Anda di halaman 1dari 24

Quand la sociologie des sciences se saisit de la sociologie de lart

561

A TEORIA DAS RELAES SOCIAIS DE SEXO: um quadro de anlise sobre a dominao masculina
Anne-Marie Devreux*

Resumo: Este artigo expe o sistema conceitual elaborado na Frana, em torno do conceito de relao social de sexo. Mostra as ligaes tericas entre, de um lado, as modalidades de ao ou as atividades dessa relao social, isto , a diviso sexual do trabalho, a diviso sexual do poder e a produo de categorias de pensamento sexuadas e, de outro lado, as propriedades formais das relaes sociais de sexo: seu carter transversal, sua dinmica, seu carter antagnico. Essas propriedades so ilustradas por meio dos resultados de pesquisas de campo efetuadas pela autora na rea da famlia, do trabalho domstico e da armada ou, ainda, a propsito da sexuao da memria. Igualmente, o artigo explicita a preferncia da autora pelo conceito de relao social de sexo, relativamente ao conceito de relao social de gnero. Palavras-chave: relao social de sexo, dominao masculina, categorizao de sexo, teoria sociolgica, epistemologia.

Este artigo prope uma construo terica sociolgica: a teoria das relaes sociais de sexo, elaborada na Frana1 h pouco mais de vinte anos e para a qual contribu desde o incio. Recentemente, clarifiquei laos lgicos entre diferentes conceitos amplos utilizados no domnio dos estudos sobre as mulheres, o gnero e as relaes entre os grupos de sexo.

* Doutora em Sociologia, Pesquisadora HDR (Habilitada a Dirigir Pesquisas) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Paris. Est ligada ao Laboratoire Cultures et Socits Urbaines, unidade mista CNRS e Universidade Paris 8. Este artigo retoma palestra feita em 7 de dezembro de 2004, no Ncleo de Estudos e Pesquisa sobre e Mulher da Universidade de Braslia (NEPeM/UnB). Traduzido do francs por Ana Lisi Thurler. Artigo recebido em 23 jun. 2005; aprovado em 28 nov. 2005.
3, p. 561-584, set./dez. 2005 Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 541-560, set./dez. 2005

562

Anne-Marie Devreux

A sociologia das relaes sociais de sexo se distingue das teorias de gnero e iniciarei minha exposio por esse ponto, que me parece essencial para se compreender sua importncia terica e prtica. Desenvolverei, em seguida, o contedo do sistema conceitual das relaes sociais de sexo, isto , seus modos de ao e suas propriedades formais. Em torno desse ltimo ponto, apresentarei algumas ilustraes selecionadas de meus trabalhos empricos. Na realidade, o fio condutor de minha pesquisa foi explicitar as propriedades formais das relaes sociais de sexo.

Gnero e relaes sociais de sexo


Nos estudos franceses em torno da dominao dos homens sobre as mulheres, gnero e relaes sociais de sexo no so conceitos opostos. Freqentemente so usados como sinnimos, mas, em meu entendimento, se distinguem sob muitos ngulos. Por diversas razes prefiro o conceito de relao social de sexo. O ponto mais importante reside na acentuao do fato de que as relaes entre os homens e as mulheres constituem uma relao social. O gnero diz mais das categorias, da categorizao do sexo que, para mim, o resultado da relao, uma das modalidades pelas quais a relao social entre os sexos se exprime, mas no toda a relao. No sentido marxista, uma relao social uma oposio estrutural de duas classes com interesses antagnicos. Com o estudo das relaes sociais de sexo assistimos a um enriquecimento do marxismo. Para esse campo de estudos, os sistemas de representao (o domnio do ideal, para retomar a expresso de Maurice Godelier, 1984) so to importantes quanto as prticas da diviso do trabalho e do poder, to importantes quanto a dimenso material na dominao dos homens sobre as mulheres. Reciprocamente, o material to importante quanto o ideal, o que rompe com a concepo exposta por Pierre Bourdieu sobre a dominao masculina (1998). Para ele, no caso da dominao masculina, as formas simblicas da dominao so preeminentes. A opresso material admitida, mas deixada fora da anlise. Pierre Bourdieu fez das formas simblicas da dominao a totalidade heurstica da dominao masculina (Devreux, 2000).
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

563

Uma segunda razo leva-me a preferir o conceito de relao social de sexo ao de gnero: o primeiro nomeia explicitamente o sexo enquanto o segundo termo evita mencion-lo e o eufemiza. Ora, a referncia ao sexo biolgico parece-me essencial pois a classificao social dos indivduos, desde o nascimento, operada sob esse critrio ou, mais precisamente, sob a representao social segundo a qual esse critrio de uma importncia primordial para classificar os indivduos. Psiclogas francesas feministas (Hurtig & Pichevin, 1986) demonstraram que classificar e definir os indivduos no nascimento pelo critrio da ausncia ou da presena do pnis constitui um ato social: essa reduo da identidade social ao pnis (ou no) um ato social.2 Cada nascimento d lugar a esse sinttico e fundamental ato social. Fundamental para cada indivduo e seu futuro, pois a partir desse ato de classificao, sua trajetria comea sob o signo da diferena e da hierarquia. A sociloga feminista Christine Delphy (2001) falou do pnis como de um marcador da diviso social: portanto, o gnero precede o sexo, 3 deduz ela do fato de que as categorias de classificao pr-existem importncia real do sexo, pr-existem a cada marcao individual. Concordo com ela. Considero, entretanto, mais claro dizer que a relao social constri-se em torno desse marcador do sexo e, finalmente, que o sexo primordial, como representao operadora dessa classificao. Do mesmo modo, prefiro falar em relaes sociais de raa para nomear o carter trivial, grosseiro e brutal dessas relaes que tambm hierarquizam os indivduos com base na cor da pele (outro marcador da diviso social entre os indivduos), mais do que falar em relaes intertnicas (como se pode encontrar mais e mais freqentemente na Frana). Na verdade, essa expresso mascara o dio, a brutalidade e a superioridade da idia que o branco faz de si mesmo em relao ao no-branco. De certo modo pode-se dizer que o branco da pele o pnis da raa: somos brancos ou no-brancos. Somos machos ou no-machos. Pode-se pensar na repulsa dos machos aos no-machos. Por vezes, segundo eles, os homossexuais ou os transexuais.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

