Anda di halaman 1dari 8

anota meus numeros universitario@unitecrs.

net

(41) 85097617 (51) 84557315 (51) 97483200

Estrutura do ordenamento jurdico conceito e evoluo


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordenamento_jur%C3%ADdico
Ordenamento jurdico como se chama disposio hierrquica das normas jurdicas (regras e princpios), dentro de um sistema normativo. Por este sistema, pode-se compreender que cada dispositivo normativo possui uma norma da qual deriva e qual est subordinada, cumprindo Constituio o papel de preponderncia - ou seja o pice, ao qual todas as demais leis devem ser compatveis material e formalmente. Um conjunto hierarquizado de normas jurdicas (regras e princpios) que disciplinam coercitivamente as condutas humanas, com a finalidade de buscar harmonia e a paz social. O legislador busca por meio da criao de normas jurdicas proteger os interesses juridicamente relevantes.

Lacunas normativas
s vezes determinadas condutas social e juridicamente relevantes no esto disciplinadas pelo Direito ou a norma existente no mais capaz de alcanar aos fins para os quais foi criada. So as lacunas normativas.  A lacuna normativa negativa aquela em que h ausncia de uma norma jurdica para disciplinar determinada conduta relevante no ordenamento jurdico gerando com isso a necessidade do legislador criar uma nova norma, suprindo assim a lacuna. As lacunas normativas do tipo positivo caracterizam-se no pela ausncia de norma, mas ao contrrio, pela presena dela porm a referida norma j no mais eficaz em sua misso regulamentadora na medida em que a projeo de seus efeitos jurdicos no atende mais aos fins para os quais a mesma foi criada. A presena de lacunas normativas no impede que o juiz julgue processos a ele submetidos, pois ao juiz proibido se esquivar de qualquer julgamento sob alegao de no ter norma aplicvel quele caso.

O juiz e o legislador devem recorrer para suprir as lacunas normativas s fontes integradoras (aos costumes, aos princpios gerais do direito, equidade, analogia, jurisprudncia e doutrina jurdica). Bacharel em Direito Leo (bons estudos...)

Conceito de ordenamento jurdico

[editar]

Abrange no apenas as normas jurdicas mas, tambm, as instituies, as relaes entre as normas consideradas como um conjunto, e que no so unicamente estatais mas tambm elaboradas pelos grupos sociais, especialmente as organizaes sindicais, os princpios e outros aspectos; o direito do trabalho situa-se como um ordenamento abaixo do Estado, pelo Estado reconhecido, com caractersticas prprias, pondo-se como ordenamento, relacionado com o Estado com o qual se coordena ou ao qual se subordina, especfico das normas, instituies e relaes jurdicas individuais e coletivas de natureza trabalhista.

O que ordenamento jurdico?


Ordenamento jurdico so so todas as leis de um pas que seja um estado democrtico de direto, no caso brasileiro temos a Constituio Federal de 1988 e depois todas as outras leis complementares, ordinrias, delegadas, emendas constituio, decretos legislativos, resolues... at medidas provisrias. Veja alguma coisa de "Instituies de Direito Pblico e Privado" para comear. y
5 anos atrs

