Anda di halaman 1dari 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE DIREITO
GRADUAO

A figura do homem mdio no Contrato de Comodato regido pelo Cdigo Civil Brasileiro.

Salvador 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO


GRADUAO

A figura do homem mdio no Contrato de Comodato regido pelo Cdigo Civil Brasileiro.
Trabalho apresentado pelo aluno Moiss Moreira Vieira, referente 1 Avaliao da disciplina Direito dos Contratos, ministrada pelo Prof. Ermiro Neto. Sumrio: 1) Introduo. 2) Captulo I: O princpio da boa-f objetiva e sua relao
com o conceito de homem mdio no Cdigo Civil. 3) Captulo II: A figura do homem

mdio no contrato de comodato sob a gide do Cdigo Civil de 2002. 4) Captulo III: Razoabilidade da adoo do conceito de homem mdio para a determinao da conduta e responsabilidade do comodatrio. 5) Concluso. 6) Referncias Bibliogrficas.

Introduo

A figura do homem mdio comumente se apresenta no Direito como uma entidade que suscita polmica. Seja no campo do direito penal, seja na esfera do direito civil, seu conceito e, acima de tudo, as conseqncias de t-lo abarcado a legislao vigente, trazem inmeras controvrsias, pois ao embasar sua deciso na conduta esperada do homem comum, poder o julgador incorrer em ato desarrazoado que no se coaduna com o propsito de pacificao social, inerente ao Direito. Partindo dessa premissa, o trabalho que aqui se expe tem como objetivo discutir a razoabilidade de se adotar o critrio do homem mdio para determinao da existncia da violao do dever de guarda e conservao da coisa dada em comodato, com vistas a impor (ou no) ao comodatrio o pagamento de perdas e danos em virtude da deteriorao ou perda da coisa. Inicialmente, discutir-se- a relevncia do conceito de homem mdio para a delimitao do contedo do princpio da boa-f objetiva, procedendo-se diferenciao entre esta modalidade e a boa-f subjetiva, ambas de extrema importncia para o bom entendimento das relaes jurdico-contratuais. Em seguida, discorrer-se- sobre a figura do homem mdio no contrato de comodato sob a gide do Cdigo Civil de 2002. Questionar-se-, neste ponto, se em

face da perda ou deteriorao da coisa dada em comodato, a verificao da ocorrncia de quebra do dever de guarda e conservao da coisa dever ser norteada pelo critrio do homem mdio (isto , pela conduta que se espera, num dado contexto, do homem comum) ou se devero ser levadas em considerao, em casos especficos, as condies subjetivas do comodatrio, quando perpetrado dano ao bem objeto do contrato. Por fim, ratificar-se- o entendimento segundo o qual o critrio do homem comum no deve ser aplicado de forma exclusiva, sob o pretexto de se preservar a imparcialidade da jurisdio e a segurana jurdica. Demonstrar-se- que as condies subjetivas do comodatrio devero ser levadas em considerao sempre que (trazidas e provadas pela parte perante o rgo julgador) revelem que a perda ou deteriorao do bem no decorreu da negligncia do comodatrio, mas sim de condio especialssima inerente a sua pessoa, capaz de impossibilitar-lhe de salvar a coisa objeto do contrato. Assim sendo, restar sobreposto ao objetivo de privilegiar sem limites a segurana jurdica e a imparcialidade da jurisdio, o propsito de pacificao social inerente a todo o fazer jurdico, no se admitindo a adoo de uma hermenutica supostamente clara e objetiva, mas que no dirime conflitos nem privilegia a intangvel dignidade da pessoa humana.

Captulo I: O princpio da boa-f objetiva e sua relao com o conceito de homem mdio no Cdigo Civil.

O estudo da figura do homem mdio - relacionada ao contrato de comodato regido pelo Cdigo Civil de 2002 - exige uma sria anlise do princpio da boa-f objetiva, j que a determinao da existncia deste elemento numa dada relao

jurdico-contratual implica em direta referncia a tal figura, conforme se demonstrar nas linhas seguintes. Em primeiro lugar, importante ter em mente que o Cdigo Civil, em vrios dispositivos, faz referncia idia de boa-f, embora nem sempre tenha se referido o legislador a sua modalidade objetiva. Da a necessidade de se pontuar as diferenas entre as espcies de boa-f abarcadas pela lei civil vigente. Iniciaremos com o conceito de boa-f subjetiva. Para tanto, partamos da leitura do art. 443:
Art. 443. Se o alienante conhecia o vcio ou defeito da coisa, restituir o que recebeu com perdas e danos; se o no conhecia, to-somente restituir o valor recebido, mais as despesas do contrato.

