Anda di halaman 1dari 17

Deficincia mental: parte 2

Meta da aula

Apresentar os processos cognitivos da decincia mental e seus respectivos conceitos.

objetivos

Ao nal desta aula, voc dever estar em condies de: distinguir os diferentes tipos de preveno da decincia mental; identicar os processos cognitivos dos decientes mentais; reconhecer as principais caractersticas de personalidade do deciente mental; avaliar alguns aspectos educativos pertinentes decincia mental.

Para a compreenso do contedo desta aula imprescindvel que voc tenha entendido as aulas anteriores. Caso voc tenha alguma dvida acerca de algum conceito estudado, retorne ao texto e procure esclarec-lo antes de iniciar esta leitura.

AULA

Pr-requisito

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

INTRODUO

Voc aprendeu, na Aula 5, o conceito adotado atualmente para essa decincia. Nesta aula, daremos prosseguimento ao tema Decincia Mental (DM). Voc j deve ter percebido que a forma de entender a decincia mental muito mais abrangente e dinmica do que simplesmente uma denio de alguns pequenos tpicos que sinalizam para comportamentos ou procedimentos de um indivduo. Hoje, preciso considerar diversos pontos desse conceito, para nalmente dar a uma pessoa uma condio inferior de inteligncia, seja usando o termo decincia mental ou dcit intelectual ou mesmo dcit cognitivo. Antes de entrar nas especicidades desta decincia, um aspecto importante a ser esclarecido que, muitas vezes, a decincia mental tem uma delimitao difusa. Explicando melhor, os limites entre a decincia mental e outras categorias como atraso evolutivo ou diculdades gerais de aprendizagem no so notadamente marcados e ntidos. Por terem fronteiras mveis, muitas vezes, esses limites so mal denidos. Nesses casos, apenas o desenvolvimento da pessoa e a forma como ela responde interveno educativa permitem, com o tempo, discernir a decincia mental de outros atrasos ou diculdades (FIERRO, 2004). Entendendo esse aspecto, voc deve ter pensado: como uma pessoa se torna deciente mental? Quais so as causas desse comportamento? Como isso

ETIOLOGIA
Estudo da causa ou das causas de uma doena.

aparece? Para responder a essas perguntas vamos entender a decincia mental.

ETIOLOGIA

da

ETIOLOGIA E PREVENO
A decincia mental no tem uma causa nica, ela sempre multicausal, pelas mais diferentes razes. As anomalias so de natureza distintas e de origem tambm diversa. Nem sempre possvel identicar uma nica causa como responsvel. Mais da metade dos casos se devem a mais de um fator e, s vezes, a decincia mental ocorre em funo da interao ou adio de vrios fatores biolgicos e psicossociais. Estudos que tratam de conhecer a etiologia da decincia mental costumam dividir as causas em duas grandes categorias: a biolgica e a psicossocial. Outra forma clssica a distino entre as causas pr, peri e ps-natais. Temos ainda uma outra maneira de estud-la por meio dos fatores chamados endgenos e dos fatores exgenos: as causas que esto dentro das pessoas ou so de origem hereditria ou congnita so

80

CEDERJ

!
As doenas podem ser causadas por vrios fatores. A pobreza e a desinformao so, sem dvida, as mais determinantes.

Quanto maior a pobreza, maiores as diculdades. As gestantes de localidades carentes quase sempre esto expostas a condies ambientais desfavorveis promoo da sade durante a gravidez. A utilizao de guas poludas, sem tratamento adequado; esgoto a cu aberto; alimentao precria; ausncia de assistncia mdica como exames e consultas pr-natais; prticas sexuais irresponsveis e sem os devidos cuidados so fatores que, isolados ou integrados, favorecem a possibilidade de se contrair, antes ou durante a gestao, doenas infecciosas. Essas, por sua vez, podero ameaar a sade do feto que est se desenvolvendo. Quanto melhor a condio de vida de uma populao, melhor ser a sua sade, menores sero os riscos de doenas, maior ser a escolarizao e o nvel de informao. Sob condies adversas, o homem se torna frgil a inmeras possibilidades de car doente, sendo a preveno o maior investimento que se pode fazer junto populao na rea de sade. De uma maneira geral, pode-se dizer que as principais causas da decincia mental esto relacionadas s condies de sade da mulher gestante, na situao de parto e nos primeiros procedimentos de ateno ao recm-nascido. Os programas de preveno da decincia e, conseqentemente, as aes preventivas deles decorrentes, dependem da anlise e compreenso dos fatores ambientais e dos resultados de suas combinaes. Quanto mais el for o retrato socioeconmico e cultural da comunidade ou populao estudada, mais apropriadas sero as aes e melhores sero os resultados obtidos. Dentro dessa vertente, podemos classicar a preveno da decincia em trs grandes categorias.

