Anda di halaman 1dari 8

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM

01 De acordo com a Lei 8.069/90 Estatuto da Criana

PROVA ASSISTENTE SOCIAL c) Se o idoso no estiver no domnio de suas faculdades mentais, a escolha dever ser feita por seu curador, se estiver interditado. d) A escolha ser feita pelos familiares, quando o idoso no tiver curador, ou esse no puder ser contactado em tempo hbil. e) A escolha por tratamento compatvel com as necessidades do idoso cabe, preferencialmente ao mdico, em qualquer situao, como forma de prevenir risco de vida ao paciente.
04 De acordo com a Lei n 8.842/94 Poltica Nacional

e do Adolescente, incorreto afirmar: a) A gestante ser encaminhada aos diferentes nveis de atendimento, segundo critrios mdicos especficos, obedecendo-se aos princpios de regionalizao e hierarquizao. b) A unidade hospitalar obrigada a identificar o recm-nascido mediante o registro de sua impresso plantar e digital e da impresso digital da me, sem prejuzo de outras formas normalizadas pela autoridade administrativa competente. c) As unidades hospitalares e demais estabelecimentos de ateno sade de gestantes, pblicos e particulares, so obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, atravs de pronturios individuais, pelo prazo de dezoito anos. d) Para garantir a segurana neonatal, As unidades hospitalares e demais estabelecimentos de ateno sade de gestantes, pblicos e particulares, so obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, atravs de pronturios individuais, pelo prazo de vinte e um anos. e) Fornecer declarao de nascimento onde constem necessariamente as intercorrncia do parto e do desenvolvimento do neonato.
02 A Lei 10.741 Estatuto do Idoso, no Captulo IV

do Idoso, o inciso II do Artigo 10 estabelece entre as competncias dos rgos e entidades pblicas na rea da sade: a) Incluir a Geriatria como especialidade clnica, para efeito de concursos pblicos federais, estaduais, do Distrito Federal e municpios. b) Incluir a Geriatria como especialidade clnica, para efeito de concursos pblicos federais, estaduais, do Distrito Federal apenas em municpios que estejam habilitados pelo Conselho Nacional de Sade. c) Criar servios alternativos de sade para o idoso. d) Elaborar normas de servios geritricos hospitalares. e) Garantir ao idoso a assistncia sade, nos diversos nveis de atendimento do sistema nico de Sade.
05 De acordo com a Lei n 8742/93:

Do direito sade, estabelece que a preveno e a manuteno da sade do idoso sero efetivadas por meio de: a) Reabilitao orientada pela geriatria e gerontologia, para reduo das seqelas decorrentes do agravo da sade. b) Atendimento domiciliar, incluindo a internao, para a populao que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e por instituies pblicas, filantrpicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Pblico, nos meios urbano e rural. c) Somente o profissional de sade responsvel pelo tratamento poder conceder autorizao para o acompanhamento do idoso por seus familiares, desde que comprovem que so os responsveis legais pelo idoso. d) Caber ao profissional de sade responsvel pelo tratamento conceder autorizao para o acompanhamento do idoso ou no caso de impossibilidade, justific-la por escrito. e) Os idosos portadores de deficincia ou com limitao incapacitante tero atendimento especializado, nos termos da lei.
03 De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03,

a) A coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social cabe ao Ministrio da Previdncia Assistncia Social e Combate Fome. b) A Assistncia Social rege-se pelos princpios de supremacia do atendimento s necessidades sociais sobre as exigncias de rentabilidade econmica. c) A Assistncia Social tem como uma de suas diretrizes a primazia da responsabilidade do estado na conduo da poltica de assistncia social em cada esfera de governo. d) competncia do Municpio efetuar o pagamento dos auxlios de natalidade e funeral. e) Entendem-se por servios assistenciais as atividades continuadas que visem melhoria de vida da populao e cujas aes, voltadas para as necessidades bsicas, observem os objetivos, princpios e diretrizes estabelecidas em lei.
06 Em relao LOAS correto afirmar que:

a) A NOB-2005 traz como definies o que estabelece a b) c) d) e) 1


Lei 8535/2004 associada ao Decreto 135/2004, pelo qual fica criado o SUAS. A Poltica Nacional de Assistncia Social a juno de duas NOBs anteriores a NOB-2007 e a NOB 23008. A Poltica Nacional de Assistncia Social de 2004 tem a regulao de seus contedos e definies na NOB2005. A implantao do Sistema WEB SUAS uma forma de garantir uma leitura mais ampla do sistema pelos rgos gestores. A NOB/2005 ter seu incio marcado para dezembro/2006.

a) Essa escolha pode ser feita pelo mdico, quando ocorrer iminente risco de vida e no houver tempo hbil para consulta ao curador ou familiar. b) Ao idoso que esteja no domnio de suas faculdades mentais assegurado o direito de optar pelo tratamento de sade que lhe for mais favorvel.

