Anda di halaman 1dari 14

Contabilidade Analtica

VI - ANLISE CUSTO - VOLUME - RESULTADOS


6.1 Introduo ao tema
Existe todo o interesse na abordagem deste tema, pois permite a resoluo de um conjunto de situaes que se apresentam regularmente na vida das organizaes. Estas questes dizem respeito a algumas situaes onde imperativo a tomada de decises como, por exemplo:

A determinao do nmero de unidades a serem vendidas e o respectivo valor de venda que sero necessrios para que a empresa no tenha prejuzo;

A determinao do nmero de unidades a serem vendidas para que a organizao consiga alcanar um determinado lucro; A determinao do preo mnimo a praticar de forma a no haver prejuzos; A determinao do prejuzo aceitvel em determinado produto para que a organizao possa oferecer uma linha completa de produtos; A determinao do preo a estabelecer para a venda de um novo produto, ou uma quantidade adicional de um j existente, sabendo que este negcio altera a estrutura dos custos e proveitos da organizao;

A escolha entre fabricar ou subcontratar a produo de um produto ou de determinadas fases e da determinao da situao ptima para a produo, quando existem restries (como, por exemplo, mo-de-obra, matriaprima e capacidade insuficientes) e a empresa tem que optar pela produo de determinadas quantidades de determinados produtos em detrimento de outros.

Contabilidade Analtica

6.2 Anlise do Ponto de Equilbrio


6.2.1 Definio do Ponto de Equilbrio1 O ponto de equilbrio informa-nos do valor e quantidade de vendas que conduzem a um resultado nulo. Estes valores podem ser obtidos pela anlise grfica ou pela resoluo de equaes, como veremos de seguida.

6.2.2 Pressupostos a Considerar2 a) Todos os custos tm que ser classificados em custos fixos ou variveis; b) O custo varivel varia proporcionalmente s variaes da produo, sendo fixo unitariamente; c) Os custos fixos permanecem inalterados no perodo em anlise sendo, deste modo, independentes do nvel da produo o que faz com que sejam variveis unitariamente; d) O preo de venda mantm-se inalterado no perodo em anlise; e) A variao da produo insignificante, ou seja, a produo vendida na totalidade e os produtos em vias de fabrico no existem; f) O custo pode ser traduzido por uma regresso linear; g) Os restantes proveitos, para alm das vendas, so insignificantes; h) A produo e venda refere-se apenas a um produto.

6.2.3 Margem de Cobertura ou de Contribuio A Margem de Cobertura ou de Contribuio representa o excedente do valor de vendas sobre os custos variveis (MC). A Margem de Cobertura/Contribuio unitria (MC1) a diferena entre o preo de venda unitrio e o custo varivel unitrio.

1 2

Tambm designado por Ponto Crtico ou Ponto Morto ou Limiar da Rendibilidade. Estes pressupostos s podem ser sustentados numa anlise de curto prazo. Esta anlise fortemente influenciada pelo rigor das estimativas utilizadas.

Contabilidade Analtica Haver todo o interesse em calcular esta margem em percentagem, pois esta mostra-nos a percentagem das vendas que resta, depois da deduo dos custos variveis, para a formao dos resultados (cobrindo a totalidade dos custos fixos e formando o lucro ou, pelo contrrio, no cobrindo a totalidade dos custos fixos provocando, consequentemente, prejuzo). Assim, a Margem de Cobertura/Contribuio em percentagem mostra-nos a relao do preo de venda com os custos variveis. Esta percentagem permite determinar qual o efeito produzido nos resultados de uma alterao do volume de vendas.

