Anda di halaman 1dari 6

Adubao de Pastagens, saiba por qu?

pelos Professores Doutores Valdo Rodrigues Herling - vrherlin@usp.br - e Pedro Henrique de Cerqueira Luz - phcerluz@usp.br - da FZEA/USP-Pirassununga/SP, Ivan Borba Formigoni e Daniel Portioli Rolnik, zootecnistas e consultores da Assistec (19) 561 6182 assistec@lancernet.com.br

Introduo Dando prosseguimento aos temas de importncia na rea de forragicultura e considerando as publicaes sobre Calagem, aplicao e custos e Mtodos para Determinao da Necessidade de Calagem, tem-se por objetivo nesse artigo, discutir a questo dos nutrientes no solo e as necessidades das plantas forrageira, to fundamental ao seu crescimento e desenvolvimento e conseqentemente, da produtividade animal. O foco da discusso, em primeira instncia, relaciona-se adubao de formao, quando da implantao da pastagem, sendo as adubaes de manuteno, bem como os aspectos de custos, sero tratadas, em separado, nos demais artigos desta srie.

Produo nos Trpicos No novidade dizer que a produo animal, nos trpicos, dependente quase exclusivamente das pastagens. No entanto e, principalmente no Brasil Central, o que se observa uma atividade pecuria extrativista, onde a produtividade conseguida fruto da explorao dos recursos naturais existentes, levando a degradao progressiva das pastagens. Contudo, esse cenrio tende a ser revertido, como pode ser visto tomando por base o exemplo do Estado de So Paulo que, demonstra claramente a evoluo das pastagens naturais para pastagens cultivadas, sendo atualmente cerca de 75% da rea paulista representada por pastagens cultivadas.

A contradio Parece comum a contnua busca pela planta forrageira dita milagrosa. Aquela que ir substituir a pastagem antiga e proporcionar elevados rendimentos, sem que haja necessidade da reposio dos nutrientes do solo.

O que na verdade existe so plantas forrageiras e variedades menos exigentes em fertilidade que outras, as quais fornecem, impreterivelmente, um alimento de qualidade inferior para os animais. Os capins mais exigentes em fertilidade do solo apresentam, normalmente, teores mais elevados de nutrientes em sua composio. Por outro lado, quando a fertilidade do solo ruim, o que ocorre o crescente desaparecimento das plantas ao invs de apenas reduzirem seu valor nutritivo.

O solo e a adubao O solo no representa uma fonte inesgotvel de nutrientes para as plantas, ou seja, dos macro (clcio, fsforo, potssio, enxofre, magnsio e nitrognio) e micro nutrientes (cobre, ferro, mangans, zinco, boro, molibdnio e cloro), como pode pensar erroneamente alguns produtores. H variao na quantidade de cada um dos elementos, de solo para solo, bem como existem nutrientes que se esgotam mais rapidamente que outros em virtude da lixiviao, eroso e absoro e remoo pelas plantas etc.

Importncia da Adubao O fundamento da adubao baseia-se na devoluo ao solo dos nutrientes que as plantas absorvem e so exportados pelos animais na forma de carne, leite, l etc.., e tambm aqueles que foram lixiviados ou perdido atravs de outros meios como volatilizao e denitrificao ou, na elevao, em determinados solos, dos teores de nutrientes que esto, originalmente, em nveis muito baixos, ou seja, aqum das exigncias da cultura implantada. Resumidamente, pode-se resumir a adubao, conforme a equao abaixo:

Adubao = (planta solo) x

A partir dela, interpreta-se que a adubao vem a ser o que a planta necessita menos o que o solo oferece, acrescido de um fator de eficincia do nutriente no complexo soloplanta.

Fsforo Ao se considerar o estabelecimento de pastagens, independentemente da espcie forrageira a ser cultivada, a baixa disponibilidade de fsforo nos solos tropicais brasileiros tem sido a mais relevante limitao. A recomendao de adubao deve estar embasada, para todos os principais nutrientes, na anlise de solo e na necessidade da espcie forrageira especfica. Para o fsforo, pode-se considerar as seguintes recomendaes mencionadas na Tabela 1.

Tabela 1. Recomendao geral de adubao para o fsforo Teor de P no solo < 10 mg/dm3 de fsforo 10 a 20 mg/dm3 de fsforo 20 a 30 mg/dm3 de fsforo > 30 mg/dm3 de fsforo Anlise de P resina Recomendao de adubao 80 a 100 kg P2O5/ha 40 a 50 kg P2O5/ha 20 kg P2O5/ha Adubao desnecessria

Durante a formao, algumas medidas devem ser tomadas, de forma a obter-se melhor aproveitamento do fsforo para a planta, tais como: a fonte de fsforo deve ser aplicado nas proximidades das sementes ou mudas; adubao diferenciada entre gramneas e leguminosas, uma vez que o fsforo pode ser considerado o nutriente mais limitante para as leguminosas, uma vez que so capazes de incorporar nitrognio no solo. Experimentos sugerem, quando em consrcio, que se aplique 2/3 do fsforo para a leguminosa e 1/3 para a gramnea; pode-se substituir parte das tradicionais fontes solveis, como superfosfato simples, por fosfato de rocha, desde que se eleve as quantidades a serem aplicadas em no mnimo 1/3 em relao a fontes prontamente solveis; os fosfatos de rocha devem ser incorporados ao solo com antecedncia, preferencialmente antes da calagem, pois solubilizam mais rapidamente quando em solos cidos.

