Anda di halaman 1dari 34

TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

PARADIGMAS CLSSICOS E CONTEMPORNEOS


Maria da Glria Gohn Edies Loyola 1997

Ana Paula Gouveia Valdiones apaulagv@yahoo.com.br Eduardo Mosna Xavier eduardo.xavier@usp.br Ivini Ferraz iviniferraz@gmail.com Paulo Ricardo Bitencourt: paulrb@ig.com.br Renato Augusto abdo: renato.abdo@ig.com.br

A Autora

Gohn sociloga (1970), mestre em Sociologia (1979) e doutora em Cincia Poltica (1983) pela Universidade de So Paulo. Ps-doutorado em Sociologia (1996) na New School University, Nova York; Desde 2002 Secretaria do board do Research Committee Social Movements and Social Classes; Tem experincia na rea de Educao, com nfase em Educao No Formal, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cidadania, movimento social e educao, formao do educador social, organizao da sociedade civil em ONGs e redes solidrias do Terceiro Setor, e polticas sociais.

Publicaes

A Obra
Objetivo geral: mapear paradigmas e teorias sobre movimentos sociais; Objetivos especcos : 1- Sistematizar principais teorias e paradigmas; 2- Realizar estudo comparativo entre teorias (semelhanas e diferenas); 3- Apresentar o caso da Amrica Latina e a inadequao de teorias correntes; 4- Delinear tendncias para o Brasil com base na globalizao da economia, poltica e relaes socioculturais.

Principais motivaes: A produo brasileira se caracterizou por: estudos de natureza emprico-descritiva com foco no paradigma europeu, silncio sobre o paradigma americano;Inadequao do uso de teorias elaboradas no exterior para analisar o Brasil e a Amrica Latina. Grandes questes sem respostas: conceito de movimento Estrutura em 3 partes : 1) paradigma norte-americano; 2) paradigmas europeus; 3) paradigma latino-americano. (9 captulos).

PARTE I O paradigma norte-americano Cap.I Teorias Clssicas sobre as Aes Coletivas

PARTE I O paradigma norte-americano

Cap.I - Teorias Clssicas sobre as Aes Coletivas


5 grandes correntes tericas Primeira teoria: ESCOLA DE CHICAGO (1910-1950); (REFORMISTA) Pioneira na concepo de mudana social ,reformista. educao para o povo , desenvolvimento de comunidade. * *Interacionismo: as pessoas agem em relao s coisas baseando-se no signicado que essas coisas tenham para elas; e esses signicados so resultantes da sua interao social e modicados por sua interpretao. Inuencias: Teologia da libertao. Impotancia do lideres como mediadores de conito Harbemas (80/90). Movimentos sociais reformistas e revolucionrios. BLUMER (1949) empreendimentos coletivos (individual e psicolgico) Segunda Teoria: TEORIA DE SOCIEDADE DE MASSAS . Caracterizava os movimento como forma irracionais de comportamento (participantes anormais), preocupados com perda de controle da elites; Terceira: SOCIOPOLTICA : (anos 50 predominou) Conjuntura Guerra fria. (centro da questo; Reformistas ou revolucionrios. Forte acento Poltico , classes sociais, mobilizao partidria, voto . HERBERL . Originalidade por tratar da dimenso poltica . Quarta teoria: FUNCIONALISTA Inuencia da escola de Chicago s que um forte aproach pscicosocial, deixando de lado os vnculos Estrutura e Poltica. PARSONS, TURNER (1951) Teoria dos sistemas sociais , KILLIAN e SMELSER (1962) . Utilitarista (Filosofo HOBBES) . Resultou na abordagem funcionalista. (bastante rejeitada na Amrica Latina) Quinta Teoria: Organizacional- institucional GUSFIELD (19650) SELZINICK . Teve grande inuncia nas teorias que substituram o paradigma clssico MR. 3 categorias: classe, status e expressivos. Racionalizao / Burocracia: A ao racional com relao a um objetivo determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condies ou meios para alcance de ns prprios racionalmente avaliados e perseguidos.