6.2.4 Determinao do Ponto de Equilbrio em Quantidade O nvel de actividade de uma organizao para o qual os custos totais igualam os proveitos totais designa-se por Ponto de Equilbrio. Neste ponto no existe lucro nem prejuzo. Sabemos que o resultado pode ser encontrado da seguinte forma: Proveitos Custos = Resultados Antes de Impostos Ou seja3: Vendas (Custos Variveis + Custos Fixos) = Resultados Antes de Imposto Se: Pv1 = Preo de Venda Unitrio Qv = Quantidade Vendida Cv1 = Custo Varivel Unitrio CF = Custos Fixos Totais R = Resultados Antes de Imposto Ento: Pv1 * Qv Cv1 * Qv CF = R

Pelos pressupostos acima descritos.

Contabilidade Analtica

Ou de outra forma: Qv (Pv1 Cv1) = CF + R Assim: Qv = (CF + R) / (Pv1 Cv1) Quando a empresa atinge o Ponto de Equilbrio, verifica-se a seguinte situao: Se cada unidade contribui marginalmente com a diferena entre o seu preo de venda unitrio e o seu custo varivel unitrio, ento, para cobrir os restantes custos (os fixos), necessitamos da seguinte quantidade:
Qe = CustosFixos Custos Fixos = Preo deVendaUnitrio Custo Variavel Unitrio Margem de Cobertura Unitria

6.2.5 Determinao do Ponto de Equilbrio em Valor Sabemos, ento, que o valor de vendas no ponto de equilbrio ser o resultado da multiplicao da quantidade de equilbrio com o preo de venda unitrio, o que poder ser representado por uma das seguintes equaes:

Ve = Preo de Venda Unitrio * Qe ou: Pv1 * Qe = Pv1 * CF / (Pv1 Cv1) Ve = CF / (Mc1 / Pv1)

ou seja:

Ve =

Custos Fixos Custos Fixos = MC Margem de Cobertura em Percentagem Vendas

Contabilidade Analtica

6.3 Anlise Grfica


6.3.1 Anlise Grfica do Ponto de Equilbrio Os custos, sob todos os pressupostos considerados, podem desenhar-se da seguinte forma:

Custos Fixos Valor Valor

Custos Variveis Valor

Custos Totais

Quantidades

Quantidades

Quantidades

Grfico 1: Os Custos Fixos, Variveis e Totais

Reunindo todos os custos num s grfico obtemos a seguinte figura:

Vendas Custos Totais Custos Variveis

Custos Fixos

Custos Variveis Totais Custos Fixos Totais Custos Totais Margem de Contribuio
Grfico 2: Anlise Conjunta dos Custos e dos Proveitos
5

Contabilidade Analtica

Podemos determinar o ponto de equilbrio pela anlise grfica, ao compararmos os custos (variveis e fixos) com os proveitos (vendas), da seguinte forma:

Vendas Custos Totais Ve Custos Variveis

Custos Fixos Qe

Prejuzo Lucro

Grfico 3: Anlise do Ponto de Equilbrio

O Ponto de Equilbrio aquele ponto onde se cruzam as curvas (neste caso, rectas) das vendas e dos custos totais. esquerda deste ponto, qualquer quantidade vendida no suficiente para cobrir a totalidade dos custos, ou seja, a empresa obtm prejuzo. direita deste ponto, qualquer quantidade vendida proporciona um valor de proveitos superior aos custos, ou seja, proporciona lucro, lucro este que ser tanto maior quanto mais afastado estiver do ponto de equilbrio.

Contabilidade Analtica

6.3.2 Anlise Grfica dos Custos e Proveitos Unitrios

Valor

Custo Total Unitrio

Preo de Venda Unitrio Custo Varivel Unitrio Custo Fixo Unitrio

Qe

Quantidade

Grfico 4: Anlise do Comportamento dos Custos Unitrios

Como podemos verificar, o custo fixo unitrio varia inversamente quantidade. O que faz com que o custo fixo unitrio tenda (matematicamente) para zero. O custo varivel fixo unitariamente, no alterando com as variaes das quantidades. Assim, o custo total unitrio varivel, diminuindo com aumentos na quantidade. Este custo unitrio tende (matematicamente) para o custo varivel unitrio. A quantidade de equilbrio ser aquela onde a curva do custo total unitrio cruza com a curva (recta) do preo de venda unitrio.

