Anda di halaman 1dari 6

Evoluo Histrica do Estado

1) Estado do Oriente, Antigo ou Teocrtico. Os Estados Teocrticos surgiram no Oriente Mdio. O aparecimento desses Estados varia de lugar para lugar, oscilando entre 5000a.C. e 2500a.C. Ao mesmo tempo em que surge a civilizao surge o Estado Teocrtico. H o aparecimento dos primeiros documentos escritos. Teocracia significa o governo de Deus. Estados Teocrticos so aqueles em que o chefe religioso e o chefe de Estado so a mesma pessoa, o governante e o sacerdote se unem, onde no h separao entre poltica e religio, sendo que a religio domina toda a vida social. O governante um enviado de Deus, ou um deus (como ocorria com os faras do Egito), sendo que este e o sacerdote so a mesma pessoa. Exemplos: Prsia, Egito, Comeria e Assria, Babilnia, Fencia, Estado Hebreu (3700a.C) Caractersticas dos Estados Teocrticos: - Sistema poltico era predominantemente monrquico (reis, imperadores, faras). - (Economia era basicamente agrcola e comercial) - Estado com forte poder centralizado 2) Estado Grego ou Cidades-Estado Cidades-Estado so aquelas em que todo Estado est inserido dentro dos limites de uma cidade. Houve cidades-Estado na Grcia e no sul da Itlia (Magna Grcia). Surgiram prximo ao ano 1000a.C., e tiveram seu apogeu e fim por volta de 370 a.C. Essas cidades gregas chamavam-se polis. - Principais polis na Grcia: Atenas, Esparta, Corinto, Tebas, Mileto, Samos, feso. Caractersticas das Cidades-Estados: Autonomia ou independncia de uma cidade com relao s outras. Cada cidade um Estado, e estes so autnomos, independentes uns dos outros, e portanto h a descentralizao poltica. Nas cidades gregas o Estado laico, ou seja, no teocrtico, no possui religio oficial. Os gregos, pela primeira vez na histria, separam poltica da religio. A cidade-estado grega Atena conhecida como bero da razo. A Grcia o primeiro lugar na histria da humanidade onde a explicao dos fenmenos no feita atravs de Deus, mas buscada na prpria natureza do fenmeno. a explicao dos fenmenos por eles mesmos, atravs da racionalidade (razo). Sistema de governo conhecido como democracia, que significa governo do povo. Democracia ateniense democracia direta, ou seja, os cidados decidem diretamente na praa pblica, nas assemblias os destinos da vida poltica ateniense. Os cidados que no participavam da vida pblica eram mal vistos pela sociedade. Em Atenas, participavam os cidados, homens maiores de 30 anos e nascidos em Atenas. As mulheres, os menores, os estrangeiros e escravos no participavam. As cidades-estado, enquanto Estados autnomos desaparecem quando foram invadidas pelos macednios.

3) Estado-Imprio ou Estado Romano Foi um dos maiores Estados em dimenso que a histria da humanidade j conheceu. A poca do surgimento da cidade de Roma (753 a.C, segundo a tradio) no a mesma do surgimento do Imprio. A palavra latim para designar cidade civitas. A palavra civilizao deriva de civitas. A civilizao comea quando surgem as cidades. A primeira forma de governo em Roma foi a realeza (monarquia). Esta realeza, de origem romana, durou at 612 a.C. quando Roma foi invadida pelos etruscos. Foram sete os reis de Roma. O ltimo rei, que era etrusco, foi Tarqunio, o Soberbo. Descontentes com o absolutismo dos reis etruscos, os aristocratas proclamaram a Repblica em 509 a.C. O pretexto foi o ultraje feito por Sexto, filho do rei Tarqunio, a Lucrcia, a esposa de Colatino. Antes da invaso dos etruscos Roma era uma comunidade. Depois desta invaso passou a ser uma sociedade. A repblica surge com a sada dos etruscos de Roma. Na Repblica, o Senado Romano (Cmara de Idosos) passa a ser o rgo dirigente em substituio ao rei. Caractersticas do Senado Romano era vitalcio, o senador s deixava o cargo quando morria. os senadores eram escolhidos entre os nobres ou patrcios. na Repblica Romana, o senado era o que chamamos de Poder Executivo, alm de Legislativo.

