Anda di halaman 1dari 17

Currculo Simplificado para os CTMs

A Doutrina de Cristo O Propsito Missionrio


Ensinar a doutrina de Cristo a partir das escrituras. Ensinar o princpio do amor. Praticar o convite para ser batizado.

O Papel do Esprito Santo na Converso


Ensinar a qualificao para obter a companhia do Esprito Santo. Ensinar o papel do Esprito Santo na converso. Ensinar como confiar e reconhecer os sussurros do Esprito Santo. Praticar seguir os sussurros do Esprito Santo para ajudar os pesquisadores a aceitar o convite para serem batizados.

O Processo de Revelao
Ensinar o processo de revelao, com nfase na orao pessoal, no Livro de Mrmon e na frequncia Igreja. Explicar o propsito da revelao para os pesquisadores ajud-los a obter um testemunho.

Revelao por meio da Orao


- Ensinar o papel da orao na converso. - Ensinar como orar para obter um testemunho. - Praticar o convite para orar.

Revelao por meio do Livro de Mrmon


- Ensinar o papel do Livro de Mrmon na converso. - Ensinar como ler o Livro de Mrmon para obter um testemunho. - Praticar o convite para ler o Livro de Mrmon e orar para saber que ele verdadeiro.

Revelao por meio da Frequncia Igreja


- Ensinar o papel da frequncia Igreja na obteno de um testemunho e do recebimento da verdade revelada pelos lderes e por meio do aprendizado do evangelho. - Ensinar o papel dos membros e do conselho da ala na ajuda aos pesquisadores para frequentarem a Igreja. - Praticar a preparao e o convite para que outras pessoas frequentem Igreja. Convidar os missionrios a aplicar este processo de revelao com regularidade para fortalecer e renovar os seus prprios testemunhos.

Ensinar Pessoas, No Lies


Ensinar que as necessidades do pesquisador e os sussurros do Esprito devem conduzir a lio. Ensinar sobre a importncia de fazer perguntas inspiradas e de ouvir para entender as necessidades espirituais do prximo. Praticar fazer perguntas inspiradas, ouvir, entender e ensinar a doutrina de acordo com as necessidades do pesquisador.

Ns Convidamos, Eles Se Comprometem, Ns Acompanhamos


Ensinar porque e como os missionrios convidam as pessoas a assumir compromissos. Ensinar o princpio do arbtrio moral com relao aos compromissos assumidos pelos pesquisadores. Praticar o convite para viver a lei da castidade, a Palavra de Sabedoria e a lei do dzimo.

Como Comear a Ensinar (ver Pregar Meu Evangelho, pp. 190191)


Ensinar os princpios de Como Comear a Ensinar e sua importncia. Praticar Como Comear a Ensinar.
30 Junho 2010

A Doutrina de Cristo O Propsito Missionrio

Esboo da Lio Ensinar a doutrina de Cristo a partir das escrituras (60 minutos)
Ler as referncias abaixo e debater: O que so temas centrais ou doutrinas? Como o Pai, o Filho e o Esprito Santo Se sentem sobre estas doutrinas? - 2 Nfi 31:221 - Mateus 3:1317 (ver tambm a Traduo de Joseph Smith, Mateus 3:4346, no Guia para Estudo das Escrituras); 28:1820 - 3 Nfi 9:2022 - 3 Nfi 11:2141 - 3 Nfi 27:1322 - Seu Propsito (ver Pregar Meu Evangelho, p. 1) Mostrar e debater o segmento de vdeo The Purpose of Missionary Work: Robles Family (6:57). - Como saber se algum est exercendo f em Jesus Cristo, arrependendo-se, preparando-se para o batismo e para receber o Esprito Santo? Que frutos ou evidncias devem existir?

Ensinar o princpio do amor.


Ler D&C 4:5 e 12:8 e debater: Porque o amor pelo Senhor e por aqueles que voc ensina to importante?