CEDERJ

81

AULA

inuem em sua sade, exgenas.

consideradas endgenas e aquelas vindas de fora do indivduo, mas que

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

PREVENO PRIMRIA
a que previne a ocorrncia de decincias de qualquer natureza. So aquelas decorrentes dos programas de combate ao uso de lcool, drogas e vacinao das mes contra certas doenas. Esse tipo de preveno traz medidas que visam a evitar o aparecimento da decincia de maneira geral.

PREVENO SECUNDRIA
A partir dos problemas identicados ou instalados, a preveno secundria visa a buscar o diagnstico precoce na tentativa de evitar que ocorram limitaes permanentes, ou controlar ao mximo as suas conseqncias. Programas de dietas especiais para as crianas que nascem com fenilcetenuria, (identicado no teste do pezinho), e programas de estimulao precoce para os bebs que apresentam algum dcit de desenvolvimento ao nascer so alguns exemplos de preveno secundria. As aes, nesse sentido, podem reduzir ou reverter os efeitos dos problemas j descritos que conduziriam decincia.

PREVENO TERCIRIA
aquela em que as aes so realizadas com o objetivo de atender, de forma adequada, pessoa deciente com vistas reduo das conseqncias dos problemas gerados pela decincia. Os programas de reabilitao, programas de educao especial e qualicao prossional so alguns exemplos desse tipo de preveno.

!
A Educao, de maneira geral, e os prossionais que trabalham com pessoas com decincia no podem ignorar a etiologia dos dcits, mesmo que eles no dependam desse conhecimento para a prtica educacional a ser desenvolvida. Em se tratando de educadores e da transmisso de conhecimentos e informao, conhecer as causas da decincia poder, muitas vezes, contribuir, mesmo que indiretamente, para preveni-la.

82

CEDERJ

1. Procure relacionar condies ambientais e sociais condio de vida da populao. Pense primeiro em pases subdesenvolvidos. Tente lembrar como normalmente a imagem dessa populao divulgada nos meios de comunicao. Como voc se lembra dessas pessoas? Como so suas moradias e as regies onde vivem? O que comem, como aparecem vestidos, como so seus lhos? Voc tem notcia sobre o estado de sade dessa parcela da populao? Muito bem. Feito isso, olhe para sua cidade, tente lembrar como so as pessoas mais pobres. Onde elas vivem? O que comem? Quais so suas necessidades primrias? Como so suas crianas e a sade de todos? A partir das informaes obtidas nesta atividade, procure dois alunos do curso e compartilhe com eles os dados levantados. Procure reetir sobre os temas, mesmo se os colegas forem da mesma cidade. Outra forma de discutir o resultado da atividade procurar fazer o exerccio em um encontro de tutoria. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Se voc conseguiu se lembrar de povos muito pobres como os da frica por exemplo, lembrou-se de que a AIDS est assolando a populao daquela regio, lembrou tambm que a expresso que eles transmitem de abatimento, subnutrio e, ainda, que essas necessidades generalizadas so causadas, principalmente, pela fome. Pois bem, qualquer resposta nesse sentido est correta. No precisa nem sair do Brasil para dar esses exemplos, pois, freqentemente, a mdia tem divulgado condies subumanas de muitos brasileiros em grandes cidades ou mesmo em regio mais distantes no interior do pas. E perto de voc, na sua cidade, podemos dizer que diferente? Para melhor ou para pior? Como voc pode notar, no h respostas

CEDERJ

83

AULA

ATIVIDADE

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

fechadas, preciso olhar, observar, relacionar fatos, condies e necessidades. Ao fazer isso, voc estar desenvolvendo a capacidade de observao e correlao e, ento poder, gradativamente, contribuir com anlises cada vez mais prximas da realidade e, conseqentemente, contribuir com aes preventivas mais efetivas naquilo em que estiver envolvido na sua comunidade ou nos trabalhos que realizar.

