Anda di halaman 1dari 18

Estratgia da Produo

Professor: Daniel Moura Disciplina: Sistemas de Produo Curso: Graduao em Engenharia de Produo

CONCEITO Padro de decises e aes estratgicas que define os papis e as atividades da funo Produo SLACK et al. (2007); Contedo: decises e aes especficas que estabelecem o papel e as atividades da funo produo;
O que?

Processo: mtodo usado para produzir as decises especficas de contedo;


Como?

4 Perspectivas
- Perspectiva Top-Down (de cima para baixo) - Perspectiva Bottom up (de baixo para cima) - Perspectiva dos Requisitos do Mercado - Perspectiva dos Recursos de Produo

Procedimentos para Formular a estratgia


- Medodologia Hill - Procedimento Platts-Gregory

1.Perspectiva Top-Down (de cima para baixo)


O que a empresa deseja que as operaes faam. Hierarquia das Estratgias Estratgia Corporativa Decises sobre os tipos de negcios que o grupo deseja investir, locais no mundo, etc. Estratgia de Negcios
Guia a empresa em relao a seus consumidores, concorrentes, etc, em cada tipo de negcio.

Estratgia Funcional
Verifica o que cada funo deve desempenhar dentro de cada empresa do negcio.

2.Perspectiva Bottom-up (de baixo para cima)


- Estratgia focada a partir da experincia operacional. - Moldar os objetivos e as aes da produo, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades dirias.
Consolidao em uma estratgia formal

Noo crescente do que deve ser a estratgia

Experincias e aprendizado dirio operacional

3.Perspectiva dos Requisitos do mercado


- Compreender o que o mercado quer a fim de atinjir os objetivos de desempenho. Influncia do consumidor nos objetivos de desempenho A produo procura satisfazer os clientes, desenvolvendo seus cinco objetivos de desempenho. Por exemplo, se os consumidores valorizam especialmente produtos ou servios de baixo preo, a produo dar enfase a seu desempenho em custos. Se os consumidores do nfase a entrega rpida, isso tornar o critrio velocidade/rapidez importante para a produo.

Influncia do consumidor nos objetivos de desempenho Critrios ganhadores de Pedido (Fatores Crticos de Sucesso) - So considerados pelos consumidores como razoes-chave de um negcio. - So caractersticas decisivas na hora da escolha. Critrios Qualificadores - Critrios mnimos considerados pelos clientes (critrios de aceitao). Critrios menos importantes - No influenciam o cliente de forma significativa.

Fatores competitivos diferentes implicam objetivos de desempenho diferentes

Fatores competitivos
Se os consumidores valorizam... Preo baixo Alta qualidade Entrega rpida Entrega confivel Produtos e servios inovadores Ampla variedade de produtos e servios Habilidade de alterar o prazo e a quantidade de produtos e servios Custo

Objetivos de desempenho
Ento, a operao ter que se superar em..... Qualidade Rapidez Credibilidade Flexibilidade(produto/servio) Flexibilidade (composto mix) Flexibilidade (volume e/ou entrega)

Influncia do Ciclo de vida de produto/servio nos objetivos de desempenho

Etapa de introduao Etapa de Crescimento Etapa de Maturidade Etapa de Declnio

Etapa de Introduo Quando um produto ou servio introduzido pela primeira vez. Principais objetivos de desempenho: flexibilidade e Qualidade. Etapa de crescimento A produo preocupa-se em acompanhar a demanda. Principais objetivos de desempenho: rapidez, credibilidade e qualidade. Etapa de Maturidade A empresa encontra-se firmada no mercado. Principais objetivos de desempenho: custo e credibilidade. Etapa de declnio Declnio de vendas. Principal objetivo: custo.

Ciclo de vida do Produto ou Servio

4.Perspectiva do Recursos de Produo


- Apoia-se na viso baseada em recursos da empresa e consdiera as competncias e capacidades centrais como principal influncia para estratgia. Decises Estratgias Estruturais - So as que influenciam as atividades de projeto. - Ligadas ao projeto, forma de operao produtiva. - Ex: estraggia de desenvolvimento de novos produtos ou processos, estratgia de intalaes, de tecnologia, etc.

4.Perspectiva do Recursos de Produo


-Decises Estratgias Infra -Estruturais - So as que influenciam a fora de trabalho de uma organizao,as atividades de planejamento, controle e melhoria. - Ligadas ao dia-a-dia da produo. - Ex: estratgia de estoque, capacidade, etc.

Procedimentos para formular a Estratgia de Produo Metodologia Hill


- Baseada na Perspectiva Top-Down - Conexo entre diferentes nveis de elaborao da estratgia, desde os objetivos corporativos, passando pela estratgia de marketing, objetivos de produo e decises estruturais e infraestruturais. - Composta por 5 Passos.

Procedimentos para formular a Estratgia de Produo Metodologia Hill


1. Compreender os objetivos corporativos de longo prazo da organizao . 2. Entender como a estratgia de marketing da organizao foi desenvolvida para alcanar objetivos corporativos. 3. Traduz a estratgia de markenting em fatores competitivos. Hill divide os fatores competitivos entre ganhadores de pedido e qualificadores. 4. 5. Escolha do processo anlise de volume/variedade. Anlise das caracterstica infra-estruturais

Procedimentos para formular a Estratgia de Produo Procedimento Platts-Gregory


- Baseado em identificar lacunas entre o que o mercado quer e como a operao da empresa est atendendo esses requisitos. - Comparao entre o que o mercado deseja e como a operao produtiva se desempenha. -Composto por 3 etapas.

Procedimento Platts-Gregory
ETAPA 1 Oportunidades e ameaas O que o mercado deseja Caractersticas Qualidade Entrega Flexibilidade Preo Como a produo desempenha Caractersticas Qualidade Entrega Flexibilidade Custo ETAPA 2 Produo existente Instalaes Capacidade Amplitude do processo Processos Recursos Humanos Qualidade Polticas de Controle Fornecedores Novos produtos A ESTRATGIA DE PRODUO REVISADA O que precisamos fazer para melhorar? ETAPA 3

Anda mungkin juga menyukai