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM


07 Quanto NOB-2005 que cria o SUAS, correto

PROVA ASSISTENTE SOCIAL d) O modo de atuao pelo qual a sociedade deve


contribuir de modo pecunirio para que seus benefcios sejam estendidos a toda a populao. e) Um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade que ofertam e operam benefcios, servios, programas e projetos, o que supe a articulao dentre todas as unidades de proteo social sob a hierarquia de bsica e especial e ainda por nveis de complexidade.
10 Assinale a afirmativa correta:

afirmar que:

a) fundada em um pacto entre os entes federativos de


sade, educao e trabalho cuja unidade de concepo est no mbito da poltica de assistncia social e de educao para todo o territrio nacional, sob o paradigma dos direitos proteo social pblica de seguridade social e defesa da cidadania do usurio. fundada em um pacto entre os entes federativos que assegura a unidade de concepo e de mbito da poltica de assistncia social em todo o territrio nacional, sob o paradigma dos direitos proteo social pblica de sade, previdncia, e seguridade social. fundada no pacto social firmado entre os trabalhadores do mercado informal, como forma de assegurar a unidade de concepo e de mbito da poltica de assistncia social em todo o territrio nacional, sob o paradigma dos direitos proteo social pblica de seguridade social e defesa da cidadania do usurio. fundada em um pacto entre os entes federativos que assegura a unidade de concepo e de mbito da poltica de assistncia social em todo o territrio nacional, sob o paradigma dos direitos proteo social pblica de seguridade social e defesa da cidadania do usurio. Seus fundamentos selam o pacto entre os entes federativos e a classe trabalhadora em situao de excludncia social na busca por uma unidade de concepo da poltica de assistncia social, em parceria com a poltica de sade e seguridade social, sob o paradigma dos direitos proteo social pblica de seguridade social e defesa da cidadania do usurio.

b)

a) Essa lei encontra-se plenamente operacionalizada


apenas no Distrito Federal.

b) A Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990 garante a


sade como um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. c) O Estado depende do Congresso Nacional para operacionaliz-la em sua plenitude. d) No Distrito Federal, as aes assistenciais de Servio Social s so oferecidas porque so viabilizadas pelo SUAS. e) No h necessidade de estar com Fundo e Conselho para viabilizar a Poltica do SUAS.
11 Assinale a afirmativa incorreta.

c)

d)

e)

a) Entre os objetivos da Lei 8.080/90 est a formulao


da Poltica Nacional de assistncia social Criana, ao idoso, mulher gestante e aos portadores de necessidades especiais (Art.5). A identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade. O controle e a fiscalizao de servios, produtos e substncias de interesse para a sade. A formulao da poltica de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos e outros insumos de interesse para a sade e a participao na produo. O incremento, em sua rea de atuao do desenvolvimento cientfico e tecnolgico. afirmar:

b) c) d) e)

08 Assinale a alternativa correta:

a) Para a proteo social de assistncia social o principio


da matricialidade sociofamiliar tem como um de seus significados a famlia como ncleo social bsico de acolhida, convvio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. O princpio da territorializao leva em conta se os problemas esto no municpio. Os problemas que no esto no territrio circunscrito ao municpio no tm como ser trabalhados por outra instncia, a no ser em nvel Estadual. No h como observar o princpio da territorialidade se o municpio estiver fora da gesto bsica. Territorializao tem o mesmo significado matricialidade scio-familiar. :

12 Quanto aos princpios e diretrizes do SUS, correto

b) c) d) e)

a) As aes e servios pblicos de sade e os servios


provados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade (SUS), so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da PNAS. As aes e servios pblicos de sade e os servios provados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade (SUS), so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 197 da Constituio Federal. As aes e servios pblicos de sade e os servios provados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade (SUS), so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Poltica Nacional de Sade e Previdncia Social. As aes e servios pblicos de sade e os servios provados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade (SUS), so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 297 da Constituio Federal. As aes e servios pblicos de sade e os servios provados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade (SUS), so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituio Federal.

b)

09 De acordo com a NOB-2005, a rede scioassistencial

c)

a) A rede socioassistencial si poder ser estruturada


aps o final de 2006, quando todos os mecanismos estatais estiverem em funcionamento. b) Um conjunto integrado de aes de iniciativa do poder pblico, que tem a primazia na oferta de servios, programas e projetos que tem sua articulao com as unidades de preveno aos problemas de maior risco social e que devem ser operacionalizados por unidades pblicas assistenciais. c) Um Programa dinmico que tem na famlia o principal apoio para sua viabilizao.

d)

e)

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM


13 Assinale a alternativa correta:

PROVA ASSISTENTE SOCIAL c) Essa Lei regulamenta a poltica sanitria e mais a


poltica de proteo integral sade.

a) Para se ter acesso aos benficos dessa lei, preciso


que no esteja contribuindo para a Previdncia Social. princpios da Lei 8.080/90 determinam a universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia, desde que comprovada a carncia dos usurios. c) Os princpios e diretrizes da Lei 8.080/90 omitem a previso de participao da populao na elaborao da Poltica Nacional de Sade. d) Os princpios e diretrizes fundantes da Lei 8.080/90 determinam a universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia. e) O SUS tem uma proposta avanada mas esbarra em questes de natureza cultural e poltica.

d) Essa Lei regulamenta a criao de postos avanados


da PNS na zona rural.

b) Os

e) De acordo com essa Lei, todos os usurios tm direito


a receber medicamentos de alto custo.
17 Assinale a alternativa incorreta:

a) Os municpios que no estiverem com a sade b) c) d)


municipalizada, a administrao dos recursos ser feita pelo Estado. Os Conselhos de Sade devem ser compostos de modo paritrio, conforme o decreto n 99.438/90. O Plano de Sade e o Fundo de Sade so exigncias para a obteno de recursos pelos Municpios. Os municpios podero estabelecer consrcio para execuo de aes e servios de sade, remanejando, entre si, parcelas de recursos previstos no inciso IV do Artigo 2 da Lei 8.142/90. Os Conselhos Municipais de Sade s podero ser criados aps a municipalizao da poltica de sade. que Schraiber entende que a inteno racionalizadora da produo social dos servios pode valorar: de sua origem, voltando-se para necessidades j dadas. Levar os demandatrios a um nvel de dependncia que impede o equilbrio do sistema. uma forma de submeter as classes pobres a um nvel cada vez maior de dependncia. depreciativo no desenvolvimento da poltica de sade, pois cria impedimentos na sua operacionalizao. Deveria ser monitorado, para que no tornasse a poltica incua.

