Anda di halaman 1dari 12

A Assemblia Geral,

Declarao das Naes Unidas Povos sobre os Direitos dos Povos Indgenas

Tomando nota da recomendao que figura na resoluo 1/2 do Conselho dos Direitos Humanos, de 29 de junho de 2006, na qual o Conselho aprovou o texto da Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas, Recordando sua resoluo 61/178, de 20 de dezembro de 2006, em que decidiu adiar o exame e a adoo de medidas sobre a Declarao a fim de dispor de mais tempo para seguir realizando consultas a respeito, e decidiu tambm concluir o exame da Declarao antes de que terminasse o sexagsimo-primeiro perodo de sesses, Aprova a Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas que figura no anexo da presente resoluo.

NAES UNIDAS Rio de Janeiro, 2008

107 Sesso Plenria 13 de setembo de 2007

UNIC/ Rio/ 023 - Mar. 2008

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

Anexo Declarao das Naes Unidas sobre os Povos Direitos dos Povos Indgenas
A Assemblia Geral, Guiada pelos propsitos e princpios da Carta das Naes Unidas e pela boa-f no cumprimento das obrigaes assumidas pelos Estados de acordo com a Carta, Afirmando que os povos indgenas so iguais a todos os demais povos e reconhecendo ao mesmo tempo o direito de todos os povos a serem diferentes, a se considerarem diferentes e a serem respeitados como tais, Afirmando tambm que todos os povos contribuem para a diversidade e a riqueza das civilizaes e culturas, que constituem patrimnio comum da humanidade, Afirmando ainda que todas as doutrinas, polticas e prticas baseadas na superioridade de determinados povos ou indivduos, ou que a defendem alegando razes de origem nacional ou diferenas raciais, religiosas, tnicas ou culturais, so racistas, cientificamente falsas, juridicamente invlidas, moralmente condenveis e socialmente injustas, Reafirmando que, no exerccio de seus direitos, os povos indgenas devem ser livres de toda forma de discriminao, Preocupada com o fato de os povos indgenas terem sofrido injustias histricas como resultado, entre outras coisas, da colonizao e da subtrao de suas terras, territrios e recursos, o que lhes tem impedido de exercer, em especial, seu direito ao desenvolvimento, em conformidade com suas prprias necessidades e interesses,

Reconhecendo a necessidade urgente de respeitar e promover os direitos intrnsecos dos povos indgenas, que derivam de suas estruturas polticas, econmicas e sociais e de suas culturas, de suas tradies espirituais, de sua histria e de sua concepo da vida, especialmente os direitos s suas terras, territrios e recursos, Reconhecendo tambm a necessidade urgente de respeitar e promover os direitos dos povos indgenas afirmados em tratados, acordos e outros arranjos construtivos com os Estados, Celebrando o fato de os povos indgenas estarem organizando-se para promover seu desenvolvimento poltico, econmico, social e cultural, e para pr fim a todas as formas de discriminao e de opresso, onde quer que ocorram, Convencida de que o controle, pelos povos indgenas, dos acontecimentos que os afetam e as suas terras, territrios e recursos lhes permitir manter e reforar suas instituies, culturas e tradies e promover seu desenvolvimento de acordo com suas aspiraes e necessidades, Reconhecendo que o respeito aos conhecimentos, s culturas e s prticas tradicionais indgenas contribui para o desenvolvimento sustentvel e eqitativo e para a gesto adequada do meio ambiente, Enfatizando a contribuio da desmilitarizao das terras e territrios dos povos indgenas para a paz, o progresso e o desenvolvimento econmico e social, a compreenso e as relaes de amizade entre as naes e os povos do mundo, Reconhecendo, em particular, o direito das famlias e comunidades indgenas a continuarem compartilhando a responsabilidade pela formao, a educao e o bem-estar dos seus filhos, em conformidade com os direitos da criana,