PROCESSOS COGNITIVOS
A decincia mental se caracteriza, principalmente, pelas limitaes generalizadas relativas aos processos bsicos de pensamento, de conhecimento e de aprendizagem. Podemos entender inteligncia como a capacidade de aprender em condies de instruo incompletas, e atraso como a resistncia ao que ensinado. Portanto, h no atraso, a necessidade de uma instruo mais bem ordenada, mais completa, melhor sistematizada para que o indivduo possa aprender (FIERRO, 2004). A pessoa com decincia tem diculdade para adquirir novos conhecimentos e esta diculdade parece estar ligada aos processos cognitivos e tambm inteligncia. Fierro (2004) esclarece estes aspectos fazendo uma relao entre um e outro: se a inteligncia tem como caracterstica a ecincia e a velocidade no processamento, aprendizagem e aquisio do conhecimento, as pessoas com decincia so mais lentas e menos ecientes em aprender e processar; se para o bom resultado de novas aprendizagens so importantes aspectos como a base e organizao dos conhecimentos prvios, assim como as estratgias em processar e aprender, nas pessoas com decincia h dcits nas destrezas, nos saberes prvios, como tambm nas estratgias. A capacidade de generalizar ou transferir uma aprendizagem a novas situaes um processo que tem clara relao com a inteligncia e a aprendizagem.

84

CEDERJ

e aplic-las a este novo problema. Toda aprendizagem pressupe generalizar nosso conhecimento anterior. Aprender e transferir a novos campos o que foi aprendido so, portanto, processos estreitamente relacionados que, por sua vez, caracterizam o comportamento inteligente (MARTN; MARCHESI, 1995). O principal dcit dos decientes mentais est justamente na grande diculdade para generalizar e aplicar estratgias j aprendidas, em novas situaes. Do ponto de vista cognitivo, um marco signicativo na compreenso da decincia mental foi o trabalho de Barbel Inhelder (IDE, 1993; BRAGA, 1995) sobre o diagnstico do raciocnio dessas pessoas, aplicando os pressupostos bsicos da teoria de Jean Piaget. A pesquisadora submeteu crianas decientes s mesmas provas aplicadas em crianas normais, para conhecer o desenvolvimento da inteligncia. Os resultados encontrados revelaram que os estgios observados nas crianas normais com relao resoluo de tarefas operatrias foram tambm vericados com regularidade nos decientes mentais. Esse trabalho tem seu mrito reconhecido por ter demonstrado que os decientes mentais so capazes de raciocinar, pensar logicamente, muito embora s consigam fazer isso em um momento posterior e s conseguem agir logicamente quando os objetos so percebidos, manipulados e representados. A criana com decincia mental, segundo a pesquisadora, passa pelos estgios de desenvolvimento em um ritmo mais lento que as crianas ditas normais e depois, por um perodo de utuaes. como se houvesse uma lentido progressiva na evoluo intelectual, que caminha para um estado de estagnao, caracterizado por uma imobilidade e instabilidade do pensamento. Explicando melhor, enquanto as crianas, de maneira geral, evoluem intelectualmente de forma progressiva, alcanando patamares cada vez mais elevados e evoludos de pensamento, com caractersticas de mobilidade sempre presentes (o que aprende em uma situao usado em outras, mesmo que tenham origens diferentes) e com caracterstica de estabilidade (mantm a aprendizagem), com o deciente mental no h