Ordenamento jurdico
09/03/2009 s 11h42

Ordenamento jurdico como se chama disposio hierrquica das normas jurdicas (regras e princpios), dentro de um sistema normativo. Por este sistema, pode-se compreender que cada dispositivo normativo possui uma norma da qual deriva e qual est subordinada, cumprindo Constituio o papel de preponderncia - ou seja - o pice, ao qual todas as demais leis devem ser compatveis material e formalmente. Ordenamento jurdico um conjunto hierarquizado de normas jurdicas (regras e princpios) que disciplinam coercitivamente as condutas humanas,com a finalidade de buscar harmonia e a paz social. O legislador busca por meio da criao de normas jurdicas proteger os interesses juridicamente relevantes. As lacunas normativas s vezes determinadas condutas juridicamente relevantes no esto disciplinadas pelo Direito ou a norma existente no mais capaz de alcanar aos fins para os quais foi criada. So as lacunas normativas. A lacuna normativa negativa aquela em que h ausncia de uma norma jurdica para disciplinar determinada conduta, jurdicamente relevante, no ordenamento jurdico gerando com isso a necessidade do legislador criar uma nova norma, suprindo assim a lacuna. As lacunas normativas do tipo positivo caracterizam-se no pela ausncia de norma, mas ao contrrio, pela presena dela porm a referida norma j no mais eficaz em sua misso regulamentadora na medida em que a projeo de seus efeitos jurdicos no atende mais aos fins para os quais a mesma foi criada. A presena de lacunas normativas no impede que o juiz julgue processos a eles submetidos, pois ao juiz proibido se esquivar de qualquer julgamento sob alegao de no ter norma aplicvel aquele caso.

A.

tit i

i l

; fl i ili

R m A i E t t estruturao organi acional j foi amplamente caracteri ada arles ouis Secondat, aro da Brde e de Montesquieu em sua tripartio do pelo fil ofo francs poder Poder egislati o, Poder E ecuti o e Poder Judici rio), pois somente descentrali ando o poder e o subdi idindo seria poss el um bom funcionamento de seuordenamento, pois sem tal ordenamento a sociedade i eria de maneira primiti a e primaria, o omem ento i eria em Estado de Natureza. Para um Estado fazer bom uso social de sua Soberania fundamental que se estabelea uma estrutura escalonada na ordem jurdica. entro da concepo do fil sofo suo JeanJacques Rousseau 7 2-177 ) em sua obra: o ontrato Social, 1762, nos mostra claramente essa nte que o povo que deve fazer e aplicar suas necessidade, discordando de T omas Hobbes, ele ende leis. Em nosso Estado temos como pice da pirmide ierrquica nossa onstituio ederal Promulgada e publicada no irio ficial da nio n191-A de de utubro de 1998), uma onstituio Kelsiana, pois a nossa arta Magna, criada pelo Estado em nome do povo. a onstituio ramificam-se os demais diplomas legais, sempre com princpio transparente e no desrespeitando a superioridade da onstituinte de 1988. desse modo que se atende aos constantes anseios sociais, sempre de maneira ierrquica, pois s assim o Governo vigente manter sua credibilidade como administrador pblico.

Teoria do ordenamento jurdico


Alexandre Arajo Costa
1 arquivo para download

a) Tipos de sistemas: orgnicos e lgicos


Os esforos de el borao de uma teoria sistemtica do direito poderiam ter investido na idia de um sistema orgnico, no qual tudo gira em torno de um mesmo centro e cada parte adquire significado em virtude de sua participao no todo. Como afirma Reale, na unidade orgnica, cada elemento tem sua funo prpria, mas nenhuma destas se desenvolve como atividade bastante de per si; cada parte s existe e tem significado em razo do todo em que
g

 

WW

   F G  

&5 & (

F

0$ $) )& 

SR

 $) $)&) $ '$   

a a

WW

  

IV.

C ii

S b

mS

i l

Si

   

  

III.

m J

 $ 0 1 ) $ )& )

5E$

0)&  %$  ( ' D

0& ' 4& A & 0$% & ' ) 0

 $ 0 1 ) & '7 60$ 5 $  $ 0 1 ) " !& ' 4&  $ 0 1 ) " !& 0

  & 5 0  $4  & 0$% & ' ) 0

& ( 0 & $ & ' )

& ' )

"  '$) &) 6

 $ 0 1 ) & '& &)& (&2' 

 $ 0 1 $) $  &)& (&2' 

& (0  $ 0 ) $ & 0$ & (  $ 0 1

t i l i it f l f t i it i i it , li i it i i it i J i t tit ti i j i i l A l t i j i i l j i l li A l i it Al t i i j i i l ti i : j i l j i . C l i Di i
"  '$) & $ 0 $ " !& $ 0 &' ) 0 & '  'C B& '& & '8) 04  0

i it

$(

& (0 $) " !& 0

 ' 0$ @ 0& ' 9

 $ 0'$) $ $#

B. . . E. . G. H. I. J. K. .
3

i l

 

II.

mj

     

 ' $ " !&  %$#

 

C m


Di i

A I.

j i

i it

O juiz e o legislador devem recorrer para suprir as lacunas normativas s fontes integradoras( aos costumes aos princ pios gerais do direito, equidade, a analogia, a jurisprud ncia e a doutrina jur dica)
           

& !& 0 %$  $

" !

