Anda di halaman 1dari 12

1 REFERENCIAL TEORICO

Este publica.

captulo

teve

como

objetivo demonstrar

os

principais

conceitos sobre os temas relacionados s especificidades da contabilidade

2 CONCEITO DA CONTABILIDADE PBLICA

Define-se Contabilidade Pblica como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execuo dos oramentos, dos atos e fatos da fazenda pblica e o patrimnio pblico e suas variaes, ou seja, cada pessoa no pode isoladamente controlar e atender as necessidades pblicas, assim transferindo para uma instituio que represente a coletividade , administrando, planejando as finanas das organizaes publica. A mesma um meio de identificar a avaliar a destinao final do gasto publico, levando em conta as necessidades de uma populao onde no visa lucros financeiros e sim lucros sociais onde realizando somente aquilo que a lei determina, como se observa no entendimento de Heilio Kohama (2003, p. 29):

Contabilidade Publica todo o aparelhamento do Estado, preordenado a realizao de seus servios, visando satisfao das necessidades coletivas, a cincia que estuda o patrimnio em seus aspectos estatsticos e em suas variaes [...].

Portanto, a contabilidade publica serve-se das contas para os registros, os controles e as analises de fatos administrativos ocorrido na administrao pblica, registra a previso da receita e a fixao da despesa, estabelecidas no Oramento Pblico aprovado para o exerccio, escritura a execuo oramentria da receita e da despesa, faz a comparao entre a previso e a realizao das receitas e despesas, controla as operaes de crdito, a dvida

ativa, os valores, os crditos e obrigaes, revela as variaes patrimoniais e mostra o valor do patrimnio. Autores como Inaldo Arajo e Daniel Arruda (2006 p. 31) definem-se a contabilidade pblica como a contabilidade aplicada s entidades pblicas cuja finalidade determinar procedimentos normativos para que os fatos decorrentes da gesto oramentria, financeira e patrimonial das mesmas realizem-se em perfeita ordem e sejam registrados sistematicamente, de modo a mostrar, em pocas prefixadas, os respectivos resultados. A Associao Brasileira de Oramento Pblico (ABOP) apresenta a seguinte definio: o ramo da contabilidade que estuda controla e demonstra a organizao a execuo dos oramentos, atos e fatos administrativos do patrimnio pblico e suas variaes. Conforme Inaldo Arajo e Daniel Arruda (2006 p. 32):

Entre as funes da contabilidade pblica deve ser destacada a do registro das transaes oramentrias. Assim a contabilidade pblica tambm e definida como o ramo da contabilidade aplicada, que cuida das praticas contbeis aplicveis ao registro das transaes oramentrias, patrimoniais e financeiras de entidades como personalidade jurdica de direito pblico [...].

Contudo

podem-se

citar

as

principais

caractersticas

da

contabilidade pblica em sua rea de atuao. Sendo elas em nvel de governo federal, estadual e municipal, que tem por finalidade cuidar e demonstrar os fatos que afetam o patrimnio estatal, e em virtude disso constitui um importante instrumento de planejamento e controle da gesto governamental.

2.1 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE PUBLICA

Autor Heilio Kohama (2002 p. 36) o objetivo da Contabilidade Pblica o de fornecer aos gestores informaes atualizadas, relevantes e exatas para subsidiar as tomadas de decises, aos rgos de controle interno e externo para o cumprimento da legislao e s instituies governamentais e particulares, informaes estatsticas e outras de interesse dessas instituies. Os dos administradores pblicos: e tomar decises gerenciais e transparentes, dos rgos internos: cumprir a legislao, auto avaliao, autocorreco das operaes realizadas e dos rgos externos: prestar contas das receitas de despesas, administrar ou guardar bens pblicos. Em outras palavras a contabilidade pblica tem como finalidade escriturar os fatos patrimoniais, auxiliando no controle e planejamento, isto , na tomada de decises pela administrao na conduo dos negcios. Portanto estar administrando bens pblicos, registrando os fatos contbeis ligados aos mesmos, com isso permitir um acompanhamento mais detalhado da execuo oramentria por meio dos balanos gerais, onde possibilitar uma melhor analise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros, podendo assim demonstrar como a organizao obtm e emprega os recursos pblicos, e at mesmo seu endividamento. Portanto o principal objetivo da mesma o auxilio para um melhor detalhamento de como est sendo utilizado os recursos pblicos, pois todo administrador governamental tem obrigao de prestar contas de como utiliza esses devidos recursos que lhe so confiados para serem administrados em favor da coletividade. Conforme o conhecimento do autor Roberto Bocaccio (2002 p. 32):
Objetivo da contabilidade um conjunto de bens, direito e obrigaes a eles vinculados. Importante fazer a distino a ser feita entre patrimnio pblico e patrimnio contbil dos rgos e entidades da administrao pblica: os bens de uso comum, muito embora tambm formandos com recursos pblicos, e ainda que sua manuteno requeira a utilizao dos mesmos, no compem formalmente o patrimnio contbil que constitui o objeto da Contabilidade [...].