Cap.I Teorias Clssicas sobre as Aes Coletivas Aproach Autores problemas


Escola de Chicago (1910-1950)

PARTE I O paradigma norte-americano


inuencias teoricas

MS

Reformista ideal democrtico Interacionismo simblico Mudana social Teoria sobre comportamentos polticos no convencionais, denominados de massas, desviantes Binmio integrao/ desintegrao social poder poltico, revoluo, classes Conceito de coletivos sociais Retomada Escola de Chicago Psicosocial Teoria dos sistemas sociais Estraticao social Teoria da Marginalidade

Blumer Turner

Estudos institucionais, psicosociologia. Interao entre indivduo e sociedade. Lideranas.. Educao

Blumer

Teorias sociedade de massa

MS

Eric Fromm Hoffer, Kornhauser

Estudos sobre a alienao, irracionalidade, preocupao totalitarismo, perda de controle das elites culturais, falta de racionalidade

Le Bon (1895) comportamentos irracionais RF

Sociopoltica (anos 50)

MS

Lipset, Herberle

Comportamento polticos partidrios

Marx Conjuntura Guerra fria

Funcionalista (sistmica)

AC

Parson, Turner e Killian (Coletive Baehavior)

Neo-positivias movimentos sociais para resistir a mudana Insatisfao dos indivduos Pessoas desajustadas das ordens vigentes. Mudana a desorganizao Busca da integrao social Recursos comunais , modernizao, resultados , processos, desenvolvimento econmico. Tilly caminha nesta direo.

Sistemas sociais PERSON (1951) Homem Utilitarista HOBBES. Durkehein (anomia/disnomia) Merton (org/desog)

Organizacional - Intitucional

AC

Comportamentist a

Selzonick, Guseld, Messinger

Weber . Burocracia Racionalizao

PARTE I O paradigma norte-americano

Teoria da Mobilizao de Recurso

Ainda nos Estados Unidos, mas chegados os anos 60, a Teoria da Mobilizao dos Recursos surge em meio s transformaes polticas ocorridas na sociedade.

Rejeio ao paradigma clssico:

X os sentimentos e ressentimentos dos grupos coletivos (Aproach psicosocial) X a viso dos movimentos sociais como momentos de quebra das normas daqueles grupos. X o comportamento irracionais das massas X movimentos sociais vistos de forma diferente dos lobbies, grupos de interesse Teorias tradicionais no davam conta dos movimentos feministas, pacista, a luta pelo direitos civis. TMR nasce de um esforo para analisar estes movimentos da sociedade civil organizada .

PARTE I O paradigma norte-americano

Teoria da Mobilizao de Recurso


Caractersticas:

Movimentos sociais compreendidos como organizaes, analisados sob a tica da burocracia de uma instituio, tm como varivel mais importante os recursos, quer sejam eles os humanos, os econmicos, de infra-estrutura ou de comunicao; Movimentos como estrutados e organizados X movimentos das massas Lideres como administradores . Prossionalizao Mobilizao de Recursos advm de categorias econmicas, onde traada, na lgica racional da interao entre os indivduos, a busca em atingir metas e objetivos em estratgias que avaliam os custos e benefcios das aes. Portanto, a base do modelo a teoria do utilitarismo. Relaes entre movimentos e grupos de interesses.estratgias nanceiras para a capitalizao de recursos As principais crticas teoria da Mobilizao de Recursos atacam sua sustentao (escolhas racionais) e viso (burocrtica). Jean Cohen que entendeu e destacou na MR a excluso de valores, normas, ideologias, projetos, cultura e identidade dos grupos sociais estudados. Isso porque, as aes coletivas foram analisadas segundo uma lgica de interao custo-benefcio, rmada, insistentemente, na racionalidade instrumental e estratgia da ao coletiva. Crtica PIVEN de TILLY. O autor ignora a esfera de dominao e subordinao Ignora a sociedade de classes Ideologias e conitos ideolgicos No se libertou do funcionalismo
Hobsbawn

Crticas:

Importncia: deixou de ver a os movimentos sociais como pesadelos causados pela irracionalidade humana

PARTE I O paradigma norte-americano

Teoria da Mobilizao de Recurso


RELEITURA

Inicia uma nova etapa no paradigma norte-americano que destaca o desenvolvimento do processo poltico, ideolgicos, histricos e culturais. nfase foi dada a estrutura das oportunidades polticas, o grau de organizao dos grupos demandatrios e a anlise cultural na interpretao os discursos.

nos anos 70

Antony Oberschall, (Inuncia anos 80 e 90) arma que insatisfao ou


solidariedade so dois opostos que atuam como fatores primordiais na anlise das condies societais que provocam a erupo dos movimentos sociais. Ocorrem que para se ter o nascimento de um movimento social no so sucientes a causa justa e a mensagem atrativa. Com isso, para o autor movimento social signica organizao porque exige marcos referenciais signicativos e atrativos. Nesta dinmica, as mensagens necessitam ser comunicativas e de interesses pblicos. Deve existir idias, smbolos e palavras-chaves, corpo de ativistas, fundos, cartas, boletins e listas de nomes e endereos tanto de membros como de adeptos potenciais. Alm de tudo, deve ser criado quadros, oramentos e obteno de informaes a respeito das polticas e das prioridades pblicas.

