Anda di halaman 1dari 51

ARQ 03313 - Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva

GEOMETRIA DESCRITIVA UFRGS NCLEO DE COMPUTAO GRFICA APLICADA

Notas de Aula
Desenho Geomtrico

Prof. Anelise Hoffmann 2004/02

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

1. ESCALA Escala a relao entre as medidas do desenho de um objeto e seu tamanho real. Escala = medida do desenho medida real do objeto Escala de reduo as medidas do desenho so menores que as medidas reais do objeto 1/n ou 1:n Ex: escala 1:100 (significa que as medidas reais foram reduzidas 100 vezes)

Escala de ampliao as medidas do desenho so maiores que as medidas reais do objeto n/1 ou n:1 Ex: escala 50:1 (significa que as medidas reais foram ampliadas 50 vezes)

Exerccios: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Uma janela que numa escala 1:25 mede 0,04 m de largura, que dimenso ter na realidade? Um terreno mede 200 m e est representado no papel por 0,4 m, em que escala est representado? A distncia grfica entre A e B 8 cm, e a distncia real de 84 Km. Qual a escala utilizada? Deseja-se representar um retngulo com as dimenses de 10 m X 15 m, na escala 1:150. Quais as dimenses grficas? A distncia grfica entre duas cidades A e B 6 cm e a distncia real de 15km , ento qual a escala utilizada no mapa? Uma escultura foi representada em um desenho com 84 mm de altura, na escala 1:200. Qual a dimenso real desta escultura? E se ela fosse representada na escala de 1:50 quanto mediria? 2

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

2. NOES DE UTILIZAO DOS INSTRUMENTOS DE DESENHO A utilizao correta dos esquadros em desenho geomtrico e geometria descritiva de fundamental importncia para a obteno da preciso necessria na soluo dos problemas. Estes so utilizados para o traado de linhas horizontais e verticais e serve tambm como apoio. O traado de retas paralelas ou perpendiculares a determinada direo pode ser realizado movendo-se um esquadro apoiado sobre o outro, que permanece fixo.

Podem ser utilizados tambm para o traado de linhas em ngulos determinados (30, 45, 60 e outros).
90 30

Um recurso para o traado de linhas com ngulos diferentes a combinao dos esquadros apoiados como nos exemplos.

45

75

60

15

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios: 1. Traar retas paralelas utilizando o jogo de esquadros. 2. Traar retas perpendiculares a uma determinada direo utilizando o jogo de esquadros. Uma das aplicaes do traado de paralelas a diviso de um segmento qualquer em partes iguais ou proporcionais.
Dividir um segmento de reta AB em 5 partes iguais. - traar por uma das extremidades do segmento uma reta inclinada, marcar nesta reta auxiliar uma unidade qualquer e o nmero de partes que se quer dividir o segmento AB (ex. 5 partes) - unir o ltimo ponto da reta auxiliar ao extremo do segmento (B) e traar retas paralelas a esta dividindo o segmento AB. Dividir um segmento de reta AB em partes proporcionais a 2, 5, 1 e 3. - traar por uma das extremidades do segmento uma reta inclinada, marcar nesta reta auxiliar uma unidade qualquer e o nmero de partes que se quer dividir o segmento AB (2+5+1+3=11) - unir o ltimo ponto da reta auxiliar ao extremo do segmento (B) e traar retas paralelas a esta dividindo o segmento AB nas divises correspondentes.

A 2

A 1

II

III

IV

2 3 4 5

5 1 3

Exerccios: 1. Dividir o segmento AB de 7 cm em 9 partes iguais. 2. Dividir o segmento CD em partes proporcionais a 4, 6, 1 e 3.

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

3. HOMOTETIA Figuras homotticas so figuras semelhantes que possuem lados homotticos paralelos. Os elementos da homotetia so o centro de homotetia e raios homotticos, que partem do centro de homotetia em direo aos vrtices da figura. A figura a seguir ilustra a homotetia inversa e a direta de uma figura representada na escala de 1:900. Para represent-la na escala de 1:1500, necessrio descobrir a relao entre as escalas, esta razo de homotetia (x/y) determinar a a reduo ou a ampliao da figura. Quando esta relao positiva a homotetia dita direta, e quando negativa a homotetia dita iversa.

