Anda di halaman 1dari 3

DEFINIO

GOTA (ARTRITE GOTOSA)

Gota uma doena metablica caracterizada pela elevao de cido rico no sangue podendo provocar depsito de cristais de monourato de sdio nas articulaes e tecidos periarticulares. Obs: A concentrao normal de cido rico no sangue 7,0 mg/100ml. TIPOS DE GOTA (CAUSA) Gota primria - causa desconhecida e tem algum componente gentico (hereditrio). Gota secundria - desenvolve em consequncia de outra doena ou alguns medicamentos. Doenas doenas hemolticas (anemia falciforme, talassemia, etc), doenas mieloproliferativas (leucemia), psorase, insuficincia renal, obesidade, hipertenso arterial, hipotireoidismo, etc. Medicamentos - diurticos, aspirina em dose baixa, warfarina, assim como tratamentos naturais como a utilizacao do Oleo de Copaiba. O ingesto de bebida alcolica tambm uma causa comum de hiperuricemia, podendo causar a gota.

INCIDNCIA. Sua maior incidncia ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomnio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente aps a menopausa.

FISIOPATOLOGIA.
HIPERPRODUO DE AU (10-20% dos casos) HIPOEXCREO DE AU (80-90% dos casos)

ACMULO DE

SATURAO E

INFLAMA O

QUADRO CLNICO Geralmente manifesta-se como uma artrite iniciada durante a madrugada, caracterizada por uma inflamao articular evidenciado com calor, rubor, edema (inchao) e extrema dor. Mais frequentemente acomete uma nica articulao, principalmente primeira metatarsofalangeana (hlux), dorso do p e tornozelo, mas com a evoluo da doena qualquer articulao pode ser acometida.

Artrite na articulao metatarsofalangeana do hlux (local mais comum)

A chamada "crise" de gota geralmente tem durao de 5 a 7 dias com resoluo espontnea, entrando num perodo intercrtico (assintomtico), at a prxima crise (perodo 3 meses a 2 anos). Nos pacientes sem tratamento esse perodo intercrtico tende a se tornar progressivamente menor e as crises mais duradouras; podendo haver acometimento de mais de uma articulao, podendo se tornar crnica. Com a evoluo da doena, formam-se congromerados de cristais de cido rico depositados em alguns tecidos, principalmente na borda da orelha (pavilho auricular), ponta do nariz e nas superfcie das articulaes, principalmente dos cotovelos, dos joelhos, das mos e dos ps; so os chamados tofos.

Tofos presentes na mo, cotovelo e orelha (respectivamente).

Obs: A aspirao do liquido sinovial pode revelar, atravs da microscopia, a presena de micro cristais de AU. RADIOGRAFIAS

Verificam-se mltiplas eroses sseas em saca-bocado com bordos esclerticos e espiculados como se fossem as valvas de uma concha (imagem em "concha"). Os tofos podem ser vistos como uma opacificao ao raio X e, s vezes, tornam-se calcificados. Com o evoluir da doena surgem leses lticas sseas disseminadas, perda do espao articular ostefitos e numa fase terminal anquilose e osteopenia

Leses sses em saca-bocado (mo) e tofos radiopacos (cotovelo)

TRATAMENTO O tratamento da gota envolve orientar a dieta, tratar as doenas associadas, tratar as crises e normalizar os nveis de cido rico no sangue. Quanto a dieta, deve-se diminuir a ingesta de alimentos ricos em protenas, tais como carnes vermelhas, frutos do mar, midos, embutidos, alm da abstinncia alcolica. Orientar a reduo do peso. Na crise, indica-se o uso de analgsicos, colchicina e compressa de gelo local. A reduo dos nveis de cido rico feita com frmacos especficos tais como alopurinol e benzobromarona.

Anda mungkin juga menyukai