Anda di halaman 1dari 4

4.4.3 Serras de fita A serra de fita, tambm chamada de fita dentada, normalmente adquirida em rolos e cortada no tamanho desejado.

o. So amplamente utilizadas pois alm de cortar em linha reta, com nos outros tipos de serra, podem serrar contornos. Possui dispositivos para cortar, soldar, revenir e retificar a fita que pode-se romper com relativa facilidade. A figura 4.6 exibe uma mquina vertical esquerda (com detalhe ao centro) e uma horizontal direita. Observe que na mquina vertical o avano da pea contra a serra, e por meio de esforo do operador. J, na mquina horizontal, a pea fixada em uma morsa e umsistema hidrulico realiza o avano da serra contra o material.

Figura 4.6 Mquinas para serra de fita. Vertical direita e horizontal esquerda. Deve-se dar preferncia para as fitas mais largas pois so mais resistentes e permitem que a operao seja efetuada de forma mais rpida. Mas a largura da serra de fita depende do menor raio a serrar. A tabela 4.2 apresenta a indicao de um fabricante.

4.5 Serras Como toda ferramenta, a serra deve possuir um tratamento para aumento de sua resistncia e durabilidade. Tem-se serras totalmente temperadas, que so indicadas para peas forjadas, ferro fundido, lato e peas de grandes dimenses. Tambm so disponveis serras com apenas os dentes temperados, que so indicadas para perfis leves (U, T, L), tubos e peas vazadas. 4.5.1 Forma dos dentes A forma dos dentes depende do tipo de serra. Em serras de lmina e de fita tem-se os dentes travados enquanto que nas serras circulares tem-se dentes chanfrados (postios ou no). O travamento dos dentes faz com que a largura de corte seja maior do que a espessura do corpo da lmina, reduzindo o atrito e melhorando o rendimento da operao. Como mostra a figura 4.7 pode-se ter trs tipos de travamento:

Travamento alternado: possui um dente direita seguido por um dente esquerda. Indicado para materiais como lato, bronze, borracha, plstico, alumnio, zinco e cobre. Travamento ancinho: possui um dente alinhado seguido por um dente direita que por sua vez seguido por um dente esquerda. Utilizado para cortar aos especiais. Travamento ondulado: possui 1 dente alinhado, 3 dentes esquerda, 1 dente alinhado e 3 dentes direita. Em cada seqncia de 3 dentes o dente central possui maior inclinao. Indicado para cortar aos ferramenta e ferro fundido. 4.6 Fixao para corte A pea deve ser fixada com firmeza para evitar toro da serra e, consequentemente, sua quebra. A figura 4.11 apresenta vrias maneiras de fixao, sendo algumas delas iguais a fixaes realizadas no fresamento. Algumas mquinas j possuem dispositivos de fixao prprios.

4.7 Uso correto de serras Existem diversas regras que devem ser obedecidas para obter o mximo aproveitamento das serras. A regra mais importante diz que deve-se ter pelo menos 3 dentes em contato com a pea em sua parte mais fina, como mostra a figura 4.12. Desta forma, para se serrar chapas, tubos e perfis deve-se utilizar uma serra com dentes pequenos.

Outra regra est relacionada com a dureza do material. Quanto mais duro o material menor ser o tamanho do dente, e consequentemente ter-se- mais dentes por unidade de comprimento. Caso seja utilizada uma serra de dentes grandes o corte ser mais demorado. Seguindo o mesmo raciocnio, para materiais macios deve-se utilizar serras de dentes grandes. Se o vo dos dentes forem muito pequenos no iro oferecer espao suficiente para arrastar o cavaco at a sada, dificultando o movimento da serra e diminuindo o corte.

Tambm deve-se observar o comprimento da seo da pea. Grandes sees necessitam de serras de dentes grandes (para arrastar mais cavaco at a rea de sada). Se a serra possuir dentes pequenos, como mostra a figura 4.14, o corte ser dificultado pelo travamento da serra pelos cavacos.

Para serras de fita e lminas comum encontrar as seguintes denties (dentes por polegada): 1 1/4, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 14, 18, 24 e 32. Mas h tambm fitas especiais com passo varivel dos dentes, como por exemplo: 2-3, 3-4, 4-6, 5-8, 6-10, 10-14, A tabela 4.4 apresenta algumas dificuldades que se pode encontrar na operao de corte relacionadas com suas possveis causas.

4.7 Parmetros de usinagem Os parmetros de usinagem para a operao de serramento so o nmero de dentes (por

polegada) da lmina e a velocidade de atuao que pode ser em metros por minuto para fitas .

Anda mungkin juga menyukai