O artigo em comento versa sobre a alienao de bens maculados por vcios ocultos, oferecendo tratamento diverso conforme tenha tido o alienante conhecimento ou no da existncia de tal defeito, quando da realizao do ato jurdico que transfere a propriedade. Segundo se demonstrou, se o alienante desconhecia o vcio oculto ao alienar o bem em questo, no arcar com o pagamento de indenizao ao adquirente, suportando este ltimo os prejuzos sofridos. Porm, se o alienante tinha conscincia de que a coisa continha o defeito e, mesmo assim, a aliena, no informando tal fato ao adquirente, dever arcar com todas as perdas e danos causados pelo vcio. Ntida, portanto, a relevncia dada ao estado de conscincia do alienante para fins de imposio das perdas e danos pagos ao adquirente. Trata-se, aqui, da aferio da existncia da boa-f subjetiva que, se ausente, implica em grave reprovao da

conduta do alienante que, valendo-se do contrato, imps, sigilosamente, nus injusto ao adquirente da coisa. Mais um exemplo de consagrao da boa-f subjetiva pode ser identificado no texto da lei civil atravs da leitura do seu art. 1.219 que assim dispe:
Art. 1.219. O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se no lhe forem pagas, a levant-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias e teis.

Observe-se a fundamental importncia de ser determinada a existncia (ou no) da boa-f subjetiva quando da aquisio da posse para fins de indenizao das benfeitorias necessrias e teis realizadas, bem como para o levantamento das benfeitorias volupturias. Possuidor de boa-f aquele que ignora os vcios da violncia, clandestinidade ou precariedade que inquinam a posse. Os vcios esto presentes, mas so por ele desconhecidos. A ausncia de conscincia acerca do vcio significa boa-f subjetiva. Assim, se o possuidor est ciente da violncia que inquina a posse, pois ele, por exemplo, utilizando-se de fora, desapossou o dono do imvel, estamos diante de um possuidor de m-f, j que tem conscincia da situao de fato. E, conforme, se depreende da leitura do art. supra transcrito, diversos sero os efeitos decorrentes da presena ou ausncia da boa-f. Feitas as devidas consideraes sobre a boa-f subjetiva, passemos anlise do conceito de boa-f objetiva e, posteriormente, sobre sua relao com a figura do homem mdio inserida no texto da lei civil.

O conceito de boa-f, como norma tica de conduta dissociada da idia de existncia/ausncia de conhecimento sobre a situao de fato, encontra agasalho no art. 422 do CC/02, que assim dispe:
Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f.

A boa-f a que se refere o indigitado dispositivo da lei civil aquela que determina aos integrantes da relao contratual o dever de agir com lealdade, garantindo a integridade dos bens e dos direitos do outro contratante, comunicando-lhe fatos relevantes ao objeto do contrato, alm de cooperar para que a outra parte atinja os fins do contrato firmado. E o cumprimento desses deveres, isto , se a norma tica de conduta que deve nortear a atuao dos contratantes foi preservada ou no, dever ser verificado tomando em considerao os padres do homem mdio. Em um contrato de empreitada, por exemplo, pelo qual o dono da obra se compromete a fornecer os materiais, o empreiteiro no pode agir de maneira negligente, desperdiando o que lhe fornecido, j que o prejuzo no ser por ele suportado. Faltar-lhe-ia o dever de lealdade, decorrente da boa-f objetiva. Explica Slvio de Salvo Venosa que, para a anlise da boa-f objetiva, o intrprete parte de um padro de conduta comum, do homem mdio, no caso concreto. um dever de agir de acordo com determinado padres sociais estabelecidos e reconhecidos.1 Assim, conforme se constata a partir da lio do ilustre civilista, a figura do homem mdio possui forte expresso no campo do Direito Civil Brasileiro, vez que
1

VENOSA, Direito Civil, cit.,p.378)

parte integrante do contedo do princpio da boa-f objetiva, plenamente utilizado com elemento norteador na interpretao das regras de pactos contratuais firmados.