Praticar o convite para ser batizado (90 minutos)


Ler Joo 3:5 e Atos 2:3741 e debater porque o convite ao batismo o ponto central para o cumprimento do propsito da obra missionria. Mostrar e debater o segmento de vdeo Invitation to Be Baptized: German (2:40) para preparar os missionrios para a prtica. Demonstrar e fazer com que os missionrios pratiquem um convite direto ao batismo com uma data especfica (ver Convite ao Batismo, Pregar Meu Evangelho, pginas 40, 54, 67, ou 76). A cada demonstrao e prtica, faa com que o pesquisador responda do seguinte modo: 1. Sim. 2. No, no posso ser batizado nesta data. Estarei fora da cidade. 3. muito cedo. No estarei pronto at l. (Voc pode querer mostrar o segmento de vdeo Invitation to Be Baptized: Portugus Jynx [2:33] que aborda esta preocupao.) 4. Fazer com que os missionrios usem uma preocupao de um pesquisador que conheam. O missionrio que faz o convite precisar seguir o Esprito e usar o discernimento ao responder. Fazer com que os missionrios avaliem e pratiquem novamente.

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees de Pregar Meu Evangelho e os segmentos de vdeo. Estudar o captulo 1 de Pregar Meu Evangelho.

Prximos Passos
Debater com os lderes de zona e distrito como eles focalizam na doutrina de Cristo e no convite ao batismo durante as reunies de distrito e divises. Designar os lderes de zona a virem preparados a prestar um relato no prximo conselho de lderes de zona sobre como eles ajudaram os missionrios a convidarem as pessoas ao batismo, em especial na primeira lio. Monitorar semanalmente as alteraes no indicador-chave Pesquisadores com uma data de batismo marcada. Determinar como voc ir enfatizar a Doutrina de Cristo O Propsito Missionrio como base de cada tpico de treinamento que for abordado no futuro. Revisar o seu planejamento de treinamento missionrio para que mostre esta nfase em curso.

30 Junho 2010

O Papel do Esprito Santo na Converso

Esboo da Lio Ensinar a qualificao para obter a companhia do Esprito Santo (15 minutos)
Ler as seguintes escrituras e debater o que os missionrios devem fazer para se qualificarem para ter a companhia do Esprito: - Alma 17:23 - D&C 4:57 - D&C 121:3446 - Joo 7:17

Ensinar o papel do Esprito Santo na converso

(30 minutos) Ler as seguinte escrituras e debater o papel do Esprito Santo na converso: - D&C 42:1117; 50:1324 - D&C 84:85; 100:58 - 2 Nfi 33:12; Alma 12:7 - Joo 14:2627 Ler e debater O Poder do Esprito na Converso (Pregar Meu Evangelho, pp. 9495). Ler Alma 32:2637 e debater o que um pesquisador e deve fazer e sentir de modo a obter a converso.

Ensinar como confiar e reconhecer os sussurros do Esprito Santo (30 minutos)


Ler e debater: Aprender a Reconhecer os Sussurros do Esprito e Confiar no Esprito (ver Pregar Meu Evangelho, pp. 98101). Mostrar e debater Ensinar Pessoas, No Lies: Jynx (6:33). - Os missionrios confiaram e reconheceram o Esprito Santo? Como voc sabe? - Que influncia teve sobre o pesquisador eles terem escutado, feito perguntas, ensinado e convidado sob inspirao?

Praticar seguir os sussurros do Esprito Santo para ajudar os pesquisadores a aceitar o convite para ser batizado (60 minutos)
Fazer com que alguns missionrios assumam o papel de um dos seus pesquisadores, usando as preocupaes reais daquele pesquisador. Fazer com que outros missionrios pratiquem o convite para ser batizado. Os pesquisadores podem no aceitar o convite por causa das suas preocupaes. Os missionrios que fazem o convite devem fazer algumas perguntas para entender a preocupao e dirimi-la.. Assegurar-se de que os missionrios avaliem seus esforos e pratiquem novamente.

