Anda di halaman 1dari 46

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Por Acaso
Meus Contos Em Um Canto
(e coisas Inteis a mais)

Um Livro de Lander Paz

Um Livro de Lander Paz

Avisos

Esse livro uma publicao independente. permitida a reproduo de qualquer texto (seja por completo ou transcrio de uma parte) desde que seja feita dando-se os crditos ao autor e ao livro. Tudo que aqui est escrito co. Semelhanas com a realidade s signicam que existem seres to sem nexo quanto os da imaginao do autor. As opinies emitidas servem apenas de plano para complementar a histria. Nada do que aqui escrito em meio aos textos tem carter de opino denitiva. P.S: No h trilha sonora pois o baixo oramento no permitiu pagar o Ecad. Grato,

Lander Paz

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Dedicatria

Dedico esse livro as meus pais, por serem minha base, minha segurana. Dedico as minhas irms, por acompanharem de perto esse trabalho. Aos parentes, por no serem normais. Aos amigos, por se fazerem presentes em minha vida. Aos leitores de meu blog, pois, vocs me motivaram a enfrentar essa empreitada. Aos meus mestres, meus professores, por fazerem parte de minha formao. A minha namorada, Ana Paula Zarantonelli, por alegrar meus dias.

Um Livro de Lander Paz

Prefcio
Por Reginaldo Rizzo * O convite para que eu escrevesse esse prefcio surgiu em uma noite de sbado. Jogando conversa fora, relembrando as pocas de universidade, discutindo jornalismo e literatura. Como sempre h de ser, em uma mesa de bar. Talvez pelo o estado etlico, que j pelas trs horas da manh era considervel, resolvi assumir um compromisso que talvez no pudesse cumprir. Em meio correria diria, vendo a responsabilidade e a honra de prefaciar esse livro de um grande amigo, consegui alguns minutos para falar dessa obra e do autor. Desde a universidade, quando cursvamos jornalismo, que o autor Lander Paz inovava em tudo que zera na rea de comunicao. Por isso, nesse prefcio tento sair um pouco dos padres convencionais para trazer voc (leitor) para mais prximo do livro e da realidade do autor. Tive o prazer de estudar e trabalhar com esse prossional. Durante o ofcio, passamos por poucas e boas. Contestamos, inovamos e tambm corremos alguns apuros ao tentar produzir materiais de cunho social. Como todo calouro, achvamos que com a fora das palavras e da escrita poderamos mudar o mundo. Durante alguns anos convivi com essa gura de perto e posso dizer que uma pessoa irreverente e com viso. Prova disso a obra Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto, produzida para ser publicada na rede global e sem ns lucrativos. Pesquisas revelam que mais de 90% da populao tem acesso a internet. Que esto conectados a alguma mdia social (Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, blogs....) so 73% . Os sites de jornalismos tm tomado espao dos impressos, e agora, o autor apresenta essa novidade, ao disponibilizar e lanar o livro pela internet. O meio tambm se torna propcio, por ser uma leitura dinmica e agradvel. Seus contos so engraados, inteligentes, irnicos e as vezes romnticos. Histria que mostram acontecimentos estranhos na rotina das pessoas. Pode at ser co, mas aposto que quem ler a obra, em algum momento vai se identicar com o personagem e vai rir. Boa leitura!

* Reginaldo Rizzo jornalista. mineiro, torce para o Botafogo e reside em Campo Grande -MS. Amigo de longa data, tem um texto de fcil leitura e acima do comum.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Introduo
O livro Por Acaso Meus Contos em um Canto (e coisas Inteis a mais) uma reunio de textos. Alguns j publicados na internet, outros inditos feitos especialmente para esse livro. Nele h a viso perturbada do autor sobre o mundo e sua imaginao pinceladas em palavras. o mosaico de uma mente. Animais que analisam o homem, personagens sem nome, nais confusos, desenrolar de fatos como funciona a cabea do autor. H o que se ler por aqui. A internet o alvo dessa publicao. Esse livro voltado para circular pela rede. Feito sem custos e tambm sem pretenso de lucro. o formato escolhido para a divulgao de um trabalho, de um nome. uma experincia, uma tentativa. Agradecimentos ao Reginaldo Rizzo pelo prefcio desse livro, valeu por acreditar.

Lander Paz por Lander Paz Vamos l. O Lander formado em Comunicao Social -Habilitao em Jornalismo pela Uniderp. Campo-grandense, foi criado tempos na capital de Mato Grosso do Sul, tempos em alguma cidadezinha do interior. Aos 23 anos mudou-se para o interior do Paran para tentar a vida. Baixinho, magrelo e criativo em algumas horas. No ensino mdio escreveu seu primeiro texto. Era poca do apago brasileiro, ele ento escreveu um poema sobre um narrador que questionava o porqu de se apagar uma lmpada que silenciosamente ilumina a vida de muitos. Anal, o objeto o que realmente est fazendo seu trabalho. Mais velho, na faculdade, resolve criar um blog para trabalhar sua escrita. a partir desse blog que nasce esse livro. Dizem que um homem deve plantar uma rvore, ter um lho e escrever um livro (acrescento a isso ter um fusca, um violo e conhecer bem onde vive). Levando isso em conta, estou ainda no meio dessa jornada que a vida. Nesse livro, eu realizo um sonho. Espero que ele atenda a expectativa dos leitores. Esse livro o nal de uma jornada, mas espera-se que seja o comeo de outra. Boa Leitura.

Um Livro de Lander Paz

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Consideraes
H algum tempo que no escrevo. No sei, se sei tento ignorar, por qual lgica resolvi vir aqui e escrever isso. Foi num momento enfadonho noturno, sem sono, sem pressa, sem vontade alguma, apenas esperando que dormisse logo para espantar o tdio, que a cabea ferveu e a vontade veio sbita, de pronto. Corri atrs de papel, caneta, pena, computador, terra, algo para que extravasasse. Escrevi ento palavras no ar, pinceladas com o indicador direito. Engodo para esperar amanhecer e ir atrs do material necessrio. Mais novo, ps-infante, juvenil, imaginava-me no futuro apenas uma gura presente em contos, livros, textos que algum um dia leria. Seria aquele ao contar sobre minha vida, meus amigos, meus feitos, minhas manias. Queria, na verdade, ser visto como aqueles os quais leio e admiro o trabalho. Queria ser o jovem de risada marota, olhando para o horizonte enquanto entardece o dia em qualquer botequim. Ser o apaixonado, que juvenil, morre de amores por uma amada idealizada e intocvel. Ser o compositor dos protestos em vrios tons. Ser o supimpa e urubusservador. Ser o senhor das palavras de um livro velho, amarelado, rodo, cheirando a inteno de ser lido, a teso de ser folheado. ... enquanto isso, balano em uma cadeira xa. Divago. Senhor do tempo e de tempo algum. Vou escrevendo com nexo, sem nexo, com compromisso e a esmo. Fotografo minha imaginao em palavras.

Um Livro de Lander Paz

O Garoto que gostava do Dicionrio


O clima estava tenso. A ansiedade subia pelo seu corpo. Aquela pergunta no era uma a qual ele queria responder. Mas mesmo assim, a professora insistia: - Vamos, o que voc mais gosta de ler? Enquanto tava a todos os colegas na sala, sentia seu corao acelerar. Sua cabea viajava em alternativas para essa resposta. Na verdade, ele tinha certo pudor de assumir o que mais gostava de ler. Achava muito estranho algum com tal mania: ler dicionrio. Tinha por hbito chegar em casa, deitar-se e abrir o dicionrio em uma pgina a esmo. Era como se estudasse uma lngua diferente. Uma lngua em desuso, morta. Como se estudasse os costumes dos antepassados e decifrasse algo dos primrdios da linguagem falada. Assim, poderia sair falando palavras estranhas aos coleguinhas e curtir a sensao de sabedoria, de poder. Anal, eles no sabiam o que ele estava falando e se isso era bom ou ruim. Gostava de deixar seu pblico estupefato. Esse pblico de comportamento execrvel. O apogeu era ver a cara de interrogao de alguma pessoa. Sentia-se um capito abalroando o inimigo. E essa era uma sabedoria mdica, adquirida em qualquer biblioteca. E como se entregar agora aos convivas? Como delatar a si mesmo respondendo a pergunta inocente da professora? Olhou pela janela e viu a chuva a precipitar pelo gramado. Quase se esvaiu em suor. Resolveu ento deixar de car apenas estagnado. Engoliu seco. Respirou o mais fundo que pode e disse: - Gibi. O que mais gosto de ler gibi, professora.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

O Sorriso
Corre em doces mos este corpo que agoniza. Sente os sedosos cabelos, e molhados de lgrima, sobre sua face. Aceita, pois no h mais nada a se fazer, que a sua hora. Foram bons anos vividos juntos a ela, a garota de olhos negros. Ela, que era sua dona, dona de seu mundo, a razo de sua vida, e que, agora chora enquanto o abraa. No h mais nada o que se possa fazer, essas so as palavras de quem se diz autoridade. Desde que se d por criatura, lembra da companhia da garota de olhos negros. Ela, sempre cuidadosa, de bons tratos. Sempre com uma palavra de carinho nos momentos ternos e com as repreenses mais doces quando ele fazia besteira. Ele, sempre sonhou em poder falar com ela. Sim, conversar. O trocar de palavras era seu maior desejo. Mas a natureza no permite que as palavras se formem em sua boca. Sentia s vezes inveja das amigas da garota que cavam horas e horas conversando sobre as mais variadas besteiras com ela. Mas ele arteiro, cheio de artimanhas no olhar, no tom, nos gestos. Ganhava-a com pouco, s vezes, apenas sua presena, sem palavras. Por mais que sonhasse em um dia poder dizer que ama a garota dos olhos negros, ngia aceitar que isso no era possvel. Longe dos olhos de qualquer um, fazia suas oraes para as entidades que acreditava. Ouviu falar de uma Me Natureza e parecia a ela se agarrar nos ltimos dias, j sentindo que o m chegava sem perdo. As lembranas j esto embaadas, como o seu olhar. Ele sente as lgrimas correrem pelo seu rosto, mas j no sabe se so as deles o se vm do choro da garota de olhos negros. Como queria poder estender um pouco mais a sua vida, mas isso impossvel. O veredicto j est dado: chegou a sua hora. Resta ento aproveitar o ltimo passear das mos doces em seu corpo. Sentir o carinho nal. Fita ento os olhos da garota como que querendo falar algo, mas a natureza no o permite a isso. Quer falar o quanto a ama, falar de uma forma que todos entendam, que seja audvel, mas no capaz. Reza a me natureza para que ela lhe de este dom, este restinho de fora, e que de sua boca saiam mais do que ganidos. Ensaia ento um sorriso e espera que ela possa o entender. Escuta sair da prpria boca a palavra obrigado, mas percebe que isso apenas delrio. Sorri. Esse seu ltimo gesto. Seu corpo agora est encharcado das lgrimas da garota, mas isso ele j no sente mais. Foram 14 anos de amizade el, como o cachorro e sua dona. 14 anos que ndam, mas entram para a memria, tornam-se lembranas. O Cachorro no pde dizer o quanto a amava, o quanto era grato pela existncia da garota. Mas ela sabia disso. E era recproco.