Captulo II: A figura do homem mdio no contrato de comodato sob a gide do


Cdigo Civil de 2002.

No captulo anterior, discutiu-se a importncia da figura do homem mdio na delimitao do contedo do princpio da boa-f objetiva, restando demonstrado, portanto, que em diversos casos, importante no determinar se agiu a parte com conscincia ou no da situao ensejadora do dano, mas sim se houve descumprimento da norma de conduta tica imposta a todo e qualquer contratante, norma esta cujo contedo, conforme se viu, encontra-se vinculado atuao do homem mdio no caso concreto. No presente captulo, passaremos anlise da figura do homem mdio nos contratos de comodato sob a gide do Cdigo Civil de 2002. No se tem como objetivo, neste ponto, proceder anlise exaustiva da figura do homem mdio para efeitos civis, pois, como se demonstrou no captulo anterior, tal entidade se encontra inserida em um princpio cujo campo de incidncia imensurvel (princpio da boa-f objetiva), j que sempre poder ser invocado quando descumprido deveres atribudos a todo e qualquer contratante (dever de lealdade, informao, cooperao etc). Aqui, em consonncia com o propsito do estudo realizado, tem-se como objetivo destacar de que maneira o to referido homem mdio se encontra inserido na modalidade contratual objeto deste trabalho, para que, em momento seguinte, se possa refletir acerca da plausibilidade da

adoo deste conceito para se determinar a responsabilidade do comodatrio (e a orientao de sua conduta) em face de dano (ou risco de dano) causado ao bem dado em comodato. O comodato, nos termos de Washington de Barros Monteiro, o contrato unilateral, a ttulo gratuito, pelo qual algum entrega a outrem coisa (imvel ou mvel) infungvel, para ser usada temporariamente e depois restituda.2 Prescindindo-se das consideraes bsicas acerca desta modalidade contratual, passemos ao estudo da regra contida no art.582 do Cdigo Civil. Conforme dispe a regra em comento, o comodatrio obrigado a conservar, como se sua prpria fora, a coisa dada em emprstimo. Leciona Maria Helena Diniz, ao se referir s obrigaes do comodatrio, que um de seus deveres guardar e conservar a coisa emprestada como se sua fosse, procurando no desgast-la ou desvaloriz-la, evitando qualquer procedimento que possa inferir negligncia ou desdia.3 Pois bem. O comodatrio tem obrigao de conservar a coisa, protegendo-a de eventual dano ou degradao, como se sua fosse a coisa dada em comodato. Questiona-se: optou o legislador, neste caso, pela adoo da culpa in concreto, em oposio ao critrio do homem mdio? Em outros termos: a lei civil permite que a responsabilidade do comodatrio seja aferida segundo suas condies pessoais e no de acordo com a conduta exigvel do homem comum?

MONTEIRO, Curso de Direito Civil, cit.,p.206) DINIZ, Curso de Direito Civil Brasileiro, cit.,p.334)

Pensemos na hiptese de haver um princpio de incndio, de pequenas propores, causado por caso fortuito ou fora maior, no local onde se encontra o bem dado em comodato. O comodatrio, dotado de medo patolgico de fogo (condio passvel de ser comprovada) se abstm de salvar o bem objeto do contrato. Tem-se aqui ponto de relevante controvrsia: se admitirmos que o critrio a ser adotado o do homem mdio, estar o comodatrio impelido a arcar com os danos referentes perda da coisa perante o comandante, uma vez que esperado do homem comum (mas no do comodatrio) o destemor necessrio para enfrentar tal situao de risco, com vistas a proteger o bem posto em perigo. No entanto, se o critrio a ser adotado o que toma em considerao as condies subjetivas do comodatrio, no se poder entender que o sujeito, nas circunstncias dadas acima, atuou de forma negligente, excluindo-se, dessa forma, a obrigao de arcar com perdas e danos. Imagine-se, agora, um incndio de propores mdias. Substitua-se, ento, a figura do comodatrio com medo patolgico de fogo por a de um bombeiro que, de forma contumaz, depara-se com sinistros de enormes propores. Poderia tal indivduo valer-se da adoo do critrio do homem mdio para se esquivar de salvar um bem dado em comodato, j que no se espera do homem comum o enfrentamento de um incndio nas propores dadas? Ou seja, poderia mesmo at assistir passivamente a perda do bem ciente de que poderia enfrentar o perigo em questo sem qualquer risco pessoal relevante pois no se espera do homem mdio a coragem e conhecimento tcnico que possui um bombeiro para proteger bens na ocorrncia de um incndio de mdias propores?