Portanto, objetiva fornecer informaes que possibilite elaborao, organizao e execuo dos oramentos, normas para registros das entradas das receitas e controle de despesas, controle do patrimnio publico, prestao de bens e valores, controle da eficincia, eficcia e efetividade na gesto dos recursos pblicos, ou seja, ser transparente, assim possibilitando a participao da populao na gesto.

2.2 PLANEJAMENTO E ORAMENTO DA CONTABILIDADE PBLICA

Planejar a forma mais correta e eficaz para se alcanar as metas estabelecidas, ou seja, programar selecionar objetivos que se procuram alcanar, determinando as aes que possa atingir tais metas. O oramento pode ser utilizado como instrumento para prever, programar, acompanhar, verificar e analisar as finanas de um determinado perodo que geralmente se aproxima de um ano, como se observa o entendimento do professor Jorge Esturin (1970).
[...] o processo pelo qual de elabora, expressa, executa e avalia o nvel de comprimento da quase totalidade do programa de governo, para cada perodo oramentrio. um instrumento de governo, de administrao e de efetivao e execuo dos planos gerais de desenvolvimento socioeconmico [...].

Mesmo deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa, pois ter uma importncia significativa do governo e administrao ele ter o poder de comunicao, entretanto quanto maior for sua clareza mais ampla ser sua influencia e utilizao. Entende-se por oramento-programa aquele que discrimina as despesas segundo sua natureza, ou seja, demonstrar em que e para que o governo gastar e tambm quem ser responsvel pela execuo de seus programas. Os princpios do oramento devem ser uno, ou seja, em sua expresso mais ampla, cada pessoa jurdica de direito pblico, cada esfera de administrao deveria dispor de um oramento que contivesse suas receitas e despesas.

De acordo com Heilio Kohama (2003) o ciclo oramentrio se subdivide em quatro etapas. A primeira delas se refere a elaborao onde se fixa os objetivos concretos para o perodo, como clculos de matrias de recursos humanos e financeiros e o que ser necessrio para sua concretizao. O segundo o estudo e aprovao: o poder executivo vai estudar e enviar o projeto de lei oramentria ao poder legislativo onde devera ser aprovado ou no. O terceiro as concretizaes anuais dos objetivos e metas determinada para o setor publico, importante lembrar que no pode faltar a coordenaes das tarefas, procurando ter racionalidade no emprego dos recursos humanos, matrias e financeiros consignados para realizar tais tarefas, para no ultrapassar as cotas oramentrias. O ultimo a analise e estudo dos objetivos dos oramentos e tambm das eventuais modificaes que podem ocorrer durante a sua execuo.

2.3 RECEITAS PBLICAS

Receita pblica entrada de recursos financeiros nas ao patrimnio pblico reflete no aumento das disponibilidades das finanas. Esses recursos tem origens correspondentes de arrecadao de tributos, contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras. E as receitas de capital proveniente da realizao de recursos financeiros de constituies de dividas, de bens e direitos. Conforme o autor Roberto Bocaccio (2002 p.118):
As receitas so tambm classificadas segundo suas fontes - grupo fonte (GFT)-, que so indicadas por um conjunto de trs dgitos. Entende-se por fonte a origem, a procedncia do recurso, e a utilizada para indicar como so financiadas as despesas, sendo de notar que a legislao - e a prpria Constituio - vinculam determinados tipos de recursos a certos tipos de aplicaes; e, ao mesmo tempo, o comprometimento da despesa fica condicionado realizao de receitas. Grosso modo, as receitas provm propriamente do Tesouro ou de outras fontes, mas podem ser utilizadas diretamente pelo rgo / entidade que as recebe ou mediante transferncia de outro rgo / entidade.

2.3.1 ESTGIOS Os estgios da receita pblica so divididos em trs sendo ele: previso ou fixao, arrecadamento e recolhimento.