1973

Charles Tilly:

A abordagem historica e a analise dos recursos

1978

comunais, Fez retrospectiva das 3 grandes correntes clssicas sob o ponto de vista das aes coletivas(WEBER, Durkhein e Marx) Situa sua abordagem (problema abordado por MARX) : como as grandes mudancas estruturais, sistmicas afetam modelos de ao coletiva (repertrios relacionados a formas de associao e periodos histricos ) Ao conceito Ao coletiva , abrangendo peties , marchas defensivas e ofensivas Retoma o papel das ideologias e do Estado poltico Sentido de solidariedade comunal. Conceito de oportunidade de interesse.

PARTE I O paradigma norte-americano

Teoria da Mobilizao Poltica


OPORTUNIDADES POLTICAS (estrutura-macro)

CULTURA (linguagem+discurso = ideologia)

AES COLETIVAS

Desenvolvimento de processos polticos

Mobilizao Frames

de estruturas

Oportunidades

polticas

PARTE I O paradigma norte-americano

Teoria da Mobilizao Poltica

A nova teoria denominada Mobilizao Poltica, utiliza a psicologia social para compreender os comportamentos coletivos dos grupos sociais trabalhando, basicamente, com trs elementos: a reconstruo da gura do ator; as microrrelaes sociais face a face; e a busca de especicao para os elementos gerados dentro de uma cultura sociopoltica, com determinados signicados. As pesquisas de Gamson inauguram a teoria da Mobilizao Poltica, a de identidade pblica. Isso porque, atravs da mdia os movimentos interferem no discurso poltico pblico e todos passam a querer ter voz pblica no debate, fazendo capturar a inuncia do pblico externo sobre o movimento. O autor demonstra a importncia dos meios de comunicao e da mdia para mobilizar pessoas, redenindo o conceito de frame confeccionado por Snow e Benford. marcos referenciais signicativos e estratgicos da ao coletiva, pois se trata de quadros estruturais que do suporte e sustentao s aes ao expressar os signicados atribudos quelas aes coletivas por um movimento ou grupo social, e ao ser utilizados de forma estratgica para criar um conjunto de representaes que expressem aqueles signicados. A autora conclui que no conseguir superar o reducionismo e o utilitarismo, a teoria da Mobilizao Poltica representou um avano em relao a todas as outras teorias j produzidas pelo paradigma norte-americano. Isso porque, fez introduzir a poltica e localizou as aes nas estruturas macrossociais. Principais autores : Gamson, MacAdam, Taylorr, Whitter, Tarrow

PARTE I O paradigma norte-americano

Teoria da Mobilizao Poltica

Sidney Tarow
CICLOS DE PROTESTOS
CICLO DE PROTESTOS CONFLITOS E DISPUTAS

PARTICIPAO ORGANIZADA E NO-ORGANIZADAS

NOVOS FRAMES DE AES COLETIVAS

REFORMAS, REPRESSO OU REVOLUO

NOVOS CENTROS DE PODERES ( NOVAS ORGANIZAES)

Publicou o livro Power in Moviment, se consagrou um dos maiores estudiosos de movimentos sociais nos anos 90. Indagou sobre as motivaes dos indivduos para se mobilizarem e sobre como os lideres formulam as mensagens ideolgicas dos movimentos, analisando o sistema de crenas e smbolos que inspiram os manifestantes (formao da crenas coletivas); A cultura poltica construda por meio de lutas, no sendo um repertrio herdado do passado, mas algo construdo no processo social; As lutas dos movimentos no so s por recursos mas por signicados, a luta interna gera novos marcos referenciais signicativos, novos frames; nfase em como os smbolos podem indicar as escolhas, a eleio de uma ao em detrimento outra, tendo como foco as lideranas, tendo em vista a organizao dos movimentos; estruturas formais que os sustentam;

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Cap.IVOs Paradigmas dos Novos Movimentos Sociais

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Cap.IV -Os Paradigmas dos Novos Movimentos Sociais

