Anda di halaman 1dari 6

Otimize o uso da bateria de seu notebook e garanta o mximo de tempo de aproveitamento

A maioria das preocupaes que donos de notebooks tm est relacionada com o tempo de durao da bateria do dispositivo. E elas vo muito alm de simplesmente se preocupar em ter carga o suficiente para terminar uma apresentao ou conseguir matar tempo em um aeroporto enquanto se espera pela hora do embarque. Uma situao bastante comum, especialmente para quem no tem muita familiaridade com o mundo dos gadgets, que, aps um tempo relativamente curto de uso, a bateria utilizada perde sua potncia. No incomum ouvir casos em que, aps alguns meses, um notebook que costumava durar 6 horas desconectado precise recarregar totalmente aps cerca de 2 horas. Mesmo que atualmente quase todo dispositivo utilize baterias de Ion-Ltio, que no sofrem o famoso efeito memria, natural que aps algum tempo de uso haja desgaste do dispositivo devido a processos qumicos. Porm, o que mais se v por a so baterias que deveriam funcionar perfeitamente durante cinco anos sendo descartadas aps pouco mais de um ano por negligncia de cuidados do usurio. Neste artigo, vamos apontar algumas das principais situaes que diminuem a vida til das baterias, fornecendo dicas simples que vo garantir perdas mnimas de carga. Quanto mais cedo voc comear a aplic-las, melhor (embora o foco sejam as baterias de notebooks, os exemplos mostrados aqui servem para dispositivos como celulares, MP3 players e cmeras fotogrficas).

Os principais viles

Para maximizar o tempo que a bateria de seu notebook dura, importante detectar os principais consumidores de energia do aparelho. Em um dispositivo moderno, o grande vilo responsvel por esgotar a bateria em pouco tempo so as telas em LCD quanto maior a intensidade da iluminao, maior a probabilidade de que logo seja preciso conectar o computador tomada. Em segundo lugar, vem o hardware da mquina, incluindo o processo, placa de vdeo e chipset, que, apesar de representar quase 40% do consumo de bateria, tende a variar conforme o usurio. Afinal, uma plataforma voltada exclusivamente para jogos tende a consumir muito mais carga do que um notebook utilizado simplesmente para navegar na internet e acessar editores de texto. Embora o grfico seja bastante esclarecedor, ele deixa de lado alguns fatores que influenciam bastante no desempenho da bateria de um notebook. O principal negligenciado so os dispositivos USB conectados ao computador, como pendrives e discos rgidos mveis, que podem consumir boa quantidade de recursos em pouqussimo tempo. Outro ponto que no levado em considerao pela maioria dos usurios que a forma como a recarga feita interfere no comportamento da bateria. Afinal, por mais que uma bateria de Ion-Ltio no sofra do efeito memria, no saber lidar direito com ela pode representar uma queda relevante na vida til do dispositivo.

Como prolongar a vida til da bateria


Agora que voc conhece os principais viles que consomem a bateria de seu notebook, hora de conhecer os mtodos mais eficientes para evitar que a carga acabe durante aquela viagem longa ou no momento de apresentar um trabalho importante.

Alterar opes de energia


Uma das formas mais eficientes de ponderar a forma como computador trabalha com a energia disponvel ajustar as opes de energia atravs das configuraes do prprio Windows. Para isso, acesse o Painel de Controle do computador e selecione a opo Opes de Energia no XP, ou siga o caminho Painel de Controle>Sistema e Segurana> Opes de Energia no Windows 7.

O sistema operacional dispe de vrios planos que fazem o balano entre desempenho e economia de energia, permitindo que o usurio ajuste os valores conforme o desejado. Quando se trata de notebooks, o recomendado que o plano escolhido seja o Economia de Energia ou no mximo o Equilibrado, mesmo em momentos em que no preciso poupar bateria. Aps selecionar o seu perfil, clique em Alterar configuraes do plano para ter acesso a opes avanadas, que permitem um maior controle sobre a forma como a energia utilizada. Na janela seguinte, pode-se ajustar o tempo para apagar o monitor em caso de inatividade e quanto tempo o dispositivo leva para suspender atividades.

J a opo Alterar configuraes de energia avanadas deve ser acessada somente por quem tem conhecimento avanado sobre a forma como o computador funciona. A partir da janela aberta, pode-se alterar a forma como o

dispositivo resfriado (atravs dos coolers ou diminuindo o desempenho dos componentes) ou diminuir a carga reservada para o processador, rede sem fio ou placa de vdeo.