564

Anne-Marie Devreux

Uma terceira razo leva-me a preferir o conceito relao social de sexo ao de gnero. Em francs a palavra gnero polissmica. Recobre uma definio vaga, incerta do conceito, segundo os pesquisadores ou segundo os atores, ou instituies que a empregam. Algumas vezes, o sexo do registro de nascimento (o problema existe principalmente em ingls), outras vezes o gnero gramatical e, outras vezes ainda, a categorizao social. Em francs a palavra gnero possibilita que evitemos pronunciar a palavra sexo e de fazer referncia ao sexo (sex, em ingls), sexualidade. A sexualidade e o campo das relaes sexuais fazem parte do problema das relaes sociais de sexo, mas no constituem a totalidade do problema. Penso que a utilizao do conceito de gnero permitiu s pesquisadoras francesas serem percebidas como menos agressivas, menos feministas, por suas instituies e por seus colegas homens. No chocando, elas pensavam chegar mais facilmente a um consenso cientfico sobre a questo da dominao masculina, mantendo-se mais politicamente corretas. De certa maneira, elas eram mais polidas, no nomeando nem a violncia e o antagonismo contidos na idia de relao social, nem o critrio um pouco animal de sexo. tambm o que permitiu, em minha interpretao, que pesquisadores homens ingressassem nesta rea de pesquisa cientfica, tornada, assim, mais consensual. Porque, um pouco como ocorre com o termo condio feminina, o termo gnero evoca a idia de um problema social sofrido pelas mulheres, de uma desigualdade social construda, mas na qual os homens no seriam atores. Includos na construo de gnero e defendendo sua situao, classificados como gnero masculino apesar deles, nada teriam a ver com os efeitos dessa classificao. A relao social de sexo nomeia explicitamente a confrontao entre duas classes de sexo. No pode haver relao social com uma categoria nica. No pode haver relao social sem confrontao. Uma vez colocadas essas preliminares terminolgicas, como fazer funcionar esse conceito de relao social de sexo na anlise sociolgica? E por que falar em relaes sociais de sexo no plural e, outras vezes, em relao social de sexo no singular? Na Frana, no
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

565

desenvolvimento do pensamento sociolgico feminista, a expresso surgiu no plural. Focalizemos, ento, a variabilidade das relaes sociais de sexo, o carter varivel das formas que elas assumem. Tratava-se de designar o fato de que essas relaes no se limitavam a uma s esfera, esfera da famlia, por exemplo, nem s relaes homens/mulheres no mbito do casal conjugal. Tratava-se de falar das formas diversas assumidas por essas relaes, das formas materiais na explorao do trabalho das mulheres, por exemplo, e das formas simblicas de opresso ligadas definio de imagens negativas da mulher e de suas atividades. Assim apreendidas, as relaes sociais de sexo recobrem, ento, todos os fenmenos de opresso, de explorao e de subordinao das mulheres aos homens. E essa quantidade de formas e de fenmenos que se oferece como realidade observao sociolgica. O conceito de relao social de sexo se firmou pouco a pouco como uma ferramenta de anlise, representando a sntese terica dessas mltiplas dimenses da dominao masculina. No singular, uma representao cientfica que traduz a unicidade da lgica da organizao do social que constitui essa dominao das mulheres pelos homens e a irredutibilidade dessa dominao a outra relao social. Consagrei meu programa de pesquisa construo de um quadro terico que permitisse apreender essa lgica social complexa, decompondo o conceito de relao social de sexo em subcategorias de anlise, tornando-o mais operacional. Se a pesquisa francesa no domnio do gnero e das relaes sociais de sexo foi construda freqentemente em colaborao com pesquisadoras organizadas em redes, essa perspectiva propriamente terica um feito de um nmero restrito de pesquisadoras. necessrio acumular um grande nmero de resultados empricos, de concluses de pesquisas de campo e de comparaes, internacionais ou entre homens e mulheres, para poder comear a construir categorias de anlise vlidas para confrontaes de resultados. A construo do sistema conceitual que agora proponho decorre de trabalhos comparativos e dessas confrontaes. fruto de um
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

566

Anne-Marie Devreux

longo caminho terico destinado a fundar a definio de categorias intermedirias de pensamento para apreender as relaes sociais de sexo na complexidade do funcionamento social e apesar dessa complexidade , particularmente apesar da dificuldade que representa a articulao das relaes sociais de sexo com as relaes de classe, de raa ou de idade. A primeira grande relao sistmica que proponho a que existe entre as atividades das relaes sociais de sexo e suas propriedades formais. As primeiras so as modalidades de ao pelas quais essas relaes se exprimem: a diviso sexual do trabalho, a diviso sexual do poder e a categorizao do sexo ou a diviso das categorias do pensamento sobre os sexos. As segundas, as propriedades, so as caractersticas formais sob as quais essas relaes aparecem no espao social, por meio do partilhamento desse espao em esferas ou campos, como a esfera do trabalho produtivo, da famlia, da escola, do poltico, etc. Trata-se do carter transversal (a transversalidade), do carter dinmico e do carter antagnico das relaes sociais de sexo, sobre os quais retornarei. Todas essas categorias de anlise atividades, diviso sexual do trabalho ou do poder, categorizao, propriedades formais, transversalidade, dinmica, antagonismo no mudam fundamentalmente nada relativamente ao funcionamento das relaes sociais de sexo. Representam a decomposio terica desse funcionamento, permitindo a apreenso desse funcionamento, possibilitam o conhecimento dele, a tomada de conscincia e, assim, podem tornar-se instrumento de mudana. Portanto, so categorias cognitivas e, como tal, instrumentos de mudana social.