Escala nova Escala do desenho

x y

razo da homotetia

Raios Homotticos

Centro de Homotetia

Homotetia Inversa

O centro de homotetia pode estar em qualquer lugar do plano. Pode-se utilizar um dos vrtices da figura ou seu ponto central.
Homotetia Direta

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios: 1. Sabendo que um tringulo equiltero de lado 3 cm est representado na escala 1:750, represent-lo na escala 1:1500 e 1:250, utilizando homotetia. 2. Um quadrado representado na escala 1:500 possui lado = 4 cm, represent-lo nas escalas de 1:200 e 1:400, utilizando homotetia. 3. Desenhar um tringulo eqiltero cujos vrtices coincidam com os de um hexgono regular inscrito em uma circunferncia de r = 35 mm. Reproduzir o conjunto, utilizando homotetia ampliando seu tamanho em 2,5 vezes (utilizar o centro de homotetia coincidindo com o centro da circunferncia).

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

4. CONSTRUES GEOMTRICAS BSICAS

Circunferncia - o conjunto de pontos equidistantes de um ponto do plano, (distncia igual ao raio).

r C

Mediatriz - o conjunto de pontos equidistam de dois pontos do plano. Possui a propriedade de ser perpendicular ao segmento AB e passar pelo Ponto Mdio do segmento AB.

PM

Retas paralelas - o conjunto de pontos equidistam de uma reta do plano.

Bissetriz - o conjunto de pontos que equidistam de duas retas do plano, dividindo o ngulo formado por elas em 2 partes iguais. A

bissetriz r r B

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1.Traar uma reta perpendicular a um segmento AB que passe por um ponto C fora do segmento. - com centro em C e abertura do compasso que ultrapassa o segmento AB, determinar os pontos 1 e 2. - com abertura do compasso maior que a metade do segmento 12, determinar o ponto D. - a soluo dada pela reta que passa pelos pontos C e D. 2. Traar uma reta perpendicular ao segmento AB passando por um ponto C deste mesmo segmento. - com o centro do compasso em C e abertura qualquer, encontrar os pontos 1 e 2. - com o centro em 1 e 2 e abertura do compasso maior que a metade do segmento 12, determinar os pontos 3 e 4. - a soluo dada pela reta que passa pelos pontos 3 e 4. 4. Traar uma reta perpendicular ao segmento AB passando pela extremidade A. (Soluo 2) - por um ponto qualquer C traar um arco que passe pela extremidade A, determinando o ponto M. - unir M e C, determinando o ponto D no arco. - a soluo dada pela unio dos pontos D e A.

3. Traar uma reta perpendicularao segmento AB passando pela extremidade B. (Soluo 1) - com abertura qualquer do compasso e centro em B, traar um arco de raio qualquer e encontrar o ponto 1. - com a mesma abertura do compasso e centro em 1, determinar o ponto 2, com a mesma abertura e centro em 2 traar outro arco. - prolongando a reta que une 1 e 2 , encontra-se o ponto C. - a soluo dada pela unio dos pontos C e B

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

5. Por um ponto P traar uma reta paralela a AB. - com centro do compasso em P e abertura qualquer determinar M (em AB). - com centro em M e mesma abertura, traar arco passando por P, e encontrar N e O - transportar NP para OQ - soluo a reta que passa por P e Q.

7. Determinar a distncia entre as retas paralelas r e s. - traar uma reta perpendicular s duas retas paralelas.

6. Desenhar o lugar geomtrico dos pontos que distam 20 mm da reta r. - determinar uma reta perpendicular a r em qualquer ponto da reta; - marcar sobre a perpendicular os pontos eqidistantes de r 20mm (1 e 2 ) - com centro em 3 e raio 13 traar uma circunferncia (determinando 4 e 5) - transportar a distncia 53 para 4 determinando 6 e 7 sobre a circunferncia. 8.Dividir o segmento AB em 8 partes iguais. - utilizar o traado de mediatrizes

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

5. CIRCUNFERNCIA Elementos da Circunferncia: centro (C) raio (r) corda (DE) dimetro (AB) arco (DE) flecha (FG) secante (s) semi-circunferncia (1/2 da circunferncia) reta tangente (t) reta normal (n) G

E B F D C
B

r s t

A n

Exerccios:
1. Traar uma circunferncia com centro em C e raio = 175 m na escala 1: 7000. . 2. Marcar os pontos do plano que distam 40mm de A e 30mm de B, simultaneamente.