Ajuste o brilho do monitor


Os monitores LCD so os maiores viles no que diz respeito ao consumo de bateria dos notebooks. Portanto, a maneira mais fcil de poupar alguns minutos de carga ajustar o brilho da tela para que esta consuma menos energia deixe somente o nvel necessrio para que a leitura no se torne desconfortvel. A maioria dos notebooks dispe de teclas de atalho prprias que realizam esse ajuste, normalmente precisando que o usurio aperte uma tecla de comando em combinao com outra qualquer. Como cada fabricante adota um padro diferente, recomenda-se consultar o manual de fbrica em caso de dvidas sobre como acessar essa funo.

Desabilite hardware desnecessrio

Possui um notebook com conexo Bluetooth que voc no est utilizando? Ento trate de entrar no Painel de Controle e desabilitar o dispositivo. Da mesma forma, caso esteja em um voo ou local onde no h acesso Wi-Fi, desabilite a placa de rede correspondente. Mesmo quando no esto recebendo ou enviando dados, esses dispositivos podem sugar a bateria de um notebook em poucos instantes, especialmente quando se encontram no processo de buscar uma rede de acesso prxima. Da mesma forma, deixe desconectado qualquer dispositivo USB desnecessrio, e certifique-se de habilitar a opo que permite ao Windows desligar automaticamente dispositivos que no esto sendo usados. Evite a todo custo utilizar PC Cards, pois esses dispositivos so conhecidos por acabar em pouqussimo tempo mesmo com as baterias mais poderosas. Outro ponto importante que deixado de lado por muita gente a quantidade de RAM disponvel quanto maior, menos energia o computador gasta. Isso porque, quanto menos memria est disponvel, maior a quantidade de vezes que o Windows tem de descartar dados antigos para abrir espao para novos e, consequentemente, maior o gasto de energia.

Mate processos desnecessrios

Alm de permitir que programas realmente importantes sejam acessados com maior velocidade, encerrar processos desnecessrios garante alguns minutos extras de uso, que podem fazer a diferena em uma viagem ou apresentao.

A forma mais eficiente de garantir um bom uso do computador iniciar junto mquina somente softwares essenciais, e recorrer ao Gerenciador de tarefas sempre que desconfiar de algum processo que continua a agir mesmo com o software correspondente encerrado.

Use o modo de hibernao quando possvel


Uma das dvidas mais recorrentes dos donos de notebooks entre optar pelo modo de Hibernao ou deixar o dispositivo em espera. A diferena que, enquanto o primeiro mtodo desliga totalmente o computador e salva dados dos aplicativos abertos, o segundo simplesmente desliga o monitor e o disco rgido, continuando a consumir energia. Outra vantagem do modo Hibernar que somente o boto de ligar o computador pode tirar o sistema operacional desse modo, enquanto qualquer processo agendado (como a procura de vrus, por exemplo) pode desligar o modo de espera e utilizar a bateria sem o conhecimento do usurio.

Dicas para cuidar bem da bateria


Agora que voc conferiu algumas dicas para diminuir o consumo de energia de seu notebook, hora de prestar ateno no modo como faz a recarga da bateria e utiliza o computador.

O primeiro ponto que deve ser levado em conta a temperatura quanto maior, mais chances de que em pouco tempo seja necessrio trocar a bateria, isso sem contar nos riscos ao resto do hardware. Portanto, evite ambientes com pouca ventilao e certifique-se de que as sadas de ar do aparelho estejam livres.

Um mito que permanece o de que o ideal recarregar baterias somente aps a carga estar totalmente esgotada verdade para as antigas de nquel-cdmio, mas algo que pode prejudicar o desempenho de uma feita de ion-ltio. Baterias com esta tecnologia atual costumam ter entre 400 a 500 ciclos de vida, e uma recarga completa significa consumir um ciclo inteiro. Portanto, o recomendado que a recarga dos aparelhos seja feita de forma constante, mesmo quando ainda h cerca de 40 ou 50% de bateria restante. Segundo fabricantes como a HP, Dell e Apple, s necessrio esvaziar e recarregar totalmente a cada trs meses, para calibrar corretamente o medidor que indica a carga disponvel. Outra dica desconectar a bateria do aparelho quando a carga estiver cheia e o notebook estiver conectado tomada. Embora no haja dados que comprovem danos nessa situao, a conexo com a rede de fora costuma aquecer a bateria, e pequenas quedas no fornecimento podem fazer com que a carga caia para 98% ou 99%, realizando cargas constantes at 100% que consomem importantes ciclos de vida. Caso seja necessrio guardar a bateria em algum lugar, certifique-se de deix-la com uma carga de cerca de 40% e mantla em um lugar bem arejado. Aps algum tempo, normal que a bateria perca alguma carga, e deix-la muito tempo sem nenhuma energia faz com que perca a capacidade de armazenamento, por isso a necessidade de manter certa carga antes de guard-la.

/4469-otimize-o-u

Anda mungkin juga menyukai