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees de Pregar Meu Evangelho e o segmento de vdeo. Estudar Pregar Meu Evangelho, captulo 4 e as pginas 45, O Poder e Autoridade de Seu Chamado.

Prximos Passos
Debater com os lderes de zona e distrito como eles focalizam no papel do Esprito Santo durante as reunies de distrito e divises. Fazer com que os lderes de zona relatem os resultados no prximo conselho de lderes de zona. Durante as entrevistas, convidar os missionrios a compartilhar experincias nas quais seguiram os sussurros do Esprito Santo ao planejar, encontrar, preparar para ensinar e ensinar.

30 Junho 2010

Revelao por Meio da Orao

Esboo da Lio Ensinar o papel da orao na converso (30 minutos)


Ler Orar Frequentemente na pgina 74 de Pregar Meu Evangelho e debater: Por que a orao a essncia para a converso? Citar Ore para Saber a Verdade por meio do Esprito Santo na pgina 39 de Pregar Meu Evangelho e debater: Por que essencial que os pesquisadores recebam respostas as suas oraes? Mostrar o segmento de vdeo Ajudar os Pesquisadores a Orar: Eric (5:41). Debater como Eric respondeu ao convite para orar e o que os missionrios lhe ensinaram sobre a importncia da orao.

Ensinar como orar para obter um testemunho (45 minutos)


Examinar os passos da orao na caixa da pgina 39 de Pregar Meu Evangelho e debater os pontos abaixo: - 3 Nfi 18:19; Joo 15:7, 16; 16:2324 (As oraes devem ser feitas a Deus em nome do Seu Filho.) - 3 Nfi 18:1920; Mateus 7:711 (Somos ordenados a pedir pelas coisas que precisamos.) - Morni 10:35 (Devemos ser sinceros e desejosos de agir de acordo com a resposta s nossas oraes.) - Os pesquisadores, em especial o chefe da famlia, devem oferecer uma orao de joelhos ao final de cada lio (ver Orao, Pregar Meu Evangelho, p. 40). Os missionrios precisam ajudar os pesquisadores a receber uma resposta para suas oraes. Enfatizar o seguinte: - Alma 5:4547 (Respostas a orao so nicas e pessoais e algumas vezes exigem tempo e grande esforo. Elas vm do Esprito Santo. Estes sentimentos so difceis de se descrever, mas quando eles surgirem, o pesquisador saber.) - 2 Nfi 32:89 (Satans procura sempre persuadir os pesquisadores de que eles no esto prontos para orar, que eles no sabem orar, que tudo estar bem se orarem da prxima vez.)

Praticar o convite para orar (75 minutos)


Mostrar o segmento de vdeo Ajudar os Pesquisadores a Orar: Remigio (6:49) para preparar os missionrios para a prtica. Fazer com que alguns missionrios assumam o papel de um dos seus pesquisadores que esteja tendo dificuldades para orar. Convidar os outros missionrios a praticar ensinar os pesquisadores sobre porque a orao importante, como orar e como reconhecer as respostas para a orao. Eles devem convidar o pesquisador a oferecer uma orao ajoelhado ao final da lio. Assegurar-se de que os missionrios avaliem seus esforos e pratiquem novamente. Voc pode querer mostrar o segmento de vdeo Ensinar as Pessoas sobre o Esprito Santo e a Orao: Joo (5:00), que d um exemplo dos missionrios usando um dos folhetos de ensino para ensinar um pesquisador a orar.

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees de Pregar Meu Evangelho e os segmentos de vdeo. Estudar Orao e escrituras relacionadas no Dicionrio Bblico ou Guia para Estudo das Escrituras e em Sempre Fiis. Estudar a seo Como Posso Saber? no livreto A Restaurao do Evangelho de Jesus Cristo, pgina 16.