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

Considerando que os direitos afirmados nos tratados, acordos e outros arranjos construtivos entre os Estados e os povos indgenas so, em algumas situaes, assuntos de preocupao, interesse e responsabilidade internacional, e tm carter internacional, Considerando tambm que os tratados, acordos e demais arranjos construtivos, e as relaes que estes representam, servem de base para o fortalecimento da associao entre os povos indgenas e os Estados, Reconhecendo que a Carta das Naes Unidas, o Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais1 e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos1, assim como a Declarao e o Programa de Ao de Viena2 afirmam a importncia fundamental do direito de todos os povos autodeterminao, em virtude do qual estes determinam livremente sua condio poltica e buscam livremente seu desenvolvimento econmico, social e cultural, Tendo em mente que nada do disposto na presente Declarao poder ser utilizado para negar a povo algum seu direito autodeterminao, exercido em conformidade com o direito internacional, Convencida de que o reconhecimento dos direitos dos povos indgenas na presente Declarao fomentar relaes harmoniosas e de cooperao entre os Estados e os povos indgenas, baseadas nos princpios da justia, da democracia, do respeito aos direitos humanos, da no-discriminao e da boa-f, Incentivando os Estados a cumprirem e aplicarem eficazmente todas as suas obrigaes para com os povos indgenas resultantes dos instrumentos internacionais, em particular as relativas aos direitos humanos, em consulta e cooperao com os povos interessados,

Enfatizando que corresponde s Naes Unidas desempenhar um papel importante e contnuo de promoo e proteo dos direitos dos povos indgenas, Considerando que a presente Declarao constitui um novo passo importante para o reconhecimento, a promoo e a proteo dos direitos e das liberdades dos povos indgenas e para o desenvolvimento de atividades pertinentes ao sistema das Naes Unidas nessa rea, Reconhecendo e reafirmando que os indivduos indgenas tm direito, sem discriminao, a todos os direitos humanos reconhecidos no direito internacional, e que os povos indgenas possuem direitos coletivos que so indispensveis para sua existncia, bem-estar e desenvolvimento integral como povos, Reconhecendo tambm que a situao dos povos indgenas varia conforme as regies e os pases e que se deve levar em conta o significado das particularidades nacionais e regionais e das diversas tradies histricas e culturais, Proclama solenemente a Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas, cujo texto figura continuao, como ideal comum que deve ser perseguido em um esprito de solidariedade e de respeito mtuo: Artigo 1
Os indgenas tm direito, a ttulo coletivo ou individual, ao pleno desfrute de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais reconhecidos pela Carta das Naes Unidas, a Declarao Universal dos Direitos Humanos3 e o direito internacional dos direitos humanos.

Artigo 2
Os povos e pessoas indgenas so livres e iguais a todos os demais povos e indivduos e tm o direito de no serem

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

submetidos a nenhuma forma de discriminao no exerccio de seus direitos, que esteja fundada, em particular, em sua origem ou identidade indgena.

submetidos a qualquer ato de genocdio ou a qualquer outro ato de violncia, includa a transferncia forada de crianas do grupo para outro grupo.

Artigo 3
Os povos indgenas tm direito autodeterminao. Em virtude desse direito determinam livremente sua condio poltica e buscam livremente seu desenvolvimento econmico, social e cultural. Artigo 4 Os povos indgenas, no exerccio do seu direito autodeterminao, tm direito autonomia ou ao autogoverno nas questes relacionadas a seus assuntos internos e locais, assim como a disporem dos meios para financiar suas funes autnomas.