As atividades das relaes sociais de sexo


Na Frana, relaes sociais de sexo e diviso sexual do trabalho foram, por muito tempo, conceitos assimilados a ponto de se recobrirem totalmente e serem quase sinnimos, ou, ao menos, de terem a mesma capacidade de englobar todos os fenmenos sociais
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

567

ligados dominao dos homens sobre as mulheres (Kergoat, 2000). Por outro lado, as feministas historiadoras ou as cientistas polticas tendiam a colocar, alm dessa diviso sexual do trabalho, a questo do compartilhamento do poder entre os sexos ou, mais precisamente, da excluso das mulheres das esferas do poder e da deciso. Alis, conforme os objetos de estudo, a opresso ideolgica e a inferiorizao simblica dos valores ligados s atividades femininas passaram a ser os valores primeiramente invocados na explicao dos fenmenos de reproduo das desigualdades entre os sexos. Meus trabalhos sobre trajetrias familiares e profissionais de homens e mulheres, assim como minhas pesquisas sobre a socializao dos meninos e sua aprendizagem sobre a dominao masculina, levaram-me a renunciar a toda hierarquizao dessas diferentes expresses das relaes sociais de sexo e a concluir, no atual estgio dos conhecimentos em Sociologia, que a diviso sexual do trabalho, a diviso sexual do poder e a categorizao do sexo podem ser tidas como as trs atividades, as trs modalidades de expresso das relaes sociais de sexo, sem que seja possvel dizer que uma delas, em todas as esferas e em todos os momentos de desenvolvimento de uma sociedade, tem precedncia sobre as outras duas. As relaes sociais de sexo exprimem-se simultnea e conjuntamente por essas trs modalidades. S o ponto de vista da pesquisa (ou o ngulo de aproximao dos objetos que construmos) muda. Essas trs modalidades de diviso e de hierarquizao dos homens e das mulheres, de sua atividade de trabalho, de seu poder e dos valores ligados a ambos constituem a relao social de sexo ela mesma, propriamente falando. Conjuntamente, essas trs modalidades constituem a relao social de sexo. A diviso sexual do trabalho, qual certas anlises tendem a reduzir as relaes sociais de sexo, uma diviso social: a organizao social do compartilhamento do trabalho (e, portanto, tambm, do emprego) entre os dois grupos de sexo. Essa diviso sexual do trabalho atravessa toda a sociedade e articula os campos do trabalho produtivo e do trabalho reprodutivo. No os separa: ela os articula excluindo ou integrando, segundo os momentos e as necessidades dos dominantes,
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

568

Anne-Marie Devreux

as mulheres esfera produtiva, devolvendo-as global ou parcialmente esfera reprodutiva. O trabalho reprodutivo, cujo reconhecimento como trabalho resultado de longas pesquisas feministas, diz respeito no somente ao trabalho domstico propriamente dito, mas, tambm, ao trabalho parental e a todas as tarefas de cuidados e de assumir responsabilidades pelas pessoas (trata-se do care anglo-saxo). A diviso sexual do poder transversal pois, tambm ela, integra a relao social de sexo, conjuntamente com a diviso sexual do trabalho e a categorizao do sexo. A pesquisa feminista mostrou que a repartio dos poderes entre os sexos no resultava de processos naturais ligados a capacidades fsicas dos homens e das mulheres. Trabalhos sobre poltica, de um lado, e sobre violncia, de outro lado, alimentaram uma reflexo sobre o sexo do poder e desvelaram mecanismos pelos quais os homens fundam a natureza do poder na diviso das funes produtivas (exercidas na esfera do trabalho) e reprodutivas (exercidas na esfera da famlia). Assim, a diviso sexual do poder apia-se tanto sobre a diviso sexual do trabalho quanto sobre a categorizao, isto , a definio das categorias ligadas sexuao social. Por exemplo, a cidadania respectiva dos homens e das mulheres, isto , seus direitos e seus deveres perante a comunidade nacional, definida em funo do lugar que eles e elas, supostamente, ocupam na esfera do trabalho e na famlia. Em outras palavras, tambm no corte que a sociedade instaura entre o domnio do pblico e o domnio do privado. A categorizao um terceiro modo de ao das relaes sociais de sexo que se exerce conjuntamente com os dois primeiros. Cada vez que h diviso sexual do trabalho ou do poder, h criao e reiterao de categorizaes sexuadas. A primeira das grandes categorizaes sociais de sexo concerne, evidentemente, partio dos indivduos entre categorias de sexo, entre homens e mulheres. Seguiu-se toda uma viso do mundo organizada em um sistema de atributos, de normas, de valores, etc., fixando uma oposio entre o masculino e o feminino. Por exemplo, o trabalho parental efetuado pelas mulheres, em nome de sua funo biolgica na reproduo da vida humana, h muito tempo foi qualificado como funo maternal,
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

569

sem que haja um equivalente masculino. Assim, a parentalidade, ligada ao fato parental de assumir a responsabilidade material das crianas, no adviria do domnio do social, mas derivaria da natureza maternal das mulheres. Esse trabalho de categorizao operado por meio das relaes sociais de sexo consiste em dar e fixar como verdade definies sociais: estabelecer o que um homem e o que uma mulher; estabelecer o que trabalho e o que no o ; o que produo e o que no o . Estabelecer, tambm, o que normal para uma mulher e o que no o ; estabelecer o que possvel para uma mulher e o que no o ; estabelecer o que socialmente aceitvel e o que desvalorizvel, etc. Tal trabalho de categorizao assimtrico: a posio dominante dos homens dispensa estabelecer o que o masculino, pois o masculino a norma de referncia. necessrio, para essa dominao masculina, ditar o que no suficientemente viril (por exemplo, com relao homossexualidade) para consolidar a norma de referncia. Essas trs atividades so, portanto, uma decomposio do conceito de relao social de sexo e correspondem, na anlise, a privilegiados pontos de vista. Como vimos anteriormente, para certas pesquisadoras, a diviso sexual do trabalho constitui a relao social de sexo e de poder, sendo as categorias de sexo decorrente dessa primeira estruturao do social. Assim, o poder seria a conseqncia da diviso sexual do trabalho produtivo e reprodutivo. Pessoalmente, considero que tal concepo pode corresponder a certos momentos, a certos estados das relaes sociais de sexo, mas pode tambm bloquear o pensamento, uma vez que, a priori, foi decidida uma tal hierarquizao entre as expresses das relaes sociais de sexo. Parece-me que isso impede a utilizao da teoria das relaes sociais de sexo em outras sociedades, alm daquelas sociedades onde o trabalho assalariado o motor de parties sociais. Por exemplo, o trabalho de categorizao, isto , a atividade simblica das relaes sociais de sexo, a atividade de classificao hierarquizada entre homens e mulheres e seus respectivos atributos, parece-me, s vezes, mais importante do que a diviso sexual do trabalho como mecanismo
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

570

Anne-Marie Devreux

das relaes sociais de sexo. No Afeganisto, esconder as mulheres sob o chador e mat-las se uma mecha de seus cabelos ficar mostra, quer dizer: esta mulher vale somente como propriedade de um homem, mesmo que ela nada faa como trabalho. A teoria das relaes sociais de sexo, como a apresento, pretende ter um alcance heurstico universal na decifrao dos fatos sociais relativos opresso das mulheres, ou seja, dominao dos homens sobre as mulheres.

