de nvel superior. Correto Basta resolver uma equao simples: 3x+7x=5800 => x = 580 Portanto, h 3.580 = 1740 candidatos de nvel superior e 7x580= 4060 candidatos de nvel mdio. Portanto, h 2320 candidatos a mais no nvel mdio. 73 - Seja N um nmero inteiro e positivo que multiplicado por 7 resulta em nmero composto apenas por algarismos iguais a 2. Assim sendo, a soma de todos os algarismos que compem N igual a 22. Errado Para descobrir que nmero esse, devemos pensar em como achar tal nmero. Certamente que 22 e 222, por exemplo, no do nenhum nmero inteiro positivo quando divididos por 7. O esquema ir dividindo um nmero do tipo 22222222222222222..... por 7 at achar o primeiro resto que seja zero: 2222222 L 7 012 31746 52 32 42 0 Portanto, 31746x7 = 222222 e atende ao critrio da questo. Temos ento que 3 + 1 + 7 + 4 + 6 = 21 e no 22, conforme a questo afirma. 74 - Ao receber um pagamento, Samuel contou: x moedas de 50 centavos, y moedas de 25 centavos, z moedas de 10 centavos e t moedas de 5 centavos. Logo depois, ele percebeu que havia se enganado, pois contara 8 das moedas de 10 centavos como moedas de 5 centavos e 8 das moedas de 25 centavos como de 50 centavos. Assim sendo, a diferena entre a quantia que Samuel contou de forma errada e a quantia correta de menos um real e sessenta centavos. Correto A diferena de 8x(5) + 8x(-25) = 8x-20 = -R$ 1,60.

75 - Trabalhando em conjunto, dois Tcnicos Judicirios - Gaspar e Heraldo - gastaram 3 horas e 20 minutos para arquivar certa quantidade de processos. Sabendo que, sozinho, Gaspar teria arquivado todos os processos em 5 horas de trabalho ininterrupto, o esperado que, sozinho, Heraldo seria capaz de realizar tal tarefa se trabalhasse por um perodo menor que 6 horas e meia. Errado Geraldo faz todo trabalho em 5 horas. Portanto, ele faz juntamente com Heraldo um total de 3,333/5 = 0,6666 do trabalho. Portanto, ele faz 2/3 do trabalho total nas 3 horas e 20 minutos. Logo, Heraldo faz 1/3 do trabalho junto com Gaspar. Sozinho, ele faria, portanto, num total de 3*3,3333 = 10 horas. Acerca dos conceitos de Fsico-Qumica avalie os prximos itens. 76 - Um sistema fechado aquele que no pode trocar matria e nem energia com a vizinhana. Errado Este um sistema isolado. 77 - As bolsas de gelo usadas no tratamento de leses de atletas so exemplos de sistemas termodinmicos isolados. Errado No, pois trocam calor com o ambiente. So, portanto, sistemas fechados. 78 - O interior de uma garrafa trmica um exemplo de um modelo, embora no ideal, de um sistema isolado. Correto Sim, pois a ideia que o interior da garrafa trmica no troque calor e nem energia com as redondezas. 79 - A capacidade de um sistema termodinmico realizar trabalho chamada de entropia. Errado Esta uma definio possvel para energia interna, no para entropia. 80 - A compresso de um gs dentro de um recipiente termodinamicamente isolado aumenta sua energia interna. Correto Sim, pois o gs nesse caso est comprimido e pode realizar mais trabalho do que um gs descomprimido. 81 - Um gs que aumenta em meio litro seu volume, em um local com presso de 1,2 atm, realizou um trabalho inferior a 100 J. Correto Temos que, neste caso, w=-PdV = - 1,2 atm . 0,5 L = -0,6 atm.L = -60,8 J. Portanto, o trabalho de aproximadamente 61 J, inferior a 100 J.