6.3.3 Anlise Grfica da Margem de Cobertura ou de Contribuio Como j referimos, a Margem de Contribuio ou de Cobertura representa o excedente das vendas (aps deduzidos os custos variveis) para cobrir os custos fixos e formar os resultados.

Contabilidade Analtica

Graficamente podemos represent-la assim:

Margem de Contribuio Custos Fixos

Prejuzo

Qe

Lucro antes de imposto


Grfico 5: Anlise do Ponto de Equilbrio pela Margem de Contribuio

Ento, podemos concluir que: Cada unidade vendida contribui com uma margem unitria igual diferena entre o preo de venda e o custo varivel; Estas margens unitrias vo cobrindo os custos fixos (ou encargos de estrutura); Quando se atinge o ponto de equilbrio, significa que a margem total cobriu os custos fixos totais; A partir do ponto de equilbrio todo o excedente serve para formar o lucro (pois j esto cobertos todos os custos fixos).

6.4 Margem de Segurana


6.4.1 Conceito de Margem de Segurana A Margem de Segurana representa o possvel decrscimo nos proveitos que pode ocorrer antes que se concretize o valor total de vendas. Ou seja, representa a perda operacional potencial.
8

Contabilidade Analtica Neste sentido, o conceito de Margem de Segurana serve para a avaliao do grau de risco. Uma empresa com uma elevada Margem de Segurana menos vulnervel a variaes na procura, uma vez que o ponto de equilbrio est afastado das vendas esperadas e vice-versa. 6.4.2 Margem de Segurana em Quantidade A Margem de Segurana em Quantidade a diferena entre a quantidade de vendas actuais (ou esperadas) e a quantidade de vendas do ponto de equilbrio.

6.4.3 Margem de Segurana em Valor A Margem de Segurana em Valor a diferena entre o valor das vendas actuais (ou esperadas) e o valor das vendas do ponto de equilbrio.

6.4.4 Margem de Segurana em Percentagem A Margem de Segurana em Percentagem a diferena percentual entre as vendas ou a quantidade de vendas actuais (ou esperadas) e as vendas ou a quantidade de vendas do ponto de equilbrio. Pode ser determinada em funo do valor das vendas actuais (ou esperadas) ou das vendas do ponto de equilbrio. O seu clculo pode ser determinado com base nas seguintes equaes: MS = ou:
MS = V - Ve Ve MS = Q - Qe Qe

Q - Qe Q

MS =

V - Ve V

Todos estes clculos s tm utilidade quando nos antecipamos nos acontecimentos. Assim, recorremos utilizao de dados previsionais.

Contabilidade Analtica 6.4.5 Anlise Grfica da Margem de Segurana em Percentagem

VV Ve

Margem de Segurana

Vendas Custos Totais

Margem de Segurana
Qe Prejuzo Lucro

QV

Grfico 6: Anlise Grfica da Margem de Segurana

6.5 Anlise de Sensibilidade aos Parmetros - Implicaes no Ponto de Equilbrio


6.5.1 Efeitos de uma Alterao nos Custos Fixos
Pode haver interesse em determinar qual o acrscimo (ou decrscimo) nas vendas para se conseguir cobrir um montante adicional de custos fixos (ou uma diminuio dos custos fixos). Por exemplo, a organizao ter todo o interesse em saber qual dever ser o aumento nas quantidades vendidas de forma a possibilitar a cobertura de uma nova campanha publicitria. Sabemos que cada unidade contribui com a sua Margem de Contribuio ou de Cobertura unitria. Assim, para cobrir o custo da campanha publicitria necessitar de vender a seguinte quantidade adicional:
10