As propriedades formais das relaes sociais de sexo


Em referncia realidade das expresses de relaes sociais de sexo, que so as atividades de diviso e de categorizao explicitadas anteriormente, as propriedades formais constituem uma representao cientfica que visa permitir balizar o funcionamento especfico dessas relaes no emaranhado de fatos sociais e, notadamente, de apreender sua evoluo.

A transversalidade das relaes sociais de sexo


A primeira dessas propriedades foi posta em evidncia graas s pesquisas sobre as articulaes entre sistema produtivo e esfera familiar (Le sexe du travail, 1984). Ela diz respeito transversalidade das relaes sociais de sexo. Essa propriedade indica, ao mesmo tempo, que se pode encontrar essas relaes em ao por toda parte na sociedade e que sua lgica coloca em relao ou articula todos os campos da sociedade. Por exemplo, ela coloca em relao o trabalho profissional e a famlia, o trabalho profissional e a sade, a poltica e o trabalho, a poltica e a famlia, e mesmo a poltica e as articulaes entre trabalho e famlia, ou ainda, o exrcito e a famlia, etc. Essas relaes podem operar por toda parte, significando isso que se pode descobri-las agindo mesmo l onde somente uma
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

571

categoria de sexo est fisicamente representada. Em pesquisa com homens convocados para o servio militar (quando o recrutamento no havia ainda sido suprimido na Frana), demonstrei que as relaes de sexo operavam na diviso do trabalho, na repartio dos poderes e nos processos de categorizao, mesmo que as mulheres estivessem fisicamente ausentes da esfera militar (Devreux, 1992, 1997). As relaes sociais de sexo podem tambm agir em ambientes exclusivamente masculinos. A descoberta dessa caracterstica das relaes sociais de sexo permitiu romper com a idia de que essas relaes dizem respeito somente, ou sobretudo, s relaes entre os homens e as mulheres no seio da famlia ou, pior, no mbito do casal conjugal. A idia de transversalidade das relaes sociais de sexo se imps, entretanto, aps um conjunto de trabalhos sobre as articulaes entre a funo dita reprodutiva e a funo produtiva das mulheres. Parti da hiptese de que, em uma sociedade como a sociedade francesa, que dispe dos meios de controle dos nascimentos, no se poderia compreender as escolhas das mulheres em matria de fecundidade (nmero de crianas, momento dos nascimentos, espaamento entre os nascimentos, etc.), se no se estudasse simultaneamente seu estatuto sob o olhar do mundo do trabalho e, eventualmente, seu lugar nesse mundo. A sociedade francesa uma sociedade relativamente livre do ponto de vista do acesso contracepo e ao aborto. As decises individuais em matria de fecundidade so determinantes do nvel de natalidade. At o final dos anos 70, os especialistas das cincias sociais associaram a questo da reduo da natalidade ao fato de as mulheres, decidindo se inserir no mercado de trabalho, colocarem em risco o nvel de sua fecundidade e, por conseqncia, a reproduo da sociedade. Era a poca em que os poderes pblicos buscavam diversas frmulas atraentes para manter as mulheres em casa e conseguir que elas produzissem o famoso terceiro filho, que garantia a renovao das geraes. Era um ponto de vista que considerava o trabalho profissional das mulheres na dimenso de uma atividade e no seu contedo real: trabalhando as mulheres estavam, sobretudo,
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

572

Anne-Marie Devreux

ausentes de casa. Era como se o seu trabalho profissional no tivesse contedo, nem condies materiais ou financeiras de execuo, nem sentido ou interesse prprio para as mulheres. Entrevistas com mulheres ativas e mes de famlia confirmaram que a vida profissional das mulheres e seu ambiente de trabalho tm, ao contrrio, importncia capital na determinao do tamanho de sua descendncia e, portanto, sobre sua fecundidade. As condies oferecidas maternidade no trabalho (Devreux, 1986) desempenham um papel na deciso de ter ou no um filho. Desde que as mulheres quiseram trabalhar, a participao na produo passou a ser para elas garantia identitria para alm de ter uma profisso e para alm do peso econmico , e a escolha da maternidade tornou-se dependente das condies da vida profissional delas. Minhas pesquisas, desenvolvidas junto a mulheres de diferentes categorias socioprofissionais e em diversos ambientes de trabalho, mostraram que a produo da vida humana muito mal integrada produo de bens e servios, a despeito de a sociedade francesa se dizer muito protetora da maternidade e do nascimento. Salvo em certos ambientes de trabalho muito feminilizados, nos quais a maternidade contribui para relaes de solidariedade com as mulheres grvidas, a maioria das mulheres sofre muito fortemente a contradio estrutural entre sua funo reprodutora e sua funo produtora. As mulheres de nveis superiores, que esto em postos de forte responsabilidade, retardaro suas maternidades e, algumas vezes, decidiro, finalmente, por um nmero de filhos inferior ao que teriam desejado. As operrias no tero outra soluo para levar sua gravidez a termo do que sair da produo. Quando as condies para a guarda de seus filhos se tornam excessivamente difceis e onerosas, elas caem em empregos precrios e com horrios flexveis para compatibilizar um lugar no mercado de trabalho e o desempenho de suas funes maternais. Umas so desestabilizadas em seu projeto reprodutivo; as outras, em sua funo produtiva. Pesquisas que desenvolvi junto a pais mostraram que, para os homens, ao contrrio, a paternidade, geralmente, fortalece seu estatuto profissional. Segundo estudos estatsticos (Fermanian & Lagarde,
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