CEDERJ

85

AULA

funcionamento conhecimentos e estratgias anteriores que j possumos

Se aprendemos alguma coisa porque somos capazes de colocar em

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

essa evoluo constante, mas uma lentido progressiva, uma imobilidade e instabilidade de pensamento. Inhelder, ao denir a debilidade mental, assinala a existncia de um componente que denominou viscosidade gentica. Enquanto na criana normal, durante sua evoluo intelectual, ocorre uma acelerao progressiva do desenvolvimento, causada por uma mobilidade crescente do pensamento operatrio, na criana com decincia mental se observa uma estagnao durvel ou uma certa lentido gradual. Essa lentido conduz viscosidade do raciocnio, isto , seu desenvolvimento cognitivo difere dos demais porque ao atingir nveis mais altos, ela no supera por completo as fases anteriores, oscilando entre essas e o raciocnio prprio do nvel em que acabou de ingressar. Podemos dizer, portanto, que nas pessoas com decincia o acesso a uma estrutura superior de raciocnio no acontece, porque existe uma incapacidade de evoluir. Caractersticas como a viscosidade gentica, o problema da falta de mobilidade de pensamento, a instabilidade de sua manuteno em um patamar superior que acaba de ser atingido, remetem ao aspecto relativo do dinamismo da inteligncia das pessoas, cuja conscincia, faz com que elas se comportem de forma menos curiosa e menos questionadoras do que os demais. Mantoan (1997), uma outra pesquisadora, reuniu alguns aspectos estruturais e funcionais da vida intelectual dos decientes mentais como: eles conguram uma condio intelectual anloga a uma construo inacabada, mas at o nvel em que conseguem evoluir intelectualmente, essa evoluo semelhante das pessoas normais mais novas; embora possuam esquemas de assimilao equivalentes aos normais mais jovens, os decientes mentais mostram-se inferiores s pessoas normais quando diante da resoluo de situaesproblema, ou seja, ao colocar em prtica seus instrumentos cognitivos; apesar de se denir por paradas denitivas e uma lentido signicativa no progresso intelectual, a inteligncia dos decientes mentais apresenta uma certa plasticidade ao reagir satisfatoriamente solicitao adequada do meio.

86

CEDERJ

levado os pesquisadores a levantarem a hiptese de que a decincia mental no repousa no dcit estrutural, mas sobre a capacidade funcional da inteligncia (MANTOAN, 1997).

METACOGNIO
Outro aspecto interessante nos estudos mais recentes sobre a inteligncia dos decientes mentais diz respeito aos processos metacognitivos. Entende-se por metacognio o conhecimento acerca do prprio conhecimento. a capacidade de ter conscincia do funcionamento de nosso conhecimento, em particular da nossa memria, e compreender os fatores que expliquem se os resultados alcanados na soluo de uma tarefa so favorveis ou desfavorveis (MARTIN e MARCHESI, 1995; FIERRO, 1995). As crianas com atraso mental parecem no estar conscientes da limitao que tm em memorizar. Em funo da ausncia de conscincia e de conhecimento acerca das prprias funes e capacidades cognitivas, dicilmente conseguem controlar, de maneira exvel e adequada, as estratgias, os processos e os planos de controle sobre a execuo das atividades. Por terem diculdades em generalizar e transferir situaes e tarefas, os indivduos com atraso mental conservam bem as aprendizagens, enquanto a tarefa permanecer a mesma e a situao se mantiver constante. Dessa forma, a Prtica de Ensino dever despertar a curiosidade, o interesse, a signicao do objeto de conhecimento de forma a mobilizar o sujeito a pensar, a descobrir, a criar para alcanar seus objetivos (MANTOAN, 1997; FIERRO, 1995). Os processos metacognitivos e os processos de auto-regulao, assim como o potencial intelectual, se mantm atualizados quando o ambiente acadmico for cooperativo, rico em estmulos fsicos e sociais e os alunos se comportarem ativamente para construrem seus conhecimentos (MANTOAN, 1997).

CEDERJ

87

AULA

habilidade dos decientes mentais em generalizar as aprendizagens, tm

Os estudos feitos principalmente pela Psicologia, diante da pouca

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

ATIVIDADE 2. A partir do que voc aprendeu sobre os processos cognitivos do deciente mental, tente selecionar pelos menos seis caractersticas que voc tenha considerado como importantes sobre este aspecto. Terminada a atividade, volte ao texto e procure identicar aquelas que no relacionou. Acrescente as novas caractersticas seleo que fez e s depois leia o comentrio. Dessa forma, poder pensar mais uma vez nos processos cognitivos do deciente mental. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________
COMENTRIO

Se voc considerou diculdades bsicas para pensar, conhecer e aprender coisas novas, lentido no raciocnio e no processamento das informaes, assim como diculdades ou dcits nas estratgias para processar os conhecimentos e aprender, voc entendeu perfeitamente o quadro terico. Voc tambm pode ter respondido de outra forma, fazendo outras composies como: diculdade para generalizar e transferir aprendizagens para novas situaes; demora maior que as outras pessoas para pensar logicamente, mesmo quando os objetos so manipulados e representados; passar pelos mesmos estgios do desenvolvimento s que num ritmo mais lento; imobilidade e instabilidade do pensamento, voc tambm est correto (a). Existem, ainda, outras caractersticas cognitivas da decincia mental que voc pode ter citado como: a viscosidade gentica, a falta de dinamismo da inteligncia; a pouca curiosidade e questionamento; o fato de no ter conscincia sobre seu prprio conhecimento e sobre suas diculdades de memria; o fato de os decientes mentais no conseguirem, portanto, atuar com auto-regulao em suas prprias estratgias e comportamentos. Se voc se lembrou de todos esses itens, entendeu absolutamente tudo sobre o tema.