A Ditadura Romana Quando havia um abalo da ordem pblica nos limites da dominao romana, ou na cidade de Roma, a lei estabelecia que se nomeasse um cnsul ou general com poderes extraordinrios, conferidos pela ditadura, para sufocar a rebelio. Terminada esta acabava os poderes de ditador e se voltava ao status quo anterior. A ditadura era um instituto jurdico que correspondia ao estado de stio na nossa constituio. A Poltica Romana na poca republicana Concrdia Romana: em uma determinada sociedade existem pontos de vista sobre os quais no se pode discordar, ou seja, todos tm que estar de acordo, podendo no restante haver discordncia. Pontos essenciais com os quais no se podia discordar em Roma: todos estavam de acordo que o Senado era o rgo mximo de governo da Repblica e a Liberta, a liberdade dos romanos, que significa que cada romano deveria ser governado por leis e no por homens, como no caso da realeza. Liberdade ser governado por leis e no por homens. Por vrias razes, a concrdia vai desaparecer quando aumenta o poderio militar e poltico de Roma. Para solucionar a crise interna na cidade, ser criado o Tribunato da Plebe, uma representao dos plebeus junto ao Senado. O Tribuno da Plebe no poderia propor normas ao Senado, mas poderia vetar qualquer norma por ele elaborada, o que lhe conferia um alto poder. Com o desaparecimento da Concrdia vo crescer as lutas sociais e as guerras civis. No sculo I a.C., o Senado vai se julgar incapaz de controlar as crises polticas e sociais e vai haver uma grande disputa entre generais e polticos que lutavam contra os rebeles. Da luta de trs deles, Caio Jlio Csar, Pompeu e Crasso vai surgir a primeira ditadura vitalcia que Roma conheceu, a de Jlio Csar. Assassinado Jlio Csar por uma conspirao, o Senado se rene e convoca trs personalidades polticas para governar. Otvio, Marco Antonio e Lpido. Marco Antonio vai para o Egito, e Lpido morto em uma batalha. Otvio fica sozinho, assume o poder e intitulado Augusto. Esta poca, sc. I a.C., ano 27 a.C., foi o apogeu de Roma, e o comeo do Estado-Imprio.

Os 12 primeiros Csares, cujas biografias so narradas por Suetnio: 1 Caio Jlio Csar 2 Augusto 3 Tibrio 4 Calgula 5 Cludio 6 Nero 7 Galba 8 Oto 9 Vitlio 10 Vespasiano 11 Tito 12 Domiciano

Principais caractersticas do Estado-Imprio: - Domnio de grande extenso territorial e predominncia da vida urbana sobre a rural (a cidade de Roma, em seu apogeu, contava com 1,5 milho de habitantes.) e grande atividade comercial. - O Imprio Romano teve a maior extenso territorial que a histria da humanidade conheceu, Imprio significa domnio, neste caso, sobre grande extenso territorial. - Centralizao poltica. Embora o Imprio fosse dividido por razes administrativas, prevalecia sempre a vontade do imperador, nas questes que ele pudesse resolver. - A maior parte da populao vivia na cidade, o que conferia uma grande centralizao de poder na pessoa do imperador, j que vivia em Roma. A partir do Imprio que o Senado assume a funo que tem hoje, que somente legislar. - Os romanos eram admiradores da lei e da ordem, da a superioridade militar que tiveram e a grande contribuio que deram humanidade no campo jurdico. Direito civil: IUS CIVILE para que era cidado romano. IUS GENTIUM para quem no era cidado romano, estrangeiro. Havia uma fora (exrcito romano) que fazia com que se cumprissem as leis. Roma possua grande atividade militar. Principais causas da decadncia ou desaparecimento do Estado-Imprio: - As freqentes guerras civis ou lutas sociais decorrentes do final da Concrdia - Dificuldades de conceber a idia de Nao, dificuldade de incorporar os povos dominados, que eram tratados como estrangeiros, apesar da tentativa feita pelo imperador Caracala. Atravs do Edito de Caracala, de 212 d.C., foi concedida naturalizao a todos os povos do Imprio, medida tardia que no resolveu o problema da desintegrao do Imprio. - Considerando o crescente nmero de cristo, o imperador Constantino adotou medidas que assegurassem a liberdade religiosa no Imprio. Com o Edito de Milo, de 313 d.C., o Cristianismo (perseguido durante muito tempo), passou a poder expressar-se livremente, o que fez com que a noo de superioridade dos romanos viesse a decair. Sob Teodsio I, o Grande, o Cristianismo tornou-se religio oficial do Imprio. - Grande nmero de estrangeiros ingressou no exrcito, no possuam a disciplina dos romanos, quando chegaram aos postos de comando, o exrcito comeou a conhecer derrotas. Essas derrotas acabaram por influenciar a economia, pois os escravos eram feitos prisioneiros de guerra e as derrotas militares significavam menor nmero de escravos e, conseqentemente, menor produo.