14 Assinale a alternativa incorreta:

a) A assistncia sade livre iniciativa privada (Lei


8.0890/90 Art. 21).

b) De acordo com o Art. 18 da Lei 8.080/90,


competncia da gesto municipal do SUS apenas participar da execuo e controle das aes de sade, pois essa poltica ainda no est municipalizada. c) vedada a participao direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistncia sade, salvo atravs de doaes de organismos internacionais vinculados Organizao das Naes Unidas, de entidades de cooperao tcnica e de financiamento e emprstimos. d) A participao complementar dos servios privados ser formalizada mediante contrato ou convnio, observadas, a respeito, as normas de direito pblico. e) Aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados vedado exercer cargo de chefia ou funo de confiana no Sistema nico de sade (Art. 26 Segundo).
15 De acordo com o Art. 35, da Lei 8.080/90, correto

e)

18 O

a) Valorizar muito mais o plano de sua satisfao que o b) c) d) e)

afirmar:

19 Assinale a alternativa incorreta:

a) Questes como o traado do perfil demogrfico da b)


populao s foi possvel com a operacionalizao da PNAS. Pelo fato de no ter sido municipalizada, a Lei 8.080/90 tem criado impedimento no repasse de verbas para os municpios, embora estejam sendo operacionalizadas aes pelo SUS. Para o estabelecimento de valores a serem transferidos aos Estados, Distrito federal e Municpios, ser utilizada a combinao dos seguintes critrios, segundo anlise tcnica de programas e projetos de modo a contemplar caractersticas quantitativas e qualitativas da rede de sade na rea. O Ministrio da Sade no dispe, ainda, de conhecimento acerca do desempenho tcnico, econmico e financeiro dos exerccios anteriores Lei. O Ministrio da Sade no dispe, de conhecimento acerca do desempenho tcnico, econmico e financeiro dos municpios.

Ao tratar da humanizao das prticas mdico-sanitrias, Schraiber faz as seguintes reflexes:

a) A intimidade que se cria no momento clnico em que


h aproximao e transformao de um objeto de trabalho por seu agente [..] termina por consagr-la como o momento prprio da face humana das prticas de sade. uma postura da autora se ocupar da possibilidade de reiterar sempre, nos distintos planos de prticas de sade, o valor da relao entre profissionais e usurios de servios de sade como relao humanizada. na consulta que as relaes entre usurios e profissionais so vistas obviamente como da ordem da interao pessoal, ale de ser tcnica. A vocao humanstica das prticas mdico-sanitrias ainda no alcanou sua plenitude no Brasil, por questes de natureza cultural. Quando h muitos intermedirios na relao do paciente com o profissional ou quando h atos inteiros de diagnstico ou teraputica interpondo-se na mesma relao, comum pensar-se a relao interpessoal restrita ao momento da conversa inicial de todo o processo, reduzido, assim, a face humana da prtica.

c)

b)

d) e)

c) d) e)

16 De acordo com a Lei 8.142/90, correto afirmar:

a) A Lei em referncia regulamenta a poltica sanitria. b) Essa Lei dispe sobre a participao da comunidade
na gesto do Sistema nico de Sade.

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM


20 Assinale a questo incorreta:

PROVA ASSISTENTE SOCIAL c) Alm


da marcada erotizao e socializao caractersticas da a sexualidade na adolescncia, com todas as suas implicaes no processo de construo da identidade, a sexualidade passa tambm a relacionar-se com dois aspectos muito relevantes do ponto de vista da sade: a possibilidade de procriao, e a vulnerabilidade s doenas sexualmente transmissveis. d) A Poltica de Ateno Sade do Adolescente tem como eixos principais: o crescimento e o desenvolvimento; a sexualidade; situaes de adoecimento; Violncia. e) O perodo abrangido pela adolescncia engloba a fase final do crescimento e o desenvolvimento fsico e neuropsquico que conduzem ao estgio adulto. 24 Em relao sade da mulher, correto afirmar:

a) O saber operatrio projeta o modo de organizar o


trabalho: realiza relaes entre o agente, seus instrumentos e seu objeto, na atividade do trabalho, relaes que so de natureza tcnica e que, por meio dessa tcnica, realizam simultaneamente a natureza tico-poltica da vida social. A ao programtica em sade pode ser definida como uma proposio de organizar o trabalho em sade fundamentada no ideal da integrao sanitria, para o que busca inspirar-se em tecnologias de base epidemiolgica. A ao programtica em sade no pode ser definida apenas como uma proposio de organizar o trabalho em sade fundamentada no ideal da integrao sanitria, para o que busca inspirar-se em tecnologias de base epidemiolgica. Todos os processos de trabalho tm como finalidade a realizao de necessidades humanas. O trabalho sempre tcnica que opera no objeto uma transformao.