573

1998), mais eles tm filhos, mais investem no domnio profissional e se ausentam da vida familiar, deixando de assumir a responsabilidade material, real, dos filhos e melhorando seu estatuto profissional. Nos relatos de vida de pais que entrevistei, constatei, tambm, que a minoria dos homens que verdadeiramente partilhava com as mes o trabalho educativo e os cuidados com os filhos apresentava a tendncia de ter uma trajetria profissional que se aproximava da trajetria das mulheres mes e ativas: por exemplo, eles sofriam atrasos nas carreiras, relativamente a outros homens, eram excludos de horrios suplementares e tinham suas remuneraes menores do que as remuneraes dos homens que no participavam, na vida cotidiana, da educao de suas crianas. A propsito das articulaes entre a trajetria profissional e a trajetria familiar, demonstrei que a diviso sexual do trabalho opera de maneira transversal nos domnios do trabalho e da famlia. Confrontando esses resultados com os de outras pesquisadoras, foi possvel demonstrar que todos os domnios da sociedade so atingidos pela transversalidade das relaes sociais de sexo. Foi a razo pela qual pesquisei, a seguir, como se articulam as trajetrias familiar, amorosa, escolar e pr-profissional com a experincia do servio militar no processo de socializao dos meninos pelo exrcito, com o alistamento militar. Retomarei mais adiante aos resultados desse estudo.

A dinmica das relaes sociais de sexo


A importncia da questo da dinmica prpria das relaes sociais de sexo surgiu quando foi colocada a interrogao sobre a reproduo social e a dinmica das hierarquias entre os sexos na mudana social. Em Sociologia, a idia de reproduo social recobre, freqentemente, a idia de uma reproduo do idntico, enquanto a mudana social mais freqentemente percebida em sua dimenso de progresso social. Ora, a mudana social pode se dar tanto no sentido do progresso, quanto no sentido da regresso social. No
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

574

Anne-Marie Devreux

funcionamento de uma relao social, o sentido de mudana no pode ser apresentado antecipadamente, pois ela resultado da relao de fora entre os dois grupos envolvidos. Relativamente dominao masculina, socilogos no feministas e algumas vezes at feministas freqentemente pensam ser a melhoria da situao das mulheres o nico processo de mudana digno de interesse. Entretanto, numerosos fenmenos de regresso social com referncia mulher, por toda parte no planeta, so, periodicamente, constatados por meio das observaes sociolgicas ainda que a interpretao desses resultados no ocorra no sentido do consenso social, mesmo em pases desenvolvidos como a Frana. necessrio, portanto, que a pesquisa feminista em cincias sociais trabalhe nos dois sentidos: no estudo do progresso social e no estudo da regresso social no que diz respeito situao das mulheres. Falar da dinmica das relaes sociais de sexo implica que essas relaes se desenvolvem segundo sua prpria lgica, mesmo que essa lgica esteja em interao com aquelas de outras relaes sociais, sejam de classe, de raa ou de gerao. Isso significa que elas no evoluem somente porque a relao capital e trabalho se modificava, como durante muito tempo os marxistas supunham. O progresso social em favor das classes trabalhadoras no significa, automaticamente, o progresso em favor das mulheres, enquanto mulheres dominadas pelos homens: a degradao do mercado de trabalho, por exemplo, freqentemente conduz a uma degradao acentuada no nvel de emprego para as mulheres, pelas desigualdades de sexo e pela inferiorizao social das mulheres. Coloco em evidncia, particularmente, o carter dinmico das relaes sociais de sexo, o carter moderador ou impulsionador da mudana, por meio de um estudo sobre o trabalho da memria em relatos biogrficos de homens e de mulheres. Trata-se de anlise secundria do material das investigaes sobre maternidade e paternidade que mencionei anteriormente. Quando realizei essa pesquisa sobre a memria, ela constitua objeto de estudo original na Sociologia francesa. At ento, a memria era um tanto o domnio reservado dos historiadores, particularmente dos historiadores usando
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

575

fontes orais. Em Sociologia, Maurice Halbwachs (1925) abriu um caminho, mostrando que os determinantes do funcionamento da memria so sociais: situam-se nas experincias vividas no presente, que do a essa memria seus quadros sociais. Esses materiais de pesquisa abordam a experincia do trabalho domstico e parental entre homens e mulheres, eles mesmos pais, mas tambm filhos e filhas de seus prprios pais e mes. Se todas as mulheres entrevistadas realizam o trabalho educativo e de cuidados com os filhos, no grupo dos homens pode-se distinguir os homens que participam dessas tarefas daqueles que so, material e concretamente, descomprometidos. Comparando, por um lado, os homens e as mulheres e, de outra parte, o grupo dos homens participantes das tarefas domsticas e parentais com os homens no participantes, foi possvel revelar fortes diferenas no modo pelos quais esses homens e essas mulheres rememoravam, no decorrer de suas prprias infncias, o trabalho que seus prprios pais e mes realizavam. Assim, os homens que realizam hoje o trabalho domstico e parental tendem a se aproximar do grupo das mulheres medida que so muito mais capazes de colocar em cena, na exposio de suas lembranas, o trabalho realizado por suas mes no interior de sua famlia de origem. Ao contrrio, os homens hoje distanciados das contingncias materiais da vida domstica e dos cuidados com os filhos valorizam a figura paterna nas lembranas de sua famlia de origem, omitindo-se de falar em sua me ou minorando visivelmente sua atividade: Minha me? Ah, ela no trabalhava. Entretanto, recompondo os elementos de sua famlia de origem na continuidade da entrevista, constatava-se que a me desses homens, por um lado, efetuava todo o trabalho domstico da casa e, por outro lado, exercia uma atividade profissional sob os olhos mesmo da criana que agora era nosso entrevistado, sendo a cuidadora das crianas no domiclio. Ao contrrio, quanto mais o pai desses homens estava ausente da famlia pelo fato de seu super-investimento na esfera profissional (horas suplementares, retornos tardios casa), mais os filhos colocamSociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