Prximos Passos
Debater com os lderes de zona e distrito como eles focalizam em ajudar os missionrios a melhorar a sua habilidade de ensinar outras pessoas porque orar importante, como orar e como reconhecer as respostas da orao. Tambm debater como eles ajudaro os missionrios a encorajar mais pesquisadores a oferecer oraes ajoelhados ao final das lies. Faa com que os lderes de zona relatem o que foi feito e os resultados no prximo conselho de lderes de zona. Nas prximas conferncias de zona ou outras reunies de treinamento, fazer com que os missionrios demonstrem como ajudam as pessoas a receber revelao por meio da orao. Debater se mais pesquisadores esto recebendo as respostas as suas oraes e a diferena que isso est fazendo.

30 Junho 2010

Revelao por meio do Livro de Mrmon

Esboo da Lio Ensinar o papel do Livro de Mrmon na converso (30 minutos)


Debater a declarao: O Livro de Mrmon, juntamente com o Esprito, seu recurso mais poderoso na converso(Pregar Meu Evangelho, p. 108). Ler o primeiro pargrafo e os ltimos dois pargrafos da introduo do Livro de Mrmon. Debater porque a orao e a leitura do Livro de Mrmon so essenciais para receber o conhecimento de que o evangelho restaurado verdadeiro. Mostrar o segmento de vdeo Convidar para Ler o Livro de Mrmon: Jynx (8:03) e debater: - Como os missionrios reagiram quando souberam que Jynx no tinha lido o Livro de Mrmon? - Que papel o Livro de Mrmon tem na converso de Jynx e na converso de qualquer pesquisador? - O que os missionrios fizeram bem ao ajudar Jynx a se comprometer a ler o Livro de Mrmon? Como eles poderiam melhorar? - O que voc aprendeu e sentiu sobre a declarao do lder Jeffrey R. Holland que encerra o segmento de vdeo? Convidar os missionrios a compartilhar uma experincia em que viram o poder do Livro de Mrmon no trabalho missionrio.

Ensinar como ler o Livro de Mrmon para obter um testemunho

(30 minutos)

Ler Como Voc Deve Usar o Livro de Mrmon? nas pginas 114115 de Pregar Meu Evangelho e enfatizar o seguinte: - Convidar os pesquisadores para comear a ler do princpio. Dar outras designaes mais tarde com base na orao e necessidades. - Dar designaes de leitura que sejam longas o bastante para prover uma experincia de qualidade, mas que no sejam assustadoras. - Ler com os pesquisadores fazendo pausas para debater as passagens e compartilhar sentimentos conforme orientado pelo Esprito. - Ajudar o prximo a orar sobre o Livro de Mrmon para obter um testemunho. Ler Morni 10:35 e debater como estes versculos mostram o que um pesquisador deve fazer para obter um testemunho do Livro de Mrmon. Debater o significado e a importncia de real intento e como ajudar os pesquisadores a desenvolver real intento. Ensinar que, quando os pesquisadores no cumprirem o seu compromisso de ler o Livro de Mrmon, os missionrios devem ler com eles antes de ensinar a prxima lio.

Praticar o convite para ler o Livro de Mrmon e orar para saber que ele verdadeiro (60
minutos)

Mostrar o segmento de vdeo Convidar para Ler o Livro de Mrmon: Alejandra (5:18) para preparar os missionrios para a prtica. Fazer com que os missionrios identifiquem um pesquisador que eles estejam ensinando atualmente e debater o que este pesquisador deve fazer para obter um testemunho do Livro de Mrmon. Fazer com os missionrios pratiquem (1) apresentar o Livro de Mrmon usando o primeiro pargrafo e os ltimos dois pargrafos da introduo, (2) ler passagens com os seus pesquisadores e (3) convidar o pesquisador a ler e orar. Assegurar-se de que os missionrios avaliem seus esforos e pratiquem novamente. Demonstrar e fazer com que os missionrios pratiquem uma situao de acompanhamento na qual o pesquisador no tenha lido.