A fixao e previso so onde indica a expectativa da receita, onde vo estudar, discutir e aprovar o oramento. O arrecadamento o momento que o contribuinte liquida suas obrigaes perante os agentes arrecadadores. O recolhimento a transferncia do produto da arrecadao para os cofres pblicos. Segundo o autor Roberto Bocaccio (2002 p.123):
S atravs do recolhimento, em conta especifica, que se pode dizer que os recursos estaro efetivamente disponveis para utilizao pelos gestores financeiros, de acordo com a programao que for estabelecida. Arrecadao e recolhimento se confundem nos pagamentos efetuados pelos rgos / entidades pblicas com recursos oramentrios, em que os tributos e contribuies devidos pelos beneficirios so descontados e incorporados s disponibilidades, ao caixa nico do Tesouro; isto , na pratica no chegam a transitar pelo fluxo financeiro.

Os recursos provenientes da arrecadao ou as rendas federais so creditados nos cofres pblicos do Tesouro Nacional.

2.4 DESPESAS PBLICAS

conceituada como o consumo de um bem ou servio que diretamente ou indiretamente contribuem para a gerao de receitas. A mesma definida por duas etapas, sendo uma financeira que so desembolso de recursos, para investimentos pblicos onde so denominadas gastos do capital. J a econmica se refere ao gasto ou promessas de gastos de recursos em funo da realizao de servios que visam atender as finalidades constitucionais do estado. Segundo os conhecimentos do autor Inaldo Arajo e Daniel Arruda (2006 p.110):
A despesa publica podem ser definidas como sendo o gasto ou o compromisso de gastos dos recursos governamentais, devidamente autorizados pelo poder competente, com o objetivo de atender as necessidades de interesses coletivos [...]. Em outras palavras representa desembolsos efetuado pelos agentes pagadores do Estado, em face de servios prestados ou bens consumidos.

As despesas pblicas so classificadas segundo a categoria econmica, em corrente e capital as quais so subdividas por natureza da destinao da

aplicao dos recursos onde as mesmas podem ser classificadas em despesas extras - oramentrias e em despesas oramentrias. As despesas extra-oramentrias so aquelas pagas a margem do oramento, onde independem de autorizao do Poder Legislativo, exemplos os pagamentos de restos a pagar do exerccio anterior. As despesas oramentrias so as despesas pblicas que, para serem realizadas, dependem de autorizao legislativa e no podem se efetivar sem credito oramentrio correspondente. Essa categoria econmica ainda pode ser subdividida em despesas correntes e em despesas de capital. As despesas correntes so aquelas financiam as despesas com a manuteno dos equipamentos os rgos governamentais. A mesma dividi-se em despesas de custeio que se referem a atender as obras de conservao e adaptao de bens imveis, pessoal civil, pessoal militar, material de consumo, servios de terceiros e encargos diversos. E a transferncias correntes que so dotaes para despesas as quais no correspondam contraprestao direta de bens ou servios destinados atender a manuteno de outras entidades de direito publico ou privado. As despesas de capitais so aquelas realizadas com o propsito de forma ou adquirir ativos reais envolvendo o planejamento e a execuo de obras, como a compra de instalaes, equipamentos, ttulos representativo do capital de empresas ou entidades de qualquer natureza, ou seja, representam os gastos realizados pela administrao publica com a finalidade de criar novos bens de capital.

DELIMITAO DO TEMA

A contabilidade em geral a cincia que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econmico-financeiros acontecidos dentro de um patrimnio pertencente a uma entidade, mediante a aplicao do seu conjunto de princpios, normas, tcnicas e procedimentos prprios. Dentre isso temos a contabilidade publica que um dos ramos da cincia contbil, a mesma trata das finanas, situaes oramentrias das entidades e a administrao direta e indireta dos entes pblicos. Assim o presente estudo se prope a investigar o seu diferencial em meio a outras contabilidades. Diante disso leva-se a seguinte questo problema: que especificidades a contabilidade pblica apresenta que a difere das demais contabilidades?

OBJETIVO GERAL

Ao final desse estudo o grupo pretende compreender a importncia da contabilidade pblica para a sociedade e quais os fatores que a diferencia das demais contabilidades.

4.1 Objetivo Especifico

Apresentar os principais conceitos de contabilidade pblica definidos pelas principais organizaes nacionais e pelos estudiosos da matria, dando ao interessado condies bsicas para a construo de uma nova definio sobre sua aplicabilidade. Apresentar os objetivos bsicos e a utilidade prtica da contabilidade pblica.