Um Livro de Lander Paz

Nossas Cores
Se a cidade cinza ou verde, tanto faz. As cores j no tinham sentido para quem sempre conviveu com elas. Ainda mais as cores em certas horas do dia. Horas nas quais conviviam com essas cores como o programado pela rotina, pela necessidade de sobreviver. Saia de casa cedo, antes do raiar do sol. Pegava algumas condues para chegar ao servio. Descia, andava mais algumas quadras e pronto. Horas a o em um escritrio. No horrio de almoo, sempre o mesmo restaurante e o mesmo parque para matar o tempo. Chegava j de noite em casa. Assim tambm era a vida da outra, s que a centenas de quilmetros de distncia. Mas um dia, um dia algum tira frias. Resolvem trocar de cidade. Uma sem saber da existncia da outra, e talvez nunca soubessem. A primeira, que no fez questo de lembrar do tom de cor de onde morava, logo reparou no verde. Na verdade, cou encantada com a beleza e com as rvores nas caladas. Pode sentir o cheiro da terra, ouvir o cantar dos pssaros em meio ao caos humano. As cores tinham algum sentido agora, j que ela no fazia parte dessa rotina e podia aproveitar. A segunda, que tambm no estava presa ao mundo que visitava, cou espantada com o cinza, com o ritmo acelerado, com as opes de afazeres, com a vida do local. Descobriu, tambm, ilhas de verde por l. Mas logo, elas voltariam para casa. E o verde e o cinza no fariam sentindo nenhum. No to cedo.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Era pra ser o FIM


E todos viveram felizes para sempre... Isso s em histria mesmo. Veja bem se eu, um pernilongo vivido, conhecedor de muitas histrias infantis, acredito nessa. Pobre homem que pe suas vagas lutas em um pedao de papel. Eu conheo um prncipe, daqueles que tem um corcel branco, que est vivendo uma sria crise em seu casamento. A donzela, que hoje j no mais to donzela, implica por causa de sua sogra (a rainha), para ela, a sogra est fazendo intrigas sobre os dois. Outro prncipe, amigo meu esse, pegou sua mulher de afagos com um cavaleiro em seu prprio quarto. Uns vizinhos meus acabaram de se separar porque ningum se entendia sobre quem iria dormir no canto da parede. Toda noite era aquela discusso. Mas existem seres que se deram bem. Um drago fez sociedade com um lenhador gigante, e hoje, eles tm a maior rede de pizzarias forno lenha deste meu mundo. Baratas planejam dominar o mundo humano, j que acreditam, que em caso de guerra nuclear, elas seriam as nicas sobreviventes. ... como podem dizer que todos viveram felizes para sempre? Ah... este termo sempre. O homem prima tanto pela eternidade que, ao menos, as criaes de sua imaginao, devem ser eternas. Algumas at se prolongam com o tempo. Pessoas contam para pessoas ou escrevem em livros, outras, morrem ao comeo de sua existncia. , bicho homem. Alm de tentar enfrentar o tempo, pe em suas personagens a carga da luta que ele trava h muito tempo: ser feliz. E, se no bastasse ser feliz, esta felicidade tem que ser eterna, para sempre. Como ser feliz para sempre se a histria s contada at uma parte? Ningum nunca soube como se continua um conto. Talvez o autor tenha imaginado a vida de suas criaturas: elas crianas, aprontando na adolescncia, cando adultas, tendo uma crise existencial, passando pela meia idade, cando velhas, ninando seus netos e depois morrendo. Mas a morte algo triste, at em mera iluso. O personagem j virou um ente querido. Tambm tem o autor que acabando seu livro, e j escrita a j dita frase, esquecem-se, de vez, de suas crias. o que provavelmente vai acontecer com este pernilongo que vos fala. Serei esquecido, apagado da memria, e no falta muito tempo, j estou na crise da meia idade.

Um Livro de Lander Paz

s vezes nascem as palavras


Em algum lugar, algum querendo escrever: dicil sentar-se a mesa e esperar que de sbito venha a inspirao. Esperar que as palavras se formem sozinhas em minha frente. complicado que acontea isso e por essas palavras a palavra gnio seja proferida aos ventos. Mas eu no quero ser chamado de gnio, no por agora, porm seria muito estimulante ao meu ego. O que eu quero escrever, dar continuidade as palavras e que elas faam sentido. Quero preencher o vazio do papel. Mas a inspirao no vem de sbito. As palavras no passeiam pelo ar esperando serem pegas com uma rede, jogadas no papel e se organizarem de forma aleatria para que algo faa sentido. Desisto. Quanto tiver algo a escrever voltarei e recomearei com grande prazer. Na Casa de um escritor qualquer, mas j com certa fama: Posto o papel sobre a mesa, as borboletas voavam ao redor de sua cabea. Borboletas de todas as cores, formas, tamanhos e classes. Ele capturava uma a uma e as jogava no papel para que sua coleo pudesse ser mostrada ao mundo. E l se iam acumulando borboletas substantivos, borboletas verbos, borboletas adjetivos (essas aos montes). Logo, ndaria seu trabalho de caa e arte para que pudesse ser aclamado pelo mundo. Gnio! Na casa de outro escritor mais famoso por outros talentos, mas mesmo assim um timo escritor: Com a mo sobre a cabea hoje dia de escrever um romance policial. A editora j est me apertando. Eu digo a eles que as palavras no vm do nada, que preciso de tempo e de algum que me idia sobre o que escrever. Mas esses pobres de f me pressionam com suas datas limites. Sem problemas, hoje vai tudo bem. J tenho a histria e o autor certo. Na minha casa escrevendo algo: Lista de compras: Sabo-em-p, sabonete, creme dental, macarro instantneo, sardinha em lata etc....

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Independente do Tempo
Essa histria se passa independente do tempo verbal. Dedez um homem que se considera incompreendido pelo mundo. Nunca teve fama, dinheiro, mulheres. Mas era um gnio, capaz de deixar a humanidade embasbacada se ele no fosse o Dedez. Mas, agora seu futuro e passado seriam diferentes. Essa era sua aposta. Dedez estava em seu laboratrio radiante. Faltava apenas o teste nal para saber se havia conseguido xito. Olhava para o relgio na parede ansioso, como se quisesse controlar o tempo e avan-lo. Fitava um ponto xo no cho. Estava apaixonado pelo vazio. No demorou muito e um objeto metlico, uns vinte centmetros maior que ele apareceu na sua frente. Sucesso: conseguiu fazer a mquina viajar cinco minutos para o futuro. Aps provar que era possvel denir um rumo para aquela coisa, ele agora era passageiro. Poderia mudar o futuro da humanidade, mas primeiro resolveu mudar seu passado. Foi aconselhar ele mesmo na poca da escola. Enumerou as oportunidades perdidas, seus erros. Seu primeiro passo era transformar-se em um adulto conante e respeitado. Depois, iria para o futuro para estudar algumas coisas e voltar com esse conhecimento a m de simplesmente ganhar dinheiro e poder. Logo, as lembranas comearam a surgir. Perdeu a virgindade dez anos antes. Teve inmeras namoradas. Foi o melhor aluno do colgio. Presidente de classe. Comeou a se emocionar quando suas lembranas da universidade comearam a aparecer. Nesse momento, Dedez comeou a desaparecer. Anal, como mudou o passado, cou to importante que no teve tempo de construir uma mquina do tempo. Dedez, homem rico e famoso no construiu a mquina do tempo, logo no voltou ao passado e perdeu todas as oportunidades. Fez se o caos na sua vida. E l est Dedez em seu laboratrio radiante. Faltava apenas o teste nal para saber se havia conseguido xito. Olhava para o relgio na parede ansioso, como se quisesse controlar o tempo e avan-lo. Fitava um ponto xo no cho. Estava apaixonado pelo vazio.