QP

  V W  1 # R

se estrutura e a que serve [1]. A unidade de um sistema orgnico no pressupe hierarquias e a metfora do organismo estimu a a concepo de que todos os e ementos so interdependentes. Porm, estimu ada pe os ideais cientificistas e pe a fi osofia kantiana, os precursores a emes do mode o sistemtico tra a haram a partir da idia de que o direito se constituiria em um sistema forma e a strato, cuja representao sim ica no a do organismo circu ar, mas a da pirmide. A metfora piramida acentua a idia de que cada e emento ocupa um espao hierrquico diferente, de ta forma que a unidade no e p icada por re aes de coordenao, mas de su ordinao. Enquanto a metfora organicista estimu a a idia de que uma descrio das partes no capaz de e p icar o todo, pois nas inter-re aes que o sistema se constitui e estas no se dei am apreender em conceitos a stratos construdos pe a razo, a metfora piramida faz parte de uma outra viso de mundo, na qua a posio hierrquica define a re evncia dos e ementos e os e ementos su ordinados so descritos em funo dos su ordinantes. Essa metfora piramida at hoje a predominante no imaginrio dos juristas, que no descrevem o direito como um todo orgnico e inter-re acionado, mas como um conjunto de regras, cada qua com um grau diverso de hierarquia, sendo que as regras dos esca es superiores tm um a to grau de genera idade e as dos estratos inferiores so mais especficas. O sistema piramidal comumente chamado de gico porque inspirado nas noes da gica forma e da matemtica, no qua o vrtice da pirmide ocupado pe os princpios de maior genera idade (por e emp o, os a iomas euc idianos) e o restante do sistema construdo a partir de derivaes e dedues desses princpios. Assim, se a frmu a de Bscara ou o teorema de Pitgoras fazem parte do sistema matemtico apenas porque e es podemser derivados dos princpios sicos que formam o estamento superior da pirmide. Tais e ementos ocupam estratos intermedirios no sistema, sendo que, com ase ne es, outros e ementos podem ser construdos, como afirmaes especficas so re as razes de uma dada equao ou so re o comprimento da hipotenusa de um determinado tringu o. Outro e emp o desse mode o de sistema a fsica newtoniana, o que especia mente re evante porque, no scu o XIX, e em grande medida ainda hoje, a fsica era o grande paradigma das cincias. No topo da pirmide, encontram-se os princpios fundamentais, que so as chamadas eis de Newton, das quais podem ser deduzidas todas as outras proposies da fsica, tais como as equaes que descrevem o movimento a stico ou pendu ar. Como todos os enunciados da fsica newtoniana podem ser derivados a partir dos princpios fundamentais, essa considerada uma cincia axiomatizada, ou seja, um ramo do conhecimento em que todos os enunciados so desdo ramentos dos a iomas (princpios fundamentais so re os quais o sistema assente). Esse modo de estruturao do conhecimento fsico, como uma pirmide de conceitos, no poderia dei ar de inf uenciar os demais ramos do conhecimento que uscavam ser reconhecidos como cincia. Perce e-se, dessa forma, que, em um sistema gico, os e ementos mais pr imos do vrtice so os de maior genera idade e a strao (como a reta a menor distn ia entre dois pontos ou um corpo em que no atuam foras tende a permanecer parado ou em movimento retilnio uniforme), enquanto os e ementos mais pr imos da ase so os de maior especificidade e concretude (as razes da equao x2 1=0 so 1 e 1 ou se uma fora X incidir sobre um corpo de massa Y, ele adquire uma acelerao Z). Como afirmou Larenz, o idea do sistema gico atingido quando no vrtice se co oca o conceito mais gera possve , em que se venham su sumir, como espcies e su espcies, os outros conceitos, de sorte a que de cada
q q r q t s q r q q s s q q s q s q q q r r q s s s q q s q q r q q q q q s q q s q q r q s q r s q q q q h h h h h h h h i i h h h p h h h i h h h p h h p h h h i h h i h h i h i h h h h h