10

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

3. Traar uma circunferncia que passa pelos pontos A , B e C. - achar as mediatrizes de AB e BC. - O encontro das mediatrizes ser o ponto O (centro da circunferncia)

4. Determinar o centro da circunferncia.

5. Determinar o ponto mdio do arco MN. .

6. Determinar o centro do arco GH.

11

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

7. Determinar a distncia de D ao arco JK.

8. Determinar o arco que passa por D E e F.

D F

E J
9. Determinar a reta tangente circunferncia no ponto T. 10. Determinar o ponto de tangncia da reta t e a circunferncia de centro O.

12

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

6. DIVISO DA CIRCUNFERNCIA EM PARTES IGUAIS


Diviso por 2 e mltiplos de 2: - traar dois dimetros 12 e 34, perpendiculares entre si. - determinar a mediatriz de 14 e 13 encontrando 5 e 6, e 7 e 8. 1 5 7 3 Diviso por 3 e mltiplos de 3: - traar o dimetro AB. - com centro em B , traar arco com o mesmo raio da circunferncia, determinando os pontos 1 e 2. - para dividir a circinferncia em 6 partes, repetir o mesmo processo em A, com abertura igual ao raio, determinando os pontos 3 e 4 . A

2 B

6 8 2

Diviso em n partes iguais: Mtodo de Bion-Rinaldine - traar o dimetro AB. Com centro em A e B e raio = dimetro,
traar arcos, determinando O e O. - dividir o dimetro AB em n partes (ex. 7 partes). - ligar O e Oaos pontos pares (2, 4, 6,...). O 4 5 6 OBS.: este mtodo genrico aproximado. 1 2 3

7 B

13

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Dividir uma circunferncia de raio 3 cm em 6 partes iguais e inscrever o polgono correspondente (hexgono). 2. Dividir uma circunferncia de raio 3,5cm em 8 partes iguais e inscrever o polgono correspondente (octgono).

14

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

3. Dividir uma circunferncia de raio 3,5 cm em 5 partes iguais e inscrever o polgono correspondente (pentgono). Encontrar tambm o pentgono circunscrito circunferncia.

4. Dividir uma circunferncia de raio 3,5 cm em 9 partes iguais e inscrever o polgono correspondente.

15

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

5. Inscrever um decgono regular em uma circunferncia de raio 5 cm.

6. Inscrever um polgono regular de 7 lados em uma circunferncia de raio 5 cm.

16

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

7. NGULOS Os ngulos so formados por duas semi-retas que tem a mesma origem. A grandeza de um ngulo representada pela abertura dos lados. A origem dos ngulos corresponde diviso da circunferncia em 360 partes iguais, sendo cada parte (1/360) chamada de grau, portanto a circunferncia tem 360 graus. lado abertura vrtice lado V bissetriz

Classificao conforme a abertura dos lados: RETO lados perpendiculares , mede 90 . AGUDO menor que o ngulo reto, mede menos de 90 . OBTUSO maior que o ngulo reto e menor que o de meia volta. RASO mede 180 . Notao: ab (raio, corda)

17

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Desenhar o ngulo ab (40mm, 50mm) com vrtice em A. 2. Desenhar o ngulo cd (30mm, 50mm), com vrtice em B.

3. Construir um ngulo de 75o com compasso. - dado o segmento AB, centro do compasso em A e traar um arco com raio qualquer - achar o ngulo de 60o , atravs da bissetriz encontrar o ngulo de 30o e, a partir deste encontrar o ngulo de 15o - transportar a partir do ngulo de 60o o angulo de 15o a soma ser a soluo.

4. Transportar os ngulos gh e df.

g h

d f

18

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

5. Com vrtice em G resolver a operao: bc + cd de - ef. bc (30mm, 55mm) cd (30mm, 30mm) de (30mm, 15mm) ef (30mm 40mm)

6. Dividir um ngulo reto em 3 partes iguais. - com centro em O e abertura qualquer do compasso determinar AeB - com a mesma abertura determinar em AB os pontos C e D, que unidos ao ponto O so a soluo.

b O

7.Com vrtice em D, somar os ngulos: ab(40mm, 60.mm), cd (40mm, 25mm) e ef (40mm, 15mm).

