Anda di halaman 1dari 10

Lixo de Braslia sustenta 'indstria informal'

A menos de 20 quilmetros do Eixo Monumental, onde ficam os ministrios, o Congresso e o Palcio do Planalto, cerca de 3 mil pessoas vivem do que Braslia joga fora. So catadores de lixo que passam o dia andando em cima dos refugos da capital jogados no Lixo ou Aterro Controlado, na nomenclatura oficial - da Estrutural, buscando tudo o que possa ser usado ou vendido. " calor, poeira sujeira. A gente no pode ficar aqui assim, morrer de velho em cima do lixo", disse Yorones Gomes dos Santos, 52 anos de idade e 14 de lixo. " bom que a gente ganha um dinheiro, que nem muito. Mas a gente no tem nenhum futuro."

Lixo
pelo dinheiro que estas milhares de pessoas enfrentam a montanha malcheirosa e cheia de urubus todos os dias. Uma parte dos catadores usa luvas para revolver o lixo, mas muitos trabalham com as mos nuas. Eles tm de examinar os montes rapidamente porque logo os tratores empurram o lixo para ser aterrado. Os caminhes no param: so em mdia 1,8 mil toneladas de lixo por dia. Um catador rpido e forte, que trabalhe o dia inteiro, pode chegar a ganhar R$ 150 por semana, uma renda boa se comparada aos empregos que um trabalhador com pouca ou nenhuma qualificao normalmente conseguiria. Mas o mais comum o catador conseguir algo em torno de R$ 50 por semana, vendendo garrafas plsticas, sacos de lixo, latinhas, placas de computador, aparelhos eletrnicos quebrados e diversos outras sobras da cidade.

Empresrios informais

Todo o material vendido dentro do prprio lixo, a catadores que se tornaram empresrios informais e montaram escritrios de compra com

papelo e cadeiras encontradas no lixo. Com sorte, os catadores tambm encontram roupas e calados, ou at relgios e celulares funcionando. E dinheiro cobre o cho do aterro: so notas gastas, falsas ou com falhas, que o Banco Central picota em pedacinhos do tamanho de confete, que acabam se espalhando pela superfcie do lixo. H um projeto do governo distrital de acabar com o Lixo da Estrutural, que fica ao lado de importantes mananciais de gua do Distrito Federal. Mas os moradores resistem. "A gente no quer acabar com o lixo. A gente quer condies para trabalhar, mais carros, mas aqui nosso nico meio de renda para sustentar nossas famlia", disse o catador Ronaldo Lima.

Medo de invaso
Atualmente, apenas quem est cadastrado na Associao de Catadores pode explorar o lixo. O sistema foi criado porque o Servio de Jardinagem e Limpeza Urbana de Brasilia (Belacap) temia que uma invaso do aterro atrapalhasse os servios e acabasse deixando pouco lixo para cada catador. O Lixo da Estrutural comeou junto com Brasilia - em 1961 - e, poucos anos depois, os primeiro barracos de catadores foram montados. A invaso ganhou o nome de Cidade Estrutural e tem hoje cerca de 5 mil casas e barracos e 20 mil moradores.

Campanha
Claudinei Santos Com a chegada das eleies, muitos candidatos foram vila a entrada deles proibida no lixo em busca de votos. O catador Claudinei Santos espera que as promessas sejam cumpridas. "Precisa de uma melhora para a populao. Precisa de encanamentos, asfalto, escolas", disse. "E um servio melhor para a gente."

Fechamento do lixo da estrutural mobiliza

catadores do DF
Poder pblico no destna reas para construo de galpes
Localizado a poucos minutos da Esplanada do Ministrio em Braslia, o lixo da Estrutural fonte de renda de cerca de 1.600 catadores que te renda mdia de 400 reais mensais. Uma rea de correspondente a 180 campos de futebol e que recebe todo o lixo do Distrito Federal ser fechado em pouco tempo, algo que procura resolver um problema ambiental, mas que deixar milhares de pessoas sem trabalho e sustento. Contudo, os catadores no so contrrios ao fechamento do lixo. "Sabemos que o Lixo tem que ser fechado, mas queremos ficar por aqui e ter a garantia que os recursos dos materiais reciclveis sero destinados aos catadores", assinalou a diretora da Central de Cooperativas de Materiais Reciclveis do DF (Centcoop-DF), Maria Conceio Brito em plenria realizada na cidade Estrutural para discutir o futuro da comunidade com o fechamento do lixo. Os catadores reivindicam galpes de triagem na prpria cidade satlite e garantia de que os reciclados chegaro at os galpes como vem sido prometido.