Um Livro de Lander Paz

A brincadeira de Marina
Caminham. Voltas e voltas pelo estdio. Carros e rvores se misturam como cenrio. Caminham essas pessoas. Muitas, que de vez em quando, resolvem levar uma vida um pouco menos sedentria. Meninas deslando a sexualidade que ngem ter. Mulheres em briga com a balana. Homens acima dos 30 que decidiram parar de cultivar uma barriguinha, esse bando de frescos. E claro, o gnio que montou um bar nas imediaes. Esse deve ser dolo de uma multido. A famosa academia dos velhos, com equipamentos que se propem a mover as articulaes sem tanto impacto, ca cercada por inmeros jovens a inventar novas utilidades para esses brinquedos. Ser que o amor pode acontecer em uma ambiente assim? Ser que a poesia pode nascer de algo assim? Torcicolos certamente so previsveis pelo tamanho do trabalho que o pescoo dessas pessoas tem durante o exerccio fsico. Acontece que Marina, menina bonita, de caderno na mo, vai l para se inspirar. Escreve por cerca de uma hora por dia. Sentada em uma cadeira, que faz parte do seu equipamento de nal de tarde. L, ela dissimula analisar e descrever personagens da vida real. Marina, menina bonita, magra e gostosa por natureza. Ela no deve ir l para escrever um livro. Pois calada, analisando, no chega a conhecer a fundo as pessoas. Marina deve ir l apenas para torturar as pessoas. Apenas para mostrar que no precisa de tantos sacrifcios para ter um belo corpo. Seria mais engraado se ela fosse escrever seus textos em uma academia, mas l no seria agradvel e fresco como ao ar livre. Marina, menina bonita e serelepe.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Porque a pressa?
Posto a mesa, tenta acompanhar o movimento alucinante no qual as pessoas vivem ao seu redor. Est de frente para a rua. Segura um copo de cerveja que deixou esquentar. L o jornal de ontem. Usa um chapu fora de moda h alguns instantes. Ele tenta pensar sobre a vida, mas seus pensamentos sempre o levam a loucura, a um desentendimento geral. Suspira, admite no fazer parte desse mundo j que o mundo no tem sentido nenhum para ele. Pensa mais um pouco, seus pensamentos agora o levam ao passado. Quando criana, na escola, tinha o apelido de Preguia. Comeou com Bicho-Preguia, mas este era muito comprido e a crianada resolveu economizar tempo poupando-se do bicho. Preguia tinha logicamente esse apelido por ser considerado o mais lento. Sempre chegava atrasado. Preferia andar a correr. Gostava de msicas de outras dcadas. Era devagar em relacionamentos. Exemplo o que no falta para citar como era ele, mas no h tempo para isso. Preguia no fez curso superior, sempre perdeu os vestibulares. Aos tantos anos, resolveu sair de casa, mas demorou em arrumar o primeiro emprego. O jeito era tentar concurso pblico. No se sabe o porqu, mas tinha anidade com a burocracia. De volta ao presente, resolve levantar, pedir a conta e sair do bar. Vinte minutos depois, ainda ensaia o primeiro passo na calada para seguir essa multido. Multido apressada, sem tempo para nada, nem para textos longos, uma partida bem jogada de tnis ou apelidos completos. Apressada como sua ex-mulher, no melhor conhecida como Coelha. Seu nome Andria Nunes Coelho, a nica mulher em meio a cinco irmos Nunes Coelho. No Colgio, logo foi chamada de Andria Coelha. Mas vocs sabem, o tempo primordial. Coelha trocou Preguia h uns trs meses por um rapaz mais novo, mais agitado. Agora, quer tirar at a casa na qual ele mora, casa que se tornou o ninho dos animais. nico bem adquirido por Preguia at hoje. Caminha por meia quadra, entra em uma loja. notvel a fria e a inquietao em seu olhar. - Moa, estou com um problemas de pragas em casa. H como vender um veneno para isso? - Quais pragas seriam, senhor? - Pragas. De todo o tipo. Gostei desse vidro exposto aqui, se o que o anncio diz for real, o que preciso. - Conclui, apontando para um cartaz com os as palavras: Esse mata de verdade. - Mas senhor, no quer pensar bem? - No, estou decidido. Eu quero comprar esse e voc vai me vender esse. No que eu tenha pressa, mas que agora que me decidi, no quero perder seu tempo escolhendo outro. - Tudo bem. Pague no caixa. Ao virar as costas, Preguia escuta a vendedora murmurar: - Mas esse da muito lento, demora para matar.

Um Livro de Lander Paz

Ao na praa
A princpio, era uma manh normal de quarta-feira em Campo Grande. Todos levavam suas vidas comumente. Acreditava que apenas eu estava aito, ansioso. Queria atender meus desejos, satisfazer-me. Valia-me de informaes para saber que aquele era o ponto ideal. Sentei em um dos bancos, tentando disfarar minha ansiedade. Fitava a todos, procurando quem seria a pessoa certa. Qual seria aquele que propositadamente faria eu me revirar em alegria, sentir meu estmago balanar de euforia. Encarava rapidamente as pessoas. No queria ser percebido. No poderia os deixarem notar que j sabia de tudo. Que j estava ciente de seus planos, horrios, ponto de encontro e estratgias. O tempo passava e nada acontecia. Todos ao meu redor pareciam suspeitos. J tomava conta de meu peito uma certa raiva. Olhava o relgio a cada cinco minutos. A impacincia se fez de minha companheira. Certo momento, deparei-me com uma mulher que trazia consigo uma mochila. Mulher linda, de belas curvas e, se fosse meu alvo, culta. Fiquei apreensivo. Ela sentou-se no lado oposto ao meu, analisou bem o lugar. Ficou uns 15 minutos e foi-se, depositando o que havia de deixar sobre o banco. Eu, insanamente comecei a correr. Logo, deparei com a minha loucura. Se percebessem que eu sabia, os outros que por ali haviam de passar poderiam mudar de planos. Tentei o mais discretamente possvel se aproximar do banco. Sorte! Ningum notou que havia algo sobre o banco. Sento prximo a ele e como se fosse o dono, pego. Droga! Um livro de auto-ajuda. Ela no era to interessante assim. Ento, esperei que outra pessoa deixasse um livro em outra parte da praa. E que dessa vez seja um que valesse a pena. Bom, um risco que corro. Nessas campanhas de incentivo a leitura nas quais pessoas deixam livros perdidos de propsito, sempre corremos o risco de que algum tenha boa vontade, mas no um bom hbito de leitura. Minha torcida era por um livro de Saramago, nunca havia lido nada dele. Se achasse, seria uma bela economia.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Um e outro
Mais sisudo do que de costume. Olhar triste, perdido. Distrado, demorava a atender quando algum chamava. Sentia-se, ento, perdido naquele mundo. No era mais o mesmo. Antnio j notava esse comportamento h alguns meses em Agenor. Seu colega de repartio deixou de ser um homem alegre, simptico, sempre interagindo com todos para se fechar em um mundo prprio, no qual ningum mais poderia fazer parte. Parecia outra pessoa. Antnio era o que convivia mais de perto com Agenor, h muito no conversava com o colega. Resolveu perguntar o que acontecia. Ao se aproximar, notou pela primeira vez uma cicatriz prxima a tmpora direita. Percebeu tambm uma melhora no porte fsico. Todo esforo de aproximao foi sem sucesso. O trabalho e o prazo curto sempre eram a desculpa. O que ningum sabia que Agenor depois do trabalho descia pela Calgeras, seguia seu rumo at ao cemitrio. Ele ia visitar o tmulo de seu irmo. Ningum na repartio sabia do passado dele. Era simptico e comunicativo, mas essas eram suas armas para no precisar falar muito sobre si. Era o divertido da turma e pronto. Seu irmo, Firmino era mais introvertido, buscava sempre no ser notado, tambm no gostava de abrir sua vida. Esse talvez era o nico ponto em comum dos gmeos. Firmino foi presidirio. Condenado por assassinato. Agenor, funcionrio pblico federal. Firmino no tinha posses, pois o tempo de cadeia no deixou. Agenor era estabilizado e tinha alguns bens. A pena de um dos irmos acabou h menos de um ano. Morreu de problemas do corao, culpa de maus hbitos. O que se soube no leito de morte de um dos dois foi que Firmino matou aquele homem para proteger a vida do irmo. O rapaz foi atrs de um dos gmeos para vingar sua honra. Descobriu o caso de Agenor com sua mulher. Estava em busca de sangue. Agenor nunca soube disso, pois, acreditava que sua namoradinha fosse solteira. Ela sempre estava disponvel. Foi a vagabunda que contou que seu irmo estava jurado de morte. Soube dos detalhes da emboscada. Sem pensar muito, pegou a arma do pai e foi ao local. Caminhou at o ponto da emboscada. Todos na cidade natal dos gmeos diferenciavam um pela cicatriz que o outro no tinha. Logo o trado reconheceu Firmino como o irmo do alvo. Decidiu ento car parado, a espera, apenas observando. Dois tiros, um corpo no cho e muitos anos de cadeia. Em seu julgamento, armou fazer isso por um acerto de contas. Provaram que a mulher tinha inmeros amantes, um deles parecido com o ru, alguns mortos, outros desaparecidos e muitos agradecidos a Firmino. Ao saber disso, desejou que Firmino tivesse a chance de ter uma vida igual a dele. Agenor decidiu que iria retribuir de alguma forma ao irmo, nem que esse fosse seu ltimo ato na terra. Pensou na vida perdida de um deles e no sucesso de outro. Mas o destino resolveu retirar um deles de cena. Antes da morte, o irmo moribundo disse que tinha tomado sua deciso, cabia ao outro apenas aceitar. Ficou desse fato o agradecimento e um sentimento de dvida no paga. Mas a vida assim: um dia uma acaba e outras, de qualquer maneira, prosseguem.