8. Com vrtice em M resolver a operao: de (20mm, 15mm) + ef(30mm, 15mm) fg(15mm, 15mm).

19

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

9. Traar a bissetriz de um ngulo qualquer (ou dividir um ngulo em 2 partes iguais). - do vrtice A com raio qualquer, traar o arco BC - com centro em BC traar arcos iguais que se interceptam em D - unindo AD temos a bissetriz.

10. Determinar a bissetriz do ngulo formado entre as retas r e s. (vrtice inscessvel) - traar retas paralelas a r e a s ( mantendo a mesma distncia) - onde as retas se cruzam determina-se o ponto A - determinar a bissetriz do ngulo formado pelas retas encontradas.

11. Dividir o ngulo rs em 8 partes iguais -utilizar o traado de bissetrizes

12. Traar 8 circunferncias de raio 0,5 cm, igualmente espaadas entre si e entre as circunferncias existantes.

r s

20

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

8. DIVISO DE ARCOS EM PARTES IGUAIS: Arco menor que 90 :


A

Arco maior que 90 e menor que 180 :


A

Arco maior que 180 :


A

2 D C B C C E D D O O B O

- completar a circunferncia que contm o arco AB - com centro em A e D e abertura AD, determinar O - unir B e O determinando C sobre o dimetro da circunferncia - dividir o segmento AC no nmero de partes que se deseja dividir o arco. - unir O aos pontos encontrados na diviso do segmento AC

- completar a circunferncia que contm o arco AB - com centro em A e D e abertura AD, determinar O - unir B e O determinando C sobre o dimetro da circunferncia - dividir o segmento AC no nmero de partes que se deseja dividir o arco. - unir O aos pontos encontrados na diviso do segmento AC

- completar a circunferncia que contm o arco AB - com centro em A e E e abertura AE, determinar O - determinar a mediatriz do segmento AB, onde esta cruzar com o arco, determinar o ponto D - ligar o ponto D ao ponto O, determinando C sobre o dimetro AE - dividir o segmento AC no nmero de partes que se deseja dividir o arco. - unir O a segunda diviso de AC, determinando a diviso do arco desejada.

21

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Dividir o arco DF (50mm, 60mm) em 3 partes iguais. 2. Dividir o arco BC(50mm, 90mm) em 6 partes iguais.

22

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

3. Dividir o arco MN = MP (45mm, 70mm) + PN (45mm, 80mm) em 5 partes iguais.

4. Dividir o arco AC = AB (60mm, 40mm) + BC (60mm, 35mm) em 7 partes iguais.

23

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

9. TANGNCIA

Traar uma tangente em um ponto dado da circunferncia. - unir o centro da circunferncia (O) ao ponto T - traar uma perpendicular ao raio por T T

Traar circunferncias tangentes outra circunferncia.

O T O O O T

- unir o centro da circunferncia ao ponto de tangncia com uma reta - marcar sobre ela o raio da circunferncia tangente a primeira e traar.

Retas tangentes curva passando por ponto fora dela. T - ligar O e P, determinar o Ponto mdio (M). - traar uma circunferncia auxiliar (com centro em M e raio OM) determinando pontos de tangncia T e Tsobre a circunferncia. P M O

24

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Unir duas circunferncias por tangentes exteriores. T - traar dentro da circunferncia maior uma circunferncia com raio (r r). - encontrar o ponto mdio (P) entre os centros das 2 circunferncias. - traar com centro em P e raio PO uma circunferncia, encontrando os pontos 1 e 2 na circunferncia de raio (r r). - ligar os pontos 1 e 2 ao ponto O, encontrando T e T sobre a circunferncia de raio r - traar paralelas a estas 2 retas na circunferncia menor (r), encontrando os pontos 3 e 4. 1 P O O 3 2 T 4

Unir duas circunferncias por tangentes interiores. - traar dentro da circunferncia maior uma circunferncia com raio (r + r). - encontrar o ponto mdio (P) entre os centros das 2 circunferncias. - traar com centro em P e raio PO uma circunferncia, encontrando os pontos 1 e 2 na circunferncia de raio (r + r). - ligar os pontos 1 e 2 ao ponto O, encontrando 3 e 4 sobre a circunferncia de raio r - traar paralelas a estas 2 retas na circunferncia menor (r) passando por O, encontrando os pontos 5 e 6 - ligar 3 e 6 e 4 e 5. 1 T 4 O P 3

T 2

25

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Traar uma circunferncia, internamente com raio = 25 mm e externamente com raio = 15 mm, tangente a circunferncia em T. 2. Traar as retas tangentes circunferncia que passam por P.

