Anda di halaman 1dari 7

EXCELENTSSIMO SENHORA DESEMBARGADORA PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA

******, brasileiro, servidor pblico estadual, inscrito no CPF sob o n ********** e Carteira de Identidade n **************, expedida pela SSP/**0, residente e domiciliado ****, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, propor AO DECLARATRIA DE INEXIGIBILIDADE DE TRIBUTOS, COM PEDIDO DE ANTECIPAO PARCIAL DOS EFEITOS DA TUTELA DE MRITO cumulada com AO DE REPETIO DE INDBITO FISCAL contra Estado, pessoa jurdica de direito pblico, conforme os fatos e os direitos abaixo expendidos:

DOS FATOS

A priori, o Autor esclarece que os valores objeto desta ao referem-se ao imposto de renda retido na fonte para Receita Federal do Brasil em folhas normais e em suplementares , e tambm nos ajustes anuais das declaraes de imposto de renda. O requerente recebeu da Administrao Pblica Estadual, em pecnia, desde 2000, valores relativos ao tero constitucional de frias, sobre os quais incidiram imposto de renda retido na fonte. Apesar da data acima mencionada, a presente ao refere-se apenas alquota de 27,5% do imposto de renda sobre o tero constitucional das frias a partir do ano de 2000 at o presente momento. A incidncia do imposto de renda sobre o tero

constitucional de frias indevida, conforme fundamentao a seguir.

DO DIREITO
O tero constitucional de frias no tem natureza

remuneratria. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal e Justia fixaram, em data recente, entendimento no sentido de que o tero constitucional de frias no tem natureza remuneratria, sendo verba de natureza indenizatria/compensatria, o que no se compatibiliza com o conceito de renda que justifique a incidncia do imposto de renda sobre essa parcela devida a servidora. A compreenso da Suprema Corte sobre a questo foi firmada em precedentes relativos contribuio para custeio da previdncia social. No julgamento do Agravo Regimental no Agravo de Instrumento n 727.958MG, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que o tero constitucional de frias TEM CARTER INDENIZATRIO. Do voto do Ministro EROS GRAU extrai-se as seguintes lies;

a jurisprudncia desta Corte fixou-se no sentido de ser ilegtima a incidncia a incidncia de contribuio previdenciria sobre o adicional de frias e horas extras, por se tratar de verbas indenizatrias.

O Superior Tribunal de Justia ajustou sua jurisprudncia para seguir o precedente da Corte Suprema. No julgamento da Petio n 7296-PE foi uniformizado o entendimento sobre o tema no mbito dos Juizados Especiais. O acrdo foi assim ementado:
TRIBUTRIO E PREVIDENCIRIO DAS TURMAS INCIDENTE DE UNIFORMIZAO JUIZADOS DE

JURISPRUDNCIA

RECURSAIS

DOS

ESPECIAIS

FEDERAIS - CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA - TERO CONSTITUCIONAL DE FRIAS - NATUREZA JURDICA - NO-INCIDNCIA DA CONTRIBUIO ADEQUAO DA JURISPRUDNCIA DO STJ AO ENTENDIMENTO FIRMADO NO PRETRIO EXCELSO. 1. A Turma Nacional de Uniformizao de Jurisprudncia dos Juizados Especiais Federais firmou entendimento, com base em precedentes do Pretrio

Excelso, de que no incide contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias. 2. A Primeira Seo do STJ considera legtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias. 3. Realinhamento da jurisprudncia do STJ posio sedimentada no Pretrio Excelso de que a contribuio previdenciria no incide sobre o tero constitucional de frias, verba que detm natureza indenizatria e que no se incorpora remunerao do servidor para fins de aposentadoria. 4. Incidente de uniformizao acolhido, para manter o entendimento da Turma Nacional de Uniformizao de Jurisprudncia dos Juizados Especiais Federais, nos termos acima explicitados. (Pet 7296/PE, Rel. Ministra ELIANA CALMON, PRIMEIRA SEO, julgado em 28/10/2009, DJe 10/11/2009, DECTRAB vol. 185 p. 135)