576

Anne-Marie Devreux

no hoje em um pedestal simblico, transformam-no em uma figura mtica de uma autoridade superior, sendo o apoio para seu poder precisamente a distncia dos problemas materiais cotidianos da educao das crianas. Conclu ser a atividade domstica presente dos indivduos que os torna capazes de rememorar o trabalho domstico realizado por sua me, em sua infncia. Esse resultado tal que os homens que hoje realizam tarefas domsticas adotam, para falar sobre isso, o mesmo ritmo da palavra das mulheres. Um ritmo de discurso que encadeia verbos de ao, descrevendo a sucesso rpida das tarefas do trabalho domstico, em particular quando se trata de se ocupar com as crianas: um discurso impregnado de referncias concretas, colado materialidade das aes, enquanto os pais hoje noparticipantes evocam sua paternidade e a de seu prprio pai em termos muito generosos, filosofando sobre a funo paterna e sua importncia na ordem familiar e social. Os quadros da memria no so somente sociais. So tambm sexuados: eles so sociossexuados (Devreux, 1985). Do ponto de vista da questo da dinmica das relaes sociais de sexo, essa pesquisa ilustrou um dos caminhos pelos quais se reproduzem as representaes dos lugares ocupados por homens e mulheres na diviso sexual do trabalho domstico (e profissional). Ela permitiu compreender como se reproduzem ou se transformam as formas ideais das relaes sociais de sexo e como esse processo acompanha a mudana ou o imobilismo das prticas sociais. Como se v nesta rpida sntese, esta reflexo sobre a memria ilustrou tambm o funcionamento da diviso sexual do trabalho, do poder patriarcal na famlia e, enfim, da produo dos valores ligados a atividades dos homens e das mulheres, isto , do trabalho de categorizao operado pelas relaes sociais de sexo.

O antagonismo das relaes sociais de sexo


O antagonismo das relaes sociais de sexo constitui uma terceira propriedade dessas relaes. No que concerne s relaes
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

577

entre homens e mulheres, no fcil admitir a idia de um antagonismo de classe. Com efeito, essa hiptese sugere que os grupos de sexo se opem por interesses radicalmente contrrios, mesmo que as relaes homens/mulheres mais visveis so feitas de amor, em todo caso, no interior da famlia. Mais ainda, essas relaes de amor subentendem uma solidariedade conjugal que permite a realizao de projetos comuns, no sentido oposto do antagonismo de interesses, tais como: a educao dos filhos, a aquisio de uma casa, etc... Foi a demonstrao da opresso das mulheres no interior do casamento (Delphy, 1970, 1998) que conduziu idia de antagonismo. Como classe trabalhando gratuitamente para a reproduo da clula familiar, as mulheres vem seu trabalho explorado pelo conjunto dos homens, os quais agem no sentido da reproduo dessa diviso do trabalho. No ponto de partida da anlise das relaes homens/ mulheres, em termos de relaes sociais de sexo, encontra-se o postulado do antagonismo. De um ponto de vista terico, uma relao social supe o antagonismo entre os dois grupos, as duas classes que ela ope. Sem divergncia radical, sem oposio dos interesses respectivos dessas duas classes, simplesmente no h espao para se falar em relao social. Os resultados empricos das pesquisas sobre a situao social das mulheres mostram claramente que, do ponto de vista do devir da dominao de sexo, os interesses dos homens e das mulheres opemse radicalmente. Eles lutam para preservar os benefcios obtidos com a dominao sobre as mulheres e a explorao do trabalho delas. Elas lutam para se desembaraar dessa opresso e reduzir os efeitos dela sobre suas condies de vida, sobre sua liberdade e sobre sua integridade fsica. importante registrar a necessidade do pensamento utpico (Riot-Sarcey, 1998) no estudo das relaes homens/mulheres em termos de relaes sociais de sexo: o antagonismo tanto a expresso de uma luta, de uma relao de fora, quanto, teoricamente, est destinado a desaparecer com o desaparecimento da opresso que a est em jogo. O horizonte utpico da luta das mulheres no o
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

578

Anne-Marie Devreux

desaparecimento dos homens (como pretendem caricaturas do pensamento feminista, com a famosa idia de guerra dos sexos, na qual, freqentemente, somente as mulheres parecem ser o brao armado, mesmo que a violncia de sexo, muitas vezes letal, seja o fato dominante), mas o desaparecimento da opresso de um grupo social (o grupo dos homens) sobre um outro grupo social (o grupo das mulheres). A noo de antagonismo permite pensar em incluir na reflexo a dimenso de luta caracterizando a relao social de sexo. Essa noo revela uma dimenso freqentemente ocultada: os homens tambm lutam nessa relao social. Lutam s vezes violentamente para preservar seus interesses de sexo. A urgncia cientfica, devida ao longo silncio que ocultou a questo do lugar social das mulheres tanto na Histria quanto na Sociologia, na Economia e nas Cincias Polticas , fez com que os primeiros trabalhos sobre os sexos fossem dedicados caracterizao da inferioridade das mulheres e pesquisa das causas dessa inferiorizao, em todos os espaos da sociedade. Desse fato, a dominao masculina tornou-se a dominao das mulheres... Por quem? A resposta ora foi global (pela sociedade), ora ocultada pela referncia a supostos handicaps naturais das mulheres, como a maternidade. O recurso noo de antagonismo no nega a existncia de outros antagonismos sociais, entre raas e entre classes sociais. Permite, entretanto, compreender a luta especfica das mulheres e, sobretudo, a luta especfica dos homens e suas resistncias mudana social em favor das mulheres. Assim, o foco sobre o princpio do antagonismo levou-me a construir um programa de pesquisa sobre os homens considerados como os atores dessa dominao das mulheres, por conseqncia, um programa de pesquisa dos homens como dominantes. Uma pesquisa sobre a socializao dos jovens homens no exrcito, na oportunidade do servio militar,4 possibilitou, primeiro, mostrar como a aprendizagem da dominao masculina se apoiava

Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

579

na transmisso do desprezo e do dio s mulheres pelos graduados, pelos homens adultos aos jovens convocados. Essa transmisso, esse ensinamento dos valores masculinos vinculados a clivagens de sexo, operava-se em todos os momentos da vida militar. A anlise do material da pesquisa evidenciou, particularmente, que os momentos fortes dessa transmisso ocorriam no manuseio das armas, ou seja, envolvendo o atributo mesmo do estatuto do militar. Por exemplo, os jovens alistados aprendiam com os adultos graduados que seu fuzil deveria ser vigiado como sua mulher e sempre mantido sob os olhos, sob pena de virem a ser derrubados por um inimigo, representando o rival, esse homem capaz de, a qualquer momento, apoderar-se de sua propriedade. Nessa aprendizagem, as mulheres eram desumanizadas e, claramente, tratadas como objetos. Alis, os trabalhos domsticos necessrios para a manuteno dos locais militares eram oportunidade de aprendizagem da diviso sexual do trabalho, pela qual se pretendia serem essas tarefas invisveis e desvalorizadas, devendo ser realizadas de forma repetitiva e sem reconhecimento por seus beneficirios. O uso dessas obrigaes domsticas pelos graduados para definir as relaes hierrquicas e atestar o poder dos mais poderosos servia de vetor ao ensinamento da diviso sexual do trabalho na famlia e dos valores sociais ligados s tarefas realizadas habitualmente pelas mulheres fora da vida militar. Alis, no retorno a suas casas, os rapazes se distanciavam o mais possvel dessas tarefas, delegando-as sua me ou sua companheira (Devreux, 1997, 2002). Mais recentemente prossegui meu programa de estudo sobre os homens como dominantes com a anlise das mudanas na diviso do trabalho no interior da famlia, a partir da questo da participao concreta dos homens no trabalho domstico e parental. Aps, liguei os resultados desse estudo anlise dos argumentos dos grupos de defesa dos pais divorciados em favor da igualdade dos direitos parentais. A noo de co-parentalidade, proposta por esses grupos masculinos, inclui a idia de que os encargos ligados educao e aos cuidados com os filhos, supostamente, so atualmente assumidos tanto pelos pais, quanto pelas mes. Os dados sobre o uso do tempo
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

580

Anne-Marie Devreux

permitem demonstrar claramente que, entre casais casados ou no a repartio do trabalho parental e domstico ligado presena dos filhos est longe de ser igual. Tendencialmente, as mulheres ainda fazem o dobro do trabalho domstico do que o realizado pelos homens. Com filhos pequenos, os pais franceses, em mdia, no assumem mais do que uma quarta parte do trabalho parental, isto , o conjunto de tarefas envolvendo cuidar dos filhos, acompanhar o trabalho escolar em casa, brincar com eles, transport-los para as diversas atividades extra-escolares. Estamos, portanto, distantes de uma co-parentalidade no sentido estrito e de uma igualdade de assumir as responsabilidades dos filhos pelos homens e pelas mulheres. Mesmo nas famlias monoparentais, observa-se que pais vivendo sozinhos com seus filhos casos raros na Frana realizam menos trabalhos domsticos do que as mulheres em idntica situao. Pode-se deduzir disso que, com a separao do casal, subsiste uma certa desigualdade quanto a assumir responsabilidades pelos filhos e que viver s com um filho no tem a mesma significao prtica para um homem e para uma mulher. A nova paternidade na Frana (e em outros pases desenvolvidos, McMahon, 1999) mais uma representao social do que uma realidade prtica, porquanto a dupla jornada de trabalho permanece uma restrio concreta pesando fortemente sobre a vida das mulheres e sobre sua carreira profissional. As tendncias descritas anteriormente, relativamente lentido das mudanas em assumir responsabilidades materiais concretas na vida familiar pelos homens, ocorrem em um contexto em que as mulheres, mais e mais, vm assumindo uma vida profissional. Foi, ento, proposta uma poltica familiar instituindo uma licena parental, com o que, h uma dcada, a taxa de atividade feminina comeou a baixar. Ainda que neutra do ponto de vista do sexo, essa iniciativa governamental, permitindo, em princpio, tanto ao pai quanto me suspender sua atividade profissional para criar um filho de menos de trs anos, revelou-se uma poltica de gesto do emprego feminino particularmente eficaz e desigual, pois, na realidade, os beneficirios dessa licena parental so 99% mulheres.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

581

Como se v, tudo contribui para a reproduo da diviso sexual do trabalho na famlia. Nesse contexto, a reivindicao dos homens igualdade dos direitos parentais com referncia autoridade parental sobre os filhos e sobre a guarda deles aps o divrcio surge como exigncia de concesso de direitos, independente de deveres a que esto ligados. Essa exigncia a expresso de uma relao de fora contra as mulheres mais do que uma prova de defesa dos interesses da criana, como anunciam esses grupos masculinos. O compartilhamento da autoridade parental sobre a criana, acordada independentemente do assumir a responsabilidade real dos cuidados de que ela precisa no cotidiano, torna-se o signo no de uma igualdade entre os sexos, mas de uma no eqidade e da negao da importncia social do trabalho parental das mes. Mais ainda, alguns autores analisaram a reivindicao do compartilhamento da autoridade parental e da guarda compartilhada como uma tentativa dos homens em manter o controle e o poder sobre as mulheres aps o divrcio, de conservar um direito de observar o cumprimento do trabalho maternal (Dufresne & Palma, 2002). Tratando-se de uma relao social que coloca em presena indivduos e grupos em relao a seu lugar na diviso do trabalho e do poder, grupos ativos na definio das categorias sociais para pensar as divises, por exemplo, na construo social das noes jurdicas, normal surgirem de suas anlises, fenmenos de resistncia de uma e outra parte da relao. Como toda relao social, as relaes sociais de sexo incluem uma luta incessante de dois grupos sociais agindo para melhorar suas situaes respectivas e suas possibilidades de interferncia sobre a evoluo da sociedade, em seu favor.