88

CEDERJ

ticas, pense sobre o assunto e sobre o que acabou de ler e tente responder novamente. Agora, se voc no conseguiu sequer citar as caractersticas, seria interessante que voc voltasse a esse tpico da aula. Ao mesmo tempo em que for estudando o texto, v listando as caractersticas da decincia mental ou os principais dcits cognitivos que essas pessoas apresentam e, medida que cit-los, v explicando resumidamente cada um deles. S depois que voc terminar essa atividade, continue seu estudo sobre o tema.

INFNCIA ETERNA
Muitos autores, entre eles Fierro (1995), chamam a ateno para a idia popular de que a criana com decincia mental uma eterna criana. Essa uma idia equivocada, diz o autor. O fato de o adulto ter uma idade mental equivalente de uma criana pequena, no quer dizer, sob todos os aspectos, que seja como uma criana dessa idade. No se pode considerar um deciente mental como se fosse uma criana com o corpo desenvolvido. O fato de ter vivido experincias diversas, mesmo que tenha diculdade em process-las, alm da experincia acumulada, determinam mudanas na personalidade, no comportamento e, tambm, nas estruturas cognitivas. A sexualidade do deciente mental, por exemplo, muito semelhante das pessoas consideradas normais. Eles tm necessidades afetivas, capacidade e desejo sexual, e so capazes de fazer escolhas e de manter relaes relativamente estveis. As limitaes impostas pela decincia impedem a pessoa de alcanar nveis de abstrao da maioria dos adultos, mas no incapacitam os decientes de atingir uma certa maturidade humana e social.

PERSONALIDADE
Sobre este tema, Fierro (2004), tambm, faz algumas generalizaes bastante relevantes e pede que elas devam ser corrigidas quando observadas.

CEDERJ

89

AULA

Caso no tenha conseguido listar corretamente as seis caracters-

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

Um dos traos mais visveis nos decientes mentais alm do atraso, da imaturidade evolutiva e do dcit mental a rigidez comportamental, isto , eles tendem a: manter sempre os mesmos comportamentos; a reagir sempre da mesma forma; a fazer o que aprendem, sempre da mesma maneira. Em funo desta caracterstica, as pessoas com decincia mental so capazes de persistirem muito mais tempo que os outros em tarefas repetitivas. Eles gostam da rotina e da repetio, dizem aqueles que os conhecem bem. Podemos entender isso porque as pessoas com baixa capacidade intelectual encontram diculdades para se adaptar novas situaes e, por esse motivo, elas podem apresentar ansiedade e insegurana. Atividades repetitivas e rotineiras so melhor desempenhadas pelos decientes mentais que tendem a um ajustamento perfeito e a uma considervel constncia de produo e em atividades artesanais. Se por um lado, diz Fierro (2004), devemos promover o desenvolvimento pessoal desses indivduos, quando o colocamos nessas atividades, no estamos proporcionando as doses razoveis de novidades de modo que essa pessoa possa se desenvolver sem que tenha seu equilbrio ameaado. As relaes interpessoais dos decientes tendem a ter a mesma persistncia. A pessoa com decincia protege-se da insegurana persistindo em suas relaes sentimental e de amizade. Com relao s outras pessoas, os decientes tendem a ter uma grande dependncia afetiva e comportamental. O apego tem um alto valor de sobrevivncia para a criana e desempenha um importante papel evolutivo. Outra caracterstica interessante dos decientes mentais uma forte exterioridade nos acontecimentos e suas causas. Assim, os fatos que aconteceram em seu passado e os que vo acontecer em seu futuro esto fora de seu controle, pois para ele dependem muito mais das outras pessoas ou de fatores do destino, do que de sua prpria ao ou escolha. Uma pessoa com decincia mental tem diculdade para desenvolver comportamentos relativos a si mesmo, auto-referidos, alguns exemplos seriam autoconhecer-se, cultivar a autoconscincia. Normalmente, os indivduos ajustam ou corrigem a sua prpria conduta a partir dessa auto-regulao. As pessoas com decincia mental, no tm essa possibilidade ou, pelo menos, apresentam signicativas diculdades para se auto-ajustarem.