- medida que o exrcito romano foi enfraquecendo, os germnicos (brbaros) foram penetrando o territrio romano, at que em 476 d.C. um brbaro chamado Odoacro entrou em Roma e destituiu o ltimo imperador romano, Rmulo Augusto, tomando o poder para si. 4) Estado Medieval ou Feudal O nome Estado Medieval vem da chamada Idade Mdia, que durou do sculo V ao XV. Esta se divide em Alta Idade Mdia (perodo do sculo V ao X) e Baixa Idade Mdia (perodo do sculo XI ao XV). Do ponto de vista cronolgico costuma-se indicar o comeo da Idade Mdia em 476 d.C. (queda de Roma), estendendo-se at 1453 (queda de Constantinopla). Principais caractersticas do Estado Medieval: ntima relao entre propriedade da terra e poder poltico, o que levou a um perodo de descentralizao poltica. Predominncia da vida rural sobre a vida urbana, baseada na unidade agrcola conhecida como feudo e a presena de pequenas vilas chamadas burgos. - a economia era agrcola - o feudo era a unidade agrcola da poca - os senhores feudais eram de origem germnica e cada um deles tinha seu prprio exrcito - Germanizao do continente europeu, presena do estilo germnico durante este perodo. - Grande influncia da Igreja Catlica. A Igreja a maior fora espiritual desse perodo. Principais causas do desaparecimento do Estado Medieval: - Movimento das Cruzadas ou Guerra Santa, que buscavam retomar a cidade de Jerusalm do domnio rabe. - Reativao do comrcio e das rotas comerciais. - Aumento de intensidade da vida urbana em razo do comrcio, crescimento das cidades e tendncia centralizao do poder. 5) Estado Moderno - 1453 um perodo que se inicia com as monarquias e se estende at os dias atuais, com diferentes formas de Estado. Monarquia Tradicional o estado onde os reis governam enfrentando inmeras resistncias dos poderes locais, sejam elas dos nobres ou senhores feudais, da burguesia, ou da Igreja. o Estado que se mantm atravs do equilbrio destas foras. A Monarquia tradicional foi a primeira forma de Estado-Nao dos sculos XII ao XVII. Foi a poca do apogeu das artes, literatura e das cincias, pois compreendeu o perodo da Renascena ou Renascimento. Estados-Nao: Inglaterra, Portugal, Frana, Holanda, Blgica, Espanha. Estado-Nacional- surgiu quando os feudos se uniram e entregaram o poder a um senhor feudal de maior poderio, que se tornar rei. Monarquia Tradicional um governo do rei que sofre presses de todos os outros poderes Monarquia Constitucional D-se quando o monarca enfrentando as resistncias dos poderes locais, se v obrigado a pactuar normas que regulamentem o exerccio do seu prprio poder. Tais normas que visavam a limitar o poder do rei passaram a ser conhecidas como constituies, do o nome Monarquia Constitucional, pois o rei devia governar de acordo com uma constituio. Alm da constituio surgem cmaras ou parlamentos, que so a expresso do poder local no poder central ou junto ao rei, da o fato de a monarquia, neste caso, ser tambm conhecida como Monarquia Parlamentar. A Inglaterra foi a primeira Monarquia Constitucional.