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees de Pregar Meu Evangelho e os segmentos de vdeo. Estudar o captulo 5 de Pregar Meu Evangelho e as pginas 3839. Estudar o discurso do Presidente Ezra Taft Benson: Inundar a Terra com o Livro de Mrmon, A Liahona, janeiro de 1989, 29.

Prximos Passos
Debater com os lderes de zona e distrito o que aprenderam e como se sentiram durante a lio. Aconselharem-se mutuamente, debater como estes princpios sero implementados por meio de divises e reunies de distrito. Fazer com que os lderes de zona relatem o que foi feito e os resultados no prximo conselho de lderes de zona. Convidar os missionrios a compartilhar de forma breve na sua carta semanal uma experincia na qual eles ou um pesquisador receberam revelao ou sentiram o Esprito ao ler o Livro de Mrmon.

30 Junho 2010

Revelao por meio da Frequncia Igreja

Esboo da Lio Ensinar o papel da frequncia Igreja na obteno de um testemunho e recebimento da verdade revelada pelos lderes pelo aprendizado do evangelho (30 minutos)
Ler e debater Morni 6:46 e Santificar o Dia do Senhor na pgina 75 de Pregar Meu Evangelho. Ensinar como a frequncia Igreja ir ajudar o pesquisador a se aproximar do Salvador. Enfatizar que os missionrios devem ajudar os pesquisadores a enxergar que por meio da frequncia Igreja eles podem: - Partilhar do sacramento para renovar os convnios do batismo. - Demonstrar sua f nos mandamentos de Deus de santificar o Dia do Senhor. - Sentir o Esprito do Senhor e receber revelao e respostas para suas dvidas e preocupaes. - Fortalecer sua f ao receber a verdade revelada pelos lderes, estudo das escrituras e ensino do evangelho. - Receber as bnos de guardar o Dia do Senhor. - Estabelecer associaes e amizades que iro ajudar a renovar sua f e fortalecer sua vida.

Ensinar o papel dos membros e do conselho da ala na ajuda aos pesquisadores para frequentarem a Igreja (30 minutos)
Ler e debater Adorar Conosco no folheto A Restaurao (pginas 2223) e debater como o conselho da ala e outros membros da ala podem ajudar a explicar o que esperado, como se vestir e o propsito das vrias reunies da Igreja. Examinar Pregar Meu Evangelho, pgina 158, norma de planejamento 4, e debater com envolver mais plenamente os membros e o conselho da ala para ajudar os pesquisadores a frequentar a Igreja. Debater os desafios especficos da sua misso que impedem os pesquisadores de frequentar a Igreja. Compartilhar maneiras de ajudar os pesquisadores a vencer estes desafios e as maneiras como o conselho da ala e outros membros podem ser de ajuda. Ensinar os missionrios a se aconselharem com os lderes da ala com relao a: - Quais membros seriam de melhor ajuda. - Assegurar-se de que os membros estejam presentes as lies. - Convidar os membros para que ajudem no ensino. - Quais membros podem acompanhar e sentar-se com os pesquisadores na Igreja. - Como os membros podem ajudar os pesquisadores a ter um experincia positiva na Igreja.

Praticar a preparao e o convite para que outras pessoas frequentem Igreja (60 minutos)
Mostrar o segmento de vdeo Convidar para Frequentar a Igreja: Tina e Manny (4:56) para preparar os missionrios para a prtica. Fazer com que os missionrios identifiquem um pesquisador que eles estejam ensinando atualmente e que ainda no tenha visitado a Igreja. Fazer com que pratiquem (1) ensinar sobre a importncia e sobre as bnos de ir a Igreja e (2) convid-los a frequentar a Igreja. Assegurar-se de que os missionrios avaliem seus esforos e pratiquem novamente. Se o tempo permitir, fazer com que os missionrios usem as pginas 2223 do folheto A Restaurao para praticar o convite a um dos seus pesquisadores para que frequente a Igreja. Avaliar e praticar novamente.

