Anda di halaman 1dari 7

DIREITO E TICA 13/08/09 Parte 1 Reviso da aula anterior Honra objetiva - O que a sociedade pensa da pessoa.

Honra subjetiva O que a pessoa pensa dela mesma. Empresa pode cometer crime Ex. Crime ambiental, crime de sonegao fiscal. A punio vai para o responsvel pela ordem do crime. A pessoa pode ser responsabilizada por crime contra empresa. Direito Penal Crimes contra a honra Calunia, difamao e injuria. Calunia atribuir falsamente a algum um fato determinado como crime ex. A Silvia participou do assalto ao banco do Brasil em Chapada. Participar de assalto crime. Se for verdade no h crime. Difamao atribuir a algum um fato desonroso. Ex. a Silvia esta rodando bolsa no Zero. Injria Atribuir uma qualidade negativa a uma pessoa - Ex. a Silvia burra. Calunia, pena de 6 meses a 2 anos. Difamao, pena de 3 meses a 1 ano. Injuria, pena de 1 meses a 6 meses. PARA ESTES CRIMES A PESSOA TEM QUE MANIFESTAR A VONTADE DE PROCESSAR OUTRA PESSOA NO PRAZO MXIMO DE 6 MESES. Parte 2 - OS CRIMES EM ESPCIE Crime contra a Liberdade Sexual. ESTUPRO um crime bi-prprio - S pode ser vtima a mulher e s o homem pode estuprar. Definio penetrao do pnis na vagina a fora.- por violncia ou ameaa. Boa noite Cinderela. Outro meio. Abuso sexual gnero. ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR qualquer outra forma atentado violento ao pudor. ASSDIO SEXUAL ESTUPRO e ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR 6 a 10 anos A mesma pena. Passada de mo, beijo sem consentimento tambm crime.

Quando forma o casal um dos deveres a unio sexual Mulher quando no quer se o homem forar estupro. No dbito conjugal. Quando ocorrer este caso h ruptura de um dos deveres do casamento. Pode pedir a separao. VITIMOLOGIA Estudo do comportamento da vtima. 20/08/09 Ver Lei 12015/09 O que significa violncia ou grave ameaa no estupro? VIOLNCIA Violncia fsica ou violncia moral Explicaes: Se o estuprador coloca uma arma na cabea de uma pessoa uma violncia fsica. Se a pessoa faz uma ameaa. Se no sair comigo mato seu filho. uma violncia moral. A Lei fala que o menor de 14 anos no pode autorizar a pratica da relao sexual. Nem homem nem mulher. Isto significa se o rapaz de 18 ou 20 anos e uma namorada de 14 anos o consentimento do namorado no vlido. Quando os dois so menores de 14 anos no estupro. Estaro sujeitos ao Estatuto da criana e adolescente. Explicaes: Se uma menina de 14 anos estiver se prostituindo, o argumento no seve que a menor seja prostituta ou no... Pra lei estupro. O STF atenua a regra porque o menor de 14 anos no pode consentir mais Menor de 12 anos no pode consentir em nenhuma hiptese em relao a sexo. ASSDIO SEXUAL ASSDIO SEXUAL CRIME SEXUAL LEI Quem promove o assdio for hierarquicamente superior. Se a importunao parte de colegas de mesmo nvel no configura o assdio. Ofensas pejorativas no emprego pode caracterizar dano moral e ao de trabalho. possvel entrar com ao contra a empresa. Ex. Voc muito mole lerda, lenta chapu de burro. Pode pedir reparaes por danos morais.