b)

c)

a) Em 1970 adotado no Brasil o I Programa de Ateno


Materno-Infantil.

d) e)

b) O Brasil, j em meados da dcada de 60, surge a


proposta de sade da mulher, com a preveno gravidez de risco. c) Desde o sculo XIX, o corpo da mulher vem sendo esquadrinhado e normatizado pela prtica mdica, gerando diversas propostas de interveno dirigidas s populao feminina. d) Em 1972, aproveitando a experincia do I Programa de Ateno Materno-Infantil, foi criado o Programa de Preveno de Gravidez de Alto risco. e) Embora tenham sido criados os programas acima citados, o radicalismo religioso impediu que se estendesse mais e abrangesse maior nmero de usurias. 25 A deteco precoce do cncer ginecolgico est no Programa de Sade da Mulher. Com base nos estudos publicados em Schraiber, assinale a alternativa correta:

21 Trabalhando-se as grandes polaridades do trabalho em sade moderno: a clnica e a epidemiologia, em Schraiber, correto afirmar:

a) Graves erros profissionais so originados na relao em


que acontece a empatia do profissional com o paciente.

b) A era moderna deixou de lado a sensibilidade ao tratar do


sofrimento humano, pois colocou a tcnica em primeiro lugar. c) Tcnica e sentimentos so incompatveis na relao entre paciente e Profissional j que os sentimentos podem operar de modo negativo nas reaes deste ltimo. d) Durante muito tempo, o trabalho de lidar com o sofrimento, com a dor e com a morte foi emblemtico nas relaes entre usurios de sade e profissionais. e) O trabalho de lidar com o sofrimento, a dor e a morte foi, provavelmente, um dos primeiros trabalhos humanos a se diferenciar. 22 Assinale a alternativa incorreta:

a) Neoplasias so a principal causa de morte entre mulheres b)


de todas as faixas etrias no Brasil em 1984, respondendo por 13,7% do total dessas mortes. Mesmo com os ndices altos, as neoplasias no representam a principal causa de morte entre mulheres no Brasil. Em 1984, responde por apenas 7,7% do total dos bitos femininos registrados. Dentre as mortes por neoplasia, importante que seja feito o exame de colo uterino pis este o principal foco primrio de identificao. O autoexame de mama, deferente do que costumava aparecer como alternativa segura, tem mostrado resultados que no apiam a idia. O autoexame de mama parece ter alta sensibilidade, por isso seus resultados tm apresentado excelentes diagnsticos em todas as faixas etrias.

a) A base tecnolgica da ao programtica implica a b)


utilizao de diagnsticos coletivos na definio dos produtos do trabalho. No plano histrico, a Ao Programtica em Sade no pode renunciar, sob pena de banalizao, burocratizao alienao, ao compromissos histricos da Sade Coletiva com a mudana social. Como modelo de organizao do trabalho, a Ao Programtica em Sade busca expressar o projeto histrico da Sade Coletiva. A Ao Programtica em Sade, apesar de ter uma proposta nova no trabalho com a poltica de sade, peca por sua imposio ao uso de uma burocracia que no tem mais lugar nos dias de hoje. O conhecimento epidemiolgico dirige a escolha dos objetos de trabalho.

c) d) e)

c) d)

26 O Servio Social uma profisso inscrita na diviso social do trabalho como uma especialidade que lida com a questo social e as polticas sociais, cujo arcabouo terico sustenta-se:

e)

a) Numa conscincia dos processos globais historicamente


dados numa relao contraditria e globalizadora.

23 Com base na sade do Adolescente, tratada em Schraiber, assinale a questo incorreta:

b) Numa metodologia crtica que busca compreender o


movimento do real como um processo de modificao das estruturas de forma sistemtica, coerente e com rigor cientfico. c) Numa ao transformadora que conduz passagem da hegemonia para a contra-hegemonia, sob o paradigma da emancipao social. d) Numa prxis social onde a relao teoria/prtica se estabelece de forma direta e imediata.

a) A vivncia da sexualidade experimenta, na adolescncia,


um significado qualitativamente bastante diverso daquele que assume em fases anteriores do desenvolvimento psicossocial. b) A vivncia da sexualidade na adolescncia apenas uma conseqncia de suas experincias anteriores em seu desenvolvimento.

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM e) Numa viso dialtica que leva transformao da
superestrutura num processo permanente de mediaes. 27 A dialtica, como forma de pensar o concreto atravs da

PROVA ASSISTENTE SOCIAL


enquanto que a ttica no obedece a um processo de reivindicao especfica. d) A ttica dos grupos subalternos manter a resistncia na defesa da melhoria de suas condies de vida, enquanto que a sua estratgia consiste em obrigar o Estado a atender suas reivindicaes imediatas. e) A estratgia se refere aos objetivos a atingir num perodo mais longo da histria e mais geral. A ttica se refere a objetivos particulares num perodo mais curto e subordinados estratgia.
30 O planejamento uma poltica scio-institucional

construo de categorias que buscam compreender o movimento do real enquanto processo dinmico e contraditrio, assenta-se numa perspectiva metodolgica. Em relao ao mtodo correto afirmar a partir de Faleiros (1985):

a) O mtodo no estabelece interdependncia com a


teoria, segue um caminho prprio e autnomo.