26

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

3. Encontrar as tangentes exteriores s circunferncias de r = 3.5 cm e r= 1cm. Sabendo que os centros distam 7 cm.

4. Encontrar as tangentes interiores s circunferncias de r = 3 cm e r= 1,2cm sabendo que os centros das circunferncias distam 9 cm.

27

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

10. CONCORDNCIA a reunio de duas linhas de forma que no haja inflexes nos pontos de contato. - Para concordar uma curva com um segmento de reta necessrio que o centro da curva esteja sobre a perpendicular ao segmento que passa pelo ponto de concordncia. - Para concordar duas curvas necessrio que o ponto de concordncia e o centro de concordncia pertenam a mesma reta.
Ligar duas paralelas com um arco. - traar uma reta perpendicular s retas determinando os pontos 1 e 2 - atravs da mediatriz destes pontos encontrar o ponto O, que ser o centro do arco de concordncia. Unir duas retas convergentes atravs de um arco de raio conhecido. - traar retas paralelas s retas dadas, distantes a medida do raio. - o ponto de encontro entre as retas ser O, centro do arco de concordncia. Concordar 2 arcos atravs de um outro com raio dado (r). - com centro em O e raio R + r , marcar um arco. - com centro em Oe raio R+ r marcar outro arco. - o ponto onde os arcos se encontram o ponto C (centro do arco de concordncia com raio r. Ligar duas retas paralelas com uma curva em forma de S. - sejam as retas paralelas AB e CD, unir BC, traar perpendiculares s retas em B e C. - determinar o ponto T (ponto de tangncia dos arcos) arbitrado ou pode-se conhecer um dos raios. - traar mediatrizes dos segmentos B1 e C1, determinando os pontos O e O (centro dos arcos de concordncia) sobre as perpendiculares que partem de B e C.

r 1 r O O 2 r C D O r r O T A B

28

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Ligar duas retas convergentes com uma curva em forma de S. - sejam as retas AB e CD, traar retas perpendiculares nas extremidades das retas dadas. - arbitrar raio (r) desenhando um arco com centro sobre uma das perpendiculares. - repetir a medida do raio sobre a outra perpendicular determinando 1. ligar 1 a C, determinar sua mediatriz - onde a mediatriz toca a outra perpendicular determina-se C, centro do outro arco de concordncia.

1 r

r r

Concordar 2 arcos atravs de outro que tangencia internamente ou externamente e passa pelo ponto T.

29

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Traar arco de concordncia com a reta r, em T, atravs de um arco de raio 2 cm. 2. Desenhar arco de raio 2 cm, que passe por T e tangencie r.

r T 3. Concordar as retas paralelas r e t por um arco.

4.Concordar o arco de circunferncia com um arco de raio 1,5 cm.

30

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

5. Concordar o arco de circunferncia com um arco de raio 1 cm, 2 cm e 3 cm.

6. Concordar dois segmentos de reta MN e PQ paralelos por uma curva em forma de s.

7. Concordar dois segmentos de reta AB e CD paralelos por uma curva sinuosa.

8. Concordar dois segmentos de reta FG e HI por uma curva sinuosa.

F G

D I H

31

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

11. ESPIRAIS Espirais Verdadeiras:


a curva que descreve o deslocamento de um ponto em torno de outro (plo) afastando-se dele, e obedecendo uma determinada lei, que regule e estabelea uma relao de velocidade entre o movimento circular (em torno do plo) e retilneo (se afastando do plo). As espirais podem se desenvolver no sentido horrio (destrgira) ( ou no sentido anti-horrio (levgira). So espirais verdadeiras: Espiral de Arquimedes, logartmica e hiperblica. Espiral de Arquimedes. - dividir o passo em um determinado nmero de partes (mnimo 8) e traar as circunferncias concntricas correspondentes - dividir a circunferncia no mesmo nmero de partes. - determinar os pontos por onde passa a espiral e traar a mo livre.