Caractersticas Gerais: NMS negam MR(mobilizao de recursos) aes coletivas no restritas clculos estratgicos, racionais. Propostas com nfase na cultura, ideologia, solidariedade, lutas sociais cotidianas, processo de identidade ( Touraine, Offe, Melucci, Laclau, Mouffe, outros) Caractersticas bsicas dos NMS ( Novos Movimentos Sociais) 1-Modelo terico baseado na cultura rompe com viso funcionalista (normas e valores predeterminados) e com o marxismo tradicional (cultura=ideologia conscincia de classe) Categoria cultura apropriada e transformada (inuncia ps-estruturalista e ps-modernista) Nos NMS existe uma negao do marxismo como campo terico capaz de dar conta da explicao da ao dos indivduos e (...)da ao coletiva da sociedade contempornea NMS tem simpatia com neomarxismo (conscincia, ideologia, lutas sociais, solidariedade na ao coletiva). 3. elimina o sujeito histrico redutor da humanidade (...) formado pela conscincia autntica de uma vanguarda partidria A viso de sujeito coletivo e difuso, no hierarquizado. Na viso dos NMS a nova abordagem elimina a centralidade de um sujeito especco, predeterminado, e v os participantes das aes coletivas como atores sociais. 4. Centralidade e redenio da poltica Deixa de ser o nvel das determinaes e passa a ser uma dimenso da vida social prticas sociais (Laclau e Mouffe) Pensar o poder ( poder uma malha) na sociedade civil, no apenas no Estado (Foucault) - Poltica no mbito das relaes microssociais e culturais ( valor das micropoliticas) X -Em relao ao paradigma norte-americano poltica no nvel macro das instituies da sociedade e do aparelho do estado.

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Cap.IV -Os Paradigmas dos Novos Movimentos Sociais


5. Atores so analisados sob a tica de suas aes coletivas e pela identidade coletiva criada Processo construo identidade (Melucci) a preocupao com a identidade coletiva decorre do crescente aumento da fragmentao e pluralidade da realidade social(Taylor e Wittier). NMS a identidade parte constitutiva da formao dos movimentos, eles crescem em funo da defesa dessa identidade [que ] se refere denio dos membros, fronteiras e aes do grupo (GOHN) Identidade coletiva criada por grupos e no por estruturas sociais. Aes coletivas (Melucci) atores capazes de se autodenir. Ativos processo de interao, negociao. Categoria identidade (estudos Turner e Klapp 1969) sob tica individual (interacionistas simblicos Goffman) Identidade orientada X estratgia orientada (Jean Cohen). O paradigma dos NMS se denem a partir da identidade coletiva (Foweraker); Categoria novo discutvel (Melucci); O que tm de novo: no tm base classista (MO e MC) o interesse difuso; Atores tem conscincia para criar identidades e relaes de poder (Cohen). Preocupao em assegurar direitos sociais e menos sob poltica de cooperao entre as agencias estatais e sindicatos (p.125). Uso mdia presso (Mouffe) novas formas subordinao ao capitalismo tardio: banalizao da vida social

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Cap.IV -Os Paradigmas dos Novos Movimentos Sociais

Oito caractersticas bsicas dos NMS (Johnston, Lara, Guseld) Base social transcende a estrutura de classes; Pluralidade de idias e valores com orientaes pragmticas X concepo marxista de ideologia (CO como elemento unicador); Novas dimenses de identidade; Relao entre indivduo e coletivo obscurecida; Presente aspectos pessoais da vida humana; Estratgias de mobilizao (no-violncia, desobedincia civil) so diferentes das utilizadas pela classe trabalhadora; Aumento NMS devido descrena nos canais convencionais de participao nas democracias ocidentais; Organizao difusa, segmentada X partidos de massa tradicionais (centralizao e burocratizao).

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Cap.IV -Os Paradigmas dos Novos Movimentos Sociais

Principais correntes tericas europias dos NMS 1. Corrente Francesa: Touraine prioridade: anlise sociocultural 2. Corrente Italiana: Melucci prioridade: anlise psicossocial 3. Corrente Alem: Offe prioridade: anlise poltica