A despeito da relevncia da controvrsia que aqui se expe, a lei no oferece resposta questo de qual critrio dever ser adotado pelo intrprete, restando por se tolerar que rgos julgadores esteiem suas decises apenas sob a luz do critrio do homem mdio, no se admitindo, portanto que as condies subjetivas do comodatrio, mesmo se devidamente comprovadas, possa legitimar a adoo de critrio diverso para fins de determinao da responsabilidade (ou no) deste contratante em face da perda ou deteriorao da coisa. Da mesma forma, esta mesma falta de expresso comando legal, possibilita que o juiz se afaste do critrio do homem mdio, se assim entender necessrio para que o conflito seja dirimido de maneira a prestigiar o valoroso princpio da dignidade da pessoa humana. Enfrentaremos, no prximo captulo, a questo da razoabilidade de se adotar, exclusivamente, o critrio do homem comum para se aferir a responsabilidade do comodatrio em face de perda ou deteriorao do bem objeto do contrato.

Captulo III: Razoabilidade da adoo do conceito de homem mdio para a determinao da conduta e responsabilidade do comodatrio.

Conforme se demonstrou, a falta de expresso comando legal acerca da adoo do critrio a ser adotado para a determinao da responsabilidade do comodatrio em face da perda ou deteriorao do bem objeto do contrato, possibilita ao intrprete entender que as regras relativas a esta espcie contratual se vinculam, exclusivamente, ao critrio do homem mdio, sendo impassveis de serem tomadas em considerao as condies subjetivas do comodatrio para exclu-lo da obrigao de arcar com perdas e danos.

No entanto, cabvel questionar se h razoabilidade na adoo exclusiva do critrio do homem comum pelo juiz e se tal deciso consubstancia-se em ato totalmente discricionrio por parte da autoridade judiciria. A adoo do critrio supramencionado tem vistas a atender, em especial, a dois valores comumente prestigiados pela lei e pelos rgos julgadores: a) a imparcialidade, pois ao se nortear pelo critrio do homem mdio, o juiz estaria a proferir julgamento em bases objetivas, tomando como referncia a conduta esperada pelo homem comum, no caso trazido a sua apreciao, restando dirimida, portanto, a possibilidade de o juiz atuar de forma arbitrria, escusando da responsabilidade de arcar com perdas e danos indivduos que violaram o dever de guarda e conservao do bem, tudo sob o manto de estarem sendo levadas em considerao as condies subjetivas do comodatrio e b) a segurana jurdica, pois o critrio do homem mdio exclui uma anlise segundo as condies da pessoa do comodatrio, ou seja, uma anlise de cunho subjetivo, realizando-se uma hermenutica clara e objetiva, aplicveis a todos os casos. Acontece que ambos os argumentos so passveis de serem refutados quando se leva em considerao que o prprio conceito de homem mdio construdo pelo rgo julgador segundo suas prprias percepes, sendo possvel que dois juzes, por exemplo, possuam concepes distintas acerca da conduta a ser adotada pelo homem comum quando este se encontra diante de um mesmo contexto. Em outros termos, o argumento segundo o qual a adoo do critrio do homem mdio retira da deciso proferida a subjetividade que tanto prejudica o exerccio da jurisdio, consiste em tese falha, pois a prpria construo do conceito de homem mdio um processo que no exclui o elemento subjetividade.