Naquela oportunidade a Ministra ELIANA CALMON, relatora do incidente, assim se expressou:

A Constituio de 1988, no captulo dedicado aos Direitos Sociais, estabeleceu como direito bsico dos trabalhadores urbanos e rurais o gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do salrio normal (art. 7, XVII), vantagem que veio a ser estendida aos servidores ocupantes de cargos pblicos, como consta do 3 do art. 39, da Carta Magna. O adicional outorgado tem por escopo proporcionar ao trabalhador (lato sensu), no perodo de descanso, a percepo de um reforo financeiro, a fim de que possa usufruir de forma plena o direito constitucional do descanso remunerado. A partir da finalidade do adicional que se desenvolveu a posio jurisprudencial do STF, cujo incio est no julgamento do RE 345.458/RS (Segunda Turma, DJ 01/02/2005), em que a relatora, Min. Ellen Gracie, analisando a constitucionalidade da reduo do perodo de frias de procuradores autrquicos, consignou, em obter dictum, que o abono de frias era espcie de "parcela acessria que, evidentemente, deve ser paga quando o trabalhador goza seu perodo de descanso anual, permitindo-lhe um reforo financeiro neste perodo". A partir dai firmou-se na Corte o entendimento pela no-incidncia da contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias, ao fundamento de que a referida verba detm natureza compensatria/indenizatria e de que, nos termos do art. 201, 11, da CF/88 (Os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito de contribuio previdenciria e conseqente repercusso em benefcios, nos casos e na forma da lei), somente as parcelas incorporveis ao salrio do servidor para fins de aposentadoria sofrem a incidncia da contribuio previdenciria.

Assim, a Turma Nacional de Uniformizao de Jurisprudncia, o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia entendem que o tero constitucional de frias tem natureza indenizatria/compensatria. Como conseqncia lgica da natureza indenizatria do tero de frias deve ser afastada a incidncia do imposto de renda porque essa verba no se constitui em renda para o contribuinte.

DOS VALORES NO PRESCRITOS

O imposto de renda est sujeito ao lanamento por homologao e a repetio do indbito dos valores cobrados indevidamente antes da vigncia da Lei Complementar n 118/2005, obedece a regra prescricional dos cinco anos mais cinco. Sendo assim, o prazo prescricional para a repetio do indbito ora pleiteado, de 10 (dez) anos, contados 5 (cinco) anos da ocorrncia do fato gerador para esse tributo considerado o dia 31 de dezembro , acrescido de mais 5 cinco) anos da data em que se deu a homologao tcita. Esse o entendimento unnime firmado no Superior Tribunal de Justia1, conforme julgado abaixo transcrito:
EMENTA: PROCESSUAL IMPOSTO CIVIL. DE EMBARGOS DE DECLARAO. POR OMISSO.

OCORRNCIA.

RENDA.

LANAMENTO

HOMOLOGAO.

PRESCRIO. SISTEMTICA DOS CINCO MAIS CINCO. 1. Faz-se indispensvel o exame da questo relacionada ao prazo prescricional, uma vez que, apesar de o Tribunal Regional Federal da 4 Regio haver decidido pela incidncia da "sistemtica dos cinco mais cinco" e somente o contribuinte ter apresentado recurso especial, inexistia interesse EDcl nos EREsp 925126/PR (2007/0265889-2), Primeira Seo, Rel. Min. Castro Meira, julg. 28/04/2010, DJe de 10/05/2010 (Fonte: www.stj.jus.br/jurisprudncia)
1