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Alain Touraine
Anos 1960 2 abordagens: 1 Teoria das condutas e comportamentos sociais retoma um dos pressupostos bsicos do funcionalismo: toda ao uma resposta a um estmulo social Movimento social: uma ao de um grupo, um ator coletivo com 3 dimenses combinadas: classe, nao e modernizao 2 Teoria dualista da modernizao movimento social ao mesmo tempo: movimento de classe, anticapitalista e de integrao e modernizao nacional. 3 princpios de interpretao: identidade, oposio e totalidade.Os movimentos sociais so sempre a expresso de um conito de classes. Anos 1970 Teoria da Ao Social Distanciamento da abordagem marxista ortodoxa; Os movimentos sociais so fruto de uma vontade coletiva; so parte do sistemas de foras sociais, disputando a direo de um campo cultural; so as foras centrais da sociedade. Suas lutas so de reposio da ordem. Anos 1980 Teoria dos conitos Centralidade nas questes metodolgicas (mtodo da interveno sociolgica). Conceito central: relaes sociais. Prope uma anlise centrada no desempenho dos atores sociais (p. 146). Os movimentos sociais derivam fundamentalmente dos conitos ao redor do controle dos modelos Culturais e Um movimento social ao mesmo tempo um conito social e um projeto cultural (foras culturais indispensveis, p. 147). Anos 1990 reviso da Teoria sobre os movimentos Reexo sobre a sociedade em geral e os rumos da humanidade. Movimento social: uma representao geral da vida social. Globalizao: perda da importncia do processo de produo, transformao do mundo do consumo como o grande espao de socializao das relaes sociais, importncia das comunicaes mudanas que levam ao crescimento do individualismo.

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Alberto Melucci
Paradigma da identidade coletiva estabelece conexo entre movimentos sociais e necessidades individuais na sociedade contempornea. Teoria da ao coletiva ponto de partida para o sistema de aes coletivas: distino analtica entre solidariedade e agregao, conito e consenso, quebra dos limites e compatibilidade, competio e aceitao das regras do jogo Movimento social uma construo analtica e no um objeto emprico ou um fenmeno observvel e Movimentos so sistemas de aes, redes complexas entre os diferentes nveis e signicados da ao social Dois tipos de conitos: baseados na ao organizacional e na ao poltica. Os NMS possuem lderes com experincia anterior e utilizam redes de comunicaes j existentes. Movimentos so um sinal; eles so meramente o resultado de uma crise. Assinalam uma profunda transformao na lgica e no processo que guiam as sociedades complexas. Como os profetas, eles falam antes: anunciam o que est tomando forma mesmo antes de sua direo e contedo tornarem-se claros. Os movimentos contemporneos so os profetas do presente Ideologia: nvel analtico decisivo para se entender os movimentos sociais Novas linguagens e novos smbolos: criados para denir os atores sociais em conito Movimento refere-se a um tipo de ao que questiona a organizao da poltica Os atores esto sempre envolvidos em redes Um movimento nunca um processo espontneo, criado a partir apenas de necessidades ou da vontade de indivduos isolados (p. 163) Lideranas: promovem a busca dos objetivos, desenvolvem estratgias e tticas para aco e formulam uma ideologia...so elementos-chave para construir e manter a identidade coletiva de um grupo, para gerar inovaes assim como para articular o movimento em suas conexes e redes

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Claus Offe
Abordagem mais signicativa, porque combina as perspectivas macro e micro na anlise do social Utiliza-se da concepo marxista clssica de ideologia como processo de conscincia deformada e que contm motivaes ocultas. Tece articulaes entre o campo poltico e o sociocultural. Destaque-se ainda que Offe (1988) chamou a ateno para a composio social dos NMS europeus basicamente a nova classe mdia, formada por grupos sociais conscientes dos problemas sociais gerados pelo capitalismo O modo de atuar politicamente dos NMS aparece como uma resposta racional a um conjunto especco de problemas.

Adam Przeworski
Crtica ao marxismo: teoria da histria no contempla a ao dos indivduos; Indivduos explicados pelas estratgias intencionalmente escolhidas (anlise psicolgica): Comportamento intencional X Comportamento internacionalizao de normas

Francesco Alberoni
Pensa os MS a partir duas categorias: agregados e grupo Agregados: baseado em comportamentos parecidos mas no h formao de laos para construo de uma identidade; Grupo: comportamentos parecidos originam novas coletividades identidade.

X Estrutural-funcionalismo (Parsons teoria sistmica) Retomada de Marx e Weber = teoria histrico estrutural; Microssociologia interacionismo simblico e etnometodologia. Debate: teoria das redes sociais .Atores agem por motivos internos, no-racionalismo Foco no indivduo discurso da liberdade Debate: teoria das redes sociais articula macro e micro. Atores agem por motivos internos, no-racionalismo

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Autores Clssicos Marxistas :


No Marxismo clssico se prioriza as determinaes macro (nvel das estruturas) e anlise econmica em detrimento de outros campos como o poltico e a cultura, matando o que existe de inovador: o retorno e a recriao do ator.