Outro ponto a ser analisado: a lei civil, de fato, no dispe, expressamente sobre qual critrio a ser empregado para fins de responsabilizao do comodatrio diante de risco de perda ou deteriorao do bem dado em comodato. No entanto, legtimo afirmar que, com base no princpio da dignidade da pessoa humana, no deve o julgador restringir-se ao critrio do homem mdio na apreciao de todo e qualquer caso atinente matria em foco. Isso porque desmerecer totalmente as condies subjetivas do comodatrio para aferio de sua responsabilidade desvestir-lhe de sua dignidade, fazendo com que arque com perdas e danos no por ter sido negligente, mas sim por no ter agido acima das possibilidades inerentes a sua pessoa. Remetendo ao caso mencionado em captulo anterior deste trabalho, o comodatrio dotado de medo patolgico de fogo - que no procede salvao dos bens do comandante em face de princpio de incndio de pequenas propores - sendo obrigado a arcar com perdas e danos, no estar sendo sancionado em razo de sua desdia ou negligncia, mas sim em virtude de sofrer de condio patolgica, impassvel de ser superada nas circunstncias dadas. Ou seja, a aplicao da sano das perdas e danos carecer de sua fundamentao lgica, isto , a negligncia do comodatrio, passando a encontrar esteio nas limitaes pessoais da parte. Pune-se, assim, no pelo que se deixou de fazer em razo de desdia, mas sim pelo que se , em ntida violao ao princpio da dignidade da pessoa humana. Assim sendo, deve-se afirmar que o juiz est adstrito a nortear suas decises segundo o critrio das condies pessoais do comodatrio? No parece ser plausvel que o julgador deva excluir inexoravelmente o critrio do homem mdio, desvestindo-lhe de qualquer utilidade. No cabe ao rgo julgador,

no exerccio da jurisdio civil, investigar se h ou no condies subjetivas inerentes pessoa do comodatrio especialmente se estas no forem suscitadas - com vistas a proferir julgamento com base em tais condies. Razovel que o juiz adote, em regra, o critrio do homem comum, sendo tal critrio passvel de ser afastado sempre que o comodatrio trouxer ao conhecimento e comprovar perante o rgo julgador condies subjetivas capazes de impedir de que atuasse de maneira anloga ao homem mdio. Igualmente dever ser afastado tal critrio caso o comandante contrarie alegao do comodatrio (de que no lhe exigida certa conduta segundo os padres do homem mdio), caso se prove que suas condies subjetivas lhe permitiriam sem risco a seus prprios bens e direitos, salvar a coisa dada em comodato.

Concluso
Conforme se exps ao longo deste trabalho, a figura do homem mdio, na seara do Direito Civil, d ensejo a profundos questionamentos, seja por ser conceito contido no princpio da boa-f objetiva, seja por estar presente em importantes modalidades contratuais indicadas na lei civil, dentre as quais o contrato de comodato. Como se sabe o comodatrio tem o dever de proceder guarda e conservao da coisa como se sua fosse, sendo responsabilizado por eventuais danos a ela causados, se viola tal dever de proteo. Questiona-se, como se viu, se a verificao da quebra deste dever de proteo deve levar em conta o critrio do homem mdio (isto , a conduta provavelmente adotada pelo homem comum nas circunstncias dadas) ou se se tomariam em considerao as condies subjetivas do comodatrio, para a aferio da

obrigao de arcar com perdas e danos em face de prejuzos causados ao bem objeto do contrato. Restou demonstrado que a adoo exclusiva do critrio do homem mdio, sob o pretexto de se preservar a imparcialidade da jurisdio e a segurana jurdica ( j que a anlise das condies subjetivas do comodatrio poderia conduzir a efeitos maculados por excessiva subjetividade) procedimento que se embasa em tese refutvel pois a prpria construo, pelo julgador, do conceito de homem mdio pressupe dose inegvel de subjetividade. Assim sendo, conforme se demonstrou, caber ao julgador aplicar o critrio do homem mdio sempre que no for apresentada pela parte interessada condio subjetiva devidamente comprovada, que incite o afastamento deste critrio, capaz de exonerar o comodatrio da obrigao de arcar com perdas e danos decorrentes da perda ou deteriorao da coisa. Dessa maneira, manter-se- preservado o estimado princpio da dignidade da pessoa humana, pois no ser imposta sano em decorrncia das condies subjetivas intrnsecas pessoa do comodatrio, s tomando lugar tal punio caso este tenha agido com negligncia ou desdia em relao ao bem.

Referncias Bibliogrficas

1.

BARROS MONTEIRO, Washington de. Curso de Direito Civil. 17 ed. So Paulo: Saraiva. v.5.

2.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 25 ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

3.

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil. 3 Ed. So Paulo: Atlas, 2001. V.2.

4.

GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo Curso de Direito Civil. 7 Ed. So Paulo: Saraiva, 2006.

Anda mungkin juga menyukai