82 - Um gs precisa receber 4 vezes mais trabalho para diminuir pela metade seu volume do que para diminuir esse mesmo volume em 25%. Errado Temos que w = -PdV. Portanto, comparativamente: W 1 = -P.0,5V W 2 = -P.0,75V Portanto, W 2/W 1 = 0,75/0,5 = 1,5 Logo, o trabalho precisa ser 1,5 vezes maior e no 4 vezes maior. 83 - A gua expande-se ao congelar. Sua densidade de 1 g/cm no estado lquido e 0,92 3 g/cm no estado slido. Assim sendo, 1 quilograma de gua realiza um trabalho maior do que 10 kJ ao se expandir e estourar um encanamento que exerce presso oposta de 1,070 atm. Errado A variao de volume de 1l de gua de: Volumegua = 1000 g/(1kg/l) = 1 l Volumegelo = 1000 g/(0,92 g/l) = 1,087 l Portanto, dV = (1,087 1,000) l = 0,087 l Assim, w = -PdV = -1,070 atm.0,087 l = 1163 l.atm = -9427 J Portanto, o trabalho realizado de 9 kJ, menor que o valor apontado. 84 - Os gases se expandem, nos quatros cilindros de um motor de automvel, de 0,22 l a 2,2 l durante um ciclo de ignio. Imaginando que o virabrequim exera uma fora constante equivalente presso de 9,60 atm sobre os gases, o trabalho realizado pelo motor inferior a 2000 J. Errado O trabalho dado por w = -PdV = - 9,60 atm . (2,2-0,22) l = - 19,008 atm.l = -1926 J Portanto, o trabalho menor do que 2000 J. 85 - Termodinamicamente falando, um processo reversvel aquele que pode ser revertido pela mudana infinitesimal de uma varivel. Correto Adequada definio. 86 - O maior valor de trabalho que se pode obter durante um processo em que o volume de um mol de um gs ideal duplicado, na temperatura de 100 C menor do que 5000 J. Correto Esse valor obtido para um processo reversvel: w = -nRTln(Vf/V0) = -1.8,314.373,15.ln(2V/1V) = -2150 J 87 - Se um motor de automvel, considerado como um sistema fechado, realiza 520 kJ de trabalho e perde 220 kJ de calor, ento sua variao de energia interna de 300 kJ. Errado Temos, pela 1 lei: dU = q + w = -220 520 = -740 kJ
3

88 - Uma reao foi realizada em um calormetro de volume constante. 0,1 l de soluo liberaram 1,78 kJ de calor e a temperatura aumentou 3,65 C. Posteriormente, nesse mesmo calormetro, 50 ml de HCl foram misturados com 50 ml de NaOH e a temperatura subiu 1,26 C. A variao da energia interna da reao maior do que 500 J. Correto Primeiramente temos que, como o calormetro de volume constante: dU = -q = -ccalormetro.dT Portanto, ccalormetro = q/dT = 1,78/3,65 = 0,487 kJ/C Assim, para a reao de neutralizao: dU = -qdT = -0,487.1,26 = -0,614 kJ Logo, a variao maior do que 500 J. 89 - Uma funo de estado uma varivel que depende somente do estado onde o sistema se encontra. Assim, a mudana entre dois estados independente do caminho entre eles. So exemplos de funes de estado a energia interna, o calor e o trabalho. Errado Calor e trabalho no so funes de estado. 90 - Para um gs ideal, a energia interna independente do volume e s depende da temperatura. Correto Isso decorre do fato de no modelo as interaes entre as molculas serem desconsideradas. Observe os compostos abaixo e com base neles e nos conceitos da qumica inorgnica ainda julgue os prximos itens.

91 A maior parte dos ligantes presentes de campo fraco. Errado A maior parte dos ligantes CO, que dos mais fortes na srie espectroqumica. 92 As duas figuras ilustram um mesmo composto. Errado So ismeros. 93 - A primeira molcula um ismero trans. Errado Esse o ismero cis. 94 A segunda molcula ismero mer. Errado Trata-se do ismero trans.

95 O composto apresenta isomeria tica. Correto Complexos com esse tipo de isomeria geralmente so quirais e tem isomeria tica. 96 Nos compostos, o molibdnio funciona como cido de Lewis. Correto Essa a funo dos tomos centrais em complexos, do ponto de vista de cido e base. 97 O nmero de coordenao do Mo no composto 6. Correto Basta observar a figura.

A figura acima ilustra a titulao de um cido com uma base. Considerando a figura, julgue os itens a seguir em relao anlise volumtrica. 98 O cido em apreo poliprtico. Correto o que se percebe pelo padro da curva de titulao. 99 O valor da primeira constante de dissociao do cido, K A1, maior do que das duas constantes de dissociaes posteriores, KA2 e KA3. Correto A primeira constante de dissociao sempre maior do que as posteriores, uma vez que o cido fica mais fraco aps a dissociao do primeiro H.