Espirais Falsas:
So aquelas se aproximam das expirais verdadeiras . estas possuem um nmero qualquer de centros (bicntricas, tricntricas ou policntricas). - centros - uma espiral falsa pode ter 2 ou mais centros. - amplitude - ngulo descrito pelo ponto em cada centro, e calculada dividindo-se 360 pelo nmero de centros da espiral - passo - calculado multiplicando o lado do polgono de ncleo pelo nmero de centros.

Dados os centros A e B construir uma falsa espiral bicntrica. - sobre uma reta localizar o ncleo da espiral (A e B) - com abertura AB e centro em A , traar arco e encontrar 1 sobre a reta - com abertura B1 e centro em B, traar arco 1-2 - com abertura A2 e centro em A, traar arco 2-3

Dados os centros A , B e C construir uma falsa espiral tricntrica. - prolongar os lados do tringulo ABC - com abertura AC e centro em A , traar arco C1 - com abertura B1 e centro em B, traar arco 1-2 - com abertura C2 e centro em C, traar arco 2-3 - com abertura A3 e centro em A, traar arco 3-4

1 A B

C
B

B 2

1 A 4

32

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios: 1. 2. 3. 4. 5. Construir uma espiral de amplitude 120 e passo 3cm, no sentido horrio. Construir uma espiral de amplitude 180 e passo 1 cm, no sentido anti-horrio. Construir uma espiral levgira (AH) com 4 centros (quadrado de L = 0.5 cm). Construir uma espiral destrgira (H) com 6 centros (hexgono de L = 0.5 cm). Construir uma espiral de Arquimedes de passo = 5 cm, no sentido horrio.

33

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

12. TRINGULO Elementos do tringulo : - lado (ou base) - vrtice - ngulos internos (soma = 180o ) Classificao quanto aos lados: EQUILTERO 3 lados iguais

C
B

ISSCELES 2 lados iguais

ESCALENO 3 lados diferentes

Classificao dos tringulos quanto aos ngulos: ACUTNGULO tem os 3 ngulos agudos (menores que 90o ) OBTUSNGULO tem um ngulo obtuso (maior que 90o ) RETNGULO tem um ngulo reto (90o )

34

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Pontos notaveis do tringulo: Circuncentro:


o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo. Este ponto est localizado no encontro das mediatrizes dos lados do tringulo. Obs. Este ponto pode estar situado fora dos limites do tringulo.

Incentro:

Ortocentro:

Baricentro:

o centro da circunferncia inscrita ao o encontro das alturas do tringulo. o centro de gravidade do tringulo. tringulo. Este ponto est localizado no (altura do tringulo = reta que parte de Este ponto situa-se na interseo das encontro das bissetrizes dos lados do um vrtice e perpendicular ao lado medianas. (mediana = reta que parte tringulo. oposto). do vrtice ao ponto mdio do lado Obs. Este ponto sempre est situado Obs. Este ponto pode estar situado fora oposto) dentro dos limites do tringulo. dos limites do tringulo. Obs. Este ponto sempre est situado dentro dos limites do tringulo.

hC
B B

PM
B

C
B

O hA

B
B

PM

hB PM

Propriedade do tringulo retngulo: Todo o tringulo retngulo est inscrito em uma circunferncia cujo dimetro a hipotenusa deste tringulo (arco capaz de 90).

35

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Construir um tringulo qualquer conhecendo-se os 3 lados. Encontrar tambm o circuncentro (encontro das mediatrizes).

A A C

B C B

2. Construir um tringulo conhecendose 2 lados e um ngulo. Encontrar o incentro (encontro das bissetrizes).

A A

B C A

3. Construir um tringulo issceles conhecendo-se a base e o ngulo oposto.

4. Construir um tringulo issceles sabendo que a base = 4cm e a altura = 6 cm.

36

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

5. Desenhar o tringulo ABC, conhecendo-se 2 ngulos e o lado oposto a um deles. Sendo C = 90, A = 30 e lado MN = 60 mm. - utilizar propriedade do tringulo retngulo

6. Construir o tringulo ABC conhecendo-se 2 lados e a mediana correspondente a um lado. Sendo AB = 7 cm , BC = 4,5 cm e Mediana (AB) = 5cm. Encontrar tambm o baricentro do tringulo.