b) O objeto deve adequar-se ao mtodo e no o mtodo


ao objeto. c) O mtodo estabelece uma relao direta e imediata entre o segmento terico e o segmento prtico de forma universal. d) A articulao teoria e prtica mediatizada pelo mtodo e no por experincias diversas. e) O mtodo deve adequar-se ao objeto e no o objeto ao mtodo.
28 Faleiros (1985) chama a ateno para o fato de que a

imprescindvel `a prtica profissional do assistente social, porque permite a possibilidade de maiores acertos na tomada de deciso institucional. Segundo Faleiros (1985) o planejamento o canal privilegiado da integrao entre Servio Social e a populao, mas nem sempre esta prtica se estabelece porque:

a) A consulta populao ampla e dentro da b) c)


problemtica geral, mas os resultados nunca so conhecidos publicamente. A populao consultada e includa no processo de informao, mas excluda do processo de deciso. Estimula-se a participao da populao no momento da informao, atravs de enquetes, pesquisas, reunies e assemblias onde so levantados os problemas especficos, mas as assistentes sociais no tm autonomia para estimular o controle social. A consulta popular restrita e isolada da problemtica geral, e os resultados so analisados luz do projeto tico-poltico do Servio Social, mas no so implementados. A consulta popular apresenta bons resultados que so divulgados amplamente na comunidade, mas falta mobilizao da populao para participar das decises.

prtica profissional se tornou complexa e no pode ser reduzida a entrevistas, reunies e visitas e nem a militantismo partidrio sectrio. Ela se tornou um saber ttico e estratgico. Identifique a alternativa que se adequa a este pressuposto.

a) Trata-se de um saber que necessita situar-se num


contexto metodologicamente mais aberto e num contexto institucional particular, articulando as relaes de saber e poder com a prpria populao. Trata-se de um saber que necessita situar-se num contexto terico global e num contexto institucional particular, visualizando as relaes de saber e poder da e com a prpria populao. Trata-se de um saber que necessita situar-se num contexto ideolgico global e num contexto institucional particular, articulando as relaes de saber e poder com a prpria populao. Trata-se de um saber que necessita situar-se num contexto poltico global e num contexto institucional particular, visualizando as relaes de saber e poder da e com a prpria populao. Trata-se de um saber que deve ir alm da rotina numa atuao para dentro e para fora da profisso, sob a direo de um mtodo. canais para dinamizar o saber ttico e estratgico do Servio Social, contribuindo para que os usurios dos servios sociais se apropriem de informaes para sua emancipao social. Assinale a alternativa correta em relao ttica e estratgia, a partir de Faleiros (1985):

d)

b)

e)

c)

d)

31 A profisso de Servio Social nasceu e se desenvolveu, durante um longo perodo, sob o ethos da filosofia tomista. De acordo com essa doutrina moral-teolgica, o princpio da existncia de Deus confere uma hierarquia aos valores morais, tendo em vista sua subordinao s leis naturais decorrentes das leis divinas. Indique abaixo qual a alternativa condizente com esta filosofia.

e)

a) A natureza humana considerada a partir de uma ordem


universal mutvel, donde as funes inerentes a cada ser apresentam-se como necessrias harmonia do conjunto social, cuja realizao leva ao bem comum. A natureza humana considerada a partir de uma ordem universal imutvel, donde as funes inerentes a cada ser apresentam-se como necessrias harmonia do conjunto social, cuja realizao leva ao bem comum ou felicidade geral. Os problemas sociais no so concebidos como disfunes sociais, mas so julgados moralmente segundo uma concepo de normalidade dada pelos valores cristos. O bem inerente conscincia moral cujos valores e princpios no so dados pela f, mas pela Igreja Catlica, que imprime uma determinada direo poltico-ideolgica humanidade. A moral se apresenta como um elemento funcional implementao de programas educativo-assistenciais, formulados pela Igreja e pelo empresariado, e viabilizados por vrios profissionais.

29 A gesto social da participao significa, pois, criar os

b)

c)

a) A estratgia e a ttica so o resultado de uma opo


onde cada uma tm interesses e objetivos a atingir num determinado momento inexistindo, portanto, uma diferena substancial entre ambas. b) A ttica se refere aos objetivos a atingir num perodo mais longo da histria e mais geral. A estratgia se refere a objetivos particulares num perodo mais curto e subordinados ttica. c) A estratgia possui um fim determinado espciotemporalmente, controlado pela presso e negociao,

d)

e)

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM


32 Marx no elaborou uma tica e suas poucas consideraes sobre moral se inscrevem na sua crtica radical da sociedade burguesa. Isto porque a sua ontologia no se restringe ideologia em seu sentido restrito, porque a ideologia representativa de uma classe social, enquanto que os valores so universais. Com base nos estudos de Barroco (2003), aponte onde se assenta a concepo de valores em Marx: a) No homo economicus c) No humano-genrico e) No animal laborans b) Na ontologia do ser social d) No homo sapiens

PROVA ASSISTENTE SOCIAL b) O Estado capitalista passa a prover bem-estar s classes


trabalhadoras para minorar a explorao fabril, dando poder de compra aos trabalhadores para garantir qualidade de vida fora de trabalho. c) O mercado, liberado a si mesmo, tende a se destruir e portanto o Estado deve intervir, para contrarrestar os efeitos nocivos do mercado e prover de seguridade social as camadas sociais desprotegidas, eliminando as grandes desigualdades sociais. d) O mercado deve retirar-se de cena para deixar o Estado intervir na questo social, a fim de reparar os estragos produzidos pelo capitalismo, eliminando as diferenas de classes sociais. e) O Estado capitalista faz concesses s camadas subalternizadas especialmente os trabalhadores, garantindo-lhes cidadania, dignidade e efetiva qualidade de vida para trabalharem melhor e com produtividade. 37 Um dos conceitos de polticas sociais trabalhado por Snia Fleury Teixeira (1995), filia-se perspectiva estrutural. Indique no quadro a seguir qual a alternativa que se enquadra no plano estrutural.