Alm das fontes solveis e dos fosfatos naturais, encontram-se no mercado fontes parcialmente solveis, cuja origem mineralgica lhes confere melhor reatividade no solo. Outras alternativas seriam o termofosfato magnesiano e o multifosfato magnesiano, ambas fontes que dispem de macro e micronutrientes agregados.

Na Tabela 2 apresentada a composio mdia de diversas fontes de fsforo disponveis no mercado.

Tabela 2. Composio percentual de algumas fontes de fsforo Fontes P2O5 S CaO N R$/kg P2O5 % Superfosfato simples Granulado 18 Superfosfato simples P Superfosfato triplo Superfosfato 30 Fosfato diamnico (DAP) Fosfato reativo Daoui Fosfato reativo Arad Hiperfosfato (fosfato natural) 18 46 30 46 32 33 32 12 12 8 28 28 14 28 18 42 28 45 18 1,41 1,23 1,08 1,09 0,79 0,76 0,12 -

Fosfato de Arax (fosfato natural) 28 Fosfato Alvorada (fosfato natural) 28

Nitrognio De modo geral, o nitrognio o principal nutriente das gramneas, proporcionando aumento imediato da produo de forragem. Solos deficientes em nitrognio acarretam em crescimento lento, plantas de porte pequeno, com poucos perfilhos e o teor de protena bruta torna-se insuficiente alimentao animal. A fonte de nitrognio no solo a matria orgnica, porm no diretamente absorvida pelas plantas. necessria sua decomposio pela ao de microrganismos, de forma a liberar N prontamente assimilvel.

Nas regies de clima tropical, no perodo de primavera e vero, o crescimento vegetal bastante intenso, e mesmo em solos ricos em matria orgnica, a liberao de N insuficiente para atender a demanda das gramneas. Por outro lado, nos perodos de estiagem, a decomposio da orgnica diminui ou, praticamente cessa, fazendo com que ocorra, da mesma maneira, deficincia de nitrognio.

Na Tabela 3 apresentada a composio percentual mdia de diversas fontes de nitrognio disponveis no mercado.

Tabela 3. Composio percentual de algumas fontes de nitrognio Fonte Sulfato de amnio Nitroclcio concentrado Uria Fosfato diamnico (DAP) %N 20 27 45 18 %S 23 % CaO 4-5 % MgO 2-3 % P2O5 46

De maneira geral, a resposta dos capins adubao nitrogenada crescente at doses elevadas, cerca de 1600 kg N/ha/ano. Entretanto, a eficincia de utilizao do N aplicado cai medida que se ultrapassa determinado limite (300400 kg N/ha/ano). Existem plantas forrageiras que respondem at doses mais elevadas, como os capins elefante, colonio e pangola e aqueles que, devido ao crescimento mais lento, como o gordura, s respondem com aumento na produo de forragem at doses moderadas, como 200-250 kg N/ha/ano).

Potssio Os capins deficientes em potssio apresentam colmos finos e menos resistentes ao tombamento, suas folhas apresentam-se amareladas, com necroses. Em

leguminosas, h comprometimento do sistema de ndulos, diminuindo a capacidade de fixao de nitrognio pelas plantas. Sob condies normais, o potssio reciclado pelas fezes e urina dos animais, devendo ser recomendado quando da realizao da anlise de solo.

O potssio, assim como o nitrognio, est sujeito lixiviao, tendo alta mobilidade no solo. A principal fonte de potssio o cloreto de potssio (60% K2O), que apresenta elevado ndice de salinidade, no devendo ter contato direto com a semente. As doses do adubo potssico para as pastagens so recomendadas mediante anlise de solo, mediante a determinao da faixa de variao na sua concentrao.

Tabela 4. Recomendao geral de adubao para o potssio Teor de K no solo < 0,7 mmolc/dm3 0,8 a 1,5 mmolc/dm3 1,6 a 3,0 mmolc/dm3 > 3,0 mmolc/dm3 Recomendao de adubao 40 60 kg K2O/ha 20 40 kg K2O/ha 0 20 kg K2O/ha Desnecessria

Obs: Os grupos de plantas forrageiras, tais como alfafa em explorao intensiva, capineiras e prados devero ter recomendao especfica.

Consideraes finais A adubao fosfatada de vital importncia para o estabelecimento das pastagens, enquanto o nitrognio o principal nutriente para a manuteno de sua produtividade e valor protico, associado ao potssio. No processo de preparo do solo, h formao de melhores condies para infiltrao de gua, aerao etc..., o que propicia ambiente adequado para decomposio e mineralizao da matria orgnica e conseqente liberao de N. Por isso, a recomendao de adubao nitrogenada, quando da implantao da pastagem, pode ser questionada, a no ser nos casos de extrema carncia de matria orgnica ou algum problema quanto aos minerais presentes no solo.

Anda mungkin juga menyukai