Artigo 8
1. Os povos e pessoas indgenas tm direito a no sofrer assimilao forada ou a destruio de sua cultura. 2. Os Estados estabelecero mecanismos eficazes para a preveno e a reparao de: a) Todo ato que tenha por objetivo ou conseqncia privar os povos e as pessoas indgenas de sua integridade como povos distintos, ou de seus valores culturais ou de sua identidade tnica; b) Todo ato que tenha por objetivo ou conseqncia subtrair-lhes suas terras, territrios ou recursos. c) Toda forma de transferncia forada de populao que tenha por objetivo ou conseqncia a violao ou a diminuio de qualquer dos seus direitos. d) Toda forma de assimilao ou integrao foradas. e) Toda forma de propaganda que tenha por finalidade promover ou incitar a discriminao racial ou tnica dirigida contra eles.

Artigo 5
Os povos indgenas tm o direito de conservar e reforar suas prprias instituies polticas, jurdicas, econmicas, sociais e culturais, mantendo ao mesmo tempo seu direito de participar plenamente, caso o desejem, da vida poltica, econmica, social e cultural do Estado.

Artigo 6
Todo indgena tem direito a uma nacionalidade.

Artigo 7
1. Os indgenas tm direito vida, integridade fsica e mental, liberdade e segurana pessoal. 2. Os povos indgenas tm o direito coletivo de viver em liberdade, paz e segurana, como povos distintos, e no sero

Artigo 9
Os povos e pessoas indgenas tm o direito de pertencerem a uma comunidade ou nao indgena, em conformidade com as tradies e costumes da comunidade ou nao em questo. Nenhum tipo de discriminao poder resultar do exerccio desse direito.

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

Artigo 10
Os povos indgenas no sero removidos fora de suas terras ou territrios. Nenhum traslado se realizar sem o consentimento livre, prvio e informado dos povos indgenas interessados e sem um acordo prvio sobre uma indenizao justa e eqitativa e, sempre que possvel, com a opo do regresso.

Artigo 13
1. Os povos indgenas tm o direito de revitalizar, utilizar, desenvolver e transmitir s geraes futuras suas histrias, idiomas, tradies orais, filosofias, sistemas de escrita e literaturas, e de atribuir nomes s suas comunidades, lugares e pessoas e de mant-los. 2. Os Estados adotaro medidas eficazes para garantir a proteo desse direito e tambm para assegurar que os povos indgenas possam entender e ser entendidos em atos polticos, jurdicos e administrativos, proporcionando para isso, quando necessrio, servios de interpretao ou outros meios adequados.

Artigo 11
1. Os povos indgenas tm o direito de praticar e revitalizar suas tradies e costumes culturais. Isso inclui o direito de manter, proteger e desenvolver as manifestaes passadas, presentes e futuras de suas culturas, tais como stios arqueolgicos e histricos, utenslios, desenhos, cerimnias, tecnologias, artes visuais e interpretativas e literaturas. 2. Os Estados proporcionaro reparao por meio de mecanismos eficazes, que podero incluir a restituio, estabelecidos conjuntamente com os povos indgenas, em relao aos bens culturais, intelectuais, religiosos e espirituais de que tenham sido privados sem o seu consentimento livre, prvio e informado, ou em violao s suas leis, tradies e costumes.

Artigo 14
1. Os povos indgenas tm o direito de estabelecer e controlar seus sistemas e instituies educativos, que ofeream educao em seus prprios idiomas, em consonncia com seus mtodos culturais de ensino e de aprendizagem. 2. Os indgenas, em particular as crianas, tm direito a todos os nveis e formas de educao do Estado, sem discriminao. 3. Os Estados adotaro medidas eficazes, junto com os povos indgenas, para que os indgenas, em particular as crianas, inclusive as que vivem fora de suas comunidades, tenham acesso, quando possvel, educao em sua prpria cultura e em seu prprio idioma.

Artigo 12
1. Os povos indgenas tm o direito de manifestar, praticar, desenvolver e ensinar suas tradies, costumes e cerimnias espirituais e religiosas; de manter e proteger seus lugares religiosos e culturais e de ter acesso a estes de forma privada; de utilizar e dispor de seus objetos de culto e de obter a repatriao de seus restos humanos. 2. Os Estados procuraro facilitar o acesso e/ou a repatriao de objetos de culto e restos humanos que possuam, mediante mecanismos justos, transparentes e eficazes, estabelecidos conjuntamente com os povos indgenas interessados.