Um Livro de Lander Paz

Uma histria de Carambola


O aluno a superar o mestre. Esse era o meu desejo naquela noite, mas no deu. Admito que tenha meus limites. Eu, que hora ou outra recebo a alcunha de Carambola, sem nenhum motivo aparente, sempre fui um guri introvertido. Sempre senti minhas mos tremerem, corao acelerar, sentia aqueles trecos de gente tmida ao ter que conversar com algum a qual julgava ser superior. Eu sempre julguei quase todos superiores a mim. O professor, o diretor, o funcionrio, as garotas bonitas, todos esses eram superiores a mim. Sentia certa admirao por um rapaz do colgio. Ele comia todas. Era impressionante como algum da nossa idade, sem carro, sem muito dinheiro, pudesse superar os limites de nossa adolescncia como transar com uma garota mais velha sem pagar, tipo uma universitria ou uma irm e at me de algum colega de colgio. Esse era Arthur. Arthur sempre foi socivel com todos, eu precisava de alguns conselhos. Conselhos esses vergonhosos a se pedir para um pai e muito mais para uma me. Imagina a situao: Me, eu quero comer a garota mais gostosa do colgio e no sei como... no me, eu no estou apaixonado por ela, s sexo. Em uma festa da escola, todos os alunos de minha turma estavam presentes. Arthur estava l, esperando o momento do bote, como um gato a espreita dos pardais. Sentindo que esse era o momento de me aproveitar da experincia dele, enchi minha cara de coragem numa graduao alcolica de aproximadamente 40%. Sentindo-me pronto, fui ter uma conversa homem para homem com Arthur. Eu no iria chegar choramingando e sim me fazendo de igual, estudando, imitando, aprendendo com ele. Fiz os comprimentos. Conversamos sobre muitas coisas de homem como futebol e vdeo-game. Logo, veio a palavra de quem entendia do assunto, algo que passava despercebido por mim. - A Irm do Lucio quer voc. Disse Arthur. - O que? - A Irm do Lcio quer car com voc. A Irm do Lcio era a guria mais linda, encorpada e experiente da festa. Eu mal entendia como ela estava l. Anal, j cursava o terceiro ano de direito e andava s com homens bem dotados. Mas bem dotados nanceiramente, digo. Sentindo que estava sem sada, falei que iria conversar com ela no momento adequado. Arthur mal concordou com a cabea e j partiu para o ataque na amiga da irm de Lcio. Ouvi um pouco da conversa, estudando como poderia fazer para me aproximar da garota. Bom, o importante que obtive sucesso. No quero desvendar minhas artimanhas para conseguir levar a garota para o quarto dela e transar de forma animalesca. Bom, pelo menos para mim. Meu ego desinou ao ouvir uma avaliao sobre meu desempenho. Sim, ela foi cruel a esse ponto. - Realmente perdi meu tempo. Voc tem muito que aprender, Carambola. Eu achei que seria uma experincia legal, que a sua gerao estava bem ensinada. Eu devia ter cado no meu quarto ou sado para transar com outra pessoa. Desculpe-me, mas foi uma noite perdida para mim. No que chateado, mas isso vai lhe servir de incentivo para melhorar. E faa isso, por favor, para no desapontar outra garota. Disse ela educadamente. - Mas ento, por que voc me deu? - Eu ca na conversa da minha amiga, aquela que estava com o Arthur. Ela me disse que por mais bestas que meninos da sua idade aparentam ser, alguns sabem o que fazer melhor do que outros da nossa. Mas esse no o seu caso. Conversando com voc lhe achei to idiota quanto o Arthur e pensei que voc fosse capaz de ter um desempenho razovel. Estou achando que a minha amiga sai demais com pessoas mais jovens e isso est afetando a capacidade de julgamento dela.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Depois dessa instrutiva conversa, resolvi sair do quarto. Ela foi para outra festa, talvez a procura de salvar a noite. E eu no superei meu mestre naquele momento. Mesmo sem Arthur saber, ser idiota como ele me fez ir para o quarto com uma das duas garotas mais desejadas da festa. A outra, foi com ele. Mas, pelo que percebi com o passar dos tempos, ele ainda tinha contato e prestgio com ela. Arthur conseguiu repetir o feito mais vezes, ao contrrio de minha pessoa. Essa experincia me deu motivos para ser o que sou hoje. No quero ouvir nenhuma reclamao de qualquer mulher, por isso me garanto. Hoje, sei que sou capaz de pagar as mais lindas de onde estou. E essa foi minha fama no colgio, eu fui o cara que conseguiu comer a irm do Lcio. O nico. Tomara que nunca saibam que ela no repetiu a experincia por causa de meu fraco desempenho.

Um Livro de Lander Paz

Osvaldo
O sol pintava o m de tarde no horizonte. Numa cidade sem tantos prdios, isso s vezes possvel de se notar. A sexta-feira em Campo Grande corria comumente. Mais comum ainda era a mulher de Osvaldo ligando para ele a cada minuto, como que se tentasse o rastrear passo por passo. Osvaldo era o smbolo de delidade da turma. Oportunidades de desfrutar novas carnes o acaso at lhe dava, mas ele recusava cortesmente. Por ser assim, s vezes, era alvo de piadas, mas tudo isso era brincadeira da turma. Mesmo assim, a mulher dele seguia ligando insistentemente. Aos amigos isso era comum. A quase todos amigos isso era comum. Alcir era novo no grupo e para ele essa situao causava estranheza. Happy-hour. Todos tomando cerveja e falando asneiras. A gostosa do escritrio ao lado era a pauta do momento. Ligao para Osvaldo. - Oi amor. Tudo bem? ... Estou com a turma do escritrio tomando algumas cervejas em um bar perto do servio... No, eu no vejo nada de mais nisso... Sim, h mulheres aqui, mas no vou transar com nenhuma delas... Amor, voc ainda est a? Acho que desligou. Alcir vendo a cena e tamanha sinceridade de Osvaldo ca inquieto. Resolve, ento, perguntar ao novo amigo: - Osvaldo, por que voc contou onde estvamos? Pelo jeito ela brigou, como a minha brigaria se soubesse que estou aqui. Por isso, disse para minha mulher que estava fazendo horaextra. -Alcir, e quando essa hora-extra no aparecer no nal do ms? - Digo que estavam errados. Erro de digitao no holerite. Compro um presente para ela para provar que ganhei a mais. - E ela vai acreditar? - Acredito que sim. Presentes tranquilam mulheres. - No meu caso diferente. Se eu zesse isso minha mulher com certeza descobriria que eu no z hora-extra nenhuma e caria especulando em qual puteiro eu estaria zoneando com os amigos, esses vagabundos do escritrio. No minto para ela para no ter isso. Cansei de situaes assim. Sempre inventando uma mentirinha para evitar briga e ela sempre caando confuso comigo. Vou te contar uma conversa. No me recordo com a exatido o dilogo que vou contar, mas foi quase isso: Um belo dia ela me liga e pergunta onde eu estava. Ela no curte que eu tome cerveja sem a presena dela, pois assim, ela no pode me controlar. Ento, disse que estava no mercado comprando umas coisinhas. Ela quis saber o que, mas eu no disse e desliguei. Antes que ela ligasse de novo, corri para o mercado comprar algo para janta. Cheguei em casa. Ela logo sentiu o odor de cerveja. J veio me xingando. Natural isso. Resolvi ento mudar o rumo do jogo: -Sim, eu estava tomando uma cerveja com o Ricardo. Ele estava precisando conversar, ento fomos para um bar, jogar uma sinuca e falar da vida. - Viu? Sabia que voc estava em algum bar, enchendo a cara com algum vagabundo do escritrio. - Por isso eu no te contei. sempre assim. J disse que o rapaz precisava ouvir alguns conselhos. Voc sempre v maldade no que eu fao. - Nada disso. O que me deixa magoada que voc mente para mim. Como conar em voc se em coisas simples como conversar com o amigo voc no me conta? Prefere inventar uma mentira. isso nosso relacionamento? Mentiras. E quando for algo grave, qual vai ser sua desculpa? - Eu conto essas mentirinhas para voc no car estressada comigo. Anal, eu no vejo

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

maldade nenhuma no que fao. Eu no quero mentir para voc, mas voc acha que eu sempre apronto. - Certo. Voc um santo! Nunca faz nada de errado e pelo bom corao que tem mente para mim. Tudo em voc bondade e eu sou uma bruxa. As mentiras salvam nosso casamento, anal, ele baseado nelas, elas so necessrias. (Respiro fundo) - A partir de hoje eu digo tudo o que eu fao. No escondo nada de voc. - Estou perplexa. Voc, tomando uma atitude madura. (aplausos) - J que haver briga de qualquer forma. Vamos discutir pela verdade e por nossos pontos de vista. De qualquer maneira voc car brabinha comigo. Ento, vai ser assim. Eu digo a verdade e voc ter dois trabalhos: A de car nervosa e a de se acalmar. Simples. - Mas voc um ... Nesse momento eu a beijei e tentei nalizar a discusso indo tomar banho. E depois desse dia s digo a verdade. Anal, vamos brigar de qualquer jeito e de qualquer jeito faremos as pazes. - Mas por que voc no larga dela? Viver brigando muito ruim. - Porque ela minha vida. Ela sabe disso. O que no posso fazer deixar ela viver a minha vida por mim. Mas, eu a respiro e sei que sou eu o que corre nas veias e artrias dela. Nesse momento, Ricardo entra na conversa. - Por isso que eu prero minha namorada, Osvaldo. Ela no me liga. Se eu falo que to no bar est tudo bem. Se eu quero sexo s ligar. A gente sempre est bem e no brigamos por besteira. Osvaldo interpela: -Ricardo, sua namorada no te incomoda por um simples motivo: ela tem outro para incomodar. Osvaldo levanta e vai ao banheiro, assim, ele encerra essa discusso.