7. Desenhar a circunferncia circunscrita ao tringulo ABC.

8. Determinar o ortocentro do tringulo PQR. P

C B
R Q

37

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

13. QUADRILTEROS Classificao quanto forma geomtrica:


QUADRADO (lados e ngulos iguais, diagonais iguais e perpendiculares entre si) RETNGULO (lados iguais 2 a 2, diagonais iguais, ngulos retos) LOSNGO (lados iguais, os ngulos opostos so iguais, diagonais diferentes e perpendiculares) PARALELOGRAMO (lados opostos iguais e paralelos 2 a 2, diagonais diferentes e so oblquas)

Paralelogramo (possui lados paralelos 2 a 2)

TRAPZIO RETNGULO (tem 2 ngulos retos)

TRAPZIO ISSCELES (2 lados iguais e no paralelos, e diagonais iguais)

TRAPZIO ESCALENO (lados, ngulos e diagonais diferentes)

Trapzio (possue os lados opostos paralelos)

(todos os ngulos diferentes)

Trapezide (no possui os lados paralelos)

38

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Construir um quadrado sabendo que o lado AB mede 4,5 cm . 2. Construir um quadra-do sabendo que a diagonal mede 70 mm.

3. Construir um retngulo sabendo que a base = 50 mm e a altura = 30 mm. - traar a base AB, pela extremidade A e B levantar perpendiculares transportar a altura (AD).

4. Construir um retngulo conhecendo o lado AB = 25 mm e a diagonal AC = 60mm.

39

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

5. Construir um retngulo sabendo que a diagonal mede 8 cm e o ngulo da diagonal com a base de 60.

6. Construir um losango sabendo que suas diagonais medem 40 mm e 60 mm.

7. Construir um losango sabendo que a diagonal AC mede 80 mm e o lado AB mede 50 mm.

8. Construir um paralelogramo sabendo que o lado AB mede 60 mm, o lado AC mede 40 mm e o nguloformado por eles A = 45.

40

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

9. Desenhar o trapsio issceles MNOP conhecendo-se as bases (MN = 90 mm, OP = 50 mm) e a altura = 50 mm.

10. Desenhar o trapsio issceles DEFG conhecendo-se as bases (DE = 50 mm, FG = 20 mm) e o ngulo adjascente base maior D.

11. Desenhar o trapsio ABCD conhecendo-se as bases (DE = 60 mm, FG = 30 mm) e as diagonais (DF = 60 mm, EG = 50 mm).

12. Desenhar o trapsio retngulo conhecendo-se as bases (RT = 60 mm , UV = 25 mm) e a altura = 35 mm.

- traar reta suporte de DE, transportar as duas bases (maior e menor). - Em D e em G transportar as diagonais encontrando F - traar paralela a diagonal menor passando por E - transferir medida da base menor para F encontrando G.

41

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

13. Construir um paralelogramo sabendo suas diagonais so AC = 6 cm , BD = 4.5 cm e um lado mede AB = 3 cm.

14. Construir um trapzio issceles sabendo que a base maior AB mede 6,5 cm e os lados no paralelos medem 3 cm.

15. Construir um trapzio escaleno sabendo que a base maior mede 55 mm, um de seus lados AD mede 25 mm, e os ngulos A = 30 e B= 45.

16. Construir um trapezide sabendo os lados medem: AB = 8 cm, BC = 4 cm, AD = 5 cm e DC = 5,5 cm.

42

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

14. CURVAS CNICAS

So curvas determinadas pela interseo de um cone de base circular e planos.

- quando o plano intercepta o cone perpendicularmente ao seu eixo a interseo ser uma circunferncia - quando o plano intercepta o cone paralelo geratriz a interseo ser uma parbola - quando o plano intercepta o cone paralelo ao eixo do mesmo a interseo ser uma hiprbole - quando o plano intercepta o cone formando um ngulo qualquer com a geratriz ou com o eixo do cone a interseo ser uma elpse.