Artigo 15
1. Os povos indgenas tm direito a que a dignidade e a diversidade de suas culturas, tradies, histrias e aspiraes sejam devidamente refletidas na educao pblica e nos meios de informao pblicos.

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

10

2. Os Estados adotaro medidas eficazes, em consulta e cooperao com os povos indgenas interessados, para combater o preconceito e eliminar a discriminao, e para promover a tolerncia, a compreenso e as boas relaes entre os povos indgenas e todos os demais setores da sociedade.

Artigo 18
Os povos indgenas tm o direito de participar da tomada de decises sobre questes que afetem seus direitos, por meio de representantes por eles eleitos de acordo com seus prprios procedimentos, assim como de manter e desenvolver suas prprias instituies de tomada de decises.

Artigo 16
1. Os povos indgenas tm o direito de estabelecer seus prprios meios de informao, em seus prprios idiomas, e de ter acesso a todos os demais meios de informao noindgenas, sem qualquer discriminao. 2. Os Estados adotaro medidas eficazes para assegurar que os meios de informao pblicos reflitam adequadamente a diversidade cultural indgena. Os Estados, sem prejuzo da obrigao de assegurar plenamente a liberdade de expresso, devero incentivar os meios de comunicao privados a refletirem adequadamente a diversidade cultural indgena.

Artigo 19
Os Estados consultaro e cooperaro de boa-f com os povos indgenas interessados, por meio de suas instituies representativas, a fim de obter seu consentimento livre, prvio e informado antes de adotar e aplicar medidas legislativas e administrativas que os afetem.

Artigo 20
1. Os povos indgenas tm o direito de manter e desenvolver seus sistemas ou instituies polticas, econmicas e sociais, de que lhes seja assegurado o desfrute de seus prprios meios de subsistncia e desenvolvimento e de dedicar-se livremente a todas as suas atividades econmicas, tradicionais e de outro tipo. 2. Os povos indgenas privados de seus meios de subsistncia e desenvolvimento tm direito a uma reparao justa e eqitativa.

Artigo 17
1. Os indivduos e povos indgenas tm o direito de desfrutar plenamente de todos os direitos estabelecidos no direito trabalhista internacional e nacional aplicvel. 2. Os Estados, em consulta e cooperao com os povos indgenas, adotaro medidas especficas para proteger as crianas indgenas contra a explorao econmica e contra todo trabalho que possa ser perigoso ou interferir na educao da criana, ou que possa ser prejudicial sade ou ao desenvolvimento fsico, mental, espiritual, moral ou social da criana, tendo em conta sua especial vulnerabilidade e a importncia da educao para o pleno exerccio dos seus direitos. 3. As pessoas indgenas tm o direito de no serem submetidas a condies discriminatrias de trabalho, especialmente em matria de emprego ou de remunerao.

Artigo 21
1. Os povos indgenas tm direito, sem qualquer discriminao, melhora de suas condies econmicas e sociais, especialmente nas reas da educao, emprego, capacitao e reconverso profissionais, habitao, saneamento, sade e seguridade social. 2. Os Estados adotaro medidas eficazes e, quando couber, medidas especiais para assegurar a melhora contnua

11

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

12

das condies econmicas e sociais dos povos indgenas. Particular ateno ser prestada aos direitos e s necessidades especiais de idosos, mulheres, jovens, crianas e portadores de deficincia indgenas.

tomaro as medidas que forem necessrias para alcanar progressivamente a plena realizao deste direito.

Artigo 25
Os povos indgenas tm o direito de manter e de fortalecer sua prpria relao espiritual com as terras, territrios, guas, mares costeiros e outros recursos que tradicionalmente possuam ou ocupem e utilizem, e de assumir as responsabilidades que a esse respeito incorrem em relao s geraes futuras.