ponto da ase possamos su ir at e e, atravs de uma srie de termos mdios e sempre pe o caminho da e iminao do particu ar [2].
y x x y x yx w

b)

cte tic

i tem ju dic

As teorias positivistas de vis sistemtico encaram o ordenamento jurdico como um sistema piramida de normas, ou seja, e e no visto apenas como um conjunto desordenado de regras, mas como um conjunto organizado segundo certos padres definidos, que he conferem unidade[3]. Foram os defensores dessas correntes que desenvo veram a imagem, to fami iar aos juristas, do direito como uma pirmide de normas, na qua cada regra ocupa um degrau hierrquico e as normas inferiores (mais especficas) esto su ordinadas s superiores (de maior grau de genera idade e re evncia). Trata-se, pois, de uma descrio do ordenamento jurdico que tem como ase o sistema gico-a strato das cincias e atas e da matemtica, e que sustenta que o direito no possui simp esmente a guma ordem interna, mas que e e se trata um sistema fechado, comp eto e consistente.

Fech ment

O direito um sistema fechado na medida em que os juristas no podem acrescentar ou retirar qua quer norma do conjunto. Por mais que o direito seja mutve , apenas os egisladores podem modificar o sistema, apresentando-se este ao jurista sempre como um conjunto de regras com e istncia o jetiva (o chamado direito objetivo), ca endo aos intrpretes apenas compreend-lo e aplic-lo, mas nunca alter-lo. Alm disso, para resolver os pro lemas jurdicos, os juristas somente poderiam de critrios intra-sistemticos ( aseados nas fontes formais de direito positivo), sendo-lhe vedado apoiar suas decises em elementos e tra-sistemticos, ou seja, diversos das normas jurdicas positivas, tais como interesses sociais, polticos ou econmicos. Nessa medida, os intrpretes no deveriam avaliar as regras segundo seus valores individuais de justia nem de acordo com os valores sociais dominantes. A eles era vedado perguntar-se acerca da adequao das conseqncias da lei, pois dura lex sed lex (a lei dura, mas a lei), no deveriam adaptar o sentido da norma s realidades sociais, mas simplesmente e trair das regras jurdicas o significado que a elas foi dado pelo legislador. Ao jurista, deveria astar o conhecimento das normas jurdicas, pois apenas elas podem servir como asepara uma deciso jurdica adequada. Dentro dessa, e plica Wieacker, se ainda possvel fazer alguma referncia justia, porque ela parte do pressuposto de que as normas jurdicas constituem uma regulao justa da sociedade (por derivar do esprito do povo ou da prpria razo) e, portanto, supunha-se que a correo lgica implicava correo material (justia). Em ora esse pressuposto no possa ser demonstrado, parece su jazer implicitamente s teorias tradicionais do sculo XIX a crena de que a aplicao cientfica (neutra, o jetiva e lgica) de normas a fatos o caminho mais adequado para garantir uma sociedade justa, crena essa tpica do idealismo kantiano e do jusracionalismo do sc. XVIII.[4]
Com letude o problem das lacunas