100 A fenolftalena um indicador recomendado para a determinao do volume no primeiro ponto de equivalncia. Errado O pH de viragem da fenolftalena de 8,3-10, de maneira que no indicaria corretamente a viragem no primeiro ponto de equivalncia, que ocorre abaixo de pH 6. 101 Ao invs de utilizar indicadores possvel se traar uma curva como a mostrada usando titulaes potenciomtricas. Para o on hidrognio o eletrodo indicador mais importante o eletrodo de vidro. Uma clula tpica para leitura de pH consiste geralmente de um eletrodo indicador de vidro e de um eletrodo de referncia de calomelano ou Ag/AgCl imerso na soluo cujo pH deve ser determinado. Correto Todas as informaes esto corretas. 102 Os mtodos de medida potenciomtricos, ao contrrio dos mtodos coulomtricos, necessitam de calibrao contra padres para minimizar erros. Correto Os mtodos de anlise de coulometria esto entre os poucos mtodos analticos que no necessitam de calibrao. 103 O cido arsnico tem KA1 = 5,8.10 . Sabendo que o primeiro ponto na curva de titulao apresentada ocorre em pH 2,2 e que o titulante NaOH 1 M podemos concluir que o cido titulado mais forte do que o cido arsnico. 2,2 Dados adicionais: 10 = 158 Correto No primeiro ponto da curva temos pH=pKA1. Assim, temos que pKA1 = 2,2, ou logKA1 = 2,2, ento -2,2 -3 KA1 = 10 = 1/158 = 0,00631 = 6,31.10 . Como o valor da constante de dissociao maior, o cido mais forte, portanto. 104 A curva apresentada poderia ser correspondente ao cido sulfrico ou ao cido fosfrico. Errado Poderia corresponder ao cido fosfrico, H3PO4, perfeitamente, mas no ao cido sulfrico, H2SO4, pois este tem apenas 2 hidrognios ionizveis. Sobre os conceitos da Qumica Analtica ainda, avalie os prximos itens. 105 Clulas de NaCl so teis e comuns para a regio do UV no vcuo. Errado Esse material no indicado para essa regio. 106 Termopares podem ser usados como detectores na regio do IV. Correto uma das possibilidades.
-3

107 So tipos de transdutores de radiao os transdutores fotnicos e os transdutores qunticos. Errado Trata-se da mesma coisa. 108 O efeito Doppler um dos efeitos que leva ao alargamento das linhas em um espectro atmico. Correto O efeito Doppler observado para o caso de chamas leva a linhas cuja larguras so cerca de duas ordens de magnitude maiores que a as larguras das linhas naturais. 109 Reguladores de fluxo de combustvel e de oxidante so empregados para controlar a atomizao de chama. Correto Sim, pois o fluxo importante para as anlises. 110 Fontes de emisso por chama so muito empregadas atualmente nos mtodos espectromtricos de emisso. Errado Seu uso hoje restrito, tendo sido utilizada no incio do desenvolvimento do mtodo. 111 Carbonilas apresentam absores na espectroscopia molecular, devido a transies -> *. Errado As transies so do tipo n -> *. 112 A fonte de filamento incandescente tem intensidade maior do que as fontes Globar e de Nernst, nas aplicaes de IV. Errado Tem menor intensidade.

Considere a figura acima para os itens seguintes. 113 - A figura a representa um espectrofotmetro de emisso em chama. Correto O desenho caracteriza o aparelho. 114 - Lmpadas de ctodo oco, como ilustrada na figura b, so utilizadas para leitura de apenas um elemento cada, por isso necessrio vrias lmpadas de ctodo oco para diferentes amostras. Errado Apesar de serem fontes de linha, as lmpadas de ctodo oco no se restringem a um elemento/amostra geralmente. 115 - Em espectros copia de chama, a chama que apresenta maior temperatura que usa acetileno/oxignio como combustvel/oxidante. Correto A temperatura pode passar dos 3000C. 116 - As tcnicas reportadas na figura para espectroscopia atmica podem apresentar espectros contnuos ou de linhas. Errado Os espectros atmicos so apenas de linha, enquanto os moleculares so de bandas ou contnuos.

117 - Os espectros dos ons so idnticos ao espectros dos correspondentes tomos. Errado O espectro do tomo totalmente diferente daquele do seu on.