Somente a partir da 1 guerra mundial surgiu o crime de estupro. NO EXISTE MAIS O ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR (Lei 12015/09) Tudo agora estupro 27/08/09 Crime pode ser Doloso ou Culposo Doloso Sem a inteno de provocar Culposo Quando h inteno h culpa. Figura do perdo judicial Pode ser aplicado a quem cometeu o crime se ele tiver uma repremenda mais forte que a priso. Ex. Caso do pai que esqueceu o filho no carro e o filho morreu.. DOLO EVENTUAL Crime por Meio Insidioso ou Cruel Quando h tortura provocando a morte Ex. Afogamento provocado, mutilaes... CRIME QUALIFICADO Motivo torpe Motivo ftil 03/09/2009 Qualificao de homicdio Simples (Pena leve tem direito a priso aberta) 6 a 20 anos Traio, (tiro nas costas) emboscada, (fica esperando a vitima) dissimulao ou outro recurso que impossibilite a defesa. Para assegurar a impunidade. (matar testemunha) CRIME QUALIFICADO (fica preso direto) 12 a 30 anos Mediante paga ou promessa de recompensa a outro

Ex. Crime do Hrcules que recebeu dinheiro para matar. O mandante no responde por essa qualificadora. Pode responder por motivo ftil ou homicdio simples Motivo Torpe Motivo Ftil (motivo pequeno) Fogo, explosivo, veneno, tortura ou qualquer outro meio insidioso ou cruel ou que possa resultar perigo comum. PRIVILEGIADO (Vai direto para a pena alternativa) 1a3 Relevante e valor social Valor relevante mesmo no apenas uma comoo social para justificar o crime. Relevante e valor moral Sob o domnio violento Emoo Logo aps injusta provocao. Ex: Um assassino do filho disse a me da vitima que logo sairia por ser menor e mataria outro. Ela sacou da tesoura da bolsa e matou o assassino. Crime contra a vida DE INFANTICIDIO Pena de 2 a 6 anos Quando a me mata o filho logo aps o parto.Crime puerperal. Abalo psicolgico da mulher. 10/09/2009 SUICIDIO Induzimento Instigao Auxlio Aumento da pena Motivo egostico Vitima menor de idade - de 14 a 18 anos. O induzimento ao suicdio s vlido quando h pessoa certa e determinada. Site ou livro sem destinao no h crime. WEATHER DE Goethe Fez um livro explicando os motivos de se suicidar. DUELO AMERICANO Se pega duas armas mas somente uma esta com munio. ROLETA RUSSA Todos os participantes respondem por suicdio.

PACTO DE MORTE (ambicidio) Se os dois morrer no h problema. Se os dois bebem veneno e um sobrevive o sobrevivente vai responder pelo crime. TESTEMUNHAS DE JEOV Transfuso de sangue entendimento consolidado que a pessoa maior sendo a vitima esta tentando se suicidar. O mdico esta autorizada a fazer transfuso de sangue. Quando menos a famlia impede a transfuso Se a criana morrer os pais vo responder por homicdio. Principio de liberdade religiosa x Principio Fundamental do Direito a vida Entre a liberdade religiosa e os direitos vida, prevalece o segundo. ABORTO / ABORTAMENTO Assim como cadver produto de homicdio, aborto produto de abortamento. QUANDO O ABORTO PERMITIDO No Brasil liberado o aborto em duas situaes: 1 Quando o aborto for resultado de estupro. 2 - Gravidez de risco. (Se no for feito o aborto a me pode morrer) Mais recente abortamento do feto anenceflico = m formao cerebral A lei no diz nada sobre o procedimento a deciso de abortar ou no exclusivamente do mdico e exame de corpo delito do IML. Caso more em local isolado onde no tenha perito ou mdico o aborto pode ser feito por enfermeiro ou tcnico em enfermagem. Normalmente o mdico pede uma deciso judicial que feito pela liminar que sai rapidamente. ABORTO SENTIMENTAL o resultante de estupro. ABORTO ACIDENTAL Cai de algum lugar No responde por nada ABORTO MISERVEL Quando no h condio de criar o filho crime do mesmo jeito s h uma pena mais branda. ABORTO HONORIS CAUSA Aborto feito para esconder gravidez fora do casamento. ABORTO provocado pela gestante Auto aborto a que toma remdio. E o farmacutico que vende tambm esta provocando crime de aborto.- 1 a 4 anos ABORTO PROVOCADO POR TERCEIROS Sem o consentimento da gestante aborto fora 1 a 4. 17/09/2009