33 O Cdigo de tica do Assistente Social de 1993 se ope no apenas ao liberalismo, mas tambm, ao humanismo cristo tradicional e ao marxismo anti-humanista. Assinale, a partir de Barroco (2003), a alternativa que condiz com a superao do marxismo anti-humanista.

a) O Cdigo repe a tica no interior da prxis. b) O Cdigo no centrado s no mtodo crtico-dialtico. c) O Cdigo no estabelece uma vinculao com o iderio
socialista, vincula-se muito mais ao ps-modernismo.

d) O Cdigo inovador ao superar o dogmatismo que


reatualiza a histria e redimensiona as relaes sociais. e) O Cdigo rompe com os princpios genricos e assume a dimenso operativa strictu sensu. 34 O Cdigo de tica do Assistente Social de 1993 aprofunda a compreenso dos fundamentos filosficos, buscando destacar a natureza ontolgica dos valores. resultado dos avanos terico-polticos da categoria no curso da histria, o que lhe confere uma inegvel legitimidade junto aos assistentes sociais, sobretudo porque:

a) A poltica social entendida como um instrumento de


regulao poltica ou de criao de condies socioestruturais para que o trabalho assalariado funcione efetivamente como tal. A poltica social entendida como um instrumento de estratgia do capital, o qual deve organizar e sancionar as formas de existncia externas ao Estado para implementar os benefcios sociais a partir de condies socioestruturais efetivas. A poltica social entendida como um instrumento de regulao de quem participa e de quem no participa do mercado de trabalho. Para isso o mercado deve criar condies socioestruturais para administrar os servios sociais. A poltica social entendida como um instrumento monoltico do Estado capitalista dirigido s classes trabalhadoras, provendo-as de pleno emprego para darlhes poder de compra e qualidade de vida, sob condies socioestruturais bem definidas. A poltica social entendida como um instrumento das classes subalternizadas que constroem correlao de fora para obrigar o Estado a atender suas reivindicaes, no plano da cidadania.

b)

c)

a) No mbito terico-metodolgico da formao profissional b) c) d) e)


abriu a possibilidade de dilogo com outros saberes para alm do marxismo. No mbito terico-metodolgico da formao profissional baniu o funcionalismo e o estruturalismo. No mbito terico-metodolgico da prtica profissional mostra-se favorvel corrente fenomenolgica. No mbito terico-metodolgico da prtica profissional rompeu definitivamente com o conservadorismo. No mbito terico-metodolgico da prtica profissional conquistou hegemonia na vertente denominada tendncia de ruptura.

d)

e)

35 O Cdigo de tica do Assistente Social de 1993 tem por eixo a defesa e a universalizao dos direitos sociais e de mecanismos democrticos de regulao social. Coerente com esses princpios o Cdigo aponta para as determinaes da:

38 Os estudos de Teixeira (1995) chamam a ateno para o fato de que a temtica capitalismo/sade no pode ser vista apenas como um mecanismo de controle social. Isto porque:

a) A sade do capitalismo depende tambm da sade das


classes trabalhadoras e no apenas da sua disciplina. Por isso ela deve operar com um nvel de alta complexidade e resolutividade, at mesmo para justificar os recursos financeiros direcionados aos servios de sade pblicos e privados. b) A sade no pode ser reduzida a uma pedagogia geral dos corpos para benefcio do capital. Ela uma poltica macro de efetiva resolutividade dos problemas derivados da deteriorao das condies de vida das classes trabalhadoras. c) O desgaste das classes trabalhadoras deteriora profundamente as suas condies de sade, por isso a sade deve ser exercida com um nvel razovel de resolutividade para reparar os danos causados fora de trabalho. d) A sade o exerccio de um nvel mdio de resolutividade, o qual seja capaz de justificar at mesmo

a) b) c) d) e)

Competncia prtico-operativa profissional. Competncia tico-terica profissional. Competncia tico-metodolgica profissional. Competncia tico-poltica profissional. Competncia prtico-terica profissional.

36 O keynesianismo uma corrente de pensamento que se distancia do liberalismo, aproximando-se da proposta social-democrata. De acordo com Teixeira (1995) uma das teses dessa tendncia considera que:

a) O Estado capitalista amplia os direitos sociais dos


trabalhadores e de suas famlias para que haja maior satisfao no trabalho, contornando os males provenientes da questo social produzida pelo prprio capitalismo.

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM


os controles sociais exercidos nos e pelos aparelhos de sade pblicos e privados. e) A sade no requer apenas um mecanismo mas tambm um organismo. Ela no existe no capitalismo apenas como controle, mas tambm, e fundamentalmente, como o exerccio de um nvel mnimo de resolutividade. 39 Os estudos mais avanados na rea de sade como os de Snia Fleury Teixeira (1995), rejeitam a noo de causalidade como modelo explicativo do processo sade/doena, substituindo-o pela concepo de determinao. Aponte a alternativa associada a esta matriz compreensiva.