A teoria jurdica anterior ao sculo XVIII no partia do pressuposto de que o direito deveria ser capaz de oferecer uma resposta a todos os conflitos sociais. O que ocorria era justamente o contrrio: entendia-se que no era qualquer conflito de interesses que poderia ser levado ao judicirio e que os tri unais somente poderiam julgar os litgios que a lei definisse como de sua competncia. Portanto, a funo do juiz no era procurar no direito uma soluo para todas as

controvrsias que lhe fossem su metidas. Antes de mais nada, ele deveria verificar se as questes que lhe eram apresentadas eram previstas pelo direito e, caso contrrio, ele poderia decidir pelo non liquet, ou seja, por afirmar que o direito no regulava aquele caso e que, portanto, o judicirio no tinha competncia para resolv-lo. Uma das inovaes mais relevantes do Cdigo Civil francs de 1804 foi modificar essa concepo, esta elecendo o princpio de vedao do non liquet , ou seja, esta elecendo para os tri unais o dever de julgar todos os conflitos de interesse que lhe fossem su metidos. Com isso, passou a ser proi ido que um juiz se negasse a julgar nenhum caso so a alegao de que o direito no o regulava. Dessa forma, o juiz passou a ter dois deveres fundamentais: julgar sempre com ase no cdigo e julgar todos os conflitos. O serve-se, que essas duas o rigaes somente poderiam ser cumpridas concomitantemente se fosse possvel julgar todos os casos com ase no cdigo. E era essa justamente a crena dominante: o direito no continha lacunas, ou seja, era possvel resolver todos os conflitos sociais relevantes com ase nas regras do direito positivo. O argumento tpico nesse sentido era o de que um ordenamento jurdico primitivo poderia no a ranger uma srie de casos relevantes, mas que um ordenamento evoludo e racional, composto por um imenso nmero de regras, muito raramente dei aria de a arcar alguma situao. Alm disso, mesmo que as leis no conseguissem a ranger todos os casos relevantes, sempre haveria alguma norma legislada ou costumeira que regulasse situaes semelhantes e que poderia ser aplicada por meio de analogia. Por fim, para a Jurisprudncia dos Conceitos, era possvel e trair conseqncias jurdicas dos conceitos jurdicos mediante o procedimento deconstruo conceitual, anteriormente descrito. Portanto, mesmo que se admitisse a possi ilidade de lacuna da lei, rejeitava-se a possi ilidade de haver lacuna no direito: ainda que a lei fosse omissa, haveria a possi ilidade de identificar dentro do direito (incluindo no conceito de direito a legislao, os costumes e princpios gerais de direito) uma regra que fosse aplicvel ao caso mediante interpretao e tensiva, analogia ou construo. Por tudo isso, a teoria tradicional defendia que aquilo que alguns chamam de lacunas (casos relevantes no regulados pelo direito) no passam delacunas aparentes, pois mesmo que a lei fosse omissa, haveria critrios intra-sistemticos que possi ilitam a sua resoluo.
Coerncia: o problema das antinomias

Por fim, entendia-se que o direito era um sistema coerente (ou consistente), ou seja, isento de contradies internas. Como parte do postulado de que o legislador racional e de que o direito um sistema, a hermenutica tradicional no pode admitir que o autor da lei tenha vontades contraditrias so re um mesmo o jeto, pois, nesse caso, seria rompida a sistematicidade do direito, na medida em que a e istncia de comandos contraditrios impede a identificao de uma soluo correta. Com isso, as teorias tradicionais so levadas a no admitir a e istncia de normas contraditrias dentro do ordenamento jurdico. Porm, mesmo as teorias tradicionais no chegam a defender a fico de que o legislador nunca produz normas que contradizem outras regras do sistema. O que elas afirmam que o sistema jurdico nunca pode conter duas regras que atri uam conseqncias contraditrias ao mesmo fato, o que garantido mediante o esta elecimento de trs critrios dogmticos para a resoluo das antinomias. Pelo critrio hierrquico, as antinomias e istentes entre uma norma hierarquicamente superior e uma inferior devem ser resolvidas e cluindo-se do ordenamento a norma
g g f f e d d e