Parbola

Elipse

Hiprbole

43

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Elpse uma curva plana, fechada e simtrica. Eixo da elpse a linha em relao a qual os vrios pontos da curva so simtricos dois a dois. A elpse apresenta dois eixos ortogonais, um que passa pelos focos e chamado de eixo maior e outro que perpendicular e passa pelo centro denominado eixo menor. Raios vetores so os segmentos que ligam um ponto qualquer da curva aos focos. A soma de dois raios vetores de determinado ponto da curva constante, e sempre igual ao eixo maior da elpse. PF + PF = AA P ponto qualquer da elpse F pontos fixos do plano (focos) PF e PF - raios vetores AA - eixo maior FF - distncia focal AA> FF FF pertence a mesma reta que AA, e possuem pontos mdios coincidentes. A bissetriz do ngulo formado pelos raios vetores a reta normal a curva. A reta tangente a curva em determinado ponto a reta perpendicular a reta normal no mesmo ponto. Crculos principais so traados com raio igual aos semieixos maior e menor da elpse e o centro da curva. Crculos diretores so traados tendo como centro os focos da elpse e raio igual ao eixo maior.
t n B

A F O F

B Eixo maior ( AA) Crculos principais

Eixo menor (BB) Crculos diretores

44

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios
1. Desenhar a elpse cujos semi-dimetros so OA e OB. 2. Desenhar a elpse cujos semi-dimetros so OA e OB, utilizando os crculos principais.

45

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

3. Desenhar a elpse definida pelo dimetro principal AA e pelo ponto P.

4. Determinar a elpse definida pelos semi-dimetros conjugados OX e OY.

P X Y

5. Traar uma reta tangente elpse em T.

6. Traar uma reta tangente elpse em um ponto situado a 15 mm do dimetro menor.

46

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Parbola uma curva plana, aberta infinita e de um s ramo. Cada um dos pontos da parbola equidista de um ponto fixo do plano (foco) e de uma reta fixa, situada no mesmo plano denominada diretriz (d). Eixo da parbola a linha que contm o vrtice e o foco da parbola. A diretriz uma reta perpendicular ao eixo e passa por O. O segmento OF chamado Parmetro da curva onde V situa-se no ponto mdio deste segmento. A bissetriz do ngulo formado pelos raios vetores a reta tangente a curva. Onde: PF = Pd O t

47

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Representar a parbola em que a distncia do foco diretriz 2,5 cm. 2. Desenhar a parbola de eixo e , vrtice V e que passa por P.

3. Determinar graficamente o eixo e o vrtice da parbola.

4. Representar a par-bola definida pelas tangentes t e t e os respectivos pontos de tangncia T e T.

48

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Hiprbole uma curva plana, aberta de ramos infinitos. A diferena entre as distnicas de um ponto qualquer da hiprbole a dois pontos fixos situados no mesmo plano (focos da hiprbole) constante. PF PF = AA t

Eixo da hiprbole a linha que contm os focos. A F A F

A bissetriz do ngulo formado pelos raios vetores a reta tangente a curva.

49

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Exerccios:
1. Representar a hiprbole de distncia focal = 4 cm e A A`= 2,5 cm. 2. Representar a hiprbole cuja distncia focal 3 cm e a distncia A A= 2,0 cm. Determinar tambm a reta tangente hiprbole em um ponto situado a 2,5 cm do eixo.

50

Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Prof. Anelise Hoffmann

Referncias Bibliogrficas: BORGES, G. Desenho Tcnico e Geometria Descritiva Problemas e exerccios. Porto Alegre, Ed. Sagra Luzzatto, 1999. CARVALHO, B. Desenho Geomtrico, Rio de Janeiro, Ed. Ao Livro Tcnico, 1982. FRENCH, T., VIERCK, C. Desenho Tcnico e Tecnologia Grfica. So Paulo, Ed. Globo, 1999. JANURIO, A. J. Desenho Geomtrico. Florianpolis, Ed. UFSC, 2000. SPECK, H. , PEIXOTO, V. Manual Bsico de Desenho Tcnico. Florianpolis, Ed. UFSC, 2001. TEIXEIRA, F.G, SILVA, R. P. Geometria Descritiva Estudo de Superfcies. Porto Alegre, 2001.

51

Anda mungkin juga menyukai