Julgue como correto o item que estiver coerente com a figura acima. 118 - Trata-se de um mtodo hifenado, um HPLC-MS no caso. Errado Pela figura extramos apenas o esquema de um HPLC. 119 - Os solventes utilizados em HPLC precisam conter a quantidade mnima possvel de gs dissolvido (se possvel ausncia total de gases) para uma melhor anlise cromatogrfica. A desgaseificao pode ser externa ou no prprio cromatgrafo. Correto A retirada evita o alargamento das bandas entre outros problemas. 120 - A CLAE no se confunde com a CG, que tem como fase mvel um vapor de solvente. Errado A fase mvel de CG um gs ou uma mistura de gases e no vapores. 121 - Detectores de absoro UV com monocromador esto na maioria dos HPLCs, eles trabalham com um ou vrios comprimentos de onda (). Correto Os detectores espectrofotomtricos so os mais utilizados em HPLC.

122 - Comumente, em HPLC, trabalha-se com colunas maiores que 1 metro. Errado Colunas maiores que 50 cm, por exemplo, so inviveis pela grande queda de presso gerada no sistema. Considerando os conceitos de qumica analtica, avalie os prximos itens. 123 - Os nmeros 106; 1,06 e 1,060 tm 3, 3 e 4 algarismos significativos, respectivamente. Correto Algarismo significativo o nmero mnimo de algarismos necessrios para expressar o valor em notao cientfica sem perda e exatido. 124 - Erro sistemtico (determinado) o erro reprodutvel que pode ser detectado e corrigido, origina-se de falha no projeto ou no equipamento afeta todos os dados de maneira positiva ou negativa. Correto Esses erros influenciam na exatido das anlises. 125 - Um erro tipo II ocorre quando H0 aceita e, na realidade, falsa. Algumas vezes essa situao denominada falso positivo. Correto Um erro tipo I ocorre quando H0 rejeitada, embora seja verdadeira. Em algumas reas da cincia, um erro tipo I chamado falso negativo. 126 - A adio de um sal inerte muito solvel a uma soluo que contenha um sal pouco solvel aumenta a solubilidade do sal pouco solvel. Correto A fora inica aumenta a solubilidade do sal pouco solvel. 127 - Um qumico obteve os seguintes dados para o teor alcolico de uma amostra de sangue: % de C2H5OH: 0,084; 0,089 e 0,079. O intervalo de confiana a 95% para a mdia considerando que os trs resultados obtidos so a nica indicao da preciso do mtodo IC95% = 0,084% 0,012%. Correto xi = 0,084 + 0,089 + 0,079 = 0,252 xi = 0,007056 + 0,007921 + 0,006241 = 0,021218 s = raiz (0,021218 (0,252/3) / 2) = 0,0050% Para 95% de confiana, temos t = 4,3. IC95% = 4,3.0,005/raiz 3 = 0,012% 128 - Considerando o enunciado do item anterior, sabendo que o desvio padro do mtodo s = 0,005% de C2H5OH uma boa estimativa de , teremos uma diminuio considervel do IC95%. Correto Nesse caso, z = 1,96. IC95% = 1,96.0,005/raiz 3 = 0,006% O intervalo de confiana cai consideravelmente, portanto.

Julgue como correto o item que descrever corretamente as caractersticas da figura que o antecede.

129 infravermelho de um ster hidroxilado.

Trata-se de um espectro de

Correto As caractersticas esto de acordo. E o composto um acetado de celulose.

130 O pico do on molecular do espectro de massa encontra-se em m/z = 138, o pico base em m/z = 71 e o composto tem 1 bromo. Errado Pelas razes isotpicas podemos afirmar que o composto no tem bromo.

131 O composto do espectro faz ligaes de hidrognio, esse um dos motivos que leva esse composto a ter maior ponto de ebulio maior que o da propanona. Correto -1 A larga absoro em 3200 cm caracteriza estiramento O-H.

132 A frmula molecular do composto dada por C11H17NO3 e seu espectro de massa apresenta pico base em m/z = 211. Errado O pico do on molecular apresentado em m/z = 211.

133 O cromatograma gasoso apresenta quatro substncias eludas, onde a substncia com maior massa molar apresenta-se entre 15-16 minutos. Errado Essa a substncia menos voltil.

134 Trata-se de cromatografia planar, provavelmente de fase normal onde s1 mais polar que s2. Correto Fase normal apresenta fase estacionria polar e fase mvel apolar, logo a substncia mais retida mais polar.

A figura a seguir ilustra uma janela do aplicativo BrOffice.org Writer 2.4, que est sendo usado para a elaborao de um documento.