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para a Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees de Pregar Meu Evangelho e o segmento de vdeo. Examinar o relatrio de indicadores-chave procurando por tendncias e analisar a eficincia da misso em ajudar os pesquisadores a frequentar a Igreja.

Prximos Passos
Debater com os lderes de zona e distrito que aes especficas eles realizaro a partir desta lio. Debater o que ser feito para assegurar-se de que os missionrios apliquem estes princpios para ajudar mais pesquisadores a frequentarem a Igreja. Convidar os lderes de zona a acompanhar os indicadores-chave Pesquisadores que frequentam a reunio sacramental e Lies ensinadas para pesquisadores com um membro presente por um ms e relatar no conselho de lderes de zona o progresso da sua zona.

30 Junho 2010

Ensinar Pessoas, No Lies

Esboo da Lio Ensinar que as necessidades do pesquisador e os sussurros do Esprito devem conduzir a lio (30 minutos)
Ler e debater D&C 50:1322. Enfatizar os princpios de ensinar pelo Esprito no versculo 22. Ler e debater a introduo do captulo 10 de Pregar Meu Evangelho, Como Posso Melhorar Minha Capacidade de Ensinar? (189-190).

Ensinar sobre a importncia de fazer perguntas inspiradas e de ouvir para entender as necessidades espirituais do prximo (30 minutos)
Ler e debater Alma 18 (ou Alma 22:418). Enfatizar como Amon (ou Aaro) fez perguntas inspiradas, escutou, entendeu e ensinou de modo simples e claro de acordo com as necessidades da pessoa que ele estava ensinando. Mostrar e debater Ensinar Pessoas, No Lies: Tabitha e James (5:59). Debater a declarao do lder Jeffrey R. Holland que inicia o segmento de vdeo e conversar sobre como os missionrios: - Focalizaram nas necessidade de Tabitha e James. - Escutaram e fizeram perguntas inspiradas. - Foram capazes de entender as necessidades de Tabitha e James e de ensinar a doutrina de acordo com estas necessidades. Lembrar aos missionrios que eles foram enviados para ensinar, no para serem ensinados (ver D&C 43:15). Assim que os missionrios tiverem entendido as necessidades, o seu chamado ensinar aquela parte da doutrina que necessria para o pesquisador (ver D&C 84:85).

Praticar fazer perguntas inspiradas, ouvir, entender e ensinar a doutrina de acordo com as necessidades do pesquisador (60 minutos)
Mostrar o segmento de vdeo Ensinar Pessoas, No Lies: Jynx (6:33). Debater como os missionrios escutaram, fizeram perguntas inspiradas, entenderam as necessidades de Jynx e ensinaram a doutrina de acordo com estas necessidades. Fazer com que alguns missionrios assumam o papel de um dos seus pesquisadores, usando as preocupaes reais daquele pesquisador (ex. no ler o Livro de Mrmon, frequentar a Igreja, orar, etc.). Fazer com que outros missionrios ensinem parte de uma lio ou faam o acompanhamento de compromissos anteriores. Eles devem praticar fazer perguntas inspiradas, ouvir, entender e ensinar a doutrina de acordo com as necessidades do pesquisador. Assegurar-se de que os missionrios avaliem seus esforos e pratiquem novamente. Se o tempo permitir, mostrar o segmento de vdeo Ensine Pessoas, No Lies: Remigio (5:02) e pedir aos missionrios que continuem a praticar.

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para a Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees e segmentos de vdeo de Pregar Meu Evangelho. Estudar Ensinar para Compreender, Fazer Perguntas, e Ouvir, nas pginas 197202 de Pregar Meu Evangelho.