JUSTIFICATIVA

Ao iniciar um estudo busca-se compreender todos os aspectos que envolvem e legitimam a pesquisa, podendo assim, justificar o desenvolvimento do projeto e da aplicao do estudo, de forma a conhecer e saber qual sua importncia em meio sociedade e as suas funes, apresentando assim ao pblico alvo dados relacionados s caractersticas que envolvem o referido assunto. Considerando suas especificidades, e como so aplicadas, o presente estudo procura demonstrar para a sociedade o quanto a contabilidade pblica significativa e o grau de importncia de sua existncia dentro das entidades pblicas. Em virtude disso vivel citar que o proposto estudo se torna necessrio para proporcionar ao leitor uma viso atualizada da correta utilizao desse ramo da contabilidade.

3 METODOLOGIA

O presente estudo consiste em avaliar e analisar por meio de pesquisa metodolgica as aes da contabilidade pblica procurando viabilizar uma real clareza de seus mtodos utilizados nas entidades pblicas. Em relao aos objetivos, a pesquisa adotada descritiva onde ir possibilitar ao pesquisador repassar as informaes coletadas de forma que lhe foram apresentados, descrevendo assim aspectos relacionados ao grupo avaliado. De acordo com Gil (2002) a pesquisa descritiva descreve fatos e fenmenos fsicos e humanos sem que o pesquisador interfira atravs do levantamento ou observao sistemtica do fato.
As pesquisas descritivas tm como objetivo primordial a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou, ento, o estabelecimento de relaes entre variveis. So inmeros os estudos que podem ser classificados sob este ttulo e uma de suas caractersticas mais significativas est na utilizao de tcnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionrio e a observao sistemtica (GIL, 2002, p. 42).

Quanto aos procedimentos de coleta de dados, a pesquisa se dar por meio de anlise de levantamento ou surveys, onde no mesmo sero aplicados formulrios com perguntas objetivas e claras onde estar traando o perfil do entrevistado e ao mesmo tempo possibilitando ao final do estudo uma anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros das entidades as quais a presente pesquisa se refere. Conforme Gil (2002):

[...] o questionrio um dos procedimentos mais utilizados para obter informaes. Aplicada criteriosamente, esta tcnica apresenta elevada confiabilidade. Podem ser desenvolvidos para medir atitudes, opinies, comportamento, circunstncias da vida do cidado, e outras questes. Quanto aplicao podem ser aplicados individualmente ou em grupos. Pode incluir questes abertas, fechadas, de mltipla escolha, de resposta numrica, ou do tipo sim ou no.

Com relao fonte de dados a pesquisa ser de campo, pois a mesma permite aprofundar o estudo buscando conhecimentos e entendendo a importncia de sua utilidade perante as entidades pblicas. Para Gil (2002, p. 53): No estudo de

campo, o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, pois enfatizada importncia de o pesquisador ter tido ele mesmo uma experincia direta com a situao de estudo. Depois dos dados coletados estes sero analisados de forma qualitativa, de modo que as anlises sero consideradas a relevncia da informao obtida.Em relao pesquisa qualitativa observa-se:
[...] os estudos que empregam ma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interao de certas variveis, compreender e classificar processos dinmicos vividos por grupos sociais [...] (BEUREN, 2006, p. 91).

O questionrio ser direcionado para uma s pessoal entrevistada, a qual trabalha no setor financeiro e, por isso, possui conhecimento que viabilizaro o desenvolvimento e a credibilidade das informaes.

REFERENCIAS

ARAUJO, Inaldo; ARRUDA Daniel Contabilidade Pblica: Da teoria pratica. So Paulo: Saraiva 2006. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. JUSTA, Fernando Antonio. O papel da Contabilidade. Disponvel em: < http://www.sindicontjlle.org.br/downloads/O_papel_da_contabilidade>.Acesso em: 21 abr. 2010. KOHAMA, Heilio Contabilidade Publica: teoria e pratica. 9.ed. So Paulo: Atlas, 2003. PISCITELLI, Roberto Bocaccio; TIMB, Maria Zulene Farias; ROSA, Maria Berenice Contabilidade Pblica: Uma Abordagem da Administrao Financeira Publica. 9.ed.So Paulo: Atlas, 2006.

Anda mungkin juga menyukai