Anda di halaman 1dari 2

Liberdade provisria - Atualmente, instituto que tem pertinncia apenas na priso em flagrante relaxamento da priso em flagrante (ilegalidade do flagrante:

e: atipicidade do fato ou efetivao da priso violando a lei ou lavratura com inobservncia das formalidades) concesso de liberdade provisria (flagrante legal e devidamente homologado Lei n. 9.099/95, art. 69, nico e CPP, art. 321: crimes de menor potencial ofensivo (livrar-se solto); ou CPP, art. 310: excludente de ilicitude ou ausncia de pressupostos para decretao da priso preventiva) revogao da priso preventiva (independe do flagrante CPP, art. 316: cessao dos motivos que a ensejaram| h quem considere ser possvel falar em relaxamento da priso preventiva quando esta ilegal, mas entendimento minoritrio). - Liberdade provisria 1) obrigatria, 2) vedada e 3) permitida (a. com ou b. sem fiana):
1) imposta pela lei independentemente de fiana, permitindo ao ru livrar-se solto (CPP, art. 321):

crime ao qual no seja cominada pena privativa de liberdade e naqueles cuja esta pena no exceda trs meses. Ateno: nos crimes de menor potencial ofensivo, se o autor do fato for encaminhado imediatamente ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer no lhe ser imposta priso em flagrante, ou seja, nem ser lavrado o auto. No entanto, se no houver a possibilidade de encaminhamento imediato ao juizado e caso o autor do fato se recuse a ele comparecer ou se recuse a fornecer seus dados para futura intimao, dever ser lavrado o auto de priso em flagrante, regendo-se eventual concesso de liberdade provisria pelo CPP (Lei 9.099/95, art. 69, nico).
2) expressamente proibida: crime organizado (Lei n. 9.034/95, art. 7) e lavagem de dinheiro (Lei

n. 9.613/98) apesar das expressas disposies, o STF e o STJ vm entendendo que no vale a vedao pura e simples, devendo ela se escorar na existncia de pressupostos para a decretao da priso preventiva; estatuto do desarmamento (Lei n. 10.826/2003, art. 21) foi declarada inconstitucional (ADIn 3.112/DF, Rel. Ricardo Lewandowski, j. 2.5.2007); crimes hediondos (Lei n. 8.072/90) foi eliminada a vedao constante do art. 2 (Lei n. 11.464/2007); lei de drogas aguarda-se anlise da constitucionalidade ou no pelo Supremo, mas j h posicionamento no sentido de que a lei de drogas especial em relao a dos crimes hediondos subsistindo a vedao.
3) (a) pouco usual, pois quando possvel aguardar o julgamento solto, normalmente aplica-se o

nico do art. 310 Exceo: CPP, art. 325, 2: em crime contra a economia popular apenas se concede liberdade provisria com fiana; mais utilizado nas delegacias, em flagrante de crime afianvel no punido com recluso (CPP, art. 322)| (b) concedida independentemente de ser ou no afianvel o crime (CPP, art. 310 e nico): probabilidade de o ru ter praticado o crime sob o amparo de uma excludente de ilicitude; ausncia dos pressupostos para a decretao da priso

preventiva; impossibilidade, ante as condies econmicas do agente (pobreza), de prestar fiana (CPP, art. 350). - Fiana (s tem pertinncia na priso em flagrante): garantia prestada em prol da liberdade; o acusado a presta como garantia de que cumprir suas obrigaes processuais. Cabimento: interpretao contrario sensu do inc. I, do art. 323, do CPP se o inc. I diz que no possvel fiana quando o crime for apenado com recluso e a pena mnima for superior a dois anos, infere-se que fiana permitida: (a) nas contravenes penais, (b) nos crimes apenados com deteno |ou
seja, nos no apenados com recluso (mas nesses dois casos, quando o crime for de menor potencial ofensivo, apenas ser concedida fiana se no assumido o compromisso, pois do contrrio no cabe lavratura de flagrante) |

e (c) naqueles

apenados com recluso cuja pena mnima seja igual ou inferior a dois anos. Vedao: CPP, art. 323 inc. I: recluso em que a pena mnima seja superior a um ano; inc. II (previso que perdeu o sentido): arts. 59 (vadiagem abrangido pela 9.099) e 60 (mendicncia revogada), da Lei de Contravenes; inc. III: reincidente; inc. IV: em qualquer caso se comprovado que o ru vadio ( necessrio interpretar essa disposio de acordo com o contexto social atual); inc. V: recluso + clamor pblico + violncia ou grave ameaa. CPP, art. 324 inc. I: quebramento da fiana ou descumprimento das condies (art. 350); inc. II: priso civil ou militar; inc. III: flagrante de crime doloso + na vigncia do perodo de prova do sursis ou do livramento; inc. IV: presena dos requisitos para a preventiva. Tambm: racismo (XLII), hediondos (XLIII), grupo armado contra a ordem constitucional e o Estado democrtico; crime organizado. Valor: CPP, art. 325 cc. 326 = pena mxima cominada (reduzida ou aumentada se a condio econmica do infrator assim determinar) + natureza da infrao, condio econmica, vida pregressa, periculosidade e custas potenciais do processo. No h mais salrio mnimo de referncia, nem BTN, ento utiliza-se a TR. Incidentes: 1) cassao CPP, arts. 338 e 339: qualquer fase, decorrente de equvoco ou nova classificao; 2) inidoneidade CPP, art. 340 e nico: equvoco, depreciao dos bens oferecidos ou nova classificao nessas hipteses, exigido o reforo e no prestado, ser declarada inidnea a fiana e, como consequncia, ficar sem efeito; 3) quebramento CPP, art. 341: no comparecer (cc. art. 327); mudar de residncia sem prvia permisso ou ausentar-se por mais se oito dias sem comunicar onde se encontra (cc. art. 328) consequncia: perda da metade do valor + recolhimento priso (art. 343); 4) perdimento CPP, art. 344: fuga; 5) restituio CPP, art. 337: declarada sem efeito (quebramento) ou absolvio no caso de condenao, ainda que prescrita a pretenso executria, ser devolvido o valor, descontado o valor das custas, da multa e da indenizao. Ateno: a fiana concedida sem prvia oitiva do MP (CPP, art. 333) e em qualquer momento do processo, at o trnsito em julgado da sentena. Qualquer deciso nesse tocante fiana atacvel por RESE.

Anda mungkin juga menyukai