Um Livro de Lander Paz

Sete Horas
Faz exatamente sete horas que ela se foi, que resolveu conhecer a vida. A saudade marcava o semblante de quem a amava. Mas teriam decidido que aquilo era melhor. Ela deveria ganhar o mundo, voar com suas prprias asas. ... Em pouco tempo estava cando adulta, madura. Seus pais sabiam que isso era a vida e que a maturidade incorre em algumas dores e alguns prazeres (prazer por muitas vezes inconscientemente imaturo). Novidades eram aguardadas com ansiedade. Queriam notcias de seu rebento mais novo. Mas, nada durante um bom tempo. A angstia apertava o peito da me. H muito ela j havia sado de casa prometendo dar informaes do que havia feito. O tempo corre diferente para uns, isso j quase lugar comum. Mas o tempo mais lento ainda no corao angustiado de uma me. Para essa me, os segundos se espaavam de eternidades. Aquela alegria de ver a lha feliz confundia-se com seus pensamentos de me preocupada. Rodeando a me, o pai sempre tentava consola-la. Isso era a vida, argumentava. Embora no soubesse qual realmente era seu argumento. As palavras saiam de sua boca apenas para consolar a me. No eram bem pensadas, medidas. Suas opinies nasciam naquele momento, no era algo pr-concebido por algum tempo pensando. O pai simplesmente falava. A sala logo silenciou. Entre tic-tac e tic-tac, no s os segundos envelheciam a me, tambm a preocupao que agora aige o peito. Preocupao intil, sabia ela. Pois, agora nada poderia fazer a no ser rezar, se apegar a f que nunca tivera. Ento, todo o clima foi quebrado, a lha adentrara a sala radiante. Toda alegre a caula da famlia de moscas contara o que a vida havia lhe ensinado. Todos riram. Estavam felizes. Aproveitavam agora cada segundo da presena do outro. Anal para quem no vive muito, o tempo deve ser valioso.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

MEU TEMPO
O sol anunciava com toda sua intensidade o meio-dia. Enquanto as pessoas suavam a resolver problemas, eu estava sentado na varanda de casa. Histrias iam e vinham em minha frente, estas passavam despercebidas. Eu no estava a m de saber o que ocorrera com cada um, por mais rico que cada livro de vida seja. Vi Ari dobrar a esquina. Vinha carregando sua pasta de problemas. Seu olhar distante denunciava que mergulhava sua vida em procurar solues. Ele me viu l, como se largado ao tempo, e estranhou eu no estar trabalhando. Abaixou seu culos como em referncia a mim e me cumprimentou. -Como vai? -Bem - respondi sem tirar a viso do jornal que j at havia decorado linha por linha. - Que o amigo faz hoje que no est no trabalho? - Folga por conta, hoje estou nostlgico demais para tarefas - tirei os olhos do papel e percebi que Ari achava graa em minha armao. - Por que essa nostalgia? - no sei se era perseguio minha, mas achei que seu tom era jocoso. - A vida... No descobri ao certo. Estou a vspera de inteirar anos, pode ser isso. Anal, essa nostalgia talvez seja porque estou a reetir sobre minha vida, minhas aes. - Voc pensa demais amigo. - ... E voc, est trabalhando? - Esperava que ele entendesse que falei isso para ele lembrar que tinha algo a fazer e deixasse me apaixonar cada vez mais por essa nostalgia. - Estou, mas s tenho compromisso agora as 15h, posso esperar com voc? - Sim, sente-se. - ... Ele no entendeu. Puxou a cadeira e pegou o terer que havia deixado de lado h algum tempo. Tomou uma cuiada e retomou o assunto. Uma pena. - Conheo voc, amanh j estar feliz. Voc e suas fases introspectivas. - Ento, no se preocupe. - No me preocupo, mas posso saber no que est a pensar? - Claro. Em meus devaneios pensava nos segundos que perdemos. Como espero por um determinado momento e, s vezes, ao chegar esse momento, ele dura pouco, pode ser bom, mas se vai. Eu tinha um objetivo, aproveitei esse objetivo, mas no o que precedeu a ele. O futuro, que foi presente, agora passado, como os segundos que perdi apenas esperando. - Voc louco. O que um aniversrio no faz a um homem? Fitei Ari e percebi que se deliciava de minhas loucuras, entendendo ou no, aprovando ou no, parecia gostar de saber que existem loucos que passam tempo a pensar em um mundo aonde o pensamento no vale o tempo. Retomei, animado pela presteza de meu ouvinte. - Perceba, notamos o tempo que passou depois que um ciclo se fechou. No tomamos cuidado com, por exemplo, as duas ltimas horas que se passaram. Eu aproveitei pensando, deliciei-me com elas como se fosse um prato nobre. Algo, porm, que sempre estar l e que no terei tempo de aproveitar. s vezes, perdemos esses segundos porque no damos ateno a eles. Eu sempre me intrigo, no sei se bem essa a palavra, com o nal do ano. s vsperas da virada, fazemos o balano de como este foi. Como se algo, alguma coisa se fechasse pelo fato do ltimo digito do calendrio no ser mais o mesmo. - Amigo, voc quase um lsofo. - Brincou Ari, rindo do comentrio que acabava de fazer. Com um gesto, fez perceber apenas que no poderia deixar de passar uma fala impertinente e que estava atento ao que eu dizia. - Que nada Ari, no sou lsofo. No conheo nada de Plato, Aristteles, Kant, Sartre ou Camus. Chame a mim apenas de louco. Rimos. A cidade retomava o seu ar de rotina. A hora do almoo estava acabando. As pessoas nas ruas corriam atrs de seus planos sem saber que isso faziam. As pessoas na rua sobreviviam, mas no se davam por isso. Ari pediu que falasse mais sobre esse meu interesse repentino pelo tempo. Apenas Acrescentei: - A cada segundo que passa estou mais velho, mas s percebo isso quando acordo no dia do meu aniversrio.

Um Livro de Lander Paz

Havia resumido toda a prosa nessa armao. Ari bastou-se do assunto e retomou seu trabalho, mesmo antes da hora, devia haver algo a se fazer. Ele foi e eu quei ali, sentado na varanda, olhando vidas e reetindo sobre a minha.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Conhecia a estrada
J conhecia a estrada muito bem. Estava ntima de curvas e rvores. Dado a esse conhecimento, sabia que estava longe de chegar. A viagem seguia entre bocejos e tdio. Para se distrair, resolveu olhar para dentro do nibus, foi atrs do desconhecido. No comeo no gostou do barulho, um som insuportvel feito pelo ar condicionado velho, as crianas correndo no corredor e alguns adultos conversando. Procurava entediar-se novamente, porm, logo desistiu. Esse grotesco chamara a sua ateno. Essa realidade era algo que s lembrava que existia quando ia visitar seus pais. Cidade, amigos pseudo-intelectuais, boas bebidas e outras coisas que no combinavam com o ambiente, essa era sua vida, seu mundinho. Ao perceber esse choque ela soriu. A maioria daquela gente seria deixada na estrada, os convivas dela naquele nibus eram, em sua maioria, empregados de algumas fazendas da regio. Durante o resto da viagem, foi notando cada personagem a sua vista. Uma mulher com seus cinco lhos se esgoelando para manter a ordem familiar. O homem em p com camiseta aberta at a altura do umbigo, vela grande, cala apertada e botina. Um esboo dos agroboys com qual ela convivia, anal, eram divididos praticamente em castas. O casal de namorados, esses da cidade, logo a desinteressou. Ao desembarcar, despediu-se do nibus. Essa ambiente s na viagem de volta daqui a um ms, mas quem garante que ela notaria.

Um Livro de Lander Paz

Domingo no Interior
Domingo. Dia de jogo do meu time, dia de churrasco com os amigos. Dia tambm de aguentar muita coisa. Mesmo sendo o dia do descanso, tenho que acordar cedo, j que a baguna est marcada para minha casa. Na pauta: limpar a rea, arrumar a churrasqueira, pegar o dinheiro da vaquinha e comprar a carne e o gelo, preparar a caixa trmica, temperar a carne, receber os amigos, car bbado e se der, comer. A cerveja, ainda bem, comprei ontem no mercado. incomum eu ver a cidade logo pela manh em um domingo. O movimento menor do que j o quase inexistente durante a semana. A cidade tem uma rua principal e nada mais. O resto, so quadras para se chegar at ela. Igrejas, farmcias, praa, igrejas, prefeitura, farmcias, rodoviria, padaria, igrejas, mercados, botecos, farmcias e igrejas. Depois de comprada a carne, uma passada na convenincia para abastecer ainda mais o churrasco de cerveja. Agora, mesmo estando em casa, vou ter que aguentar algum amigo chegando com o som de seu carro em elevados decibis ouvindo algum sertanejo qualquer que eu no gosto. Anal, aqui o interior do Mato Grosso do Sul. Logo, ele encosta o carro de r, desce com uma latinha na mo, com a camiseta no ombro e trazendo mais cerveja. O ouvido di um pouco, mas logo o som da baguna ser maior e mais prazeroso. Todos esto reunidos. As mulheres, algumas bebendo, outras olhando feio para o marido, como se o olhar fosse capaz de destruir parte do crebro que nos faz amar a cerveja, outras, na cozinha preparando algo mais saudvel. Os homens esto falando sobre o que acham que entendem. Donos de suas opinies e da razo. Esses, apenas bebem cerveja e quando sobra tempo, beliscam a carne. uma cena pitoresca, na qual eu sei me encaixar bem. Sinto as vezes como um pecador quando acho algo de errado nesses acontecimentos. Anal, fao parte dessa realidade. Mas, hoje domingo. dia de eu me embriagar e curtir. dia de saudar os amigos.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

A Campi
T futucando memria a m de lhe contar algo. T organizando pensamento pra no falar besteira. T at revendo a minha vidinha pra sair da paradeira. T pedindo conselho, t procurando emprego. T no meio do nada, t com nada no peito. Nos pulmo a velha catarrera me incomoda. Debaixo das unha, terra do meu cantinho de nada. T limpando a varanda pra tira poeira. T esperando as conta pra chorar mais uma vez. T procurando emprego, t no meio do nada, t com nada no corao. T poraque, sem muito que diz. Sabe amigo, s vezes, sinto saudades. Mas ainda levo f na minha vida, t procurando felicidade. T procurando lugar, uma terra, um estado, uma cidade. Que em estado de doidera, t quase. T rezando aos cus pra ver se me salvo das cagadas que aprontei. T curando uma tosse via lascada com ch de casca de laranja. T curando gripe com pinga com limo, mas ja me disseram que melhor era conhaque. T campaindo algo novo pra num car parado, pra num car sem campi. T poraque, sem muito que dize. Sabe amigo, as vezes sinto saudades. T campiando lugar, uma terra, um estado, uma cidade. Mas ainda levo f na minha vida, t procurando felicidade.