Artigo 22
1. Particular ateno ser prestada aos direitos e s necessidades especiais de idosos, mulheres, jovens, crianas e portadores de deficincia indgenas na aplicao da presente Declarao. 2. Os Estados adotaro medidas, junto com os povos indgenas, para assegurar que as mulheres e as crianas indgenas desfrutem de proteo e de garantias plenas contra todas as formas de violncia e de discriminao.

Artigo 26
1. Os povos indgenas tm direito s terras, territrios e recursos que possuem e ocupam tradicionalmente ou que tenham de outra forma utilizado ou adquirido. 2. Os povos indgenas tm o direito de possuir, utilizar, desenvolver e controlar as terras, territrios e recursos que possuem em razo da propriedade tradicional ou de outra forma tradicional de ocupao ou de utilizao, assim como aqueles que de outra forma tenham adquirido. 3. Os Estados asseguraro reconhecimento e proteo jurdicos a essas terras, territrios e recursos. Tal reconhecimento respeitar adequadamente os costumes, as tradies e os regimes de posse da terra dos povos indgenas a que se refiram.

Artigo 23
Os povos indgenas tm o direito de determinar e elaborar prioridades e estratgias para o exerccio do seu direito ao desenvolvimento. Em especial, os povos indgenas tm o direito de participar ativamente da elaborao e da determinao dos programas de sade, habitao e demais programas econmicos e sociais que lhes afetem e, na medida do possvel, de administrar esses programas por meio de suas prprias instituies.

Artigo 24
1. Os povos indgenas tm direito a seus medicamentos tradicionais e a manter suas prticas de sade, incluindo a conservao de suas plantas, animais e minerais de interesse vital do ponto de vista mdico. As pessoas indgenas tm tambm direito ao acesso, sem qualquer discriminao, a todos os servios sociais e de sade. 2. Os indgenas tm o direito de usufruir, por igual, do mais alto nvel possvel de sade fsica e mental. Os Estados

Artigo 27
Os Estados estabelecero e aplicaro, em conjunto com os povos indgenas interessados, um processo eqitativo, independente, imparcial, aberto e transparente, no qual sejam devidamente reconhecidas as leis, tradies, costumes e regimes de posse da terra dos povos indgenas, para reconhecer e adjudicar os direitos dos povos indgenas sobre suas terras, territrios e recursos, compreendidos aqueles que

13

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

14

tradicionalmente possuem, ocupam ou de outra forma utilizem. Os povos indgenas tero direito de participar desse processo.

Artigo 30 1. No se desenvolvero atividades militares nas terras ou territrios dos povos indgenas, a menos que essas atividades sejam justificadas por um interesse pblico pertinente ou livremente decididas com os povos indgenas interessados, ou por estes solicitadas. 2. Os Estados realizaro consultas eficazes com os povos indgenas interessados, por meio de procedimentos apropriados e, em particular, por intermdio de suas instituies representativas, antes de utilizar suas terras ou territrios para atividades militares.

Artigo 28
1. Os povos indgenas tm direito reparao, por meios que podem incluir a restituio ou, quando isso no for possvel, uma indenizao justa, imparcial e eqitativa, pelas terras, territrios e recursos que possuam tradicionalmente ou de outra forma ocupavam ou utilizavam, e que tenham sido confiscados, tomados, ocupados, utilizados ou danificados sem seu consentimento livre, prvio e informado. 2. Salvo se de outro modo livremente decidido pelos povos interessados, a indenizao se far sob a forma de terras, territrios e recursos de igual qualidade, extenso e condio jurdica, ou de uma indenizao pecuniria ou de qualquer outra reparao adequada.