do Fisco em atacar o aresto, na medida em que a Corte de origem acabou por concluir a seu favor quanto matria de fundo, afastando a pretendida reduo da base de clculo do imposto de renda. 2. Todavia, sobrevindo o acrdo que acolheu em parte os embargos de divergncia para beneficiar o contribuinte com a referida diminuio da base de clculo, retorna o interesse da Fazenda Nacional em discutir a prescrio, da porque o aresto em tela realmente incorreu em omisso. 3. Extingue-se o direito de pleitear a restituio de tributo sujeito a lanamento por homologao no sendo esta expressa somente aps o transcurso do prazo de cinco anos contados da ocorrncia do fato gerador, acrescido de mais cinco anos contados da data em que se deu a homologao tcita (EREsp 435.835/SC, julgado em 24.03.04) 2. 4. Na sesso do dia 06.06.07, a Corte Especial acolheu a arguio de inconstitucionalidade da expresso "observado quanto ao art. 3 o disposto no art. 106, I, da Lei n. 5.172/1966 do Cdigo Tributrio Nacional", constante do art. 4, segunda parte, da LC 118/05 (EREsp 644.736-PE, Rel. Min. Teori Albino Zavascki). 5. Nessa assentada, firmou-se o entendimento de que, "com o advento da LC 118/05, a prescrio, do ponto de vista prtico, deve ser contada da seguinte forma: relativamente aos pagamentos efetuados a partir da sua vigncia (que ocorreu em 09.06.05), o prazo para a ao de repetio de indbito de cinco a contar da data do pagamento; e relativamente aos pagamentos anteriores, a prescrio obedece ao regime previsto no sistema anterior, limitada, porm, ao prazo mximo de cinco anos a contar da vigncia da lei nova3". 6. Esse entendimento foi ratificado no julgamento do REsp 1.002.932/SP, Rel. Min. Luiz Fux (julgado em 25.11.09), submetido ao colegiado pelo regime da Lei n 11.672/08 (Lei dos Recursos Repetitivos), que introduziu o art. 543-C do CPC. 7. Embargos de declarao acolhidos sem efeitos infringentes.

Os valores questionados esto contidos nos contracheques / fichas financeiras que fazem parte integrante desta pea, sendo que eles foram cobrados indevidamente para a Receita Federal do Brasil atravs de reteno na fonte e tambm por meio dos ajustes anuais nas declaraes de imposto de renda. Dessa forma, est bem demonstrado que foi cobrado

indevidamente do Requerente imposto de renda sobre o tero constitucional de frias nos anos de 2000 a 2010 seja por meio de reteno na fonte ou por ocasio do ajuste anual.
2 3

Grifei. Grifei.

Tratando-se

de

restituio

de

imposto

de

renda

retido

indevidamente, deve ser reconhecida a no-incidncia do mencionado tributo e da contribuio previdenciria quando da expedio da requisio de pequeno valor.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, requer a Vossa Excelncia que julgue procedente o pedido para: a)- declarar a inexigibilidade da incidncia do imposto de renda sobre o tero constitucional de frias; b)- antecipar os efeitos da tutela acima pleiteada; c)- condenar a UNIO a ressarcir os valores j descontados, relativa ao imposto de renda sobre os teros constitucionais de frias, retidos na fonte e cobrados tambm por ocasio dos reajustes anuais das declaraes de renda; e)- declarao de inexigibilidade de imposto de renda e contribuio previdenciria sobre o valor da requisio de pequeno valor a ser expedida; Requer a citao da r, para, querendo, contestar a presente ao, no prazo da Lei; Pretende provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente pela exibio dos documentos em poder da requerida, consistentes em contracheques e/ou fichas financeiras, com o que pretende provar a ocorrncia da exao combatida nesta ao. O valor da causa de R$........... (............).

Nestes termos, pede deferimento. ********, 07 de junho de 2010.

__________________________ C.P. F _____________________________

DOCUMENTAO ANEXA: a) contra-cheques (frias) dos anos de 2000/2010; b) documentos de identificao.

Anda mungkin juga menyukai