Contabilidade Analtica

Quantidade Adicional =

Custo da Campanha Margem de contribuiao unitria

Em termos gerais, podemos concluir que: Se o custo fixo aumentar, ser necessrio um maior nmero de unidades para os cobrir, o que faz com que:

Se: CF Qe

Se o custo fixo diminuir, ser necessrio um menor nmero de unidades para os cobrir, o que faz com que:

Se: CF Qe

6.5.2 Efeito de uma Alterao nos Preos de Venda


Quando o preo de venda unitrio varia, a margem de cobertura varia necessariamente no mesmo montante e sentido, se tudo o resto se mantiver. Como tal, o contributo de cada produto ser maior se o preo de venda aumentar e, inversamente, menor se o preo de venda diminuir. Tal situao alterar, obviamente, a quantidade de equilbrio. O que faz com que: Se o preo de venda unitrio diminuir, a margem de contribuio unitria diminuir tambm, o que faz com que seja necessrio um maior nmero de unidades vendidas para se cobrir os custos fixos:

Se: PV1 MC1 Qe

Por outro lado, se o preo de venda unitrio aumentar, provoca um aumento na margem de contribuio, o que faz com que seja necessrio uma quantidade menor de unidades vendidas para que os custos fixos sejam cobertos:

Se: PV1 MC1 Qe


11

Contabilidade Analtica

6.5.3 Efeito de uma Alterao nos Custos Variveis Unitrios


Os custos variveis unitrios podem sofrer alteraes, tal como os custos fixos e os preos de venda. Se estes se alterarem, o que poder acontecer que:

Se o custo varivel unitrio aumentar, faz com que a margem de contribuio unitria diminua, o que obriga a que seja necessrio vender um nmero maior de unidades para que sejam cobertos os custos fixos:

Se: CV1 MC1 Qe

Se o custo varivel unitrio diminuir, faz com que a margem de contribuio unitria aumente, o que permite que um nmero menor de unidades vendidas seja suficiente para cobrir os custos fixos:

Se: CV1 MC1 Qe

12

Contabilidade Analtica Exemplo Dados:


Produo Mxima: 30 000 unidades PV1 = 200 CV1 = 120 CF = 800 000 Meses de trabalho: 12

1. Qual o PE em Quantidade?
CF 800000 = = 10000 unidades PV1 CV1 200 120

Qe =

Ou seja, necessitamos de produzir/vender 10 000 unidades para cobrir os CF. MC1= PV1 - CV1 = 200 120 = 80 (significa que por cada produto que vendemos sobram 80 para cobrir os CF e formar o resultado).

2. Qual o PE em Valor?
Ve = Qe * PV1 = 10 000 * 200 = 2 000 000

Ve =

CF CF 800000 = = = 2000000 CV1 MC % 120 1 1 PV1 200

Ou seja, necessitamos de receber 2 000 000 para cobrir os CF.

MC % = 100 % - 60 % = 40 %

13

Contabilidade Analtica 3. A que % da sua capacidade mxima a empresa atinge o PE?


Qe 10000 = = 33,3% Capacidademxima 30000 Ou seja, a empresa atinge o PE a 33,3% da sua capacidade mxima.

4. Em que ms a empresa atinge o PE?


33,3% * 12 meses = 4 meses Ou seja, a empresa em Abril j cobriu todos os CF. A partir deste ms a empresa j tem lucro.

Verificao:
Produo Mdia Mensal = 30 000 = 2 500 unidades/ms 12 2 500 * 4 = 10 000 unidades (Qe).

5. Qual a Margem de Segurana? Que concluses retira?


Q Qe V Ve MS = Q V Q Qe V Ve MS = MS = Qe Ve MS =
MS = 100 % 33,3 % = 66,7 %

Ou,
MS = 30000 10000 = 66,7% 30000

Concluso: Esta empresa tem uma excelente MS uma vez que 66,7% da sua
produo vai produzir lucro.

14

Anda mungkin juga menyukai