Artigo 31
1. Os povos indgenas tm o direito de manter, controlar, proteger e desenvolver seu patrimnio cultural, seus conhecimentos tradicionais, suas expresses culturais tradicionais e as manifestaes de suas cincias, tecnologias e culturas, compreendidos os recursos humanos e genticos, as sementes, os medicamentos, o conhecimento das propriedades , da fauna e da flora, as tradies orais, as literaturas, os desenhos, os esportes e jogos tradicionais e as artes visuais e interpretativas. Tambm tm o direito de manter, controlar, proteger e desenvolver sua propriedade intelectual sobre o mencionado patrimnio cultural, seus conhecimentos tradicionais e suas expresses culturais tradicionais. 2. Em conjunto com os povos indgenas, os Estados adotaro medidas eficazes para reconhecer e proteger o exerccio desses direitos.

Artigo 29
1. Os povos indgenas tm direito conservao e proteo do meio ambiente e da capacidade produtiva de suas terras ou territrios e recursos. Os Estados devero estabelecer e executar programas de assistncia aos povos indgenas para assegurar essa conservao e proteo, sem qualquer discriminao. 2. Os Estados adotaro medidas eficazes para garantir que no se armazenem, nem se eliminem materiais perigosos nas terras ou territrios dos povos indgenas, sem seu consentimento livre, prvio e informado. 3. Os Estados tambm adotaro medidas eficazes para garantir, conforme seja necessrio, que programas de vigilncia, manuteno e restabelecimento da sade dos povos indgenas afetados por esses materiais, elaborados e executados por esses povos, sejam devidamente aplicados.

Artigo 32
1. Os povos indgenas tm o direito de determinar e de elaborar as prioridades e estratgias para o desenvolvimento ou a utilizao de suas terras ou territrios e outros recursos.

15

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

16

2. Os Estados celebraro consultas e cooperaro de boaf com os povos indgenas interessados, por meio de suas prprias instituies representativas, a fim de obter seu consentimento livre e informado antes de aprovar qualquer projeto que afete suas terras ou territrios e outros recursos, particularmente em relao ao desenvolvimento, utilizao ou explorao de recursos minerais, hdricos ou de outro tipo. 3. Os Estados estabelecero mecanismos eficazes para a reparao justa e eqitativa dessas atividades, e sero adotadas medidas apropriadas para mitigar suas conseqncias nocivas nos planos ambiental, econmico, social, cultural ou espiritual.

Artigo 36
1. Os povos indgenas, em particular os que esto divididos por fronteiras internacionais, tm o direito de manter e desenvolver contatos, relaes e cooperao, incluindo atividades de carter espiritual, cultural, poltico, econmico e social, com seus prprios membros, assim como com outros povos atravs das fronteiras. 2. Os Estados, em consulta e cooperao com os povos indgenas, adotaro medidas eficazes para facilitar o exerccio e garantir a aplicao desse direito.

Artigo 33
1. Os povos indgenas tm o direito de determinar sua prpria identidade ou composio conforme seus costumes e tradies. Isso no prejudica o direito dos indgenas de obterem a cidadania dos Estados onde vivem. 2. Os povos indgenas tm o direito de determinar as estruturas e de eleger a composio de suas instituies em conformidade com seus prprios procedimentos.

Artigo 37
1. Os povos indgenas tm o direito de que os tratados, acordos e outros arranjos construtivos concludos com os Estados ou seus sucessores sejam reconhecidos, observados e aplicados e de que os Estados honrem e respeitem esses tratados, acordos e outros arranjos construtivos. 2. Nada do disposto na presente Declarao ser interpretado de forma a diminuir ou suprimir os direitos dos povos indgenas que figurem em tratados, acordos e outros arranjos construtivos.

Artigo 34
Os povos indgenas tm o direito de promover, desenvolver e manter suas estruturas institucionais e seus prprios costumes, espiritualidade, tradies, procedimentos, prticas e, quando existam, costumes ou sistema jurdicos, em conformidade com as normas internacionais de direitos humanos.