Um Livro de Lander Paz

Em meio ao nada no Cerrado


Um casebre rodeado por grama. A frente, questo de alguns metros, um poo. O balde est na beirada. A noite estava sem lua. A escurido na terra d a alguns espectadores nesse local ermo o privilgio de um cu coberto de estrelas. A nica luz na terra, por centenas de metros quadrados, a do casebre. Uma luz amarelada, fraca, que vaza por baixo da porta. O silncio quebrado pela serenata sem nenhuma coordenao feita por grilos. De vez em quando, algum sapo tentava marcar compasso. Um mugido, vindo bem de longe, procura mudar o tom desse show. Se algum sair pela porta da frente, ser capaz de ver ao longe vrios outros casebres tentando inutilmente iluminar a noite por portas e janelas. Ali um assentamento rural que existe h poucos anos. De luxo, esses glebeiros s tm a energia eltrica. O assentamento aconteceu aps a desapropriao de uma fazenda com mais de mil hectares. Cada famlia de assentado recebeu em mdia 20 hectares, um pouco de dinheiro para alguma estrutura e uma boa sorte. A sede da fazenda se tornou posto de sade, escola, centro de um mini-comrcio, um ponto de encontro. Aqui os homens dessa comunidade se renem para beber uma cerveja vagabunda, jogar sinuca em uma mesa desnivelada, judiada pelo tempo e com tacos totalmente tortos. Tudo isso localizado a 50 quilmetros de lugar algum e a 80 de um m de mundo. A oito quilmetros da sede, o casebre continua iluminado. Um senhor, dono da casa, foi dormir, pois as quatro da matina j estar no eito. E a senhora, dona desse senhor, reza o nal de um tero ajoelhada a frente de um altar improvisado na sala. Altar tosco feito de santos de gesso colocados em cima de uma escrivaninha j ruda pelos cupins e coberta por um lenol branco. ... a f... ela que move o corao das pessoas desse lugar com nome de algum pssaro tpico da Amaznia. isso que esse povo traz por, se no como um conhecimento absoluto, como um conhecimento nal. E no auto de suas crenas que eles dissertam a respeito de qualquer assunto. Nesse lugar, as mes at sonham com seus lhos sendo chamados de doutores, como aqueles que chegam em um carro de luxo, uma vela, muito dinheiro. Mas esses lhos crescem e com o passar do tempo emprenham uma menina qualquer, amasiam-se, e vo ser pees em algum latifndio que propriedade de algum doutor. Alguns no conheem o amor, aquele vendido em folhetins, esse sentimento puro que deve ser recproco, isso eles no conheceram, porm o desejem. Mas o prazer, nesse aos 16 j esto bem entendidos. A juventude sempre d algum jeito, pois os pais das mulheres (ainda crianas) no levantam a hiptese de suas lhas terem sua pureza molestada. Admitem matar qualquer um que desonre suas pequeninas e no casem. Mas essa desonra, geralmente, s descoberta depois que uma menina aparece chorando, avisando a me que est embuchada. No casebre, no h mais luz acesa, a noite j entrou. No breu do quintal o vento acaricia o p de capito que reina imponente sobre as outras rvores, rvores que formam o pomar. A rede est enrolada e pendurada em um p de manga. No dia seguinte, ela ser armada entre ele e o limoeiro que est a frente. Armada a rede, o senhor ir sestear aps o almoo, que ser precedido de algumas cuiadas de terer. Bebida sorvida com gosto devido exausto causada pelo trabalho e pelo forte calor. O dia, geralmente, amanhece fresco e as brisas matutinas acompanham o quebra-torto servido aps a ordenha e outros pequenos trabalhos. Mas depois, ao meio-dia, mais ou menos, o calor ca intenso, clima ao qual os moradores dessa regio de cerrado j se acostumaram. Mas isso amanh. Agora, ele dorme. Eu, aqui na capital, termino de arrumar minha mala. Hoje, vou sair com meus amigos. Ir a algum boteco beber, ouvir msica e ertar. Amanh, ainda com sono, ou quem sabe sem dormir, viajo para stio de meus parentes. Chego gleba depois do almoo.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Pra que?
Depois da discusso acalorada sobre poltica, um gole de cerveja. Os amigos estavam reunidos em um dos bares mais conceituados da pequena cidade. Conversavam e mostravamse sabedores de muitos assuntos. Mesmo falando asneiras, tinham alguma autoridade que ningum por hora quis desrespeitar. Eram funcionrios do primeiro escalo da prefeitura, ocupantes de cargos de conana, todos da mesma trupe e laia. Mas por que ningum rebatia? Estavam todos refns. Havia sempre um parente pendurado em algum lugar. A cidade pequena com sada para lugar nenhum tem apenas como opo de emprego ser funcionrio pblico. A prefeitura o cabideiro do povo. Poucos concursados e muitos arranjados l. Votos e votos defendidos. E no havia protesto se a estrutura continuasse na mesma, anal, o povo est certo em defender seu po. Qual escolha a certa: a rua asfaltada ou a comida no prato? Uma crech ou aquela bolsa de grife para a amante? Em um estado to brio quanto os poderosos, um jovem, ainda idealista at aquele momento, resolve rebater um argumento mal dado por um deles. Comearia o debate se um calaboca no fosse a resposta mais fcil a ser dada para esse jovem. No havia um motivo para se prolongar, anal, so eles quem mandam e vai ser assim por muito tempo. Os poderosos sentem-se vitoriosos de um jogo que no havia oponente. O jovem, empregado pequeno, apenas arma ter vergonha da situao. No dia seguinte, ainda de ressaca esse jovem descobre que perdeu o emprego. Foi a coisa mais certa a se fazer. O que algum que quer pensar um pouco estaria fazendo nesse lugar? Tinham que acabar com esse mal. Essa a vida que ensina a no peitar os grandes e desistir de seus ideais.

Um Livro de Lander Paz

Consolar
A noite est fresca e o cheiro do sereno passeia pela a madrugada ao nosso lado. Falamos de muitas coisas como a beleza da lua, o preo dos ingressos, a baixa qualidade das msicas, algumas faltas de esperana. A noite est fresca e aps falarmos sobre nossas infncias o silncio passa a nos acompanhar tambm. Estamos a algumas quadras da casa dela, temo que esse silncio no nos abandone at l, o cheiro do sereno que agradvel. Nessa cidade pequena, com esse clima fresco, com a beleza da noite, o silncio me incomoda. Comeo a divagar sobre coisas nmas. Ela, compenetrada em algum pensamento o qual no consigo adivinhar. A nossa, outrora conversa, virou um monlogo. Pergunto o que aconteceu, porm ela no me conta. Aps alguns instantes de interrogatrio ela se entrega. Est aita com sua falta de esperana. Acredito que o clima de abandono que essa cidade possui inuiu muito nesse seu estado. Agora estou sem-graa com a situao. Eu nunca fui bom em consolar ningum e garanto que se ela quiser, eu ensino alguma orao. Esse ato de egosmo partido da minha pessoa me incomoda. Anal, somos namorados. Parados a frente de sua casa, sentamos no meio-o para que a conversa se alongue. Ela realmente precisa conversar. Eu presto ateno no que diz, mas sempre me pego prestando mais ateno na boca. Quero um beijo, quero ouvir que seus pais j foram dormir e que temos a casa e o tempo a nosso favor, mas eu resolvi ser solidrio, companheiro, vou escutar o que ela tem a dizer. A conversar foi por caminhos tortuosos. No seguimos algo linear, pois sentia que, quando ela cava incomodada, dava voltas no assunto. Nesses momentos, lembro-me de algo para que possamos, por um instante, anestesiar-nos do que ainda vir. A vontade de beij-la, possu-la, intensa. Quero um beijo, quero ouvir que seus pais j foram dormir e que temos a casa e o tempo a nosso favor. Mas sempre fazemos questo de retornar ao assunto para que ele nde com nosso passeio. Um sentimento de tristeza me consome: como ela, to jovem, j to desenganada da vida? Eu no sou um otimista nato e muito menos acredito no ser humano, porm, de minha boca que ela espera que saia alguma palavra de consolo. Dessa minha boca que s quer dizer coisas obscenas. Mas, hoje resolvi ser companheiro. Arrisco em minha mente um Eu te amo, mas ao hesitar tanto e com tanto treino para dizer acredito que soar muito falso. Abraados, calamos-nos. A serenata que a noite naquela pequena cidade nos oferece a sinfonia do total silncio, um timo pedido para esse momento. timo clima para postarmos o corpo de um sob o de outro totalmente excitados, e clima timo para essa tristeza que ns alimentamos. Por esse meio tempo, j soltei um estarei sempre aqui, pode conar. J me sinto arrependido disso. Minha mente j hesita em tantas frases, creio que estou pensando demais e agindo de menos com a guria que decidi namorar. - Eu te amo - pronto, saiu! - Nossa, como isso soou falso! Ah, pronto! Sempre acreditei que era melhor t-la s beijado desde o comeo!