135 - A funo de distribuio automtica de texto est ativada, fazendo que a figura inserida no documento fique posicionada no incio da pgina. Errado A funo distribuio automtica igual ao justificar no Word.

136 - Ao se clicar sucessivamente a palavra sabiazeiro e o boto uma lista de opes, tal como a ilustrada abaixo.

, ser mostrada

Errado O boto apenas mostra as palavras que podem estar incorretas. 137 - H informaes suficientes na janela mostrada para se concluir corretamente que a pgina na qual o documento est sendo editado est configurada para largura de aproximadamente 8 cm. Errado Para saber em qual unidade est a rgua basta clicar com o boto direito do mouse na mesma. 138 - No menu , encontra-se opo que permite configurar a pgina para duas colunas, e essa opo pode ter sido usada no documento em edio. Correto Nesse menu contm a opo duas colunas.

139 - Por meio do conjunto de botes , possvel alterar o espaamento entre as linhas de um pargrafo do documento em edio que estiverem selecionadas. Errado Os botes para aumentar/diminuir o espaamento so .

Ainda com relao janela do BrOffice Writer 2.4 mostrada no texto, assinale a opo correta.

140 - Caso, ao se passar o cursor do mouse sobre o boto

, seja visualizada a

mensagem , correto afirmar que existe uma impressora, definida com o nome CutePDF, conectada ao computador em uso. Errado O CutePDF Writer um gerador de .pdf.

141 - Caso, ao se passar o cursor do mouse sobre determinado boto da janela, seja visualizada a mensagem do mouse foi, nesse caso, passado sobre o boto . , correto inferir que o cursor

Correto Esse cone exporta o arquivo diretamente para o formato .pdf. 142 - As opes apresentadas abaixo so encontradas no menu .

Errado Essa imagem est no menu ferramentas. 143 - Na situao da janela mostrada, caso se aplique um clique duplo no boto , ser disponibilizada ferramenta que permite salvar apenas a figura contida no documento em edio, em um arquivo do tipo bmp. Errado O duplo clique apenas far abrir duas janelas do salvar como. 144 - Na situao da janela mostrada, a figura e o texto contidos no documento em edio sero selecionados e, em seguida, excludos desse documento, aps a realizao da seguinte seqncia de procedimentos: pressionar e manter pressionada a tecla clicar imediatamente aps estado., no final do texto mostrado; liberar a tecla clicar . ; ;

Errado O procedimento descrito faz a figura perder a seleo. Com relao a software livres, suas licenas de uso, distribuio e modificao, assinale a opo correta, tendo como referncia as definies e os conceitos atualmente empregados pela Free Software Foundation. 145 - Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa fsica em ambiente com sistema operacional da famlia Linux, devendo haver restries de uso a serem impostas por fornecedor no caso de outros sistemas operacionais. Errado O software pode ser utilizado em outros sistemas operacionais.

146 - O cdigo-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeioado pelo usurio, para necessidades prprias, e o resultado de aperfeioamentos desse software pode ser liberado e redistribudo para outros usurios, sem necessidade de permisso do fornecedor do cdigo original. Correto O software livre pode ser: copiado, modificado e distribudo livremente. 147 - Toda licena de software livre deve estabelecer a liberdade de que esse software seja, a qualquer momento, convertido em software proprietrio e, a partir desse momento, passem a ser respeitados os direitos de propriedade intelectual do cdigo-fonte do software convertido. Errado O software no pode virar software proprietrio. 148 - Quando a licena de um software livre contm clusula denominada copyleft, significa que esse software, alm de livre, tambm de domnio pblico e, dessa forma, empresas interessadas em comercializar verses no-gratuitas do referido software podero faz-lo, desde que no haja alteraes nas funcionalidades originais do software. Errado Os softwares com a proteo copyleft podem ser alterados. 149 - Um software livre considerado software de cdigo aberto quando o seu cdigo-fonte est disponvel em stio da Internet com designao .org, podendo, assim, ser continuamente atualizado, aperfeioado e estendido s necessidades dos usurios, que, para execut-lo, devem compil-lo em seus computadores pessoais. Essa caracterstica garante a superioridade do software livre em face dos seus concorrentes comerciais proprietrios. Errado Um software considerado de cdigo aberto quando qualquer pessoa pode modificar o mesmo. 150 O navegador Safari um exemplo de um software livre. Errado O Safari um produto da Apple, sendo um software comercial comum.

Anda mungkin juga menyukai