Artigo 38
Os Estados, em consulta e cooperao com os povos indgenas, adotaro as medidas apropriadas, includas medidas legislativas, para alcanar os fins da presente Declarao.

Artigo 39
Os povos indgenas tm direito a assistncia financeira e tcnica dos Estados e por meio da cooperao internacional para o desfrute dos direitos enunciados na presente Declarao.

Artigo 35
Os povos indgenas tm o direito de determinar as responsabilidades dos indivduos para com suas comunidades.

17

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

18

Artigo 40
Os povos indgenas tm direito a procedimentos justos e eqitativos para a soluo de controvrsias com os Estados ou outras partes e a uma deciso rpida sobre essas controvrsias, assim como a recursos eficazes contra toda violao de seus direitos individuais e coletivos. Essas decises tomaro devidamente em considerao os costumes, as tradies, as normas e os sistemas jurdicos dos povos indgenas interessados e as normas internacionais de direitos humanos.

Artigo 44 Todos os direitos e as liberdades reconhecidos na presente Declarao so garantidos igualmente para o homem e a mulher indgenas.

Artigo 45
Nada do disposto na presente Declarao ser interpretado no sentido de reduzir ou suprimir os direitos que os povos indgenas tm na atualidade ou possam adquirir no futuro.

Artigo 41
Os rgos e organismos especializados do sistema das Naes Unidas e outras organizaes intergovernamentais contribuiro para a plena realizao das disposies da presente Declarao mediante a mobilizao, especialmente, da cooperao financeira e da assistncia tcnica. Sero estabelecidos os meios para assegurar a participao dos povos indgenas em relao aos assuntos que lhes afetem.

Artigo 46
1. Nada do disposto na presente Declarao ser interpretado no sentido de conferir a um Estado, povo, grupo ou pessoa qualquer direito de participar de uma atividade ou de realizar um ato contrrio Carta das Naes Unidas ou ser entendido no sentido de autorizar ou de fomentar qualquer ao direcionada a desmembrar ou a reduzir, total ou parcialmente, a integridade territorial ou a unidade poltica de Estados soberanos e independentes. 2. No exerccio dos direitos enunciados na presente Declarao, sero respeitados os diretos humanos e as liberdades fundamentais de todos. O exerccio dos direitos estabelecidos na presente Declarao estar sujeito exclusivamente s limitaes previstas em lei e em conformidade com as obrigaes internacionais em matria de direitos humanos. Essas limitaes no sero discriminatrias e sero somente aquelas estritamente necessrias para garantir o reconhecimento e o respeito devidos aos direitos e s liberdades dos demais e para satisfazer as justas e mais urgentes necessidades de uma sociedade democrtica.

Artigo 42
As Naes Unidas, seus rgos, incluindo o Frum Permanente sobre Questes Indgenas, e organismos especializados, particularmente em nvel local, bem como os Estados, promovero o respeito e a plena aplicao das disposies da presente Declarao e zelaro pela eficcia da presente Declarao. Artigo 43 Os direitos reconhecidos na presente Declarao constituem as normas mnimas para a sobrevivncia, a dignidade e o bem-estar dos povos indgenas do mundo.

19

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

20

3. As disposies enunciadas na presente Declarao sero interpretadas em conformidade com os princpios da justia, da democracia, do respeito aos direitos humanos, da igualdade, da no-discriminao, da boa governana e da boa-f.

* *** *

1 2 3

Ver a resoluo 2200 A (XXI), anexo. A/CONF.157/24 (Parte I), cap. III. Resoluo 217 A (III).

Centro de Informao das Naes Unidas United Nations Information Centre-Rio de Janeiro
Av. Marechal Floriano, 196 - Palcio Itamaraty 20080-002 - Rio de Janeiro, RJ Tel.: 55 (21)2253-2211 / Fax.: 55 (21)2233-5753 unicrio@unicrio.org.br / www.rio.unic.org

21

Declarao das Naes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indgenas

Anda mungkin juga menyukai