Monarquia Absoluta, Estado Absolutista ou Absolutismo Monrquico: o Estado em que o monarca tende destruir todos os poderes locai (dos senhores feudais, Igreja) e governar de forma absoluta sem enfrentar resistncias. o momento em que o rei vai destruir o equilbrio institudo no final da Idade Mdia, destruindo os poderes que restringiam sua atuao, mas ao mesmo tempo mantinham a monarquia tradicional. Neste sentido o Absolutismo a destruio da Monarquia Tradicional. Isto ser conseguido, em grande medida, cooptando todos os expoentes dos poderes locais e oferecendo-lhes cargos na burocracia do Estado. Esta uma das principais causas da grande burocracia dos Estados atuais. Exemplos: Frana , Portugal, Espanha, etc. 6) Estado Liberal Democrtico A populao europia do sculo VI a 1800 se manteve em torno de 180 milhes de habitantes. De 1801 a 1914 a populao aumentou para 460 milhes de habitantes, dando como resultante a sociedade de massas. A sociedade de massas vai gerar duas revolues importantes (Revoluo Americana, em 1776 e Revoluo Francesa, em 1789) que vo propiciar o surgimento do Estado Liberal Democrtico. O Estado Liberal Democrtico aquele em que o Estado procura equilibrar os valores de liberdade e igualdade, procurando dar nfase primeira. Estes dois valores so antagnicos na medida em que quanto maior a liberdade menor a igualdade. A medida em que se aumenta a liberdade, cada vez mais os homens se mostram diferentes uns dos outros. Caractersticas do Estado Liberal Democrtico: - o povo governa atravs de seus representantes. Nesse Estado o soberano no o rei e sim o povo. - a adoo do sufrgio universal (voto) para escolha de seus representantes. - o surgimento da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (Cdigo Napolenico) - o Estado busca preservar as liberdades, como exemplo, a liberdade de imprensa, organizao partidria, sindical, atividade econmica, de mercado. a proposta do Estado mnimo. O Estado Liberal Democrtico tinha como objetivo ser um Estado com muita liberdade e bastante estabilidade. Ocorre que a extrema liberdade no campo econmico fez com que houvesse a superproduo, a crise financeira e a quebra da bolsa de Nova York em 1929. Aps a crise de 1929 (quebra da economia americana) surge uma nova proposta de Estado: o Estado do Bem-Estar Social (Welfare State) Estado do Bem-Estar Social o Estado que procura manter as liberdades que o Estado Liberal Democrtico garantia. Entretanto, no conflito entre valores liberdade e igualdade, procura sacrificar algumas liberdades em favor da igualdade, como acontece, por exemplo, no campo econmico, do o nome Estado do Bem-Estar Social. A diferena bsica entre os dois Estados que o primeiro que o mnimo de Estado e o mximo de liberdade, e o segundo sacrifica algumas liberdades em nome de um Estado que promova o bem-estar social. Caractersticas do Estado do Bem-Estar Social - presena de um alto dficit pblico ou dvida interna - alta carga tributria, grande volume de impostos, que se pretende sejam aplicados no social (aposentadoria, licena gestante, ect). - diminuio da liberdade econmica, com o aumento progressivo da presena do Estado na economia (planos econmicos).

7) Estados Totalitrios Estado Totalitrio ou Total: o estado que absorve a sociedade civil (tudo aquilo que a sociedade criou de organizado). aquele que no permite nenhuma manifestao de carter pblico que no seja autorizada pelo Estado. Tudo pelo estado, nada fora dele. , portanto um Estado que no permite as liberdades pblicas, s permite aquelas que no contrariem seus prprios interesses. Estado Fascista na Itlia (1922-25 a 1945) Caractersticas: - movimento nacionalista, anti-comunista e anti-liberal - amplo movimento de massas ou movimento popular. - no permitida oposio, restries as liberdades pblicas. - sistema de partido nico (Partido Nacional Fascista PNF) - expansionismo militar - corporativismo econmico - abolido direito de greve e qualquer expresso da luta de classes Estado Nacional Socialista ou Nazista na Alemanha (1933 a 1945) Caractersticas: - movimento nacionalista (pan-germnico), anti-comunista e anti-liberal. - amplo movimento de massas ou movimento popular. - sistema de partido nico (Partido Nacional Socialista do Trabalhador Alemo NSDAP) - expansionismo militar - Supresso total das liberdades pblicas - GESTAPO (Polcia Secreta do Estado) - Intensivo uso da propaganda. Criao do Ministrio da Propaganda. - Idolatria do Fhrer (lder), no caso Hitler. O lder jamais poderia ser questionado, ou seja, ele infalvel e ser sempre o ltimo a decidir nas questes mais importantes. - Anti-semitismo os nacional-socialista eram anti-semitas porque entendiam que os judeus formavam uma nao dentro da nao alem e isto no era permitido, da a perseguio aos judeus. - doutrina de superioridade da raa ariana ou racismo Estado Comunista ou Socialista da URSS Caractersticas: - sistema de partido nico (Partido Comunista da Unio Sovitica) - supresso total das liberdades pblicas, inclusive religiosa, j que o Estado Comunista de auto-intitulava ateu, do direito de ir e vir, com a adoo do passaporte interno. - uso intensivo da propaganda. - tomada do poder pela via revolucionria e adoo da Teoria Marxista. - na economia, supresso total da propriedade privada, dos meios de produo e distribuio, o que significava a estatizao da economia. Demais Estados Comunistas ou Socialistas: - os que fizeram revoluo: China (Mo Tse-Tung 1949), Cuba (Fidel Castro 1960), Iugoslvia (Marechal Tito 1945/48), Albnia (1948), Angola (1975), Moambique (1975), Vietn (dcada de 60). - os que no fizeram revoluo, tornaram-se comunistas por razes militares a partir de 1945: Leste Europeu (Polnia, Tchecoslovquia, Hungria, Alemanha Oriental, Romnia, Bulgria); no Oriente, a Coria do Norte.

Anda mungkin juga menyukai