Com o eminente fechamento, os catadores da vila Estrutural comeam a se organizar ainda mais para garantir seus direitos frente ao Governo do Distrito Federal. Na Vila j existem 6 organizaes formalizadas (Ambiente, Cortrap, Cooperns, Coopercave, Coopativa, Coopermare) e outros grupos esto se organizando no lixo para integrarem o sistema de coleta seletiva no DF. H perspectiva de formao de mais 4 organizaes, j em processo de formalizao, que pretendem reunir cerca de 300 cooperados cada uma.

No lixo os catadores trabalham em baixo de chuva em condies completamente insalubres. H risco de acidentes, principalmente em pontos de descarga onde as mquinas trabalham muito prximas os catadores. H atividade de catao durante a noite, alm de muito catadores morarem em barracos dentro do lixo.

Buscando mudar a atual realidade, os catadores no DF esto organizados economicamente na Centcoop, uma central de cooperativas que visa comercializar os materiais em rede proporcionando melhores preos com a

eliminao dos atravessadores. A central rene hoje 18 organizaes totalizando 3.500 catadores.

Desafios
Mesmo com a grande demanda e o fechamento dos lixes, o GDF est em vias de perder o recurso federal da PAC de Resduos destinado a construo de galpes de triagem para catadores. Como o GDF no destina reas pblicas para a construo dos galpes, o recurso, quase 4 milhes de reais, pode ser transferido para outros municpios mantendo os catadores em condies precrias.

O que um "lixo"
Lixo a disposio final de lixo sem qualquer tratamento. o meio que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente e - pasmem! - o mais usado no Brasil! Mais de 90% do lixo em todo o pas jogado ao ar livre. Essa lixarada toda traz vrios problemas. Primeiro, junta bichos que podem causar doenas e at epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento, que maltrata tanto a populao quanto o turismo, se for uma cidade que vive disso. Muito grave tambm o fato de que a decomposio do lixo gera o chorume, um lquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de gua. Ou seja, as populaes mais ou menos perto dos lixes podem estar bebendo e usando gua contaminada, sem saber! Como os lixes no so controlados nem medidos por ningum, qualquer pessoa ou empresa que no raciocina muito bem pode jogar ali resduos perigosos, como lixo hospitalar, produtos radioativos ou muito txicos, que deveriam ter um tratamento especial. O lixo a cu aberto tambm atrai catadores de lixo (adultos e crianas que se contaminam com doenas variadas!) e animais domsticos, que comem aqueles restos.

Algumas solues
H algumas opes, melhores que o lixo: bons projetos de reciclagem diminuem a quantidade de lixo, porque garrafas PET, vidros etc. passam a ser reutilizados, criando-se com eles novas garrafas, mveis e at casas de verdade!

O aterro controlado uma opo ruim (nesse caso, o lixo recebe uma camada de terra por cima), porque continua a haver contaminao do ambiente atravs do chorume e dos gases (irc!). O aterro sanitrio uma soluo melhor: um processo mais complicado, onde os resduos slidos (ou seja, o lixo!) so "arrumados" no solo de acordo com um projeto de engenharia que envolve a drenagem dos lquidos e dos gases. E possvel tambm incinerar, ou seja, queimar o lixo, para diminuir seu volume. Essa incinerao tem que ser feita de modo muito controlado, para no provocar poluio do ar nem um incndio na regio!

Lixo x Aterro
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resduos domiciliares e 52,8% dos municpios Brasileiros dispe seus resduos em lixes.

Voc sabe a diferena entre lixo, aterro controlado e aterro sanitrio?


Um lixo uma rea de disposio final de resduos slidos sem nenhuma preparao anterior do solo. No tem nenhum sistema de tratamento de efluentes lquidos - o chorume (lquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lenol fretico. Moscas, pssaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixo a cu aberto, e pior ainda, crianas, adolescentes e adultos catam comida e materiais reciclveis para vender. No lixo o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqncias ambientais e sociais negativas. J o aterro controlado uma fase intermediria entre o lixo e o aterro sanitrio. Normalmente uma clula adjacente ao lixo que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama (idealmente selado com manta impermevel para proteger a pilha da gua de chuva) e captao de chorume e gs. Esta clula adjacente preparada para receber resduos com uma impermeabilizao com manta e tem uma operao que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diria da pilha de lixo com terra ou outro material disponvel como forrao ou saibro. Tem tambm recirculao do chorume que coletado e levado para cima da pilha de lixo, diminuindo a sua absoro pela terra ou eventuamente outro tipo de tratamento para o chorume como uma estao de tratamento para este efluente. Mas a disposio adequada dos resduos slidos urbanos o aterro sanitrio que antes de iniciar a disposio do lixo teve o terreno preparado

previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilizao do solo, o lenol fretico no ser contaminado pelo chorume. Este coletado atravs de drenos de PEAD, encaminhados para o poo de acumulao de onde, nos seis primeiros meses de operao recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazo e os parmetros j so adequados para tratamento, o chorume acumulado ser encaminhado para a estao de tratamento de efluentes. A operao do aterro sanitrio, assim como a do aterro controlado prev a cobertura diria do lixo, no ocorrendo a proliferao de vetores, mau cheiro e poluio visual.