PARTE II O paradigmas europeus sobre movimentos sociais

Neomarxistas :
Manuel Castells Estudo dos Movimentos Sociais Urbanos (MSU) Anlise das transformaes socioterritoriais, reivindicaes contemporneas dos MSU, estrutura e organizao, limites e possibilidades a partir de suas prticas. Lutas Urbanas e Poder Poltico (1973)

Jean Lojkine Crtica Castells (Estado enquanto rbitro das tenses sociais)e retomada do conceito de luta de classes Movimentos sociais so o lugar de decomposio da hegemonia dominante A Revoluo Informacional (1981

Eric Hobsbawn Declnio do mov. Operrio e separao dos movimentos reformistas dos revolucionrios Anlise da esquerda ecolgica e questes como identidade de grupo A Era dos Extremos (1990)

Principais autores

nfase

Palavras chave

Ideologia

Cultura

Classes Sociais

Poltica

Mobilizao de Recursos

Oberschall McCarthy Guseld Tilly

Aspectos organizativos vinculados a lgica econmica.

Organizao e racionalidade

No Considera

No Considera

No Considera

No considera canais e arenas do sistema poltico

Mobilizao Poltica

Klandermas, freudman, Tarrow, Jonhson, Fantasia, Muller, Morris, Kriesi, Laraa, Inglhart, Amenta

Neomarxistas :
Oportunidades polticas

Estrutura das oportunidades polticas, no grau de organizao dos grupos e anlise cultural na interpretao dos discursos.

Mobilizao e estrutura. Frames

Trabalhada como recurso cultural. Politicamente correto

Ou restrita Ou vaga). A dimenso da prxis ao socialtransformadorano trabalhada.

Considera estrutura, mas como oportunidades polticas, interesses e projetos. No aborda classes sociais.

Centra-se nas oportunidades polticas. Localiza as aes nas estruturas macrosociais.

Novos movimentos sociais

Toraine, Offe, Melucci, Laclau, Moffe

Cultura, ideologia, Identidade coletiva, lutas sociais conscincia e cotidianas, construo micromobilizao. de alianas e processos identitrios.

Igual cultura.

Modelo terico baseado na cultura. Discursos como expresses culturais

Nega, pois considera que questes ao nvel das estruturas subjugam o cultural e poltico ao econmico.

Ganha centralidade e redenida em dimenses microsociais e culturais

Paradigma marxista

Castells, Lojkine, Hobsbawm, Thompsos, Rud

Lutas sociais voltadas Luta de classes, para a transformao Praxis social e social. Conscincia.

Conjunto de idias da classe dominante, que sobrepe-se a classe dominada.

Gramsci elementos dispesos e fragmentados do cotidiano contm germe da transformao social.

Reexo sobre Fatores polticos tm origem, interesses e centralidade. programa ideolgico Cultura poltica. que movimenta aes.

Ao Coletiva
Mobilizao de Recursos Explicao em bases comportamentalistaorganizacionais.

Movimentos Sociais
Concebido em termos de um setor de mercado, em competio com outros do grupos, num mercado aberto de grupos e idias.

Mobilizao Poltica

Durkhein Os movimentos sociais so vinculados somente as Anlise das representaes dos indivduos condies estruturais e no a mudana social. sobre objeto em questo, a partir dos cdigos Busca-se a condio e no a prxis humana. e signicados existentes. Incorporam plano simblico.

Novos movimentos sociais

No se restringe a trocas, negociaes e clculos estratgicos. Aes orientadas para interaes entre adversrios em conito, de interpretaes e modelos societais opostos assim como campos culturais divididos.

Redes de troca de informao e cooperao. Fatores dinmicos na criao e expanso dos espaos pblicos da sociedade civil.

Paradigma Marxista

Noo de prxis social transformao da sociedade pela ao dos homens.

No existem a priore. Encobrem lutas efetivas das diferentes classes sociais entre si. Organizao de cidados que atuam junto a bases sociais mobilizadas por problemas decorrentes de seus interesses cotidianos.