90

CEDERJ

Saber ler e escrever muito importante na sociedade em que vivemos, mas quando estamos tratando de decincia mental, existem outras prioridades em termos de aquisies imprescindveis em qualquer tempo, como conseguir se comunicar, comer sozinho, ser capaz de perceber situaes de perigo. Enm, so o que os autores chamam capacidades humanas bsicas. Essas capacidades so as mais prejudicadas nas pessoas com decincia mental e elas podem ser distintas, dependendo de cada momento da vida do deciente. preciso estabelecer hbitos e comportamentos de autonomia nessas pessoas desenvolvendo, cada vez mais, a possibilidade de que eles sejam independentes. Segundo Fierro (2004), eles estariam assim identicados: cuidado consigo mesmo com seu prprio corpo e com os prprios pertences, saber vestir-se, lavar-se, comer sem ajuda, controlar os esfncteres, manter limpo o local onde vivem; autonomia e independncia na vida diria ser capaz de fazer coisas dentro de casa, desde atividades mais simples at as mais complexas; independncia poder ir e vir, deslocar-se, fazer atividades fora de casa, usar transporte pblico, divertir-se. Normalmente, essas aprendizagens so ensinadas em casa, mas a escola no pode ignorar que esta restrio no ajudar o deciente. necessrio que a escola e o professor cooperem para que todas as aquisies se mantenham. Nesse aspecto, em qualquer que seja o nvel de escolarizao, desde a Educao Infantil at as sries iniciais do Ensino Fundamental, a escola deve colaborar com a famlia. Os procedimentos mais ecazes adotados nos processos de interveno e educao do deciente mental esto relacionados ao
COMPORTAMENTAL, ENFOQUE

ENFOQUE
COMPORTAMENTAL

complementado pelo enfoque educacional em que so

favorecidas as aquisies de hbitos bsicos de autonomia, assim como uma educao que possa mobilizar os processos cognitivos de maneira geral. Explicando melhor, em funo das caractersticas cognitivas e principais diculdades dos decientes mentais, as estratgias de reforo a cada aquisio ou a cada aproximao gradual do objetivo proposto so uma forma eciente de se ensinar.

O enfoque comportamental ou comportamentalismo hoje visto como um modelo extremamente interativo. As manipulaes do meio que produzem o comportamento interagem com as pr disposies inatas de um organismo particular.

CEDERJ

91

AULA

EDUCAO

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

Outros aspectos tambm devem ser observados: conhecer o nvel de competncia de cada indivduo - Toda instruo deve ser gradual, passo a passo, pois os decientes aprendem devagar, e uma coisa de cada vez. Quanto mais a tarefa for dividida e seqenciada, tornando-se o menos complexa possvel, melhor a aprendizagem; ensinar uma mesma coisa de diferentes formas - Esse procedimento poder ajudar o deciente, pois nem sempre a estratgia adotada pelo professor foi sucientemente adequada quela pessoa. a gradao ou o nvel de diculdades dever ser apresentada a cada passo conquistado - Sempre que possvel, deve-se retornar aos estgios anteriores, repetindo os procedimentos para que as aquisies se fortaleam.

!
A decincia uma condio permanente mas no imutvel. Todo indivduo aprende, qualquer que seja a sua decincia e seu grau de comprometimento, seu progresso sempre possvel.

A partir do novo conceito de decincia mental, estudado na Aula 5, o professor dever se orientar no em funo das diculdades do aluno mas em como poder fazer para ajud-lo a super-las. Ao mudar o enfoque, os programas, as prticas e as estratgias a serem adotadas devero sempre levar em conta a maneira de auxiliar esse aluno. Devero considerar tambm que a ateno, a discriminao, a memria e o raciocnio so decitrios no deciente mental. Conhecer os processos cognitivos das pessoas com decincia mental faz, do professor, um prossional mais apto para escolher suas prprias formas de ensinar, uma vez que seu aluno tem suas prprias formas de aprender. Atualmente, o conceito de necessidades educativas especiais desloca o enfoque sobre as diculdades e limitaes dos alunos e d nfase relao professor-aluno, ao contexto de aprendizagem, ao papel do professor. A famlia, por sua vez, neste novo modelo de compreenso, tem uma importncia destacada na educao de seus lhos mas no consegue obter xito completo, se no tiver a cooperao dos professores e da escola. O inverso tambm verdadeiro. Os educadores precisam do

92

CEDERJ

e educadores, devem fazer parte de um s projeto de ao educativa.