Mapa dos Centros de Triagem


Listagem de Cooperativas/Associaes de materiais reciclveis que integraro a rede do Programa de Coleta Seletiva do DF, fornecida pela CENTCOOP Central de Cooperativas do DF: Central das Cooperativas de Materiais Reciclveis do DF SDS CJ BARACAT SL 404 - CONIC ASA SUL CEP 70.393-900 BRASLIA DF TEL: 3321-2037/3323-7646/33237643

E-mails: centcoop.df@uol.com.br centcoop.df@bol.com.br

1. Ambiente Associao Ambientalistas da Vila Estrutural Presidente: Manoel Simo Viana Telefone: (61) 9902 0905 Endereo Associao: SIA TRECHO 17 LOTES 1615, 1655 E 1695 SIA/DF Nmero de Associados: 1.200

2. Astradasm Associao de Trabalho dos Recicladores, Desenvolvimento Agrcola e Ambientalista de Santa Maria Presidente: Lindon Jhonson lencar Leal Telefone: (61) 92848953/3395-2772 Endereo Associao: NCLEO RURAL ALAGADO CH 06 - SANTA MARIA Nmero de Associados: 450

3. Ageplan Associao dos Agentes Ecolgicos da Vila Planalto Presidente: Francisco Lobato Telefone: (61) 3306 3574/ 8187 9813 Endereo Associao: Rua do Armazm Casa 01 Acampamento DFL Nmero de Associados: 79

4. 100 Dimenso Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem de Resduos Slidos em Formao e Educao Ambiental Presidente: Snia Telefone: (61) 99056780 / 91318203 / 85273592 Endereo Cooperativa: QNR 16 Conjunto 05 lote 02 Riacho Fundo II/ DF Nmero de Cooperativados : 250

5. Coortrap Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produo Presidente: Janilson Andrade Santana Telefone: (61) 9652 7783 Endereo Cooperativa: Lote 2 Conj. 1 QD 9 Setor Complementar SCIA/DF Nmero de Cooperativados: 110

6. APCORC Associao Pr-cooperativista dos Catadores e Recicladores de

Resduos Slidos de Ceilndia Presidente: Sinvaldo Telefone: (61) 3378 6125/ 9622 1060 Endereo Usina: rea Especial S/n P Sul - Ceilndia Nmero de Associados: 180

7. Cataguar Associao de Catadores do Guar Presidente: Maria das Graas da Silva Telefone: (61) 92296594 / 35857742 Endereo Associao: QNP 28 AE 28 Usina P Sul - Ceilndia

8. CATAMARE Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclveis do DF Presidente: Antonio Telefone: (61) 96790337 Endereo: QNN 29 reas Especiais Lotes G,H,I,J E K. Ceilndia

9. Fundamental Cooperativa de Coletores de Resduos Slidos Reciclveis com Formao e Educao Ambiental Presidente: Aldemir dos Santos da Silva Telefone: (61) 8178 9353 Endereo Cooperativados: Lotes 1 e 2 QD 2 Conj. 1, ADE, Planaltina/DF Nmero de Cooperativados : 25

10. Superao Cooperativa de catadores de Mat. Reciclveis com Formao Eduacao Ambiental do Recanto das Emas Presidente: Assis Linhares Telefone: (61) 9959 2068 / 85151756

Endereo: QD 200 Conj. 04 Lote 17 PR-DF - Recanto da Emas Nmero de Cooperativados: 60

11. APCORB Associao Pr-cooperativista dos Catadores e Recicladores de Resduos Slidos de Braslia Presidente: Alessandra Alves Lopes Telefone: (61) 32130193 / 81443221 Endereo: (USINA DO SLU/NURELSUL) - L4 SUL

12. Grupo de Taguatinga RECICLO Presidente: Jaqueline Sousa da Silva Telefone: (61) 9159 6224 / 8524 1756 / 9138 2397 Endereo: Invaso atrs da SMARF

13. COOPERNOES Cooperativa de Materiais Reciclveis Nova Esperana Presidente: Reinrio Gomes de Amorim Telefone: (61) 8440 4077 / 8521 1756 / 3226 1079

14. Coopativa Cooperativa Popular de Coleta Seletiva Presidente: Jos Avelar Telefone: (61) 8460 4471 Endereo Cooperativa: SIA Trecho 17 Lotes 1615, 1655 e 1695 SIA/DF Nmero de Cooperativados: 240

15. ACOBRAZ Associao de Catadores de Resduos Slidos de Brazlndia Presidente: Marcone Pacheco Telefone: (61) 9693 3773/3479 1630

Endereo: AE 02 Lotes I, J, K e L Setor Norte - NURELBRAZ - Brazlndia

Anda mungkin juga menyukai