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Parado
H algumas horas chove. O jornal previu que nada mudar nesse nal de semana. Estou ertando com o tdio. As sombras que os mveis criam na parede viram por algum momento diverso. No quero dormir para desperdiar alguma parte do meu tempo, mas desejo no ver esse tempo andando moroso, chato. Nada me distrai. O som do relgio na parede o nico que as vezes tem a audcia de enfrentar o som da chuva. Meus braos esto pesados, parados, com nenhuma vontade de se movimentar. Minha mente vagarosa, parece tentar chegar ao nada, ao vazio do meu ser. Tento gastar o mnimo de energia, no quero que o tdio tenha muito de mim. Na cozinha, a geladeira de repente desperta. A pea solta ao seu p comea a fazer um barulho irritante. Mas decido no me irritar. Meu crebro me trai, comea a pensar em sugestes de livros, lmes, msicas. Quer que meu corpo faa algo. Que saia danando como se esse fosse o mais perfeito dos dias. Elenca motivos para isso. uma briga silenciosa, porm, devastadora. Meus sentimentos resolvem se revoltar. Meu corpo e mente tornam-se campos de batalha e generais de suas opinies. Parece que o intuito nal a minha autodestruio. um furduno. O corao o primeiro a perder a batalha e comea a trabalhar aceleradamente. Sinto meu peito pular e me sufocar. Meu pulmo o prximo a se entregar. Minha respirao ca ligeira, tensa. Parece que a batalha est quase perdida. Vem a vontade de ir ao banheiro. Mas, o corpo ainda resiste bravamente. No demora muito, cada parte de mim comea a ser tomada. Agora eu decido que quero resistir. Deno em qual lado vou jogar. Sou o mais fraco de opinio dessa guerra, mas ainda tenho minhas convices. O Barulho da geladeira comea a me revoltar. O do relgio, some, abafado pelas gotas de chuva no telhado e pela geladeira capenga. O golpe nal o soluo. Forte, avassalador. No h mais como, tenho que me render. Bandeira branca. Levanto-me derrotado em direo a pia, depois vou ao banheiro. Mas no vai car assim, essa geladeira sacal o que ir sofrer a fora da minha vingana.

Um Livro de Lander Paz

Sobre o que disse


Subentende-se de tudo que eu j disse que, em parte, no tinha muito a dizer. Acontece que uma inquietao sobrepe-se s vezes ao tdio que sinto, mistura-se aos miolos j fervidos pelo sol do meu ovo de mundo e se transforma em coisas. Coisas sobre o papel, a tela, terra, areia, o ar, onde convier. Mas sei l, j nem sei se era isso mesmo que eu queria dizer. Vagam pensamentos teis em palavras vagas.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

folia
A primeira cerveja do dia. Aquela que desce mais saborosa. A cerveja que sentimos as denies de sabor, que mata a sede e sacia o prazer. O primeiro passo para o carnaval. A segunda cerveja do dia apenas mais uma em meio de tantas. E, tambm, de outras coisas ingeridas, como as duas doses de usque, o litro de vodca barata misturada com qualquer coisa que ele nem vai lembrar no dia seguinte. Entre os goles, um cortejo aqui, um sucesso acol, e se aguentasse, talvez um sexo mais tarde. Doses de tequila, pinga com limo, uma bebida desconhecida (mas para ele tanto faz, o importante ter algum teor alcolico), vinho, conhaque e muitas coisas mais. L por tantas da noite, mal chegando na folia, ele j estava muito mal. Nesse dia, ele no pulou carnaval, e sim, rastejou. Rastejou o quanto pode, o quanto aguentou beber. Sem problema, amanh tem mais. folia, minha gente!

Um Livro de Lander Paz

Algum que disse


P sobre p, uma linha reta e assim tento ir pra casa. P sobre p, foda-se a linha reta e nem sei se chego em casa! Como esse caminho aumentou! Acho que dobrou. Zig-zag, Zig-zag, Zig-zag. No bebo mais, prometo! Nossa! O que isso?! Acordar s 10 da manh com o sol na cara e aquela puta dor-decabea no conveniente. Putz, olho para o teto e penso: por que existe a ressaca? No bebo mais, juro! Promessa de dedinho mindinho. Nem mais um teco em qualquer boteco eu dou. O que era apenas farra, ontem, virou algazarra. Beber para que, n? Que motivo tenho para beber demais? Afogar as mgoas? Por mulher? Mas ela merece eu car despeitado, encher a cara, e, alm da raiva, ganhar uma ressaca? No! Mesmo sendo a mais inconveniente, merece minha ateno, meu carinho, meu xaveco mais barato, sexo, mas no meu estado de embriaguez. Ser for pra car brio que seja da sua beleza! Nossa! Raciocnio ca lento, lngua mole, e mesmo assim as palavras no travam. De onde bbado tira tanto assunto?! E amigos? O cara ca especialista em relaes pblicas com os outros brios do local. Bando de chatos! Sem noo, acho que no desejo mais isso. Ops, escuto vozes. Um momento. Ah, so meus amigos. Vai comear tudo de novo. S no vou cumprir essa promessa por causa deles, culpa deles. Pelo menos isso que as mulheres acham. essa a razo de muita discrdia: a culpa dos amigos. A vocs, at mais, um brinde a qualquer coisa que lhe faa bem! Fui!

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Por Acaso
O Acaso um dia me parou em uma rua prxima ao centro. Lembrou-me que nada por acaso. Ele se sente s. H vidas abarrotadas de caminhos. Caminhos que se ligam como bem entendem, Caminhos que se ligam por acaso. Por acaso assim querer! E o Acaso, que se fosse escritor Pelas peas que a vida traz j fao ideia. Algum mais criativo no teria Em seus poemas ou na minha vida a sua marca. E por me tornar amigo do Acaso, que caminho nas ruas sem ter um destino. Em suas mos espero que um hesitar tome conta da mulher desejada, Ento, por Acaso, nossos caminhos se encontraro.

Um Livro de Lander Paz

Como o dia comea


Acordar cedo todo dia um sacrifcio. Sempre aquela briga, sempre a pedir quinze minutos a mais para o despertador. Acordar de bom humor ento, raridade. muito bom olhar para seus olhos ainda fechados, sua face j emburrada pela manh. Seguro seu rosto e beijo sua boca que est com aquele seu hlito matinal que ignoro, pois tambm ainda no escovei os dentes. Voc me abraa, como que a pedir agora os quinze minutos para mim. Eu, s vezes, confesso, cochilo nesse meio tempo, mas sempre acordo antes de voc. Depois de vencer os ltimos vestgios de sono, acontece todo aquele ritual matinal. Na mesa do caf da manh, so proferidas poucas palavras. A alimentao maquinal, por obrigao. Eu co parado, olhando voc ainda de pijama, linda a mastigar qualquer coisa. No resisto, saio da minha cadeira e vou a sua direo. Voltaremos para o quarto se der para chegar. E s depois disso que nosso dia realmente comea.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

O Convite O padrinho
- E a, vamos? Coloca o cinto. Esse churrasco promete. Um ano j que a gente no se reunia. [...] - Ansioso? Voc est brincando com a minha cara, s pode. Claro que eu estou ansioso. [...] - Falando nisso, preciso contar uma coisa. Antes de tudo agradecer voc por estar junto comigo tambm nesse momento da minha vida. Velho, lembro da gente na faculdade: voc, o Arthur e eu. Sempre um trio. Um trio, mas uma entidade para os outros. Lembra de como estranhavam quando um de ns estava ausente? Nossa, ns chegamos bbados em muitas aulas. Lembra da tiazinha do boteco que era o ponto de encontro nosso? Muita loucura. E quantas vezes ajudamos a fechar o bar? [...] - Claro que lembro. As reunies na casa do Arthur quando os pais dele viajavam. Cara, o Arthur ainda anda se apaixonando pela primeira que sorri para ele? [...] - Bem a cara dele mesmo. Foram inmeras namoradas no tempo de faculdade e nos anos seguintes ao qual nos formamos. E ns dois sempre solteiros. [...] - Para voc ver. Sempre corri de casamento, sempre corri de namoro. Mas ela me pegou de jeito. Foi loucura demais, do nada, acredito que mudei a forma de ver o mundo. [...] - No diga que eu cresci, pois continuo a mesma criana de sempre com as mesmas responsabilidades. S que agora acredito estar preparado para divid-las. Esse era meu medo. Nunca pensei em estabilizar para casar. Sempre quis ter minha vida planejada apenas por mim e para mim. Nunca houve um ns em meus planos. E agora, pronto, h seis meses decidi me casar. E era sobre isso que queria falar com voc. [...] - No desisti, ca tranquilo, agora vou atrapalhar o time dos casados. que, voc, Arthur e eu sempre fomos como irmos. Tudo que a gente fazia e faz, mesmo morando longe agora, como uma famlia. Ainda passamos as festas de nal de ano na casa de um dos trs, como se os outros dois zessem parte do mesmo cl. Por isso, foi difcil decidir isso. [...] - Espero que voc me entenda. Foi uma deciso minha, ela no tem nada com isso. Mas, eu quero que o Arthur seja o padrinho do meu casamento. [...] - Eu sabia que voc iria entender. E calma, no espero casar de novo para fazer rodzio de amigos como padrinhos. ... no foi uma boa piada. Sabe que sempre fomos ligados como irmos. Quando precisei de apoio, conselho, bronca voc estava presente. O Arthur mais solto na vida, mais despojado. Acho que ele como padrinho do casamento seria o ideal dos dois. [...] - Que bom que voc concorda. Ento co mais tranquilo para fazer um pedido. Sobre o convite, no conta nada para ele, quero pessoalmente dar a notcia. Pronto, chegamos, mas calma, no desce ainda que no terminei. [...]

Um Livro de Lander Paz

- rpido, espera. [...] - Deixa-me dar a notcia para o Arthur ainda hoje, no jantar. [...] - Para nalizar: Eu quero que voc seja o padrinho do meu lho. Aceita? [...] - ... Ela est grvida, descobrimos essa semana. E a, aceita ser o padrinho?

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Porque curioso
Um ramalhete de rosa, algum jogo com as palavras, linda cano, chocolate, jantar e dicas de dieta. S do que preciso pra conquistar voc. curiosa a certeza que tenho que as ores encantaro a guria que se intitula a romntica de menos. Mas, o que curioso, que mesmo tentando engabelar em qualquer frase bonita ou numa cantada barata de um verso que eu lhe escreva, meu dia perfeito com voc comearia com uma partida de sinuca e algumas garrafas de cerveja. Curioso sou eu a imaginar o momento em que canto aquela cano que lhe z achando que estou a fazer a coisa mais incrvel do mundo. Voc estar l, com aquela cara de quem me aprova s para no me magoar. Depois, sutilmente, avisa-me para no levar a vida como msico. Os momentos antes do primeiro beijo sero os mais ansiosos, depois disso, sem falsa modstia, voc ser toda minha. Anal, garanto-me. Olha, sei que alguns beijos j ajudam a queimar algumas calorias minha magrela com mania de gordinha. No curioso que eu queira levar-lhe para jantar?