Cap. VI Caractersticas e especicidades dos movimentos latino-americanos

PARTE III O paradigma latino-americano

PARTE III O paradigma latino-americano

Cap. VI Caractersticas e especicidades dos movimentos latino-americanos

Baseado nos levantamentos de Burgwal (1990);


Estudos sobre vertentes: 500 titulos de estudo empirico-descritiva

Predominncia do paradgma marxista at os anos 80 Marxista-Estruturalista de Castells (1970) Guia oara ao; Novos Movimentos Sociais ( a partir dos anos 1980); Ignorou-se a produo norte-americana funcionalismo

Pouca e inexpressiva produo apesar das mobilizaes massivas

Teorias CEPAL (Comisso Econmica para o Desenvolvimento da America Latina) Teoria de Modernizao na Amrica Latina (1950 / 1960)
Paradigma Dualista da Realidade Social:
Moderno x Atraso

Estudos sobre as Elites no Processo de Desenvolvimento Germano e Solari (1966). Recm migrantes das zonas urbanas. Cardoso e Faleto (1970) Teoria da dependncia / Teoria do Imperialismo/ Teoria da Marginalidade (1975) Ou seja, em funo dos pases dominates . Neste cenrio, predominam lutas sindicais

PARTE III O paradigma latino-americano


Novidade: Teoria da Dependncia (Cardoso e Falleto 1970):
Especicidades da Amrica Latina; Anlise da dinmica econmica global; Releitura das realidades existentes, apesar das ditaduras vigentes poca;

Teoria da Marginalidade Social:


Marginalizados: Produtos do capitalismo latino americano; Condio Prvia para a Acumulao de Capital;

Cenrio da Dcada de 1970:


Diculdades gerando cenrio para movimentos de resistncia sobre Dilapidao do TrabalhoRedemocratizao dos pases Movimentos Sociais estudados pelas Cincias Sociais; Diferena com a realidade europia: Industrializao tardia; Estado Nacional comandado pelas elites; Regimes Polticos iniciais baseados em oligarquias rurais / Clientelismo

Principais Ditadores da Amrica Latina na dcada de 1970 Fonte: www.todososfogos.blogspot

PARTE III O paradigma latino-americano

Temas Autores Latinos Americanos depois dos anos 70. Pg. 219 Assentamento, favelizao, movimentos igreja, movimento estudantil, Guevara, mobilizao regime mililitar, participao comunitria, movimento de mulheres. Muitos estudos de autores estrangeiros
Renovao dos Estudos Acadmicos;

Entendimento dos Processos Sociais:- Cursos de Graduao e Ps Graduao em Cincias Sociais. Desejo sobre o Debate Social cerceado pelo Regime Militar. ONDA DE ESTUDOS SOBRE MOVIMENTOS POPULARES Predominncia do paradigma marxista Clamores da democratizao
As manifestaes no Regime Militar forma os embries dos Movimentos Sociais Fonte: www.reidaverdade.com

PARTE III O paradigma latino-americano CAPVII Estudo da Teoria dos Movimentos Sociais Latino Americanos Fases de Desenvolvimento e Etapas para Investigao:
Multiplicidade de Fases no Sequenciais Viso no etapista e no evolutiva (Cardoso-1987) Sobreposio de novos Movimentos sobre os Originrios (Ex: MSTC princpios do MST)

Formas de manifestao dos Movimentos Sociais:


Tipo de Ao Social: indicador do carter do movimento; Origens de Manifestaes dos Mov. Sociais: Tenses Estruturais (ex: Mov. dos Negros); Crenas Generalizadas (ex: Mov. dos Direitos Civis); Distrbios Civis e Violncia (ex: Mov. de Rua) Deagrados por situao de Controle Social (ex; Mov. contra a reforma da CF/88) Os Movimentos Sociais dos Negros so deagrados por Tenses Estruturais Fonte: www.aduneb.com.br/ uploads

PARTE III O paradigma latino-americano


Estudo da Teoria dos Movimentos Sociais Latino Americanos (GONH): Mov. Social: presente em diversos espaos sociais; academico, arena politica , meio popular. Observao importante campo terico pag 246. Polemicas Joana. Deve ter enfoque multidisciplinar, envolvendo a sociologia, cincias politica, psicologia social,a anropologia, histria e economia. Aes de Classe (ao da classe em movimento) x Movimentos Sociais (movimento especco da classe). Alm das classes gnero, tnica, ecolgica. Aes Coletivas (genricas: incndio no teatro) x Movimentos Sociais (estratgia de ao de classe. Conceituao da autora sobre MS pag 251 Cinco Categorias MS 1) MS construido a partir da origem social da intituio que apoia seus demandatrios (igrejas, partido,sindicato e escola) 2) Ms construido a partir das caracteristicas da natureza humana: sexo, idade, cor. 3) MS construido partir de determinado problema social ( sade, transporte, ecolgicos) 4) MS contruidos em funo das politicas da nao ( Diretas J ) 5) Contrudos a parti de ideologias. ( UTOPIAS marxismos, cristianismo, anarquismo)