PROVA ASSISTENTE SOCIAL


41 Ao analisar a participao dos assistentes sociais no sistema nico de sade, Bravo (2004), chama a ateno para a necessidade da prtica profissional potencializar a participao popular. Para esta autora:

a) A formao de conselheiros da rea da sade uma das b) c)


formas que o assistente social pode contribuir no plano da prtica profissional em sade. A temtica dos novos movimentos sociais um dos eixos em que o assistente social pode contribuir no nvel terico-prtico. A participao e a efetivao do controle social um dos eixos de mediao necessria que o assistente social pode contribuir no mbito da prtica profissional em sade. A temtica movimentos sociais e sade um dos eixos em que o assistente social pode contribuir no nvel terico-prtico. A criao de fruns e instncias de afirmao da cidadania dos usurios dos servios sociais uma das formas que o assistente social pode contribuir no plano da prtica profissional em sade.

a) As relaes de determinao do processo sade/doena


pela esfera do econmico e dos nveis superestruturais poltico e ideolgico, permitem superar os modelos de causa e efeito amplamente visualizados nos estudos epidemiolgicos da primeira metade do sculo XX. A determinao social do processo sade/doena permite superar mesmo os modelos multicausais, ao introduzir a noo de determinaes contraditrias e simultneas decorrentes de necessidades do capital e do trabalho. A relao dialtica entre as necessidades do capital e as do trabalho, que incidem e conformam o campo das polticas de sade, rejeita a noo de causalidade no processo sade/doena em favor do modelo marxistafuncionalista. A determinao social do processo sade/doena permite superar inclusive o modelo dialtico, ao introduzir o esquema analtico baseado nas funes de acumulao X legitimidade defendido por Marx. As relaes de determinao do processo sade/doena so internas ao Estado e ao capitalismo, a partir das suas contradies, o que explicado pelo mtodo dialtico que rejeita a noo de causalidade.

d) e)

b)

c)

42 Um dos elementos fundamentais e inovadores que aparecem na poltica nacional de assistncia social do atual governo federal, e que se constitui na base de organizao do SUAS Sistema nico de Assistncia Social, est associado ao: a) conceito de pacto social b) conceito de sociedade civil c) conceito de territrio d) conceito de cidadania e) conceito de pacto federativo e controle social 43 Aponte no quadro seguinte um dos eixos estruturantes e que
tambm um subsistema do SUAS Sistema nico de Assistncia Social:

d)

e)

40 O movimento de reforma sanitria no Brasil desencadeado a partir de meados da dcada de 70, assumiu um pensamento crtico de carter contrahegemnico, concretizador das propostas de constituio de um sistema nico de sade. Dentre as principais bandeiras encampadas pelo movimento sanitarista, segundo Teixeira (1995), contam:

a) b) c) d) e)

Novas bases para a relao entre Estado e Sociedade Civil. Atendimento integral institucional. Proteo social especial de alta complexidade. Assistncia social exclusiva aos servios de proteo bsica. Proteo social especial de mdia complexidade. Estado provedor, com uma ntida concepo de proteo social e resgate da cidadania. Reafirma os princpios da LOAS respeitando as particularidades locais, identificando as necessidades e no os necessitados. A partir destes princpios identifique uma das caractersticas do SUAS no quadro a seguir:

44 O Sistema nico de Assistncia Social SUAS, reabilita o

a) Para fazer frente questo dos gastos os precursores da


reforma sanitria propuseram prticas sociais como distribuio de tickets para remdios e concesso de exames laboratoriais, segundo a renda do usurio. A constituio de um Sistema nico de Sade foi o pano de fundo para qualquer discusso sobre a questo constitucional da reforma sanitria, ou seja, esta era a nica bandeira deste movimento. Exigiu e conquistou uma poltica nacional para o setor de sade, coordenada pelo Ministrio da Sade, com base em princpios universais de seguridade social nos termos de um estado de bem-estar social bem edificado. Utilizao da rede pblica para uma ateno integral; introduo de mecanismos de planejamento na administrao dos servios, introduo da perspectiva da co-gesto entre os rgos pblicos; participao dos profissionais e da populao no controle da gesto de servios. Abriu e conquistou um campo novo de lutas no tocante ao controle social da teraputica ou da prtica mdica, com a co-gesto da populao atravs dos conselhos de sade. Os pacientes e seus familiares passaram a ter condies e informaes para discutir as prticas de sade no espao do hospital, na condio de cidados e sujeitos de direitos.

b)

a) Gesto compartilhada com os conselhos, financiamento


eqitativo da poltica pelos trs entes federativos e definio das competncias da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios de forma transparente. Gesto compartilhada, co-financiamento da poltica pelas trs esferas de governo e definio clara das competncias tcnico-polticas da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, com a participao e mobilizao da sociedade civil. O planejamento, o oramento e a administrao do SUAS funo inalienvel do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, cabendo aos Estados, Distrito Federal e Municpios se habilitarem ao sistema para receberem aporte de receita. Participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes somente em cada Estado. Descentralizao poltico-administrativa do sistema, cabendo a coordenao e a definio de normas gerais a cada Estado que manter o comando nico das aes.