Um Livro de Lander Paz

Provao da Escada
Estava parado em frente de uma escada. Fitava-a, estava sem saber o que fazer. A escada rolante subia at onde seus olhas no conseguiam mais ver. Estava maravilhado e confuso. Como que inconscientemente deu o primeiro passo. Subiu o degrau e continuou parado, atnito. Ficou por horas assim. Ou seriam dias? No tinha mais a dimenso do tempo. S teve um pouco mais de conscincia de si e das coisas ao seu redor quando resolveu mexer algum msculo. Ps sua mo ao rosto. Sentiu que a barba havia crescido exageradamente, como se no h zesse h meses. Respirou fundo e comeou a buscar noo no que acontecia. Queria saber como sua barba crescera. Pois, para ele, no havia passado mais que alguns minutos. No sentia fome, no sentia sede. Olhou para sua roupa, ela aparentava ter um pouco de sujeira e estar velha. Tentou lembrar como havia parado ali. S conseguia chegar ao ponto no qual subiu na escada. Decidiu olhar para cima. No via nada, seus olhos no alcanavam o nal da escada. Sentiu se desolado, comeou a chorar. No tinha lembrana de nada e nenhuma perspectiva de futuro, pois no sabia quando a escada chegaria ao seu destino. Desesperado, comeou a correr contra o sentido dos degraus. Continuou por tempos. A aio no o deixou ter a noo do quanto correu. Nem se cansou. Quando parou para analisar sua situao, percebeu que no sabia h quanto estava subindo, ento no tinha a mnima noo de sua localizao na trajetria dessa escada. Ajoelhou derrotado. Chorou. Rezou, clamou aos cus que acabasse com seu sofrimento, pediu perdo por todos os erros cometidos, chorava mais e mais. Foi quando viu uma luz. A escada parecia de repente se encurtado. Havia um nal nesse sacrifcio. Sentiu-se calmo. Seu corao encheu de paz. Ouviu ento chamarem seu nome. - Pedro, meu lho. J a hora. o seu tempo. Vamos, levante-se. Pedro ento cou em p. Admirou a luz e respondeu. Sentiu-se livre dos pecados. Mais uma vez a voz chamou. - Vamos Pedro, no que parado a. Est na hora. Ele caminhou ento ao nal da escada, ao sentido da luz. Caminhou para acelerar sua chegada. Sentiu em seu corao certa ansiedade. Estava na hora. Comeou a correr em direo a luz. H uns cinco degraus do destino comeou tudo a tremer. A escada comeou desmoronar. Pedro parou, pois achou que havia tomado a deciso errada em acelerar sua chegada, anal, a escada poderia estar apenas testando sua pacincia. O tremor parou. Tudo cou calmo. A escada tambm parou. Estava em dvida se terminaria andando ou esperava ela voltar a funcionar, pois esse, poderia ser mais um teste de sua pacincia. - Pedro, vamos. Anda logo. Ento caminhou. Subiu cada degrau com calma, sem afobao. Iria chegar a luz. A serenidade de esprito aumentava a cada passo dado. Era lindo o que se sentia. Ajoelhou no ltimo degrau e sorriu. Finalmente, chegou ao nal de sua jornada. Foi quando a voz foi cando mais alta, mais alta e desesperada. A luz comeou a car turva. - Acorda, Pedro!!! Voc j est atrasado para o servio. Sua me tem mais o que fazer do que car acordando marmanjo. Na prxima, deixo voc ser demitido, menino.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

Cena de Blues
Engoliu seco. Abriu a porta e entrou no bar. Sentou-se mesa e, enquanto esperava o garom, observava o ambiente. A pouca luz, os tijolos vista e o som da guitarra que emanava um blues. Aquele clima se misturava a sua melancolia em doses perfeitas. Seu pedido ao garom foi o usque mais barato. Resolveu preencher o vazio que sentia com lcool, s no sabia que o espao era muito e seu fgado fraco. Tanto faz, queria voltar rastejando para casa, se que voltaria. A sensao de depresso mtua o acalmava. Estava em um local onde no era o nico desgraado. Via um senhor, que estava na mesa do lado encarar o copo com olhar de quem j abandonou a vida e que bebia seu drinque temperado com lgrimas. Os minutos se seguiram, e para sua surpresa, naquelas ocasies nas quais o impossvel deixado de lado, a viu. Ela, a culpada de seu declnio. Estava acompanhada de um sujeito bem apessoado. Seu vestido trazia um tom de sensualidade que destoava com a casa. Seu perfume era sentido de longe. Na verdade no, ele que lembrava daquele aroma, e, em seu estado brio, a imaginao misturava-se com realidade. No foi visto; havia resolvido, logo quando entrou, que caria em um canto, quase incgnito. De l, observara a tudo, e essas vises traziam interrogaes alma. Aquele tipo de interrogaes que vem com uma navalha bem aada no lugar do ponto. Sua cabea comeava a doer, menos pela bebida vagabunda que pela enxurrada de inquietaes. Ela no gostava desse tipo de msica, deveria ter vindo, ento, para agradar seu amigo se que eram apenas amigos. E esse vestido? Nunca havia usado algo que a insinuasse tanto. No parecia ser a pessoa que havia conhecido. O ar sensual aumentava o poder dela sobre ele. Os modos, ah os modos! Estes quase o matavam. Enquanto bebia seu vinho, como se namorasse a taa, disparava olhares instigantes em direo ao companheiro. Alisava seu cabelo insinuando seus lisos os em direo ao outro. O sorriso era de quem deixava transparecer paixo e o tronco inclinado frente mostrava a sua inteno de pertencer ao seu novo amado. Tomando mais um gole e fechando os olhos, na sua desgraa, se transportou para o local de seu oponente. Tudo que ela fazia, neste instante, passava a ser para ele. Essa noite a teria mais uma vez. Sentia que os olhares, o jeito de tomar o vinho e sentar a mesa, seu sorriso e seu vestido, tudo, era para si. Sentiu de novo a sensao de ser amado por ela. Descobriu, ento, que ela nunca o amou. Abriu os olhos e viu sua amada beijar, intensamente, seu novo eleito. S restava agora uma opo: - Garom! Outra dose!

Um Livro de Lander Paz

Minha Paca querida


Eu no estava l, nunca vivi isso, eu no gosto daquilo. Apenas fantasiei. Foi meu crebro viajando, experimentando sensaes nunca sentidas por mim na carne, apenas no inconsciente. - E voc espera que eu acredite? Claro, anal quem lhe escreveu foi eu. Em qual mundo estaria eu a discutir com uma paca falante, consciente de sua existncia e tudo? - Eu sei que existo, pois me conrmo em voc. Mas apenas eu sei que voc, Paca, existe. E os outros? - Esses, esses sabero pelo seu texto. E tero minha existncia comprovada em voc. Anal, no negue, sou uma parte sua. S se for outra personalidade, Paca. O autor tem que ser livre para criar seus personagens, faz-los de muitos estilos e personalidades diferentes, para que a histria tenha algum sentido, seja crvel, anal, na vida real no somos a mesma pessoa, por que em um mundo a parte, tem todos que ser a mesma? - Porque esse mundo a parte foi criado por voc, oras. So todos algumas pinceladas do seu ser. Algo apenas aumentado. No diga isso, minha amiga. Se no, logo estudam esse autor pelos seus textos. E tero a ideia de que vivi muito do que eu escrevi. E no vivi. Apenas imaginei a cena, elaborei os acontecimentos e deixei-me levar pela palavra. Nem sempre imaginei em primeira pessoa, mas sim, como um observador onipresente de tudo que acontece, para, assim, contar aos leitores. - ... eu lhe conhecendo por ser parte de voc, admito que irreal seu sucesso com mulheres. Digo, esse sucesso instantneo e intenso. Isso s voc me imaginando. Paca, se no fosse minha amiga, diria que est querendo acabar comigo. - Que nada, sou s voc querendo deixar o autor encabulado. E opinies, sabe que muito que um personagem defende no o que eu, autor, acredito. - Sim, mas nesses textos voc expe um ponto de vista a parte para que seus leitores examinem e no que pensem que voc assim. Na verdade, voc est expressando seu ponto de vista implicitamente, querendo que o leitor aceite o outro lado. Ento admite que no sou eu a personagem. Que no tem nada de mim? - No. A personagem voc com um carter invertido. Voc ao contrrio. Um espelho. No pode ser. Admite as situaes, como no admite os personagens??? - Por que sou teimosa, assim como voc. As situaes so apenas para encaixar voc em suas opinies. Desisto, vamos nos embebedar. Est pronto o livro. S no lhe mato no nal porque peguei muita simpatia por voc.

Por Acaso - Meus Contos Em Um Canto (e coisas Inteis a mais)

MEU NADA s vezes penso, naqueles minutos vadios por onde a mente viaja, que somos nada. Trago isso pelas inquietaes de saber que nunca saberei qual foi o comeo. O comeo mesmo. O antes de tudo, onde o nada era nico. Penso que somos apenas frutos do nosso pensamento, no existimos, nos imaginamos. A carne, o sangue, a dor, so meros devaneios da mente. Nossa loucura nos criou. Penso logo existo, logo sou pensado. Uns se parecem com os outros por pura falta de imaginao. Meus pais me planejaram, minha mo me gerou, eu me pensei. Obedecer a padres pensar igual. Ser louco ser diferente. Ser eu mesmo inaceitvel, pois assim, chego ao nada, o todo existencial, e fujo do todo, o nada existencial. s vezes penso que isso no tanta loucura s o que foi pensado existe, e o que ser, vai existir. Por isso, creio que o nada ainda tudo, nosso vazio no solido, substncia.

Um Livro de Lander Paz

Anda mungkin juga menyukai