PARTE III O paradigma latino-americano Cap.VIIIMovimentos Sociais no Brasil na Era da Participao 1978-1989
Objetivo da autora Movimentos Sociais no Brasil na era da Participao:1978-1989. Este captulo possui trs partes: Primeira parte: realiza um balano bibliogrco da literatura brasileira dos ltimos vinte anos, relativa aos movimentos sociais urbanos. Segunda Parte: aborda as principais categorias tericas utilizadas na produo a partir dos anos 70. Terceira Parte: enfatiza o cenrio das lutas e suas interpretaes na dcada de 80. Segundo Gohn, a produo terica sobre movimentos sociais urbanos no Brasil foi realizada nos anos 80 em destaque: Jocobi (1980 e 1989), Torres Ribeiro e Machado da Silva (1984), Cardoso (1983, 1994), Kowarick (1984). Porm nos anos 90 houve um declnio do interesse de estudo dos movimentos em geral. A autora fala de uma divergncia entre autores brasileiros e estrangeiros sobre a crise dos movimentos sociais nos anos 90. No entanto, o ponto principal desse item entender o papel de destaque dos movimentos sociais na emergncia de uma nova cultura poltica (ou seja, dessa democratizao, ou da gesto participativa, que se est estabelecida na CF/88). (Ana Paula, 2011)

Cap.VIII Movimentos Sociais no Brasil na Era da Participao 1978-1989

PARTE III O paradigma latino-americano

Anos 70

Destaque para os movimentos sociais populares vinculados s prticas da Igreja catlica, articulada Teologia da Libertao. Luta por creches; movimento contra loteamentos clandestinos (regularizao). A categoria terica bsica enfatizada era a da autonomia, tratava-se de uma estratgica poltica na viso dos movimentos populares.

Anos 80

Panorama novo na prtica e na teoria sobre os movimentos sociais populares urbanos. Na prtica surgem novas lutas como pelo acesso terra, a sua posse, moradia, expressas nas invases, ocupaes de casas e prdios abandonados, articulao do movimento dos transportes. Pesquisadores mostraram interesse pelo carter novo dos movimentos populares como das mulheres, os ecolgicos, dos negros e ndios. nfase na conjuntura poltica- econmica, foram os movimentos dos desempregados e das Diretas

Anos 90

A autora fala de uma divergncia entre autores brasileiros e estrangeiros sobre a crise dos movimentos sociais nos anos 90. Problemas da violncia, da excluso social e deixam de lado os movimentos sociais, e as redes ONGs passa ser o centro dos estudos, 90: Militantes, assessores e simpatizantes deixaram de exercitar a poltica por meio da atuao do social movimentos sociais, movidos pela paixo, pela ideologia , passaram a se aproximar das ONGs e se ocupou em elaborar pautas e agendas de encontros, seminrios e as eleies. (Institucionalizao)

PARTE III O paradigma latino-americano Cap.IX Movimentos Sociais e ONGs no Brasil na Era da Globalizao Anos 90

Destacam-se os seguintes elementos relevantes para a dinmica dos movimentos sociais: (a) crescimento da economia informal e consequente aumento das jornadas de trabalho, o que diminui o tempo livre para participao em mobilizaes, (b) fragmentao e pulverizao das atividades produtivas e relaes sociais em geral; (c) economias semicomunitrias encontram nas ONGs uma forma de suporte; (d) aumenta o nmero de pessoas sem-teto, a violncia, assaltos, furtos e sequestros. No contexto internacional, a primazia do mercado sobre o estado (ideologia neoliberalista) ; fortalecimento da economia da ilegalidade (trco de drogas e armas) e poder poltico paralelo. Produtividade passa a ser questo-chave no sistema global de acumulao, necessitando de mo-de-obra qualicada. Nos anos 90, retoma-se a questo dos direitos sociais tradicionais e a moral ecloso das lutas sociais (devido falta de tica que se presencia na poltica, por exemplo). Duas novidades observadas quanto s aes coletivas nos anos 90: Fortalecimento de redes e estruturas nacionais de movimentos sociais e o surgimento e/ou desenvolvimento de movimentos internacionais.

Anda mungkin juga menyukai