c)

b)

d)

c)

e)

d) e)

CONCURSO PBLICO FUA / UFAM


45 A Lei 8080 de 19 de setembro de 1990 estabelece no artigo 13 que a articulao das polticas e programas, a cargo das comisses intersetoriais, abranger, em especial, as seguintes atividades:

PROVA ASSISTENTE SOCIAL b)


financeiros destinados ao SUS, de forma soberana e sem hierarquias superiores sua deciso. Atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros, cujas decises sero homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo. Atua na formulao de estratgias e no controle da poltica de sade na instncia correspondente, cujas decises podem ou no ser homologadas pelo chefe do poder constitudo em cada esfera do governo. Aprova as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes, inclusive alocando aporte financeiro aos servios considerados prioritrios, cujas decises so submetidas considerao do chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo. Aprova os princpios norteadores da poltica de sade, convoca a Conferncia de Sade, exerce o controle da poltica na instncia correspondente, delibera sobre os recursos financeiros a serem aplicados no SUS sem a supremacia do poder constitudo em cada esfera do governo.

a) Vigilncia

b)

c)

d)

e)

epidemiolgica, sade do trabalhador; desenvolvimento cientfico e tecnolgico; aes de saneamento bsico; vigilncia nutricional; orientao alimentar; vigilncia sanitria e farmacoepidemiologia. Produo e circulao de bens; transporte de alimentos; fiscalizao da produo; vigilncia sanitria; recursos humanos; inspeo de alimentos; controle da gua e bebida para consumo humano. Guarda de produtos psicoativos; formulao e execuo da poltica de sangue; execuo de aes de saneamento bsico; inspeo e controle de alimentos; sade do trabalhador; vigilncia sanitria e farmacutica; desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Guarda de produtos txicos e radioativos; fiscalizao de gua e bebida para consumo humano; formulao da poltica de medicamentos; saneamento e meio ambiente; recursos humanos; cincia e tecnologia; vigilncia sanitria. Alimentao e nutrio; saneamento e meio ambiente; vigilncia sanitria e farmacoepidemiologia; recursos humanos; cincia e tecnologia; sade do trabalhador.

c)

d)

e)

46 Os servios privados de assistncia sade, regulamentados pela Lei 8.080/90, apresentam as seguintes caractersticas:

49 De acordo com a Lei 8.142/90 a representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias de Sade atende ao seguinte critrio:

a) Atuao de empresas na assistncia sade para b) c)


atendimento de seus empregados e dependentes, com nus para a seguridade social. Atuao de empresas que disponham de um quadro de profissionais da rea de sade que trabalham na promoo, proteo e recuperao da sade. Atuao de capitais estrangeiros que disponham de filiais no Brasil e que possuam um quadro de profissionais na rea da sade, que trabalham na promoo, proteo e recuperao da sade. A assistncia sade livre iniciativa privada, sem restries de normas expedidas pelo rgo de direo do Sistema nico de Sade SUS. Atuao, por iniciativa prpria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurdicas de direito privado na promoo, proteo e recuperao da sade.

a) Paridade em relao ao conjunto dos demais segmentos. b) Paridade somente em relao representao
governamental.

c) proporcional aos movimentos de sade existentes na


instncia correspondente.

d) Paridade em relao representao dos profissionais de


sade.

e) Paridade em relao aos prestadores de servios.


50 Os consrcios que os municpios podero estabelecer para execuo de aes e servios de sade, garantidos pela Lei 8.142/90, atendem aos seguintes pr-requisitos por parte dos municpios, Estados e Distrito Federal:

d) e)

a) Existncia de Fundo de Sade; Conselho de Sade; plano


de habilitao ao SUS; relatrio de gesto; comisso de planejamento da poltica de sade; contrapartida de recursos. Existncia de Conselhos de Sade; plano de habilitao ao SUS; relatrio de gesto; contrapartida de recursos; comisso de avaliao da poltica de sade; cobertura das aes bsicas de sade. Existncia de Fundo de Sade; Conselho de Sade; plano de sade; relatrio de gesto; contrapartida de recursos para sade no respectivo oramento; comisso de elaborao do plano de carreira, cargos e salrios. Existncia de Conselhos de Sade; plano de sade; relatrio de gesto; comisso de avaliao da poltica de sade; cobertura das aes bsicas de sade; contrapartida de recursos. Existncia de Fundo de Sade; plano de habilitao ao SUS; municipalizao da sade; relatrio de gesto, contrapartida de recursos para sade no respectivo oramento; conselho de sade.

47 Aponte um dos objetivos da poltica de recursos humanos na rea da sade, previsto na Lei 8.080/90:

b)

a) nfase na ps-graduao strictu sensu em convnio com b) c) d) e)


as Universidades. Organizao de um sistema de formao implementado pela Universidade pblica. Elaborao de programas de formao espordicos em convnio com institutos de ensino superior. Valorizao da dedicao exclusiva aos servios do Sistema nico de Sade SUS. Elaborao de programas de permanente aperfeioamento de pessoal, realizado pelos hospitais e centros de sade.

c)

d)

e)

48 Identifique dentre as alternativas seguintes quais so as funes do Conselho de Sade, previstas na Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990:

a) Atua no controle da poltica de sade na instncia


correspondente, deliberando sobre os recursos

Anda mungkin juga menyukai