Concluso
A proposio do quadro terico de anlise das relaes entre os sexos, feita neste artigo, visa superar o impasse metodolgico no qual pesquisas sobre os homens e as mulheres podem encontrar-se fechadas quando querem hierarquizar nveis da realidade social. Os debates franceses ou no sobre as relaes entre homens e
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

582

Anne-Marie Devreux

mulheres e a diviso do trabalho entre os sexos esto plenos do desejo de compreender o que sobredetermina essas relaes. A diviso do trabalho o que rege o lugar social de homens e de mulheres, a inferiorizao delas, a dificuldade delas de acesso ao poder, o retardamento de sua carreira profissional? Uma repartio mais igualitria do poder poltico entre os sexos no garantiria, ao contrrio, uma diviso mais justa do trabalho e uma melhor responsabilidade pelos encargos com o trabalho de reproduo da vida humana entre homens e mulheres? Mas tudo isso no , em ltima instncia, uma questo de transformao das mentalidades e de hierarquias dos valores ligados s atividades femininas e masculinas? Os trabalhos empricos que articulam as diferentes esferas da vida dos homens e das mulheres, considerando as evolues sociais em termos de progresso ou regresso e que, enfim, integram a dimenso de luta entre os grupos de sexo permitem compreender que no h ordem prvia construo dos sistemas de valores, diviso do trabalho e diviso do poder entre os sexos. Anunciando as relaes lgicas entre os diferentes modos de ao das relaes sociais de sexo, sem hierarquiz-las teoricamente a priori, e oferecendo os instrumentos metodolgicos para balizar essas relaes sociais para todos os espaos em que elas se exercem, o quadro de anlise proposto neste artigo me parece utilizvel para se estudar as desigualdades entre os sexos, os fatores sociais que as produzem, sua evoluo e suas interferncias com outras relaes sociais em diferentes sociedades compreendidas a aquelas que no repousam de modo prioritrio sobre a economia salarial ou aquelas que parecem definir o lugar das mulheres primeiramente por divises simblicas.

Notas
1 E em outras regies francofnicas, como o Qubec. 2 No original: cette rduction de lidentit sociale au pnis (ou non) est chaque fois un acte social. 3 Le genre precede donc le sexe.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

A teoria das relaes sociais de sexo: um quadro de anlise...

583

4 Na Frana, o servio militar obrigatrio foi abolido no incio de 2000. Minha pesquisa foi feita entre 1990 e 1991, em cinco regimentos do Exrcito. Fiz mais de quarenta entrevistas. Busquei compreender, por um lado, porque alguns rapazes aceitavam prolongar a durao do servio militar alm do limite legal exigido; por outro lado, como a instituio formava esses jovens homens no somente do ponto de vista operacional, mas tambm no plano da socializao.

Abstract: The theory of social relationship between sexes: a panel about men domination This article explains the french conceptualization of social relationship between sexes. It sets out the theoretical links between ways of action of this social relationship as gendered division of work, gendered division of power and gendered categorization on the one hand, and, on the other hand, its formal features: it has a crosssociety, dynamic and antagonistic action. Illustrations of these features are done through authors surveys of family, domestic work, army as well gendered memory. The article makes explicit the choice of the author to use the concept of social relationship between sexes rather than gender. Key words: social relationship between sexes, men domination, gendered categorization, sociological theory, epistemology.

Referncias bibliogrficas
BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 1998. DELPHY, Christine. Lennemi principal. Partisans, n. 54-55, juillet-aot, 1970. _______. Lennemi principal. Tome 1 : Economie politique du patriarcat. Paris: Syllepse, 1998. (Collection Nouvelles Questions Fministes). _______. Lennemi principal. Tome 2 : Penser le genre. Paris: Syllepse, 2001. (Collection Nouvelles Questions Fministes). DEVREUX, Anne-Marie. La mmoire na pas de sexe. Pnlope, pour lhistoire des femmes, n. 12, p. 55-68, printemps, 1985. _______. La double production: les conditions de vie professionnelle des femmes enceintes. Paris: CNRS, 1986. (Collection CSU).
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3 p. 561-584, set./dez. 2005

584

Anne-Marie Devreux

DEVREUX, Anne-Marie. Etre du bon ct. In: WELZER-LANG, Daniel; FILIOD, Jean-Paul. Des hommes et du masculin. Lyon: Presses Universitaires de Lyon et Bief-Cefup, 1992. p. 147-164. _______. Des appels, des armes et des femmes: lapprentissage de la domination masculine larme. Nouvelles Questions Fministes, v. 18, n. 3-4, p. 49-78, 1997. _______. Sociologie contemporaine et re-naturalisation du fminin. In: GARDEY, Delphine; LWY, Ilana (dir.). Linvention du naturel: les sciences et la fabrication du fminin et du masculin. Paris: Editions des Archives Contemporaines, 2000. p.125-135 _______. Du balai au fusil: lapprentissage de la domination masculine larme. In: BESSIN, Marc (dir.). Autopsie du service militaire 19652001. Paris: Editions Autrement, 2002. p.117-123. (Collection Mmoires, n 76). _______. Autorit parentale: droits des pres et obligations des mres? Dialogue, 165, 3me trimestre, 2004. DUFRESNE, Martin; PALMA, Hlne. Autorit parentale conjointe: le retour de la loi du pre. Nouvelles Questions Fministes, v. 21, n. 2, p. 31-54, 2002. FERMANIAN, Jean-David; LAGARDE, Sylvie. Les horaires de travail dans le couple. Economie et Statistique, n. 321-322, p. 89-110, 1998. GODELIER, Maurice. Lidel et le matriel. Paris: Fayard, 1984. HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mmoire. Paris: Mouton, 1925. Edio utilizada: 1976. HURTIG, Marie-Claude; PICHEVIN, Marie-France. La diffrence des sexes: questions de Psychologie. Paris: Tierce, Science, 1986. KERGOAT, Danile. Division sexuelle du travail et rapports sociaux de sexe. In: HIRATA, Helena; LABORIE, Franoise; LE DOAR, Hlne; SENOTIER Danile. Dictionnaire critique du fminisme. Paris: PUF, 2000. p. 35-44. (Politique daujourdhui). SEXE du travail: structures familiales et systme productif (Le). Grenoble: PUG, 1984. McMAHON, Anthony. Taking care of men: sexual politics in the public mind. Cambridge University Press, 1999. RIOT-SARCEY, Michle. Le rel de lutopie: essai sur le politique au XIXme sicle. Paris: Albin Michel, 1998.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 20, n. 3, p. 561-584, set./dez. 2005

Anda mungkin juga menyukai