inferior: lex superior derrogat inferiori. Dessa forma, ser invlida uma lei que seja contrria constituio ou um decreto contrrio a uma lei. Pelo critrio da especialidade, as disposies especiais tm prevalncia so re as disposies gerais. Em ora toda lei deva ter a caracterstica da generalidade (por se aplicar a um conjunto de fatos e no a um fato especfico), essa generalidade uma faca de dois gumes. Por um lado, ela garante que os casos idnticos sero tratados da mesma forma, mas, por outro, ela trata igualmente casos que, pelas suas peculiaridades, mereceriam uma soluo diversa. Tomemos, por e emplo, a regra geral que atri ui uma determinada pena a toda pessoa que cometer homicdio, sendo essa norma aplicvel a todos os casos em que uma pes mata soa outra. Todavia, por todos sa ido que h uma regra especial, que permite matar algum em legtima defesa. Como devemos entender a relao entre essas duas regras? Se Marcos mata Pedro em legtima defesa, as duas regras so prima facie aplicveis ao caso. Todavia, a permisso especial da legtima defesa tem prioridade so re a proi io geral do homicdio, pois trata-se de uma e ceo feita regra geral, esta elecida com a finalidade de garantir um tratamento justo a essa hiptese. Assim, toda vez que uma disposio puder ser entendida como uma e ceo feita a uma regra geral, com o o jetivo de tratar desigualmente as condutas desiguais, na medida da sua desigualdade, dever ser aplicada ao caso a norma especial e no a geral. No Brasil, essa regra de interpretao no apenas doutrinria, mas encontra-se positivada no art. 2o, 2o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC), que determina: a lei nova, que esta elea disposies gerais ou especiais a par das j e istentes, no revoga nem modifica a lei anterior. . O terceiro critrio o cronolgico, que aplicvel apenas a normas de mesma hierarquia ou grau de especialidade. Nesses casos, considera-se que a norma posterior derroga a norma anterior: lex posterior derrogat priori. Dessa forma, se uma lei tem dispositivos incompatveis com determinaes de uma lei anterior, valer o contedo da regra mais nova. Portanto, mesmo que uma lei no revogue e pressamente uma norma anterior, a incompati ilidade entre elas acarretar a invalidade dos dispositivos mais antigos. Tam m essa regra prevista na LICC, que determina, no art. 2o, 1o, a lei posterior revoga a anterior quando e pressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior . De acordo com a hermenutica tradicional, a aplicao dessas regras deve resolver todas as antinomias que porventura surjam no ordenamento, o que significa que toda antinomia apenas aparente. Como, no momento em que surgem as regras contraditrias, j e iste um critrio preesta elecido para determinar qual das normas deve prevalecer, ento nunca chega a haver no sistema uma contradio de regras vigentes. No e ato instante em que entra em vigor uma lei nova, a lei anterior com ela incompatvel perde vigncia e, portanto, elas nunca so vlidas ao mesmo tempo. As leis que contradizem a Constituio no podem ser vlidas e, portanto, quando um tri unal declara a sua inconstitucionalidade, ele afirma que ela nunca foi vigente no ordenamento jurdico. Ao descrever dessa forma o pro lema das incompati ilidades normativas, a teoria tradicional termina por sustentar que toda antinomia aparente, pois a coe istncia de regras antinmicas no chega a ocorrer realmente. Porm, foi preciso admitir que e istem tam m antinomias reais, ou seja, normas cuja contradio no pode ser resolvida mediante a aplicao das trs regras e plicitadas. Nesse caso, se no houver nenhum critrio hermenutico relevante que possi ilite a escolha de uma
i h h i i h i h i h h h h i i i h h h h h i i h h i h h

das normas[5], ento o intrprete forado a admitir que am as as regras tm igual valor, o que deve conduzi-lo a pronunciar-se como se nenhuma das regras antinmicas tivesse e istido[6]. Portanto, se os critrios de resoluo de antinomias forem insuficientes para a resoluo de uma contradio normativa, a garantia da coeso intra-sistemtica e igir do intrprete a e cluso de am as as normas colidentes, como se uma anulasse a outra. Nesse caso, surgiria uma lacuna (a chamada lacuna de coliso) que precisaria ser preenchida mediante os recursos clssicos de analogia e construo.
k j j k k

Anda mungkin juga menyukai