LESO CORPORAL Grave 1 a 5 Gravssima 3 a 8 Leve - 3 meses a 1 ano GRAVE com mais de 30 dias de afastamento PERIGO DE VIDA DEBILIDADE PERMANENTE ACELERAO PARTO GRAVISSINA que em funo da leso provoca acontece a: 1 INCAPACIDADE PERMANENTE (para qualquer tipo de trabalho) 2 ENFERMIDADE INCURVEL (quando transmite uma doena incurvel) 3 PERDA OU INUTILIZAO DE MEMBROS, SENTIDOS OU FUNO (ex. quando a pessoa deixa de falar, enxergar, andar, leso corporal gravssima.) 4 DEFORMIDADE PERMANENTE 5 ABORTO LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE quando em funo da leso corporal ocorre a morte da pessoa. Ex. quando uma pessoa da um soco e em funo do impulso cai e bate a cabea e morre. No homicdio, porque no previsvel.o crime. Quando for previsvel vai responder pelo crime. Ex. Duas pessoas brigando num deserto. Uma pessoa cai e bate a cabea em algum objeto enterrado no deserto. O objeto no era previsvel. No vai responder por morte. Relevante Valor Social/Moral O crime nesses caso diminudo. (ex. agresso a estuprador) Domnio de violenta emoo, logo em seguida de injusta provocao da vtima. (acontece em funo de briga quando um provoca o outro e nesse caso. O fato de receber agresso verbal no justifica uma violncia fsica.

O crime de leso corporal protege a integridade fsica da pessoa. A INTEGRIDADE FISICA RELATIVAMENTE INDISPONVEL Em algumas casos permessvel. (ex. Criana que a me manda furar a orelha) Ex. percing, tatuagem) permissvel quando a leso for leve no contrariar a moral, bons costumes e que tenha o consentimento da pessoa. Se em funo da ao a vtima desmaia considerado leso corporal. Raspar cabelo - sem consentimento pode ser uma leso corporal quando o corte for com o propsito de desmoralizar ou humilhar a pessoa INJURIA REAL. LESO CORPORAL quando corta o cabelo contra a vontade da outra para vender.

VARZEA GRANDE, 24/09/2009 OMISSO DE SOCORRO Deixar de prestar assistncia a criana abandonada ou extraviada. Ex, criana noite, nos sinaleiros Tem o dever de prestar assistncia desde que no configure um risco para a pessoa Prestar assistncia a pessoa invlida ou ferida Cada na rua A pessoa desamparada ou em grave e iminente perigo Tem que verificar se efetivamente ela esta em risco ou correndo perigo, ou no pede socorro a autoridade pblica Art. 304 CTB, Cdigo de transito brasileiro. CRIME CONTRA O PATRIMNIO Furto, roubo, extorso mediante seqestro, dano, apropriao indbita, estelionato, receptao. Art. 155 FURTO SUBTRAIR COISA MVEL NO FURTO SER HUMANO (no seqestro) RES NULIO Fato de pegar peixe no rio (coisa de ningum) RES DERELICTA coisa abandonada (Ex. - barco no rio, carro abandonado, objeto na sexta de lixo de casa) RES COMMUNE OMMUEM (coisa que pertence a todos) SUBTRAO DA COISA PRPRIA EXERCICIO ARBITRARIO DAS PRPRIAS RAZES. COISA PERDIDA Subtrao da coisa ACHADA. (crime) Recompensa de no mnimo 10% do valor da coisa achada (LEI). FURTO DE USO Quando subtrai para uso prprio. (no existe roubo de uso no roubo tem violncia furto no h uso de violncia) FURTO FAMLICO (para matar fome a pessoa numa situao que s possvel saciar a fome mediante o furto) FURTO PRIVILEGIADO Quando o objeto subtraido for de pequeno valor e a pessoa que subtraiu for ru primrio.

Anda mungkin juga menyukai