Prximos Passos
Discutir com os lderes de zona e de distrito como eles se concentraro em ajudar os missionrios a aperfeioarem sua capacidade de ensinar pessoas e no lies. Identificar o que ser feito durante as reunies de distrito e as trocas de companheiros para ajudar os missionrios a fazerem perguntas mais inspiradas, a escutar, a discernir e ensinar de acordo com as necessidades. Fazer com que os lderes de zona informem o que foi feito e os resultados durante o conselho seguinte de lder de zona. Planejar participar de umas poucas reunies de distrito para observar auxiliar no treinamento. Planejar fazer proselitismo com duas ou mais duplas de lderes de zona. Incentiv-los a marcar tantas aulas quando possvel para que possa observar quo bem ensinam.

30 Junho 2010

Ns Convidamos, Eles Se Comprometem, Ns Fazemos o Acompanhamento

Esboo da Lio Ensinar o por qu e como os missionrios convidam as pessoas para assumirem compromissos
(30 minutos)

Ler Ajudar Outros a Assumir Compromissos: A porta para a F e o Arrependimento (Pregar Meu Evangelho, p. 9) e discutir: Como fazer e cumprir os mandamentos fortalecem a f daqueles a quem ensina? Como cumprir convnios permite que eles se arrependam e se preparem para fazer convnios sagrados? Ler Atos 2:3738 e Alma 22:1518 e discutir: Porque era essencial que Pedro e Aaro convidassem aqueles a quem eles ensinaram a se arrepender, a serem batizados e a orar? Por que convidar as pessoas a assumirem compromissos essencial a seu propsito como missionrio? Discutir: Como os seguintes princpios ajudam as pessoas a fazerem e a assumirem compromissos (ver Pregar Meu Evangelho, captulo p. 11): - Fazer convites diretos de compromisso para ajudar as pessoas a experimentarem a converso. - Prometer bnos. - Prestar testemunho com frequncia. - Fazer o acompanhamento para ajudar as pessoas a cumprirem seus compromissos.

Ensinar o princpio do arbtrio conforme ele diz respeito aos compromissos dos pesquisadores
(15 minutos)

Ler o segundo pargrafo da pgina 211212 de Pregar Meu Evangelho. Discutir: Por que importante para os pesquisadores assumirem e cumprirem os compromissos? Qual deve ser a motivao do pesquisador para fazer e cumprir os compromissos? Ler 2 Nfi 2:27, D&C 101:78 e o segundo pargrafo de Um Missionrio Bem-Sucedido na pgina 10 de Pregar Meu Evangelho. Discutir o princpio do arbtrio e a responsabilidade do missionrio de ensinar o evangelho claramente e com energia. Enfatizar para que os missionrios faam convites com entusiamo e firmes para ajudar outras pessoas a se achegarem a Cristo, mas depende do pesquisador assumir e cumprir com os compromissos. Os missionrios no devem forar nem manipular, nem devem ser indefinidos ou parecer que pedem desculpas para convidarem as pessoas a seguirem a Cristo.

Praticar o convite de viver a lei da castidade, a Palavra de Sabedoria e a lei do dzimo (75 minutos)
Mostrar um ou mais dos segmentos de vdeo a seguir e fazer com que os missionrios pratiquem uma situao semelhante usando um pesquisador atual. Assegurar-se de que eles avaliem seus esforos e pratiquem novamente. - Convite para Viver a Lei da Castidade: Joo (5:14) ou Convite para Viver a Lei da Castidade: Alemo (7:48). - Convite para Viver a Palavra de Sabedoria: Eric (4:08). - Convite para Viver a Lei do Dzimo: Ming (2:11) ou Convite para Viver a Lei do Dzimo: Robles (3:34).

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para a Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees de Pregar Meu Evangelho e os segmentos de vdeo.

Prximos Passos
Debater com os lderes de zona e distrito o que faro entre agora e a prxima conferncia de zona para ajudar os missionrios a serem mais poderosos no convite para que as pessoas assumam compromissos. Determinar como os lderes iro relatar a voc o progresso dos missionrios (por exemplo: cartas semanais). Planejar participar de algumas reunies de distrito para observar e ajudar no treinamento. Assegure-se de que a maior parte do tempo seja usada para debater e praticar os desafios que os missionrios esto encontrando em ajudar as pessoas a assumirem e manterem os compromissos.