CONCLUSO
A decincia mental hoje entendida sob um enfoque muito mais funcional e adaptativo do que psicomtrico. Tratamos a pessoa com decincia mental como algum que tem limitaes reais mas estas no podem ser vistas como impedimentos para o desenvolvimento e para a aprendizagem. Quanto mais se conhecer as especicidades da decincia, melhores sero as estratgias educacionais adotadas.

ATIVIDADE FINAL
No texto, dissemos que saber ler e escrever muito importante na sociedade atual mas, em se tratando da decincia mental, outras prioridades devem ser adotadas em qualquer tempo. O que estvamos tentando explicar? Procure responder a essa pergunta a partir do que foi estudado. Terminada a atividade, procure identicar na sua cidade, em locais que costuma freqentar, pessoas que parecem ter pouca ou quase nenhuma escolaridade e, que aparentemente, demonstram certa facilidade para executar apenas tarefas simples e rotineiras e, principalmente, conseguem viver de forma independente e cuidar de si mesmo. Procure observar discretamente como essas pessoas so e o que fazem. Se puder, discuta com um colega suas observaes ou no encontro de tutoria. No precisa identicar as pessoas, o exerccio de observao e uma tentativa para que voc possa visualizar, em uma situao concreta, diferentes tipos de atividade que poderiam se desenvolvidas por uma pessoa com dcit intelectual. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

CEDERJ

93

AULA

educacionais. Portanto, parceria, colaborao e cooperao entre famlia

apoio e da colaborao da famlia para desenvolverem os programas

Tpicos em Educao Especial | Decincia mental: parte 2

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

COMENTRIO

Se voc respondeu que existem aquisies que so indispensveis a qualquer ser humano e, dentre elas, possvel destacar: a capacidade para se comunicar de forma que se faa entendido; saber se alimentar sozinho; ser capaz de evitar perigos; saber cuidar de si mesmo (como vestir-se, cuidar da aparncia e higiene pessoal); ter hbitos e comportamentos de autonomia, ento voc entendeu o que quer dizer capacidades humanas bsicas. Elas devem ser ensinadas em casa, mas a escola tem a funo de torn-las estveis e auxiliar, se for o caso, em suas aquisies. Dessa forma, saber ler e escrever so importantes principalmente quando essas capacidades humanas bsicas j fazem parte do repertrio das pessoas. Caso contrrio, deve-se procurar instalar nas pessoas com decincia mental condies mnimas de autonomia e independncia. Quanto observao de atividades que poderiam ser feitas por uma pessoa com dcit intelectual, por exemplo, voc ter entendido a aula quando for capaz de relacionar o contedo terico situao real e conseguir aproximar esses dois contedos.

94

CEDERJ

As causas da decincia mental so mltiplas e devem ser entendidas como a integrao de vrios fatores. A pobreza e a desinformao so, sem dvida, os mais determinantes. Aes preventivas evitam o nascimento de pessoas deficientes ou minimizam o estado daquelas que foram acometidas pela instalao de uma decincia. Independentemente das inmeras diculdades cognitivas dos decientes mentais, todos podem aprender e se desenvolver, desde que sejam observadas as estratgias mais adequadas de instruo. A despeito da idade mental do deciente, isso no o transforma em uma criana. Sua vivncia, experincia e caractersticas de personalidade acumuladas o tornam uma pessoa que pode atingir relativa maturidade. Conhecer as preferncias por algum tipo de atividade ou formas de execut-las, poder facilitar o trabalho do prossional responsvel pela orientao da pessoa deciente mental para o trabalho e futura atividade prossional.

INFORMAO SOBRE A PRXIMA AULA


Na prxima aula, vamos conhecer a sndrome de down, e saber quais so suas causas e principais caractersticas.

CEDERJ

95

AULA

RESUMO

Anda mungkin juga menyukai