30 Junho 2010

Por Onde Comear a Ensinar

Esboo da Lio Ensinar os princpios de Como Comear a Ensinar e sua importncia (45 minutos)
Explicar que os primeiros minutos da primeira visita estabelecem o alicerce de toda as experincia dos missionrios com os seus pesquisadores. Explicar que ao aplicar os princpios de Como Comear a Ensinar (ver Pregar Meu Evangelho , p. 190191) convida o Esprito, estabelece expectativas e ajuda os pesquisadores a identificar os missionrios como representantes de Jesus Cristo. Ler e debater os tpicos encontrados em Como Comear a Ensinar. - Perguntar aos missionrios como ensinar estes princpios pode ajudar os pesquisadores a entender o propsito das suas visitas. - Enfatizar a importncia do ltimo tpico, que apresenta o convnio do batismo e prepara o pesquisador para aceitar o convidar para ser batizado ao final da primeira lio. Fazer com que os missionrios pratiquem uns com os outros Como Comear a Ensinar usando todos os tpicos listados na pgina 191. Conforme for necessrio, convidar os missionrios a consultar os tpicos ao praticar. - Debater os mritos de cada ponto e quais pontos os missionrios usaram ou no durante o ensino. - Perguntar: Como aplicar os princpios de Como Comear a Ensinar ajuda os pesquisadores a aumentar a sua f em Jesus Cristo, arrependerem-se, preparar para o batismo e sentir o Esprito Santo? Debater com os missionrios a declarao: Conforme guiado pelo Esprito, voc pode expressar pensamentos como estes para os seus pesquisadores (ver pgina 191, primeiro pargrafo, ltima frase). Indicar que os missionrios devem conhecer todos os tpicos, mas que devem us-los conforme forem guiados pelo Esprito.

Praticar Como Comear a Ensinar (75 minutos)


Mostrar o segmento de vdeo Como Comear a Ensinar: Portugus (4:57) para preparar os missionrios para a prtica. Debater quantos dos tpicos os missionrios aplicaram e quanto tempo eles usaram para tal. Fazer com que os missionrios pensem em um dos seus novos pesquisadores e pratiquem os primeiros minutos na casa deste pesquisador, aplicando os tpicos da pgina 191 de Pregar Meu Evangelho. Assegurar-se de que os missionrios avaliem seus esforos e pratiquem novamente. Se o tempo permitir, fazer com que os missionrios pensem em uma situao na qual a primeira lio no transcorreu bem. Convid-los a praticar os princpios de Como Comear a Ensinar neste contexto. Assegurar-se de que os missionrios avaliem seus esforos e pratiquem novamente.

30 Junho 2010

Preparao e Acompanhamento Sugestes para a Preparao


Estudar o contedo desta lio, incluindo as escrituras, sees de Pregar Meu Evangelho e os segmentos de vdeo.

Prximos Passos
Debater com os lderes de zona e distrito maneiras especficas pelas quais os missionrios podem aplicar melhor os princpios de Como Comear a Ensinar. Debater como eles podem ajudar os missionrios a melhorar durante as prximas divises e reunies de distrito. Fazer com que os lderes de zona relatem o que foi feito e os resultados no prximo conselho de lderes de zona. Aprender e praticar os princpios de Como Comear a Ensinar. Simule estes princpios durante as sesses de treinamento. Esperar que os missionrios dominem estes princpios. Enfatizar a importncia dos princpios de Como Comear a Ensinar em cada lio. Fazer com que os assistentes do presidente e os lderes de zona encenem os princpios de Como Comear a Ensinar com voc fazendo o papel de pesquisador. Assegurar-se de que eles podem aplicar estes princpios com eficincia antes de ensin-los aos outros missionrios.

30 Junho 2010

Anda mungkin juga menyukai